Vous êtes sur la page 1sur 22

2 Termo de Engenharia de Controle e Automao Professor Dr.

Alexandre da Silva Simes Disciplina: Laboratrio de Circuitos Digitais I

Projeto de um Osciloscpio Feito de LEDs

Integrantes: Daniel Targino Wassano RA 810371 Gustavo Barbosa de Souza RA 810312 Welley Rezende da Silva Neto RA 810347

Dezembro de 2009

2 Termo de Engenharia de Controle e Automao Professor Dr. Alexandre da Silva Simes Disciplina: Laboratrio de Circuitos Digitais I

Projeto de um Osciloscpio Feito de LEDs


Relatrio do projeto para a disciplina de Laboratrio de Circuitos Digitais I

Integrantes: Daniel Targino Wassano RA 810371 Gustavo Barbosa de Souza RA 810312 Welley Rezende da Silva Neto RA 810347

Dezembro de 2009

Resumo
O osciloscpio de leds um dispositivo onde ao colocar uma onda em sua entrada ele acender seus leds de tal forma a descrever a forma da onda colocada na entrada do equipamento. Para isto a partir de um conversor analgico-digital foi feito um circuito que decodifica as informaes geradas pelo conversor e gera no display a forma de onda correspondente. Na simulao deste projeto observou-se a grande importncia dos dados serem transmitidos de forma serial, com esta forma de dado conseguimos economizar vrias portas lgicas e fios melhorando nossa organizao e espao ocupado pelo projeto, simplificando-o e ganhando tempo. J na implementao, notou-se que a prtica nem sempre corresponde teoria, e, alm disso, podem ocorrer erros inesperados.

Sumrio
1. Objetivo ................................................................................................................................ 6 2. Introduo ............................................................................................................................ 6 3. Material ................................................................................................................................ 6 4. Metodologia ......................................................................................................................... 7 4.1 Conversor A/D ............................................................................................................... 10 4.2 Supressor de Saltos ....................................................................................................... 11 4.3 Shift Register ................................................................................................................. 12 4.4 Contador M32 e Mono Estvel ...................................................................................... 12 5. Resultados .......................................................................................................................... 12 6. Discusso ............................................................................................................................ 18 7. Concluso ........................................................................................................................... 19 8. Referncias Bibliogrficas.................................................................................................... 22

Lista de Figuras
Figura 1. Diagrama de blocos inicial. ......................................................................................... 8 Figura 2. Segundo diagrama de blocos ...................................................................................... 9 Figura 3. Diagrama de blocos final........................................................................................... 10 Figura 4. Diagrama de blocos do supressor de saltos ............................................................... 11 Figura 5. Onda Senoidal .......................................................................................................... 13 Figura 6. Ajuste da Onda Senoidal no S/DIV............................................................................. 13 Figura 7. Ajuste da onda senoidal nos nveis mximo e mnimo ............................................... 14 Figura 8. Ajuste da onda senoidal no offset para cima ............................................................. 14 Figura 9. Ajuste da onda senoidal no offset para baixo ............................................................ 15 Figura 12. Ajuste da onda quadrada nos nveis mximo e mnimo ........................................... 17 Figura 13. Ajuste da onda quadrada no offset para cima ......................................................... 17 Figura 14. Ajuste da onda quadrada no offset para baixo ........................................................ 18

1. Objetivo
Projetar um osciloscpio de leds onde os leds acendem de tal maneira a mostrar a forma de onda da tenso colocada na entrada do circuito.

2. Introduo
Um osciloscpio um instrumento de medio muito importante, pois com ele consegue-se monitorar a variao da amplitude de um sinal. Isso resulta em uma compreenso muito melhor de um comportamento de uma onda do que simplesmente ter um valor absoluto ou mdio. Em nosso trabalho ser projetado um osciloscpio feito de leds. Onde a informao jogada na entrada ser transformada em uma onda formada pelos leds. Esta onda ainda pode ser ajustada de modo a ficar visvel e melhor interpretvel.

