Vous êtes sur la page 1sur 32

Museu de Topografia Prof.

Laureano Ibrahim Chaffe Departamento de Geodsia IG/UFRGS

TIPOS E HISTRIA DA CARTOGRAFIA


Texto Original: http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/tecnologia/714-tipos-e-historia-dacartografia.html Traduo e ampliao: Abril/2009 Iran Carlos Stalliviere Corra, Curador do Museu de Topografia Prof. Laureano Ibrahim Chaffe. Departamento de Geodsia - Instituto de Geocincias-UFRGS,Porto Alegre-Brasil. http://www.ufrgs.br/museudetopografia/ - iran.correa@ufrgs.br

A manuteno da rota de um avio ou navio, a anlise e definio de estratgias militares de ataque e defesa, a localizao de jazidas e possveis vias de acesso, ou a simples orientao rodoviria numa viagem de turismo, todas essas atividades exigem mapas especficos com diferentes objetivos e usurios. este o campo da cartografia. D-se o nome de cartografia cincia de preparar cartas, mapas e planos para os mais variados fins, com diversos nveis de complexidade e informao, baseados em elementos cientficos, tcnicos e artsticos de extremo apuro, tendo por base os resultados da observao direta ou da anlise de documentos. As cincias mais afins cartografia so a geografia e a geodsia. Entende-se por mapa a representao grfica convencional, geralmente plana e em pequena escala, de reas relativamente extensas, como acontece nos mapas murais e os atlas. Para tal, so utilizados diversos sistemas de projeo, estabelecidos matematicamente.

*Mapa-Mndi*

As cartas diferem dos mapas pela representao grfica em grande escala, enquanto que os planos so cartas que representam reas relativamente pequenas, o que permite desprezar a curvatura e adotar escala constante.

*Carta Topogrfica*

*Planta Cadastral*

Escala a relao estabelecida entre a representao do fenmeno no mapa e sua verdadeira dimenso. A escala 1:1.000.000 significa que cada medida linear do espao real est reduzida, no mapa, milionsima parte (1km=1mm). O plano, que representa reas menores, geralmente trabalha com a escala 1:500 ou 1:50.000. O principal problema da cartografia a projeo da superfcie curva da Terra sobre uma superfcie plana, o que necessariamente provoca alteraes nos ngulos e linhas definidos pelas coordenadas geogrficas. Divises da cartografia - Trs so as divises bsicas da cartografia: (1) cartografia topogrfica, topo-cartografia ou cartografia original; (2) cartografia geogrfica ou geo-cartografia; (3) cartografia temtica ou cartografia aplicada.

Cartografia topogrfica - Vinculada geodsia, a cartografia topogrfica dedica-se transformao direta das medidas e fotografias, obtidas pelos levantamentos de campo, em desenho manual ou pelos levantamentos fotogrficos. quase exclusivamente praticada em instituies governamentais que se dedicam execuo da carta de um pas. Trabalho permanente, de contnuo aperfeioamento e pormenorizao, passou a ser indispensvel tomada de decises da administrao pblica e defesa do territrio nacional. Com o emprego de escalas pequenas, produzem-se mapas detalhados, matematicamente corretos e que servem de base para outros menos detalhados.

*Carta Topogrfica*

O uso de imagens estereoscpicas nos levantamentos aerofotogramtricos simplificou o desenho cartogrfico, tornando-o de mais rpida execuo e menos dependente do esforo individual. A aerofotogrametria constitui um mtodo de medida e representao do terreno por meio da fotografia area, que uma perspectiva cnica do terreno. As deformaes pticas desse tipo de foto so corrigidas no momento da fotografia ou em laboratrio. Por si s, no entanto, a aerofotogrametria no reduziu os levantamentos de campo, e ainda necessita de apoio terrestre, planimtrico e altimtrico. A carta topogrfica , em regra, constituda por numerosas folhas topogrficas conexas. So muito utilizadas em atividades profissionais de alto nvel ligadas engenharia, navegao, estratgia e logstica militar etc.

*Detalhes em uma Carta Topogrfica*

Cartografia geogrfica - Quase exclusivamente praticada por empresas privadas, algumas de elevado padro tcnico, a cartografia geogrfica opera em ntima conexo com a geografia, produzindo peas cartogrficas para uso do pblico em geral, sobretudo estudantes. A geo-cartografia trabalha a partir da cartografia topogrfica, reduzindo escalas, simplificando contedos nas mincias topogrficas e generalizando alguns dos aspectos do desenho. Mapas murais ou em coleo (atlas), mapas avulsos, plantas de cidades, globos e cartas em relevo so alguns dos produtos comerciais oriundos da cartografia geogrfica. O nome atlas deve-se ao fato de, em 1595, na folha de ante-rosto da coleo de mapas de Gerardus Mercator (publicada por iniciativa de seu filho Rumold), aparecer como ilustrao de abertura o tit Atlas, condenado por Zeus a carregar o mundo sobre os ombros.

