Vous êtes sur la page 1sur 10

Geologia

Srie Cientfica

USP

Revista do Instituto de Geocincias - USP Geol. USP Sr. Cient., So Paulo, v. 6, n. 2, p. 71-80, outubro 2006

Faciologia e Anlise Tectnica Preliminar da Formao Barreiras no Litoral Sul do Estado da Bahia, Brasil
Carlos Csar Ucha de Lima1 (uchoa@uefs.br), Geraldo da Silva Vilas Boas2, Francisco Hilrio Rego Bezerra3 1 rea de Geocincias - DEXA - UEFS Km 3 BR 116, CEP 44031-460, Feira de Santana, BA, BRA 2 Centro de Pesquisa em Geofsica e Geologia - IGEO - UFBA, Salvador, BA, BRA 3 Departamento de Geologia - CCET - UFRN, Natal, RN, BRA
Recebido em 26 de janeiro de 2006; aceito em 20 de junho de 2006

Palavras-chave: Formao Barreiras, depsitos fluviais, canais entrelaados, juntas, neotectnica.

RESUMO
Muitos pesquisadores tm interpretado os sedimentos da Formao Barreiras como um resultado de fluxos gravitacionais, pela quase completa ausncia de estruturas sedimentares hidrodinmicas. Propem tambm pouca ou nenhuma deformao nesta unidade. O presente trabalho trata da associao de litofcies, como tambm dos aspectos estruturais da Formao Barreiras na costa sul do Estado da Bahia, Brasil. A observao acurada de muitos afloramentos revelou que as fcies da Formao Barreiras na regio so tipicamente fluviais, de canais entrelaados. As imaturidades textural e mineralgica dos sedimentos mostram que rios pequenos e temporrios, fluxos hiperconcentrados e lagos efmeros predominaram nas fases iniciais de deposio. Canais entrelaados bem desenvolvidos, com rios maiores, compem o ambiente principal de transporte e deposio durante as fases intermediria e final de sedimentao. Os trabalhos de campo evidenciaram grande nmero de juntas com orientao NW-SE e quantidade menor de juntas com direo NE-SW. A determinao preliminar da direo dos esforos, atravs de sistemas de juntas, indica um campo de tenses neotectnico caracterizado por uma compresso horizontal mxima com orientao NW-SE, compatvel com o campo regional determinado por breakouts em poos de sondagens. A anlise da rede de drenagem revela a existncia de blocos estruturais limitados por grandes zonas de falhas e basculados em diferentes direes.

Keywords: Barreiras Formation, fluvial deposits, braided channels, joints, neotectonics.

ABSTRACT
Many researchers have asserted that the Barreiras Formation sediments are the result of gravitational flows because of the almost complete absence of hydrodynamic sedimentary structures. These studies have also suggested a non-tectonic origin for this unit. This paper deals with the lithofacies association and structural features of the Barreiras Formation along the southern coast of the State of Bahia, Brazil. Outcrop analysis revealed that the Barreiras Formation lithofacies are typically fluvial and are associated with braided channels. Immaturity of the sediments indicates that temporary small rivers in hyperconcentrated flows and playa lakes predominated in the initial stages of deposition. Transportation and deposition during the middle to final stages of the Barreiras Formation were characterized by well-developed braided channels, with larger rivers. Field work revealed a large number of NW-SE oriented joints and a relatively small number of NE-SW oriented joints. Preliminary tectonic stress determination, based on measurements of coeval-joints, indicated that the neotectonic stress field presents a NW-SE-trending horizontal maximum compression, which is similar to the present-day stress field determined by breakout analyses. Analysis of modern drainage patterns indicates that crustal blocks limited by major fault zones have been tilted in several directions.

Disponvel on-line no endereo www.igc.usp.br/geologiausp

- 71 -

Carlos Csar Ucha de Lima et al.

INTRODUO
A Formao Barreiras constitui depsitos sedimentares de origem predominantemente continental (Bigarella, 1975; Lima, 2002), tendo sido descritos depsitos de origem marinha no litoral do Par (Arai, 1997), cuja idade tem sido atribuda ao Mioceno (Arai, 2005). Apesar da sua grande extenso ao longo da costa brasileira, desde o Estado do Rio de Janeiro at o Estado do Amap (Suguio e Nogueira, 1999), seus depsitos ainda so pouco conhecidos, tanto no que diz respeito as suas caractersticas sedimentares, quanto as suas caractersticas tectnicas. Na regio do litoral sul da Bahia (Figura 1), a Formao Barreiras aflora em falsias, entre as cidades de Porto Seguro e Prado. Este trabalho trata da Formao Barreiras no litoral sul do Estado da Bahia, sobre aspectos lito-faciolgicos e neotectnicos, que podem ser comparados com depsitos descritos em outras partes do litoral brasileiro.