3. Material
Neste experimento foi utilizado o software Proteus v7.4 para a simulao de um circuito. No circuito simulado foram utilizados os seguintes componentes:

Componentes Passivos: 2 Resistores de 1 K 1 Resistor de 10 K 1 Resistor de 4,7 K 1 Resistor de 330 1 Resistor de 47 2 Potencimetros de 10 K 1 Potencimetros de 100 K 1 Potencimetros de 1 K 1 Capacitor de 100 pf 1 Capacitor de 10 nf Semicondutores:
6

256 LEDs 1 Temporizador NE555 1 Conversor AD ADC0808 32 CI 74LS164 Registrador de deslocamento de 8 bits Serial/Paralelo 16 CI 4050 Buffer 4 CI 74LS273 Registrador de 8 bits 2 CI 7473 Flip-Flop JK 2 CI 4067 Multiplexador/Demultiplexador de 16 bits 2 CI 74LS193 Contador sncrono de 4 bits com dois CLOKCs 2 CI 74LS08 Porta E 1 CI 74LS386 Porta OU-EXCLUSIVO 1 CI 74LS32 Porta OU 1 CI 4027 Flip-Flop JK 1 CI 74LS04 Porta Inversora 1 CI TC4420 Driver 1 CI 4514 1-16 Decodificador/Demultiplexador 1 CI LM741 Amplificador Operacional

Geradores: 3 Fontes de 15 V

4. Metodologia
Inicialmente, foi necessria a representao do circuito em um diagrama de blocos, a fim de desenvolv-los individualmente, como pode ser visto na figura 1.

Figura 1. Diagrama de blocos inicial.

Neste diagrama, o nvel analgico de tenso presente na entrada convertido para um valor digital atravs do Conversor A/D, o qual decodificado ao passar pelo Decodificador, o qual possui vrias sadas, sendo que apenas uma delas estar em nvel alto, o que representa o respectivo LED a ser ativo numa coluna, dependendo somente do valor binrio de entrada. Porm, no caso de uma quadrada estar presente na entrada, h uma mudana brusca de tenso, fazendo com que surja um espao entre dois LEDs acesos. A fim de solucionar tal problema, adicionou-se um bloco Supressor de saltos, que tm a funo de preencher eventuais espaos vazios antes de enviar os dados aos Shift Registers em cascata, os quais tm a funo de armazenar os dados e exibi-los no display. Porm, antes de iniciar o projeto do circuito eltrico foi necessrio a estabelecer padres de comunicao entre os blocos, sendo essencial um maior estudo sobre o funcionamento dos chips a serem empregados, deste modo, foi possvel construir um novo diagrama, mais elaborado, como mostra a figura 2.

Figura 2. Segundo diagrama de blocos

Pode-se notar na figura 2, que esta apresenta os padres de comunicao escolhidos, serial ou paralelo, para cada bloco do projeto. A partir disto, iniciou-se o projeto do circuito eltrico em si. Durante o projeto foi necessrio modificar o diagrama de blocos, pois determinadas partes do projeto, como por exemplo, o supressor de saltos, inicialmente assncrono (independente do clock), que, apesar de possvel, tornou-se invivel devido sua complexidade. Assim praticamente todo o circuito serial sncrono e necessitou-se modificar o tipo de comunicao da sada do supressor de saltos, antes paralela, para serial, o que eliminou a necessidade do uso do Shift Register de 16 bits (P/S), possibilitando a conexo direta do supressor com os shift registers de sada. A figura 3 exibe o diagrama de blocos final do projeto.