*Planta da Cidade do Rio de Janeiro*

Cartografia temtica - A confeco de cartogramas a rea da cartografia temtica. Cartogramas so mapas esquemticos, com elevado nvel de abstrao, em que formas ou localizaes reais so estilizadas com fins conceituais e informativos. Os elementos cartogrficos, reunidos numa s folha, so representaes grficas de fenmenos espaciais e temporais, pelo que abordam numerosos assuntos quase sempre em mutao contnua, como as migraes, fluxos de veculos, desmatamento, reflorestamento etc. O mapa esquemtico que serve de base para o cartograma extrado do mapa topogrfico ou geogrfico, sendo o tema do cartograma exposto mediante diversos recursos grficos, como pontos e figuras, quando chamado de pictrico. Nessa modalidade, o ponto como figura geomtrica adimensional, isto , seu tamanho nada representa e s vale como material de leitura. Alm de pontos, usamse barras e faixas que indicam extenses lineares ou, pela espessura, a

importncia do fenmeno. Outro tipo o cartograma de isocurvas, em que as curvas ou linhas representam, pela posio, valores equivalentes em toda a sua extenso. Outras espcies de cartogramas: os de superfcie, bidimensionais, recomendados para indicar as variaes de determinados fenmenos por meio do uso de reas sombreadas ou coloridas; cartogramas de aparncia tridimensional, tambm denominados blocos-diagramas, em que os fatos so expostos em perspectiva, exibindo-se o mapa esquemtico.

*Mapa Temtico do crescimento Populacional de So Paulo*

HISTRIA DA CARTOGRAFIA
Amostras de primitivos trabalhos cartogrficos encontradas em pedras, papiros, metais e peles representam o meio ambiente e a situao das terras por meio de figuras e smbolos. Usaram-se, ainda, varas de bambu, madeira, tecido de algodo ou cnhamo, fibras de palmeira e conchas. O Museu Semtico da Universidade de Harvard, em Cambridge, Estados Unidos, possui um mapa de origem ainda mais remota; gravado em pedra argilosa, foi achado na regio mesopotmica de GaSur e parece datar de 2500 a 3000 a.C.

*Mapa Mesopotmico de Ga-Sur*

Outro trabalho de cartografia muito antigo (2000 a.C.), desenhado em rocha, foi localizado numa regio do norte da Itlia, habitada outrora por um povo denominado camunos (camuni) pelos romanos.

*Inscries no Norte da Itlia Camunos*

O Museu de Turim, na Itlia, conserva a planta, desenhada em papiro, de uma mina de ouro da Nbia, na frica, que data da poca de Ramss II do Egito (1304-1237 a.C.).

*Mapa das Minas de Ouro da Nbia*

Coube aos gregos os primeiros fundamentos da geografia e das normas cartogrficas, e ainda hoje os alicerces do sistema

cartogrfico repousam na contribuio que deixaram: a concepo da esfericidade da Terra e as noes de plos, equador e trpicos; as primeiras medies da circunferncia terrestre; a idealizao dos primeiros sistemas de projees e concepo de longitude e latitude. Na antiguidade grega, Anaximandro de Mileto (sculo VI a.C.) construiu um quadrante solar e possua um mapa-mndi gravado em pedra.

*O Mundo segundo Anaximandro de Mileto (Sculo VI a.C.)*

Ainda na Grcia antiga, Hecateu de Mileto representou a Terra sobre um disco metlico, udoxo de Cnido construiu um globo e Dicearco de Messnia desenhou um mapa-mndi em projeo planoquadrada. No sculo III a.C., Eratstenes de Cirena, que dirigiu a clebre biblioteca de Alexandria, desenhou um mapa-mndi com paralelos e meridianos, tendo ainda calculado, com impressionante preciso, em vista da precariedade dos recursos da poca, a circunferncia da Terra.

*Modelo proposto por udoxo de Cnido*

*Mapa Mndi elaborado por Eratstenes de Cirena*

O grande nome da antiguidade, todavia, Ptolomeu, que viveu no sculo II de nossa era. Astrnomo, gegrafo e cartgrafo, ele lanou as bases da geografia matemtica e da cartografia no clssico tratado intitulado Guia da geografia (Geographik hyphegesis), obra que s em 1405, com a traduo para o latim, chegou ao conhecimento dos eruditos europeus. A era clssica romana no deixou mapas, embora haja registros literrios de mapas elaborados em Roma. Varro (Marcus Terentius Varro) menciona mapas no poema Chorographia e Agripa determinou a confeco de um mapa do mundo ento conhecido. Das obras cartogrficas romanas s se conhece a clebre Tbua de Peutinger, cpia, feita em 1265, de um original romano que sofreu sucessivos acrscimos at o sculo IX. Descoberta em 1494 pelo poeta Conradus Pickel (ou Celtis), que a legou a Konrad Peutinger, essa tbua somente veio a ser publicada em 1598. Encontra-se, desde 1738, na Biblioteca Pblica de Viena. Trata-se de uma carta das estradas do Imprio Romano, com as cidades e as distncias que as separam, e representa o mundo at a costa ndica.

