Vous êtes sur la page 1sur 100

ACADEMIA NACIONAL DE POLCIA PS-GRADUAO EM GESTO DE POLTICAS DE SEGURANA PBLICA

JLIO CSAR RIBEIRO DUTRA

A HIERARQUIA E OS CARGOS DE CHEFIA NO DPF

Braslia 2008

JLIO CSAR RIBEIRO DUTRA

A HIERARQUIA E OS CARGOS DE CHEFIA NO DPF

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Academia Nacional de Polcia como exigncia parcial para a obteno do ttulo de Especialista em Gesto de Polticas de Segurana Pblica.

Braslia 2008

Ficha Catalogrfica DUTRA, Jlio Csar Ribeiro Dutra A Hierarquia e os cargos de Chefia no DPF / Jlio Csar Ribeiro Dutra. Braslia: ANP / 2008. 99 f.; 30 cm. Trabalho de Concluso de Curso apresentado Academia Nacional de Polcia como exigncia parcial para a obteno do ttulo de Especialista em Gesto de Poltica de Segurana Pblica. 1. Direito Administrativo. 2. Hierarquia. 3 Carreira Policial Federal. 4. Cargos de Chefia. 5 Atos Administrativos. 6. Princpios Fundamentais da Administrao Pblica I. Academia Nacional de Polcia, Ps-Graduao em Gesto de Poltica de Segurana Pblica, Especializao. II. Ttulo.

JLIO CSAR RIBEIRO DUTRA

A HIERARQUIA E OS CARGOS DE CHEFIA NO DPF

Trabalho de Concluso de Curso submetido banca examinadora da Academia Nacional de Polcia como exigncia parcial para a obteno do ttulo de Especialista em Gesto de Polticas de Segurana Pblica. Aprovado em 18/novembro/2008

Examinador 1: Fernando de Jesus Souza, Perito Criminal Federal, Doutor.

Examinador 2: Jomar Barbosa Pinto, Delegado de Polcia Federal, Especialista.

Examinador 3: Bruno Rodrigues Trindade, Perito Criminal Federal, Mestre.

Obs.: Original assinado e arquivado na ACADEMIA NACIONAL DE POLCIA

Braslia 2008

Chegando o momento de dar os primeiros passos para finalizar a carreira escolhida, hora de parar e olhar para o passado. Refletir e buscar encontrar em nossa prpria histria profissional, quem foi que deixou uma marca para ser lembrada e no esquecida. Foram muitos os policiais com quem tive o prazer de trabalhar. Mas, apenas um traou o caminho profissional a ser seguido pelo jovem policial que iniciava sua carreira no inicio da dcada de oitenta. Montou e liderou com maestria uma das melhores equipes de represso a entorpecentes que j passou por esta Polcia Federal, da qual, tive o privilgio de integrar. Enxergou potencial em um jovem policial, que nem este sabia existir. Soube ensinar e extrair daquele, o melhor para a Instituio a qual escolheu para servir. Por isso e por tudo que ele fez e vem fazendo para o Departamento de Polcia Federal, dedicado este humilde trabalho ao Mestre da arte de fazer polcia, o Delegado de Polcia Federal,

DR. GETULIO BEZERRA SANTOS

A profisso polcia sempre conseguiu tirar o homem policial do aconchego de suas famlias. Como dizia minha saudosa me (tambm mulher de policial): a mulher mais ciumenta era a polcia, pois tirava seu homem de casa. Por mais este tempo que a profisso subtraiu de minha famlia, peo perdo, e sempre, a gratido de minha amada esposa Sozinha, e filhas Juliana e Marina, pela pacincia, compreenso, completa dedicao e carinho que me foram doados nestes ltimos meses, por mais uma vez ser to presente e, ao mesmo tempo ausente em nosso lar.

Reviso de Contedo: Delegada de Polcia Federal Mirtes Spitale de Queiroz, Professora do Centro de Estudos Superiores de Itabira - Faculdade de Direito em Minas Gerais. Reviso Ortogrfica: Professor Hugo de Moura, da Academia de Polcia Militar de Minas Gerais. Orientao de Normas Tcnicas da ABNT: Delegado de Polcia Federal Daniel Daher, da Academia Nacional de Polcia do Departamento de Polcia Federal.

A verdade a melhor camuflagem. Ningum acredita nela. Max Frich

RESUMO
Esta monografia teve a pretenso de estudar, diante da legislao nacional e doutrina disponvel, o instituto da hierarquia e sua correta aplicao no mbito do servio pblico civil da Unio. Buscou-se, atravs de pesquisa bibliogrfica, conceituar e identificar os fundamentos que devem ser observados e obedecidos pela autoridade competente para o correto emprego do instituto no servio pblico civil da Unio. A ordenao hierrquica corresponde a uma relao de superioridade e de inferioridade, de chefia e de subordinao, entre rgos ou, entre servidores que integram uma carreira ou, entre cargos comissionados e funes de confiana, identificando-se a relao de acordo com a complexidade e grau de responsabilidade, respectivamente, das competncias e atribuies de cada um. Confirmou-se que para existir uma ordem hierrquica no servio pblico civil prescinde-se de ordenamento legal. Ficou constatado que a hierarquia no vem sendo observada e obedecida no mbito da Polcia Federal, em conformidade com os regulamentos existentes na Instituio. Palavras-Chave: Direito Administrativo. Hierarquia. Carreira Policial Federal. Cargos de Chefia. Atos Administrativos. Princpios Fundamentais da Administrao Pblica.

ABSTRACT
This monograph had the pretension to study, ahead of the national legislation and available doctrine, the institute of the hierarchy and its correct application in the scope of the civil public service of the Union. One searched, through bibliographical research, to appraise and to identify the beddings that must be observed and be obeyed by the competent authority for the correct job of the institute in the civil public service of the Union. The hierarchic ordinance corresponds to an inferiority and superiority relation, of commands and subordination, between agencies or, between servers who integrate a career or, between commissioned positions and functions reliable, identifying relation to it in accordance with the complexity and degree of responsibility, respectively, of the abilities and attributions of each one. One confirmed that to exist a hierarchic order in the civil public service it is done without legal order. He was evidenced that the hierarchy does not come being observed and obeyed in the scope of the Federal Policy, in compliance with the existing regulations in the Institution. Keywords: Administrative law. Hierarchy. Federal Police Career. Positions of Command. Administrative Acts. Basic Principles of the Public Administration.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS


Nome Academia Nacional de Polcia Antonio Cury Celso Antnio Bandeira de Mello Constituio Federal de 1988 Departamento de Polcia Federal Departamento Federal de Segurana Pblica Departamento Regional de Polcia de Braslia Egon Bockmann Moreira Guarda Especial de Braslia Hely Lopes Meirelles Humberto Piragibe Magalhes e Christovo Piragibe Malta Jos Armando Costa Marcio Pestana Maria Sylvia Zanella Di Pietro Ministrio da Justia Polcia Federal Abreviatura ANP Cury Bandeira de Mello CF/88 DPF DFSP DRPB Egon Moreira GEB Hely L. Meirelles Magalhes & Malta Armando Costa M. Pestana Zanella Di Pietro M.J. PF

SUMRIO
INTRODUO .......................................................................................................... 11 1 CONTEXTUALIZAO DO TEMA DA PESQUISA ............................................... 17 1.1 A Polcia Federal.............................................................................................. 17 1.2 A Carreira Policial Federal ............................................................................... 18 1.3 A Estrutura organizacional da Polcia Federal ................................................. 20 1.4 Os cargos de assessoramento e funes gratificadas..................................... 21 1.5 Justificativas para pesquisar o tema ................................................................ 23 2 HIERARQUIA ......................................................................................................... 29 2.1 Hierarquia no servio pblico........................................................................... 30 3 A HIERARQUIA NA POLCIA FEDERAL ............................................................... 37 3.1 A hierarquia funcional ...................................................................................... 37 3.2 A hierarquia e os cargos de chefia................................................................... 43 4 O ATO ADMINISTRATIVO ..................................................................................... 52 4.1 Os princpios da Administrao Pblica........................................................... 57 4.2 Os atos administrativos e os atos de nomeao e designao para preenchimento dos cargos comissionados e funes de confiana no DPF. ........ 63 CONSIDERAES FINAIS ...................................................................................... 66 REFERNCIAS ......................................................................................................... 78 ANEXOS ................................................................................................................... 82

11

INTRODUO
Com a aprovao e promulgao da Constituio Federal de 1988, iniciouse uma nova fase nos registros da histria brasileira. O Brasil se apresentava ao mundo como um pas, onde, em tese, poder-se-ia viver em um Estado Democrtico de Direito, assegurado por direitos, garantias individuais e sociais, at ento, ainda no exercidos. O texto constitucional estabelece princpios bsicos e regras genricas de suma importncia para a organizao da sociedade e do prprio Estado, com bases mais justas, e adaptado ao anseio de uma sociedade, quela poca, carente de garantias no exerccio de direitos to prolatados em doutrinas polticas de natureza democrtica. Pela primeira vez, o cidado em relao s constituies anteriores, passa a ter um lugar privilegiado em detrimento da prpria organizao poltica do Estado Brasileiro. Uma Constituio no s a Lei Fundamental de uma Nao, mas h de se constituir no verdadeiro instrumento de cidadania. Passaram-se duzentos anos para o Pas se submeter forma da Declarao dos Direitos do Homem concebida na Frana em 1789: primeiro o homem como cidado, e depois o Estado como organizao:
CF/1988: TTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais

CAPTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (BRASIL, 1988, grifo nosso).

E a partir dessa viso de submisso os constituintes deram uma nova roupagem aos direitos e garantias individuais e sociais. Desta vez, diferentes das cartas passadas, os direitos e garantias individuais e sociais se encontram relacionados logo no princpio da Carta Poltica:
Tipograficamente hierarquizada a precedncia e a preeminncia do homem, colocando no umbral da Constituio e catalogando-lhe o nmero no superado, s no Artigo 5 de 77 incisos e 104 dispositivos... . 1 , (FERRAZ, 2008, p. 2) 1 Trecho do discurso do Dr. ULISSES GUIMARES, DD. Presidente da Constituinte, realizado na data de promulgao (05/OUT/88) da atual Constituio Federal;

12

Neste sculo XXI, muitos dos adolescentes e jovens das dcadas de 70 e 80, agora adultos, ocupam cargos e se encontram integrados ao Sistema Administrativo do Estado. Alguns se vangloriam por terem, naquela poca, sonhado com liberdade e justia vigorando no pas e proclamam, como justificativa de sonhos realizados, que na juventude lutaram contra o regime ditatorial vigente. Entretanto, alguns daqueles mesmos jovens, entrincheirados hoje sob um suposto poder que lhes foi outorgado ou conquistado, insistem em manter prticas regulamentares do mesmo regime que vangloriam tanto terem ajudado a derrotar. Evitar o cometimento de injustias , ainda, obrigao da Autoridade Pblica:
A Administrao Pblica e os seus agentes devem obedincia irrestrita Carta Magna. A sua inobservncia e desobedincia, principalmente, por aqueles que so detentores de poder, atitude grave e fere os princpios do Estado Democrtico de Direito institudos pela atual Constituio, colocando em dvida se essas autoridades encontram-se atualizadas com os ideais da moderna sociedade liberal brasileira. (DUTRA, 2005, p. 11).

Dentre tantos direitos assegurados aos cidados da Repblica na Constituio de 1988, assegurou-se, inclusive, o anseio daqueles brasileiros que de uma forma ou de outra, desejam participar da estrutura administrativa do pas. O acesso aos cargos necessrios para o pleno funcionamento da mquina pblica s ocorrer se respeitadas as regras de um concurso pblico autorizado em lei para a carreira almejada. E de uma simples leitura do inciso IV do Art. 37 da CF/88, que, explicitamente, se constata uma primeira restrio aos poderes outorgados a um gestor pblico: durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou, de provas e ttulos, ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. O Administrador no pode exercer livre arbtrio: deve sempre observar e obedecer a uma ordem temporal de realizao dos concursos pblicos para um mesmo cargo, a fim de poder convocar um candidato a ocupar a vaga pblica a que concorreu.
Destaque-se que esta imposio necessria para coibir prtica reprovvel em que entidades estatais abrem concursos pblicos oferecendo inmeras oportunidades de trabalho, auferindo com isso vultosas quantias referentes s taxas de inscries para depois, simplesmente abandonar os aprovados

13

na angustiante espera por uma nomeao incerta. (SANTANA, 2007, p. 5).

Do texto constitucional, implicitamente, h de se concluir que o gestor no s dever observar a ordem temporal da realizao dos concursos, como, tambm, havendo mais vagas, observar a respectiva ordem de classificao do candidato em seu concurso, para no criar uma preterio do pior classificado, em detrimento do melhor. E tanto assim que, no incio da dcada de 60, o Supremo Tribunal Federal, em sua Smula de nmero 15, j havia regulamentado esta matria, sepultando de vez qualquer discusso sobre o assunto: Dentro do prazo de validade do concurso, o candidato aprovado tem direito nomeao, quando o cargo for preenchido sem observncia da classificao. (BRASIL, 1963).
Impe-se de plano afirmar, a fim de se fazer justia histrica aos juristas que compunham o Supremo Tribunal Federal quando da edio da referida smula, que o texto constitucional ento vigente no trazia em seu bojo disposio semelhante que foi inserida no artigo 37, IV da Carta de 1988, que estabeleceu prioridade de nomeao do aprovado em concurso pblico sobre aqueles aprovados em concursos ulteriores. (SANTANA, 2007, p. 1).

E no atual regime do servidor pblico civil federal (Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990)2 o direito foi definitivamente assegurado, em seu 10 artigo:
A nomeao para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, obedecidos ordem de classificao e o prazo de sua validade. (BRASIL, 1990, grifo nosso).

Interessante, ainda, notar o cuidado do legislador, indicando uma maior severidade na observao deste mandamento por parte do gestor responsvel para efetivar a nomeao de servidor policial federal habilitado em curso de formao, tendo sido consignado no artigo 7 da Lei n 4.878, de 03 de dezembro de 19653, a palavra RIGOROSA: A nomeao obedecer rigorosa ordem de classificao dos candidatos habilitados em curso a que se tenham submetido na Academia Nacional de Polcia. (BRASIL, 1965, grifo nosso). Concurso pblico uma modalidade de licitao atravs da qual se selecionam os melhores candidatos ao ingresso no servio pblico. O mestre do Direito Administrativo nacional, Hely L. Meirelles, o definiu com estas palavras:
2 3 Dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais; Dispe sobre o Regime Jurdico Peculiar aos Funcionrios Policiais Civis da Unio e do Distrito Federal;

14

O concurso pblico o meio tcnico posto disposio da Administrao Pblica para obter-se a moralidade, eficincia e aperfeioamento do servio pblico e, ao mesmo tempo, propiciar igual oportunidade a todos os interessados que atenda aos requisitos da lei, fixados de acordo com a natureza e complexidade do cargo ou emprego, consoante determina o Art. 37, II, da CF. (MEIRELLES, 2008, p. 440, grifo nosso).

E reforando a aplicao na realizao de concursos pblicos dos princpios aplicveis aos processos licitatrios, cabe registrar o interessante e pertinente comentrio consignado em texto elaborado pelo Promotor de Justia do Ministrio Pblico do Estado do Mato Grosso, Dr. Ricardo Santana:
Tanto as licitaes pblicas para a contratao de obras e servios quanto os concursos pblicos para preenchimento de cargos e empregos pblicos repousam sobre a mesma base finalstica: o oferecimento de iguais oportunidades aos membros da sociedade para que com a Administrao seja entabulada relao jurdica. (SANTANA, 2007, p. 5, grifo nosso).

A partir das premissas IGUALDADE DE CONDIES E OPORTUNIDADES e OBEDINCIA ORDEM DE CLASSIFICAO, que se pretende introduzir um aprofundamento sobre o instituto da hierarquia na Administrao Pblica Civil e de sua observao e obedincia por parte dos gestores da PF. A Polcia Federal um dos principais rgos estatais que, dentre outras atribuies, tem o dever de cumprir e fazer cumprir leis. Seus gestores no podem de forma alguma abster-se de observar e obedecer aos princpios constitucionais e normas infraconstitucionais reguladoras, jamais permitindo sejam acarretados quaisquer tipos de dano tanto para o servidor, como para a prpria administrao. O presente estudo de extrema relevncia no s para a PF como, tambm, para qualquer instituio pblica que tem em sua estrutura organizacional a hierarquia e disciplina como bases fundamentais4. O que se pretende: verificar se os ocupantes dos cargos de gesto da Polcia Federal estariam observando e se submetendo s normas que, explcita ou implicitamente, regulamentam o instituto da hierarquia na Instituio. Se, quando no exerccio das atribuies inerentes s suas funes de chefia ou cargos de direo e assessoramento, indicam, designam ou nomeiam servidores para o exerccio de cargos comissionados ou funes de confiana subordinadas aos seus. Verificar, inclusive, se poderiam ser consideradas arbitrariedades e
4 Lei n 4.878/65 (Dispe sobre o Regime Jurdico Peculiar aos Funcionrios Policiais Civis da Unio e do Distrito Federal): Art. 4 A funo policial, fundada na hierarquia e na disciplina, ...;

15

desmandos por parte desses gestores, e principalmente, tolhimento a direitos de servidores policiais ocupantes dos cargos superiores da carreira, quando estes se virem preteridos de indicaes, designaes ou nomeaes por policiais titulares de cargos e classes inferiores aos seus para o exerccio de cargos comissionados e funes de confiana. O objetivo geral desta pesquisa a identificao dos referenciais legais os quais devero se sujeitar o gestor ao indicar, designar e nomear um subordinado para ocupar cargo de direo e assessoramento ou de funo de chefia. Nosso objetivo especfico, comprovada a ocorrncia de arbitrariedades e desmandos, apresentar sugestes para limitar e impor restries aos poderes dos gestores da Instituio para indicar, designar ou nomear seus subordinados. Trata-se de uma pesquisa bibliogrfica e documental. Foram consultadas leis e demais normas pertinentes ao tema, pesquisados autores que atuam na rea jurdica, monografias, e, artigos informativos e jornalsticos que tratam sobre a matria. Para um melhor entendimento do estudo e sendo necessrio apresentar e elaborar conceitos, buscamos em dicionrios jurdicos e da lngua ptria, significados e origens etimolgicas de palavras utilizadas nas definies analisadas. A fim de se levar a efeito o presente estudo, optou-se pela seguinte estruturao: Na primeira seo, contextualizamos o matria; Na segunda seo, so inseridos conceitos que permitiro ao leitor entender melhor o instituto da hierarquia e sua aplicao na administrao pblica; Na terceira seo, apresentamos a hierarquia funcional, administrativa e organizacional da Polcia Federal; Na quarta seo, expomos o Ato Administrativo e os princpios fundamentais que norteiam a administrao pblica; Nas Consideraes finais, conclumos os trabalhos, a partir da linha de raciocnio elaborada, e, terminamos, indicando algumas sugestes tema da pesquisa e

apresentamos as justificativas que levaram o autor a pesquisar sobre a

16

para a regulamentao da matria junto a Administrao da PF; Ao final da monografia, encontram-se as referncias bibliogrficas, e os anexos.

17

1 CONTEXTUALIZAO DO TEMA DA PESQUISA


Ao leitor, para fins de uma boa compreenso do tema a ser pesquisado, necessrio ter informaes sobre a origem do Departamento de Polcia Federal para a administrao pblica, como, tambm, a ele ser apresentado os principais elementos, objetos desse estudo, que compem o rgo, quais sejam: a Carreira Policial Federal, a estrutura organizacional da instituio e o quantitativo de cargos de assessoramento e funes gratificadas disponibilizadas.

1.1 A Polcia Federal


A Polcia Federal tem como marco de sua criao o Decreto-Lei n 6.378 do Distrito Federal, de 28 de maro de 1944, quando a antiga Polcia Civil da Capital Federal (que funcionava na Cidade do Rio de Janeiro/RJ) foi transformada no Departamento Federal de Segurana Pblica. Em meados da dcada de 1950, a futura sede da Capital Federal se encontrava em fase de construo acelerada no planalto central do Estado de Gois. Para fins de manuteno da ordem no territrio da construo de Braslia e nos ncleos onde habitavam os operrios, o rgo responsvel pela administrao da nova capital montou uma fora policial denominada Guarda Especial de Braslia. Estando a cidade em obras, ocorreu um rpido e descontrolado crescimento populacional e, com ele, toda sorte de delinqncia. A situao exigiu a criao de uma fora policial organizada. Como soluo, o Governo do Estado de Gois sancionou a Lei n 2.364, de 09 de dezembro de 1958, criando o Departamento Regional de Polcia de Braslia, ficando a este subordinada a GEB. Em 1960, a estrutura organizacional do DFSP foi transferida para a cidade de Braslia. Entretanto, como grande parte de seu efetivo optou em permanecer integrado aos quadros do Departamento Estadual de Segurana Pblica do recmcriado Estado da Guanabara, o DFSP, devido carncia de pessoal, recebeu e incorporou em seu quadro o efetivo do DRPB. Naquela poca, j se buscava uma estrutura para o rgo, calcada em moldes mais avanados. Somente com a sano da Lei n 4.483, em 16 de

18

novembro de 19645, reorganizou-se o ento DFSP, conferindo ao rgo atuao em todo o territrio nacional. A partir da edio da Constituio Federal de 1967, ficou estabelecido em seu artigo 210 que o DFSP passaria a ser denominado Departamento de Polcia Federal. No inciso VIII do Art. 8 do texto, onde foram relacionadas suas atribuies, o rgo foi referido apenas por Polcia Federal. Esta terminologia foi mantida na Emenda Constitucional n 1, de 17 de outubro de 1969, que praticamente substituiu a Constituio Federal de 1967. Com a promulgao da Constituio Federal de 1988, a denominao Polcia Federal permaneceu na novel Carta Magna, instituindo o rgo como permanente, estruturado em carreira, organizado e mantido pela Unio:
TTULO V DA DEFESA DEMOCRTICAS DO ESTADO E DAS INSTITUIES

CAPTULO III DA SEGURANA PBLICA Art. 144 A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos: I ... 1 A Polcia Federal, instituda por lei com rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira... (BRASIL, 1988, grifo nosso). Polcia Federal;

Do texto constitucional, duas so as referncias etimolgicas indicadoras de que a POLCIA FEDERAL dever apresentar-se em uma estrutura organizacional com natureza hierarquizada: a palavra carreira e a organizado.

1.2 A Carreira Policial Federal


A estrutura funcional da Carreira Policial Federal simples. Atualmente, o quadro permanente da PF tem por base legal: Decreto-Lei n 2.251, de 26 de fevereiro de 19856, posteriormente alterado pela Lei n 9.266, de 15 de maro de

5 6

Reorganiza o Departamento Federal de Segurana Pblica, e d outras providncias; Dispe sobre a criao da Carreira Policial Federal e seus cargos, fixam os valores de seus vencimentos e d outras providncias; Posteriormente, foi editado o Decreto-Lei n 2.320/87 regulamentando o ingresso nas categorias funcionais da Carreira Policial Federal e dando outras providncias;

19

19967, e, reorganizado pelo disposto na Lei no 11.095, de 13 de janeiro de 20058. A Carreira Policial Federal composta por cinco cargos pblicos de natureza estritamente policial: Delegado de Polcia Federal, Perito Criminal Federal, Agente de Polcia Federal, Escrivo de Polcia Federal e Papiloscopista Policial Federal. Cada cargo se subdivide em quatro classes, sendo a inicial a de Terceira Classe, em seguida a Segunda Classe, posteriormente, a Primeira Classe, e, no final da carreira, a Classe Especial: Quadro 01 - Carreira Policial Federal:

Dados extrados de acordo com o texto da Lei 11.095/2005.

