Vous êtes sur la page 1sur 18

Projeto Oficina de Aprendizagens

EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos

Currculo da Oficina de TIC


O projeto Oficina de Aprendizagens, onde se integra a Oficina de TIC, constitui-se como um conjunto de espaos educativos organizados em articulao com as reas curriculares disciplinares de Lngua Portuguesa, Matemtica e Estudo do Meio que permitir proporcionar aos alunos do pr-escolar e do 1 ciclo do ensino bsico da EB1/JI Prof. Maximino Rocha (EBS Toms de Borba) o recurso a atividades prticas potenciadoras de novas vivncias e experincias para aprender fazendo e possibilitar a utilizao das tecnologias de informao e comunicao (TIC) atravs de uma abordagem essencialmente prtica e experimental, orientada para a formao de utilizadores competentes e responsveis.

Operacionalizao das Competncias-chave do Currculo Regional da Educao Bsica


Competncia em lnguas. Atravs da elaborao de trabalhos escritos, de situaes que envolvam a utilizao de software educativo, promover o uso das TIC para que o aluno seja capaz de recolher, analisar, produzir e divulgar informao. Contactar com lnguas estrangeiras atravs da implementao e desenvolvimento de projetos de intercmbio. Competncia matemtica. Utilizar as TIC no desenvolvimento compreensivo de destrezas e procedimentos e na visualizao das ideias matemticas, facilitando a organizao e a anlise de dados. Competncia cientfica e tecnolgica. Proporcionar a utilizao de instrumentos e ferramentas de modo a que os alunos os possam identificar e usar de forma racional. Distinguir objetos tcnicos e analisar as suas funes. Relacionar os sistemas tcnicos com a emisso e receo de informao. Competncia cultural e artstica. Utilizar software adequado e participar em momentos de improvisao no processo de criao artstica. Utilizar as TIC para visualizar obras de arte e aceder a informao com elas relacionada, assim como vivenciar acontecimentos artsticos disponibilizados online. Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 1

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos Competncia digital. Recorrer utilizao de ferramentas informticas e multimdia, para que o aluno seja um utilizador das TIC ao longo da vida. Rentabilizar as TIC nas tarefas de construo de conhecimento, nomeadamente na recolha, seleo e tratamento da informao, com vista a elaborao de trabalhos de diferentes naturezas e objetivos. Comunicar o conhecimento resultante recorrendo a diferentes suportes digitais. Utilizar um conjunto de ferramentas e meios disponveis, nomeadamente a internet. Competncia fsico-motora. Recorrendo s TIC e a projetos de intercmbio, participar em atividades que promovam o desenvolvimento psicomotor. Competncia de autonomia e gesto da aprendizagem. Realizar tarefas de grupo e/ou individuais de forma a que o aluno assuma a responsabilidade de estabelecer planos de trabalho simples, listando as operaes a realizar e os meios tcnicos necessrios, de acordo com as suas capacidades e necessidades. Competncia social e de cidadania Desenvolver uma atitude reflexiva e responsvel face utilizao da tecnologia.

Operacionalizao dos Temas Transversais do Currculo Regional da Educao Bsica


Educao para o Desenvolvimento Sustentvel e Aorianidade Propor temas que podem ser trabalhados na perspetiva da Educao para o Desenvolvimento Sustentvel, valorizando a aorianidade. Orientaes Metodolgicas Facilitar a abordagem de contedos de forma integrada; Facilitar a diversificao de estratgias de ensino; Estimular o desenvolvimento de estratgias de trabalho colaborativo; Encorajar a busca de novos saberes, por via da disponibilizao de ferramentas e informaes; Partir do nvel de desenvolvimento do aluno, respeitando, simultaneamente, o grau de competncia cognitiva e os conhecimentos previamente adquiridos; Ensinar estratgias de aprendizagem; Estimular a motivao intrnseca como uma atitude favorvel aprendizagem significativa; Criar um ambiente educativo em que se estimule o pensamento reflexivo, a dvida, a procura, a discusso; Promover um contexto de aprendizagem interativa, com influncia positiva nas dimenses cognitiva e socioafetiva, atravs de formas diferentes de organizao do trabalho colaborativo; Adequar a qualidade e a quantidade da ajuda pedaggica ao nvel das dificuldades/possibilidades do aluno na realizao das tarefas, ampliando, assim, o potencial de aprendizagem de cada um, o que requer uma organizao flexvel e diferenciada do processo educativo. Favorecer a autorregulao das aprendizagens do aluno.