Figura 3. Diagrama de blocos final

Visando uma maior clareza e organizao, dividiu-se o diagrama de acordo com seus blocos:

4.1 Conversor A/D


Trata-se de um conversor analgico-digital de oito bits, ADC0808. Este circuito integrado inicia uma converso na borda de descida de sua entrada Start, e as realiza controlado por um clock externo. Ao final da converso sua sada EOC (End Of Conversion), retorna ao nvel alto, aps ter ido zero em seu incio. Estas duas portas so essenciais para manter o circuito em sincronismo, j que marcam o incio e o fim da etapa de converso. Enquanto esta etapa est em atividade, todo o circuito permanece inativo, exceto o clock. Decodificador Devido ao fato de o conversor A/D possuir uma sada binria, foi necessrio o emprego de um decodificador de quatro bits, que possusse dezesseis sadas, assim, para cada valor binrio de entrada, uma nica sada seria ativada. Pode-se obter um circuito capaz de realizar tal tarefa utilizando um demultiplexador de 4 bits com latches em suas entradas. O circuito integrado 74HC4514 possui exatamente tais funes.
10

4.2 Supressor de Saltos


Porm, no caso de uma quadrada estar presente na entrada, h uma mudana brusca de tenso, fazendo com que surja um espao entre dois LEDs acesos. A fim de solucionar tal problema, adicionou-se um bloco Supressor de saltos, que tm a funo de preencher eventuais espaos vazios antes de enviar os dados ao prximo bloco. Segue abaixo o diagrama de blocos do supressor de saltos.

Figura 4. Diagrama de blocos do supressor de saltos

No supressor de saltos, os 16 flip-flops D armazenam os dados de duas colunas consecutivas, os quais so selecionados pelos dois multiplexadores controlados pelo contador M32 do bloco principal. Os dados so comparados aos pares pelo flip-flop JK, controlado pelo clock. A sada deste flip-flop so os dados a serem passados prxima etapa. Outro flip-flop, controlado pelo contador, juntamente com o clock, comandam o clock da prxima etapa.
11

4.3 Shift Register


Trata-se da memria do circuito. Como todos os shift registers so ligados em cascata, os dados do anterior passam para o prximo, assim obteve-se uma memria de 256 bits, que correspondem aos 256 LEDs presentes no display. O uso de shift registers foi ideal devido necessidade de no apenas armazenar dados, mas tambm desloc-los dentro da memria de modo que aps um pulso de clock, cada bit seja transferido para o prximo, e aps 16 pulsos, ocorre a transferncia completa de uma coluna para a prxima.

4.4 Contador M32 e Mono Estvel


o sistema que controla todo o sincronismo do circuito. Ele age sobre o clock, direcionando-o cada parte do circuito em seu tempo exato. O bloco mono estvel, gera um atraso, determinando o tempo que uma nova coluna leva para ser inserida, controlando assim, o comprimento da onda exibida. Aps o desenvolvimento de todos os blocos do projeto, construiu-se o circuito no software simulador, o qual se encontra no CD, devido ao seu tamanho, que impossibilitou sua insero neste relatrio.

5. Resultados
Simulao: Ao colocar uma onda da forma senoidal na entrada do circuito os displays comportaram-se de acordo com a figura 5, e ao alterar-se os potencimetros RV1(Nvel Mximo), RV2(S/DIV), RV3(Offset), e RV4(Nvel Mnimo), os displays comportaramse como ilustram as figuras 6, 7, 8 e 9.

12

Figura 5. Onda Senoidal

Figura 6. Ajuste da Onda Senoidal no S/DIV

13

Figura 7. Ajuste da onda senoidal nos nveis mximo e mnimo

Figura 8. Ajuste da onda senoidal no offset para cima

14

Figura 9. Ajuste da onda senoidal no offset para baixo

Ao ser colocada uma onda quadrada na entrada, os displays comportaram-se conforme ilustra a figura 10, e ao alterar-se os potencimetros RV1(Nvel Mximo), RV2(S/DIV), RV3(Offset), e RV4(Nvel Mnimo), os displays comportaram-se como ilustram as figuras 11, 12, 13 e 14.