LITOFCIES DA FORMAO BARREIRAS


No litoral sul da Bahia, predominam litofcies macias, embora tenham sido observados tambm, arenitos laminados e com estratificaes cruzadas. As litofcies observadas so descritas a seguir.

Conglomerados macios sustentados por lama (Cmf)


A litofcies Cmf (Figura 2a) foi observada em um nico afloramento e aparece, em geral, sustentada por matriz arenolamosa, embora, em alguns locais, haja contato entre os clastos. Ocorrem desde pequenos seixos a calhaus arredondados, com at 15 cm de comprimento, sendo constitudos principalmente por calcarenitos e, mais raramente, por fragmentos de equinodermas do Cretceo. As camadas formam corpos tabulares que alcanam espessura de at 2 m e estendem-se lateralmente por algumas dezenas de metros.

Figura 1. Mapa de localizao da rea de estudo no sul do Estado da Bahia. Detalhes de localizao da rea no Brasil e no Estado da Bahia so mostrados esquerda.

- 72 -

Faciologia e Anlise Tectnica Preliminar da Formao...

Geologia
Srie Cientfica

USP

Conglomerados macios sustentados por clastos (Cmc)


Esses conglomerados so constitudos principalmente por seixos que podem ou no estar associados a calhaus intraformacionais e secundariamente por grnulos, com menos de 10% de matriz areno-argilosa. Os gros variam de arredondados a subangulosos, e so compostos principalmente por quartzo e secundariamente por feldspatos. Embora macios na maioria dos afloramentos encontrados, os sedimentos da litofcies Cmc apresentam granodecrescena ascendente em alguns locais, onde o conglomerado passa para arenito conglomertico e arenito grosso, mal selecionados. As camadas esto dispostas em cunhas com at 40 cm de espessura e estendem-se lateralmente por alguns metros.

nando aqueles que possuem entre 0,2 a 0,4 m de espessura e extenso de at 2 m. Concentraes de grnulos e seixos aparecem na base de algumas seqncias. As medidas de paleocorrentes indicaram um vetor mdio resultante (Curray, 1956) com sentido 113 azimute (az) e vetor magnitude de 94%, o que mostra um predomnio do direcionamento das correntes para SE.

Arenitos com estratificaes cruzadas planar (Ap)


Essa litofcies caracteriza-se por granulometria fina a grossa. Os gros so predominantemente subangulosos a subarredondados e compostos principalmente por quartzo e secundariamente por feldspato caulinizado. As seqncias podem aparecer isoladas ou agrupadas em camadas com geometria tabular. As seqncias isoladas exibem at 0,4 m de espessura e continuidade lateral na ordem de alguns metros.

Arenitos macios conglomerticos (Amc)


Esta litofcies composta por duas variedades diferenciadas pela composio mineralgica: arenitos conglomerticos quartzosos e arcozianos. Ambas possuem matriz lamosa, so abundantes nas falsias estudadas e contm grnulos e pequenos seixos imersos. Os gros so mal selecionados e variam de angulosos a subangulosos e, mais raramente, subarredondados, possuindo, em muitos locais, cimentao silicosa. Os arenitos conglomerticos arcozianos (Figura 2b) so semelhantes aos quartzosos, exceto pela presena de feldspato, que pode atingir at 40% do total de gros. Do ponto de vista estratigrfico, os arenitos arcozianos ocorrem sempre abaixo dos arenitos conglomerticos quartzosos.

Folhelhos (Fm)
Folhelhos de cor cinza escura em camadas tabulares, com at 1m de espessura, foram observados em vrios afloramentos. Em alguns locais, os folhelhos aparecem associados aos siltitos laminados.

Siltitos laminados (Fl)


Os siltitos (Figura 2d) ocorrem sobrepostos a arenitos, em camadas com at 0,9 m de espessura. A passagem entre ambos gradacional, ou marcada por intercalaes de folhelhos. Gros de areia so comumente observados imersos na litofcies Fl.

