Vous êtes sur la page 1sur 7

CONTEDO PROGRAMTICO Cronograma 1 A PESSOA HUMANA 1.

1 Um ser social

Objetivo: Levar o crismando a se sentir membro participante da comunidade, identificando sua funo na sociedade e respeitando o seu espao e o espao do outro. Objetivo: Compreender as diferenas e semelhanas existentes entre homens e mulheres, destacando a necessidade de respeito e procurando entender a misso especfica de cada um. Objetivo: Despertar no crismando a valorizao da amizade, observando a necessidade do discernimento, do respeito e da confiana para se conquistar verdadeiros amigos. Objetivo: Resgatar o valor da famlia para a vida crist e social, destacando a importncia desta instituio de Deus para a construo do seu Reino. Objetivo: Levar o crismando a refletir sobre a funo do namoro na vida crist e sua importncia como uma etapa na construo de um relacionamento responsvel.
1.5 Namoro 1.4 Famlia 1.3 Amizade 1.2 Ser feminino e ser masculino

1.6 Viver em Comunidade Levar o crismando a perceber que na comunidade e na famlia que ele fara a sua experincia mais profunda de Deus. 1.7 Drogas: Um Falso Testemunho Levar o crismando a interpretar sobre os perigos que as drogas e o lcool podem causar ao individuo e a comunidade. 2 DEUS SE REVELA HUMANIDADE 2.1 A Revelao

Objetivo: Tornar Deus conhecido ao crismando, pelo mistrio da Santssima Trindade, revelando plenamente seu projeto na Pessoa e na misso do Verbo encarnado, Jesus Cristo. Objetivo: Apresentar ao crismando a Sagrada Escritura como fonte reveladora da Palavra de Deus que o Verbo Divino, por meio de palavras humanas.
2.3 Estrutura da Bblia 2.2 A Sagrada Escritura

Objetivo: Apresentar ao crismando a histria, criao e a diviso da Bblia, os seus diversos livros e como identificar suas citaes (captulos e versculos). Objetivo: Ensinar ao crismando que para ler a Bblia necessrio considerar o contexto em que foi escrita, que sua mensagem nica e que sua interpretao deve ser conduzida pelo Esprito Santo e feita dentro da Tradio da Igreja. Objetivo: Apresentar a trajetria do Povo de Deus, desde Abrao at os tempos atuais, destacando a f desse povo e suas lutas. Objetivo: Levar o crismando a compreender que a Justificao concedida livremente pelo Pai, atravs de seu Filho Unignito, que por meio do seu Batismo nos introduz na Graa de Deus. Objetivo: Ensinar ao crismando cada um dos Dez Mandamentos, incentivando-os a seguir os passos de Jesus.
3 ORAO: RESPOSTA DO HOMEM A DEUS 3.1 Vida de orao 2.7 Os Dez Mandamentos 2.6 Graa e Justificao 2.5 A histria da salvao 2.4 Como ler a Bblia

Objetivo: Despertar no crismando o desejo de recordar-se de Deus a todo o momento, levando-o a descobrir o sentido da orao na vida de todo cristo. Objetivo: Levar o crismando a entender as diversas formas de orao, assim como os gestos e expresses presentes no ato de rezar. Objetivo: Levar o crismando a conhecer as oraes tradicionais da Igreja e compreend-las como expresso de f verdadeira do povo de Deus. Objetivo: Fazer com que o crismando entenda que o Pai Nosso a orao da Igreja por excelncia e compreenda o sentido de cada um de seus pedidos. Objetivo: Despertar no crismando a compreenso de que o Credo o smbolo apostlico que resume toda a doutrina da Igreja Catlica.
3.6 A Ave Maria Objetivo: Levar o crismando a entender quais so as suas caractersticas e sua importncia a comunidade. 3.7 A Salve Rainha Levar o crismando a entender qual o seu significado, suas caractersticas e sua importncia. 3.5 O Credo 3.4 O Pai Nosso 3.3 Oraes da Igreja 3.2 Aprendendo a rezar