A promoo ou progresso (mudana de classe inferior para superior) na PF disciplinada pelo Decreto n 2.565, de 28 de abril de 19989. O cargo da classe inicial preenchido a partir de aprovaes em regular concurso pblico e respectivo curso de formao profissional realizado na ACADEMIA NACIONAL DE POLCIA. Para promoo s classes posteriores (2 e 1), necessria a ocorrncia de dois requisitos: avaliao de desempenho satisfatrio e cinco anos (ininterruptos) de efetivo exerccio na classe em que estiver posicionado. A classe final, o servidor policial s alcanar passados no mnimo 15 (quinze anos) de efetivo exerccio. Alm dos dois citados requisitos, dever, ainda,

7 8 9

Reorganizam as classes da Carreira Policial Federal, fixa a remunerao dos cargos que as integram e d outras providncias; Dispe sobre a remunerao dos cargos das Carreiras ... da Policial Federal, de que trata a Lei n 9.266, de 15 de maro de 1996, ..., e d outras providncias; Disciplina o instituto de progresso a que se refere o pargrafo nico do art. 2 da Lei n 9.266, de 15 de maro de 1996, e d outras providncias;

20

realizar e concluir o Curso Superior ou Especial de Polcia10: Quadro 02 - Requisitos para acessos na Carreira Policial Federal:
CLASSE ESPECIAL 1 2 3 TIPO DE ACESSO Promoo Promoo Promoo Concurso Pblico REQUISITOS Avaliao + tempo servio + Curso Superior/Especial de Polcia Avaliao + tempo servio Avaliao + tempo servio Curso formao profissional Dados extrados de acordo com o Dec. n 2.565/98.

1.3 A Estrutura organizacional da Polcia Federal


Com base nos estudos da cincia da administrao, as estruturas organizacionais de uma instituio ou empresa podem ser representadas de forma grfica e abreviadas por organogramas. Em princpio, dentre outros objetivos, um organograma tem por finalidade representar os nveis administrativos que compem uma organizao e suas vias hierrquicas. O organograma organizacional administrativo11, divulgado no site do DPF, apresenta a organizao da Instituio estruturada em diversos nveis e setores, e estes subdivididos entre si por diversos subsetores. A estrutura parece complexa, pelo tamanho do rgo, mas sob ponto de vista doutrinrio da cincia de administrao simples ou tradicional. Analisando o organograma, constata-se que o rgo apresenta uma caracterstica de natureza estrutural administrativa classificada como staff-and-line. Este modelo segue as caractersticas bsicas de uma estrutura linear12 (unidade de comando e o princpio de escalonamento hierrquico) distinguindo-se desta, pela existncia de rgos de staff junto aos gerentes de linha, os quais tm a funo de assessoramento e de aconselhamento ao executivo ao qual esto ligados:

10 11 12

Ministrados pela ANP/DPF, atualmente denominados Curso de Gesto de Polticas de Segurana Pblica e Curso de Execuo de Polticas de Segurana Pblica, sendo ambos reconhecidos pelo MEC como Cursos de Ps-graduao latu senso; DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL. Organograma organizacional administrativo. Veja-se ANEXO A s fls. 83; Estrutura Linear: Modelo onde se demonstra claramente a unidade de comando e o princpio de escalonamento hierrquico. Estrutura baseada na organizao dos antigos exrcitos, tendo as seguintes caractersticas: a chefia a fonte exclusiva de autoridade, as ordens seguem pela via hierrquica e cada empregado recebe ordens de um s chefe imediato. (CURY, 2005, p. 230);

21

So caractersticas da estrutura staff-and-line: Os dirigentes podem dispor, em todos os nveis, segundo as necessidades da organizao, de um rgo de estudo, pesquisas, informaes, sugestes etc., denominado staff com a finalidade de lhe prestarem assessoramento; O staff exerce somente autoridade de idias, exceto quanto ao pessoal de sua estrutura interna, que integral; Conquanto haja duas fontes de autoridade, apenas uma se projeta diretamente sobre cada empregado, que a dos chefes de unidades de linha; Cada empregado recebe ordens de um nico chefe imediato; O staff pode ser unipessoal, multipessoal, com estrutura em linha ou colegiado. (CURY, 2005, p. 231-232).

A organizao hierarquizada, de tal forma que os subsetores respondem por suas tarefas perante os setores superiores, e estes, por sua vez, respondem ao gestor mximo da instituio. O DPF pertence organizao do Poder Executivo Federal, integrando a estrutura regimental do Ministrio da Justia, como um de seus rgos especficos. A estrutura administrativa do DPF constituda por uma DIREO-GERAL e, subordinadas diretamente a esta, encontram-se rgos denominados centrais e descentralizados. A Direo-Geral do DPF e os rgos Centrais tm suas sedes na Capital Federal, e os demais rgos descentralizados (correspondem s 27 Superintendncias Regionais de Polcia Federal), sediados um em cada Capital de um Estado da Federao. As estruturas organizacionais das Superintendncias Regionais seguem o mesmo padro do rgo central. Alm de setores e servios de apoio tcnico e administrativo, sob a subordinao direta dos Superintendentes Regionais, para cumprimento das atividades fins do DPF, encontram seus assessores mediatos (Dois Delegados Regionais e um Corregedor) e, sob a subordinao destes, delegacias especializadas e ncleos de servios. Alm desses setores e subsetores, no mbito da circunscrio das regionais, sob subordinao direta dos Superintendentes, existem, sediadas em alguns municpios do Estado, delegacias descentralizadas.

1.4 Os cargos de assessoramento e funes gratificadas


A Constituio Federal de 1988, em seu artigo 37, inciso V estabelece:

22

As funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. (BRASIL, 1988).

As funes de confiana e os cargos de comisso so de livre nomeao e exonerao pela autoridade competente, representando um acrscimo salarial geralmente na forma de gratificao pago ao servidor efetivo que exerce atribuio de chefia, direo ou assessoramento. A funo de confiana tambm chamada de funo gratificada e deve ser instituda quando no se justificar a criao do cargo comissionado.
Os cargos de provimento em comisso (cujo provimento dispensa concurso pblico) so aqueles vocacionados para serem ocupados em carter transitrio por pessoa de confiana da autoridade competente para preench-los, a qual tambm pode exonerar ad nutum, isto , livremente, quem os esteja titularizando. (MELLO, 1995, p. 160).

No DPF, os cargos comissionados e funes gratificadas disponibilizados pelo Ministrio da Justia so aqueles estabelecidos no Decreto n 6.061, de 15 de maro de 200713: Quadro 03: Quantitativo de cargos e funes gratificadas disponibilizadas para o DPF:

DECRETO n. 6.061/2007 - (ANEXO II) GRATIFICAES DAS/FUNES GRATIFICADAS DISPONIBILIZADAS PARA O DPF CDIGO QUANTIDADE FINALIDADE (DENOMINAO DO CARGO OU FUNO) GRATIFICAO DAS 101.6 1 DIRETOR-GERAL DO DPF DAS 101.5 7 CORREGEDOR-GERAL e DIRETORES DOS RGOS CENTRAIS CHEFE-DE-GABINETE, COORDENADORES GERAIS e DAS 101.4 12 DIRETORES (ANP, INC/DITEC e INI) DAS 101.3 39 SUPERINTENDENTES REGIONAIS e COORDENADORES DAS 101.2 44 CHEFES DE DIVISO DELEGADOS REGIONAIS, CORREGEDORES REGIONAIS e DAS 101.1 152 CHEFES-DE-SERVIOS DAS 102.4 1 ASSESSOR DE CONTROLE INTERNO DAS 102.3 1 ASSESSOR TCNICO DAS 102.2 10 ASSISTENTE DAS 102.1 2 ASSISTENTE TCNICO CHEFIAS DE DELEGACIAS ESPECIALIZADAS e DE NUCLEOS FG 3 562 DE SERVIOS CHEFIAS DE DELEGACIAS DESCENTRALIZADAS e de SETORES FG 2 230 DE SERVIOS

Dados extrados do ANEXO II ao Dec. n 6.061/07.14 13 14 Veja-se ANEXO B s fls. 84/86; A norma no estipulou a denominao ou finalidade para as funes gratificadas disponibilizadas (FGs 2 e 3). As denominao ou finalidade dessas funes foram consignadas no quadro 06 a partir de dados extrados do organograma estrutural do DPF;

23

Pela denominao da Autoridade a quem se destinam as gratificaes disponibilizadas, h de se presumir uma ordem hierarquizada entre os servidores nomeados/designados para o exerccio das respectivas atribuies.

1.5 Justificativas para pesquisar o tema


No perodo de 2004/2007, na sede da Superintendncia Regional da Polcia Federal em Minas Gerais se encontravam lotados cinqenta e um delegados federais: sete na classe especial, quatorze na 1 classe, vinte e nove na 2 classe e, um na 3 classe. Naquela poca, ao se analisar o quadro do efetivo de Delegados Federais lotados na sede da Regional, com as normas e princpios que regulamentam o instituto da hierarquia no DPF e, com aqueles que por indicao do gestor, ocupavam os cargos comissionados e funes gratificadas existentes, constatou-se: 1) Dos delegados posicionados na classe especial: Um era o Superintendente Regional, o 2 posto na ordem hierrquica da regional (Delegado Regional Executivo) foi ocupado por um delegado especial aposentado/convidado, e outro exercia o cargo de Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado; Um ficou com as responsabilidades da Representao Regional da Interpol e outro era chefe da Delegacia de Represso a Crimes Previdencirios; Dois delegados no ocupavam nenhum cargo ou funo de confiana. Na gria policial, ERAM LOTADOS NO CORREDOR, e certamente, com potencial e experincia profissionais que possuam no estavam sendo aproveitados adequadamente pela Administrao15. 2) Dos delegados posicionados na 1 classe: O sexto na escala hierrquica de sua classe16 e dcimo terceiro na escala
15 Destaca-se, ainda, que um j integrava os quadros da Policial Federal h quase trinta anos, inclusive, j havia exercido o cargo de DREX em outra congnere, atuado em investigaes Policiais de natureza complexa e presidido comisses disciplinares, respectivamente, por indicao e nomeao do, ento Diretor-Geral do DPF; O Corregedor quando nomeado para ocupar este cargo, poca, tinha pouco mais de 06 anos de efetivo exerccio na PF, havia sido promovido 1 classe no ano de sua indicao e nomeao e, anteriormente ao exerccio das novas atividades, na SR/MG teve por nica lotao a DELEMIG/SR/MG;

16

24

hierrquica geral da SR/MG, foi indicado e nomeado para ocupar e exercer as atribuies do cargo de Corregedor Regional (3 posto da Regional), em detrimento a cinco delegados federais situados na classe especial; Dois delegados exerciam funes de chefia em delegacias especializadas; Onze delegados no ocuparam nenhuma funo de confiana daquela gesto, tendo sido mantidos lotados na Delegacia Regional Executiva: sete presidindo inquritos Policiais (a maior parte com investigaes rotineiras de ilcitos fazendrios) e quatro cumpriam jornada de 24/72 hs em escala de planto. 3) Dos Delegados posicionados nas classes inferiores (2 e 3): Oito ocupavam e exerciam funes de chefias em delegacias

especializadas, em detrimento a dois delegados especiais e dez da 1 classe; Seis delegados (dos mais novos na casa) foram lotados diretamente no gabinete do gestor, dos quais trs presidiam inquritos, supostamente, de maior complexidade, um foi mantido como assessor direto e secretrio do gestor e no presidia inquritos e, dois ficaram responsveis pelas atividades e atribuies do Ncleo de Inteligncia da Superintendncia. Da situao noticiada e mantida at o final daquela gesto, diversas dvidas (todas vinculadas no observncia e obedincia aos princpios que regem o instituto da hierarquia) poderiam vir a serem suscitadas e, dentre tantas citamos: a) Qual iseno teria o ento, Corregedor-Regional, especialmente, em relao s Autoridades que se encontravam nas classes especiais, quando tivesse que se manifestar contrria a estas e, ainda, correndo o risco de no futuro, ter que trabalhar sob a subordinao delas? b) Com referncia competncia da Corregedoria de correicionar inquritos policiais, como deveria demonstrar iseno, sem quebrar o princpio da hierarquia, ao analisar, avaliar e manifestar opinio sobre a instruo dos procedimentos presididos por Autoridades das classes superiores a sua, se o chefe do Ncleo de Correies, poca de sua indicao para a funo, tratava-se de delegado recm nomeado?

25

c)

As Autoridades de 2 classe, ocupantes das funes de chefias nas delegacias especializadas (subordinadas a DREX ou DRCOR), sem sequer, terem completado naquele perodo seus estgios probatrios, e com to pouco tempo de casa e experincias policiais, dispunham de conhecimento e experincias necessrias para orientar e dirimir as dvidas dos delegados de classes, tempo de servio e experincia profissional superiores a elas, que porventura estivessem na presidncia de inquritos policiais pertinentes s suas especializadas? E neste caso, teriam as autoridades de classes superiores o dever de procurar aquelas chefias para solicitar orientaes?

d)

Seriam as chefias das delegacias especializadas que determinariam, planejariam e coordenariam as operaes policiais que envolvessem investigaes de natureza vinculadas s suas delegacias, e que, entretanto, se encontrassem, tambm, vinculadas a inquritos presididos por autoridades de classes superiores a elas?

e)

E as avaliaes para fins de promoo? Teria sentido um delegado de classe inferior (2 ou 3 classe) que ocupasse a chefia das especializadas, avaliar para efeitos de promoo delegados de classes superiores e de maior tempo de casa do que eles, e que estivessem lotados em suas delegacias? No se sabe quais teriam sido os critrios utilizados pelo ento gestor, para

optar em abrir mo da experincia profissional das Autoridades Policiais de classes superiores, quebrando irrefutavelmente o instituto da hierarquia na sua administrao. Dentro de um dos princpios que regem a hierarquia (complexidade de atribuies e aumento de responsabilidades para cargos/funes classificadas como superiores) a gesto, da poca, antecipou atribuies e responsabilidades a delegados federais de classes inferiores, sem que estes preenchessem os requisitos necessrios, aos lhes confiar cargos e funes que caberiam s Autoridades com mais experincia e situados nas classes superiores. Mas sabe-se que fato semelhante tambm ocorreu em outras regionais, como, tambm, a situao subsistia nas sedes dos rgos centrais do DPF. E pior,

26

no se tratava de prtica inovadora para a poca, pois o acontecimento no era novidade na Polcia Federal, tendo, inclusive, sido noticiado em trabalho acadmico:
Afora esta questo, verifica-se que grande parte dos delegados que ascenderam classe especial h bastante tempo, esto sendo preterido nas designaes para as funes de chefia por Delegados mais novos, alguns recm-egressos no cargo de Delegado de Polcia Federal, o que alm de ser fator de desmotivao do quadro funcional, acarreta a quebra da hierarquia, com conseqente violao das normas que dispem sobre a hierarquia e disciplina. Tal fato, numa organizao fundada na hierarquia e na disciplina, traz como conseqncia a disputa autofgica pelo poder, a politizao do rgo cuja natureza essencialmente tcnica, alm do desprestgio da autoridade, cujo princpio no momento em que desprezado, fatalmente levar a Instituio prpria dissoluo se no houver resoluo do quadro. (ROSA, 2000, p. 30-31).

Uns dos argumentos mais utilizados pelos ocupantes dos cargos de gesto no DPF para justificarem a escolha de quaisquer servidores da carreira policial para ocuparem cargos e funes subalternas tem por fundamento a interpretao dada a 2 parte da norma descrita no Inciso II do Art. 37 da CF/88: ... as indicaes para a ocupao das funes so de livre escolha e confiana de quem ocupa o cargo de direo. (BRASIL, 1988). Do argumento padro alegado, pode-se extrair a mesma interpretao e aplicao amoral que fazem os polticos, costumeiramente, ao indicarem e nomearem parentes e afins para seus assessores e auxiliares diretos.
A interpretao verbal fica ao alcance de todos, seduz e convence os indoutos, impressiona favoravelmente os homens de letras, maravilhados com a riqueza de conhecimentos filosficos e primores de linguagem ostentados por quem , apenas, um profissional de Direito. (MAXIMILIANO, 1979, p. 112).

A conseqncia dissoluo da instituio prevista pelo Delegado Rosa em sua pesquisa pode at no vir a ocorrer de forma to trgica, mas o assunto j comea a extrapolar os meios internos da Instituio e ser divulgado em mdia: Veteranos se rebelam contra poltica de renovao da PF - Delegados com 30 anos de carreira esto sendo substitudos por jovens (FENAPEF, 2008). bvio que constrangimentos morais so inerentes queles servidores que se vem envolvidos e se sentem preteridos em um direito. A partir desses fatos emergiu a deciso de pesquisar a miude a questo. Em verdade, no se encontrou nenhuma regulamentao explcita para a situao questionada. O desconhecimento de trabalhos doutrinrios e/ou cientficos

27

que abordem a matria, to objetivamente, aumentou e motivou a elaborao desta pesquisa, para buscar compreender e entender melhor os fundamentos contidos nas normas que, em tese, regulamentam o instituto da hierarquia no DPF. Poder-se-ia indicar qualquer trabalho doutrinrio elaborado pelos

administrativistas brasileiros conhecidos para justificar as razes de se perseguir entender melhor o instituto da hierarquia e sua aplicao. Constata-se que desde o mestre Hely L. Meirelles, ou qualquer um de seus seguidores e/ou oponentes doutrinrios, a doutrina administrativista trata o Instituto da Hierarquia, apenas, como base para se estruturar as organizaes e carreiras do setor pblico, e que dele emergem poderes inerentes ao administrador. Egon Moreira indica que a principal preocupao daquele que estuda o direito administrativo no ho de serem as prerrogativas da Administrao, mas o direito dos administrados (MOREIRA, 2003, p. 62, grifo do autor). Refora-se esta assertiva, quando muitos doutrinadores da cincia do direito administrativo moderno vm defendendo que no se podem deixar os administrados merc dos administradores. O Direito Administrativo se funda no entrosamento dos termos prerrogativas da Administrao e direitos dos Administrados:
So os elementos deste binmio que, a nosso ver, se encontram expressados, respectivamente, no que denominamos supremacia do interesse pblico e indisponibilidade dos interesses pblicos pela Administrao. (MELLO, 1995, p. 26).

Desses

ensinamentos,

justifica-se

destacar

das

bases

doutrinrias

consultadas uma classificao elaborada por Armando Costa, com relao aos tipos de distores negativas verificadas em pessoas que detm o poder hierrquico administrativo17: O indulgente, pusilnime, despersonalizado, imitador, poltico, temeroso, vaidoso intransigente, o autoritrio, sdico e vingativo (COSTA, 1981, p. 22-27). Na vida, como no direito, todo ato praticado enseja uma conseqncia. Tudo que se faz h de ser considerada coisa permitida ou proibida pelo direito vigente. Assim, nas relaes humanas e nas da sociedade moderna, tanto os atos

17

A obra de natureza administrativa disciplinar, no afastando por isto a vinculao da classificao elaborada com o instituto da hierarquia;

28

cometidos, como os fatos gerados estaro envolvidos por uma atmosfera jurdica. Portanto, quando um chefe ou dirigente da atualidade toma uma deciso contrria a princpios que regem a convivncia de uma sociedade humana, prima facie, h de se poder identificar naquele uma das distores negativas relacionadas na classificao elaborada. Dessas assertivas, em confronto com as normas infraconstitucionais que regulamentam a matria instituto da hierarquia no DPF emerge o seguinte problema: O INSTITUTO DA HIERARQUIA EST SENDO OBSERVADO PELOS DIRIGENTES DA POLCIA FEDERAL, AO EXERCEREM O ATO DE INDICAR PARA OCUPAR CARGOS DE CHEFIA SUBORDINADOS AO SEU? Do problema suscitado e na ausncia de uma normatizao institucional objetiva que delimita os poderes dos dirigentes quando estes tm que indicar qual servidor ir ocupar os cargos subordinados sua administrao, verificou-se a possibilidade de se configurar uma quebra de hierarquia dentro da Instituio. Diante disto, elaborou-se como hiptese bsica: DA FORMA COMO OS GESTORES DA PF, SISTEMATICAMENTE, VM INDICANDO SERVIDORES PARA OCUPAREM CARGOS DE CHEFIAS SUBALTERNAS ESTO DEIXANDO DE OBSERVAR E OBEDECER AOS PRINCPIOS QUE REGEM O INSTITUTO DA HIERARQUIA. E como hiptese secundria: DA FORMA COMO OS GESTORES DA PF, SISTEMATICAMENTE, VM INDICANDO SERVIDORES PARA OCUPAREM CARGOS DE CHEFIAS SUBALTERNAS, TM SIDO OBSERVADOS OS PRINCPIOS QUE REGEM O INSTITUTO DA HIERARQUIA.

29

2 HIERARQUIA
No vernculo da lngua ptria, encontram-se vrias definies para a palavra hierarquia:
Hierarquia [Do b.-lat. hierarchia, 'hierarquia eclesistica' (< gr. hiers, 'sagrado', + gr. arch, 'comando', 'autoridade', + gr. -a), retomando a prosdia gr.] Substantivo feminino. 1. Ordem e subordinao dos poderes eclesisticos, civis e militares. 2. Graduao da autoridade, correspondente s vrias categorias de funcionrios pblicos; classe. 3. Fig. Srie contnua de graus ou escales, em ordem crescente ou decrescente; escala: hierarquia de valores. Inform. Na orientao a objetos (q. v.), organizao de classes, que indica suas subordinaes com relao herana. 4. Rel. Ordem e subordinao dos diferentes coros dos anjos. [Var.: jerarquia.] 5. Hierarquia militar. 1. Ordenao da autoridade, em diferentes nveis, dentro da estrutura das foras armadas. (FERREIRA, 1997, p. 895).

No dicionrio jurdico de Magalhes & Malta a palavra definida por:


1. HIERARQUIA: graduao, ordem de importncia; na hierarquia das fontes de direito a constituio ocupa o lugar mais importante; 2. HIERARQUIA JURISDICIONAL: Ordem de importncia dos Tribunais: ex.: no Brasil o Supremo Tribunal Federal ocupa o lugar mais alto na hierarquia jurisdicional; 3. HIERARQUIA MILITAR: Ordem de importncia das autoridades militares: ex.: na hierarquia militar os generais ficam acima dos coronis. (MAGALHES & MALTA, 1997, p. 441).

Em um texto cujo tema hierarquia nas famlias, o instituto foi definido:


A Hierarquia uma Fora, uma Lei que atua em todos os sistemas. Ela tem a ver com a ordem nas posies, com o lugar que cada um ocupa dentro do sistema. Nas organizaes ou empresas tambm esta Fora atua. E quando no respeitada, criam-se emaranhamentos. (BRAGA, 2007, p.1).

Em uma pesquisa cujo tema trata da HIERARQUIA E DA DISCIPLINA: A hierarquia como um conceito funcional a relao de subordinao e mando entre os agentes do Estado; Organicamente, a estrutura vertical de rgos que exercem as atividades pblicas. (ROSA, 2000, p. 17). Cury em sua obra utiliza a definio elaborada por Jules Henri Fayol, este um dos tericos clssicos da Cincia da Administrao:
HIERARQUIA: segundo Fayol, a srie de chefes que vai da autoridade superior aos agentes inferiores. Destarte, a hierarquia corresponde a uma

30

forma de organizao social que tem por caracterstica: 1. 2. Graduao rgida da autoridade; Definio exata das atribuies de cada estrato. (CURY, 2005, p. 168).

Hely L. Meirelles define HIERARQUIA como sendo a relao de subordinao existente entre vrios rgos e agentes do Executivo, com a distribuio de funes e a gradao da autoridade de cada uma. (MEIRELLES, 2008, p. 123). O elemento comum entre tantas definies: HIERARQUIA uma organizao ou ordenao entre coisas, entidades, instituies, rgos, servios, cargos, pessoas, sendo estas diferenciadas como superiores e inferiores, maiores e menores, mandantes e mandados, chefes e subalternos, etc.