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 2

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos Objetivos Gerais Compreender a utilidade das TIC e adotar uma postura experimental e crtica quanto ao seu uso. Reconhecer as principais partes constituintes de um computador e a funo dos seus perifricos. Relacionar programas e aplicaes com a sua funo e utilizao especfica. Desenvolver o interesse pela aprendizagem e autoaprendizagem. Utilizar o computador como uma ferramenta de aprendizagem e de construo de conhecimento. Selecionar, recolher e organizar informao. Cooperar na realizao de tarefas. Aplicar as competncias TIC em outros contextos.

Domnios TIC
(saber usar para aprender o currculo)

Mdulos
(saber usar)

Informao

Aplicaes educativas Internet Recolha de informao Projetos de intercmbio Correio eletrnico Blogue da escola/turma Jornal Digital Rdio/Televiso escolar Ferramentas de desenho Processador de texto Apresentao de diapositivos Folha de clculo Imagem digital Edio de vdeo Ambiente de trabalho Computador e seus perifricos Segurana na internet

Comunicao

Produo

Segurana

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 3

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos Saber usar para pensar, decidir e agir Fomentar a comunicao oral e a apresentao das suas produes de forma a que o aluno partilhe e analise criticamente o seu desempenho. Meta-aprendizagem
Tomar conscincia dos processos adotados, selecionar as estratgias adequadas para a realizao da tarefa

e monitorizar os objetivos a atingir. Autoavaliao Avaliar os processos utilizados. Autorregulao Compreenso das condies favorveis aprendizagem, levando a uma reflexo bsica, mas consciente, sobre essas condies e a uma verificao permanente do processo de aprendizagem. tica
Desenvolver a conscincia de tica, refletir e a decidir criteriosamente sobre si, sobre o que se passa sua volta e sobre a sua relao com os outros e com o Mundo, para o tornar um cidado informado, crtico, responsvel, participativo e preocupado com o outro.

Nota: Na planificao sero considerados o conjunto de mdulos e os contedos propostos que podem ser explorados na sua totalidade ou em parte, de acordo com a gesto feita pelos educadores/professores responsveis, numa indispensvel adequao a cada grupo de alunos, sua idade, interesses e necessidades especficas.

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 4

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos

Metas de Aprendizagem Educao Pr-Escolar / TIC


No final da educao pr-escolar:

(1) A criana explora livremente jogos e outras actividades ldicas acedendo a programas e a pginas da Internet a partir do ambiente de trabalho, disponibilizados pelo educador. (2) A criana identifica informao necessria em recursos digitais off-line (jogos de pares, de sinnimos e contrrios, de cores e tamanhos, etc.) disponibilizados pelo educador a partir do ambiente de trabalho. (3) A criana categoriza e agrupa informao em funo de propriedades comuns (jogos sobre tipos de alimentos, objectos, actividades, etc.), recorrendo a fontes off-line e on-line disponibilizadas pelo educador a partir do ambiente de trabalho. (4) A criana identifica as tecnologias como meios que favorecem a comunicao e o fortalecimento de relaes de reciprocidade com outras pessoas (famlia/escola; comunidade/ escola; escola / escola). (5) A criana interage com outras pessoas utilizando ferramentas de comunicao em rede, com assistncia do educador.

Domnios TIC

Informao

Comunicao

(6) A criana apresenta acontecimentos e experincias da vida quotidiana ou situaes imaginadas, usando com o apoio do educador, ferramentas digitais que permitam inserir imagens, palavras e sons. (7) A criana utiliza as funcionalidades bsicas de algumas ferramentas digitais (por exemplo programas de desenho) como forma de expresso livre.

Produo

(8) A criana participa na definio de regras, comportamentos e atitudes a adotar relativo ao uso dos equipamentos e ferramentas digitais, incluindo regras de respeito pelo trabalho dos outros. (9) A criana cuida e responsabiliza-se pela utilizao de equipamentos e ferramentas digitais, observando as normas elementares de segurana definidas em grupo (por exemplo ligar / desligar o computador; cuidado com as tomadas).

Segurana

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 5

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos

Educao Pr-Escolar / TIC


Domnios TIC / Mdulos de Contedos Domnio: Informao
Metas de Aprendizagem (1) A criana explora livremente jogos e outras actividades ldicas acedendo a programas e a pginas da Internet a partir do ambiente de trabalho, disponibilizados pelo educador. (2) A criana identifica informao necessria em recursos digitais off-line (jogos de pares, de sinnimos e contrrios, de cores e tamanhos, etc.) disponibilizados pelo educador a partir do ambiente de trabalho. (3) A criana categoriza e agrupa informao em funo de propriedades comuns (jogos sobre tipos de alimentos, objectos, actividades, etc.), recorrendo a fontes off-line e on-line disponibilizadas pelo educador a partir do ambiente de trabalho.

