Vous êtes sur la page 1sur 15

PROJETO POLTICO-PEDAGGICO GESTO DEMOCRTICA

COMO

INSTRUMENTO

DE

Daniel Castelo Branco de Almeida e Raryanne Dourado Teixeira RESUMO O objetivo deste artigo apresentar alguns conceitos e aes essenciais para a elaborao do Projeto Poltico Pedaggico (PPP) da escola. Procuraremos, inicialmente, apresentar de forma geral e abrangente a concepo de Projeto Poltico Pedaggico, dentro dos princpios e dimenses inerentes a ele. Pretendemos, dessa forma, apresentar subsdios para o desenvolvimento de prticas coletivas de gesto e de busca da autonomia escolar. Nesta perspectiva, discutir o papel do gestor escolar e o Projeto Poltico Pedaggico, principal instrumento da gesto democrtica da escola, abordando seus fundamentos terico-metodolgicos, etapas de elaborao, de implementao e de avaliao. PALAVRAS CHAVE: PROJETO POLTICO PEDAGGICO, DEMOCRACIA, GESTO. ABSTRACT The objective of this article is to show some concepts and essential actions for Politic-Pedagogical Project elaboration at school. Initially we are going to present in a general and wide view the concept of Politic-Pedagogical Project, inside of the principles and dimensions intrinsic to it. We intend, this way, to present some strategies to develop of gathering practices of management and achievement of school autonomy. In this perspective, discuss the role of the school manager and the Politic-Pedagogical Project, main instrument of democratic management at school, approaching its theoretic-methodological fundaments, steps of elaboration, implementation and evaluation. KEY WORDS: POLITIC-PEDAGOGICAL PROJECT, DEMOCRACY, MANAGEMENT.

INTRODUO A concepo de Projeto Poltico Pedaggico constitui a prpria essncia da vida escolar, e seu resultado o reflexo direto da concepo que os profissionais da escola tm sobre o seu trabalho e sobre os objetivos da educao escolar. Um Projeto Poltico Pedaggico democrtico o resultado de um trabalho coletivo, que no tem como finalidade a escrita de um texto morto, no papel. Seu incio encontra-se no dia a dia da escola, nas relaes cotidianas e desenvolvido por meio de debates e discusses que levem em considerao as especificidades e singularidades do contexto histrico e social da escola, sua comunidade e suas expectativas de futuro. Por esse motivo, no se pode pensar que possvel estabelecer um modelo de Projeto Poltico Pedaggico, que funcione como uma cartilha para todas as escolas. Cada escola nica, sua comunidade nica, e o debate que subsidiar a produo do PPP nico e no pode ser reproduzido em outro ambiente. O que ser apresentado aqui, portanto, no ser um modelo ou roteiro a ser seguido fielmente, mas uma metodologia de ao e de disposio, pois uma disposio autoritria e incapaz de compreender o processo de trabalho coletivo j est, de antemo, excluindo a possibilidade de sucesso na construo de um PPP democrtico.
Artigo apresentado disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Medio, sob orientao da Prof Dr Jeannette Filomeno Pouchain Ramos. Alunos do curso de Letras, semestre 2011.2 da Universidade Estadual do Cear.

Se no existem modelos, pode-se, por outro lado, afirmar que a elaborao do Projeto Poltico Pedaggico deve partir de alguns pressupostos: o compromisso de valorizao da escola pblica como espao de construo da democracia social e da cidadania; a importncia da ao coletiva para a superao dos princpios autoritrios de nossa sociedade e a concepo de que o processo de educao no se reduz a simples transmisso de informao, mas constitui a forma privilegiada do homem construir e reconstruir a sua prpria condio humana, pela anlise e crtica de todo o conhecimento produzido pela humanidade com vistas produo de novos conhecimentos para as geraes futuras. 1. PROJETO POLTICO-PEDAGGICO: PRINCPIOS, DIMENSES E ESTRUTURA. Nesse momento iremos refletir sobre alguns princpios que norteiam o Projeto PolticoPedaggico, onde todos esto interligados entre si de maneira dinmica. Tais princpios so os arcabouos para efetivao processual do Projeto Poltico-Pedaggico, so eles: participao, gesto democrtica, autonomia e trabalho coletivo. Estes princpios proporcionam ambientes favorveis s discusses e debates, de onde se possam extrair fundamentaes que impulsionem o desejo de uma escola diferente, planejada e que tenha por base um Projeto Poltico-Pedaggico. Diante desses aspectos que constitui em princpios bsicos na elaborao do Projeto Poltico-Pedaggico, a participao surge como elemento articulador das polticas pedaggicas que a escola almeja. Em termos gerais participar consiste em ajudar a construir comunicativamente o consenso quanto a um plano de ao coletiva (GUTIEREZ, 2001, p. 62). Participar assumir a responsabilidade em conjunto, no uma responsabilidade isolada. Atravs da participao podemos discutir, propor, elaborar aes que sejam ligadas ao desejo de um contingente de pessoas. Falar em participao no contexto escolar e no levantar importncia da famlia e da comunidade na elaborao do Projeto Poltico-Pedaggico seria negligenciar o direito que estes tm de estarem presentes participativamente nas aes efetivadas pela e na escola. Ao longo dos anos que trabalhamos na rea da educao muitos foram as reunies que presenciamos com pais, mes, responsveis,... e podemos observar o grande disparate existente desses segmentos; reunies longas e extremamente informativas, onde na maioria das vezes servem para condenar alunos(as) tidos como bagunceiros(as). Os pais entram e saem da reunio e pouco contribuem com a escola, e a escola to pouco contribui com estes. Com a efetivao do Projeto Poltico-Pedaggico, a participao dos pais e comunidade de suma importncia. No entanto essa participao deve ser (re)elaborada de forma que faa com que esses segmentos sintam-se teis e valorizados pela escola, e a escola possa contribuir com a formao deste, pois, quanto mais conhecimentos eles adquirirem mais contribuies retornaro para escola.