2.1 Hierarquia no servio pblico


Toda vez que hierarquia assunto entre servidores da PF, geralmente, para se situar dentro de uma compreenso do instituto, fazem-se comparaes com a estrutura funcional de uma organizao hierrquica militar. Por certo, tal comparao inevitvel, pois, a Instituio Polcia no Brasil, tem suas origens em fileiras da carreira militar:
Em 13 de maio de 1809, dia do aniversrio do Prncipe Regente, D. Joo VI criou a Diviso Militar da Guarda Real de Polcia da Corte (DMGRP), sendo esta formada por 218 guardas com armas e trajes idnticos aos da Guarda Real Portuguesa. Era composta por um Estado-Maior, 3 regimentos de Infantaria, um de Artilharia e um esquadro de Cavalaria. (POLCIA MILITAR, 2008).

A Polcia Federal, inclusive, j possuiu militares em seus quadros quando, ainda na dcada de sessenta, foi integrado na estrutura organizacional do DFSP o efetivo que compunha a GEB: Em 21 de abril de 1960, a GEB contava com o efetivo de sete oficiais, 23 sargentos, 58 cabos, 325 soldados, perfazendo o total de 413 homens... (60 anos DPF a servio do Brasil, 1994, p. 44). Outro ponto comum: ambas as instituies, Polcia e Organizaes Militares, tm por bases fundamentais a hierarquia e a disciplina. Portanto, nada obsta em se buscar um primeiro entendimento sobre o instituto da hierarquia no servio pblico para a Polcia Federal, na legislao que cuida dos interesses das organizaes militares do Pas.

31

na Lei n 6.880, de 9 de dezembro de 198018, que se estabelece a definio e uma regulamentao da hierarquia funcional nas instituies militares brasileiras:
Art. 14. A hierarquia e a disciplina so a base institucional das Foras Armadas. A autoridade19 e a responsabilidade crescem com o grau hierrquico. 1 A hierarquia militar a ordenao da autoridade, em nveis diferentes, dentro da estrutura das Foras Armadas. A ordenao se faz por postos ou graduaes; dentro de um mesmo posto ou graduao se faz pela antigidade no posto ou na graduao. O respeito hierarquia consubstanciado no esprito de acatamento seqncia de autoridade. (BRASIL, 1980, grifo nosso).

Alguns elementos da norma merecem serem destacados, em face do objeto do presente estudo: 1) 2) 3) A autoridade e a responsabilidade crescem com o grau hierrquico; A ordenao da autoridade, em nveis diferentes; A ordenao dentro de um mesmo posto ou graduao se faz pela antigidade no posto ou na graduao; 4) O respeito hierarquia consubstanciado no esprito de acatamento seqncia de autoridade. Na seara da cincia da administrao, alm de se ensinar como representar em um organograma os nveis administrativos que compem uma organizao e suas vias hierrquicas, Cury elaborou uma diviso hierrquica calcada nas habilitaes, competncias ou conhecimento dos indivduos:
1. Do ponto de vista do processo decisrio:

a) Cpula: administrador, isto , aquele que coordena, escolhe a estratgia, planeja e exerce a funo de relaes pblicas; b) Nvel intermedirio: dirigentes (executivos), isto , superintendentes diretores, aqueles que coordenam e supervisionam; c) 2. a) Supervisores de linha: chefes de seo. Do ponto de vista dos requisitos profissionais: Instruo superior;

18 19

Dispe sobre o Estatuto dos Militares; A autoridade a faculdade investida a uma pessoa dentro de uma organizao para que possa dar ordens e instrues e exigir que as mesmas sejam cumpridas. (Liderana de Equipe, Apostila Mdulo01, 2008);

32

b) c)

Instruo tcnica ou mdia; Instruo primria. (CURY, 2005, p. 169).

Outro dado interessante sugerido na doutrina da cincia de Administrao (a qual, nos tempos atuais, defende a substituio de chefes por lderes) que para se estruturar uma carreira do profissional de Organizao & Mtodos (O & M), impe-se ao perfil do candidato, alm de formao especializada, um tempo mnimo de experincia, tanto na rea de administrao, como tambm no exerccio da atividade de organizaes e mtodos: Quadro 04: A carreira do analista de O & M:
Cargo/funo: Analista de O&M Formao Tempo de experincia

Mster

Snior

Jnior

Curso superior de administrao Curso de doutorado na rea de administrao Em torno de 15 anos de Curso de mestrado na rea de experincia profissional, administrao sendo 10 na rea de Cursos de especializao no campo de O & administrao, com 5, pelo M menos, em O & M Cursos de especializao no campo das cincias comportamentais Cursos de especializao no campo de administrao Curso superior de administrao Curso de doutorado ou de mestrado em administrao Em torno de 10 anos de experincia profissional, Cursos de especializao no campo de O & sendo 5 na rea M administrativa com pelo Cursos de especializao no campo de menos 3 em O & M administrao ou de cincias do comportamento Cursos de microinformtica Curso superior de administrao ou 2 Grau completo Com mais de 3 anos de experincia em alguma Curso de especializao em O & M e atividade de O & M atividades afins Conhecimentos de microinformtica. Dados extrados da obra de CURY, 2005, p. 141.

Zanella Di Pietro ensina que a organizao administrativa tem dois pressupostos fundamentais: a distribuio de competncias20 e a hierarquia, sendo esta estabelecida pelo direito positivo como uma relao de coordenao e subordinao entre os vrios rgos que integram a Administrao Pblica. Da organizao hierrquica estabelecida nas normas, emerge-se uma srie de poderes,
20 Competncia define-se pelo conjunto de atribuies das pessoas jurdicas, rgo e agentes, fixadas pelo direito positivo. (DI PIETRO, 2000, p.188);

33

dentre estes, o de dar ordens aos subordinados, implicando um dever de obedincia para estes ltimos:
Hierarquia corresponde a uma relao pessoal, obrigatria, de natureza pblica, que se estabelece entre titulares de rgos hierarquicamente ordenados; uma relao de coordenao e subordinao do inferior frente ao superior, implicando um poder de dar ordens e o correlato dever de obedincia. Vale dizer que o ordenamento hierrquico fixado pela lei, e que desse ordenamento resulta uma relao de coordenao e subordinao, que implica os j referidos poderes para a Administrao. (DI PIETRO, 2000, p. 92-93, grifo nosso).

M. Pestana indica que a hierarquia possui ntida funo organizacional e funcional, instalando os agentes e rgos pblicos em camadas de importncias, encargos, responsabilidades e funes, de maneira que, quanto mais elevada seja a posio, maiores responsabilidades e encargos de coordenao sero ali identificados; reversamente, quanto mais inferior, menores responsabilidades sero surpreendidas, no obstante invariavelmente presente a subordinao que se contrape respectiva coordenao. (PESTANA, 2008, p. 209). Bandeira de Mello trabalhou o tema hierarquia, definindo-a como: vnculo de autoridade que une rgos e agentes, atravs de escales sucessivos, numa relao de autoridade, de superior a inferior, de hierarca a subalterno. Ensina, ainda, sobre os poderes advindos ao hierarca, conferindo a este uma contnua e permanente autoridade sobre toda atividade administrativa, consistindo tais poderes em:
a) Poder de comando, que o autoriza a expedir determinaes gerais (instrues) ou especficas a um dado subalterno (ordens), sobre o modo de efetuar os servios; b) Poder de fiscalizao, graas ao qual inspeciona as atividades dos rgos e agentes que lhe esto subordinados; c) Poder de reviso, que lhe permite, dentro dos limites legais, alterar ou suprimir as decises dos inferiores, mediante revogao, quando inconveniente ou inoportuno o ato praticado, ou mediante anulao, quando se ressentir de vcio jurdico; d) Poder de punir, isto , de aplicar as sanes estabelecidas em lei aos subalternos faltosos; e) Poder de dirimir controvrsias de incompetncia, solvendo os conflitos positivos (quando mais de um rgo se reputa competente) ou negativos (quando nenhum deles se reconhece competente); f) Poder de delegar competncias ou de avocar, exercitveis nos termos da lei. (MELLO, 1995, p. 81).

Diante de tantas informaes e conceitos, inconteste poder afirmar que

34

para haver Hierarquia no Servio Pblico, seja em organizaes estruturais de instituies civis e militares, ou entre servidores, prescinde-se de previso legal. E assim, que a norma prev para o Poder Executivo Federal:
Lei n 5.645, de 10 de dezembro de 197021 Art. 5 Cada Grupo ter sua prpria escala de nvel a ser aprovada pelo Poder Executivo, atendendo, primordialmente, aos seguintes fatores: I II III Importncia da atividade para o desenvolvimento nacional. Complexidade e responsabilidade das atribuies exercidas; e Qualificaes requeridas para o desempenho das atribuies.

Pargrafo nico. No haver correspondncia entre os nveis dos diversos Grupos, para nenhum efeito. (BRASIL, 1970).

a norma, para todos os casos, que determinar ou indicar quem ser superior e inferior, quem ser o chefe e o subordinado, quem mandar e obedecer em razo dos graus de complexidade e de responsabilidades atribudos a cada rgo institudo, ou cargo ou funo criados e ocupados efetivamente, ou temporariamente. Quadro 05: Evoluo do nvel hierrquico no Poder Executivo Federal:

Lei n 5.645 de 10/SET/1970. Art. 5 Cada Grupo ter sua prpria escala de nvel a ser aprovada pelo Poder Executivo, atendendo, primordialmente, aos seguintes fatores: I Importncia da atividade para o desenvolvimento nacional. II Complexidade e responsabilidade das atribuies exercidas; e, III Qualificaes requeridas para o desempenho das atribuies.

MAIOR

Menor

De acordo com interpretao da Lei n 5.645, de 10 de dezembro de 1970.

21

Estabelece as diretrizes para a classificao de cargos do Servio Civil da Unio e das autarquias federais, e d outras providncias;

35

Os graus de complexidade e de responsabilidades aumentaro, medida que o posicionamento verificado na estrutura organizacional da instituio ou na graduao do cargo efetivo ou de provimento ocupado sejam superiores ao ponto inicial. Concluses: 1) 2) Para cada cargo criado, haver de ter atribuies previstas em lei; A graduao no cargo ser classificada como superior ou de chefia quanto mais complexa e de maior responsabilidade forem as atribuies previstas; 3) (a contrario sensu) A graduao no cargo ser classificada como inferior ou subalterna quanto menos complexa e de menor responsabilidade forem s atribuies previstas. Portanto, em uma instituio pblica, quem tenha cargos efetivos organizados em carreira, para cada nvel desta, haver de ter previso legal das atividades autorizadas a serem realizadas. E quanto maior for o nvel do cargo, maior grau de responsabilidades e mais complexas sero as atribuies relativas a este. Raciocnio semelhante ocorrer no caso de instituies que tenham, em sua organizao estrutural administrativa, diversos rgos com vinculao hierrquica entre si. Para cada rgo da estrutura organizacional, dever ser atribuda em norma sua respectiva competncia. a complexidade e o grau de responsabilidades atribudas em cada competncia que indicar na estrutura organizacional que compe a Instituio qual ser o rgo superior, inferior, ou se estaro em um mesmo nvel. Assim, quanto maior for o nvel de posicionamento na estrutura do rgo, mais complexas, de maiores responsabilidades e de maior importncia sero suas competncias. A linha de raciocnio permanece e dever ser aplicada aos cargos comissionados ou funes gratificadas criados e disponibilizados para a instituio. As atribuies relativas a cada cargo comissionado ou funo gratificada devero ser prescritas em norma. As atribuies devero adequar-se s competncias dos rgos aos quais se vincularem. O cargo comissionado ou funo gratificada ser superior ou inferior, de chefia ou subordinado, ou ser de mesmo nvel a outro, de acordo com a complexidade e grau de responsabilidades a eles atribudas.

36

O servidor policial que for indicado, nomeado ou designado para cargo comissionado ou funo gratificada dever estar posicionado em um nvel de sua carreira, cujas atribuies sejam compatveis com as competncias tanto do rgo como as das atribuies outorgadas ao dirigente deste, de maneira a formar um conjunto que possibilite cumprir os fins, para os quais o cargo comissionado ou funo de confiana foram criados. Como concluso: quando um servidor efetivo de determinado cargo for indicado e nomeado para exercer cargo de direo ou funo gratificada, as atribuies legais dos dois cargos, ou do cargo efetivo e da funo ho de ter correlao e adequao conforme a complexidade e o grau de responsabilidades das atividades a serem exercidas.

37

3 A HIERARQUIA NA POLCIA FEDERAL


3.1 A hierarquia funcional
Existe uma diferena tnue entre o uso corriqueiro das palavras profisso e carreira. De dicionrio ptrio, destacaram-se definies de interesse a esta pesquisa:
CARREIRA [Do lat. vulg. carraria, i. e., via carraria, 'caminho de carro');. profisso: carreira militar. carreira diplomtica. (Ordenao dos postos, em nveis decrescentes, dos funcionrios efetivos do Ministrio das Relaes Exteriores do Brasil); Fazer carreira:. Alcanar boa posio social e/ou profissional. (FERREIRA, 1997, p. 358). PROFISSO [Do lat. professione.]: Atividade ou ocupao especializada, e que supe determinado preparo: a profisso de engenheiro; a profisso de motorista; Profisso liberal. - Profisso de nvel superior caracterizada pela inexistncia de qualquer vinculao hierrquica e pelo exerccio predominantemente tcnico e intelectual de conhecimentos. (FERREIRA, 1997, p. 1398).

PROFISSO uma atividade especfica na sociedade, e CARREIRA o conjunto dos nveis profissionais a serem atingidos por acesso ou promoo ao longo do tempo em determinada atividade. Pode-se, ainda, chamar de profisso a escolha por uma formao, ou seja, uma rea para atuao ou a atividade que ser exercida. Depois de formado, o profissional passa a trabalhar e colocar em prtica o que aprendeu. evoluo individual do profissional d-se o nome de carreira. Diz respeito ao sucesso do indivduo, ou sua colocao na hierarquia de uma empresa. Como exemplo pode citar os Office-boys, que muitas vezes so promovidos e promovidos, galgando cargos mais elevados que em conjunto com seus estudos, o faz tornar-se gerente ou at mesmo diretor. A CF/88, ao instituir a Polcia Federal, determinou sua estruturao em carreira. Como visto no item 1.2 deste trabalho, a estrutura funcional da Carreira Polcia Federal simples e composta por cinco cargos pblicos de natureza estritamente Policial: Delegado de Polcia, Perito Criminal, Escrivo de Polcia, Agente de Polcia e Papiloscopista Polcia. Cada cargo dividido em quatro nveis, sendo o nvel inicial denominado Terceira Classe, e o final da carreira a Classe Especial. Uma primeira ordenao em uma hierarquia funcional direta, explicitamente, se encontra estabelecida na carreira: Os cargos de Agentes, Escrives e

38

Papiloscopistas so inferiores aos cargos dos Delegados e Peritos, portanto, so os ocupantes daqueles cargos diretamente subordinados a estes em qualquer situao.
Decreto-Lei n 2.320, de 26 de janeiro de 198722 Art. 1 A Carreira Polcia Federal far-se- nas categorias funcionais de Delegado de Polcia Federal, Perito Criminal Federal, Censor Federal23, Escrivo de Polcia Federal, Agente de Polcia Federal e Papiloscopista Polcia Federal, mediante progresso funcional, de conformidade com as normas estabelecidas pelo Poder Executivo. 1 As categorias funcionais de Delegado de Polcia Federal, Perito Criminal e Censor Federal so classificadas como categorias de nvel superior. 2 As categorias funcionais de Escrivo de Polcia Federal, Agente de Polcia Federal e Papiloscopista Polcia Federal so classificadas como categorias de nvel mdio. (BRASIL, 1987).

No h uma relao hierrquica funcional entre os ocupantes dos cargos de delegados e peritos, estabelecendo-se somente uma subordinao administrativa, com relao ao nvel ocupado pelo servidor: um delegado ocupante da 1 Classe ser superior a um perito da 2 Classe ou, um perito de classe especial ser superior ao delegado de 1 classe. Ao escolher por profisso a atividade POLICIAL FEDERAL, o candidato, depois de aprovado em regular concurso pblico e concluir o curso de formao profissional do cargo almejado, sendo nomeado e tomando posse, inicia sua carreira na 3 classe. Trabalhando e colocando em prtica o que aprendeu, sua evoluo individual na profisso dar-se- medida que passa o tempo. Atingindo os requisitos exigidos (avaliao satisfatria e 5 anos de efetivo exerccio), promovido para as classes seguintes (2 e 1), e ser promovido ao topo da carreira (classe especial) aps mais cinco anos de efetivo exerccio, avaliao satisfatria e aprovao no Curso Superior ou Especial de Polcia. No havendo percalos durante sua evoluo profissional, o servidor, em um prazo mnimo de 15 anos, percorrer toda carreira prevista para o cargo ocupado: O ordenamento jurdico que regulamenta a Carreira Policial Federal,

22 23

Dispe sobre o ingresso nas categorias funcionais da Carreira Policial Federal e d outras providncias; A partir da CF/88, e a inteligncia de seu Art. 21, inciso XVI c/c Art. 23 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, os titulares destes cargos no mais tiveram atribuies no DPF e, posteriormente, a Lei 9.688/98 declarou a extino dos cargos de Censor Federal, e disps sobre o aproveitamento dos servidores remanescentes nos cargos de Perito Criminal e de Delegado de Polcia Federal;

39

explicitamente, ordena de forma cristalina os nveis de cada cargo especfico, no deixando margens de dvidas de qual classe superior ou inferior ou, de quem estaria subordinado a quem.
Decreto-Lei n 2.320, de 26 de janeiro de 1987 Art. 2 A hierarquia na Carreira Policial Federal se estabelece primordialmente das classes mais elevadas para as menores... . (BRASIL, 1987).

da evoluo na carreira que se delineia a ordem hierrquica entre as classes de cada cargo, consubstanciando-se esta na subordinao dos cargos inferiores aos superiores: Os ocupantes de terceira classe so subordinados e inferiores aos de 2, 1 e Especial; os de segunda aos de 1 e Especial e, este ltimo, superior a todas. Ao recorrer norma (Portaria n 523, do Ministro de Estado de Planejamento de 28 de julho de 198924) que atribui a cada cargo da carreira as caractersticas especficas de suas atividades, constata-se a inteligncia do artigo 5 e seu inciso II da Lei n 5.645/70. A hierarquizao entre as classes se formaliza. Para cada cargo, as classes superiores apresentam atividades especficas mais complexas e com maior grau de dificuldades do que as atividades atribudas s classes inferiores. No caso do Delegado de Polcia Federal, so caractersticas especficas de cada atividade a serem praticadas pelos ocupantes de cada classe, conforme quadro abaixo: Quadro 06:
CLASSES ESPECIAL

Caractersticas especficas das atribuies do cargo de Delegado de Polcia Federal:


CARACTERISTICAS ESPECIFICAS Atividades de nvel superior, envolvendo DIREO, SUPERVISO COORDENAO, ASSESSORAMENTO E CONTROLE, no mais alto nvel de hierarquia da administrao Policial federal, bem como articulao e intercmbio Policial a nvel internacional. Atividades de nvel superior, envolvendo PLANEJAMENTO, SUPERVISO, ORIENTAO, COORDENAO, EXECUO E CONTROLE no mbito das investigaes, operaes Policiais e da segurana das atividades do rgo e respectivas instalaes, bem como estudos visando modernizao da Instituio e dos trabalhos policiais e intercmbio policial internacional. Continua...

1 CLASSE

24

Aprova, na forma dos Anexos I e II que integram a Portaria, as caractersticas de classes pertinentes aos cargos de nvel superior e mdio da Carreira Policial Federal, do Departamento de Polcia Federal, de que tratam os Decretos-Lei n. 2.251, de 26 de fevereiro de 1985 e n 2.320, de 26 de janeiro de 1987;

40

Continuao Quadro 06:


CLASSES

Caractersticas especficas das atribuies do cargo de Delegado de Polcia Federal:


CARACTERISTICAS ESPECIFICAS Atividades de nvel superior, envolvendo ORIENTAO E EXECUO DE TRABALHOS relacionados com as atividades e com o desempenho do rgo, a instaurao e presidncia de procedimentos policiais de investigao e a participao em procedimentos disciplinares, bem como, em grau auxiliar, planejamento e estudos preliminares, predominantemente tcnicos, com vistas preveno e a represso de ilcitos penais. Esta classe foi criada pela Lei n 11.095 de 13 de janeiro de 2005.25 Dados extrados a partir do texto da Portaria n 523, de 28 de julho de 1989.

2 CLASSE

3 CLASSE

Como se constata a olhos vistos, no caso dos delegados (como nos demais cargos da carreira), medida que o servidor vai alcanando um nvel superior, estabelece-se de imediato o aumento de complexidade em suas novas atribuies e um maior grau de responsabilidades nas atividades a serem desempenhadas com relao s caractersticas especficas da classe anterior. Quadro 07: Progresso na carreira do cargo de Delegado Federal em razo do aumento da complexidade e grau de responsabilidades das novas atribuies:

Dados extrados a partir do texto da Portaria n 523, de 28 de julho de 1989.

25

A norma criou o cargo de 3 Classe, indicando-o como cargo inicial da carreira, mas no especificou suas atribuies. At o trmino desta pesquisa, no foi editada nenhuma norma atribuindo atividades especificas a esta classe;

41

A ordenao das classes da Carreira Policial Federal em nveis diferentes se encontra organizada em norma especfica, tal e qual nas instituies de natureza militar, e adequando-se ao determinado no artigo 5, inciso II da Lei n 5.645/70. E obedece-se ao mandamento: medida que o ocupante do cargo Policial sobe de nvel em sua carreira, aumenta sua autoridade em razo do aumento de complexidade e grau de responsabilidade das atividades exigidas nas classes superiores. No satisfeito o legislador, ainda fez constar no Regime Pblico dos Policiais Civis Federais26 outro tipo de vinculao hierrquica: aquela onde os servidores so ordenados de acordo com o seu tempo efetivo de servio pblico. Trata-se de simples conseqncia estrita obedincia ao mandamento constitucional que regulamenta o chamamento de candidatos aprovados, nos concursos pblicos por eles realizados. A norma organiza servidores posicionados em uma mesma classe, permitindo identificar quem ter preferncia a quem, a fim de exercer ou ser beneficiado por direitos e benefcios concedidos em lei. No regime jurdico em vigor da PF, Decreto n 59.310, de 23 de setembro de 196527, esse tipo de ordenao denominada ANTIGUIDADE, estando previsto e regulamentado nos artigos 79 e 80:
Art. 79 A antiguidade de classes ser contada:

I Nos casos de nomeao, readmisso, transferncia a pedido, reverso ou aproveitamento, a partir da data em que o funcionrio entrar no exerccio do cargo; II Nos casos de promoo e readaptao, a partir de sua vigncia;

III No caso de transferncia "ex officio", considerando-se o perodo de exerccio que o funcionrio possua na classe quando foi transferido. Art. 80 Quando ocorrer empate na classificao por antiguidade ter preferncia, sucessivamente: 1 2 3 o funcionrio de maior tempo de servio pblico federal; o de maior tempo de servio pblico; o de maior prole;

26 27

Lei n 4.878 de 03 de dezembro de 1965; Dispe sobre o regime jurdico dos Funcionrios Policiais Civis do Departamento Federal de Segurana Pblica e da Polcia do Distrito Federal, na forma prevista no artigo 72 da Lei n 4.878/65;

42

o mais idoso.

1 Quando se tratar de classe inicial, o primeiro desempate ser feito pela classificao alcanada no curso para ingresso na srie de classes, representadas pelas mdias finais apuradas pela Academia Nacional de Polcia. (BRASIL, 1965).

