Vous êtes sur la page 1sur 5

Educao Tecnolgica

7. ano

O que uma estrutura?1 Podemos definir estruturas como um conjunto de elementos simples ligados entre si, com o objectivo de resistir a foras ou suportar o peso dos materiais de forma a desempenharem correctamente a sua funo. Com base no que foi dito, identifica algumas estruturas que encontras no dia a dia dentro e fora da sala de aula (a cadeira, a mesa, a estante dos livros, a casa, o telhado, o guindaste, o carro, etc)

Tipos de estrutura
Desta forma podemos encontrar dois tipos de estruturas: Estruturas fixas So estruturas construdas para resistirem a esforos, cujos elementos se encontram fortemente unidos para no permitirem movimentos. (Poste de alta tenso) Estruturas mveis So estruturas, cujos elementos se encontram ligados e articulados permitindo a realizao de movimentos. (Bicicleta)

Funo as estruturas

Estruturas Tipos de estruturas

Suporte de Cargas Uma ponte tem que resistir ao seu prprio peso e ao peso do comboio, da via-frrea e tambm de todos os veculos que passam sobre ela. Suportar foras exteriores Um molhe tem que suportar o embate violento das ondas do mar. Manter a forma O esqueleto dos animais mantm a forma dos seus corpos.

Estruturas Fixas

Estruturas Mveis

Funo das estruturas Suporte de Cargas Suportar foras exteriores Manter a forma Proteger os componentes Ligar os componentes

Proteger os componentes A caixa de um hi-fi ou de uma cmara de vdeo protege os componentes e circuitos que esto no seu interior. Ligar os componentes Os diferentes componentes de um motor constituem uma estrutura e, ligados entre si, asseguram o seu funcionamento.

1 Pgina 188- E.T 7/8 anos, Ideias e projectos da Porto Editora 2 Pgina 77 - Tecno para jovens - da Edies Asa

1
Coimbra Colgio de So Jos

Educao Tecnolgica
7. ano

Esforos a que esto submetidas as estruturas.


Existem dois tipos de foras: Externas e Internas3 Nota: para manter a forma de um objecto, as foras internas tm que ser exactamente iguais s foras externas.
Foras Externas

Tipos de foras

Foras Internas

As foras externas dividem-se em 2 grupos: Dinmicas e Estticas4 Estticas so foras estacionrias e causadas pela prpria estrutura: exemplo de uma televiso sobre a mesa exerce uma fora sobre essa mesa.

Dinmicas

Estticas

Estticas

Dinmicas So foras em movimento, causadas por algo activo na estrutura; o vento, as ondas do mar, os carros, etc Concluso Por isso, quando concebemos uma estrutura devemos prever o tipo de esforos estticos e dinmicos possveis de serem suportados por essa estrutura durante a sua vida.

Tipos de esforos
Quando uma estrutura suporta um peso ou uma aco de uma Fora Externa, cada um dos seus elementos so submetidos a um esforo. Existem 5 tipos bsicos de esforo que podem actuar ao mesmo tempo sobre um estrutura:5 Traco Quando as foras que actuam sobre os elementos tendem a pux-los. Compresso Quando as foras que actuam sobre os elementos tendem a comprimi-los. Flexo - Quando as foras que actuam sobre os elementos tendem a dobr-los. Tores Quando as foras que actuam sobre os elementos tend em a torc-los. Corte - Quando as foras que actuam sobre os elementos tendem a cort-los.
3 Ver a imagem da pgina 79 do Livro Tecno para jovens. 4 Ver a imagem da pgina 79 do Livro Tecno para jovens. 5 Ver Imagens na pgina 80 do manual adoptado (Tecno para jovens)

2
Coimbra Colgio de So Jos

Educao Tecnolgica
7. ano

Estabilizao das estruturas6


O Tringulo a forma estrutural mais simples e eficaz para suportar diferentes foras.

Elementos estruturais (suportes)


A forma dos elementos da estrutura aumenta ou diminui a resistncia da mesma. Chamamos a isto os Perfis e constituem a soluo para aumentar a resistncia
7

Perfil plano Perfil angular Perfil em U Perfil em T Perfil em I Perfil quadrado Perfil em Z Perfil redondo (O que vamos utilizar com mais frequncia) Perfil Triangular

Temos igualmente 2 solues arquitectnicas que verificamos no dia a dia que so o Trlito e o Arco.

Agora chegamos concluso de que uma estrutura necessita de tudo o que est no esquema ao lado.

6 Ver Imagens na pgina 80 do manual adoptado (Tecno para jovens) 7 Ver Imagens na pgina 84 do manual adoptado (Tecno para jovens)

3
Coimbra Colgio de So Jos

Educao Tecnolgica
7. ano

Estruturas

Estruturas Fixas

Estruturas Mveis

Funo das estruturas

Tipos de fora a que esto sujeitas

Tipos de esforo submetidos pelas foras

Elementos estruturais

Suporte de Cargas

Foras Internas

Traco

Perfil plano

Suportar foras exteriores

Foras Externas

Compresso

Perfil angular

Manter a forma

Foras Dinmicas

Flexo

Perfil em U

Proteger os componentes

Foras Estticas

Toro

Perfil em T

Ligar os componentes

Corte

Perfil em I

Perfil quadrado

Perfil em Z

Perfil redondo

Perfil Triangular

4
Coimbra Colgio de So Jos

Educao Tecnolgica
7. ano

O nosso projecto
Primeiro desenhar uma estrela e descobrir os tringulos dentro dela.

Depois identificar os locais onde se vo colocar os tubos de jornal para dar uma estrutura forma do desenho

Depois vamos proceder ao travamento da figura

Por fim, pintamos com o spray dourado.

5
Coimbra Colgio de So Jos

Vous aimerez peut-être aussi