Mdulos

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Realizar atividades propostas em aplicaes educativas adequadas idade; Realizar atividades propostas em aplicaes educativas disponveis na internet; Explorar histrias digitais disponibilizadas na Internet; Explorar aplicaes educativas Domnio da Matemtica; Explorar aplicaes educativas Domnio da Linguagem. O aluno capaz de: Utilizar o Browser (Internet Explorer); Explorar pginas Web segundo orientaes dadas; Utilizar o motor de busca (Rex, Google).

Aplicaes educativas

Introduo internet

Domnio: Comunicao
Metas de Aprendizagem (4) A criana identifica as tecnologias como meios que favorecem a comunicao e o fortalecimento de relaes de reciprocidade com outras pessoas (famlia / escola; comunidade / escola; escola / escola). (5) A criana interage com outras pessoas utilizando ferramentas de comunicao em rede, com assistncia do educador.

Mdulos

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Comunicar com crianas da mesma idade atravs de videoconferncia (MSN Messenger ou Skype); Produzir ilustraes para envio por correio ou correio eletrnico. O aluno capaz de: Contribuir com produes diversas para publicao no Jornal Digital.

Projetos de intercmbio

Jornal Digital

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 6

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos

Domnio: Produo
Metas de Aprendizagem (6) A criana apresenta acontecimentos e experincias da vida quotidiana ou situaes imaginadas, usando com o apoio do educador, ferramentas digitais que permitam inserir imagens, palavras e sons. (7) A criana utiliza as funcionalidades bsicas de algumas ferramentas digitais (por exemplo programas de desenho) como forma de expresso livre.

Mdulos
Ferramentas de desenho

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Utilizar software de desenho (Paint, TuxPaint,); Explorar a barra de ferramenta dos programas. O aluno capaz de: Explorar funes bsicas do processador de texto (Word); Identificar e digitar letras e nmeros; Digitar o seu nome e o de outros a partir de modelo. O aluno capaz de: Explorar funes bsicas da apresentao de diapositivos (PowerPoint); Explorar formas pr-existentes para composio de imagens; Identificar e digitar de letras e nmeros; Explorar o WordArt para digitar o seu nome e o de outros; Digitar em caixa de texto o seu nome e o de outros; Inserir imagens; Gravar som; Inserir ficheiros de som.

Processador de texto

Apresentao de diapositivos

Domnio: Segurana
Metas de Aprendizagem (8) A criana participa na definio de regras, comportamentos e atitudes a adotar relativo ao uso dos equipamentos e ferramentas digitais, incluindo regras de respeito pelo trabalho dos outros. (9) A criana cuida e responsabiliza-se pela utilizao de equipamentos e ferramentas digitais, observando as normas elementares de segurana definidas em grupo (por exemplo ligar / desligar o computador; cuidado com as tomadas).

Mdulos
Ambiente de trabalho

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Utilizar os elementos bsicos da interface do utilizador (atalhos, pastas). O aluno capaz de: Utilizar o rato para iniciar um programa; Utilizar o teclado para trabalhar nos programas pretendidos; Utilizar o rato para trabalhar nos programas pretendidos; Explorar as diferentes zonas do teclado; Reconhecer os elementos bsicos do computador e as suas principais funes; Preservar o equipamento; Participar na formulao de regras de utilizao da sala de aula e do equipamento informtico. O aluno capaz de: Identificar alguns dos perigos da internet; Participar na formulao de regras de utilizao segura de internet.