*Parte das Tbuas de Peutinger*

Idade Mdia - Entre as autoridades e autores medievais persistiram concepes gregas como a de estar a Terra pousada sobre um disco metlico. Ao mesmo tempo, as invases dos brbaros provocaram a estagnao da produo cartogrfica e esta ficou sob exclusivo domnio de copistas eclesisticos, que valorizaram o aspecto artstico em detrimento da exatido. O disco metlico sobre o qual se considerava estar a Terra levou elaborao de mapas circulares, orientados para leste ou sul, e com os continentes representados de forma esquemtica. As separaes entre as terras lembravam a letra T, donde serem conhecidos como "mapas T-O", "mapas de roda" ou "mapas circulares".

*Mapas do tipo T-O*

No primeiro perodo da Idade Mdia, destaca-se o mapa T-O de santo Isidoro de Sevilha. Dentre as centenas de mapas T-O includos nos 600 mapas-mndi medievais que se conservaram, avultam o mapa retangular de Cosmas Indikopleustes, do sculo VI, e as numerosas cpias dos mapas de So Beato, das quais a de So Severo, do ano 1030 e de forma oval, a mais conhecida. Na mesma poca, a cartografia rabe experimentava marcante progresso. No ano de 827, o califa al-Mamum ordenou a traduo da Geografia de Ptolomeu para o rabe. Bagd, Damasco e Crdoba, os centros culturais de ento, reuniram gegrafos e cartgrafos estimulados pelo intenso comrcio a se expandir do Mediterrneo at a China. Foram autores de mapas Ibn Hawkal, Abu Isak Istakhri e Maom al-Idrisi. Ibn Hula construiu um globo terrestre. O rei Rogrio II, da Siclia, foi grande incentivador desse movimento, e a ele al-Idrisi dedicou sua compilao geogrfica, que possua um mapa-mndi dividido em setenta folhas.

*Mapa Mndi de al-Idrisi*

As cruzadas e o comrcio martimo, em especial o italiano, impulsionaram a confeco de cartas nuticas, mapas martimos desenhados sobre pergaminho. Impropriamente chamados de portulanos, tinham como caracterstica principal o desenho da rosados-ventos que ocupava todo o espao do mar: resultava da um conjunto de retas entrecruzadas que facilitava a fixao da rota por parte do navegador. Destacam-se tambm nessa poca as Tbuas Toledanas, de Toledo, Espanha, completadas em 1252 por ordem de Alfonso X (1221-

1284), rei de Castela, razo por que tambm so conhecidas como Tbuas Alfonsinas. Nesse perodo de grande efervescncia cientfica e cultural, so fundadas escolas de cartografia em Gnova, Veneza e Ancona, na Itlia, bem como em Palma de Maiorca, no arquiplago das Baleares, Espanha, que logo assumiram o papel de principais fornecedores de mapas martimos. Exemplo significativo da produo desses centros cartogrficos o Atlas Catalo, de 1375, organizado por ordem de Carlos V o Sbio, rei da Frana. Monumento artstico, tem oito folhas e o mapa, de 390cm x 69cm, de autoria de Jaime de Maiorca (Jafuda Creques). Em conformidade com o sistema corporativo vigente poca, a cartografia, em sua produo e comrcio, ficou associada a diversas famlias, que conservavam entre si certos segredos de ordem tcnica.

*Atlas Catalo*

O ciclo das grandes navegaes exigiu maior exatido e ampliao das informaes cartogrficas. Ainda no sculo XV, em Sagres, Portugal, o infante D. Henrique - entre outros especialistas - reuniu gegrafos, astrnomos e cartgrafos de diferentes pases, e no sculo seguinte Portugal j contava com grandes cartgrafos como Lopo Homem, Andr Homem, Diogo Ribeiro, Gaspar Viegas, Bartolomeu Velho e Ferno Vaz Dourado. Em 1508, em Sevilha, na Espanha, a Casa de la Contratacin de las ndias instalou um rgo fiscalizador da produo e comrcio de mapas para a navegao. O mapa-mndi Orbis typus universalis tabula (1512), do veneziano Jernimo Marini, o primeiro em que se registra o nome Brasil.

