Vous êtes sur la page 1sur 22

2 Fundamentos Tericos

2.1 Anlise do sistema de cogerao


No presente captulo apresentam-se os tpicos de importncia para a anlise termodinmica do sistema de cogerao com base na 1 e 2 Leis da Termodinmica, abordando sistematicamente conceitos dos principais componentes e seus processos. Abordaram-se tambm tpicos relacionados transferncia de calor no processo e finalmente uma descrio sucinta do mtodo numrico utilizado para a simulao da cogerao. Dentre os principais equipamentos do sistema de cogerao esto a microturbina, a unidade
PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

recuperadora de calor e o reservatrio trmico.

2.2 Turbina a gs
As turbinas a gs so utilizadas numa grande variedade de servios. Elas esto presentes em diferentes segmentos, geralmente na aviao, mas tambm so largamente encontradas em equipamentos mecnicos como bombas, compressores e geradores de energia eltrica. Atualmente, o interesse em turbinas tem crescido significativamente em plantas de ciclo-combinado. Comparando as turbinas a vapor com as turbinas a gs, nestas pode-se observar as seguintes vantagens: a) Possuem tamanho reduzido e so mais leves; b) Menor custo inicial por unidade; c) Tempo menor na fabricao e entrega, e instalao com maior rapidez; d) Tm o incio de operao mais rpido; e) Operam com uma maior variedade de combustveis lquidos e gasosos; f) Esto sujeitas a menores restries ambientais. As turbinas a gs se subdividem nas seguintes categorias: a) Turbinas a gs industriais; b) Turbinas a gs aero-derivativas; c) Turbinas a gs de mdia-capacidade;

33

d) Turbinas a gs pequenas. Recentemente novas tecnologias tm despontado no ramo das turbinas a gs, como o caso das microturbinas, citadas no captulo 1. A eficincia das turbinas a gs modernas tem alcanado uma mdia de 45% com uma temperatura de chama de 1400C. A limitao da eficincia das turbinas a gs , ainda hoje, influenciada pelas condies metalrgicas dos materiais que a compem assim como a relao de presso do compressor [9]. Segundo [9] para um aumento na faixa de 55C na temperatura de chama, o trabalho til e a eficincia aumentam em 10% e 1,5%, respectivamente. O princpio de funcionamento das turbinas a gs para um ciclo simples e de simples eixo conforme mostrado no diagrama da Fig. 6 processa-se com entrada de ar no compressor de escoamento axial no ponto 1 do diagrama condies ambientes.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

Figura 6 Diagrama de uma Turbina a gs de ciclo simples

Como esta condio varia dia a dia e tambm de local para local, importante e conveniente considerar algumas condies padres para efeitos comparativos. As condies padres usadas para as turbinas a gs industriais mostradas na Tabela 1 foram estabelecidas pela International Standards Organization (ISO 2314 Gas Turbines Acceptance Tests: 1989) [5], estas condies tambm so usualmente conhecidas como Condies ISO.
Tabela 1 Condio Padro ISO 2314: 1989

Temperatura ambiente: Presso ambiente: Umidade relativa:

15 C 101,325 KPa 60%

34

Durante o processo de compresso a temperatura do ar na descarga do compressor geralmente se encontra em torno de 400 a 465C. Aps este estgio ocorre o processo de combusto presso constante, elevando assim a temperatura dos gases entre 1370 e 1430C. Ocorrido o processo de combusto, a mistura dos gases (produtos) deixa o sistema de combusto e entra na turbina, tambm chamada expansor a uma temperatura mdia da mistura. Na seo da turbina, a energia dos gases quentes convertida em trabalho em dois processos. No bico de injeo na seo da turbina, os gases quentes so expandidos pelas palhetas estacionrias, e uma poro desta energia trmica com alta entalpia convertida em energia cintica a alta velocidade. Na seo subseqente da turbina as palhetas mveis convertem em trabalho uma poro da energia cintica transferida. A temperatura de descarga na turbina est em torno de 480 a 640C. Uma parcela do trabalho desenvolvido pela turbina usada para operar o compressor, e o restante disponvel para o trabalho til na sada da turbina.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

Tipicamente mais de 50% do trabalho desenvolvido pela turbina usado para movimentar o compressor [14].