A Polcia Federal, tendo como um de seus fundamentos a hierarquia, e diante desse tipo de ordenao, at em face da rigorosa obedincia ordem de classificao prevista em seu regime jurdico, h de caracterizar, tambm, dentre os policiais posicionados em uma mesma classe, uma ordenao de forma a poder identificar quem ser superior a quem, ou quem estar subordinado a quem. A antiguidade na carreira policial se identifica tendo como referncia: 1. Na classe inicial, primeiramente, a data de posse no cargo e, havendo empate, busca-se verificar as mdias finais (classificao) apuradas pela ANP/DPF no curso de formao profissional realizado. Nas classes seguintes, tem-se por base a data de vigncia da progresso, e, havendo empate, o primeiro critrio de desempate ser do servidor que tiver maior tempo de servio na seara federal28.

2.

Constata-se, assim, a semelhana e adequao dos elementos contidos que regulamentam a hierarquia funcional nas instituies militares brasileiras, sendo aqueles os mesmos elementos contidos nas normas que regulamentam a hierarquia na Polcia Federal: Quadro 08: Comparativo entre os elementos da hierarquia nas instituies militares e na Polcia Federal: POLCIA FEDERAL
A autoridade e a responsabilidade crescem com o grau hierrquico. A ordenao da autoridade, em nveis (classes) diferentes A ordenao dentro de uma mesma classe se faz pela antigidade na classe. O respeito hierarquia consubstanciado no esprito de acatamento seqncia de autoridade.

INSTITUIES MILITARES
A autoridade e a responsabilidade crescem com o grau hierrquico. A ordenao da autoridade, em nveis diferentes. A ordenao dentro de um mesmo posto ou graduao se faz pela antigidade no posto ou na graduao. O respeito hierarquia consubstanciado no esprito de acatamento seqncia de autoridade.

Da, poder-se concluir que so princpios que regem a hierarquia funcional na Polcia Federal:
28 Em nosso entendimento, uma incoerncia da Lei, pois a primeira referncia em caso de empate, pela lgica, seria considerar o servidor mais antigo na classe que foi promovido, aquele que tivesse maior tempo de servio na classe anterior;

43

a)

aumento

da

complexidade

das

atividades

do

grau

de

responsabilidades atribudas a cada cargo efetivo; e, b) O tempo efetivo de servio na classe em que se encontrar o servidor.

E, finalmente, quanto ordenao dos cargos efetivos no Departamento de Polcia Federal, afirmar: I. NA POLCIA FEDERAL, A ORDENAO HIERRQUICA ENTRE OS CARGOS DE SUA CARREIRA OCORRER DE ACORDO COM O AUMENTO DA COMPLEXIDADE DAS ATIVIDADES E DO GRAU DE RESPONSABILIDADES ATRIBUIDAS CLASSE EM QUE SE ENCONTRAR O SERVIDOR, CRESCENDO ASSIM SUA AUTORIDADE. II. ESTANDO O SERVIDOR POSICIONADO EM UMA MESMA CLASSE QUE OUTRO, TAMBM HAVER UMA ORDEM HIERRQUICA A SER OBSERVADA E OBEDECIDA, DE ACORDO COM O TEMPO DE SERVIO EFETIVO NA POSIO QUE SE ENCONTRAREM, A FIM DE ESTABELECER NAQUELES QUE TIVEREM MAIS TEMPO DE SERVIO EM SUA CLASSE UMA SUPERIORIDADE HIERRQUICA SOBRE AQUELES QUE TIVEREM MENOR TEMPO.

3.2 A hierarquia e os cargos de chefia


O poder de mando ou responsabilidades administrativas pela gesto do DPF no diretamente atribudo aos titulares dos cargos efetivos da Carreira Policial Federal. Como visto no item 1.4 deste trabalho, no DPF, as funes de direo, chefia e assessoramento (cargos comissionados e funes gratificadas) so aquelas estabelecidas no Decreto n 6.061, de 15 de maro de 200729, e que foram disponibilizadas pelo Ministrio da Justia. No caso do DPF: Quem indica quem ir ocupar o cargo de Direo-Geral da PF o Ministro da Justia, pois o Departamento da Polcia Federal faz parte da estrutura regimental de seu Ministrio. O ato de nomeao assinado pelo Ministro
29 Veja-se ANEXO B s fls. 84/86;

44

Chefe da Casa Civil da Presidncia da Repblica; O Diretor-Geral do DPF quem indica os ocupantes das seis diretorias e a Corregedoria Geral previstas na alnea g do artigo 2 do Decreto 6061/1985, as Superintendncias Regionais e as adidncias das embaixadas30. O ato de nomeao assinado pelo Ministro Chefe da Casa Civil da Presidncia da Repblica; Quanto aos demais cargos comissionados, seus ocupantes so indicados pelos dirigentes dos rgos inferiores Direo-Geral, aonde os servidores iro atuar. O Diretor-Geral, em homologando as indicaes, remete solicitao para o Senhor Secretrio-Executivo do Ministrio da Justia, que assina e manda publicar no dirio oficial os respectivos atos de nomeaes; Quanto s funes gratificadas (cargos de chefia), os seus ocupantes so indicados pelo gestor do rgo aonde os servidores iro atuar. O DiretorGeral, em homologando a indicao, o Diretor de Gesto de Pessoal assina e manda publicar no dirio oficial o respectivo ato de designao. No caso, os servidores que iro exercer as atividades inerentes a esses cargos (DAS) e funes (FGs) so nomeados ou designados de acordo com as regras dos incisos I, II (2 parte) e V do Art. 37 do texto constitucional:
CONSTITUIO FEDERAL/1988 Art. 37 A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: I os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; II a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvada as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao; ... 30 Adido: Pessoa no pertencente aos quadros diplomticos designada para servir junto a uma embaixada como representante de interesses especficos Exemplos: adido cultural, adido militar, adido de imprensa, adido policial, etc. Os adidos policiais federais acreditados juntos s representaes diplomticas brasileiras no exterior so subordinados administrativamente aos chefes das misses diplomticas e vinculados tecnicamente ao Diretor-Geral (Art. 44 da Portaria n 1825/2006 do Ministrio da Justia);

45

V as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento; (BRASIL, 1988, grifo nosso).

No quadro 03 do Item 1.4 (quantitativo de cargos e funes gratificadas disponibilizadas para o DPF) desta pesquisa, em consonncia com o que se est estudando, pela ordenao, codificao das gratificaes ali indicadas e pela denominao das Autoridades a quem se destinam as gratificaes disponibilizadas, h de se presumir a existncia de uma hierarquizao entre os servidores designados e nomeados para o exerccio das respectivas atribuies. Quer dizer, os cargos que tiverem suas atribuies de maior complexidade e grau de responsabilidades, em tese, sero considerados superiores queles com menor grau de complexidade e responsabilidades: Quadro 09: Evoluo do nvel hierrquico dos cargos em comisso (DAS) e Funes Gratificadas (FGs) disponibilizadas ao DPF pelo M.J., em razo do aumento da complexidade e grau de responsabilidades das novas atribuies a serem exercidas pelo ocupante do cargo:

DAS101.6

DAS101.3

DAS102.1

FG2

DAS e FGs no DPF

FG3

De acordo com interpretao do Dec. n 6.061/2007.

O raciocnio se refora ao se buscar nas normas regulamentadoras respectivas as atribuies especficas de cada cargo comissionado e funes

46

gratificadas existentes no DPF 31: QUADRO 10: Normas que regulamentam as atribuies especficas de cada cargo comissionado e funo gratificada existentes no DPF:
DECRETO 6.061 15 de maro de 2007 Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comisso e das Funes Gratificadas do Ministrio da Justia, e d outras providncias PORTARIA N 1.825 Ministrio da Justia, de 13 de outubro de 2006. Aprova o Regimento Interno do Departamento de Polcia Federal RIDPF, na forma do Anexo a esta Portaria Competncia no se presume; entretanto, uma vez assegurada, entende-se conferida com a amplitude necessria para o exerccio do poder ou desempenho da funo a que se refere lei. (MAXIMILIANO, 1979, p. 265).

Desta forma, afirma-se que trs ordenaes hierrquicas concorrem, concomitantemente, no Departamento de Polcia Federal, e todas mantm sintonia com o disposto artigo 5, inciso II da Lei n 5.645/70: 1. A primeira, ESTRUTURAL32: A ordenao verificada no organograma estrutural da Instituio, onde os rgos que constituem o DPF so disponibilizados em nveis hierrquicos. Constata-se a adequao entre os nveis apresentados no organograma com o aumento da complexidade e grau de responsabilidades indicadas nas competncias atribudas a cada rgo pelas normas contidas no Decreto n 6.061/2007, Anexo I, Captulo II, Art.2, inciso II, alnea g, e Captulo III, Seo II, Art. 29 a 36, c/c Portaria n 1.825/2006 do Ministrio da Justia, em seu Captulo II, Art. 2 e Captulo III; 2. A segunda, FUNCIONAL: A ordenao verificada em razo do disposto no Decreto-Lei n 2.251/1985 c/c Art. 2 do Decreto-Lei n 2.320/1987 c/c Portaria n 523/1989, do Ministrio do Planejamento; 3. A terceira, ADMINISTRATIVA: A ordenao verificada em razo da obedincia e observao as atribuies descritas nas normas do Decreto n 6.061/2007, em seu Anexo I, Captulo IV, Sees III a V, c/c a Portaria n 1.825/2006 MJ, em seu Captulo IV, artigos 28 a 41. Em todas elas, as denominaes superiores ou inferiores, hierrquicas ou
31 32 Veja-se no ANEXO C s fls. 87/99, relao individualizada de todas as atribuies especficas; Veja-se item 1.3 da pesquisa;

47

subordinadas, mais importantes ou menos importantes, sero caracterizadas a partir da verificao e anlise dos graus de responsabilidades e do aumento de complexidades nas atividades especficas ou competncias atribudas, previstas nas normas que regulamentam o funcionamento do DPF, para cada rgo, classe do cargo efetivo da carreira policial e, dos cargos comissionados ou funes gratificadas disponibilizados para a Instituio. No h como negar: para ocupar os cargos comissionados e funes de confiana disponibilizadas para o DPF, o servidor policial indicado, nomeado ou designado dever estar situado em um nvel de sua carreira (cargo e classe), cujas atribuies ou atividades especficas apresentem correspondncia com as atribuies e competncias do cargo comissionado ou funo gratificada a serem exercidas. Para um esclarecimento do que seja maior complexidade e grau de responsabilidade da atribuio a ser exercida, dever-se- identificar nas normas citadas a principal conduta (ou aes) a ser exercida pelo ocupante do cargo.
H enunciados sobre o acto cujo sentido o comando, a permisso, a atribuio de um poder ou competncia. O sentido dessas proposies, porm, no o de um enunciado sobre um facto da ordem do ser, mas uma norma da ordem do dever-ser, quer dizer, uma ordem, uma permisso, uma atribuio de competncia. (KELSEN, 1979, p. 25).

Assim, a conduta principal ser identificada pelo ncleo33 da norma regulamentadora que especifica as competncias, atribuies e atividades de, respectivamente, cada rgo que compe a estrutura da instituio, cada cargo funcional e de cada cargo comissionado e das funes gratificadas. Exemplificando: O rgo Gabinete do Diretor-Geral, na estrutura organizacional, se encontra no pice, no nvel mais alto do organograma estrutural da Instituio. O cargo comissionado de Diretor-Geral do DPF o cargo administrativo de maior importncia no mbito da Instituio. Para o exerccio das atribuies inerentes a este cargo de dirigente maior, dever o servidor policial federal indicado ter permisso descrita em norma para PLANEJAR, DIRIGIR, COORDENAR, ORIENTAR, ACOMPANHAR E AVALIAR a execuo das atividades dos diversos rgos que compem o
33 Ncleo: O centro, o ponto central, a parte principal, de um todo. Na teoria da tipicidade, ncleo o verbo existente na descrio legal, in abstrato, de um crime. (MAGALHES, 1997, p. 623);

48

Departamento34. Portanto, ao se consultar as atividades especficas de cada classe dos cargos efetivos que compem a Carreira Policial Federal, ali sero constatadas que somente um servidor que estiver posicionado no nvel CLASSE ESPECIAL do cargo de DELEGADO DE POLCIA FEDERAL poder exercer estas atribuies, pois o nico cargo da carreira que autoriza ou se atribui ao servidor exercer as atividades de DIREO, SUPERVISO, COORDENAO, ASSESSORAMENTO E CONTROLE NO MAIS ALTO NVEL DE HIERARQUIA DA ADMINISTRAO POLICIAL FEDERAL. E desta situao j se pode extrair uma limitao ao poder de indicao que tem o ocupante do cargo de MINISTRO DA JUSTIA. No havendo previso legal para que o cargo de Diretor-Geral do DPF tenha de ser preenchido ou ocupado por servidor da Carreira Policial Federal, tem o Ministro de Estado o poder assegurado na Constituio para escolher qualquer pessoa de sua confiana35 para ocupar e exercer as atividades inerentes a esse cargo comissionado. Entretanto, caso venha a indicar um servidor da Carreira Policial Federal para exercer o cargo de DIRETOR-GERAL da Polcia Federal, no poder escolher qualquer policial pertencente aos quadros da carreira. S poder exercer as atribuies de dirigente do DPF um servidor titular do cargo de delegado de polcia federal e que esteja ocupando o nvel da classe especial. desta forma que sero observados os princpios que regem o instituto da hierarquia no DPF, e obedecidas as normas que o regulam no mbito da instituio. Ainda, dando prosseguimento estrutura organizacional da PF, analisandose o organograma e o texto do decreto que organiza o Ministrio da Justia, identificaram-se outros rgos e cargos considerados de mais alto nvel na hierarquia da Administrao Policial Federal. Pelo teor do Art. 2, inciso I, alnea g do Decreto n 6.061/2007 so os seguintes:
1. 2. 3. Diretoria-Executiva; Diretoria de Combate ao Crime Organizado; Corregedoria-Geral de Polcia Federal;

34 35

Art. 45 do Decreto n 6.061/2007; O cargo de Diretor-Geral do DPF j foi ocupado por General e Coronel do Exrcito e, Delegado de Polcia Civil do Estado de So Paulo;

49

4. 5. 6. 7.

Diretoria de Inteligncia Policial; Diretoria Tcnico-Cientfica; Diretoria de Gesto de Pessoal; e Diretoria de Administrao e Logstica Policial. (BRASIL, 2007).

E no exame do organograma, por estarem subordinados e vinculados diretamente ao Gabinete do Diretor-Geral, ainda podem ser considerados como integrados ao mais alto nvel da hierarquia da Instituio, as Superintendncias Regionais e Adidncias nas embaixadas36. Desta forma, o Diretor-Geral ao indicar servidores (tem que ser ocupante da Carreira Policial Federal) para ocupar os cargos relacionados no Art. 2, inciso I, alnea g do Decreto n 6.061/2007, dever se submeter e obedecer aos princpios da hierarquia e s normas que o regulamentam no mbito da Instituio. Est obrigado a observar se os Policiais (delegados ou peritos) indicados ocupam o nvel da classe especial de seus cargos. E, ainda, especificamente, quanto ao cargo de Diretor Tcnico-Cientifico, s poder indicar servidor titular da classe especial de Perito Criminal, pois, no mbito da criminalstica, somente servidor titular desse cargo efetivo poder exercer as atividades especficas de Direo, Planejamento, Superviso, Orientao, Coordenao e Controle. E assim, toda vez que ocorrer a necessidade de indicar servidor policial para ocupar cargo comissionado ou designado para exercer uma funo gratificada disponibilizados para a Polcia Federal, a autoridade competente dever verificar se o nvel (classe) do cargo ocupado adequado, e se atribuies da classe guardam relao com as atribuies e competncias atribudas ao cargo comissionado ou funo gratificada a ser exercido. Caso a autoridade no o faa, estar deixando de observar os princpios que regem o instituto da hierarquia e desobedecendo s normas que o regulamentam no mbito do DPF. E de pronto, ao serem observados os princpios do instituto da hierarquia e obedecidas s normas que o regulamentam no mbito da PF, j se restringe, com relao
36

ao

exerccio

das

atribuies

dos

cargos

comissionados

(DAS)

Portaria 1825/2006 do Ministro da Justia: Art. 44. Os adidos policiais federais acreditados juntos s representaes diplomticas brasileiras no exterior so subordinados administrativamente aos chefes das misses diplomticas e vinculados tecnicamente ao Diretor-Geral. Art. 45. As Superintendncias Regionais so subordinadas administrativamente ao DiretorGeral e vinculadas tcnica e normativamente s Unidades Centrais;

50

disponibilizados para a instituio, a indicao de servidores Policiais que estejam ocupando os nveis de 3 e 2 classe de seus cargos, pois, o servidor de terceira classe37 nem sequer tem atribuies especficas previstas em norma. Quanto aos de 2 classe, estes possuem, apenas, AUTORIZAO LEGAL para exercerem as seguintes atividades especficas: Quadro 11: Caractersticas especficas das atribuies dos cargos de 2 Classe da Carreira Policial Federal:
ATIVIDADES ESPECFICAS ORIENTAO E EXECUO de trabalhos relacionados com as atividades e com o desempenho do rgo. EXECUO de exames periciais. EXECUO de operaes Policiais. Relativas ao CUMPRIMENTO das formalidades legais necessrias aos procedimentos Policiais de investigao ou disciplinares e demais servios cartorrios. EXECUO de coleta, classificao e subclassificao de impresses digitais. Dados extrados a partir do texto da Portaria n 523, de 28 de julho de 1989.

CARGO 2 Classe Delegado Federal Perito Criminal Agente de Polcia Escrivo de Polcia Papiloscopista Policial

Constata-se, ainda, que as atribuies especficas do delegado federal de 2 classe no se amoldam s competncias e atribuies das chefias das Delegacias de Polcia, sejam especializadas, sejam as descentralizadas. Para tanto, basta a simples leitura do inciso I Art. 40 da Portaria Ministerial n 1.825/2006:
Art. 40. Aos Chefes de Delegacia incumbe: I - planejar, coordenar, controlar, fiscalizar e executar as atividades, aes operaes correlatas sua rea de atuao. (BRASIL, 2006, grifo nosso).

No havendo autorizao na lei para que a autoridade policial de 2 Classe possa planejar, coordenar, controlar, fiscalizar operaes correlatas s reas de atuao das delegacias, como conseqncia, no estaro habilitados a exercerem suas chefias, e, no rigor da lei, nem poderiam ser designados de direito, para exercerem as substituies eventuais daquelas chefias. Sintetizando ocorrer: INOBSERVNCIA AOS PRINCPIOS QUE REGEM A HIERARQUIA E DESOBEDINCIA S NORMAS QUE REGULAMENTAM ESTE INSTITUTO, no mbito do DPF, quando o gestor responsvel indicar e nomear para cargos comissionados ou, indicar e designar para as funes gratificadas, servidores policiais cujas atividades especficas atribudas ao cargo e classe a que se
37 At a data de apresentao desta pesquisa, no foi editada a norma dispondo sobre as atribuies dos servidores ocupantes da 3 Classe dos cargos do DPF;

51

posicionarem no mantiverem similitude, ou no se adequarem s atribuies e competncias, respectivamente, tanto dos cargos comissionados ou funes gratificadas, como dos rgos aos quais essas se vincularem. No se pode esquecer que, para manter a hierarquia dentro da instituio, no basta atentar para o cuidado em somente observar e analisar se as atribuies do servidor que ir ocupar o cargo comissionado ou funo gratificada mantm a adequao com as novas incumbncias a serem exercidas. Relembrando, o instituto da hierarquia tem dois princpios: o aumento da complexidade e grau de responsabilidade das atribuies, e o tempo de servio no nvel em que se encontrar o servidor. O gestor ou autoridade competente pode at indicar para ocupar o cargo comissionado ou funo gratificada um servidor recm-promovido, e de sua confiana. Entretanto, para evitar a no obedincia ao instituto da hierarquia, o administrador dever, ainda, tomar providncias no sentido de que no permanea subordinado ao servidor que ocupar cargo comissionado ou funo gratificada outro de mesmo cargo efetivo, que esteja posicionado em classe superior sua. Alm de no permitir a permanncia, sob sua subordinao, daqueles servidores de mesmo cargo efetivo e mesmo nvel, mas com maior tempo de servio efetivo neste. O INSTITUTO DA HIERARQUIA E SEUS PRINCPIOS DEVEM SER OBSERVADOS E OBEDECIDOS NO TODO, E NO SOMENTE EM PARTE DELE. A nica exceo regra justificvel: indicao e nomeao do servidor que ir exercer as atribuies e competncias do cargo de DIRETOR-GERAL, pois, este o nico cargo que no tem, por autoridade competente para sua indicao, um servidor da Carreira Policial Federal. A restrio indicada, in casu para o Ministro da Justia, que se escolha recair em um servidor policial federal para o exerccio do cargo, este dever ser Delegado de Polcia, classe especial, pelas razes j expostas.

52

4 O ATO ADMINISTRATIVO
Ser a conduta de um indivduo prescrita por uma norma objectivamente vlida, equivalente a ser esse indivduo obrigado a essa conduta. Se o indivduo se conduz tal como a norma prescreve, cumpre a sua obrigao, observa a norma; com a conduta oposta, viola a norma, ou, o que vale o mesmo, a sua obrigao. (KELSEN, 1979, p. 35, grifo do autor).

O ato administrativo incorpora a manifestao de vontade do administrador no desempenho das suas funes de poder pblico. So premissas sedimentadas nos estudos de Direito Administrativo: Ao praticar qualquer ato no interesse do Estado, o gestor dever

fundamentar sua deciso em um permissivo legal e em uma norma autorizadora para legitimar a sua vontade; regulamenta. Poder-se-ia emergir uma dvida, diante do tema desta pesquisa, ao confrontar essas verdades jurdicas e a notcia sobre o fundamento constitucional38 comumente utilizado pelos gestores da PF para legitimar os argumentos justificadores da escolha de quaisquer servidores da carreira policial para ocuparem os cargos comissionados ou as funes de confiana subalternas aos seus: O fundamento constitucional pode ser considerado o antecedente legal, para conferir legitimidade sua deciso? Se a Carta Poltica a Lei Suprema de um pas, contra sua letra ou esprito no devem prevalecer resolues dos poderes federais, decretos ou sentenas federais, nem tratados, ou quaisquer outros atos diplomticos. Mas, para sua interpretao, aplica-se todo o processo sistemtico de hermenutica, e a preponderncia ser sempre do processo teleolgico39.
Deve o estatuto supremo condensar princpios e normas asseguradoras do progresso, da liberdade e da ordem, e precisa evitar casustica minuciosidade, a fim de no se tornar demasiado rgido, de permanecer dctil, flexvel, adaptvel a pocas e circunstancias diversas, destinado como a longevidade excepcional. Quanto mais resumida uma lei, mais 38 39 Veja-se item 1.5 desta pesquisa: 2 parte do dispositivo constitucional descrito no Inciso II do Art. 37 da CF/88: ... as indicaes para a ocupao das funes so de livre escolha e confiana de quem ocupa o cargo de direo; Teleolgico: Diz-se de argumento, conhecimento ou explicao que relaciona um fato com sua causa final. (FERREIRA, 1997, p. 1658);

O ato administrativo para ser vlido tem que se sujeitar norma que o

53

geral deve ser a sua linguagem e maior, portanto, a necessidade, e tambm a dificuldade, de interpretao do respectivo texto. (MAXIMILIANO, 1979, p. 305).

Para a interpretao do texto constitucional, a hermenutica indica que leis fundamentais devem ser mais rigorosamente obrigatrias que as leis ordinrias, por condensar a Constituio princpios e normas asseguradoras do progresso, da liberdade e da ordem. Neste sentido, prima facie, haveria certa legitimidade no ato do administrador, ao interpretar o fundamento constitucional encontrado para justificar sua manifestao de vontade. Entretanto, para a dvida emergente a resposta negativa. Pois, antes de exercer o livre arbtrio permitido no princpio utilizado, o gestor dever se submeter aos princpios fundamentais constitucionais a serem observados, obrigatoriamente, pela Administrao Pblica e, obedecidos pela autoridade administrativa na aplicao do direito em suas atividades no caput do mesmo Art. 37 da Carta Magna:
A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. (BRASIL, 1988, grifo nosso).