Objetivo: Apresentar a Nova Aliana, instituda pelo Messias Libertador, anunciado desde os primeiros profetas at Joo Batista. Objetivo: Fazer com que o crismando compreenda o mistrio da Encarnao, pelo qual o Filho de Deus assumiu a natureza humana em tudo, menos no pecado, para realizar nela a nossa salvao. Objetivo: Levar o crismando a entender o contexto em que Jesus viveu, retratando as questes sociais, geogrficas e polticas. Objetivo: Apresentar ao crismando os ensinamentos de Jesus presentes nos Evangelhos, encontrando neles o verdadeiro sentido da vida. Objetivo: Descrever os fatos histricos referentes morte e ressurreio de Jesus, desde a sua entrada triunfal em Jerusalm at a sua Ascenso ao cu, levando o crismando a entender o sentido do sacrifcio de Jesus para a nossa salvao. Objetivo: Levar o crismando a entender que Jesus voltou ao Pai, mas confiou a continuidade de sua misso aos apstolos por Ele escolhidos, fundando, assim, a sua Igreja.
4.7 Santssima Trindade 4.6 Jesus Cristo: fundador da Igreja 4.5 Jesus Cristo: sua Morte e Ressurreio 4.4 Jesus Cristo e sua mensagem. 4.3 O tempo e a poca de Jesus 4.2 A encarnao

4 JESUS CRISTO: A PLENA REVELAO DO PAI 4.1 O Anncio

Objetivo: Explicar ao crismando o significado do nome Esprito Santo e suas denominaes, apresentando os seus principais smbolos. Objetivo: Explicar a narrativa de Pentecostes (At 2), levando o crismando a sentir que o mesmo Esprito que agiu nos apstolos continua atuando nos dias atuais em cada um de ns. Objetivo: Apresentar ao crismando a misso e a atuao do Esprito Santo como condutor e animador da Igreja durante toda a histria crist.
6 A IGREJA 6.1 Igreja: Povo de Deus / Corpo de Cristo 5.3 O Esprito Santo e a Igreja 5.2 Pentecostes

5 ESPRITO SANTO: ALMA DA IGREJA 5.1 O nome, as denominaes e os smbolos do Esprito Santo

Objetivo: Levar o crismando a entender que a Igreja formada por homens e mulheres que so incorporados ao Povo de Deus por meio do batismo e que a Igreja constitui o Corpo de Cristo, com seus diversos membros.

Objetivo: Apresentar os principais acontecimentos da Igreja, desde o seu nascimento at os dias de hoje.
6.3 Como a Igreja se organiza

6.2 A histria da Igreja

Objetivo: Mostrar a estrutura da Igreja (congregaes, conferncias episcopais, dioceses, parquias, comunidades, etc.) e a sua hierarquia (papa, bispos, padres, diconos, religiosos, Leigos), levando o crismando a reconhecer a riqueza da organizao da Igreja. Objetivo: Apresentar a misso da Igreja de anunciar o Reino de Cristo e de Deus e de estabelec-lo em todos os povos, levando o crismando a assumir para si essa mesma misso. Objetivo: Explicar os mandamentos da Igreja, despertando no crismando o desejo de segui-los fielmente. Objetivo: Levar o crismando a descobrir a importncia dos documentos oficiais da Igreja e o seu papel na fundamentao da f catlica. Objetivo: Fazer com que o crismando conhea as dimenses do dzimo e se sinta responsvel pela manuteno da Igreja, devendo suprir as necessidades dela de acordo com suas possibilidades. Objetivo: Fazer com que o crismando tenha uma viso geral das principais religies do mundo, conhecendo suas particularidades e diferenas e confrontando-as com a Verdade presente na Igreja Catlica. Objetivo: Levar o crismando a entender o significado da expresso comunho dos santos e a sentir-se participante dessa comunho. Objetivo: Apresentar exemplos de vida e ensinamentos de alguns santos da nossa Igreja paramotivar e inspirar o crismando a seguir uma vida de santidade.
7 MARIA SANTSSIMA 7.1 Maria: modelo de f e perseverana 6.10 Exemplos de Santos 6.9 A Comunho dos Santos 6.8 As diversas religies e seitas 6.7 O Dzimo 6.6 Os documentos da Igreja 6.5 Os mandamentos da Igreja 6.4 A misso da Igreja: a Evangelizao

Objetivo: Levar o crismando a entender que toda a vida de Maria Santssima constitui-se no maior exemplo de f aos desgnios de Jesus Cristo Salvador e, por isso, modelo para cada um de ns.
7.2 Devoes Mariana