*Mapa-mndi Orbis typus universalis tabula (1512)*

J na segunda metade do sculo XVI apareceram os primeiros mapas impressos em xilografia ou que empregavam gravaes em chapas de cobre. O sculo XVII assistiu ao apogeu da cartografia nos Pases Baixos, especialmente nas cidades de Anturpia e Amsterd. Esse progresso deve-se a cartgrafos como Abraham Ortelius, Jodocus Hondius e, sobretudo, a Gerardus Mercator, forma latinizada de Gerhard Kremer (mercador). Deve-se a Ortelius o Theatrum orbis terrarum (1570), com 53 folhas cartogrficas e setenta mapas gravados em cobre, o primeiro atlas nos moldes dos atuais.

*Theatrum orbis terrarum (1570)*

Mercator criou a projeo que leva seu nome, prpria para mapas nuticos, segundo a qual os meridianos so os ngulos retos aos paralelos de latitude.

*Mapa mndi na Projeo de Mercator*

Ainda nos Pases Baixos, a famlia Blaeu reuniu alguns dos maiores nomes da poca, como Guilielmus Caesius ou Guilielmus Jansonius Blaeu, Jan Blaeu e Cornelis Blaeu. Ao declnio da cartografia holandesa, acelerado pelo incndio nas instalaes da famlia Blaeu, seguiu-se a ascenso da cartografia francesa, em que sobressaem Guillaume Delisle e Jean-Baptiste Bourguignon d'Anville. No sculo XVIII ganha corpo o critrio da exatido como regra cartogrfica e nesse aspecto se destaca o francs Csar-Franois Cassini, devido a sua carta da Frana, na escala 1:86.400, com 184 folhas. Pouco depois, Napoleo Bonaparte mandou preparar o mapa manuscrito de toda Europa, na escala 1:100.000, com 254 folhas. Viajantes, cientistas e descobridores como James Cook, que fez a carta da Nova Zelndia e a da costa ocidental da Austrlia, e Alexander von Humboldt, cuja obra Kosmos teve extrema importncia para a geocartografia, foram grandes pioneiros nos levantamentos de campo. Nessa mesma poca, ocorreram dois outros acontecimentos de grande significado para a cincia: a medio do arco do meridiano terrestre, iniciativa da Academia de Cincias de Paris, com o fim de dirimir as questes suscitadas por Cassini e Isaac Newton quanto forma da Terra. Newton estava certo: a Terra tinha a forma de um elipside de revoluo, cujo eixo menor coincidia com o eixo de rotao. Convencionou-se adot-lo, como forma matemtica correspondente a um geide mdio, que serve de referncia para o clculo das operaes geodsicas. Ao longo do tempo, vrios elipsides

de revoluo foram calculados, sendo o de Hayford, em 1909, o mais adotado. Processos de reproduo - At o final do sculo XIX, a reproduo de mapas dependia da gravao, em uma s cor, em chapa de cobre ou em chapas de madeira. Usava-se, tambm, a litografia, com os desenhos executados em pranchas de pedra, mais tarde substitudas pelo zinco e alumnio. Para representar o relevo nas cartas topogrficas adotava-se o sistema de hachuras de Lehmann, baseado no meio-tom.

*Mapa Chins com hachuras*

A evoluo da cartografia prosseguiu com uma srie de invenes e aperfeioamentos, como a fotografia (e suas derivaes, como a fotometalografia e a aerofotogrametria), a heliogravura, a tricromia e a policromia nos processos de impresso, o sistema offset de impresso, o processo fotomecnico de Wenschow para a impresso de sombras em relevo, e o desenho automtico do contedo pelo estereoplangrafo de Zeiss. Simplificou-se o letreiramento pela impresso tipogrfica (mtodo conhecido como carimbagem) e pela confeco mecnica (normgrafo), chegando-se prensa Van der Cook, ao fotonimgrafo e outros recursos cada vez mais sofisticados, como o radar, o sonar, sensores remotos, computadores e satlites artificiais, que tornaram a coleta de dados e a reproduo cada vez mais acurada.

Os mapas eram desenhados em nanquim sobre papel, cujos negativos, por processo fotomecnico (photomechanical transfer), geravam cpias positivas mediante um processador de transferncia por difuso, sendo em seguida transportados para as pranchas de impresso, em zinco. Antes de vidro, pesados e frgeis, o suporte dos negativos passou a ser de material plstico diverso, base de resinas vinlicas, com vrias denominaes comerciais, como astralon ou vinilite. Na atualidade, o original tambm pode derivar de levantamentos aerofotogramtricos, cujos dados, com o auxlio de instrumento ptico de preciso, passado para a folha plstica transparente. Para esse trabalho, utiliza-se um material plstico chamado scribe (carrinho), dotado de uma camada de verniz opaco. Para cada cor (em impresso, as cores primrias so o magenta, o amarelo e o ciano, mais o preto, que combinadas reproduzem toda a variedade de cores), preciso um negativo prprio.