Computador e seus perifricos

Segurana na internet

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 7

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos

Metas de Aprendizagem Ensino Bsico 1 Ciclo / TIC


Metas intermdias at ao 2 ano
(1) O aluno utiliza recursos digitais on-line e off-line para pesquisar, selecionar e tratar a informao, de acordo com os objetivos definidos e as orientaes fornecidas pelo professor (Meta de Aprendizagem final de Ciclo). Metas intermdias at ao 2 ano: - O aluno prepara e realiza pesquisas digitais em endereos de Internet fornecidos, motores de busca online e fontes off-line, definindo previamente com o professor as ferramentas e as palavras-chave a utilizar. - O aluno seleciona, com o apoio do professor, a informao resultante de pesquisas digitais, identificando as ideias centrais do contedo e verificando a sua pertinncia face aos objectivos da pesquisa. (2) O aluno comunica e interage com outras pessoas, usando, com o apoio do professor, ferramentas de comunicao sncrona e assncrona e respeitando as regras de conduta subjacentes (Meta de Aprendizagem final de Ciclo). Meta intermdia at ao 2 ano: - O aluno comunica, sob orientao do professor, com outras pessoas, utilizando as funcionalidades elementares das ferramentas de comunicao escolhidas e com respeito pelas regras de conduta subjacentes. (3) O aluno desenvolve, com o apoio e orientao do professor, trabalhos escolares com recurso a ferramentas digitais fornecidas, para representar conhecimentos, ideias e sentimentos (Meta de Aprendizagem final de Ciclo). Metas intermdias at ao 2 ano: - O aluno reconhece, com o apoio do professor, as caractersticas de diferentes ferramentas digitais (processador de texto, programas de apresentaes electrnicas, programas de desenho, etc.). - O aluno cria, sob orientao do professor, documentos digitais simples (mapas de ideias, textos, relatos, apresentaes eletrnicas, desenhos, etc.), como resultado de tarefas de aprendizagem. (4) O aluno adota comportamentos elementares de segurana na utilizao das ferramentas digitais fornecidas, respeitando os direitos de autor (Meta de Aprendizagem final de Ciclo). Meta intermdia at ao 2 ano: - O aluno reconhece, com a ajuda do professor, a existncia de perigos na utilizao de ferramentas digitais (para o utilizador e para os equipamentos) e adota comportamentos de segurana.

Domnios TIC

Informao

Informao

Comunicao Produo

Segurana

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 8

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos

Ensino Bsico 1 Ciclo / TIC 1 e 2 anos


Domnios TIC / Mdulos de Contedos Domnio: Informao
Meta de Aprendizagem final de Ciclo (1) O aluno utiliza recursos digitais on-line e off-line para pesquisar, selecionar e tratar a informao, de acordo com os objetivos definidos e as orientaes fornecidas pelo professor. Metas intermdias at ao 2 ano: - O aluno prepara e realiza pesquisas digitais em endereos de Internet fornecidos, motores de busca on-line e fontes off-line, definindo previamente com o professor as ferramentas e as palavras-chave a utilizar. - O aluno seleciona, com o apoio do professor, a informao resultante de pesquisas digitais, identificando as ideias centrais do contedo e verificando a sua pertinncia face aos objetivos da pesquisa.

Mdulos

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Realizar atividades propostas em aplicaes educativas adequadas idade; Realizar atividades propostas em aplicaes educativas disponveis na internet; Explorar histrias digitais disponibilizadas na Internet; Explorar aplicaes educativas reas Curriculares Disciplinares de Lngua Portuguesa, Matemtica e Estudo do Meio. O aluno capaz de: Utilizar o Browser (Internet Explorer); Explorar pginas Web segundo orientaes dadas; Utilizar o motor de busca (Rex, Google). O aluno capaz de: Realizar pesquisa de imagens e pequenos textos de forma orientada; Selecionar e recolher imagens e pequenos textos adequadas aos objetivos de pesquisa; Copiar e guardar contedos; Indicar a origem dos contedos utilizados.

Aplicaes educativas

Internet

Pesquisa de informao

Domnio: Comunicao
Meta de Aprendizagem final de Ciclo (2) O aluno comunica e interage com outras pessoas, usando, com o apoio do professor, ferramentas de comunicao sncrona e assncrona e respeitando as regras de conduta subjacentes (Meta de Aprendizagem final de Ciclo). Meta intermdia at ao 2 ano: - O aluno comunica, sob orientao do professor, com outras pessoas, utilizando as funcionalidades elementares das ferramentas de comunicao escolhidas e com respeito pelas regras de conduta subjacentes.

Mdulos

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Comunicar com crianas da mesma idade atravs de videoconferncia (MSN Messenger ou Skype); Conhecer e cumprir algumas regras de conduta de utilizao das ferramentas de comunicao; Produzir ilustraes para envio por correio ou correio eletrnico. O aluno capaz de: Contribuir com produes diversas para publicao no Jornal Digital.