A escola precisa escutar o que os pais, mes, responsveis almejam, dar valor as suas idias, desejos e contextualiz-los a vida da escola, mas preciso tambm que estes ouam, participem daquilo que a escola pretende realizar, e juntos construam um espao escolar participativo. A participao se estende alm do estar presente, pois, estar somente presente corresponde a uma pseudo-participao, haja vista que o indivduo no age como sujeito dentro das aes em debate, apenas serve como carimbo nas decises efetivadas. Pela participao, o indivduo pode assumir a condio de sujeito e no de objeto (...), (VASCONCELOS, 2004, p. 25). Neste sentido a participao ativa a fora motriz para se conseguir atingir realizaes como: a prpria elaborao do Projeto Poltico-Pedaggico, ou mesmo as aes previstas por ele. No entanto vale suscitar algumas consideraes que fazem com que a participao no seja efetivada. Dentre muitas situaes relacionadas a no participao de alguns profissionais da educao nas propostas elaboradas pela escola, esto a: desvalorizao do profissional da educao, baixo salrio, pouco apoio pedaggico, formao em exerccio, a cultura habituada a ser um mero espectador dos fatos, a rotatividade docente entre escolas, o desenvolvimento da docncia em vrias escolas. Essas proposies colocam em xeque o entusiasmo dos profissionais na elaborao do Projeto Poltico-Pedaggico, pois, para estes mais cmodo viver sua rotina diria, de que criar mecanismos dinamizadores do ato pedaggico, administrativo,... a partir do trabalho coletivo. Diante deste contexto o lder deve exercer de seu entusiasmo, de seu carisma para sensibilizar os sujeitos educacionais sobre sua importncia na elaborao de um projeto que seja a cara da escola, que englobe as aes postas coletivamente, para que possa mudar, balanar a rotina da escola. Essas questes dizem respeito a verdadeira participao, haja vista que a participao s tem sentido quanto existe por de traz uma tica, uma disposio em mudar realmente o que for necessrio e no apenas as aparncias (VASCONCELOS, 2004, p. 25). Atravs da participao, prever-se ruptura com o j estabelecido, com a cultura do autoritarismo, do individualismo, que permeia, ou, permeou a formao dos que fazem parte do contexto educacional, pois participar subjuga-se uma formao consciente de seu direito, de se expressarem, buscarem seus ideais em conjunto, de se envolverem mais, intimamente com os acontecimentos ocorridos ou que podem ocorrer no seio da escola. A participao aumenta o grau de conscincia poltica, refora o controle sobre a autoridade e tambm revigora o grau de legitimidade do poder servio (VASCONCELOS, 2004, p. 26). Diante dos expostos relacionados a participao, percebemos quo valia esta exerce na elaborao, desenvolvimento, avaliao... do Projeto Poltico-Pedaggico. A participao remete