CONVENES E PROJEES
Para interpretar os mapas, preciso conhecer suas convenes, que se baseiam em cores e se dividem em cinco grandes grupos. Assim, temos: (1) azul (hidrografia ou acidentes aquticos); (2) preto ou vermelho (acidentes artificiais, como rodovias); (3) castanho (hipsografia, altimetria ou formas de relevo); (4) verde (vegetao e plantao); (5) roxo (convenes especiais, como nas cartas aeronuticas) etc. Alm disso, empregam-se tambm numerosos sinais e smbolos empregados. Visto que os mapas recebem ttulo, inscries e legenda, o prprio tamanho da letra j em si uma conveno que possibilita ao leitor determinar a importncia relativa do fenmeno observado. As projees cartogrficas so representaes grficas da passagem do elipside para a superfcie plana do mapa em que a rede de coordenadas geogrficas curvilneas (meridianos e paralelos) serve de base geomtrica para os mapas. Dependendo das escalas, a projeo das coordenadas geogrficas apresenta variaes quanto forma e medida da rede. Nos mapas em escala mdia ou grande, que representam reas menores, as deformaes so pequenas. Inversamente, nos mapas em pequenas escalas, que abrangem grandes reas, as deformaes so bem maiores. Visto que sempre ocorre deformao, o primeiro problema com que se defronta o

cartgrafo a determinao do sistema que melhor corresponda realidade que se pretende representar. As projees podem ser: (1) eqidistantes, em que as distncias so verdadeiras em determinadas direes; (2) eqiangulares ou conformes, exatas na representao de superfcies: permitem medies de ngulos e a determinao de rumos; e (3) eqireas ou equivalentes, por proporcionarem maior exatido quanto s reas. As projees medianas ou afilticas procuram representar as trs dimenses de maneira diferente, a fim de alcanar a maior semelhana possvel na configurao dos continentes e dos oceanos. Projees geomtricas - Quando se leva em considerao a tcnica de transformao das coordenadas curvilneas em planos, tmse as coordenadas geomtricas, em que se imagina a rede de meridianos e paralelos projetada sobre uma superfcie que envolve ou tangencia o globo terrestre. Nesse caso, preferem-se as figuras geomtricas que se adqem confeco de mapas: o plano, o cone, o cilindro, o cubo e o poliedro. Na projeo cnica, os paralelos so circulares e os meridianos radiais, imaginando-se que o cone, que envolve o globo terrestre, o tangencia em um determinado paralelo, ficando seu vrtice no prolongamento do eixo da Terra. Desta forma, os meridianos aparecem nos mapas como linhas retas e os paralelos como circunferncias concntricas.

Nas projees cilndricas, os paralelos so dispostos horizontalmente e os meridianos se apresentam verticais e igualmente espaados. A projeo azimutal aquela em que o cone se abre at se transformar num plano, coincidindo seu vrtice com o ponto de tangncia. As projees azimutais variam conforme a posio do centro da projeo em relao ao centro da esfera terrestre: (1) central, quando os dois centros se confundem; (2) estereogrfica, quando o centro de projeo se localiza em posio diametralmente

oposta ao ponto de tangncia; e (3) ortogrfica, quando se imagina o centro da projeo localizado no infinito.

*Projeo Azimutal Estereogrfica, Central e Ortogrfica*

Esses trs tipos de projees azimutais podem diferenar-se de acordo com a posio do ponto de tangncia: (1) polar, quando tangencia um dos plos; (2) equatorial, quando o ponto se situa no equador; (3) meridiano ou horizontal, quando tangencia um ponto qualquer da superfcie do globo terrestre, exceto o equador e os plos.

*Projeo Azimutal Polar*

A projeo cilndrica um caso extremo de projeo cnica no sentido contrrio ao da hiptese de um plano. Em se alongando o cone

de maneira tal que seu vrtice fique no infinito, chega-se a uma posio em que o cone se transforma em um cilindro e tangencia o globo terrestre no equador. Na projeo cilndrica dita genuna, obtm-se uma rede de coordenadas em que os meridianos aparecem como retas paralelas, cortadas pelos paralelos em ngulo reto. A forte distoro nas altas latitudes vizinhas s regies polares faz com que esse tipo de projeo seja pouco empregado.

*Projeo Cilndrica*

A fim de evitar excessivas deformaes e, ao mesmo tempo, obter maior exatido, introduziram-se mudanas como a projeo azimutal eqidistante, em que todas as distncias que partem do centro so conservadas em escala, embora o ponto antipdico se transforme em circunferncia marginal do mapa. A projeo cnica de Bonne conserva a grandeza dos paralelos e, portanto, a rea dos trapzios. So raros os mapas feitos na projeo cbica, pois as coordenadas so projetadas sobre suas seis faces, donde a descontinuidade dos meridianos e paralelos, cuja rede se v cortada e prejudica, assim, a clareza.