Projetos de intercmbio

Jornal Digital

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 9

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos Domnio: Produo
Meta de Aprendizagem final de Ciclo (3) O aluno desenvolve, com o apoio e orientao do professor, trabalhos escolares com recurso a ferramentas digitais fornecidas, para representar conhecimentos, ideias e sentimentos (Meta de Aprendizagem final de Ciclo). Metas intermdias at ao 2 ano: - O aluno reconhece, com o apoio do professor, as caractersticas de diferentes ferramentas digitais (processador de texto, programas de apresentaes eletrnicas, programas de desenho, etc.). - O aluno cria, sob orientao do professor, documentos digitais simples (mapas de ideias, textos, relatos, apresentaes eletrnicas, desenhos, etc.), como resultado de tarefas de aprendizagem.

Mdulos
Ferramentas de desenho

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Utilizar software de desenho (Paint, Draw, TuxPaint,); Explorar a barra de ferramenta dos programas. O aluno capaz de: Explorar funes bsicas do processador de texto (Word, Writer,); Identificar e digitar letras e nmeros; Digitar o seu nome completo, frases simples e pequenos textos; Formatar letra e texto. O aluno capaz de: Explorar funes bsicas da apresentao de diapositivos (PowerPoint, Impress,..); Explorar formas pr-existentes para composio de imagens; Identificar e digitar de letras e nmeros; Explorar o WordArt para digitar o seu nome e o de outros; Digitar em caixa de texto frases e texto simples; Inserir imagens; Gravar som; Inserir ficheiros de som. O aluno capaz de: Explorar funes bsicas da folha de clculo (Excel, Calc,); Identificar caractersticas da folha de clculo, como clulas, linhas e colunas. Formatar e colorir clulas para criar imagens em quadrculas, frisos e simetrias; Desenhar formas e limites.

Processador de texto

Apresentao de diapositivos

Folha de clculo

Domnio: Segurana
Meta de Aprendizagem final de Ciclo (4) O aluno adota comportamentos elementares de segurana na utilizao das ferramentas digitais fornecidas, respeitando os direitos de autor (Meta de Aprendizagem final de Ciclo). Meta intermdia at ao 2 ano: - O aluno reconhece, com a ajuda do professor, a existncia de perigos na utilizao de ferramentas digitais (para o utilizador e para os equipamentos) e adota comportamentos de segurana.

Mdulos
Ambiente de trabalho

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Utilizar os elementos bsicos da interface do utilizador (atalhos, pastas). O aluno capaz de: Utilizar o rato para iniciar um programa; Explorar as diferentes zonas do teclado; Reconhecer os elementos bsicos do computador e as suas principais funes; Preservar o equipamento;

Computador e seus perifricos

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 10

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos
Participar na formulao de regras de utilizao da sala de aula e do equipamento informtico. O aluno capaz de: Identificar alguns dos perigos da internet; Participar na formulao de regras de utilizao segura de internet; Cumprir as regras definidas.

Segurana na internet

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 11

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos

Metas de Aprendizagem Ensino Bsico 1 Ciclo / TIC


Metas intermdias at ao 4 ano
(1) O aluno utiliza recursos digitais on-line e off-line para pesquisar, selecionar e tratar a informao, de acordo com os objetivos definidos e as orientaes fornecidas pelo professor (Meta de Aprendizagem final de Ciclo). Metas intermdias at ao 4 ano: - O aluno reconhece diferentes ferramentas digitais de acesso informao (dicionrios digitais, enciclopdias digitais, motores de busca on-line, etc.) e identifica, com o apoio do professor, as caractersticas de cada uma delas. - O aluno classifica e organiza, em conjunto com o professor, a informao selecionada, (2) O aluno comunica e interage com outras pessoas, usando, com o apoio do professor, ferramentas de comunicao sncrona e assncrona e respeitando as regras de conduta subjacentes (Meta de Aprendizagem final de Ciclo). Metas intermdias at ao 4 ano: - O aluno reconhece diferentes ferramentas de comunicao sncrona e assncrona (programas de mensagens instantneas, voz por IP, correio eletrnico) e identifica, com o apoio do professor, as caractersticas de cada uma delas. - O aluno interage e colabora com outras pessoas, partilhando, sob orientao do (3) O aluno desenvolve, com o apoio e orientao do professor, trabalhos escolares com recurso a ferramentas digitais fornecidas, para representar conhecimentos, ideias e sentimentos (Meta de Aprendizagem final de Ciclo). Meta intermdia at ao 4 ano: - O aluno cria documentos digitais originais para exprimir ideias, emoes e sentimentos, utilizando as diferentes funcionalidades das ferramentas de desenho livre e produo de texto. (4) O aluno adota comportamentos elementares de segurana na utilizao das ferramentas digitais fornecidas, respeitando os direitos de autor (Meta de Aprendizagem final de Ciclo). Metas intermdias at ao 4 ano: - O aluno identifica, com o apoio do professor, a autoria da informao disponibilizada nas fontes eletrnicas consultadas. - O aluno assume comportamentos que respeitam as regras de conduta on-line (Netiqueta) e as normas de utilizao subjacentes a cada ferramenta digital.