suas aes a um outro campo fundamental para a escola, assim como para o Projeto PolticoPedaggico, que a gesto democrtica participativa. Quando utilizamos expresso gesto democrtica, fomos impulsionados pelo fato desta exercer um papel de grande relevncia para se atingir as metas, objetivos contidos no Projeto Poltico-Pedaggico e a mesma advm da participao ativa de seus membros, alm de que ela: () um princpio consagrado pela constituio vigente, e abrange as dimenses pedaggicas, administrativas e financeiras. Ela exige uma ruptura histrica na prtica administrativa da escola () (PASSOS, 2002, p. 17). A ruptura histrica a qual Passos (2002) suscita, refere-se a forma como a organizao escolar era ou , burocrtica, centralizadora de poder, em que uma nica pessoa, o/a diretor/a (que nomeados por terceiros, ora por sua capacidade intelectual, ora por apadrinhamento poltico partidrio), que por sua vez, salve algumas excees, exercia/exerce uma funo meramente administrativa, autoritria que procura dirigir a escola de dentro de quatro paredes, deixando de lado as relaes interpessoais, o fazer pedaggico da escola, a verdadeira funo social da escola, que a construo do conhecimento e a formao de cidados. Essa ruptura deve ocorrer a partir da conscientizao de que a escola no composta por uma nica pessoa, mas por um conjunto de professores(as), alunos(as), paise que cabe ao diretor/a abrir espao e sensibilizar s pessoas a participarem ativamente das aes e decises da escola. Cabe ao diretor e no somente a ele dentro de uma gesto democrtica, articular meios que faam que as aes pedaggicas, administrativas promovam a qualidade de ensino, que de fundamental importncia para a escola e conseqentemente para a sociedade. A gesto democrtica algo muito importante para o Projeto Poltico-Pedaggico, pois permitir que se estabelea uma relao profissional, dinmica, assim como aes e decises comprometidas e coletivas. Neste sentido: Verticalismo das decises de cpula e o particularismo das prticas individuais precisam ser superadas na discusso coletiva de que participam todos os interessados (MARQUES, 2000, p. 110). Assim a gesto democrtica deve ser um propsito inseparvel da direo escolar, assim como do ambiente escolar como um todo. No entanto a gesto democrtica nos remete a outra dimenso que to importante quanto ela, para se ter um Projeto Poltico-Pedaggico que ultrapasse o imaginrio, a mera elaborao de planos com fins de exigncias burocrticas, que a autonomia. A autonomia no sentido de participao ativa, no sentido de a escola construir o seu Projeto Poltico-Pedaggico e realizar as aes propostas para a escola, no que se refere escolha de seu lder (gestor(a)) , autonomia no sentido de delegar a prpria escola tornar possvel a realizao de seus anseios, metas, objetivos, sem que haja restries burocrticas dos rgos

mantenedores de forma implcita ou explcita, investigando, direcionando, conduzindo as aes que deveriam ser discutidas, viabilizadas dentro do contexto escolar . 2. GESTO DEMOCRTICA NO COTIDIANO ESCOLAR A autonomia da escola , pois, um exerccio de democratizao de um espao pblico. delegar ao diretor e aos demais agentes pedaggicos a possibilidade de dar respostas ao cidado aluno-responsvel, a quem servem () a autonomia coloca na escola a responsabilidade de prestar contas do que faz ou deixa de fazer, sem repassar a outro setor essa tarefa (...) (NEVES, 2002, p. 99). Essas questes discutidas por neves sobre a autonomia da escola so pertinentes medida que existe uma dependncia das escolas em relao ao rgo superior que a coordena principalmente quando decises que devem ser tomadas dentro do universo da escola so remetidas a um outro setor, no entanto vale ressaltar que: O fato de a escola ser autnoma, no impede que ele obedea diretrizes gerais () como a escola est inserida no sistema nacional de educao lgico que ela seja regida por leis comuns a todo esse sistema; contudo lgico tambm que a ela seja facultada o direito de ter outras leis prprias consideradas autnomas ( NEVES, 2002, p. 98). Assim a autonomia da escola no absoluta, mas sim relativa. No entanto isso no significa que esta deva simplesmente obedecer a diretrizes impostas pelos rgos que s coordena. Segundo a LDB 9394/96 em seu artigo 15, diz que s escolas so atribudos graus de autonomia pedaggica administrativa e de gesto financeira (1997, p.18). Mas sabemos que por si s a legislao que d suporte legal a autonomia de escola, no garante sozinha a sua legitimao, pois ela precisa alm da liberdade garantida em legislao, as condies de recursos humanos, materiais e financeiros (...) (CAVAGNARI, 2001, p. 97). A outorga da autonomia da escola um complemento jurdico legal, para que as escolas usando desse aspecto, busquem a conquista da sua autonomia, pois, a autonomia deve ser conquistada pelos caminhos da participao. Segundo Passos ( 2001) existem quatro dimenses que se articulam entre si em volta da escola para dar a sustentabilidade da autonomia, so: Autonomia administrativa, relativa escola poder elaborar seus projetos de gesto... autonomia jurdica relacionada a escola, construir suas prprias regulaes e orientaes (...), autonomia financeira, onde a escola possa administrar seus recursos financeiros para conseguir seu bom funcionamento (...) e autonomia pedaggica que concerne a liberdade de a prpria escola buscar mecanismos facilitadores para elaborao de suas propostas pedaggicas em consonncia com sua realidade (PASSOS, 2001, pp.16, 17, 18). Essas prerrogativas expostas por Passos (2001), referentes aos pontos que conduzem conquista da autonomia da escola, so pertinentes, haja vista que muitas escolas no conseguem