*Projeo cnica de Bonne*

A projeo polidrica a projeo central feita sobre trapzios esfricos, os quais correspondem a um poliedro que, por hiptese, envolve o globo terrestre. Assim, quando cada trapzio - includo numa folha topogrfica - no ultrapassa um grau de latitude e de longitude, deixam de existir deformaes perceptveis, tornando possvel obter medidas em todos os sentidos, dentro dos limites de cada folha topogrfica. Projees convencionais - Empregadas na preparao de mapas que abrangem grandes reas, as projees convencionais so comuns nos planisfrios e nos mapas-mndi. Utilizam, para a construo da rede de coordenadas, grandezas geodsicas aplicadas conforme as regras do desenho sistemtico. So diversos os tipos de projees convencionais: (1) trapezoidal, criada por Cludio Ptolomeu no sculo II, em que os meridianos aparecem como retas que convergem para os plos, enquanto que os paralelos so retas paralelas ao equador; (2) globular, criada por Giovan Battista Nicolosi em 1660, que representa os hemisfrios, por ser de forma circular; (3) pseudocilndrica, de Sanson (1650), usada na construo de planisfrios ou na representao de grandes reas; (4) mista elptica, de Max Eckert (1908); (5) mista, de O. Winkel (1913), muito usada em atlas; (6) descontnua, de John Paul Goode (1916), que representa um planisfrio cortado ao longo de determinados meridianos, com o objetivo de deformar o mnimo possvel as massas continentais ocenicas; (7) oblqua nrdica, de John Bartholomew (1949).

*Projeo Trapezoidal de Ptolomeu*

*Projeo Globular*

Projeo de Sanson*

*Projeo de Eckert*

*Projeo descontinua de Goode*

A projeo transversal, criada por Cassini em 1682 e modificada por Gauss-Krger em 1900, ainda utilizada em muitos pases. Ao separar a superfcie terrestre em faixas, ao longo de meridianos escolhidos, e com largura mxima de trs graus de longitude, a carta topogrfica nela baseada no contm praticamente nenhuma deformao perceptvel, podendo ser mensurvel em suas distncias, rumos e reas.

*Projeo Transversa*

Usada desde o sculo XVI, a projeo de Mercator, tambm chamada carta martima, de ampla utilidade, pois permite traar, em linha reta, a rota a seguir durante a travessia dos oceanos. uma projeo cilndrica modificada, em que os meridianos so retas

paralelas entre si, que cortam perpendicularmente o equador e todos os paralelos.

*Projeo Mercator*

Uma linha oblqua corta os meridianos sempre sob o mesmo ngulo, o que permite a manuteno do rumo. A isso se d o nome de loxodromia, curva espiralada que no o caminho mais curto entre dois pontos situados superfcie da Terra, porm o mais simples para a navegao. No que se refere aos planisfrios, essa no a projeo mais aconselhvel, face s deformaes que apresenta pois, proporo que se afasta do equador e aumentam as latitudes, mais exageradas se vo tornando as deformaes, que atingem o mximo nas regies polares.

*Em azul a Loxodrmica e em amarelo a Ortodrmica*

ESCALAS
A escala cartogrfica a relao matemtica entre as distncias traadas em um mapa e as existentes na natureza. O mapa a representao geomtrica, sobre um plano, de uma poro de superfcie terrestre. Uma vez fornecidos os dados necessrios pela geodsia (distncias, direes e relevo), tais valores so reproduzidos em mapa por meio de desenho, o qual mantm a relao constante e rigorosa entre as distncias traadas no mapa e as extenses correspondentes na natureza. Para isso, usam-se escalas. A indicao da escala de um mapa direta quando feita junto legenda, por expresso numrica ou grfica, e indireta, quando essa mesma relao estabelecida por elementos de grandeza conhecida. As escalas podem ser: (1) numricas; (2) grficas; (3) de declividades; e (4) de cores. Escala numrica - Expressa por frao (1/2.000) ou por razo (1:2.000), a escala numrica significa, de acordo com o exemplo, que a unidade de comprimento, no numerador, ou no primeiro membro, vale duas mil vezes essa mesma unidade no terreno. Para tanto, preciso conhecer o valor em metros, correspondente a um centmetro ou um milmetro da rgua graduada aplicada sobre o mapa. Basta cortar as duas ou trs ltimas casas do denominador dentro da razo. Exemplo: 1/2.000 indica que um milmetro da rgua corresponde a dois metros no terreno. As escalas numricas podem representar relaes tpicas pela simples variao dos valores expressos: a indicao 10/1 ou 10:1 uma escala de maior proporo, indicando que a medida sobre o desenho ou fotografia dez vezes o tamanho do objeto. J a indicao 1/1 ou 1:1 a escala natural, em que a medida do desenho igual do objeto representado "em tamanho natural". Por fim, a indicao 1/10 ou 1:10 a uma escala de menor proporo, do tipo usado na confeco de mapas. No costume utilizar uma escala numrica de superfcie para a avaliao de reas em mapas. Mas, se for usada, deve-se saber que a escala de superfcie de um mapa a escala linear ao quadrado. Exemplo: 1:5.000 linear 1:5.0002 de superfcie, isto , um quadrado no mapa representa 25 milhes de quadrados idnticos no terreno. A escala numrica para altitudes seria a escala linear do mapa. Mas, como o relevo (a terceira dimenso) imensurvel no mapa, por ser apenas figurado por meios grficos, o processo torna-se inaplicvel. Assim, em plantas e cartas topogrficas encontra-se por vezes, junto