Domnios TIC

Informao

Comunicao

Produo Segurana

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 12

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos

Ensino Bsico 1 Ciclo / TIC 3 e 4 anos


Domnios TIC / Mdulos de Contedos Domnio: Informao
Meta de Aprendizagem final de Ciclo (1) O aluno utiliza recursos digitais on-line e off-line para pesquisar, selecionar e tratar a informao, de acordo com os objetivos definidos e as orientaes fornecidas pelo professor. Metas intermdias at ao 4 ano: - O aluno reconhece diferentes ferramentas digitais de acesso informao (dicionrios digitais, enciclopdias digitais, motores de busca on-line, etc.) e identifica, com o apoio do professor, as caractersticas de cada uma delas. - O aluno classifica e organiza, em conjunto com o professor, a informao selecionada, recorrendo a ferramentas digitais adequadas (programas de grficos e/ou de desenho, ferramentas para criao de mapas conceptuais, etc.).

Mdulos

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Realizar atividades propostas em ferramentas digitais de acesso informao (Dicionrio online, Conversor para o Acordo Ortogrfico, Tradukka, Dicionrio de Rimas,); Explorar aplicaes educativas reas Curriculares Disciplinares de Lngua Portuguesa, Matemtica e Estudo do Meio. O aluno capaz de: Utilizar o Browser (Internet Explorer, Chrome,); Explorar pginas Web segundo orientaes dadas; Utilizar o motor de busca (Google, Bing,); Guardar pginas Web e gerir Favoritos. O aluno capaz de: Realizar pesquisa de informao orientada; Selecionar e recolher informao adequada aos objetivos de pesquisa; Copiar e guardar contedos; Tratar a informao recolhida de forma crtica e tica; Citar fontes.

Aplicaes educativas

Internet

Pesquisa de informao

Domnio: Comunicao
Meta de Aprendizagem final de Ciclo (2) O aluno comunica e interage com outras pessoas, usando, com o apoio do professor, ferramentas de comunicao sncrona e assncrona e respeitando as regras de conduta subjacentes (Meta de Aprendizagem final de Ciclo). Metas intermdias at ao 4 ano: - O aluno reconhece diferentes ferramentas de comunicao sncrona e assncrona (programas de mensagens instantneas, voz por IP, correio eletrnico) e identifica, com o apoio do professor, as caractersticas de cada uma delas. - O aluno interage e colabora com outras pessoas, partilhando, sob orientao do professor, ideias e trabalhos em espaos on-line previamente concebidos para o efeito (pginas Web de projetos, blogues de turma, etc.).

Mdulos

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Comunicar com crianas da mesma idade atravs de videoconferncia (MSN Messenger, Skype, Vockle,); Conhecer e cumprir algumas regras de conduta de utilizao das ferramentas de comunicao;

Projetos de intercmbio

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 13

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos
Produzir textos e ilustraes para envio por correio ou correio eletrnico; Produzir apresentaes e pequenos vdeos para enviar ou disponibilizar online. O aluno capaz de: Contribuir com produes diversas para publicao no Jornal Digital; Inserir contedos no Jornal Digital. O aluno capaz de: Criar e utilizar uma conta de correio eletrnico; Comunicar e enviar ficheiros com recurso ao correio eletrnico. O aluno capaz de: Colaborar na manuteno do blogue da escola; Escrever e editar posts; Inserir contedos multimdia no blogue; Enviar comentrios; Explorar blogues de outras escolas ou turmas.

Jornal Digital

Correio eletrnico

Blogue de escola/turma

Domnio: Produo
Meta de Aprendizagem final de Ciclo (3) O aluno desenvolve, com o apoio e orientao do professor, trabalhos escolares com recurso a ferramentas digitais fornecidas, para representar conhecimentos, ideias e sentimentos (Meta de Aprendizagem final de Ciclo). Meta intermdia at ao 4 ano: - O aluno cria documentos digitais originais para exprimir ideias, emoes e sentimentos, utilizando as diferentes funcionalidades das ferramentas de desenho livre e produo de texto.