fazer emergir em seu interior as quatro dimenses da autonomia: administrativa, jurdica, financeira e pedaggica. O fato de a escola poder constituir o seu Projeto Poltico-Pedaggico no seio da escola, de acordo com a sua realidade, objetivando melhorias pedaggicas, estruturais, financeiras, culturais, polticas, no exclui as obrigaes do institucional. A autonomia a razo de ser o projeto pedaggico (LIBNEO, 2001, p.115) assim demonstra a importncia que esta exerce na construo do Projeto Poltico-Pedaggico, assim como os demais princpios que articulados entre si impulsionam um dinamismo participativo no ambiente escolar. Aps discutirmos os princpios: participao, gesto democrtica, autonomia, faz-se necessrio tecermos consideraes sobre o papel da participao coletiva na construo do Projeto Poltico-Pedaggico. Os ideais intrnsecos ao Projeto Poltico-Pedaggico proporcionam um trabalho coletivo, participativo, democrtico nas tomadas de decises. () As decises centralizadas no diretor cedem lugar a um processo de resgate da efetiva funo social da escola, atravs de um trabalho de construo coletiva entre outros agentes da escola e, destes, com a comunidade () o trabalho participativo no apenas descentraliza as decises, mas tambm sacode a reta da rotina e recria a senha das pessoas a cada dia (CARNEIRO, 1998, p.78). Esse espao coletivo, democrtico, fortalece ainda mais o papel social da escola, o compromisso com uma educao de qualidade, a responsabilidade de construir novos caminhos para a educao dentro da sociedade em que est inserida. O Projeto Poltico-Pedaggico a mola mestre para se desenvolver um rumo, uma nova perspectiva educacional, onde a participao de todos os segmentos, alunos(as), diretor(a), professor(a), pessoal de apoio, pais, mes ou responsveis, comunidade, coordenadores(as) pedaggico(a)... que fazem parte do contexto da escola, sejam ativos, onde a coletividade, gesto democrtica, autonomia da escola sejam evidncias na escola que queremos . O Projeto Poltico-Pedaggico, ao se constituir em processo democrtico de decises, preocupa-se em instaurar uma forma de organizao do trabalho pedaggico que supere os conflitos buscando eliminar as relaes competitivas, corporais e autoritrias rompendo com a rotina do mando impessoal () (PASSOS, 2002, p.13). Com a implantao do Projeto Poltico-Pedaggico prev-se que as metas individuais sejam supridas pelo objetivo da escola como um todo. O Projeto Poltico-Pedaggico proveniente do trabalho coletivo, sem a presena do autoritarismo do diretor (a), professor (a), e outros, assim pressupem o fim da hierarquia de poder, do ditador (a) de normas. O trabalho

coletivo participativo supera as barreiras do individualismo exacerbado, as relaes interpessoais servem de apoio soluo de possveis problemas ocorridos com o que fora planejado. Como agentes construtores do Projeto Poltico-Pedaggico estes se sentem ainda mais compromissados, para que as resultados almejados sejam alcanados. A participao () proporciona um melhor conhecimento dos objetivos e metas, da estrutura organizacional e de sua dinmica, das relaes da escola com a comunidade, e favorece uma aproximao maior entre professores, alunos e pais (LIBNEO,2001, p.79). Nesse sentido o poder centralizador individualista, inevitavelmente suprido por um espao democrtico-participativo. A democracia participativa envolve os agentes construtores do processo democrtico que desenvolve um ambiente pensado a partir de vises, aes discutidas em grupo atravs de decises tomadas coletivamente. Porm temos que ter a conscincia de que: A democracia participativa (...), no se constitui na varinha mgica para resolver todos os problemas sociais. Tampouco deve ser interpretada necessariamente como uma alternativa a democracia representativa, mas como um complemento (SCHUGURENSKY, 2000, p.187). Neste sentido a democracia participativa perpassa por preposies que remetem a algumas anlises sua aplicao, pois, h aqueles que se utilizam propositadamente das funes democrticas participativas, como artifcio de articulao entre os grupos sociais para manterem seus privilgios. No podemos reduzir a democracia participativa a pseudo-participao nas tomadas de decises, com fins que representam atitudes expressadas, pensadas fora do contexto coletivo. Os processos de democracia participativa podem ser utilizados pelo Estado para justificar e legitimar decises tomadas de antemo, utilizando as assemblias como aprovatrios (BERRY, Apud, SCHUGURENSKY, 2000, p. 188). Esta situao expressada acima, no determina o fio condutor da democracia participativa tampouco justifica os propsitos inerentes a ela, mas devemos estar cientes, sermos crticos, reflexivos para no compartilharmos de fatos que faam jus a essa falsa democracia participativa. Assim devemos ver a democracia participativa sob um ngulo, que possibilite extrair dela preposies coerentes ao projeto social que vincula as utopias da escola aos da sociedade civil organizada. Temos que perceber que a democracia participativa. Melhora, ao basear-se no conhecimento das prprias comunidades, a eficincia dos governos locais, gera eqidade, promove um movimento poltico sustentado, incrementando laos de solidariedade e cooperao e contribuio para criao de cidados mais crticos e competentes (SCHUGURENSKY, 2000, p.188). neste sentido que a democracia participativa deve ser articulada na escola, para a construo do Projeto Poltico-Pedaggico, onde a participao coletiva seja espontnea. A democracia participativa busca desfragmentar o fazer pedaggico, administrativo da escola, direcionando-a a uma plenitude em que a participao democrtica seja inextricavelmente