As decises tomadas so iniciadas por prtica de atos que decorrem do exerccio da funo administrativa, sob um Regime Jurdico de Direito Pblico. Ato administrativo em sentido estrito, todo ato da Administrao Pblica que cria, modifica ou extingui direitos e obrigaes quanto aos administrados ou ela prpria. (MAGALHES, 1997, p. 110). Os elementos dos atos jurdicos e dos administrativos so os mesmos, tanto na doutrina nacional como, na estrangeira. Criam modificam, conservam ou extinguem direitos, apenas distinguindo-se um do outro pela finalidade a ser atingida. Hely L. Meirelles apresenta um conceito para o ato administrativo, restringindo-o para um ato unilateral de vontade:
Ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato, adquirir resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou, a si prpria. (MEIRELLES, 2008, p. 152, grifo nosso).

M. Pestana o apresenta como manifestao do Estado ou de quem lhe faa

54

s vezes, submetido ao Regime Jurdico de Direito Pblico, com a finalidade de conferir concretude s prescries normativas instaladas na lei ou regulamentos, envolvendo relaes jurdicas na Administrao Pblica e entre a Administrao Pblica e os administrados. (PESTANA, 2008, p. 213, grifo nosso). Bandeira de Mello formulou seu conceito como declarao de vontade do Estado (ou de quem lhe faa s vezes) no exerccio de prerrogativas pblicas, manifestada mediante providncias jurdicas complementares da lei a ttulo de lhe dar cumprimento, e sujeitas a controle de legitimidade por rgo jurisdicional. (MELLO, 1995, p. 215, grifo nosso). Zanella Di Pietro o define como a declarao do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurdicos imediatos, com observncia da lei, sob Regime Jurdico de Direito Pblico e sujeita a controle pelo Poder Judicirio. (DI PIETRO, 2000, p. 181, grifo nosso). Verifica-se uma unanimidade a partir dos conceitos elaborados pelos renomados administrativistas nacionais citados, de que o ato administrativo para produzir efeito jurdico tem que estar vinculado a uma norma antecedente para os fins a qual se destina. Razo pela qual, para os objetivos a que se prope este estudo, o conceito apresentado por M. Pestana o melhor indicado, pois, sua definio vincula, objetivamente, o ato administrativo s finalidades das prescries normativas instaladas na lei ou regulamentos envolvendo relaes jurdicas entre a Administrao Pblica e os administrados. A doutrina administrativista classifica o ato administrativo de diversas formas. Para os fins buscados nessa pesquisa a discusso da matria em conformidade de como expedido o ato administrativo, submetendo-o vinculao de uma norma precedente ou ao exerccio do poder discricionrio permitido ao gestor a mais interessante.
Ainda que sejam correntes as expresses "ato vinculado" e "ato discricionrio", em rigor, vinculao ou discricionariedade so predicados atinentes aos condicionantes da vlida expedio do ato ou ao seu prprio contedo. Querem significar, respectivamente, que o agente administrativo est, no que concerne a quaisquer destes aspectos, previamente manietado de maneira estrita pela lei ou que, pelo contrrio, por fora da dico normativa que lhe regula a conduta, dispor, em relao a algum ou alguns deles, de certa liberdade para decidir, no caso concreto, sobre o modo de

55

atender com a mxima perfeio possvel o interesse pblico entregue a seu encargo. (MELLO, 2006, p. 1).

Segundo M. Pestana, essa classificao envolve, s ltimas, os poderes exercidos pela administrao, auxiliando e permitindo realizar na vida prtica, incurses valiosas para deslindes de vcios e equvocos cometidos.
Ato administrativo vinculado aquele praticado em estrito cumprimento de uma previso legal, que determina sua emisso to logo ocorrida a situao prvia e legalmente catalogada; Ato administrativo discricionrio o ato administrativo resultante do exerccio de um poder discricionrio outorgado pela lei, em que o agente, diante um evento ou fato concreto, aplica a soluo tima, em respeito ordem jurdica vigente e, conseqentemente, em resguardo ao interesse da coletividade. (PESTANA, 2008, p. 229, grifo do autor).

Para Hely L. Meirelles, ato vinculado aquele para o qual a lei estabelece os requisitos e condies de sua realizao (MEIRELLES, 2008, p. 170). No se permite arbtrio ao administrador para agir diferentemente do que prescreve a norma. Entretanto, na formalizao, o ato vinculado no implica para o administrador ser um cego ou mero executor automtico da lei, permitindo-se a ele liberdade de decidir sobre a convenincia de sua prtica e escolher a melhor oportunidade de pratic-lo. Quanto ao ato discricionrio, poder o administrador pratic-lo com liberdade de escolha de seu contedo, de seu destinatrio, de sua convenincia, de sua oportunidade e do modo de sua realizao. (Ibid, p. 171). Quanto sua formalizao, este no um instrumento legal concedido ao administrador para permitir que imponha o seu capricho, pois a atividade discricionria no dispensa a lei, nem exerce sem ela, seno com observncia e sujeio a ela. Zanella Di Pietro alerta que o administrador no pode ultrapassar os limites que a lei traa em sua atividade, sob pena de ilegalidade. A vinculao e a discricionariedade so tratadas como poderes do administrador.
A atuao da administrao pblica vinculada quando a lei estabelece a nica soluo possvel diante de determinada situao de fato; ela fixa todos os requisitos, cuja existncia a Administrao deve limitar-se a constatar, sem qualquer margem de apreciao subjetiva. a atuao discricionria quando a Administrao, diante do caso concreto, tem a possibilidade de apreci-lo segundo critrios de oportunidade e convenincia e escolher entre duas ou mais solues, todas vlidas para o direito. (DI PIETRO, 2000, p. 197).

Do exerccio do poder vinculado, tem o administrado o direito subjetivo de

56

exigir da autoridade a edio de determinado ato, sob pena, de no o fazendo, sujeitar-se correo judicial. Quanto ao exerccio pelo gestor do poder discricionrio, implica sua liberdade de atuao adequar-se a limites traados pela lei. Bandeira de Mello, ao elaborar sua classificao dos atos administrativos, aplicou a discricionariedade e a vinculao como prticas de graus de liberdade da administrao. A Administrao, ao praticar um ato vinculado, no tem margem nenhuma de liberdade, pois a lei previamente tipificou o nico possvel comportamento diante da hiptese prefigurada em termos objetivos. O ato discricionrio apresenta certa margem de liberdade na deciso, pois a lei regulou a matria de modo a deixar campo para a apreciao que comporta certo subjetivismo. (MELLO, 1995, p. 242). Em outro estudo sobre o poder discricionrio do gestor, ensina Bandeira de Mello:
A discricionariedade relativa, no sentido de que, ainda quando a lei haja, em sua dico, ensanchado certa margem de liberdade para o agente, tal liberdade poder esmaecer ou at mesmo esvair-se completamente diante da situao em concreto na qual deva aplicar a regra. dizer: ante as particularidades do evento que lhe esteja anteposto, a autoridade poder ver-se defrontada com um caso no qual suas opes para atendimento do fim legal fiquem contidas em espao mais angusto do que aquele abstratamente franqueado pela lei e pode ocorrer, at mesmo que, toda evidncia, no lhe reste seno uma s conduta idnea para satisfao do escopo normativo, por no ser comportada outra capaz de colimar os propsitos da lei em face da compostura da situao. Em sntese: a discrio ao nvel da norma condio necessria mas nem sempre suficiente para que subsista nas situaes concretas. (MELLO, 2006, p. 6).

Desses ensinamentos, podem-se identificar fortes argumentos para defender que no basta simples interpretao literal do fundamento constitucional utilizado pelos administradores do DPF, nas justificativas para as nomeaes e designaes de servidores policiais posicionados em classes inferiores e subalternas em detrimento daqueles ocupantes das classes superiores, aos diversos cargos comissionados e funes de confiana disponibilizadas para a Instituio. Da, poder-se concluir, tanto para o ato administrativo vinculado, como para o ato discricionrio, a legitimao da manifestao da vontade do administrador em ambos os casos se firmar a partir de uma normatizao antecedente.

57

4.1

Os princpios da Administrao Pblica


Princpios jurdicos tm sua fundamentao bsica no direito natural e sua vigncia independe da existncia de qualquer documento ou preceito escrito, como, tambm, deixar de observar um princpio, diretamente, estarse- desobedecendo a uma norma do sistema, em cuja essncia estivesse ele embutido. (DUTRA, 2005, p. 77).

Das disciplinas ministradas nesse Curso Superior de Polcia, uma das mais interessantes foi GESTO DA QUALIDADE, onde no mdulo que foi abordado o
modelo de Excelncia em Gesto Pblica elaborado para ser implementado no Poder Executivo Federal, foi ensinado que por ser esse pblico, dever se encontrar alicerado em fundamentos de natureza pblica das organizaes e para ser contemporneo, em fundamentos prprios da moderna gesto. Juntos esses fundamentos definem o que se entende por excelncia em gesto pblica. Indica que os primeiros fundamentos so constitucionais, prprios da natureza pblica, esses estando previstos no Art. 37 da atual Carta Magna:
Excelncia dirigida ao cidado A excelncia em gesto pblica pressupe ateno prioritria ao cidado e sociedade, na condio de usurios dos servios pblicos e destinatrios das aes do estado; Legalidade Estrita obedincia lei. Nenhum resultado poder ser considerado bom e, nenhuma prtica de gesto poder ser reconhecida como excelente revelia da lei; Moralidade Pautar a gesto pblica em princpios morais de aceitao pblica; Impessoalidade No fazer distino de pessoas. O tratamento diferenciado deve restringir-se aos casos previstos em lei. A cortesia, a rapidez do atendimento e o conforto so valores de um servio pblico de qualidade e devem ser agregados a todos indistintamente e, os usurios so todos preferenciais; Publicidade Ser transparente, dar publicidade aos dados e fatos, possibilitando e induzindo ao controle social; Eficincia Fazer o que precisa ser feito, com o mximo de qualidade ao menor custo e, buscar a melhor relao entre qualidade do servio e gasto. (Gesto da Qualidade, Apostila Mdulo 04, 2008, no paginado).

Em verdade, no texto constitucional no existe expressamente o fundamento Excelncia dirigida ao cidado e nem este princpio relacionado e mencionado pelos doutrinadores administrativistas pesquisados. Quanto aos demais princpios que a disciplina relacionou, todos fazem parte da norma constitucional do caput do Art.37 da Constituio.

58

Bandeira de Mello ensina que a norma constitucional do artigo 37 o cnone40 regente da Administrao Pblica. (MELLO, 1995, p. 59). Na Carta Magna, encontram-se relacionados cinco princpios fundamentais a serem observados pela Administrao Pblica e obedecidos pela autoridade administrativa: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, eficincia. So princpios prprios do Direito Administrativo que servem como elementos informativos e interpretativos. (COSTA, 1981, p. 59). Constata-se, que a partir do entendimento de cada princpio que se submete Administrao Pblica, descobre-se que no foi toa que o legislador os fez mencionar na Carta Suprema, pois, implicitamente, para cada princpio fundamental do Direito Administrativo indicado, existe no texto constitucional sua razo de ser. a) Princpio da Legalidade41

No se aplica na Administrao Pblica o princpio da autonomia da vontade e nem o entendimento, segundo o qual a discricionariedade que a lei confere ao agente pblico legitima qualquer conduta deste, impedindo, assim, o exame pelo poder judicirio. Pelo Princpio da Legalidade, tem-se que Administrao Pblica uma atividade desenvolvida debaixo, na forma, nos limites e para atingir os fins assinalados pela lei. Ser sempre necessria a previso legislativa como condio de validade de uma atuao administrativa, e essencial que tenham, efetivamente, acontecido os fatos para os quais a lei estipula uma conseqncia. Armando Costa inicia seu entendimento do princpio da legalidade como o brocardo jurdico de que o cidado tudo pode fazer desde que no esteja proibido, mas a Administrao Pblica somente poder fazer aquilo a que por lei estiver autorizado. (COSTA, 1996, p. 47). O comando axiomtico configura uma obedincia, e no uma prerrogativa da autoridade pblica. Bandeira de Mello salienta que a administrao completamente submissa lei e afirma que o princpio da legalidade se assenta na prpria estrutura do Estado de Direito e do sistema constitucional como um todo. O autor indica como razes
40 41 Cnon: [Do lat. canon, onis < gr. kann, 'talo'; 'regra', 'norma'.]; Regra, disciplina, mandamento geral de onde se inferem regras especiais. (FERREIRA, 1997, p. 337); [Do lat. med. legalitate.] S. f. Qualidade ou estado de legal; conformidade com a lei; legitimidade. ext. Juridicidade. (FERREIRA, 1997, p.1017);

59

constitucionais do Princpio da Legalidade os artigos 5, caput e seu inciso II, e 84, inciso IV:
Estes dispositivos atribuem ao princpio em causa uma compostura muito estrita e rigorosa, no deixando vlvula para que o executivo se evada de seus grilhes. , alis, o que convm a um pas de to acentuada tradio autocrtica, desptica, na qual o Poder Executivo, abertamente ou atravs de expedientes pueris cuja pretensa juridicidade no iludiria sequer um principiante viola de modo sistemtico direitos e liberdades pblicas e tripudia vontade sobre a repartio de poderes. (MELLO, 1995, p. 58-59).

O Princpio da Legalidade no pode ser entendido como um simples cumprimento formal das disposies legais. Zanella Di Pietro afirma que em decorrncia desse princpio no pode a Administrao Pblica, por simples ato administrativo, conceder direitos de qualquer espcie, criar obrigaes ou impor vedaes ao administrado. (DI PIETRO, 2000, p. 68). O princpio no se coaduna com a mera aparncia de legalidade, mas, ao contrrio, requer uma ateno especial para com o esprito da lei e para com as circunstncias do caso concreto. b) Princpio da Impessoalidade42

O Princpio da Impessoalidade resume a idia de que a administrao pblica tem o dever de tratar a todos os administrados sem favoritismo nem perseguio. O princpio est relacionado com a finalidade pblica que deve nortear toda Administrao Pblica: significa que a Administrao no pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, uma vez que sempre o interesse pblico que tem que nortear o seu comportamento. (DI PIETRO, 2000, p. 71). Bandeira de Mello remete as razes do princpio ao prembulo do artigo 5 da Constituio. O princpio no seno o prprio princpio da igualdade: se todos so iguais perante a lei, logo, todos so iguais perante a Administrao. Interesses particulares no podem interferir na atuao administrativa. (MELLO, 1995, p. 68). Desta forma, que, ao decidir, dever a autoridade pblica tratar todos os administrados sem discriminaes benficas ou prejudiciais. Devem ser considerados intolerveis os atos de favoritismos ou de perseguies. A administrao no deve se deixar envolver por interferncias polticas ou ideolgicas, simpatias ou animosidades pessoais. Deve, ainda, evitar e no se
42 [De impessoal + -(i)dade.] S. f. Qualidade ou carter de impessoal; Significao de impessoal: Que no se refere ou no se dirige a uma pessoa em particular, mas s pessoas em geral; Independente de, ou sobranceiro a qualquer circunstncia ou particularidade. (FERREIRA, 1997, p. 922);

60

permitir emitir decises sectrias ou oriundas de faces ou grupos de qualquer espcie. c) Princpio da Moralidade Administrativa43

A Constituio Federal elegeu como um de seus princpios fundamentais a Moralidade como um todo, esperando-se, assim, poder confiar em uma nova ordem administrativa baseada na confiana, na boa-f, na honradez e na probidade. A prpria Carta Poltica configura como cometimento de crime de responsabilidade (Artigo 37, caput, 4) a no observncia desse princpio, inclusive, indicando e ensejando a propositura de ao popular (Art. 5, inciso LXXIII):
Art. 5 inciso LXXIII Qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia. Art. 37 4 Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. (BRASIL, 1988, grifo nosso).

Em obedincia ao princpio, a Administrao e seus agentes devem atuar observando os padres ticos. A autoridade pblica deve proceder, em relao aos administrados, de forma sincera, sendo-lhe vedado qualquer comportamento astucioso, que confunda ou dificulte o exerccio do direito por parte do cidado. Zanella Di Pietro apresenta uma distino entre moral e direito representando-os como dois crculos concntricos, onde o maior corresponde moral e o menor ao direito, e onde a licitude e a honestidade seriam os traos distintivos entre os institutos jurdicos, o que indicaria a verdade implcita no brocado, non omne quod licet honestum est44. (DI PIETRO, 2000, p. 77, grifo da autora). Bandeira de Mello ressalta que violar este princpio implicaria a violao do prprio direito configurando ilicitude, sujeitando a conduta violada invalidao. O Princpio da Moralidade Administrativa est em sintonia com a

43 44

[Do lat. moralitate] S. f. Qualidade do que moral. P. ext. Significao de moral: Filos. Conjunto de regras de conduta consideradas como vlidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada. (FERREIRA, 1997, p. 1158); Nem tudo o que legal honesto;

61

finalidade do artigo 37 da Carta Magna, compreendendo em suas origens os princpios da boa f e lealdade com os administrados.
Segundo os cnones da lealdade e da boa-f a Administrao haver de proceder em relao aos administrados com sinceridade, lhaneza, sendolhe interdito qualquer comportamento astucioso, eivado de malcia, produzido de maneira a confundir, dificultar ou minimizar o exerccio de direitos por parte dos cidados. (MELLO, 1995, p. 69).

O Princpio da Moralidade Pblica contempla a determinao jurdica da observncia de preceitos ticos produzidos pela sociedade, varivel segundo as circunstncias de cada caso. O gestor tem que proceder em relao a seus subordinados com sinceridade e lisura. A autoridade pblica fica impedida de agir atravs de comportamentos astuciosos produzidos no sentido de confundir, dificultar ou minimizar o exerccio de direitos por parte dos administrados. d) Princpio da Publicidade45

O artigo 37 da Constituio estampa o Princpio da Publicidade, aplicvel a todos os poderes e em todos os nveis de governo. O princpio exige ampla divulgao dos atos praticados pela administrao pblica, impondo, assim, a plena transparncia na atividade administrativa, exatamente, para que os administrados possam conferir se est bem ou mal conduzida. Na Administrao Pblica, s se admite o sigilo quando imprescindvel segurana da sociedade e do Estado, pois assim que determina a norma Constitucional do Artigo 5, Inciso, XXXIII (direito informao) numa das sustentaes fundamentais do princpio. Ainda, para reforar as bases constitucionais do Princpio da Publicidade, cuidou o constituinte de assegurar ao cidado no s o direito de obter informaes sobre sua pessoa junto Administrao, como, tambm, lhe assegurar a garantia de que se esse pedido lhe for negado por motivo no previsto em lei, poder recorrer ao judicirio, tudo conforme as normas do artigo 5, incisos XXXIV, alnea b, LX e LXXII, alnea a. (MELLO, 1995, p. 68-69). M. Pestana pe o principio da publicidade como nsita ao Estado Democrtico de Direito, exigindo-se de maneira induvidosa, absoluta transparncia

45 [De pblico + -(i)dade; fr. publicit.]; Relativo a Publicao de matria geral de interesse de uma organizao, por veculo de comunicao. [Nesta acepo a publicidade no paga.]; Carter do que feito em pblico: a publicidade dos debates judiciais. (FERREIRA, 1997, p. 1414);

62

na prtica de atos pelo Poder Pblico, sendo regra na ordem constitucional brasileira.
Sob a tica do Direito Administrativo, o princpio da publicidade o feixe de enunciados alojados na Constituio Federal e, a partir da, no plano legislativo, que exige a divulgao a todos, dos contedos dos atos e das decises j tomadas ou que se encontrem em formao no mbito da Administrao Pblica. (PESTANA, 2008, p. 191).

a regra geral: os atos praticados pelos Agentes Administrativos no devem ser sigilosos. Portanto, salvo as ressalvas legalmente estabelecidas e as decorrentes de razes de ordem lgica, o ato administrativo deve ser pblico e acessvel, principalmente, a todos que nele se entender existir interesses pessoais. Zanella Di Pietro observa quanto restrio constitucional para o princpio verificado no artigo 5, inciso LX da Constituio: s se justificar em atos processuais, quando a defesa da intimidade ou o interesse social, o exigirem. (DI PIETRO, 2000, p. 75). O importante que o dispositivo assegura o direito informao no s para assuntos de interesse particular, mas tambm, de interesse coletivo ou geral, com que se ampliam as possibilidades de controle dos atos praticados pela Administrao Pblica. E para assegurar a obedincia ao Princpio da Publicidade, e porque no dizer transparncia dos atos da Administrao, foi assegurado pessoa que se sentir prejudicada o direito informao, indicando a Constituio, como remdio jurdico, o habeas data, nos termos do inciso LXXII de seu artigo 5. e) Princpio da Eficincia46

O Principio da Eficincia foi acrescentado norma constitucional originria, atravs da Emenda Constitucional no 19/1998. O princpio no originrio da cincia jurdica, e, sim, tpico de atividades privadas, sendo estudado nas reas de administrao e economia, onde o conceito do termo eficincia vincula-se s relaes entre trabalho, tempo, investimento e resultado lucrativo obtidos no mundo empresarial. Eficincia contrape-se lentido, omisso, negligncia. Trata-se de um princpio desejvel no campo da administrao pblica, pois, est ligado diretamente obteno de um resultado positivo. A autoridade pblica deve agir de modo rpido para produzir resultados que atendam sociedade e ao

46

[Do lat. efficientia.] S. f. Ao, fora, virtude de produzir um efeito. (FERREIRA, 1995, p. 620);

63

administrado. um princpio que j estava implcito, como um anseio do cidado, porm, ao torn-lo explcito, pretendeu o legislador demonstrar a importncia que ele passou a ter. O dever de eficincia corresponde ao dever da boa administrao. Ao agente pblico se impe a obrigao de realizar suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento:
o mais moderno principio da funo administrativa, que j no se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo-se resultados positivos para o servio pblico e satisfatrio atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros. (MEIRELLES, 2008, p. 98).

Em termos prticos, quando mera formalidade burocrtica for um empecilho realizao do interesse pblico, o formalismo deve ceder diante da eficincia. Egon Moreira afirma que o Princpio da Eficincia exigir da administrao, sempre, aprimorar o cumprimento dos demais princpios constitucionais, e que, sendo a finalidade bsica da Administrao Pblica a manuteno do Estado Democrtico de Direito, encontrar o princpio, escopo no Art. 1 da Carta Poltica47, prescindindo, assim, a maximizao do respeito dignidade da pessoa humana. (MOREIRA, 2003, p. 181).