2.3 Ciclo Brayton


Considera-se o ciclo Brayton como ciclo ideal que governa o

comportamento das turbinas a gs. A Fig. 7 mostra os diagramas pressovolume (P) e temperatura-entropia (Ts) para o ciclo Brayton que utiliza compresso e expanso isentrpicas, observa-se tambm o caminho de um ciclo real representado pelos pontos 1,2,3 e 4.

Figura 7 Diagramas Presso vs Volume e Temperatura vs Entropia

35

Existem dois tipos de ciclos que as turbinas a gs podem operar: ciclo aberto e o ciclo fechado conforme ilustrados na Fig. 8.

Figura 8 Ciclo aberto e ciclo fechado Turbina a gs

O ciclo Brayton pode ser caracterizado por dois parmetros significantes que so: a relao de presso e a temperatura de chama, maior temperatura
PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

alcanada no ciclo. Contudo em um ciclo real existe uma pequena perda de presso no sistema de combusto e, portanto, a presso no comeo do processo de expanso, ponto 3 da Fig. 7, ligeiramente inferior do ponto 2. Na Fig. 9 est um exemplo ilustrativo destes dois parmetros no comportamento das turbinas a gs.

Figura 9 Eficincia vs Trabalho especfico da Turbina a gs

A eficincia trmica, Term, para o ciclo Brayton, para primeiras aproximaes, pode ser calculada usando a clssica anlise termodinmica, onde considerando constante o calor especfico a presso constante tem-se o seguinte:

36

Term = 1

 c p (T4 T1 ) Qout T T /T 1 = 1 = 1 1 4 1  c p (T3 T2 ) T2 T3 / T2 1 Qin

Eq. (1)

Com o uso das relaes isentrpicas a eficincia tambm pode ser escrita da seguinte forma:
( k 1) / k

Term

P T = 1 1 = 1 1 T2 P2

Eq. (2)

Onde o coeficiente k a relao entre o calor especfico a presso constante e o calor especfico a volume constante: (k = cp0/cv0). No comportamento do ciclo real das turbinas a gs, como mostrado no diagrama T x s da Fig. 10, observa-se um certo afastamento em relao ao ciclo ideal, causado principalmente pelas irreversibilidades do compressor e da turbina, que deixam de ser isentrpicas, devido tambm s perdas de carga do fluido e na cmara de combusto. Usualmente estas perdas esto numa faixa de 15% [15], o que representa uma significativa reduo da eficincia das turbinas a
PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

gs.

Figura 10 Diagrama T x s Ciclo real

Uma outra importante caracterstica das turbinas a gs que limita seriamente a eficincia trmica o grande trabalho requerido para o
. .

compressor, medido como back work ratio = W comp / W turb .

2.4 Ciclo simples de turbinas a gs regenerativo


Para um ciclo simples e aberto de turbinas a gs, a transferncia de calor dos gases dos produtos da combusto ou de um trocador de calor geralmente ocorre simplesmente com uma transferncia direta (calor de rejeito) com o meio ao redor. Uma maneira de melhorar o rendimento deste ciclo a utilizao

37

desta energia trmica, desde que a temperatura do fluxo que sai na turbina seja bem maior do que a temperatura do fluxo que entra no compressor. Com a introduo de um regenerador, trocador de calor de contracorrente, o calor pode ser transferido dos gases de descarga da turbina para os gases a alta presso que deixam o compressor conforme mostrado na Fig. 11.

Figura 11 Ciclo regenerativo da turbina a gs


PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

Logo, como uma menor rejeio de calor pelo ciclo esperado que a eficincia trmica seja aumentada at um certo limite com uma grande dependncia da relao de presso e da relao das temperaturas mnima e mxima conforme visto a seguir:
(k 1) / k

Term

T = 1 1 T4

P2 1 P

Eq. (3)

Na prtica, em um regenerador real, a temperatura do ar que deixa o regenerador no estado 3, Fig. 11, um pouco menor que a temperatura do ar entrando no estado 5. Tambm a temperatura T6 maior que a temperatura T2. A eficincia do regenerador definida por:

reg =

h3 h2 h5 h2

Eq. (4)

Assumindo um gs ideal com calor especfico constante, a eficincia do regenerador pode ser relacionada pela seguinte equao:

reg =

T3 T2 T5 T2

Eq. (5)

Dependendo dos parmetros que operam a turbina a gs, o regenerador pode aumentar em 10% a sua eficincia. Entretanto, pela existncia de um aumento na queda da presso em ambas partes no regenerador, ou seja, nos lados do ar comprimido e da exausto da turbina, a relao de presso comprometida, o que poder reduzir a potncia de sada de 10 a 15% [9, 14].