Objetivo: Fazer com que o crismando entenda que a devoo a Maria se caracteriza das mais diversas formas e simbologias: reza do tero, ofcio, ladainha, nomes e ttulos de Nossa Senhora, etc; e que estes gestos devocionais se constituem em momentos fortes de f do povo de Deus.
8 OS SACRAMENTOS DA IGREJA 8.1 Introduo aos Sacramentos

Objetivo: Entender que os sete sacramentos foram institudos pelo prprio Cristo e que eles atingem todas as etapas e todos os momentos importantes da vida do cristo. Objetivo: Entender o Batismo como fundamento de toda a vida crist e porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Objetivo: Entender que pelo Sacramento da Confirmao todos os cristos se comprometem mais responsavelmente pela misso da Igreja, j que se tornam enriquecidos de fora especial do Esprito Santo. Objetivo: Entender o Sacramento da Eucaristia como fonte e pice de toda a vida crist e de que preciso estar constantemente e conscientemente preparado para receb-lo, pois o prprio Corpo e Sangue de Cristo. Objetivo: Entender que, por meio deste sacramento, o cristo obtm da misericrdia o perdo da ofensa feita a Deus e, ao mesmo tempo, reconciliado com a Igreja que feriu pecando e a qual colabora para sua converso com caridade, exemplos e oraes. Objetivo: Entender que pela sagrada Uno dos Enfermos e pela orao dos presbteros, a Igreja toda entrega os doentes aos cuidados do Senhor sofredor e glorificado, para que os alivie e salve. Objetivo: Entender que pelo Sacramento da Ordem muitos so convidados aos ministrio apostlico assumindo e continuando a misso confiada por Cristo a seus Apstolos. Objetivo: Entender que este sacramento significa uma aliana matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunho da vida toda e devem conduzir e confiar a sua famlia constantemente ao amor do Pai.
8.8 O Sacramento do Matrimnio 8.7 O Sacramento da Ordem 8.6 O Sacramento da Uno dos Enfermos 8.5 O Sacramento da Penitncia 8.4 O Sacramento da Eucaristia 8.3 O Sacramento da Confirmao 8.2 O Sacramento do Batismo

Objetivo: Apresentar toda a estrutura do Ano Litrgico, explicando cada um dos seus tempos (Advento, Natal, Quaresma, Pscoa, Tempo Comum e demais festas) e a sua relao com as diversas etapas da vida e misso do prprio Cristo. Objetivo: Entender a estrutura fundamental da Celebrao Eucarstica (Missa), procurando perceber o significado e a importncia de cada uma de suas partes. Objetivo: Apresentar os paramentos e smbolos litrgicos presentes na Missa, explicando os seus significados e a sua importncia para o desenvolvimento de todo o rito eucarstico. Objetivo: Fazer com que o crismando entenda que a participao na Missa constitui um compromisso e necessidade essencial da vida do cristo.
10 VIDA CRIST 10.1 Vocao 9.4 A participao na Missa 9.3 Paramentos e smbolos na Missa 9.2 A Celebrao Litrgica da Eucaristia

9 LITURGIA 9.1 O Ano Litrgico

Objetivo: Levar o crismando a compreender a importncia de descobrir sua prpria vocao e atender ao chamado do Senhor com amor e responsabilidade. Objetivo: Fazer com que o crismando compreenda o sentido de ser um cidado crtico, participativo e comprometido com seus direitos e deveres na sociedade, a partir dos valores cristos. Objetivo: Despertar no crismando uma conscincia e comportamento de valorizao e preservao do meio ambiente, entendendo-o como obra de Deus Criador confiada ao homem. Objetivo: Incentivar o crismando para a participao na comunidade, por meio do engajamento em grupos ou pastorais, levando-o a compreender a importncia da sua participao na Igreja.
11 A CELEBRAO DO CRISMA 11.1 Os dons do Esprito Santo 10.4 Ps-crisma Engajamento pastoral 10.3 Meio Ambientes 10.2 Cidadania e Poltica

Objetivo: Apresentar ao crismando cada um dos sete dons do Esprito Santo, levando-o a compreender a importncia deles para uma vida crist fiel e dcil s inspiraes divinas. Objetivo: Orientar o crismando sobre a sua participao no rito da crisma
11.2 O rito da celebrao do Crisma.

Vous aimerez peut-être aussi