legenda expressa em nmeros, a indicao da eqidistncia das curvas de nvel, o que permite avaliar facilmente altitudes e declives. Escala grfica - As escalas grficas exprimem com desenho a relao mapa-natureza e, com freqncia, so empregadas junto com a escala numrica. Sua vantagem decorre da fcil e imediata leitura, o que permite a determinao da distncia por comparao ao longo da escala desenhada, obtendo-se o resultado rapidamente, sem necessidade de clculo. Vantagem adicional da escala grfica o fato de acompanhar as eventuais redues ou ampliaes do mapa, conservando a razo da escala, o que no ocorre com a escala numrica. A escala grfica simples uma reta dividida em unidades na razo da escala. Gradua-se a reta, a partir do ponto zero, com uma unidade bsica maior para a esquerda, e para a direita marca-se a mesma unidade bsica maior tantas vezes quantas forem suficientes. A unidade da esquerda chama-se talo ou extenso e acha-se subdividida em unidades menores.

*Escalas numricas e grficas*

Nas escalas grficas, o resultado depende do cuidado e prtica da operao de leitura e, esta, da finura da graduao. Nas cartas topogrficas, especialmente as elaboradas pelas foras armadas, encontra-se uma escala grfica pertencente classe das escalas de converso ou binrias. a escala de passos que, de um lado da reta, tem uma graduao mtrica e, do outro, uma graduao em unidades de passos. A posio oposta das duas graduaes ao longo da meta

permite avaliar o nmero de metros para determinado nmero de passos e vice-versa. A distncia conhecida tomada numa tira de papel ou no compasso de ponta-seca e l-se o valor correspondente em unidades da escala oposta ao longo do tronco e do talo, da mesma maneira como se procede com a escala grfica simples. Outro tipo de escala grfica o da composta ou de deformaes. A projeo cartogrfica empregada na construo da rede de coordenadas geogrficas (meridianos e paralelos) no plano provoca deformaes lineares nos mapas geogrficos. A escala composta apresentada num conjunto em que so indicadas com exatido as escalas de latitudes escolhidas, a primeira relativa ao equador. A ligao dos valores iguais das graduaes das escalas forma uma srie de curvas que permitem determinar graficamente o valor de distncias em qualquer latitude. Nos atlas escolares empregam-se figuras geomtricas, como o quadrado da rea conhecida, desenhada, na escala linear, num canto do mapa. costume incluir nos mapas de origem europia o desenho esquemtico do prprio pas, na escala do mapa, o que permite obter imediata idia da grandeza de outras terras mediante simples comparao visual. Escala de declividades - D-se o nome de escala de declividades quela que permite medir inclinaes das vertentes e rampas das vias quando o relevo representado por curvas de nvel, hachuras ou esbatidos. Tal escala, que envolve a terceira dimenso, elaborada com retas graduadas de maneira progressiva e em que os espaos marcados contam sempre a partir da origem. L-se o valor mais prximo da escala entre curvas consecutivas e, se for necessrio obter valores mais precisos, interpolam-se as diferenas por estimativa. A graduao das escalas de declividades pode ser percentual ou angular. Uma dada escala s serve para determinada escala linear e determinada eqidistncia de curvas de nvel. Escalas de cores - Usadas para a representao do relevo nos mapas, empregam-se escalas de cores que, conforme certas regras, indicam as zonas de altitude e depresso. Em geral colocadas junto s legendas, essas escalas designam com cores diferentes a altitude dos planos horizontais ou as curvas que limitam tais zonas.