38

Os regeneradores geralmente tm um custo alto em relao sua aplicao, por isso a sua utilizao deve ser bem justificada ao equipar uma turbina a gs. Um outro aspecto importante que deve ser considerado o fato do regenerador diminuir a temperatura dos gases de exausto, reduzindo portanto a eficincia do sistema de cogerao.

2.5 Temperatura adiabtica da chama


Considera-se a temperatura adiabtica da chama a temperatura atingida pelos produtos no processo de combusto sem transferncia de calor, ou seja, adiabaticamente, sem envolver trabalho ou variaes de energia cintica ou potencial. A mxima temperatura adiabtica da chama que pode ser atingida para um dado combustvel onde os seus reagentes esto a uma determinada presso,
PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

temperatura e estado, ocorre quando a mistura estequiomtrica. Uma maneira de se controlar a temperatura adiabtica da chama pela quantidade de excesso de ar, parmetro este muito importante principalmente para as turbinas a gs, onde a temperatura mxima admissvel determinada por condies metalrgicas. A mxima temperatura da chama est tambm diretamente limitada ao efeito da dissociao dos produtos formados.

2.6 Processo de combusto


A combusto uma reao qumica envolvendo a oxidao dos constituintes do combustvel que so oxidveis, geralmente ocorre entre o elemento constituinte, carbono e/ou hidrognio com o oxignio. Para uma anlise preliminar consideram-se como constituintes principais do produto da combusto: o dixido de carbono (CO2) e a gua (H2O). Para um estudo mais criterioso, deve-se analisar outros produtos intermedirios encontrados na combusto, por exemplo no gs natural, como os xidos de nitrognio (NOx), total de hidrocarbonetos (THC), e monxido de carbono (CO). Apesar de estarem em menores porcentagens, se tornam muito importantes para o estudo do aspecto funcional do processo, e de suas influncias no meio ambiente. Para uma combusto completa de metano tem-se a seguinte equao:

39

CH 4 + 2O2 CO2 + 2 H 2O

Eq. (6)

Pelo fato do oxignio ser suprido, na maioria dos casos, pelo ar para um processo de combusto torna-se necessrio uma nova equalizao da reao qumica, onde pode-se considerar o ar como uma composio de 21% de oxignio e 79% de nitrognio, que de acordo com suas relaes do origem seguinte equao:

CH 4 + 2O2 + 2(3,76) N 2 CO2 + 2 H 2O + 7,52 N 2

Eq. (7)

2.6.1 Mistura de gases perfeitos


Para uma mistura gasosa define-se a frao molar yi do componente i como:
PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

yi =

ni n

Eq. (8)

Onde ni representa o nmero de moles do componente i e n o nmero total de moles na mistura. Pode-se definir tambm a mistura gasosa pela frao em massa xi como:

xi =

mi m

Eq. (9)

Onde mi representa a massa do componente i e m a massa total da mistura.

2.6.2 Ar terico e Relao ar-combustvel


Define-se ar terico ou ar estequiomtrico como a quantidade mnima de ar que fornece o oxignio suficiente para haver a combusto completa em todos os elementos do combustvel que possam oxidar, isto significa que nos produtos de um processo de combusto no h oxignio. Segundo [15] a equao geral para a combusto de um hidrocarboneto, que pode representar o gs natural, tem a seguinte forma:

Cx H y + O2 (O2 + 3, 76 N 2 ) C O2 CO2 + H 2 O H 2O + N 2 N 2

Eq. (10)

40

Onde so os coeficientes estequiomtricos relativos a cada substncia e so determinados da seguinte maneira:

C : C O2 = x H : 2 H 2O = y N 2 : N 2 = 3, 76 O2 O2 : O2 = C O2 + H 2O / 2 = x + y / 4

Eq. (11) Eq. (12) Eq. (13) Eq. (14)