15

Figura 10. Onda Quadrada

Figura 11. Ajuste da onda quadrada no S/DIV

16

Figura 12. Ajuste da onda quadrada nos nveis mximo e mnimo

Figura 13. Ajuste da onda quadrada no offset para cima

17

Figura 14. Ajuste da onda quadrada no offset para baixo

Implementao: A implementao do circuito foi trabalhosa devido ao nmero elevado de leds e

chips usados,devido um estratgico posicionamento dos componentes, foi possvel organizar o prjeto de modo a ocupar apenas um protoboard e uma placa padro de 10cmX10cm. Esta, por sua vez, foi onde foram conectados os 128 leds; cada led foi soldado na placa formando uma matriz 8X16. Os anodos dos leds foram ligados uns aos outros, e os catodos de cada coluna em seu respectivo shift register localizado no protoboard. Aps a concluso da montagem do projeto, o circuito foi ligado duas fontes de 15V e uma de 5V, sendo a parte lgica em 5V. Porm os resultados esperados no foram obtidos, devido a um provvel erro na sincronizao do circuito, que no havia aparecido no simulador, tal erro, depois de muito esforo, conseguiu ser isolado no projeto mais no solucionado.

6. Discusso

18

Como foi observado, o circuito foi capaz de apresentar na matriz de LEDs o formato de onda desejado, seja ela quadrada, senoidal, dente-de-serra, entre outras. Devido ao circuito possuir uma entrada analgica, podem haver diversas possibilidades de forma de onda, inclusive sinais negativos, o que traria um grande problema j que o conversor A/D possui uma tenso de referncia mnima de 0 volts. Portanto, houve necessidade de incluir um circuito adequao de sinal, de modo a fazer com que o sinal de entrada se adapte aos limites do conversor A/D. Assim, foi inserido um controle de offset, e utilizando controles para as tenses de referncia positiva e negativa, foi possvel obter um controle preciso da amplitude da onda. Observou-se tambm que, a partir de certa freqncia era impossvel identificar a forma de onda no display, devido ao grande intervalo de tempo entre duas converses sucessivas. Portanto, inseriu-se um controle de tempo que pode ser ajustado, de modo que melhor exiba a forma de onda. Notou-se que medida que a complexidade aumentava, tornava-se cada vez mais difcil trabalhar com circuitos assncronos, portanto foi necessrio o re-projeto de determinadas partes, mais especificamente o supressor de saltos de modo a torn-lo sncrono. Porm, para isto foi necessrio desenvolver um circuito de sincronismo, para adapt-lo ao resto do projeto.

7. Concluso
Para fazer este projeto alguns problemas tiveram que ser resolvidos. Primeiramente ao atualizar os dados nos registradores, eles apareciam sendo deslocados no display, para resolver isto, o displays so desligados enquanto os dados so atualizados. O segundo problema a ser resolvido foi no supressor de saltos que, devido sua complexidade, ao constru-lo com os dados de forma paralela e assncrona, verificou-se que o circuito se tornou muito grande e complexo, pois se necessitaram muitas ligaes e portas lgicas, a soluo foi trabalhar com os dados de forma serial e sncrona. Outro problema tambm solucionado foi que o conversor A/D possui 8 sadas porm no circuito s se usaria 4 destas sadas, que no caso foram utilizadas s 4 portas referentes aos 4 bits mais significativos. Com a implementao foi possvel notar que na prtica o projeto diverge da teoria, e muitas vezes apresenta erros que no eram
19

previstos. Mesmo assim com o projeto foi possvel aprender e aprimorar muito os conceitos sobre clock, sincronizao de circuitos, transferncia e manipulao de dados.

20

21

8. Referncias Bibliogrficas
[1] TOCCI, Ronald J.; WIDMER, Neal S. Sistemas Digitais: Princpios e aplicaes. 7. ed. Rio de Janeiro: Ltc, 2000.

22

Vous aimerez peut-être aussi