Vous êtes sur la page 1sur 5

Habeas Corpus n. 2010.

037570-2, de So Jos Relator: Desembargador Substituto Tulio Pinheiro

HABEAS CORPUS. PRISO PREVENTIVA DECRETADA EM VIRTUDE DO DESCUMPRIMENTO, PELO PACIENTE, DE MEDIDA PROTETIVA DE URGNCIA DEFERIDA EM OUTRO PROCESSO E H APROXIMADAMENTE 2 (DOIS) ANOS. RESTRIES QUE NO PODEM SER ESTABELECIDAS AD INFINITUM. DELITOS REMANESCENTES QUE, POR OUTRO LADO, NO JUSTIFICAM A IMPOSIO DA MEDIDA EXTREMA. CONSTRANGIMENTO ILEGAL CONFIGURADO. ORDEM CONCEDIDA.

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Habeas Corpus n. 2010.037570-2, da Comarca de So Jos (2 Vara Criminal), em que impetrante Alceu Machado Filho e paciente Nadir Lorencetti Parenti:

ACORDAM, em Segunda Cmara Criminal, por unanimidade, conceder a ordem para cassar o decreto de priso preventiva, expedindo-se alvar de soltura se por al no estiver preso. Sem custas. RELATRIO O advogado Alceu Machado Filho impetrou habeas corpus, com pedido liminar, em favor de Nadir Lorencetti Parenti, preso provisoriamente desde 21.05.10 e denunciado pela prtica de crime de violncia domstica (ameaa, agresso e coao - Autos n. 064.10.002777-0). Sustentou que o paciente est sofrendo constrangimento ilegal em razo de ato praticado pela MMa. Juza da 2 Vara da Comarca de So Jos, que decretou sua priso preventiva. Asseverou, para tanto, que sua filha M.G.P. retratou-se em juzo. Por outro lado, aduziu que um dos fundamentos ensejadores da custdia do paciente - descumprimento de medidas protetivas em favor de sua ex-esposa (Autos n. 064.07.023702-0) - no merece ser admitido, visto que referida medida perdeu eficcia pelo decurso do prazo. Apontou para a inexistncia de indcios da autoria. Argumentou, tambm, a nulidade da audincia de representao efetivada, porquanto no foi permitido que seu advogado acompanhasse os testemunhos das ofendidas. Sustentou, por fim, a incompetncia do juzo, sob o argumento de tratar-se de crime de menor potencial ofensivo. Ao final, requereu a concesso da ordem para que seja determinada a imediata soltura de Nadir.

A liminar foi indeferida. Prestadas as informaes, com vista dos autos, a douta Procuradoria-Geral de Justia, em parecer da lavra do Exmo. Dr. Srgio Rizelo, opinou pela denegao da ordem. VOTO A ordem merece ser concedida. Infere-se da documentao acostada pelo impetrante que, em 06.12.2007, nos Autos n. 064.07.023702-0, foram deferidas medidas protetivas de urgncia em favor da ex-esposa do paciente - C.M.V., no seguintes termos: que o agressor mantenha uma distncia mnima de 1 (um) quilmetro da vtima e de seus familiares (art. 22, III, 'a'); proibio de manter contato com a vtima e seus familiares (art. 22, III, 'b'); proibio de visitas vtima e seus familiares; e proibio de frequentar estabelecimentos comerciais, bares, lojas e similiares, onde a vtima esteja presente (fls. 26/27). Nada obstante, em 13.12.09, Nadir, no intuito de falar com sua filha, que estava provisoriamente sob a guarda de sua av materna - Vilma Zanatta Maurcio, deslocou-se at residncia desta, onde teria ameaado Vilma, bem assim lesionado a menor e Luiz Sady Lavratti. Diante desse quadro, o paciente teve decretada contra si, em 17.05.10, priso preventiva a partir de representao do delegado de polcia, com parecer favorvel da representante do Ministrio Pblico, tendo em vista a apurao de provas da existncia dos crimes e indcios suficientes de autoria, bem como a necessidade de garantir a ordem pblica, seno vejamos:
[...] No caso concreto, avultam dos autos indcios da autoria e provas da materialidade dos crimes, as quais do conta que o indiciado teria ameaado, agredido e coagido sua filha - uma adolescente de 16 (dezesseis) anos, cuja guarda provisria foi deferida Sra. Vilma Zanatta, sua av materna (fl. 52) - a no ratificar a representao ofertada nos Autos n. 064.10.000142-8. Deste modo, a priso cautelar necessria com vistas a garantir a integridade fsica e psicolgica da vtima e de seus familiares, os quais vm sendo constantemente ameaados e agredidos pelo requerido, em razo de desavenas decorrentes da guarda da menor. Alm disso, a me e os avs maternos da adolescente tambm j foram vtima de ameaas e agresses, consoante se extrai dos boletins de ocorrncia de fls. 04/05, 08, 44/47, depoimentos de fls. 10, 14/15, 17/18 e 25/26 e do laudo pericial de leso corporal de fl. 09. Ademais, o indiciado vem descumprindo as medidas protetivas deferidas em favor de sua ex-esposa, Cla Mara Vieira, nos Autos n. 064.07.023702-0 (fl. 32). Ora, sabido que o requisito da garantia da ordem pblica abrange a preveno quanto a reiterao de fatos criminosos pelo agente, o