Arenitos macios lamosos (Aml)


Esses arenitos possuem granulometria fina a grossa, com gros angulosos a subarredondados. Esta litofcies apresenta abundante matriz caulnica, sem, no entanto, apresentar grnulos imersos. Os gros so mal selecionados, constitudos predominantemente por quartzo hialino e secundariamente por fragmentos de argilitos e feldspato caulinizado. As camadas so tabulares e possuem entre 0,5 a 1,2 m de espessura. O arenito lamoso pode gradar em sua parte superior para siltito com gros de areia imersos.

Siltitos/arenitos rtmicos (Fr)


Esta litofcies aparece associada litofcies Cmf e composta por siltitos e arenitos finos e laminados, com espessura entre 1 e 5 cm (Figura 3a). Camadas com alguns decmetros de espessura de arenito fino aparecem, por vezes, intercaladas entre as seqncias rtmicas.

Folhelhos com gretas de contrao (Fg)


O folhelho observado possui colorao cinza esverdeada, com arenito arcoziano preenchendo as gretas de contrao. Em perfil, os corpos arenosos que preenchem as gretas de contrao se apresentam sob a forma de colunas irregulares e contnuas (Figura 3b). No plano horizontal, ocorrem vrias gretas, com dimetros e espessura de preenchimento variados (Figura 3c).

Arenitos com estratificaes cruzadas acanaladas (Aa)


A litofcies Aa (Figura 2c) possui gros angulosos a subarredondados, mal selecionada e apresenta predomnio de areia grossa, embora ocorram nveis de areia mdia a fina. A espessura dos sets individuais pode variar, predomi-

- 73 -

Carlos Csar Ucha de Lima et al.

Figura 2. Litofcies da Formao Barreiras. a. Conglomerados macios sustentados por lama. b. Arenitos macios conglomerticos. c. Arenitos com estratificaes cruzadas acanaladas. d. Folhelhos e siltitos laminados.

Figura 3. Litofcies da Formao Barreiras. a. Siltitos/arenitos rtmicos. b. Folhelhos com gretas de contrao vistas em perfil e preenchidas por arczio. c. Folhelhos com gretas de contrao observados na superfcie do terreno (plano horizontal). d. Arenito com feies pedogenticas.

- 74 -

Faciologia e Anlise Tectnica Preliminar da Formao...

Geologia
Srie Cientfica

USP

Arenitos com feies pedogenticas (Apd)


Fcies de arenito grosso com grnulos imersos, mal selecionado, composto de quartzo e feldspato caulinizado. Provveis traos de razes com at 15 cm de espessura (Figura 3d) so preenchidos por areia e cimentados por hidrxido de ferro. Alm das paleo-razes, aparecem tambm concrees ferruginosas. A espessura mxima observada desse arenito foi de 2 m.

Canais (CH)
Dos elementos arenosos, o elemento CH o que aparece com maior freqncia na rea estudada. O mesmo pode ser observado de forma isolada, imerso em pacotes lamosos, ou ento apresentar-se com vrias superfcies cncavas para cima que delimitam a base de um ou mais canais que migraram durante a deposio dos sedimentos. Os canais observados evidenciam profundidades que variam desde 70 cm, nos canais menores, at mais que 3 m nos canais maiores. A largura destes canais pode variar de alguns metros, at vrias dezenas de metros. Estratos cruzados planares e acanalados (litofcies Aa e Ap) foram observados em muitos canais.

Lamitos com feies pedogenticas (Fpd)


Esta litofcies predominantemente sltico-argilosa e possui uma colorao cinza esverdeada, com algumas manchas amarronzadas atribuveis a hidrxido de ferro. Prximo ao contato com a camada que a sobrepe, esta litofcies exibe estrutura prismtica.

Finos de Transbordamento (FF)


Os finos de transbordamento aparecem freqentemente intercalados com os pacotes arenosos (elementos SB e CH). As litofcies que compem o elemento so os finos macios (Fm) e os finos laminados (Fl). Ambos aparecem em abundncia, embora os finos macios estejam em maior quantidade. A espessura das camadas lamosas que compem o elemento FF pode atingir cerca de 4 m.

ELEMENTOS ARQUITETURAIS IDENTIFICADOS


A continuidade de dezenas de quilmetros de afloramentos da Formao Barreiras na rea estudada possibilitou o estudo de elementos arquiteturais, segundo modelos propostos por Miall (1985, 1996), que sugere a existncia de pelo menos oito tipos bsicos desses elementos em depsitos fluviais, identificados a partir da assemblia de litofcies, da geometria interna e da natureza dos contatos superior e inferior que limitam o elemento. Os elementos arquiteturais identificados so descritos a seguir.