*Representao de escala numrica, grfica e de cores*

Clculo da escala - Quando, por qualquer motivo, desapareceu a legenda e, assim, no se conhece a escala, o prprio contedo do mapa conta com elementos de grandezas conhecidas que permitem, indiretamente, determinar a escala, seja numrica ou grfica. A rede de coordenadas geogrficas um destes, pois sua malha fornece a base para o clculo ou a construo da escala, sabendo-se que um grau de latitude, ao longo de qualquer meridiano, equivale a 111km. Medindo-se com a rgua o espao entre dois paralelos, pode-se determinar a relao entre a grandeza do grau e sua medida sobre o mapa. Nas folhas topogrficas das cartas oficiais, costume apresentar, alm da rede de coordenadas geogrficas, um sistema de quadriculagem quilomtrica que se estende de maneira contnua sobre as folhas, indicando a grandeza linear de um quilmetro, o que um recurso empregado para a avaliao de distncias e reas sobre as cartas.

*Carta Topogrfica com quadriculagem de 2 em 2km*

J nas cartas nuticas, construdas pela projeo de Mercator, nota-se, em toda a moldura, uma graduao em unidades de arco, que serve principalmente para a determinao da posio dos navios: em latitude, pelas duas graduaes laterais e, em longitude, pela graduao das margens inferior e superior. Isso se torna possvel porque as graduaes laterais, que se referem latitude, no so igualmente espaadas em suas unidades, visto que se alongam no sentido do equador para os plos. Sabendo-se que as grandezas angulares das escalas laterais representam valores lineares constantes, possvel avaliarem-se distncias nesses mapas nuticos. Para isso, marca-se, sobre a diviso sexagesimal lateral, a extenso tomada no mapa entre os dois pontos em questo, de maneira a fazer coincidir o ponto mdio dessa medida com o ponto da mdia das latitudes dos dois lugares. Os extremos dessa extenso indicaro, sobre a graduao, distncia procurada em medida de arco, que por meio dos coeficientes conhecidos pode ser transformada em medida linear mtrica ou de outro sistema. Indiretamente, portanto, avaliam-se as distncias lineares em mapas de projeo eqiangular ou conforme, mediante a graduao lateral.

*Carta Nutica*

CARTOGRAFIA E COMUNICAO
Seria redundante afirmar que o mapa uma imagem, se esta no tivesse passado a ser to valorizada como modo de expresso ao longo de todo o sculo XX. Com a adoo de convenes simblicas como cores, traos, emblemas, nmeros etc., o mapa deve ser suficiente como tal, isto , como representao porttil e eficaz de uma dada realidade, capaz, assim, de servir de base para a evocao, o raciocnio ou o projeto de qualquer espcie, dos mais amenos, como uma viagem turstica, at os mais dramticos, como a invaso de um pas. Essas qualidades colocam o mapa, a carta e todos os outros meios da cartografia no domnio das estruturas lingsticas, uma vez que tambm so meios de comunicao, isto , configuram uma linguagem. Seja como suporte verificao pessoal ou como meio de expresso dessa pesquisa e das concluses a que leva, permite sempre um dilogo entre autor e leitor ou autor e pblico, que para isso mobiliza estruturas sociais e psicolgicas. Do correto emprego destas depende a resposta dos consulentes: de um lado, h o sistema de relaes e interesses que congrega autor-cartgrafo-editorimpressor-divulgador-pblico e, de outro, os meios pelos quais se unem, com tais objetivos vrias, tcnicas de desenho, recursos de pensamento e recursos grficos, assim como noes de psicologia aplicada percepo visual e indispensveis comunicao da mensagem cartogrfica. Ainda que resultante da inteno de visualizar as informaes, o mapa requer grande ateno do interessado em sua leitura bidimensional, menos comum que a linear, e de menor rapidez. Assim, para ser aceito e adotado, deve oferecer ao usurio uma forma de expresso que lhe permita economia do esforo mental em relao a outros meios de informao, e ainda atrativos que lhe atinjam tanto os mecanismos da conscincia como do inconsciente. necessrio, portanto, dosar a durao ideal do interesse do usurio e explorar o melhor possvel, componentes prioritrios como a representao do relevo, a hierarquia das cores, a legenda facilmente memorizvel. A feliz combinao desses elementos foi qualidade aprecivel nos trabalhos cartogrficos desde suas origens, motivo pelo qual muitos mapas se tornaram, modernamente, requintados objetos de decorao, emoldurados e postos em lugares de destaque. Os aperfeioamentos tecnolgicos no diminuram, antes acrescentaram, a atrao esttica dos mapas. Ficaram famosos, na segunda metade do sculo XX, tanto pela preciso cientfica como pela beleza e bom gosto

grfico-editorial, os mapas da National Geographic Society, dos Estados Unidos.

*Mapa do Brasil publicado pelo National Geographic Society*

Vous aimerez peut-être aussi