4.2 Os atos administrativos e os atos de nomeao e designao para preenchimento dos cargos comissionados e funes de confiana no DPF.
Nesses estudos, demonstrou-se e se afirmou: 1) Que no DPF coexistem trs ordens hierrquicas: uma funcional, uma administrativa e uma organizacional; 2) Que para cada cargo efetivo, comissionado ou funo de confiana haver de ter previso legal para suas atividades e finalidades especficas, como da mesma forma, haver de ter norma atribuindo competncias para rgos criados; 3) Que existem para o DPF normas em vigor que determinam as atribuies autorizadas para cada cargo efetivo da carreira policial e suas respectivas
47 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito .... (Brasil, 1988, grifo nosso);

64

classes, como, tambm, para cada cargo comissionado e funes de confiana disponibilizado para a Instituio, e para competncias atribudas a cada rgo que compe a estrutura organizacional da Polcia Federal; 4) Que para cada cargo comissionado ou funo de confiana a ser ocupado, o gestor responsvel dever observar se as atividades especficas atribudas ao cargo efetivo e classe a qual pertencer o servidor indicado mantm similitude ou adequao s atribuies e competncias, respectivamente, tanto dos cargos comissionados ou funes gratificadas, como dos rgos aos quais estas se vincularem. A partir dessas assertivas e, as confrontando com os princpios fundamentais a serem observados e obedecidos pela Administrao Pblica, poderse-ia considerar ilcita e arbitrria a atitude do gestor do DPF que, no exerccio de seu poder discricionrio, opta em indicar servidor de sua credibilidade pertencente carreira policial para ser nomeado ou designado a exerccio de atribuies inerentes aos cargos comissionados ou funes de confiana, sem que o indicado esteja autorizado por norma a praticar as atividades especficas atribudas ao cargo ou funo a ser ocupado. A norma regulamenta e determina competncias para cada rgo a ser administrado. Essas competncias devero manter similitudes com as respectivas atribuies de seus dirigentes. E por fim, adequar-se s atividades especficas de cada cargo efetivo e classe da carreira policial do servidor indicado, a fim de este possa praticar todos os atos administrativos necessrios para atingir s finalidades da criao do cargo comissionado ou funo confiana a ser preenchido. seguindo esses passos que o gestor manter sintonia com observao e obedincia simultneas, no s aos princpios que regulam o instituto da hierarquia, mas, concomitantemente, se submeter a todos os princpios administrativos que regem a Administrao Pblica. Com base nos estudos dos princpios do Direito Administrativo, leviano, ainda, seria o gestor argumentar como fundamento de sua opo, somente a inteligncia de interpretao da 2 parte do Artigo 37, inciso II da Constituio Federal. Do ponto de vista doutrinrio, ao optar por servidor no apto a exercer as atividades inerentes ao cargo comissionado ou funo de confiana para qual foi nomeado ou designado, incorrer o administrador em uma desobedincia explicita

65

aos princpios que regem a Administrao Pblica. Conclui-se, responsabilizado defendendo civil, penal estar, e inclusive, o gestor sujeito a ser ou

administrativamente,

objetivamente

subsidiariamente, por quaisquer tipos de danos causados Unio ou a seus administrados (servidores ou no), em razo de quaisquer atos praticados por servidores que no tm a titularidade dos requisitos legais exigidos para o exerccio de atribuies e competncias dos cargos comissionados ou funes de confiana para os quais foram indicados, nomeados ou designados.

66

CONSIDERAES FINAIS
Antes de dar inicio a estas concluses, permita-se incluir nesta pesquisa dois grficos com dados estatsticos elaborados pela Diretoria de Gesto de Pessoal do DPF, e que foram apresentados aos alunos do XXII Curso Superior de Polcia, quando ministrada palestra pelo Senhor Diretor de Gesto de Pessoal do DPF em agosto/2008, na sede da Academia Nacional de Polcia: Quadro 12: Efetivo de servidores ativos da Carreira Policial Federal:

Fonte: DPG/DPF/2008.

Desses 11.002 policiais, 37,48% (mais de 4.120 servidores) j se encontram posicionados nas classes especiais de seus cargos, ou seja, mais de um tero de todo o efetivo em atividade: Quadro 13: Percentuais do Efetivo de servidores policiais separados por classes:

Fonte: DPG/DPF/2008.

Entre as disciplinas ministradas nesse Curso Superior de Polcia, destacou-

67

se a matria TICA NA FUNO POLICIAL:


Aprendeu-se que a atividade policial tem peculiaridades ante a atividade desenvolvida pelo servio pblico federal, pois, princpios como da hierarquia e disciplina tm um cunho mais rgido e de maior exigncia na instituio. Tais preceitos - Disciplina e Hierarquia - so princpios basilares na Instituio. (tica na Funo Policial, Apostila Mdulo 02, 2008, no paginado, grifo nosso).

Na disciplina, foi apresentado o artigo 4 e seus 1 e 2 da Portaria n 297/2002 DG/DPF, onde se estabeleceu quem eram depositrios e garantidores dos Princpios Fundamentais da Polcia Federal:
Os DEPOSITRIOS so os titulares dos cargos efetivos e os GARANTIDORES os titulares dos cargos de direo ou chefia, cabendo a ambos RESPEITAR, PRESERVAR E DIFUNDIR e, respectivamente, aos primeiros ZELAR PELO CUMPRIMENTO dos princpios e, aos ltimos FAZER CUMPRIR os princpios fundamentais da Polcia Federal. (Ibid, grifo do autor).

Em momento algum, cogitou-se, com a busca deste conhecimento, transformar o DPF numa instituio onde os rigores da subservincia ao instituto da hierarquia aplicado no mbito militar deveriam vir a ser observados e obedecidos. As atribuies da Polcia Federal podem parecer, mas no mantm similitude com as das foras militares atuantes no Pas. Vislumbrou-se apenas compreender melhor o instituto da hierarquia e suas aplicaes no mundo civil, com o objetivo de verificar se este vem sendo observado e obedecido pelos gestores do DPF no mbito da Instituio, conforme preconiza o direito positivo. A hierarquia na atividade policial civil no fico da lei. No pode ser tratada apenas para justificar diferenas salariais e marcao de perodos de frias entre servidores dos cargos efetivos da carreira, e ou, posicionados nos mesmos cargos e classes. Ela existe, prevista em lei e tem que ser observada e obedecida. A hierarquia na sociedade moderna se encontra reconhecida como um instituto a ser protegido e preservado pelo regime democrtico, e no como herana de regimes autocrticos a ser mantida. Quando bem observada e obedecida, permite a todos integrantes de carreiras estruturadas concorrer com seus pares, de forma justa e igualitria, a cada passo ou degrau a ser alcanado na evoluo de suas profisses. Quando a sociedade brasileira optou pelo regime democrtico, com ele veio

68

a possibilidade de que todos fossem tratados de forma semelhante e, ningum seria melhor do que ningum. Este o cerne ideolgico da democracia e encontra-se fundamentado em nossa Carta Magna: todos so iguais perante a lei. A busca pela regulamentao do instituto da hierarquia para o servio pblico civil valeu a pena. Reencontrar-se com os conceitos dos fundamentos da cincia jurdica reforou a idia de que o caminho tomado era o correto. Alis, bastaria deter-se e observar com quais princpios jurdicos se une o tema proposto, para dirimir qualquer dvida colocada. O servio pblico civil brasileiro deparou-se com um dilema: como tratar o instituto da hierarquia sem ter que aderir ou se sujeitar aos regulamentos e normas de instituies de natureza militares? Entretanto, foi atravs dos regulamentos milicianos que o legislador encontrou a frmula de como organizar em uma ordem hierrquica pessoas no militarizadas: o grau hierrquico crescer proporcionalmente ao grau de responsabilidade atribudo pessoa. A pesquisa permitiu descobrir que a mesma linha de raciocnio se encontra assentada entre os mais renomados administrativistas nacionais, autorizando a estabelecer que: A GRADUAO NO CARGO CIVIL CLASSIFICADA COMO SUPERIOR OU HIERARCA, QUANTO MAIS COMPLEXA E DE MAIOR RESPONSABILIDADE FOREM S ATRIBUIES PREVISTAS PARA SEU NVEL E, a contrario sensu, A GRADUAO NO CARGO CLASSIFICADA COMO INFERIOR OU SUBALTERNA, QUANTO MENOS COMPLEXA E DE MENOR RESPONSABILIDADE FOREM S ATRIBUIES PREVISTAS PARA SEU NVEL. E neste entendimento, emerge a inteligncia da norma vigente que indica as diretrizes para a classificao de cargos do Servio Civil da Unio e das autarquias federais48, onde foi regulamentada como dever ser organizada a hierarquia no servio pblico civil federal: Importncia da atividade exercida; Complexidade e responsabilidade das atribuies exercidas; e As qualificaes requeridas para o desempenho das funes.

Uma celeuma se encontra estabelecida na Polcia Federal em razo de interpretaes e aplicaes errneas e, principalmente, a contumcia falta de
48 Lei n 5.645, de 10 de dezembro de 1970;

69

observao e obedincia por parte dos administradores da instituio s normas que regulamentam a hierarquia no DPF: basta ler algumas notcias divulgadas na internet:
01) O cargo de agente de Polcia Federal jamais foi considerado um cargo superior na estrutura hierrquica da corporao. cargo intermedirio, enquanto estiver em vigor a estrutura administrativa existente hoje. Na realidade, sob a falaciosa e simptica bandeira de fazer cumprir-se a Lei 9.266/1996, como aparece em letras garrafais na performance da greve, oculta-se, agora em letra mida e disperso nos textos de divulgao sindical, a reivindicao real: unificar todos os cargos da Carreira de Policial Federal. (AYDOS, 2004, p.3); 02) Na Polcia Federal a hierarquia se d, via de regra, pelo posicionamento que cada servidor policial ocupa na carreira, que nica, e sem levar em conta o cargo. Excepcionalmente, a assuno de chefias cria subordinao hierrquica entre servidores policiais, independentemente do tempo de servio. Mas essa modalidade hierrquica s se convalida com a aceitao da subordinao por parte do policial mais graduado. Assim sendo um Agente de Polcia Federal, por exemplo, no est obrigado a ficar subordinado a um delegado de classe inferior, como se tornou praxe na deformada estrutura do DPF. (SOUZA, 2007, p. 1) 03) Embora no seja relevante discutir os motivos e interesses que os levaram a aceitar, fato que at mesmo no DPF os delegados de polcia j exercem atribuies como escoltas de presos. Na prtica, como se v atualmente nas freqentes mega-operaes, esto passando de gestores da ao policial a chefes de equipes. Outrora, essa funo era desempenhada pelo policial executor mais antigo da equipe responsvel pela diligncia. (NEVES, 2008, p. 2). 04) Historicamente a polcia nunca teve uma poltica de pessoal, ela dependia da boa vontade de governos para abrir uma janela e permitir o ingresso pelo concurso, pondera o delegado Luiz Fernando Corra, diretorgeral da PF. Estamos recolocando na normalidade a sucesso de geraes, o que provoca acmulo de especiais com ambies naturais de evoluir. Fora disso a ilao, aproveitamento poltico do processo de renovao. Corra avalia que os veteranos integram um grupo que extrapolou o seu tempo na chefia. No vou responder a questes pontuais e de vaidades. No h perseguies, nem motivao poltica. Ele v anomalias no sistema que vinha predominando e aponta vantagens na troca de peas. uma poltica salutar, caso contrrio a gerao intermediria com escolaridade elevada no v perspectiva. Vou condenar essa massa crtica com alta qualificao a ficar no corredor tocando inqurito? No justo isso. (FENAPEF, 2008, p. 1-2).

Dos estudos, permitiu-se, ainda, afirmar que atribuies e competncias no podem ser indicadas a livre arbtrio do administrador pblico, no sendo permitido ao gestor escolher livremente quem ir exercer esta ou aquela atividade. Atribuies e competncias devero estar estipuladas em normas.

70

o Estado quem determina o que e quem pode fazer algo, e no o seu preposto administrativo. Poder, sim, escolher o gestor livremente um policial, entre grupo de servidores que estiverem ocupando cargos efetivos cuja autorizao estatal, permita exercer esta ou aquela atribuio. Mas, ainda, dever ater-se aos princpios da hierarquia, e no permitir que, sob a autoridade do indicado, permaneam servidores melhores posicionados no mesmo cargo e nem sequer h mais tempo na mesma classe de sua carreira. Portanto, alm de no ter o gestor liberdade plena em seu arbtrio, tambm, lhes so restritos os poderes que o Estado lhe outorga. Dentro do que foi apresentado, afirma-se no restar dvidas quanto aplicao do instituto da hierarquia no DPF, que, diante dos conhecimentos, ora adquiridos e provados, a hierarquia h muito tempo no vem sendo observada e nem obedecida pela Administrao do DPF. Como querem os nossos dirigentes preservar a disciplina na Polcia Federal e angariar respeito s suas formas de gerenciar a Instituio se so os primeiros a demonstrar desrespeito a um instituto to fundamental para a carreira policial? Mesmo que os atuais gestores da Polcia Federal tenham por objetivo realizar uma gesto voltada para a eficincia, no podem, como justificativas para atingir suas metas, deixar de observar e cumprir leis, normas e regulamentos. Mudem ou revoguem-se as normas, mas estando elas em vigncia, no podem deixar os gestores de cumpri-las. Como se viu no incio destas concluses, existe mais de 4.120 servidores da carreira policial posicionados nas classes especiais de seus cargos. Existem disponibilizados para a Polcia Federal somente 792 funes de confiana (FGs) e 269 cargos comissionados (DAS). Diante desses nmeros, qual o fundamento legal a ser apresentado pelo Gestor para justificar antecipar e manter servidores posicionados em classes inferiores frente de responsabilidades maiores e atribuies mais complexas que aquelas outorgadas para o seu cargo efetivo, em detrimento daqueles policiais posicionados na ltima classe? S para ter uma idia, foi solicitado ao Senhor Diretor de Gesto de Pessoal informar o quantitativo de delegados federais que se encontram posicionados em cada classe de seus cargos. A partir dos dados recebidos, elaborou-se a seguinte

71

representao grfica: Quadro 14: Efetivo de Delegados Federais separados por classes:

Fonte: Dados de AGOSTO/2008 fornecidos pela DGP/DPF. Como se constata: Existem na Instituio 293 delegados ocupando a classe especial do cargo. Existem 269 cargos comissionados, dentre estes, 27 cargos de Superintendentes Regionais, 52 cargos de Delegados Regionais e 27 cargos de Corregedores Regionais, num total de 108 cargos que tm por atribuies, dentre outras, dirigir, coordenar e planejar as atividades de mais alto nvel da Polcia Federal em cada Estado da Federao; Existem 400 delegados federais ocupando a 1 classe do cargo. No Brasil so cerca de 80 delegacias descentralizadas, e um pouco mais de 200 delegacias especializadas. A no ser por motivos bvios (envolvimento em procedimentos disciplinares de natureza grave ou em crimes de qualquer natureza, por exemplo) no se justifica permitir que os servidores posicionados nas classes superiores altamente qualificados: todos graduados em Direito, no mnimo, e tm na sua formao profissional, alm da prpria experincia prtica em face do tempo de efetivo

72

exerccio em suas atividades, por certo, cursos de especializaes e capacitaes financiados pelo Estado no devolvam para a sociedade com trabalho, os recursos que neles foram investidos, praticando aquilo que a norma lhes determina e autoriza fazer. No pode o gestor abrir mo desta mo-de-obra qualificada, sem uma justificativa provada e fundamentada de que este ou aquele servidor no apresenta em condies de colocar em prtica aquilo que o Estado lhe outorga e autoriza fazer e a Sociedade espera deles. No pode o gestor deixar passar para sociedade que tais servidores foram considerados incompetentes para Estado, sem apresentar fatos que comprovem suas inaptides para exercerem as atividades complexas e os graus de responsabilidades atribudos aos cargos efetivos que ocupam. A realidade encontrada nos rgos que compem a estrutura organizacional do DPF, sejam os rgos centrais ou descentralizados, comprova que os servidores ocupantes dos cargos de gesto tm indicado para serem designados ou nomeados policiais posicionados em classes inferiores, em detrimento dos posicionados nas classes superiores, a fim de exercerem atividades que no lhes so outorgadas pelas normas infraconstitucionais e regulamentos internos. Nem sequer tm estes gestores condies de fundamentarem seus atos com o devido suporte e obedincia aos princpios fundamentais que regem a administrao pblica do Pas. Esta pratica contumaz indica que para muitos gestores da Instituio os princpios que regem a hierarquia, quais sejam: 1) 2) 3) 4) A autoridade e a responsabilidade crescem com o grau hierrquico; A hierarquia na Polcia Federal ordenao da autoridade, em nveis (classes) diferentes; A ordenao dentro de uma classe se faz pela antigidade na classe; O respeito hierarquia consubstanciado no esprito de acatamento seqncia de autoridade.

Vm sendo tratados, como se letras mortas fossem. A realidade noticiada sobre fato ocorrido no passado49 ainda persiste na Regional de Minas Gerais: delegados posicionados em classes superiores continuam a serem mantidos no corredor, enquanto delegados posicionados em
49 Veja-se item 1.5 desta pesquisa.

73

classes subalternas ocupam funes de chefias ou substituies eventuais, sem, sequer terem sido cientificados os servidores que foram excludos das escolhas do gestor, do por que em se desrespeitar a hierarquia. Como, tambm, situaes semelhantes vm se firmando, tanto nos rgos centrais em Braslia, como nas diversas regionais do DPF, fatos estes por demais comentados no mbito da ANP (quando da fase presencial deste Curso Superior). E com a certeza desses fatos serem facilmente comprovados, passa-se a verificar se foi atingido o propsito da monografia: O INSTITUTO DA HIERARQUIA EST SENDO OBSERVADO PELOS DIRIGENTES DA POLCIA FEDERAL, AO EXERCEREM O ATO DE INDICAR PARA OCUPAR CARGOS DE CHEFIA SUBORDINADOS AO SEU? Do problema suscitado, e na comprovao de que os gestores do DPF vm, sistematicamente, indicando servidor policial posicionado em classe inferior, em detrimento daqueles posicionados em classes superiores, e ou, que no tenham outorga do Estado para exercerem esta ou aquela atribuio prevista em norma para o cargo ou funo gratificada a ser preenchido, constitui tal situao QUEBRA DE HIERARQUIA DENTRO DA INSTITUIO. Alm disso, com esses atos, deixam explicitamente de serem observados e obedecidos os princpios da legalidade, impessoalidade e moralidade elencados no Art. 37 da Carta Poltica. Como a inteligncia do caput do artigo constitucional citado indica que sejam observados todos os princpios, concomitantemente, a no obedincia de qualquer um deles tem que ser considerada a no obedincia ao instituto da hierarquia em prejuzo da prpria instituio e, tambm, aos servidores posicionados nas classes superiores. Com relao ao gestor ou autoridade competente, poder-se- configurar o cometimento de abuso de poder, como, tambm, caracterizar-se esta prtica como ato de improbidade administrativa. Portanto, a resposta ao problema colocado : DA FORMA COMO OS GESTORES DA PF, SISTEMATICAMENTE, VM INDICANDO SERVIDORES PARA OCUPAREM CARGOS DE CHEFIAS SUBALTERNAS ESTO DEIXANDO DE OBSERVAR E OBEDECER AOS PRINCPIOS QUE REGEM O INSTITUTO DA HIERARQUIA. Por conseqncia, a soluo para eliminar o problema acusado que a Alta

74

Administrao do Departamento de Polcia Federal regulamente a forma como dever se submeter os gestores dos rgos que estruturam a Instituio. Dever ser determinado que os gestores se submetam aos princpios do instituto da hierarquia e a todos os princpios fundamentais da Administrao Pblica previstos na Carta Magna, concomitantemente, observando e obedecendo a seus fundamentos, ao praticarem o ato de indicar servidores policiais para nomeao ou designao, a fim destes exercerem as atribuies dos cargos comissionados e funes gratificadas disponibilizados para o rgo que iro ou, se encontram administrando. Acredita-se, desta forma, terem sido alcanado os objetivos perseguidos durante a elaborao deste estudo. Entende-se que, ao regulamentar a maneira de como os gestores devero se submeter para indicar seus auxiliares, no se caracterizar uma restrio ampla ao poder discricionrio do administrador. Estar, sim, preservando e assegurando os direitos daqueles que escolheram a carreira policial para se sacrificarem em prol da sociedade. No se deve e nem se pode permitir que somente servidores, novos na casa, que tiverem a sorte de se encontrar em lugares e horas certas sejam agraciados com a oportunidade de exercerem antecipadamente os cargos e funes dentro da instituio, que no lhe so permitidos por lei. A oportunidade tem que estar disponibilizada para todos de forma cristalina, justa e igualitria. Outro fator que preocupa at como ser tratado o instituto da hierarquia quanto ao tempo de permanncia que o servidor da polcia federal tem que trabalhar, estando posicionado no ltimo grau de sua carreira. O tempo laboral para fins de aposentadoria na Polcia Federal tem previso de 30 anos de efetivo trabalho. A evoluo na carreira prev um tempo mnimo de 15 anos de efetivo servio para atingir o topo mximo do cargo. Isto tem que mudar, at pela perspectiva real de ocorrer em breve, mudanas no tempo mximo de prestao de servio, para fins de aposentadoria. H de se entender que para um servidor permanecer mais de quinze anos estancado na carreira sem perspectiva de praticar novas atividades em prol do crescimento profissional fato, e que, certamente, lhe trar um decrscimo no s em sua produtividade, como da prpria vontade de comparecer ao trabalho. Por essa razo pela qual, a fim de poder pensar em uma melhor

75

organizao hierrquica da Carreira Policial Federal, apresentam-se as seguintes sugestes: a) Realizar gestes junto Autoridade competente do governo, a fim de conseguir autorizao, nos moldes das carreiras militares, para a realizao de concursos todos os anos, no sentido de preencher as vagas surgidas nas carreiras, originrias por aposentadoria, exoneraes, morte, etc; b) Nos concursos de acesso aos cargos iniciais, passariam a ser exigidos, alm das provas de conhecimento, apresentao de ttulos, sendo que estes seriam transformados em pontos a serem aproveitados, tanto na classificao final do certame, como, tambm, computados para fins de evoluo na carreira escolhida. Para os cargos de delegado, o certame ainda, teria provas escritas e orais, e, para os peritos criminais, provas com questes abertas; c) Realizao de estudos no sentido de se criar uma nova classe inicial para cada cargo da carreira. Esta nova classe (4 Classe ou Classe auxiliar) j teria como obrigatoriedade ser o servidor lotado, unicamente, nas Superintendncias Regionais e nas delegacias descentralizadas; d) Definirem-se, em norma, quais sero os rgos, e ou cargos do alto nvel da Instituio, cumprimento sugerindo-se direto das que sejam todos do aqueles DPF vinculados ao na competncias especificadas

Constituio, e que tiverem por atribuies de seus dirigentes, dentre outras, as atividades especficas: dirigir, coordenar e planejar. E quanto aos servidores que pudessem exercer essas atribuies, exigir-se no mnimo mais de 05 anos de efetivo exerccio na classe especial do cargo de Delegado Federal e de Perito Criminal; e) Os servidores indicados para assumirem postos de comando (cargos comissionados e funes de confiana) no DPF, caso no aceitem, devero informar e fundamentar por escrito ao gestor responsvel as razes da recusa de sua indicao; f) As atribuies dos cargos de Superintendentes, Coordenadores-Gerais,

76

Coordenadores, Delegados e Corregedores Regionais s podero ser exercidos por ocupantes da Classe Especial de Delegados Federais, sendo que, para os dois primeiros cargos, o servidor dever ter no mnimo dois anos de efetivo exerccio nas suas classes. Os servidores ocupantes dos cargos de gestores das Superintendncias Regionais s podero indicar policiais lotados em outros Estados para assumirem os cargos de Delegados e Corregedores Regionais, se apresentarem a devida fundamentao do por que no serem aproveitados os servidores posicionados nas classes especiais lotados na circunscrio de sua regional. A mesma regra dever ser seguida, para a indicao dos cargos de chefias das delegacias especializadas e descentralizadas e outras funes de confiana, devendo o gestor fundamentar as razes do no aproveitamento dos delegados federais posicionados na 1 classe de sua superintendncia para assumir as funes gratificadas existentes. Os servidores posicionados na 1 classe e na especial, lotados na superintendncia que ocorreu a mudana de gestor, se no forem aproveitados para assumirem as responsabilidades de cargos comissionados e funes de confiana, pertinentes sua situao funcional, devero ser cientificados por escrito das razes; g) Nos rgos centrais, s podero ser lotados servidores com mais de dois anos nas 2 classes de seus cargos. Para todos os setores que atuarem diretamente no combate ao crime organizado, o servidor, tambm, dever estar posicionado nesta classe; h) Fazer gestes junto ao M.J. para que sejam transformadas em gratificaes de DAS as funes de confiana das chefias de delegacias especializadas e descentralizadas e os ncleos de inteligncia das regionais (estes passariam a ser denominados Servios de Inteligncia). Os dois primeiros cargos sejam privativos dos Delegados posicionados nas Classes superiores (1 e Especial), e o ltimo, o servidor dever estar obrigatoriamente, na classe especial de sua carreira; i) Para progresso classe especial, o servidor s poder acess-la, se

77

estiver inscrito para concorrer a ela. Dever concorrer vaga para o CURSO SUPERIOR ou ESPECIAL de POLCIA, que poder participar, se tiver pelo menos 3 anos de efetivo exerccio na 1 Classe. S ser promovido classe especial se tiver exercido, pelos menos, dois cargos de chefia (atualmente FGs) na Instituio, e, com mais de 5 anos de efetivo exerccio na 1 classe; j) A progresso para primeira classe ser facultativa, devendo o servidor se inscrever para concorrer promoo. Somente ocorrer aps completar no mnimo 5 anos de efetivo exerccio na classe anterior, ter avaliao satisfatria e concludo curso de capacitao em tcnicas de planejamento e gesto oferecido pela ANP. Preenchendo todos os requisitos necessrios, o servidor ser promovido e removido ex-oficio de seu local de origem para outra localidade; k) O sistema de progresso na Polcia Federal para as classes subalternas (3 e 2 Classe) seria automtico, atendendo-se apenas os pr-requisitos j existentes. Com trs anos de efetivo exerccio na 2 classe, o servidor poder participar de concurso a vagas oferecidas para curso de capacitao em tcnicas de planejamento e gesto; l) Os policiais a serem indicados para substiturem seus superiores devero se encontrar posicionados na mesma classe daqueles e, ainda, deve-se observar para no permitir que servidores de mesmo cargo e classe, mas com maior tempo de permanncia na classe, permaneam lotados no mesmo rgo ou setor.