PROVVEIS AMBIENTES DEPOSICIONAIS


Segundo vrios autores, a Formao Barreiras seria produto da coalescncia de leques aluviais e de sistemas fluviais entrelaados, em clima quente e seco (Mabesoone, Campos e Silva, Beurlen, 1972; Bigarella, 1975). No litoral sul da Bahia, a observao de arenitos macios constitudos de gros angulosos e mal selecionados, alguns com faces cristalinas, e a presena de feldspatos nos sedimentos, sugerem, em princpio, transporte e deposio rpidos com retrabalhamento limitado, como em fluxos de detritos ou de lama. Porm, a ausncia de estruturas sedimentares hidrodinmicas nesses depsitos foi atribuda por Lima (2002) s seguintes razes: a. o constante desmoronamento das falsias no permite que o intemperismo tenha tempo suficiente para ressaltar as linhas que definem as estruturas primrias (segundo Miall, 1996); b. o alto ndice pluviomtrico atual da rea estudada ocasiona a formao de uma pelcula de lama que desce pelas paredes das falsias, em dias de chuva, impedindo a observao das estruturas sedimentares hidrodinmicas; c. muitas camadas encontram-se oxidadas, mascarando, assim, as estruturas primrias presentes. As feies canalizadas individuais e amalgamadas presentes em quase toda a extenso da Formao Barreiras,

Fluxos Gravitacionais de Sedimentos (SG)


Este elemento arquitetural apareceu nitidamente uma nica vez, onde predominam conglomerados com cascalhos de composio carbontica, intercalados com finas camadas de lama. Essas rochas aparecem representadas principalmente pelas litofcies Cmf (conglomerados macios suportados por finos) e secundariamente pela litofcies Cmc (conglomerados macios suportados por clastos). Os corpos conglomerticos aparecem em forma de cunha ou lbulos que, ao se amalgamarem, formam camadas tabulares separadas por finas camadas de lama escura com pequenos seixos imersos.

Formas de Leito Arenosas (SB)


Este elemento aparece em vrios locais, sendo mais facilmente identificado em algumas pores das falsias entre Prado e Cumuruxatiba. Neste elemento arquitetural, a litofcies Aa predomina, embora a litofcies Ap tambm esteja presente. As superfcies limitantes da base dos elementos SB podem ser acompanhadas por vrias centenas de metros. Associaes com os elementos FF e CH so muito comuns.

- 75 -

Carlos Csar Ucha de Lima et al.

alm da identificao dos elementos arquiteturais SB (formas de leito arenosas) em alguns locais e dos elementos CH (canais) e FF (finos de transbordamento) em quase toda a rea, revelam que os sistemas fluviais foram os agentes predominantes durante o transporte e deposio dos sedimentos. Associaes entre os elementos SB, FF e CH mostram uma ntima associao entre os elementos fluviais arenosos (rea de fluxo principal das correntes) e lamosos (reas de inundao), reforando a idia de domnio fluvial para a deposio dos sedimentos Barreiras. Os fluxos gravitacionais de sedimentos tambm estiveram presentes, mas provvel que os sedimentos depositados por esses fluxos tenham sido retrabalhados pelos pequenos canais, amplamente registrados nos afloramentos do litoral sul da Bahia. Tendo por base a espessura dos pacotes arenosos que compem o elemento CH e a espessura das seqncias individuais (sets) das estruturas sedimentares hidrodinmicas, os canais deveriam atingir poucos metros de profundidade (cerca de 3 m), com largura na ordem de algumas dezenas de metros (Lima, 2002). As observaes de campo sugerem que, pelo menos no litoral sul da Bahia, a maior parte dos depsitos de origem fluvial, em canais entrelaados.

EVIDNCIAS DE TECTONISMO ANLISE PRELIMINAR


Lima e Vilas Boas (2004) realizaram anlise morfotectnica da Formao Barreiras no litoral sul da Bahia. Durante os trabalhos de campo, foram estudadas extensas falsias, onde juntas e algumas falhas indicam atividades tectnicas. A anlise de produtos de sensoriamento remoto tambm sugeriu forte controle tectnico no padro de drenagem, conforme discusso a seguir.