Para a determinao do nmero total de kmoles de ar para um kmol de combustvel utiliza-se a seguinte equao abaixo, da qual definida como 100% do ar terico:

nar = O2 4, 76 = 4, 76( x + y / 4)
PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

Eq. (15)

Sabe-se experimentalmente que a combusto completa somente alcanada com uma quantidade maior de ar em relao quantidade necessria pelo ar terico. Referente ao relacionamento entre o ar fornecido e o combustvel surge um parmetro importante para anlise do processo de combusto que a relao ar-combustvel (AC) definida pela seguinte equao abaixo:

ACmassa =
ou em base molar:

mar mcomb nar ncomb

Eq. (16)

ACmolar =

Eq. (17)

2.7 Compressor
As turbinas a gs utilizam compressores axiais e centrfugos. enquanto que todas as de grande porte utilizam compressores axiais [9]. No princpio da operao de um compressor centrfugo o ar levado ao centro do olho do rotor, onde acelerado pelas palhetas devido a alta rotao do rotor e forado radialmente para fora do rotor a alta velocidade. O ar ento recebido pelo difusor, do qual converte uma parte desta energia cintica em alta presso. Os

compressores centrfugos so mais utilizados em turbinas de pequeno porte,

41

Um compressor de simples estgio consiste de um impelidor montado no rotor e um difusor montado em um estator. O aumento de presso por estgio de um compressor centrfugo varia entre 1,5:1 a 12:1 [9]. Os compressores centrfugos tm um menor eficincia em relao aos compressores axiais, mas pode-se destacar as suas principais vantagens [9]: a) Ocupam espaos menores, pois tm dimenses mais reduzidas; b) No so vulnerveis a perder desempenho com o aumento de resduos nas superfcies no canal de ar quando trabalham em atmosferas contaminadas; c) So capazes de operar com eficincia sobre uma maior variao de fluxo de massa em qualquer rotao; d) Eles so usados principalmente em pequenas unidades de potncia pelo fato das pequenas mquinas no serem capazes de manter uma maior eficincia isentrpica que os compressores axiais fornecem; e) O material mais usado e preferido para sua construo o titnio
PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

devido sua alta resistncia a corroso.

2.7.1 Anlise termodinmica do compressor


Sabe-se que a equao de estado para um gs ideal expressa como:

PV = mRT

Eq. (18)

Aplicando a 1 Lei da Termodinmica para um processo de regime permanente tem-se a seguinte equao:

V 2 V1 q = (h2 h1 ) + +w 2

Eq. (19)

Supondo o calor especfico do gs como constante e desprezando-se a sua variao da energia cintica, pode-se atravs da Eq. (19) desenvolver, para um processo adiabtico reversvel conforme visto na Fig. 10 a equao abaixo:

wcomp = h2 s h1 = c p _ ar (T2 s T1 )

Eq. (20)

Onde wcomp o trabalho especfico do compressor e c p _ ar o valor mdio do calor especfico a presso constante do ar da temperatura mdia do intervalo. Em anlises que exigem melhores exatides torna-se bastante til considerar a variao do calor especfico com a temperatura:

42

h = h2 h1 = c p _ ar dt
especfico a presso constante, cp0,conforme descrito abaixo:

Eq. (21)

Aplicando as relaes isentrpicas juntamente com a relao para o calor

cp0 =

kR k 1

Eq. (22)

E substituindo na Eq. (20) tem-se:

wcomp = ws _ comp

k 1 k P2 k = P 1 1 1 k 1 P 1

Eq. (23)

Para um processo de compresso pode-se definir a eficincia isentrpica do compressor como:

comp =

ws _ comp wa _ comp

Eq. (24)

PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

Onde wa definido como o trabalho especfico real do compressor em um processo irreversvel:

wa _ comp = h2 h1 = c p _ ar (T2 T1 )
E finalmente definida a eficincia do compressor como:

Eq. (25)

comp

P k 1 k 2 1 P 1 = T1 T2 T1

Eq. (26)

A eficincia isentrpica dos compressores adiabticos, segundo [15], se apresenta em torno de 70 a 88%. Na Fig. 12 est ilustrada a variao real da razo de presso sobre a
 completa variao do fluxo de massa ( m ) e velocidade da rotao (N) [9]. De

acordo com Val [7] o termo N / T1 conhecido como velocidade aerodinmica enquanto que o da relao m T1 / P conhecido como fluxo de massa 1 adimensional. No grfico observa-se esquerda a linha surge, linha idealizada atravs da unio da extremidade esquerda de cada curva a velocidade constante. Nas extremidades direita das curvas esto representadas os pontos onde define-se uma regio conhecida como stonewall. Segundo ainda [7] estes fenmenos, surge e stonewall, so caracterizados por grande instabilidade no escoamento do ar podendo levar ao colapso da mquina, tornando assim a sua faixa de operao bem limitada.

