Vous êtes sur la page 1sur 2

A IMPORTNCIA DA LEITURA COMO FONTE DE CONHECIMENTO E PARTICIPAO NA SOCIEDADE Ler significa aproximar-se de algo que acaba de ganhar existncia.

talo Calvino Sabe-se que a leitura um dos mais importantes fatores no processo de desenvolvimento intelectual, pois por meio dela o individuo amplia a sua prpria compreenso de mundo, conforme atesta o artigo A Importncia da Leitura como Fonte de Conhecimento e Participao na Sociedade. Das idieias dele depreendidas, compreende-se que ler ampliar a percepo, ser motivado observao de fatos que antes passavam despercebidos, capacitar-se para tambm ler a vida. Nota-se que, de certa forma, o artigo acima referido dialoga com as ideias propostas por Paulo Freire, importante educador e filsofo brasileiro, para quem a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. Para ele, primeiro, a "leitura do mundo do pequeno", mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarizao, foi a leitura da "palavra mundo", ou seja, no que se refere alfabetizao, segundo Freire, no basta ensinar apenas os cdigos de leitura e escrita, mas tambm motivar os estudantes a compreender o significado dessa aprendizagem, para us-la no dia a dia de forma a atender as exigncias da prpria sociedade. Em outras palavras, segundo ele mesmo, promover o Letramento, tornar as pessoas tambm responsveis por suas atuaes na sociedade em que vivem, quer pela leitura quer pela escrita, sempre dispostos a responder criticamente realidade proposta. Outro fator depreendido do artigo em questo o fato de que, antigamente, a leitura era considerada simplesmente um meio de receber uma mensagem importante. Hoje em dia, porm, a pesquisa definiu o ato de ler como um processo mental de vrios nveis e que contribui muito para o desenvolvimento da inteligncia, razo porque deve estar constantemente presente na vida das pessoas, a fim de que estas formem opinio prpria e no repitam apenas o que recebem diariamente pelas mdias de modo geral. Constantemente somos bombardeados com ideologias e qual a formula para no sermos manipulados? Pessoas que no leem so facilemente dominadas. o que se observar em sociedades menos desenvolvidas. Qual a causa para a ausncia do progresso em determinadas sociedades? Sem sobra de dvida, so pessoas que admitem o analfabetismo com naturalidade.Por esses e outros motivos que a leitura e a escrita devem estar constantemente presentes na vida das pessoas, no se limitando apenas aos cursos escolares. Ler participao ativa em sociedade. Outro aspecto importante a ser ressaltado do artigo proposto para leitua o fato de darmos importncia ao livro certo, no momento certo, para a pessoa certa, livros que satisfaam o interesse de vrios grupos, devendo-se respeitar a escolha do leitor, pois quando se l o que gosta, faz-se com prazer, do contrrio, o comportamento mais comum recorrer a outros tipos de

passatempo ou informao, ou seja, contentar-se com a ociosidade intelectual. A formao do leitor um processo de amadurecimento. O mais importante mesmo ler de tudo um pouco, precisamos da variedade de leituras, afinal precisamos ampliar nosso repertrio e isso acontece quando somos expostos a uma diversidade de gneros textuais. Considerando o que foi dito anteriormente, se os efeitos da leitura fossem conhecidos e reconhecidos de um modo geral, os indivduos responsveis, as autoridades e a sociedade fariam muito mais para desenvolver o interesse e os hbitos permanentes desta atividade. Mas, notamos que muito mais prtico criar uma sociedade constituda de seres alienados, no pensantes, iletrados - do menos trabalho! Diante do exposto, o que se pode concluir da leitura feita com base no artigo A Importncia da Leitura como Fonte de Conhecimento e Participao na Sociedade que a leitura amplia os horizontes do conhecimento, permitindo ao indivduo uma viso crtica do mundo real. A ausncia desta prtica, ou seja, a leitura desprovida de crtica pode levar a simples aceitao mecnica dos argumentos e situaes. Por isso de fundamental importncia desenvolver as capacidades crticas juntamente com as capacidades da leitura.

Vous aimerez peut-être aussi