78

REFERNCIAS
60 Anos Departamento de Polcia Federal a servio do Brasil: Livro comemorativo. So Paulo:1994. AYDOS, Marco Aurlio Dutra. POLCIA FEDERAL - Greve ou quartelada? OBSERVATRIO. 2004: Disponvel em: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=275CID007. Acesso em: 30.jun.2008. BRAGA, Ana Lucia. A Lei da Hierarquia nos Sistemas Familiares. JPEREGRINO. 2007. Disponvel em: <http://www.jperegrino.com.br>. Acesso em: 06. set. 2008. BRASIL. Constituio (1967). Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc_anterior1988/emc01 -69.htm. Acesso em: 10. set. 2008. BRASIL. Constituio (1988). Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiao.htm. Acesso em: 10. set. 2008. BRASIL. Decreto n 2.565, de 28 de abril de 1998. Disciplina o instituto de progresso a que se refere o pargrafo nico do Art. 2 da Lei n 9.266, de 15 de maro de 1996, e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2565.htm. Acesso em: 10. set. 2008. BRASIL. Decreto n 59.310, de 22 de setembro de 1966. Dispe sobre o regime jurdico dos Funcionrios Policiais Civis do Departamento Federal de Segurana Pblica e da Polcia do Distrito Federal, na forma prevista no artigo 72 da Lei n 4.878, de 3 de dezembro de 1965. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Antigos/D59310.htm. Acesso em: 10. set. 2008. BRASIL. Decreto n 6.061, de 15 de maro de 2007. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comisso e das Funes Gratificadas do Ministrio da Justia, e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6061.htm. Acesso em: 10. set. 2008. BRASIL. Decreto-Lei n 2.251, de 26 de fevereiro de 1985. Dispe sobre a criao da Carreira Policial Federal e seus cargos, fixam os valores de seus vencimentos e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/DecretoLei/Del2251.htm. Acesso em: 10. set. 2008. BRASIL. Decreto-Lei n 2.320, de 26 de fevereiro de 1987. Dispe sobre o ingresso nas categorias funcionais da Carreira Policial Federal e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del2320.htm. Acesso em: 10. set. 2008.

79

BRASIL. Lei n 4.483, em 16 de novembro de 1964. Reorganiza o Departamento Federal de Segurana Pblica, e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4483.htm. Acesso em: 10. set. 2008. BRASIL. Lei n 9.784, em 29 de janeiro de 1999. Regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9784.htm. Acesso em: 10. set. 2008. BRASIL. Lei no 11.095, de 13 de janeiro de 2005. Dispe sobre a remunerao dos cargos das Carreiras de Procurador da Fazenda Nacional, Advogado da Unio, Procurador Federal e Defensor Pblico da Unio de que tratam a Medida Provisria no 2.229-43, de 6 de setembro de 2001 e a Lei no 10.549, de 13 de novembro de 2002, da Carreira de Procurador do Banco Central do BRASIL., de que trata a Lei no 9.650 de 27 de maio de 1998, da Carreira Policial Federal, de que trata a Lei no 9.266, de 15 de maro de 1996, e a reestruturao dos cargos da Carreira de Policial Rodovirio Federal, de que trata a Lei no 9.654, de 2 de junho de 1998, e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20042006/2005/Lei/L11095.htm. Acesso em: 10. set. 2008. BRASIL. Lei n 4.878 de 03 de dezembro de 1965. Dispe sobre o Regime Jurdico Peculiar aos Funcionrios Policiais Civis da Unio e do Distrito Federal. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4878.htm. Acesso em: 10. set. 2008. BRASIL. Lei n 5.645, de 10 de dezembro de 1970. Estabelece as diretrizes para a classificao de cargos do Servio Civil da Unio e das autarquias federais, e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5645.htm. Acesso em: 10. set. 2008. BRASIL. Lei n 6.880, de 9 de dezembro de 1980. Dispe sobre o Estatuto dos Militares. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6880.htm. Acesso em: 10. set. 2008. BRASIL. Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8112cons.htm. Acesso em: 10. set. 2008. BRASIL. Lei n 9.266 de 15 de maro de 1996. Reorganizam as classes da Carreira Policial Federal, fixa a remunerao dos cargos que as integram e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9266.htm. Acesso em: 10. set. 2008. BRASIL. Lei n 9.784 de 29 de janeiro de 1999. Regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9784.htm. Acesso em: 10. set. 2008. BRASIL. Portaria n 523 do Ministrio do Planejamento de 28 de julho de 1989: Aprova as caractersticas de classes pertinentes aos cargos de nvel superior e mdio da Carreira Policial Federal do Departamento de Polcia Federal. Disponvel em: http://cti.dpf.gov.br/crh/setores/scc.html. Acesso em: 26. ago. 2008. BRASIL. Portaria n 1.825 do Ministro da Justia de 13 de outubro de 2006: Aprova

80

o Regimento Interno do Departamento de Polcia Federal. Disponvel em: http://10.61.4.120/coger/CGCOR/index.htm. Acesso em: 26. ago. 2008. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Smula n 15. Dentro do prazo de validade do concurso, o candidato aprovado tem o direito nomeao, quando o cargo for preenchido sem observncia da classificao. Disponvel em: <http://www.stf.gov.br/portal/jurisprudencia/listarJurisprudencia.asp?s1=15.NUME.% 20NAO%20S.FLSV.&base=baseSumulas>. Acesso em: 17. set. 2008. COSTA, Jos Armando da. Teoria e prtica do direito disciplinar. Rio de Janeiro: Forense, 1981. CURY, Antonio. Organizao e Mtodos: uma viso holstica. 8. ed. rev. e ampl. So Paulo: Atlas, 2005. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 12. ed. So Paulo: Atlas, 2000. DUTRA, Jlio Csar Ribeiro. Ampla Defesa e a Notcia da Infrao Disciplinar. Monografia (Especializao). Academia de Polcia Militar de Minas Gerais/Escola de Governo e Minas Gerais da Fundao Joo Pinheiro. Belo Horizonte, 2005. tica na funo Policial. Apostila: XXII Curso Superior de Polcia. [Braslia]: Academia Nacional de Polcia, 2008. No paginado. FENAPEF, Veteranos se rebelam contra poltica de renovao da PF. Estado de So Paulo, 25/08/2008. Disponvel em: <www.fenapef.org.br/htm/com_noticias_exibe.cfm?Id=57680>. Acesso em: 26. ago. 2008. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da lngua portuguesa. 2. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. FERREIRA, Liciane et al. Profisso e Carreiras na Era do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis, 2007. No paginado. Disponvel em: http://dornier.sc.estacio.br/portal/component/option,com_docman/task,cat_view/gid,141/? mosmsg=You+are+trying+to+access+from+a+nonauthorized+domain.+%28www.google.com.br%29. Acesso em: 30. jun. 2008. Gesto da Qualidade. Apostila: XXII Curso Superior de Polcia. [Braslia]: Academia Nacional de Polcia, 2008. No paginado. KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 5. ed. Coimbra, Portugal: Sucessor, 1979. Liderana de Equipe. Apostila: XXII Curso Superior de Polcia. [Braslia]: Academia nacional de Polcia, 2008. No paginado. MAGALHES, Humberto Piragibe; MALTA, Christovo Piragibe Tostes. Dicionrio jurdico. 8. ed. rev. e atual. por Clovis C. Piragibe Magalhes e Marcelo C. Piragibe Magalhes. Rio de Janeiro: Destaque, 1997.

81

MAXIMILIANO, Carlos. Hermenutica e aplicao do direito. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1979. MEIRELLHES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 34. ed. rev. e atual. So Paulo: Malheiros, 2008. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 7. ed. rev. e atual. So Paulo: Malheiros, 1995. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. RELATIVIDADE da Competncia Discricionria. Revista Eletrnica de Direito Pblico, Salvador, Instituto de Direito Pblico da Bahia, n 5, Janeiro/Fevereiro/Maro/2006. Disponvel em: <http://www.direitodoestado.com.br>. Acesso em: 10. out. 2008. MOREIRA, Egon Bockmann. Processo administrativo: princpios constitucionais e a Lei n 9.784/1999. 2. ed. atual. rev. e aum. So Paulo: Malheiros, 2003. NEVES, Jos Ricardo. O esvaziamento do cargo de delegado. FENAPEF. Disponvel em: http://www.fenapef.org.br/htm/com_noticias_exibe.cfm?Id=56077. Acesso em: 01. jul. 2008. PESTANA, Marcio. Direito Administrativo Brasileiro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. POLCIA MILITAR. Histria da Polcia Militar do Rio de Janeiro. Disponvel em: <http://www.Polciamilitar.rj.gov.br/historia.asp>. Acesso em: 10. set. 2008. ROSA, Rivadvia. Da Hierarquia da Disciplina. Monografia (Especializao) Academia Nacional de Polcia/Universidade Nacional de Braslia/Faculdade de Educao/Centro de Seleo e de Promoo de Eventos ANP/UNB/FE/CESPE, Braslia, 2000. SANTANA, Ricardo Marcelino. Comentrios Smula 15 do STF: uma necessria atualizao interpretativa. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1426, 28 maio 2007. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9937>. Acesso em: 13. set. 2008. SOUZA, Robson Antonio. A Polcia Federal hoje. FENAPEF. Disponvel em: http://www.fenapef.org.br/htm/com_FalaBrasil_exibe.cfm?Id=30. Acesso em: 26. mai 2007.

82

ANEXOS

83

A N E X O A
ORGANOGRAMA ESTRUTURAL ADMINISTRATIVO DO DPF

Extrado do site WWW.DPF.GOV.BR SET/2008

84

A N E X O B
QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSO E DAS FUNES GRATIFICADAS DISPONIBILIZADOS PARA O DPF PELO MINISTRIO DA JUSTIA (*).
Quadro dos Cargos em Comisso e das Funes Gratificadas do DPF Decreto n 6.061, de 15 de maro de 2007. CARGO/FUNO UNIDADE DENOMINAO (N) 1 1 DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL 1 3 1 Gabinete 1 1 1 1 1 1 3 3 4 1 3 4 1 3 3 1 1 1 2 Coordenao-Geral de Polcia de Imigrao Diviso 1 4 1 Coordenao-Geral de Controle de Segurana Privada 1 Coordenador-Geral Coordenador-Geral Chefe Diretor Assistente Coordenador Chefe Chefe Coordenador-Geral Chefe Chefe Coordenador-Geral Chefe Chefe Coordenador-Geral Chefe Chefe Diretor-Geral Assessor de Controle Interno Assessor Tcnico Assistente Assistente Tcnico Chefe de Gabinete Assistente Tcnico Chefe

DAS/FG 101.6 102.4 102.3 102.2 102.1 101.4 102.1 101.2 FG-2 101.5 102.2 101.3 101.2 101.1 101.4 101.2 101.1 101.4 101.2 101.1 101.4 101.2 101.1 FG-2 101.4 101.2 FG-2 101.4

Diviso

DIRETORIA EXECUTIVA Coordenao Diviso Servio Coordenao-Geral de Defesa Institucional Diviso Servio Coordenao-Geral de Polcia Fazendria Diviso Servio Coordenao-Geral de Polcia Criminal Internacional Diviso Servio

85

Servio

2 1

Chefe

101.1 FG-2

DIRETORIA DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

1 1

Diretor Assistente Chefe Chefe Coordenador-Geral Chefe Chefe

101.5 102.2 101.2 101.1 101.4 101.2 101.1 FG-2

Diviso Servio Coordenao-Geral de Polcia de Represso a Entorpecentes Diviso Servio

3 3 1 2 5 1

CORREGEDORIA-GERAL DE POLCIA FEDERAL Coordenao-Geral de Correies Coordenao Diviso Servio

1 1 1 2 1 4 1

Corregedor-Geral Assistente Coordenador-Geral Coordenador Chefe Chefe

101.5 102.2 101.4 101.3 101.2 101.1 FG-2

DIRETORIA DE INTELIGNCIA POLICIAL

1 1

Diretor Assistente Chefe Chefe Diretor Assistente Diretor Chefe Chefe Diretor Chefe Chefe Diretor Assistente Coordenador Chefe Chefe

101.5 102.2 101.2 101.1 101.5 102.2 101.4 101.2 101.1 101.4 101.2 101.1 101.5 102.2 101.3 101.2 101.1

Diviso Servio DIRETORIA TCNICOCIENTFICA Instituto Nacional de Criminalstica Diviso Servio Instituto Nacional de Identificao Diviso Servio DIRETORIA DE GESTO DE PESSOAL

4 2 1 1 1 2 7 1 2 4 1 1

Coordenao Diviso Servio

2 4 5

86

1 Academia Nacional de Polcia Coordenao Diviso Servio 1 2 2 10 11 1 DIRETORIA DE ADMINISTRAO E LOGSTICA POLICIAL Coordenao-Geral de Planejamento e Modernizao Coordenao Diviso Servio 1 1 1 3 9 17 10 1 Superintendncia Regional Delegacia Regional Corregedoria Regional 27 54 27 201 560 Superintendente Regional Delegado Regional Corregedor Regional Diretor Assistente Coordenador-Geral Coordenador Chefe Chefe Diretor Coordenador Chefe Chefe

FG-2 101.4 101.3 101.2 101.1 FG-2 FG-3 101.5 102.2 101.4 101.3 101.2 101.1 FG-2 FG-3 101.3 101.1 101.1 FG-2 FG-3

(*)

BRASIL. Decreto n 6.061, de 15 de maro de 2007. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comisso e das Funes Gratificadas do Ministrio da Justia, e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6061.htm. Acesso em: 10. set. 2008.

87

A N E X O C
QUADRO DEMONSTRATIVO DAS ATRIBUIES ESPECFICAS DOS CARGOS COMISSIONADOS E FUNES GRATIFICADAS EXISTENTES NO DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL.
DECRETO n 6.061 - 15 de maro de 2007 Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comisso e das Funes Gratificadas do Ministrio da Justia, e d outras providncias PORTARIA n 1.825 Ministrio da Justia, de 13 de outubro de 2006.

Aprovar o Regimento Interno do Departamento de Polcia Federal RIDPF, na forma do Anexo a esta Portaria
CODIGO CARGO OU FUNO GRATIFICAO ATRIBUIES PLANEJAR, DIRIGIR, COORDENAR, ORIENTAR, DIRETOR GERAL DO ACOMPANHAR E AVALIAR A EXECUO das DPF atividades dos rgos das suas respectivas Secretarias ou (1) Departamentos e exercer outras atribuies que lhes forem cometidas em regimento interno. PLANEJAR, DIRIGIR, COORDENAR E ORIENTAR A EXECUO das atividades das respectivas unidades e exercer outras atribuies que lhes forem cometidas, em DIRETORES DOS RGOS CENTRAIS suas respectivas reas de competncia. e CORREGEDOR GERAL Ao DIRETOR da DIRETORIA-EXECUTIVA INCUMBE (2) SUBSTITUIR O DIRETOR-GERAL em suas faltas ou impedimentos legais; CHEFE DE GABINETE, COORDENADORES GERAIS e DIRETORES (ANP, INC/DITEC e INI) (2)

DAS 101.6

DAS 101.5

DAS 101.4

PLANEJAR, DIRIGIR, COORDENAR E ORIENTAR A EXECUO das atividades das respectivas unidades e exercer outras atribuies que lhes forem cometidas, em suas respectivas reas de competncia.

PLANEJAR, DIRIGIR, COORDENAR E ORIENTAR A SUPERINTENDENTES EXECUO das atividades das respectivas unidades e exercer outras atribuies que lhes forem cometidas, REGIONAIS em suas respectivas reas de competncia (2) COORDENAR, CONTROLAR, ORIENTAR E AVALIAR, em nvel central e descentralizado, a execuo das atividades, aes e operaes correlatas sua rea de atuao; PROPOR polticas e diretrizes correlatas aos assuntos de sua rea de atuao, tendo em vista coordenar esforos, racionalizar o emprego de meios e padronizar procedimentos; PLANEJAR E COORDENAR A EXECUO de operaes Policiais integradas com outras unidades, centrais e descentralizadas, ou junto a outros rgos governamentais; PROMOVER estudos sobre a incidncia criminal e sobre a eficincia e a eficcia de suas aes, objetivando estabelecer prioridades centrais e regionais, bem como aperfeioar o desempenho de suas unidades; ORGANIZAR, ATUALIZAR E DIFUNDIR a legislao e jurisprudncia relativas s matrias especficas de suas

DAS 101.3 COORDENADORES (03)

88

reas de atuao; PROMOVER o intercmbio de informaes junto a outras unidades, centrais e descentralizadas, e a outros rgos congneres sobre assuntos de sua competncia; e DISPOR de estudos e dados sobre as aes desenvolvidas sob sua superviso e consolidar relatrios com indicadores, com vistas ao aperfeioamento de seus padres gerenciais e otimizao do processo decisrio da administrao. PLANEJAR, COORDENAR, CONTROLAR, ORIENTAR, FISCALIZAR E PROMOVER A EXECUO das aes correlatas sua rea de atuao; CHEFES DE DIVISO PROPOR, EXPEDIR E FISCALIZAR o cumprimento de (04) normas e diretrizes especficas, orientadoras das aes policiais e administrativas, no mbito das unidades sob sua subordinao administrativa, tcnica e normativa; PROPOR, IMPLEMENTAR e ACOMPANHAR planos e projetos de trabalho especficos; EXPEDIR portarias e ordens de servio regulamentadoras das atividades correlatas sua rea de atuao; e CHEFES DE SERVIO DISPOR de dados estatsticos referentes a incidncias (04) criminais, quando for o caso, eficincia e eficcia de suas aes, bem como consolidar indicadores e apresentar relatrios de avaliao e de desempenho para subsidiar decises dos Coordenadores. Os SUPERINTENDENTES REGIONAIS sero substitudos, em suas faltas ou impedimentos legais, pelos respectivos DELEGADOS REGIONAIS EXECUTIVOS; CUMPRIR e FAZER CUMPRIR as normas orientadoras das aes de persecuo penal de sua rea de atuao; PROMOVER E SUPERVISIONAR A EXECUO de operaes policiais, inclusive as que prevem a participao de outros rgos governamentais; EXPEDIR PORTARIAS e ordens de servio; REDISTRIBUIR para os chefes das respectivas Delegacias especializadas os inquritos policiais e os expedientes com vistas instaurao de inquritos policiais ou termos circunstanciados, destinados apurao dos crimes de sua atribuio; PROMOVER o intercmbio de informaes com entidades e organizaes congneres, nacionais e estrangeiras, que mantenham convnios, acordos e tratados na rea de polcia judiciria, no mbito da sua atribuio; PRESTAR informaes ao poder judicirio correlatas sua rea de atuao; ENCAMINHAR os dados e informaes consolidadas, referentes s atividades, aes e outros indicadores infracionais na sua rea de atuao, tendo em vista subsidiar a gesto do Superintendente, a elaborao do Plano de Metas Anual, o Relatrio Anual de Atividades e a Tomada de Contas Anual do DPF; DESEMPENHAR outras atribuies que lhe forem delegadas pelo Superintendente. PROPOR e EXPEDIR normas orientadoras das atividades de polcia judiciria e disciplinar, bem como fiscalizar seu cumprimento; DETERMINAR, de ofcio, correies na

DAS 101.2

DAS 101.1 DELEGADOS REGIONAIS (7)

CORREGEDORES REGIONAIS (8)

89

superintendncia e em suas unidades subordinadas descentralizadas; APROVAR os planos de correies peridicas propostos pelos Chefes do NUDIS e do NUCOR; EXPEDIR portarias e ordens de servio; PROPOR ao Diretor-Geral elogio a servidor e a publicao de referncia elogiosa em Boletim de Servio; PROPOR ao superintendente, nomes para a designao e dispensa de funes gratificadas, alm de seus substitutos eventuais; REFERENDAR os nomes dos servidores destinados lotao na Corregedoria-Regional; INDICAR os membros integrantes das Comisses de Disciplina, na rea de atuao da Superintendncia; DISTRIBUIR os inquritos policiais e os expedientes para o Delegado Regional Executivo ou para o Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado, em funo de suas respectivas atribuies, com vistas instaurao de inquritos policiais ou termos circunstanciados, no mbito da circunscrio da Superintendncia; DECIDIR sobre conflitos de atribuio ou de entendimento no tocante s atividades de polcia judiciria e disciplinar, inclusive sobre dvidas na atribuio do DPF quanto apurao de ilcitos penais, adoo de princpios doutrinrios e interpretao das normas tcnicas processuais aplicveis aos casos concretos; DECIDIR sobre a instaurao ou arquivamento de processo administrativo disciplinar, instaurao de inqurito policial e outras providncias para a apurao de notcias de irregularidades praticadas pelos servidores lotados na rea de atuao da Superintendncia; SUBMETER deciso do Superintendente os recursos impetrados contra indeferimento de abertura de inqurito policial ou arquivamento de denncias ou representaes para instaurao de procedimentos administrativos disciplinares; PROPOR ao Superintendente as penalidades cuja aplicao est prevista no mbito de sua atribuio e as que devam ser decididas em instncia superior; ARTICULAR-SE com as autoridades do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico no Estado para tratar de assuntos vinculados ao exerccio das atividades de polcia judiciria; APROVAR pareceres normativos, encaminhando-os para publicao em Aditamento Semanal; RECEBER notificaes oriundas do Poder Judicirio e prestar informaes correlatas sua rea de atuao; ENCAMINHAR os dados e informaes consolidadas, referentes s atividades, aes e outros indicadores infracionais na sua rea de atuao, tendo em vista subsidiar a gesto do Superintendente, a elaborao do Plano de Metas Anual, o Relatrio Anual de Atividades e a Tomada de Contas Anual do DPF; DESEMPENHAR outras atribuies que lhe forem delegadas pelo Superintendente.