43

Figura 12 Variao da razo de presso de Um compressor centrfugo


PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

Em relao eficincia isentrpica, observa-se que as curvas de


 desempenho variando tambm com o fluxo de massa ( m ) e velocidade da

rotao (N) [9], conforme mostrado na Fig. 13, se comportam de maneira bastante similar s curvas de relao de presso mostradas anteriormente, e que o valor mximo de suas eficincias se encontram com valores prximos.

Figura 13 Variao da eficincia isentrpica de um compressor centrfugo

2.8 Cmara de combusto


A cmara de combusto, tambm chamada de combustor, tem o objetivo de aumentar a temperatura dos gases a alta presso.

44

Pode-se citar trs principais tipos de cmara de combusto que so: tubular, tubo-anular (conhecida tambm como can-anular) e anular. Toda a cmara de combusto, apesar de seus diferentes projetos, tem as seguintes zonas em comum: a) Zona de recirculao; b) Zona de queima; c) Zona de diluio. A eficincia do combustor feita atravs da medida da combusto completa. A eficincia do combustor est relacionada com a razo do aumento da entalpia do gs e a entrada de calor terico de combustvel sendo expressa pela seguinte equao:

comb =

   hreal ( m + mc ) h3 mar h2 = ar  mc PCI hterico

Eq. (27)

 Onde comb a eficincia do combustor, mar o fluxo de massa do gs


PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

 (ar), mc o fluxo de massa do combustvel, h2 a entalpia do gs (ar) entrando


no combustor, e h3 a entalpia do gs deixando o combustor e PCI o poder calorfico inferior do combustvel. A queda da presso que existe na cmara de combusto afeta o consumo de combustvel e a potncia de sada. Normalmente, de acordo com [9], a queda de presso se encontra entre 2 a 8% da presso esttica. Considera-se esta queda de presso equivalente ao decrscimo da eficincia do compressor o que resulta um aumento no consumo de combustvel e numa menor potncia de sada da mquina. Segundo [7], se o fornecimento de um combustvel gasoso estiver a baixa presso se faz necessrio a instalao de um compressor de combustvel, onde a energia necessria para o acionamento do mesmo se encontra na ordem de 4 a 5% da potncia til da turbina.

2.9 Turbina
A turbina o componente da turbina a gs onde ocorre a realizao de trabalho de eixo. As turbinas a gs podem ser de dois tipos: de fluxo axial ou de fluxo radial. Contudo, mais de 80% das turbinas a gs so de fluxo axial. De acordo com [7], as turbinas de fluxo radial tm as aplicaes limitadas em sistemas auxiliares aeronuticos e turbogeradores de pequeno porte (at 3 MW).

45

As turbinas de fluxo axial podem ser do tipo de impulso ou do tipo reativas. Na turbina de impulso, a entalpia se reduz totalmente, ou seja, a energia disponvel a alta temperatura e presso convertida em energia cintica nas partes estacionrias (aletas) fazendo com que o gs entre no rotor a alta velocidade. Nas turbinas de reao, a entalpia sofre uma queda tanto nas partes estacionrias quanto nas partes girantes (palhetas). As turbinas de fluxo radial consistem de um compressor centrfugo que tem o fluxo reverso e rotao contrria. Como dito anteriormente estas turbinas so usadas para pequenas cargas, e tem como principal caracterstica o seu tamanho, bem menor do que o das axiais.