Mdulos

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Explorar funes bsicas do processador de texto (Word, Writer,); Redigir textos; Editar e formatar texto; Explorar barras de ferramentas (Tipo de Letra, Pargrafo, rea de Transferncia, Ilustraes, Tabelas, Smbolos, Cabealho e Rodap, Fundo de Pgina, Dispor, Configurar Pgina, Zoom, Ferramentas de Tabela, Ferramentas de Imagem,); Utilizar os conhecimentos adquiridos na produo de contedos prprios. O aluno capaz de: Explorar funes bsicas da apresentao de diapositivos (PowerPoint, Impress,..); Projetar e realizar apresentaes multimdia; Explorar barras de ferramentas (Diapositivos, Desenho, Tipo de Letra, Pargrafo, rea de Transferncia, Ilustraes, Tabelas, Texto, Clips de Mdia, Fundo, Temas, Animaes, Transies de Diapositivo,); Utilizar os conhecimentos adquiridos na produo de contedos prprios. O aluno capaz de: Explorar funes bsicas da folha de clculo (Excel, Calc,); Criar tabelas de dados; Inserir dados e criar grficos; Explorar barras de ferramentas (Alinhamento, Nmero, Clulas, Tabelas, Grficos, Texto, Edio e Funes Bsicas,). O aluno capaz de: Utilizar a cmara digital; Transferir imagens da cmara digital para o computador; Editar imagens (Picture Manager, Paint, Phoxo, Amazifier,). O aluno capaz de: Utilizar a cmara digital; Transferir imagens da cmara digital para o computador; Editar vdeo (Photo Story, Movie Maker,).

Processador de texto

Apresentao de diapositivos

Folha de clculo

Imagem digital

Edio de vdeo

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 14

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos

Domnio: Segurana
Meta de Aprendizagem final de Ciclo (4) O aluno adota comportamentos elementares de segurana na utilizao das ferramentas digitais fornecidas, respeitando os direitos de autor (Meta de Aprendizagem final de Ciclo). Metas intermdias at ao 4 ano: - O aluno identifica, com o apoio do professor, a autoria da informao disponibilizada nas fontes eletrnicas consultadas. - O aluno assume comportamentos que respeitam as regras de conduta on-line (Netiqueta) e as normas de utilizao subjacentes a cada ferramenta digital.

Mdulos

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Organizar os elementos bsicos da interface do utilizador (atalhos, pastas); Identificar e gerir funcionalidades bsicas do Sistema Operativo (Conta de Utilizador, Aspeto e Personalizao). O aluno capaz de: Reconhecer os elementos bsicos do computador e as suas principais funes; Utilizar perifricos como impressora, scanner,); Preservar o equipamento; Participar na formulao de regras de utilizao da sala de aula e do equipamento informtico. O aluno capaz de: Identificar alguns dos perigos da internet; Participar na formulao de regras de utilizao segura de internet; Cumprir as regras definidas; Identificar e instalar programas de proteo do computador; Participar em concursos e projetos relativos ao tema (SeguraNet,).

Ambiente de trabalho

Computador e seus perifricos

Segurana na internet

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 15

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos

Ensino Bsico REE / TIC Currculo Funcional (10/12 anos)


Domnios TIC / Mdulos de Contedos Domnio: Informao
Meta de Aprendizagem final de Ciclo (1) O aluno utiliza recursos digitais on-line e off-line para pesquisar, selecionar e tratar a informao, de acordo com os objetivos definidos e as orientaes fornecidas pelo professor.

Mdulos

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Realizar atividades propostas em ferramentas digitais de acesso informao (Dicionrio online, Conversor para o Acordo Ortogrfico, Tradukka, Dicionrio de Rimas,); Explorar aplicaes educativas (Jogos matemticos,). O aluno capaz de: Utilizar o Browser (Internet Explorer, Chrome, FireFox); Explorar pginas Web segundo orientaes dadas; Utilizar o motor de busca (Google, Bing, Sapo,); Guardar pginas Web e gerir Favoritos. O aluno capaz de: Realizar pesquisa de imagens e pequenos textos de forma orientada; Selecionar e recolher imagens e pequenos textos adequadas aos objetivos de pesquisa; Copiar e guardar contedos; Indicar a origem dos contedos utilizados.

