Vous êtes sur la page 1sur 4

No podemos abrir o corao para Jesus, Ele quem abre.

. Por Felipe de Alvarenga Uma das expresses mais ouvidas em apelos evangelsticos nos dias de hoje : abra o seu corao para Jesus e deixe-o entrar. Ou seja, Deus s converte um corao se o pecador deixar o Senhor Todo Poderoso agir. Indiretamente esse ensino torna o homem co-autor da sua salvao, pois ele abriu a porta do corao. Porm, as Escrituras dizem que o homem incapaz de buscar a Deus. Como est escrito: No h um justo, nem um sequer. No h ningum que entenda; No h ningum que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inteis. No h quem faa o bem, no h nem um s. (Romanos 3:10-12) O corao do homem completamente rebelde e incapaz de realizar qualquer movimento em direo a Deus. Com isso, o Senhor quem abre o corao das pessoas. Vemos isso claramente na converso de Ldia. Ela era judia, temia a Deus, mas ainda no era regenerada. Para entender a pregao de Paulo, foi o prprio Deus quem lhe abriu o corao: E uma certa mulher, chamada Ldia, vendedora de prpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o corao para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. (Atos 16:14) Ningum pode abrir o corao para Jesus, porque no h ningum que possa fazer isso. Quando recebemos a f em Jesus, no por vontade humana: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crem no seu nome; os quais no nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Joo 1:12-13) Os nascidos de Deus so gerados da vontade do prprio Criador. Deus quem nos d um corao de carne capaz de compreendermos as coisas celestiais:

E dar-vos-ei um corao novo, e porei dentro de vs um esprito novo; e tirarei da vossa carne o corao de pedra, e vos darei um corao de carne. (Ezequiel 36:26) O corao humano completamente rebelde e contrrio a natureza de Deus. preciso que o Esprito Santo nos tome os coraes de assalto, caso contrrio, jamais nos renderamos. Na vida do verdadeiro crente houve um dia em que a Graa venceu a rebelio do corao. E essa vitria no conta com a participao humana. Deus abriu o corao de Ldia porque ela era temente? Algumas pessoas argumentam que Deus abriu o corao de Ldia porque ela era temente a Deus. De fato, como judia, ela guardava os preceitos da Lei. Tanto que, no caso de sua converso, ela estava guardando o sbado. Porm, o temor dela no uma condio para o seu chamado. Vamos utilizar o exemplo de Paulo. Na carta aos Glatas, o apstolo dos gentios fala sobre o seu zelo pelas tradies judaicas: E na minha nao excedia em judasmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradies de meus pais. (Glatas 1:14) Paulo tambm temia a Deus antes da sua converso, mas o seu chamado no foi baseado nessa condio. No versculo seguinte veremos em que momento ele foi chamado: Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha me me separou, e me chamou pela sua graa. (Glatas 1:15) O apstolo foi separado por Deus desde antes de nascer e chamado no momento determinado por Deus. Ldia tambm fora separada desde antes da fundao do mundo e chamada em seu tempo. Podemos pegar, tambm, o exemplo da eleio de Jac e a reprovao de Esa: Porque, no tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propsito de Deus, segundo a eleio, ficasse firme, no por causa das obras, mas por aquele que chama). (Romanos 9:11)

Ambos eram irmos gmeos; um foi aceito por Deus e outro rejeitado. Esse trecho das Escrituras deixa bem claro que Deus elege sem levar em conta qualquer coisa que uma pessoa tenha feito. A eleio obra da Graa divina e no h nenhuma participao do homem. Temer a Deus no significa ser filho. Ser judeu na carne no garante a salvao para ningum (Romanos 2:28). Ldia guardava as tradies, mas precisava de justificao por meio da f em Cristo. o que vemos neste texto de Romanos 10, que fala sobre a obstinao do povo judeu em tentar se justificar mediante a Lei: Porque lhes dou testemunho de que tm zelo de Deus, mas no com entendimento. Porquanto, no conhecendo a justia de Deus, e procurando estabelecer a sua prpria justia, no se sujeitaram justia de Deus. (Romanos 10:2-3) Ldia, Paulo e nenhum dos filhos de Deus foram salvos mediante algum ato de justia anteriormente praticado. Nenhum homem pode se justificar diante de Deus. Fomos salvos pela total e imaculada Graa de Deus, que teve sua justia satisfeita ao aplicar sua ira em Jesus Cristo. Houve tempo em que ns tambm ramos insensatos e desobedientes, vivamos enganados e escravizados por toda espcie de paixes e prazeres. Vivamos na maldade e na inveja, sendo detestveis e odiando-nos uns aos outros.Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,no por causa de atos de justia por ns praticados, mas devido sua misericrdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Esprito Santo,que ele derramou sobre ns generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.Ele o fez a fim de que, justificados por sua graa, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperana da vida eterna. (Tito 3:3-7) Eis que estou porta e bato. Eis que estou porta, e bato; se algum ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Apocalipse 3:20)

Esse um dos textos mais utilizados como apelo para o pecador se converter a Cristo. Ele empregado no contexto que, se o pecador abrir a porta do seu corao e aceitar, Jesus ir entrar na vida dele. Primeiro devemos ver que esse trecho da carta Igreja de Laodicia endereada a cristos. O apelo contido em Apocalipse 3:20 um desafio a uma renovao espiritual do povo conhecido por Deus. Podemos afirmar que os cristos de Laodicia eram crentes legtimos, pois no versculo 19 o texto diz: Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; s pois zeloso, e arrepende-te. (Apocalipse 3:19) Em Hebreus vemos como o Pai trata os filhos: E j vos esquecestes da exortao que argumenta convosco como filhos: Filho meu, no desprezes a correo do Senhor, E no desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama, E aoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correo, Deus vos trata como filhos; porque, que filho h a quem o pai no corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos so feitos participantes, sois ento bastardos, e no filhos. (Hebreus 12:5-8) A mensagem de Cristo Igreja de Laodicia uma exortao aos filhos amados que esfriaram na f. Portanto, uma incoerncia utilizar esse texto para chamarem os pecadores f, pois os pecadores que no foram justificados, no so filhos de Deus.

Vous aimerez peut-être aussi