2.9.1 Anlise termodinmica da turbina


Na anlise de uma turbina observa-se que a mesma possui uma grande
PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

proximidade em relao anlise de um processo de compresso tanto pelo fato de ambas serem modeladas com a equao de estado para um gs ideal quanto por se comportarem como adiabticas em um processo ideal. Aplicando novamente a 1 Lei da Termodinmica ao processo de expanso em um regime permanente e supondo o calor especfico do gs como constante e desprezando-se a sua variao da energia cintica, pode-se atravs da Eq. (19) desenvolver, para um processo adiabtico reversvel conforme visto na Fig. 10 a equao abaixo:

wturb = h3 h4 s = c p _ g (T3 T4 s )

Eq. (28)

Onde wturb o trabalho especfico da turbina para um processo isentrpico e c p _ g o valor mdio do calor especfico a presso constante dos gases da combusto da temperatura mdia do intervalo. Em anlises que exigem melhores exatides torna-se tambm bastante til considerar a variao do calor especfico com a temperatura:

h = h3 h4 = c p _ g dt
turbina como:

Eq. (29)

Para um processo de expanso pode-se definir a eficincia isentrpica da

turb =

wa _ turb ws _ turb

Eq. (30)

46

Onde wa_turb definido como o trabalho especfico real da turbina em um processo irreversvel:

wa _ turb = h3 h4 = c p _ g (T3 T4 )
Portanto para a definio da eficincia da turbina tem-se:

Eq. (31)

turb =

T3 T4 T3 T4 s

Eq. (32)

Aplicando na Eq. (32) as relaes isentrpicas a eficincia da turbina pode ser novamente definida como:

turb =

T3 T4 1 T3 k 1k 1 P4 P3

Eq. (33)

Segundo [15] a eficincia isentrpica das turbinas se apresenta na faixa de 70 a 88%.


PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

Na Fig. 14 ilustra-se o desempenho tpico de uma turbina representado por uma famlia de curvas para diferentes e constantes valores para a velocidade aerodinmica N / T3 , onde observa-se a dependncia da eficincia isentrpica,

 turb, e o fluxo de massa adimensional, m T3 / P3 , em funo da razo de


presso.

Figura 14 Famlia de curvas de desempenho da turbina

47

2.10 Anlise da microturbina


A introduo das microturbinas no quotidiano se deve principalmente ao contnuo desenvolvimento tecnolgico das turbinas a gs durante as ltimas dcadas, o que permitiu a estas mquinas de menor porte uma capacidade de gerao de 28 at 200 kW [5]. As microturbinas a gs se adequam perfeitamente em aplicaes para gerao distribuda devido a sua flexibilidade e mtodos de conexo, onde segundo [16, 17] elas podem ser aplicadas em: a) Gerao de energia para reserva (stand-by); b) Cogerao; c) Gerao de energia em forma isolada da rede; d) Gerao de energia conectada rede; e) Microgerao.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

microturbina

consiste

de

um

compressor,

combustor,

turbina,

recuperador de calor e gerador eltrico. Todos os componentes, com exceo do combustor e recuperador de calor esto montados em um mesmo eixo, conforme mostrado na Fig. 5 captulo 1. O compressor e a turbina so radiais como na maioria dos turbocompressores automotivos, o que pode ser observado na Fig. 15.

Figura 15 Conjunto compressor/turbina Microturbina Capstone Fonte: Capstone

O princpio de funcionamento das microturbinas idntico ao das turbinas a gs de maior porte. Baseado no ciclo regenerativo inicia-se com a admisso de ar pelo compressor, sendo aquecido pelo recuperador de calor antes de entrar na cmara de combusto. Os gases quentes da queima se expandem atravs da turbina, a qual move o compressor e o gerador de energia eltrica. Da energia

48

contida nos gases de exausto gerada pelo processo poder ser aproveitada para gerao de energia trmica (cogerao), utilizando-se uma unidade recuperadora de calor, conforme pode ser visto no diagrama da Fig. 16 [9, 11].

5 4 2 6 14 9 1 3 7 8 12 13 11 10

PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

1 2 3 4 5 6 7

Gerador Entrada de ar Compressor de ar Ar para o recuperador Entrada de combustvel Cmara de combusto Turbina

8 9 10 11 12 13 14

Recuperador de calor Gases de exausto Caldeira de recuperao Sada dos gases de exausto Sada de gua (quente) Entrada de gua (fria) Potncia eltrica de sada