articulada com sua rotina, com o Projeto Poltico-Pedaggico, com sua utopia de homem e sociedade. Esses princpios devem nortear todo o processo de construo, desenvolvimento e avaliao do Projeto Poltico-Pedaggico, para que se alcance as mudanas desejadas. A seguir, apresentaremos as dimenses do Projeto Poltico-Pedaggico. Seguindo com as mesmas perspectivas de buscarmos referencias que convalidem a importncia do Projeto Poltico-Pedaggico, iremos direcionarmos nossa ateno para as dimenses que compem essa proposta educacional, organizacional, pedaggica. O Projeto Poltico-Pedaggico por si a prpria organizao do espao escolar. Entendamos esta dimenso como a forma que a escola organiza suas atividades administrativas, pedaggicas, curriculares... e os propsitos democrticos que esto por trs de tais organizaes. Dizer que o Projeto Poltico-Pedaggico abrange a organizao do espao escolar significa dizer que o ambiente escolar normatizado por ideais comuns a todos que constitui esse espao, visto que o Projeto Poltico-Pedaggico deve ser resultado dos atributos participativos. A organizao do espao escolar dentro das dimenses do Projeto Poltico-Pedaggico, cria um espao harmonioso onde mesmo os agentes exercendo funes diferentes se do conta da importncia deste e dos outros na conquista dos traos objetivados em comum acordo. Libneo (2001) elenca quatro reas de ao em que a organizao do espao escolar que deve abranger: a) A organizao da vida escolar, relacionado a organizao do trabalho escolar em funo de sua especificidade de seus objetivos. b) Organizao do processo de ensino e aprendizagem refere-se basicamente, aos aspectos de organizao do trabalho do professor e dos alunos na sala de aula. c) Organizao das atividades de apoio tcnico administrativo tem a funo de fornecer o apoio necessrio ao trabalho docente. d) Organizao de atividades que vinculam escola e comunidade refere-se as relaes entre a escola e o ambiente externo: com os nveis superiores da gesto de sistemas escolar, pois, com as organizaes polticas e comunitrias (...) (LIBNEO, 2001, pp. 174, 175, 176). As reas organizacionais esto ligadas ao contexto do Projeto Poltico-Pedaggico, pois esta demonstra o tipo de escola que desejamos e a formao que se quer construir junto aos alunos e a participao na constituio desses ideais o alicerce para sua realizao. A escola organizada tendo como base um Projeto Poltico-Pedaggico no supre todas as eventuais necessidades da escola, mas um caminho, um rumo que mantm a ideologia da escola cidad. Ao longo das discusses sobre o tema abordado, em um momento ou outro, usamos as palavras, verticalidade, padronizao, autonomia entre outras que devem ser discutidos no

processo de construo do Projeto Poltico-Pedaggico. Os trs explicitados serviro de base para delinear nossas aes relativas ao currculo e o Projeto Poltico-Pedaggico. Fazendo uso das palavras verticalidade e padronizao, relacionadas ao currculo escolar, podemos nos reportamos ao uso prtico dessas palavras na elaborao dos PCNs, uma base curricular nacional, para que as escolas a partir dele elaborarem suas respostas curriculares. Temos que entender que o currculo no algo padronizador em que: O discurso oficial consegue fase com que se identificasse a palavra currculo com um documento legislativo, que consiste numa lista de objetivo e contedos reguladores do ensino e da qual uma das preocupaes fundamentais ser um instrumento til para determinar a avaliao do alunado (CONTRERAS, 2000, p.88). Currculo vida, por isso currculo vitae; tem que ser concebido como um caminho a vida plena na escola, este no pode ser resumido a normas comuns a todas as escolas, seus contedos, objetivos... que deixa o(a) educador(a) impaciente quando no est conseguindo cumprir o contedo programtico de sua srie/disciplina. A escola tendo a sua autonomia a ponto de construir o seu Projeto Poltico-Pedaggico ter tambm autonomia para discutir democraticamente o currculo que circunda o fazer educacional dela. A elaborao do currculo define aspectos voltados diretamente para a prtica pedaggica, marcado o espao e o papel exercido pelos diferentes elementos envolvidos com o processo educativo: o aproveitamento do tempo escolar, a articulao entre as diversas reas do conhecimento, os contedos, a definio de normas e padres de comportamento, a escola de tcnicos (...), avaliao (...) (PINHEIRO, 2001, p. 81). Todas essas posies so resultantes de amplas discusses entre os segmentos da escola, por isso, insistimos em dizer que currculo vida, e uma vida resultante do trabalho coletivo proporcionado pelo Projeto Poltico-Pedaggico. Construir democraticamente o currculo da escola, significar ter a pretenso de no reproduzir aquilo que j est sedimentada como verdade, como receita, para que essa construo seja resultado de inovaes preciso que os agentes que estejam discutindo currculo tenham fundamentaes tericas que viabilizem esta questo. O currculo esconde os desejos dos dominantes, daqueles expert que pensam a educao como viabilizao de sua manuteno no poder. Devemos compreender o currculo como parte de uma lista mais ampla entre discurso dominantes e subordinados, o que tem implicaes prticas para o modo pelo qual os/as professores (as), (MOREIRA, 1998, p. 11). O currculo deve abranger as questes culturais, de gnero, de poder, dentro do ambiente escolar, portanto deve ser discutido e no apenas reproduzido e aplicado. O currculo a identidade da escola, dos profissionais que atuam nela e dos (as), educandos (as), que ali constroem conhecimento.