Aplicaes educativas

Internet

Pesquisa de informao

Domnio: Comunicao
Meta de Aprendizagem final de Ciclo (2) O aluno comunica e interage com outras pessoas, usando, com o apoio do professor, ferramentas de comunicao sncrona e assncrona e respeitando as regras de conduta subjacentes (Meta de Aprendizagem final de Ciclo).

Mdulos

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Comunicar com crianas da mesma idade atravs de videoconferncia (MSN Messenger, Skype, Vockle,); Conhecer e cumprir algumas regras de conduta de utilizao das ferramentas de comunicao; Produzir textos e ilustraes para envio por correio ou correio eletrnico; Produzir apresentaes e pequenos vdeos para enviar ou disponibilizar online. O aluno capaz de: Contribuir com produes diversas para publicao no Jornal Digital; Inserir contedos no Jornal Digital. O aluno capaz de: Criar e utilizar uma conta de correio eletrnico; Comunicar e enviar ficheiros com recurso ao correio eletrnico. O aluno capaz de: Colaborar na manuteno do blogue da escola; Enviar comentrios; Explorar blogues de outras escolas ou turmas.

Projetos de intercmbio

Jornal Digital

Correio eletrnico

Blogue de escola/turma

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 16

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos
O aluno capaz de: Colaborar na produo de um programa de rdio ou televiso escolar; Manipular microfone, colunas e auscultadores; Gravar e editar ficheiros de som e vdeo; Disponibilizar ficheiros de som e vdeo online.

Rdio/Televiso escolar

Domnio: Produo
Meta de Aprendizagem final de Ciclo (3) O aluno desenvolve, com o apoio e orientao do professor, trabalhos escolares com recurso a ferramentas digitais fornecidas, para representar conhecimentos, ideias e sentimentos (Meta de Aprendizagem final de Ciclo).

Mdulos
Ferramentas de desenho

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Utilizar software de desenho (Paint, Draw, TuxPaint,); Explorar a barra de ferramenta dos programas. O aluno capaz de: Explorar funes bsicas do processador de texto (Word, Writer,); Identificar e digitar letras e nmeros; Digitar o seu nome completo, frases simples e pequenos textos; Formatar letra e texto. O aluno capaz de: Explorar funes bsicas da apresentao de diapositivos (PowerPoint, Impress,..); Explorar formas pr-existentes para composio de imagens; Identificar e digitar de letras e nmeros; Explorar o WordArt para digitar pequenas pores de texto; Digitar em caixa de texto frases e texto simples; Inserir imagens; Gravar som; Inserir ficheiros de som. O aluno capaz de: Explorar funes bsicas da folha de clculo (Excel, Calc,); Identificar caractersticas da folha de clculo, como clulas, linhas e colunas. Formatar e colorir clulas para criar imagens em quadrculas, frisos e simetrias; Desenhar formas e limites. O aluno capaz de: Utilizar a cmara digital; Transferir imagens da cmara digital para o computador; Editar imagens (Picture Manager, Paint, Phoxo, Amazifier,). O aluno capaz de: Utilizar a cmara digital; Transferir imagens da cmara digital para o computador; Editar vdeo (Photo Story,).

Processador de texto

Apresentao de diapositivos

Folha de clculo

Imagem digital

Edio de vdeo

Domnio: Segurana
Meta de Aprendizagem final de Ciclo (4) O aluno adota comportamentos elementares de segurana na utilizao das ferramentas digitais fornecidas, respeitando os direitos de autor (Meta de Aprendizagem final de Ciclo).

Mdulos
Ambiente de trabalho

Competncias Especficas
O aluno capaz de: Organizar os elementos bsicos da interface do utilizador (atalhos, pastas);

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 17

Projeto Oficina de Aprendizagens


EB1/JI Maximino F. Rocha - EBS Toms de Borba Anabela Santos
Identificar e gerir funcionalidades bsicas do Sistema Operativo (Conta de Utilizador, Aspeto e Personalizao). O aluno capaz de: Reconhecer os elementos bsicos do computador e as suas principais funes; Utilizar perifricos como impressora, scanner,); Preservar o equipamento; Participar na formulao de regras de utilizao da sala de aula e do equipamento informtico. O aluno capaz de: Identificar alguns dos perigos da internet; Participar na formulao de regras de utilizao segura de internet; Cumprir as regras definidas; Identificar e instalar programas de proteo do computador; Participar em concursos e projetos relativos ao tema (SeguraNet,).

Computador e seus perifricos

Segurana na internet

Projeto Oficina de Aprendizagens 2011/2012 18

Vous aimerez peut-être aussi