Figura 16 - Diagrama esquemtico de uma microturbina a gs

2.11 Anlise do trocador de calor


Os trocadores de calor so equipamentos que facilitam a transferncia de calor entre dois ou mais fluidos em temperaturas diferentes. Segundo [18] os trocadores de calor se classificam de acordo: a) Processo de transferncia; b) Compacticidade; c) Tipo de construo; d) Disposio das correntes; e) Mecanismo da transferncia de calor. Nos trocadores de calor do tipo estacionrio, a transferncia de calor do fluido quente para o fluido frio provoca variao da temperatura de um ou de ambos os fluidos que passam atravs do trocador. Na anlise da transferncia de calor no trocador de calor torna-se conveniente e importante o uso de um coeficiente global de transferncia de

49

calor U, do qual constitudo pela combinao das resistncias trmicas que ocorrem durante o seu processo.

2.11.1 Anlise pela Diferena da temperatura mdia logartmica (DTML)


Pelo balano de energia e de acordo com a variao das temperaturas (T) dos fluidos em relao posio em um trocador de calor estabelece-se que [19]:

 Q = UAF Tlm
Onde:

Eq. (34)

 Q : taxa total de transferncia de calor;


U: coeficiente global de transferncia de calor mdio; A: superfcie de transferncia de calor no trocador;
PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

F: fator de correo;

Tlm: diferena da temperatura mdia logartmica definida como:

Tlm =

T2 T1 ln ( T2 / T1 )

Eq. (35)

Para a equao acima T1 e T2 podem ser definidos para um trocador de calor de contracorrente como:

T1 = Tq _ e T f _ s T2 = Tq _ s T f _ e

Eq. (36) Eq. (37)

Onde os subscritos q e f referem-se aos fluidos quente e frio, respectivamente, e os subscritos e e s referem-se s condies das temperaturas de entrada e sada dos fluidos, respectivamente.

2.11.2 Anlise pelo Mtodo -NUT


Sob diferentes aspectos que envolvem um projeto de trocador de calor, o clculo da sua capacidade e o das suas dimenses distinguem importantes caractersticas. O clculo da capacidade tem o propsito de determinar a taxa de transferncia de calor, as temperaturas de sada do fluido e as perdas de cargas no trocador. Enquanto que o clculo das dimenses tem o interesse de

50

determinar as dimenses necessrias do componente para a transferncia de calor e a da perda de carga referente ao mesmo. Para a anlise dos termos citados acima o mtodo da efetividade torna-se, de acordo com [18], eficiente e define-se a efetividade como:

 Q  Qmax

Eq. (38)

  Onde Q a taxa real de transferncia de calor e Qmax a taxa mxima


possvel de transferncia de calor de uma corrente para outra que considerada como:

  Qmax = ( mc p ) (Tq _ e T f _ e ) min

Eq. (39)

Para a determinao da efetividade define-se a taxa de transferncia de

 calor Q da seguinte maneira:    Q = mq c p _ q (Tq _ e Tq _ s ) = m f c p _ f (T f _ s T f _ e )


Eq. (40)

PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

Atravs de substituies na Eq. (38) com as Eqs. (39) e (40) desenvolvese as seguintes equaes para a efetividade:

Cmin (Tq _ e T f _ e ) Cmin (Tq _ e T f _ e ) C f (T f _ s T f _ e )

Cq (Tq _ e Tq _ s )

Eq. (41)

=
Onde:

Eq. (42)

 Cq = mq c p _ q  C f = m f cp _ f

Eq. (43) Eq. (44)

Sendo Cq e Cf as taxas das capacidades trmicas dos fluidos quente e frio, respectivamente. E define-se Cmin igual ao menor entre Cq e Cf. Em conjunto com este mtodo utiliza-se a seguinte relao definida por um parmetro adimensional conhecido como NUT (nmero de unidades de transferncia de calor) e definido como:

NUT = N =

AU Cmin

Eq. (45)

51

2.12 Anlise global do sistema


Em um sistema de cogerao, onde existem processos distintos e que podem estar sob diferentes regimes, pode-se, atravs da Termodinmica associada com a Transferncia de Calor, analisar o comportamento do sistema. Portanto, para a anlise global do sistema utiliza-se a 1 lei da termodinmica:

1 1 dE     QVC + me he + Ve 2 + gZ e = VC + ms hs + Vs 2 + gZ s + WVC 2 dt 2

Eq. (46)