Temos que entender o currculo como um elemento articulador que esconde, camufla os ideais dos que pensam educao. O currculo o espao onde se encontram e se desdobram as lutas em torno dos diferentes significados sobre o social e sobre o poltico (...) por meio do currculo que os diferentes grupos sociais, especialmente os dominantes, expressam sua viso de mundo, seu projeto social, sua vontade (SILVA, 2001, p.10). Se os grupos dominantes articulam-se atravs do currculo para atingirem seus objetivos, a escola tambm pode fazer uso dele para delinear suas aes e objetivos de forma que proporcionem um ambiente favorvel a compreenso da importncia de se ter um currculo como parte integrante da prtica pedaggica de cada educador(a). O currculo representa a identidade da escola e dos/as alunos/as, e a identidade no existe naturalmente: ela construda pelo prprio grupo e pelos outros grupos (SILVA, 2001, p. 47). Se escola no constri sua identidade a partir de suas prprias atitudes dentro do espao escolar, outros a constroem, sendo a identidade de uma escola reprodutora de ideais verticalizados e no construtora de seus prprios ideais. O currculo atinge diretamente a dimenso pedaggica e no somente a ela. A dimenso pedaggica est intrinsecamente ligada ao currculo. O Projeto PolticoPedaggico na sua dimenso pedaggica visa mostrar um norte para os(as) educadores(as) para que possam colocar em prtica os ideais tericos, filosficos e metodolgicos contido no projeto, para isso o Projeto Poltico-Pedaggico deve ser pautado em teorias claras e que os educadores identifiquem-se com elas. por isso que o Projeto Poltico-Pedaggico no se consolida apenas no papel com teorias expressivas, bem argumentadas e que muitas vezes resultado de uma cpula de profissionais dito mais qualificado. A escolha de uma ou outra teoria filosfica deve ser precedida de inmeros estudos e debates, onde a chegada a um denominador comum passe por etapas em que a coletividade esteja presente. Dentro da dimenso pedaggica o prprio Projeto Poltico-Pedaggico deve fornecer aos seus agentes subsdios de formao continuada de acordo com as teorias vinculadas no projeto e da prpria necessidade do fazer pedaggico, buscando sempre a qualidade social do ensino.

A formao continuada um direito de todos os profissionais que trabalham na escola, uma vez que somente ela possibilita a elevao funcional, baseada na titulao, na qualificao e na competncia dos profissionais, e fortalecendo a relao professor-escola (MARTINS, 2001, p. 68).

A dimenso pedaggica no abrange apenas as questes tericas, filosficas ou metodolgicas, mas tambm a dimenso do relacionamento professor(a)-aluno(a), que dentro da proposta democrtica no pode presumir a participao de apenas um grupo de sujeitos. A participao dos(as) educando(as) e sua relao com o(a) educador(a) so de extrema importncia do conhecimento, pois a relao pedaggica na escola e na sala de aula deve considerar a dialogicidade (...) e a ao pedaggica permanentemente reflexiva do educador e da educadora no seu trabalho dirio com seus alunos e alunas (PADILHA, 2001, p. 102). Esta a razo de ser da dimenso pedaggica, estabelecendo um carter de aprendizagem recproca entre educador(a), educando(a). Onde o educador(a) deve exercer a funo de mediador do conhecimento, sensvel e crtico, aprendiz permanente e organizador do trabalho na escola, um orientador, um cooperador curioso e sobretudo, um construtor de sentido, um cidado (GADOTTI, 2000, p. 97). E nunca desvinculando o fazer pedaggico do poltico, j que ambos se completam. Este principio abre reflexes sobre a relao educador(a), aluno(a), conhecimento, reflexes que so realizadas dentro do eixo pedaggico-curricular debatidos no Projeto Poltico Pedaggico por todos os segmentos. As questes relacionadas avaliao dentro da dimenso do Projeto Poltico Pedaggico, consistem em avaliar todas as aes pedaggicas administrativas, curriculares... de forma que todos avaliem e sejam avaliados, para diagnosticar possveis aes que no tiveram bons resultados, e quais foram s dificuldades que fizeram com que o planejado no se efetivasse. Segundo Vilas Boas (2001), avaliao que da base efetivao do Projeto Poltico-Pedaggico e que se afirma atravs deste a avaliao formativa. Entende-se por avaliao formativa, aquela em que diz respeito ao uso que se faz das informaes sobre a qualidade do desempenho dos alunos cm os propsitos de apoiar sua aprendizagem (...) com vistas ao alcance dos objetivos previstos (VILAS BOAS, 2001, p. 185).