(106 az) no bloco 2. Algumas anomalias de drenagem observadas neste bloco poderiam estar relacionadas a fraturas, evidenciando forte controle estrutural em alguns trechos dos rios. No bloco 3, a direo mdia das drenagens segue para 129 az, com os principais cursos desembocando no Rio Carava, indicando basculamento deste bloco para SE. Um dos tributrios mais longos do Rio Carava possui um curso retilneo NW-SE, sugerindo que esteja em uma zona de falha. Essas observaes sugerem reativao tectnica pssedimentao, com intensidade suficiente para promover basculamento de blocos e modificar o padro de drenagem atual, que tenderia a ser dendrtico e no subpararelo, conforme foi observado. Lima e Vilas-Boas (2004) desenvolveram estudos na rea e sugeriram que as drenagens, originalmente dendrticas, foram redirecionadas a partir do basculamento de blocos, durante o Quaternrio. A sul de Cumuruxatiba foi observada uma falha com plano subvertical e direo aproximada E-W ocupada por uma queda dgua. O bloco a sul da falha mostra leve basculamento, durante a descida em relao ao bloco norte, conforme as atitudes das camadas. A verticalidade do plano de falha no permite definir se a mesma normal (gravitacional) ou reversa (acavalamento). Uma estrutura em flor ocorre a norte de Cumuruxatiba, onde as falhas conjugadas, a sul e a norte, possuem mergulhos para 30 az e 122 az respectivamente. As falhas esto presentes em afloramento constitudo por intercalao de arenitos e lamitos friveis.

Juntas
Devido a pouca ocorrncia de afloramentos com falhas, medidas de sistemas conjugados de juntas foram usadas para obter, em carter preliminar, o campo de tenses que afetou a Formao Barreiras nesta parte do litoral brasileiro. Dados de alguns afloramentos considerados representativos, entre Prado e Porto Seguro, mostram dois sistemas de juntas orientados nas direes NE-SW e NW-SE. Os dois sets ocorrem em toda a rea, embora o segundo seja mais freqente entre Carava e Porto Seguro. A atitude geral de cada set, em reas selecionadas, apresentada na Figura 5. Em geral, as juntas ocorrem na forma de sets conjugados. O resultado geral dessa anlise preliminar apontou sentido de V1 para 341 az com mergulho de 19 e direo NNW-SSE a NW-SE. Em alguns pontos, entretanto, os sets mostram comportamento de juntas distensionais, indicando eixo de tenso V3 subhorizontal e com direo 30 az. Os dados de paleotenses aqui observados indicam que a compresso mxima forma um ngulo de 25 com a costa. Lima, Nascimento e Assumpo (1997) realizaram pesquisas sobre esforos tectnicos ao longo das bacias marginais brasileiras, usando estudos de colapso de poos. Embora esses

Evidncias morfotectnicas
A anlise morfotectnica permitiu destacar trs blocos estruturais (Figura 4), separados por vales situados em baixos estruturais, entre as cidades de Cabrlia e Carava, conforme os padres e direes das drenagens, que sugerem a movimentao desses blocos. O estudo dos blocos se tornou possvel graas homogeneidade litolgica, a alta densidade das drenagens presentes, alm dos altos estruturais serem planos, com sedimentos no dobrados, e cortados por vales escarpados com desnveis topogrficos mximos situados entre 40 e 60 m. A homogeneidade dos sedimentos na regio estudada poderia, teoricamente, favorecer o desenvolvimento de drenagem dendrtica. No bloco 1, apesar da maioria dos tributrios exibir este padro, os cursos fluviais mais longos tendem ao paralelismo e apresentam direo 70 az. Em contraste com o bloco 1, os rios correm para E-SE

- 76 -

Faciologia e Anlise Tectnica Preliminar da Formao...

Geologia
Srie Cientfica

USP

Figura 4. Feies estruturais em escala regional. A. Mapa geolgico simplificado da rea de trabalho. B. Radar de visada lateral da parte norte da rea, apresentando trs blocos estruturais. As setas indicam o vetor mdio do sentido das correntes para os trs blocos estudados.

autores no se refiram aos esforos que ocorrem na Bacia de Cumuruxatiba, os dados por eles apresentados mostram que as tenses nesta bacia possuem direo NW-SE, concordando com os dados preliminares apresentados para a rea de estudo do presente trabalho.