2.12.1 Fundamentos da cogerao


Na produo de potncia eltrica ou de eixo, a 2 lei da termodinmica exerce uma limitao na converso de calor em trabalho ou energia eltrica.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

Somente uma frao da energia trmica liberada pela combusto pode ser convertida em potncia, existindo uma estreita dependncia em relao aos seguintes fatores: i) a razo da temperatura absoluta do ambiente com a do calor fornecido ao fluido de trabalho na mquina trmica; ii) a extenso da qual o atrito e outras formas de irreversibilidades esto presentes no ciclo. Sabe-se que no ciclo de Carnot, conforme visto na Fig. 17, se encontra a forma mais eficiente de converter calor em trabalho. O mesmo princpio se aplica aos modernos sistemas de gerao de energia, com a principal diferena que estes atuam em processos irreversveis, afastando-se, portanto, da forma retangular do ciclo de Carnot. As mquinas trmicas modernas geralmente apresentam melhores eficincias trmicas, normalmente variando entre 35 a 50%.

Figura 17 Ciclo de Carnot

52

Diante da oportunidade de se economizar energia, a cogerao se torna ideal para processos onde existe a necessidade tanto de energia eltrica quanto de energia trmica. Define-se a eficincia do sistema de cogerao de acordo com os seguintes conceitos a seguir: Atravs da potncia eltrica til fornecida, P, e pelo o fluxo de massa do

 combustvel, mc , define-se a seguinte relao: CEC =  mc P


Eq. (47)

Onde CEC o consumo especfico do combustvel. Para a eficincia eltrica da mquina trmica, microturbina, tem-se a seguinte equao:

el =
PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

1 P =  mc PCI CEC.PCI

Eq. (48)

Onde PCI o poder calorfico inferior do combustvel. Para a eficincia trmica da cogerao primeiro determina-se a quantidade da taxa de calor recuperado para o processo com a seguinte equao:

  Qrec = mh

Eq. (49)

  Onde Qrec a taxa de calor recuperado, enquanto que m o fluxo de


massa e h a variao da entalpia especfica do fluido de trabalho do processo, ento obtm-se a eficincia trmica do sistema atravs da equao:

term =

  Qrec Qrec =   Q forn mc PCI  P + Qrec  Q


forn

Eq. (50)

E finalmente a eficincia total do sistema de cogerao definida como:

Tot =

Eq. (51)

2.12.2 Heat rate


Termo utilizado pelas indstrias para mensurar a eficincia trmica da planta de gerao de energia eltrica, caracterizado pela razo da energia de entrada (calor) com a energia eltrica de sada [kJ/kWh].

53

HR =

 Q forn P

Eq. (52)

2.13 Anlise de incertezas


A anlise de incertezas se torna essencial na abordagem de qualquer experimento, principalmente na sua fase preliminar, onde mediante um planejamento prvio e uma sensibilidade crtica capacita detectar os dados mais importantes que esto envolvidos no projeto em questo [20, 21]. Em se tratando de processos de medio importante adequar a correo e as incertezas envolvidas na melhor forma possvel a fim de representar o fenmeno mais prximo do real e que atendam nveis de exigncia e ou de satisfao. Dentre a gama de influncias que existem em diversos experimentos considera-se como as variveis mais relevantes:
PUC-Rio - Certificao Digital N 0421077/CA

i) ii) iii) iv) v) vi)

Sistema de medio e seus eventuais acessrios; Os procedimentos segundo o qual as medies so efetuadas e os dados tratados; A definio do mensurando; Os princpios de medio envolvidos; A ao das grandezas de influncia sobre o sistema de medio ou sobre o mensurando; A ao do operador.

2.14 Mtodo numrico Mtodo de Runge-Kutta


Dentre os mtodos de aproximaes numricas de solues de equaes diferenciais, bastante utilizado na engenharia, est o mtodo de Runge-Kutta, devido principalmente a sua simplicidade, robustez e exatido dos resultados. Este mtodo tambm conhecido como mtodo clssico de Runge-Kutta de quarta-ordem em quatro estgios [22, 23]. Atravs da equao da energia, Eq. (46), foram elaborados os modelos descritos no captulo 5, que aplicados junto com o mtodo de Runge-Kutta, apresentado no Anexo 3, simularo o comportamento do sistema de cogerao em seu regime transiente.

Vous aimerez peut-être aussi