Gabinete Desembargador Substituto Tulio Pinheiro

acautelamento do meio social e a preservao da credibilidade da justia em face da gravidade do crime e de sua repercusso. [...] (fls. 33/36). Destarte, sendo a priso preventiva imprescindvel para acautelar a ordem pblica, resguardando-se a integridade fsica e psicolgica das vtimas e evitando-se a reiterao dos atos criminosos, impe-se o acolhimento do pleito da Autoridade Policial. [...] (fls. 33/36).

Na mesma data, realizada a audincia prevista no art. 16 da Le n. 11.3430/6, a adolescente M.G.P. (filha do paciente) retratou-se, conforme se verifica do termo de renncia de fl. 56. Pois bem, esclarecidos os fatos, tem-se que os requisitos autorizadores da medida extrema suso aludida no se fazem presentes. Sabe-se que para a decretao da custdia cautelar, ainda que nas hipteses sujeitas Lei Maria da Penha, faz-se mister a presena dos requisitos do art. 312 do Cdigo de Processo Penal, quais sejam, garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal. A propsito, colhe-se julgado desta Corte de Justia:
[...] A Lei n. 11.340/2006, intitulada Lei Maria da Penha, que visa a coibir a violncia domstica e familiar, acrescentou o inciso IV ao art. 313 do CPP, no sentido de autorizar a priso preventiva do suposto agressor para garantir a execuo das medidas protetivas de urgncia, tais quais arroladas no diploma legal especfico. Todavia, a aplicao do referido dispositivo preceder-se- dos requisitos legais previstos no artigo antecedente, de modo a se reputar imprescindvel a prova da materialidade e indcios de autoria, alm de restar demonstrada a imperiosidade da medida (para garantir a ordem pblica, por convenincia da instruo criminal ou para assegurar a aplicao da lei penal). [...] (Habeas Corpus n. 2008.006405-3, rela. Desa. Salete Silva Sommariva).

No caso em apreo, verifica-se que a priso preventiva foi decretada em virtude do descumprimento, por Nadir, de medidas protetivas de urgncia deferidas em favor de sua ex-esposa. Contudo, tal fundamento no merece ser admitido, porquanto tais restries foram deferidas h aproximadamente 2 (dois) anos, no sendo razovel que permaneam vlidas at a presente data, especialmente porque o inqurito policial (Autos n. 064.10.000141-0) instaurado, ao que tudo indica, para apurar a notcia de violncia domstica contra C.M.V. restou arquivado, haja vista o desejo da vtima de no ver processado criminalmente Nadir. Em caso anlogo, esta Corte j proclamou:
HABEAS CORPUS. VIOLNCIA DOMSTICA E FAMILIAR. MARIA DA PENHA. AMEAA. PRISO PREVENTIVA DECRETADA PELO DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA. MEDIDAS DE URGNCIA QUE FORAM FIXADAS EM OUTRO PROCESSO COM
Gabinete Desembargador Substituto Tulio Pinheiro

SENTENA J TRANSITADA EM JULGADO E CUJA PENA VEM SENDO CUMPRIDA PELO RU. RESTRIES QUE NO PODEM SER IMPOSTAS POR PRAZO INDETERMINADO. CONSTRANGIMENTO ILEGAL CONFIGURADO. ORDEM CONCEDIDA. (Habeas Corpus n. 2008.028250-3, rel. Des. Torres Marques).