A avaliao formativa uma importante protagonista na efetivao do Projeto PolticoPedaggico, suas atribuies unidas com a participao coletiva, traduzem uma dimenso que possibilita a obteno de dados quanti-qualitativos que viabilizam uma reflexo mais aprofundada da ao. Essa reflexo proporcionada pela avaliao formativa um pano de fundo para estabelecer novas diretrizes sobre o j estabelecido, dentro de um processo dialtico. Sabemos que o projeto Poltico-Pedaggico algo inacabado e o que d este adjetivo a ele, exatamente a avaliao formativa realizada por todos e entre todos os segmentos inerentes ao Projeto Poltico-Pedaggico. Caso o Projeto Poltico-Pedaggico no tiver seu alicerce sedimentado nos seus princpios e dimenses, ser como um papel em branco, pois proporcionaro melhorias pouco significativas no mbito da educao. E ainda se este estiver apenas cumprindo norma, diretrizes

burocrticas, estar reproduzindo o que o poder almeja, estar fazendo jus quele que vem o Projeto Poltico-Pedaggico como moda, como um documento sem vida, como algo passageiro, que logo substitudo e no como uma necessidade organizativa, proporcionadora de ao-reflexo-ao, dos atos pedaggicos, polticos, culturais, sociais, construtora de uma educao para liberdade. A educao se constitui como verdadeiro que fazer humano. Educadores-educandos, educandos-educadores, mediatizados pelo mundo, exerce sobre ele uma reflexo cada vez mais crtica, identificados nessa reflexo-ao e nossa ao-reflexo () (FREIRE, 1974, p. 20-21). A filosofia freiriana expressa a importncia dos sujeitos na educao, de uma interao no processo de ensino-aprendizagem do educador-educando mediatizados pelo meio que o cerca. Um verdadeiro Projeto Poltico-Pedaggico, nascido da ao dos protagonistas da escola, deve estar sustentado em percepes tericas fortes, que represente, atinja, justifique o tipo de homem que o quer formar! Para que tipo de sociedade! E a escola que todos querem. A escola planejada atravs dele valoriza a histria da prpria escola e a partir dela busca elementos facilitadores que desenvolva as utopias, as prticas, ideais, para se alcanar o tipo de homem, para um tipo de sociedade, que se almeja. O Projeto Poltico-Pedaggico dentro de suas dimenses Poltico-Pedaggico, busca o novo sem desprezar o que j est institudo, a sua construo coletiva propicia um fazer pedaggico diferente, a valorizao da cultura local. Este no nasce do hoje para o amanh, mas nasce do hoje e vai amadurecendo a idia da importncia dele na educao escolar, de forma que seja sedimentado sobre fundamentos terico-filosfico pedaggico que esteja ao alcance dos(as) professores(as), diretor(a)... e que justifiquem os propsitos educacionais desejados pela escola. Os (as) professores (as) e os outros segmentos, mas principalmente os(as) professores(as) devem familiarizar-se com a teoria escolhida, para embasar sua prtica a partir do princpio norteador que rege o fazer pedaggico da escola. Com o Projeto Poltico-Pedaggico os objetivos a serem alcanados so comuns a toda ao. O Projeto Poltico-Pedaggico pauta de discusses a anos, mas, no entanto, ainda h aqueles que desconhecem as conquistas que podem ser conseguidas pelas aes dos sujeitos educacionais mediatizados por ele, os que o vem como um monstro, um ser de outro mundo, incapaz de ser compreendido, discutido, efetivado, deixam de experenciar as mudanas que estes podem concretizar. Neste incio de sculo a hora e a vez do Projeto Poltico-Pedaggico se tornar presena viva nas escolas que nunca pensaram ou tentaram constru-lo, mesmo que de forma terica, para depois constru-lo como meio de desmistificar a descrena daqueles que vem a educao sendo pensada, planejada verticalmente e a escola como reprodutora, dos ideais daqueles que esto do lado externo da escola, os de cima.