CONCLUSES
Foram identificadas duas fases de deposio para a Formao Barreiras no litoral sul da Bahia. Na primeira fase (Figura 6a), foram depositados arenitos arcozianos e argilitos claros, contendo abundantes gretas de contrao. Essas caractersticas levam interpretao de que houve o predomnio de canais entrelaados e, mais raramente, fluxos de detritos em uma plancie onde predominou o clima quente e seco. Pequenos lagos temporrios (playa) teriam existido, tendo sido submetidos exposi-

o subarea, originando as grandes gretas de contrao observadas. A segunda fase deposicional (Figura 6b) registrada por arenitos e argilitos espessos, que se intercalam. Os arenitos so predominantemente quartzosos e os argilitos, diferentemente dos depositados na primeira fase, no exibem gretas de contrao. Nesta fase, apesar da ocorrncia de canais menores, canais entrelaados bem definidos, com at mais que 3 m de profundidade e largura de algumas dezenas de metros, teriam existido. O estudo neotectnico preliminar sugere que o campo de tenses compatvel com aquele determinado por estudo de colapso de poos desenvolvido por Lima, Nascimento e Assumpo (1997). Atravs da mudana de orientao do padro de drenagem, foram reconhecidos trs blocos estruturais separados por falhas ESE-WNW, cuja cinemtica ainda desconhecida.

- 77 -

Carlos Csar Ucha de Lima et al.

Figura 5. Sistemas conjugados de juntas tectnicas observadas nos afloramentos entre Carava e Porto Seguro.

- 78 -

Faciologia e Anlise Tectnica Preliminar da Formao...

Geologia
Srie Cientfica

USP

Figura 6. Fases de deposio para a Formao Barreiras. A. Fase inicial, onde predominaram canais entrelaados e lagos temporrios em clima quente e seco. Arczios e argilitos so as litofcies mais comuns. B. Fase onde predominaram canais entrelaados maiores, com desenvolvimento de plancies de inundao. Arenitos quartzosos e argilitos so as litofcies predominantes.

- 79 -

Carlos Csar Ucha de Lima et al.

AGRADECIMENTOS
Expressamos nossos agradecimentos a Kenitiro Suguio (USP, UnG) e a Claudio Limeira Mello (UFRJ) pelas valiosas sugestes para o aprimoramento do presente trabalho.

MIALL, A. D. The Geology of Fluvial Deposits: sedimentary facies, basin analysis and petroleum geology. New York: Springer, 1996. 582 p. SUGUIO, K.; NOGUEIRA, A. C. R. Reviso crtica dos conhecimentos geolgicos sobre a Formao (ou Grupo?) Barreiras do Negeno e o seu possvel significado como testemunho de alguns eventos geolgicos mundiais. Geocincias, So Paulo, v. 18, n. 2, p. 439-460, 1999.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ARAI, M. Dinoflagelados (Dynophyceae) miocnicos do Grupo Barreiras no nordeste do estado do Par (Brasil). Revista da Universidade de Guarulhos-Geocincias, n. 2, p. 98-106, 1997. Nmero especial. ARAI, M. A grande elevao eusttica do Mioceno: a verdadeira origem do Grupo Barreiras. In: CONGRESSO DA ASSOCIAO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNRIO, 10., 2005, Guarapari. Anais eletrnicos... Guarapari: ABEQUA, 1996. Disponvel em: <http:// w w w. a b e q u a 2 0 0 5 . g e o l o g i a . u f r j . b r / l n g / p t / p d f s / 0310_arai_artigoabequa2005>. Acesso em: 07 ago. 2006. BIGARELLA, J. J. The Barreiras Group in Northeastern Brazil. Anais da Academia Brasileira de Cincias, v. 47, p. 365-393, 1975. Suplemento. CURRAY, J. R. The analisys of two dimensional orientation data. Journal of Geology. v. 64, n. 2, p. 117-131, 1956. LIMA, C. C.; NASCIMENTO, E.; ASSUMPO, M. Stress orientations in Brazilian sedimentary basins from breakout analysis: implications for force models in the South American plate. Geophysical Journal International, v. 130, n.1, p. 112-124. 1997. LIMA, C. C. U. Caracterizao sedimentolgica e aspectos neotectnicos do Grupo Barreiras no litoral sul do Estado da Bahia. 2002. 141 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Geocincias, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2002. LIMA, C. C. U.; VILAS BOAS, G. S. Morphotectonic analysis in the Barreiras Group, south coast of the state of Bahia, based on the square over radar image approach. Revista Cincia e Natura, v. extra, p. 101-115. 2004. Edio especial. MABESOONE, J. M., CAMPOS E SILVA, A.; BEURLEN, K. Estratigrafia e origem do Grupo Barreiras em Pernambuco, Paraba e Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Geocincias, v. 2, n. 3, p. 173-188, 1972. MIALL, A. D. Architectural-element analysis: a new method of facies applied to fluvial deposits. Earth Science Reviews, v. 22, n. 4, p. 261-308. 1985.

- 80 -

Vous aimerez peut-être aussi