90

CHEFIAS DE DELEGACIAS ESPECIALIZADAS (05) FG 3 (7)

CHEFIAS DE NUCLEOS DE SERVIOS

CHEFIAS DE SETORES DE SERVIOS FG 2 (07)

PLANEJAR, COORDENAR, CONTROLAR, FISCALIZAR E EXECUTAR as atividades, Aes operaes correlatas sua rea de atuao; CUMPRIR E FISCALIZAR o cumprimento das normas e diretrizes especficas emanadas das Unidades Centrais, orientadoras das aes policiais e administrativas, na sua rea de atuao; PROPOR, IMPLEMENTAR E FISCALIZAR A EXECUO de planos e projetos de trabalho especficos; EXPEDIR portarias e ordens de servio sobre os assuntos correlatos sua rea de atuao; DECIDIR sobre os processos administrativos e disciplinares, quando a pena for de advertncia, repreenso ou suspenso at dez dias, quando se tratar de Delegacia localizada fora do municpio sede da Superintendncia Regional; PROPOR ao Superintendente Regional a instaurao ou arquivamento de processos administrativos disciplinares, bem como as penalidades cuja aplicao est prevista no mbito de sua competncia e as que devem ser decididas em instncia superior; SUBMETER deciso do Superintendente Regional os recursos impetrados contra indeferimento de abertura de inqurito policial ou arquivamento de denncias ou representaes para instaurao de procedimentos administrativos disciplinares; PROPOR, ao Superintendente Regional, referncia elogiosa e sua publicao em Aditamento Semanal; e DISPOR de dados estatsticos referentes a incidncias criminais, eficincia e eficcia das aes, bem como consolidar indicadores e apresentar relatrios de avaliao e de desempenho para subsidiar decises do Superintendente Regional e das Unidades Centrais. PLANEJAR, SUPERVISIONAR, ORIENTAR, FISCALIZAR e PROMOVER A EXECUO das aes correlatas sua rea de atuao; CUMPRIR E FISCALIZAR o cumprimento das normas e diretrizes emanadas das Unidades Centrais, na sua rea de atuao; EXECUTAR E FISCALIZAR A EXECUO de programas, planos e projetos de trabalho especficos; EXPEDIR portarias e ordens de servio regulamentadoras das atividades correlatas sua rea de atuao; COLETAR, ANALISAR E ORGANIZAR os dados sobre as aes empreendidas, incidncias criminais, quando for o caso, bem como propor indicadores para subsidiar decises dos nveis hierrquicos superiores; e EXERCER outras atribuies que lhe forem delegadas pelos respectivos nveis hierrquicos superiores

PLANEJAR, COORDENAR, CONTROLAR, FISCALIZAR E EXECUTAR as atividades, Aes operaes correlatas sua rea de atuao; CHEFIAS DE CUMPRIR E FISCALIZAR o cumprimento das normas e DELEGACIAS diretrizes especficas emanadas das Unidades Centrais, DESCENTRALIZADAS orientadoras das aes policiais e administrativas, na sua (05) rea de atuao; PROPOR, IMPLEMENTAR E FISCALIZAR A EXECUO de planos e projetos de trabalho especficos;

91

EXPEDIR portarias e ordens de servio sobre os assuntos correlatos sua rea de atuao; DECIDIR sobre os processos administrativos e disciplinares, quando a pena for de advertncia, repreenso ou suspenso at dez dias, quando se tratar de Delegacia localizada fora do municpio sede da Superintendncia Regional; PROPOR ao Superintendente Regional a instaurao ou arquivamento de processos administrativos disciplinares, bem como as penalidades cuja aplicao est prevista no mbito de sua competncia e as que devem ser decididas em instncia superior; SUBMETER deciso do Superintendente Regional os recursos impetrados contra indeferimento de abertura de inqurito Policial ou arquivamento de denncias ou representaes para instaurao de procedimentos administrativos disciplinares; PROPOR, ao Superintendente Regional, referncia elogiosa e sua publicao em Aditamento Semanal; e DISPOR de dados estatsticos referentes a incidncias criminais, eficincia e eficcia das aes, bem como consolidar indicadores e apresentar relatrios de avaliao e de desempenho para subsidiar decises do Superintendente Regional e das Unidades Centrais.

(1)

Dados extrados do Art. 45 do DECRETO N 6061/2007:


Art. 45. Aos Secretrios e aos DIRETORES-GERAIS incumbe PLANEJAR, DIRIGIR, COORDENAR, ORIENTAR, ACOMPANHAR E AVALIAR A EXECUO das atividades dos rgos das suas respectivas Secretarias ou Departamentos e exercer outras atribuies que lhes forem cometidas em regimento interno. (grifo nosso)

(2)

Dados extrados do Art. 46 do DECRETO N 6061/2007:


Art. 46. Ao CHEFE DE GABINETE, ao Consultor Jurdico, ao Subsecretrio, aos DIRETORES, aos CORREGEDORES-GERAIS, aos Presidentes dos Conselhos, aos COORDENADORES-GERAIS, aos SUPERINTENDENTES e aos demais dirigentes incumbe PLANEJAR, DIRIGIR, COORDENAR E ORIENTAR A EXECUO DAS ATIVIDADES DAS RESPECTIVAS unidades e exercer outras atribuies que lhes forem cometidas, em suas respectivas reas de competncia.

Dados extrados da Portaria n 1825/2006 do Ministrio da Justia:


Art. 12. O Diretor-Geral ser substitudo, em suas faltas ou impedimentos legais, pelo Diretor da Diretoria-Executiva. Art. 30. Ao DIRETOR DA DIRETORIA-EXECUTIVA incumbe: I - substituir o Diretor-Geral em suas faltas ou impedimentos legais;

(3)

Dados extrados da Portaria n 1825/2006 do Ministrio da Justia:


Art. 23. s Coordenaes-Gerais e COORDENAES compete: I - COORDENAR, CONTROLAR, ORIENTAR E AVALIAR, em nvel central e descentralizado, a execuo das atividades, aes e operaes correlatas sua rea de atuao;

92

II - propor polticas e diretrizes correlatas aos assuntos de sua rea de atuao, tendo em vista coordenar esforos, racionalizar o emprego de meios e padronizar procedimentos; III - planejar e coordenar a execuo de operaes policiais integradas com outras unidades, centrais e descentralizadas, ou junto a outros rgos governamentais; IV - promover estudos sobre a incidncia criminal e sobre a eficincia e a eficcia de suas aes, objetivando estabelecer prioridades centrais e regionais, bem como aperfeioar o desempenho de suas unidades; V - organizar, atualizar e difundir a legislao e jurisprudncia relativas s matrias especficas de suas rea de atuao; VI - promover o intercmbio de informaes junto a outras unidades, centrais e descentralizadas, e a outros rgos congneres sobre assuntos de sua competncia; e VII - dispor de estudos e dados sobre as aes desenvolvidas sob sua superviso e consolidar relatrios com indicadores, com vistas ao aperfeioamento de seus padres gerenciais e otimizao do processo decisrio da administrao.

(4)

Dados extrados da Portaria n 1825/2006 do Ministrio da Justia:


Art. 39. Aos CHEFES DE DIVISO E SERVIO incumbe: I - PLANEJAR, COORDENAR, CONTROLAR, ORIENTAR, FISCALIZAR E PROMOVER A EXECUO das aes correlatas sua rea de atuao; II - propor, expedir e fiscalizar o cumprimento de normas e diretrizes especficas, orientadoras das aes policiais e administrativas, no mbito das unidades sob sua subordinao administrativa, tcnica e normativa; III - propor, implementar e acompanhar planos e projetos de trabalho especficos; IV - expedir portarias e ordens de servio regulamentadoras das atividades correlatas sua rea de atuao; e V - dispor de dados estatsticos referentes a incidncias criminais, quando for o caso, eficincia e eficcia de suas aes, bem como consolidar indicadores e apresentar relatrios de avaliao e de desempenho para subsidiar decises dos Coordenadores.

(5)

Dados extrados da Portaria n 1825/2006 do Ministrio da Justia:


Art. 40. Aos CHEFES DE DELEGACIA incumbe: I - PLANEJAR, COORDENAR, CONTROLAR, FISCALIZAR E EXECUTAR as atividades, Aes operaes correlatas sua rea de atuao; II - cumprir e fiscalizar o cumprimento das normas e diretrizes especficas emanadas das Unidades Centrais, orientadoras das aes policiais e administrativas, na sua rea de atuao; III - propor, implementar e fiscalizar a execuo de planos e projetos de trabalho especficos; IV - expedir portarias e ordens de servio sobre os assuntos correlatos sua rea de atuao;

93

V - decidir sobre os processos administrativos e disciplinares, quando a pena for de advertncia, repreenso ou suspenso at dez dias, quando se tratar de Delegacia localizada fora do municpio sede da Superintendncia Regional; VI - propor ao Superintendente Regional a instaurao ou arquivamento de processos administrativos disciplinares, bem como as penalidades cuja aplicao est prevista no mbito de sua competncia e as que devem ser decididas em instncia superior; VII - submeter deciso do Superintendente Regional os recursos impetrados contra indeferimento de abertura de inqurito Policial ou arquivamento de denncias ou representaes para instaurao de procedimentos administrativos disciplinares; VIII - propor, ao Superintendente Regional, referncia elogiosa e sua publicao em Aditamento Semanal; e IX - dispor de dados estatsticos referentes a incidncias criminais, eficincia e eficcia das aes, bem como consolidar indicadores e apresentar relatrios de avaliao e de desempenho para subsidiar decises do Superintendente Regional e das Unidades Centrais.

(6)

Dados extrados da Portaria n 1825/2006 do Ministrio da Justia:


Art. 41. Aos Chefes de Setor, Ncleo e unidades assemelhadas, previstas neste Regimento Interno, incumbe: I - planejar, supervisionar, orientar, fiscalizar e promover a execuo das aes correlatas sua rea de atuao; II - cumprir e fiscalizar o cumprimento das normas e diretrizes emanadas das Unidades Centrais, na sua rea de atuao; III - executar e fiscalizar a execuo de programas, planos e projetos de trabalho especficos; IV - expedir portarias e ordens de servio regulamentadoras das atividades correlatas sua rea de atuao; V - coletar, analisar e organizar os dados sobre as aes empreendidas, incidncias criminais, quando for o caso, bem como propor indicadores para subsidiar decises dos nveis hierrquicos superiores; e VI - exercer outras atribuies que lhe forem delegadas pelos respectivos nveis hierrquicos superiores

(7)

Dados extrados da Portaria n 1825/2006 do Ministrio da Justia:


Art. 12. 1 Os SUPERINTENDENTES REGIONAIS sero substitudos, em suas faltas ou impedimentos legais, pelos respectivos DELEGADOS REGIONAIS EXECUTIVOS.

94

Dados extrados da Instruo Normativa n. 013/2005-DG/DPF50:


Art. 264. Aos Delegados Regionais incumbe: I - em se tratando do Delegado Regional Executivo, substituir o Superintendente Regional em suas faltas ou impedimentos eventuais; II - cumprir e fazer cumprir as normas orientadoras das aes de persecuo penal de sua rea de atuao; III - promover e supervisionar a execuo de operaes policiais, inclusive as que prevem a participao de outros rgos governamentais; IV - expedir portarias e ordens de servio; V - redistribuir para os chefes das respectivas Delegacias especializadas os inquritos policiais e os expedientes com vistas instaurao de inquritos policiais ou termos circunstanciados, destinados apurao dos crimes de sua atribuio; VI - promover o intercmbio de informaes com entidades e organizaes congneres, nacionais e estrangeiras, que mantenham convnios, acordos e tratados na rea de polcia judiciria, no mbito da sua atribuio; VII - prestar informaes ao Poder Judicirio correlatas sua rea de atuao; VIII - encaminhar os dados e informaes consolidadas, referentes s atividades, aes e outros indicadores infracionais na sua rea de atuao, tendo em vista subsidiar a gesto do Superintendente, a elaborao do Plano de Metas Anual, o Relatrio Anual de Atividades e a Tomada de Contas Anual do DPF; IX - desempenhar outras atribuies que lhe forem delegadas pelo Superintendente.

(8)

Dados extrados da Instruo Normativa n. 013/2005-DG/DPF51:


Art. 265. Ao Corregedor Regional incumbe: I - propor e expedir normas orientadoras das atividades de polcia judiciria e disciplinar, bem como fiscalizar seu cumprimento; II - determinar, de ofcio, correies na Superintendncia e em suas unidades subordinadas descentralizadas; III - aprovar os planos de correies peridicas propostos pelos Chefes do NUDIS e do NUCOR; IV - expedir portarias e ordens de servio;

50

51

No constando na Portaria MJ n1825/2006 normas indicando as atribuies dos Delegados Regionais, apesar da previso dos respectivos cargos comissionados no anexo II do Decreto n 6.061/2007, e os rgos comporem as Superintendncias Regionais (art. Itens 1.7, e 1.8 do art. 3 e itens 1.6 e 1.7 do art. 5 da citada portaria), buscou-se suas atribuies no texto da IN 013/2005 DG/DPF 15jun05; No constando na Portaria MJ n1825/2006 normas indicando as atribuies dos Corregedores Regionais, apesar da previso dos respectivos cargos comissionados no anexo II do Decreto n 6.061/2007, e os rgos comporem as Superintendncias Regionais (art. Itens 1.9 do art. 3 e itens 1.8 do art. 5 da citada portaria), buscou-se suas atribuies no texto da IN 013/2005 DG/DPF 15jun05;

95

V - propor ao Diretor-Geral elogio a servidor e a publicao de referncia elogiosa em Boletim de Servio; VI - propor ao Superintendente, nomes para a designao e dispensa de funes gratificadas, alm de seus substitutos eventuais; VII - referendar os nomes dos servidores destinados lotao na Corregedoria-Regional; VIII - indicar os membros integrantes das Comisses de Disciplina, na rea de atuao da Superintendncia; IX - distribuir os inquritos policiais e os expedientes para o Delegado Regional Executivo ou para o Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado, em funo de suas respectivas atribuies, com vistas instaurao de inquritos policiais ou termos circunstanciados, no mbito da circunscrio da Superintendncia; X - decidir sobre conflitos de atribuio ou de entendimento no tocante s atividades de polcia judiciria e disciplinar, inclusive sobre dvidas na atribuio do DPF quanto apurao de ilcitos penais, adoo de princpios doutrinrios e interpretao das normas tcnicas processuais aplicveis aos casos concretos; XI - decidir sobre a instaurao ou arquivamento de processo administrativo disciplinar, instaurao de inqurito Policial e outras providncias para a apurao de notcias de irregularidades praticadas pelos servidores lotados na rea de atuao da Superintendncia; XII - submeter deciso do Superintendente os recursos impetrados contra indeferimento de abertura de inqurito Policial ou arquivamento de denncias ou representaes para instaurao de procedimentos administrativos disciplinares; XIII - propor ao Superintendente as penalidades cuja aplicao est prevista no mbito de sua atribuio e as que devam ser decididas em instncia superior; XIV - articular-se com as autoridades do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico no Estado para tratar de assuntos vinculados ao exerccio das atividades de polcia judiciria; XV - aprovar pareceres normativos, encaminhando-os para publicao em Aditamento Semanal; XVI - receber notificaes oriundas do Poder Judicirio e prestar informaes correlatas sua rea de atuao; XVII - encaminhar os dados e informaes consolidadas, referentes s atividades, aes e outros indicadores infracionais na sua rea de atuao, tendo em vista subsidiar a gesto do Superintendente, a elaborao do Plano de Metas Anual, o Relatrio Anual de Atividades e a Tomada de Contas Anual do DPF; XVIII - desempenhar outras atribuies que lhe forem delegadas pelo Superintendente. Pargrafo nico. Os conflitos de atribuio ou de entendimento no tocante s atividades de polcia judiciria, de que trata o inciso X deste artigo, sero decididos em grau de recurso pelo Superintendente, em carter terminativo.

(9)

Dados obtidos a partir dos organogramas de toda estrutura do DPF, disponvel

96

na INTRANET DA SR/DPF/MG, lembrando que o mesmo foi elaborado com base na Portaria n 1.300 do Ministrio da Justia, de 04 de setembro de 2003. Como se verifica no organograma estrutural do DPF, a Direo-Geral possui outros rgos vinculados direto ao gabinete do Diretor Geral a ttulo de assessoramento (na linguagem tcnica da cincia da administrao: o staff). No anexo II do Decreto n 6.061/2007 esto previstos 14 cargos comissionados, os quais se encontram distribudos de acordo com o previsto nos 1 a 3 do artigo 11 da Portaria n 1.825/2007:
Art. 11. ... 1 O Diretor-Geral conta, para o desempenho de suas atribuies, com um Assessor de Controle Interno, um Assessor Tcnico Jurdico, um Assistente Parlamentar, um Assistente de Relaes Internacionais, um Assistente Administrativo e um Assistente Tcnico. 2 O Diretor Executivo, o Diretor de Combate ao Crime Organizado, o Corregedor-Geral, o Diretor de Inteligncia Policial, o Diretor TcnicoCientfico, o Diretor de Gesto de Pessoal e o Diretor de Administrao e Logstica Policial contam, cada um, para o desempenho de suas atribuies, com um Assistente. 3 O Chefe de Gabinete conta, para o desempenho de suas atribuies, com um Assistente Tcnico.

No constando na citada portaria as atribuies destes cargos, buscou-se na Instruo Normativa n. 013/2005-DG/DPF52, as incumbncias destinadas aos ocupantes desses cargos:
Seo III Dos Assessores e Assistentes

Art. 250. Ao Assessor de Controle Interno incumbe: I - assessorar o Diretor-Geral nos assuntos relativos ao Sistema de Controle Interno e ao Sistema de Controle Externo; II - manter-se atualizado em relao s normas e diretrizes da Administrao Pblica Federal correspondente ao Sistema de Controle Interno e ao Sistema de Controle Externo, transmitindo-as e orientando os dirigentes das unidades centrais e descentralizadas quanto a seu cumprimento; III - acompanhar o atendimento das determinaes da Secretaria Federal de Controle Interno/CGU e do TCU pelas unidades do DPF, assessorando-as, inclusive quanto ao cumprimento de prazos; IV - atuar de forma preventiva junto aos dirigentes das unidades centrais e 52 No constando na Portaria MJ n1825/2006 normas indicando as atribuies dos Corregedores Regionais, apesar da previso dos respectivos cargos comissionados no anexo II do Decreto n 6.061/2007, e os rgos comporem as Superintendncias Regionais (art. Itens 1.9 do art. 3 e itens 1.8 do art. 5 da citada portaria), buscou-se suas atribuies no texto da IN 013/2005 DG/DPF 15jun05;

97

descentralizadas, com o objetivo de evitar impropriedades na execuo dos recursos oramentrios e financeiros destinados ao DPF; V - desempenhar outras atribuies de assessoramento que lhe forem determinadas pelo Diretor-Geral. Art. 251. Ao Assessor Jurdico incumbe: I - assessorar ao Diretor-Geral nas matrias submetidas ao seu exame, elaborando estudos e preparando informaes e pareceres jurdicos; II - fixar a interpretao da Constituio Federal, de leis, jurisprudncias, tratados e demais atos normativos, visando uniformizao de condutas e procedimentos a serem seguidos pelas unidades, em suas reas de atuao, na ausncia de orientao normativa da Advocacia Geral da Unio AGU e da Consultoria Jurdica do Ministrio da Justia; III - assistir ao Diretor-Geral no controle interno da legalidade administrativa dos atos a serem praticados ou j efetivados, e daqueles atos oriundos de unidades sob sua superviso; IV - manifestar-se nos processos licitatrios de compras de bens e contratao de obras e servios, bem como nas situaes de dispensa e de inexigibilidade de licitao; V - examinar, prvia e conclusivamente, as minutas de editais de licitao, os respectivos contratos, convnios, acordos, ajustes e demais instrumentos congneres a serem submetidos aprovao do Diretor-Geral, manifestando-se quanto aos seus aspectos jurdicos; VI - desempenhar outras atribuies que lhe forem delegadas pelo DiretorGeral. Art. 252. Ao Assistente incumbe: I - assistir ao Diretor-Geral nas matrias submetidas sua apreciao, relacionadas s operaes policiais e outras especficas; II - participar da composio de grupos de trabalho em assuntos especficos, atendendo indicao do Diretor-Geral; III - apoiar o Gabinete na execuo das rotinas administrativas do DiretorGeral; IV - orientar e acompanhar a elaborao de normas a serem baixadas pelo Diretor-Geral, bem como a de correspondncias oficiais em assuntos especiais; V - proceder reviso final de minutas de Instrues Normativas e Portarias, em atendimento determinao do Diretor-Geral; VI - proceder reviso final de minutas de convnios, acordos e instrumentos congneres a serem assinados pelo Diretor-Geral; VII - manifestar-se em recursos dirigidos ao Diretor-Geral;

VIII - desempenhar outras atribuies que lhe forem delegadas pelo DiretorGeral. Art. 253. Ao Assistente Parlamentar incumbe: I - assessorar o Diretor-Geral nos assuntos correlatos s atividades do Congresso Nacional e do Poder Legislativo nos Estados, Distrito Federal e

98

Municpios; II - apresentar aos parlamentares matrias de interesse do DPF, bem como acompanhar a tramitao de projetos, proposies, pronunciamentos, comunicaes e diversas informaes dos parlamentares, nas Casas Legislativas; III - prestar colaborao aos parlamentares que solicitarem informaes ao DPF; IV - controlar as solicitaes de audincias e convites oriundos de parlamentares; V - organizar, controlar e manter atualizados os registros dos perfis e tendncias de parlamentares; VI - analisar, providenciar respostas e controlar os requerimentos de informao e indicao de origem do Congresso Nacional; VII - desempenhar outras atribuies que lhe forem delegadas pelo DiretorGeral. Art. 254. Ao Assistente de Relaes Internacionais incumbe: I - assessorar o Diretor-Geral sobre temas afetos a relaes internacionais, pronunciando-se e buscando solucionar demandas, estabelecendo contatos com agentes de Estados estrangeiros, organismos e demais entes pblicos internacionais; II - auxiliar o Diretor-Geral na elaborao de sua agenda internacional; III - prestar apoio ao Diretor-Geral na recepo de diplomatas e autoridades estrangeiras; IV - organizar as viagens oficiais do Diretor-Geral ao exterior; V - encaminhar Secretaria Executiva do Ministrio da Justia os pedidos de autorizao para afastamento do Pas de servidores do DPF; VI - propor a participao de servidores em cursos de especializao, capacitao, seminrios e eventos afins no exterior, bem como controlar e fiscalizar a entrega dos respectivos relatrios na chegada; VII assessorar o Diretor-Geral em solenidades e eventos no exterior; VIII - emitir pareceres e fornecer informaes ao Diretor-Geral sobre assuntos de competncia e interesse do DPF na esfera internacional, em articulao com a INTERPOL/DIREX e com as adidncias policiais brasileiras no exterior; IX - coordenar a adequao de medidas, visando criao de adidncias policiais brasileiras no exterior; X - promover as atividades de formao e capacitao de adidos policiais brasileiros e os respectivos auxiliares de adidos; XI - acompanhar e orientar o desenvolvimento das atividades dos adidos policiais e dos respectivos auxiliares de adidos, no exterior, provendo o apoio tcnico e administrativo; XII - apoiar os adidos policiais estrangeiros acreditados junto ao governo brasileiro;

99

XIII - controlar e manter os registros relativos aos adidos policiais estrangeiros acreditados junto ao governo brasileiro, bem como acompanhar sua movimentao; XIV - desempenhar outras atribuies que lhe forem delegadas pelo DiretorGeral. Art. 255. Ao Assistente Tcnico incumbe: I - auxiliar o Gabinete nas atividades de redao, composio, emisso, reviso, expedio e arquivamento da documentao oficial da DireoGeral, bem como no controle e distribuio do fluxo de expedientes que tramitam na unidade; II - elaborar minutas de respostas s correspondncias oficiais dirigidas ao Diretor-Geral e demais autoridades, referentes a assuntos do Gabinete; III - executar e controlar trabalhos de digitao, operar os aplicativos e demais sistemas e manter atualizadas as bases de dados que permitam o gerenciamento e a execuo das atividades informatizadas; IV - assistir ao Diretor-Geral no desempenho de suas funes como membro dos rgos Colegiados de deliberao superior do DPF; V - auxiliar o Gabinete no controle da legislao e jurisprudncia correlatas aos assuntos de interesse do DPF; VI - desempenhar outras atribuies que lhe forem delegadas pelo DiretorGeral.

Vous aimerez peut-être aussi