A escola necessita modificar a sua imagem, a sua prxis, a sua relao com o saber, tornar a escola como espao de cidadania plena, onde o saber, o conhecimento seja uma conquista recproca entre educando(as)-educadores(as). As grandes mudanas so provenientes de aes que parecem insignificantes, mas que realizadas de forma consciente pressupe um meio que possibilite um novo amanh: a melhor maneira que a gente tem de fazer possvel o amanh (...) fazer hoje aquilo que hoje pode ser feito (FREIRE apud GADOTTI, 2001, p. 41). Freire (2001) deixa seu legado de esperana, esperana que move as atitudes, a busca por uma educao mais comprometida com sua funo social, que viabilize a ao, a ao libertadora de educar e que deve ser compromisso do Projeto Poltico-Pedaggico. O Projeto Poltico-Pedaggico articulado dentro do universo da escola cidad (GADOTTI, 2001), das teorias freiriana de educao, estar vestindo uma nova roupagem ideolgica, que faa frente a ideologia neoliberal, alienadora, que produz tantas injustias sociais. O Projeto Poltico-Pedaggico no contexto atual de educao abre espao para aes articuladas coletivamente, onde todos participam avaliam os resultados e tambm so avaliados. Ele no s cobra aes, mas propicia mecanismo, caminhos para que as aes sejam concretizadas. No queremos divinizar o Projeto Poltico-Pedaggico, mas fazer reflexes acerca dele para compreendermos que este no alavancar mudanas num piscar de olhos, pois as mudanas sero alcanadas a partir da prpria atitude de como a escola o v, mas que pode ser o incio das mudanas almejadas a dcadas. Mudar necessrio, para percebermos que somos seres inacabados, que o conhecimento no esttico, que a busca do conhecimento perene. Vale ressaltar que o sentido de mudar no responsabilidade especfica da escola, esse mudar deve atingir instncias maiores, para que reflitam que a educao tem um papel fundamental na construo de uma sociedade mais humana. So muitos os tericos que discutem Projeto Poltico-Pedaggico, mas, como se trata de um processo e no apenas um produto, a estrutura bsica de um Projeto Pedaggico sempre indicativa e pode variar de escola para escola, no ficando presas a modelos tecnicistas que estariam pr-determinando a apresentao formal do projeto () importante dizer com clareza o que a escola vai realmente fazer, a partir de suas condies () (PADILHA, 2001, p. 90). 2.1. PARTICIPAO DO JOVEM NA ESCOLA E NA SOCIEDADE A participao do jovem na sociedade e, consequentemente, no contexto escolar, tem sido alvo de pesquisas e estudos. Ser um jovem protagonista de aes positivas significa muito mais do que realizar tarefas ou atividades. Deve desenvolver, na juventude, a amplitude de autonomia de idias, atitudes, solidariedade e competncia para encaminhar sua vida pessoal e intervir na sociedade onde est inserido.

O caminho do protagonismo juvenil, assim como a construo da efetiva participao das comunidades nos espaos escolares no so tarefas simples. Sabe-se que ndices de desemprego e a situao scio-econmica do pas afetam diretamente a vida das pessoas, especialmente s classes desprivilegiadas da sociedade. No entanto, o objetivo de se formar jovens protagonistas com enfoque positivo no pode ser meta somente para os jovens dessas classes. Jovens de quaisquer classes tm o direito de ser trabalhados como cidados conscientes de seus direitos e deveres para que, assim, no se reproduzam as diferenas sociais e culturais deste pas. Quando h essa transferncia de responsabilidade aos jovens, mesmo sem condies estruturais de mudana social, eles podem assumir tambm o fracasso, caso as iniciativas propostas e realizadas por eles no dem certo, individualizando situaes fora de suas competncias. O que se pode inferir a partir dessas reflexes, seria que a preocupao do poder pblico com relao aos jovens de camadas economicamente mais pobres poderia passar pela gesto do tempo livre e ocioso desses sujeitos, para evitar que se transformassem em uma ameaa para a ordem pblica. CONSIDERAES FINAIS Diante deste demonstrativo apresentado anteriormente observamos o ciclo processual que constitui a construo do Projeto poltico-Pedaggico e a efetivao das aes contidas nele. Nesse contexto percebemos a importncia de a escola ter um lder que conduza junto com os demais seguimentos essas aes, para que no se torne algo rotineiro, sem muita importncia. Nesse contexto entra o papel da coordenao pedaggica que exercendo uma de suas funes dentro da escola, a de conduzir reunies, discusses que proporcione a reflexo - ao - reflexo por parte dos sujeitos na construo, desenvolvimento e efetivao do Projeto PolticoPedaggico. Em suma, no basta dizermos que algo importante para ns, preciso que nossas aes, nossas atitudes, convalidem nossos ideais dentro de uma perspectiva educacional almejada. precisa construir mecanismos que faam com que se faa perceber a importncia das escolas terem seu Projeto Poltico-Pedaggico, que supere assim a barreira entre o dito e o feito, ou seja, que suas intenes no fiquem apenas nos planos, mas que se efetivem na prtica escolar.

REFERNCIAS FREIRE, Paulo: Uma Educao Para a Liberdade. 4 Edio; Textos Marginais, Porto/1974.

GADOTTI, Moacir. Um Legado de Esperana. Sp; Cortez, 2001. GADOTTI, Moacir. Perspectiva atuais da educao. Porto Alegre, Artes Medicas Sul, 2000. GADOTTI, Moacir. Projeto Poltico-Pedaggico da escola: fundamentos para sua realizao In: GADOTTI e Romo Jos Eustaquio (Orgs). Autonomia da escola: princpios e propostas, 4 edio, so Paulo; LIBNEO, Jos Carlos. Organizao e gesto da escola: teoria e prtica. Goinia: Alternativa, 2001. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenao do trabalho pedaggico: Do Projeto Poltico- Pedaggico ao Cotidiano da Sala de Aula. 5 Edio, So Paulo; Libertad editora, 2004.

Vous aimerez peut-être aussi