E, do corpo do acrdo:
Destaca-se, todavia, que as medidas protetivas nas quais a priso foi baseada no tinham mais vigncia, pois na ao n. 167.07.000598-8 j havia sido prolatada sentena condenatria e o ru vinha cumprindo devidamente a pena imposta. Importante mencionar que as medidas protetivas de urgncia fixadas em determinada ao no podem ser estendidas por tempo indeterminado. No momento da prolao de sentena condenatria ficam superadas as medidas protetivas de carter predominantemente penal, esgotando-se a sua validade, salvo no caso de comprovada necessidade de prorrogao por tempo razovel, dentro do perodo de execuo da pena imposta. Sobre o prazo de vigncia das ordens de proteo e de restrio previstas na Lei Maria da Penha, traz-se a doutrina de Srgio Ricardo de Souza: "As ordens de proteo e as restries [...] devem estar subordinadas aos requisitos previstos nesta lei, aos requisitos cautelares em geral e ainda a um prazo de durao, j que no podem durar eternamente. Cremos que a medida aplicada cautelarmente deve perdurar durante toda a vigncia da ao penal ou cvel respectiva [...]. Caso o juiz verifique, por ocasio da sentena condenatria penal, que a medida de natureza predominantemente penal continua sendo necessria, poder prorrog-la por um tempo razovel, dentro de perodo da pena imposta" (Comentrios lei de combate violncia contra a mulher. Curitiba: Juru, 2007. p. 120). A priso preventiva do paciente, portanto, est escorada em descumprimento de medida protetiva de urgncia que no mais tinha aplicabilidade, configurando evidente constrangimento ilegal.

Dito isso, tem-se que os delitos remanescentes so apenados com deteno, alm do que no h qualquer informao de que seja o paciente vadio ou desconhecida a sua identidade, de modo que incabvel a preventiva, a teor do que dispe o art. 313, inc. II, do Cdigo de Processo Penal. Por fim, ainda que se admita que a ameaa, em tese, praticada pelo paciente contra Vilma, me de sua ex-esposa, possa ser enquadrada na Lei Maria da Penha, dispe o inc. IV do art. 313 da legislao supracitada que ser admitida a decretao da priso preventiva "para garantir a execuo das medidas protetivas de urgncia", do que aqui no se tem notcia. Mutatis mutandis, colhe-se precedente do Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul:
Gabinete Desembargador Substituto Tulio Pinheiro

HABEAS CORPUS. LEI MARIA DA PENHA. DESCUMPRIMENTO DE MEDIDAS PROTETIVAS REFERENTES A PROCESSO J BAIXADO. DETERMINADA A PRISO DO PACIENTE. IMPOSSIBILIDADE. OCORRIDAS NOVAS AGRESSES, SOB A GIDE DA LEI MARIA DA PENHA, DEVERIA TER SIDO PROLATADA NOVA DECISO, COM NOVAS MEDIDAS PROTETIVAS PARA, A ENTO, EM CASO DE DESCUMPRIMENTO DESTAS, SER DETERMINADA A PRISO DO PACIENTE. ORDEM CONCEDIDA. (HABEAS CORPUS N. 70032940355, REL. MANUEL JOS MARTINEZ LUCAS).

Dessa forma, ausentes os requisitos da espcie de priso em comento, concede-se a ordem a fim de que o decreto segregacional seja cassado, sem prejuzo, no entanto, de uma nova decretao caso outros fatos justifiquem a medida extrema. DECISO Ante o exposto, em Segunda Cmara Criminal, por unanimidade, concede-se a ordem para cassar o decreto de priso preventiva. O julgamento, realizado no dia 20 de julho de 2010, foi presidido pelo Exmo. Des. Irineu Joo da Silva, com voto, e dele participou a Exma. Desa. Salete Silva Sommariva. Representou a douta Procuradoria-Geral de Justia o Exmo. Dr. Demtrio Constantino Serratine. Florianpolis, 20 de julho de 2010. Tulio Pinheiro RELATOR

Gabinete Desembargador Substituto Tulio Pinheiro

Vous aimerez peut-être aussi