Vous êtes sur la page 1sur 13

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAUDE COLETIVA PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM SAUDE COLETIVA ISC610: SEMINARIO AVANCADO DE TEORIA DA PLANIFICACAO EM SAUDE PROFESSOR: JAIRNILSON SILVA PAIM ANO/SEMESTRE: 2012/1

Contribuies de Marx e do marxismo para uma teoria da ao: Trabalho, sujeito e ao social na sade. Andr Teixeira Jacobina1

Os homens fazem sua prpria histria, mas no a fazem como querem; no a fazem sob circunstncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado. 2

Introduo

A realizao das notas pessoais foi um momento de reavaliao terica de pressupostos utilizados e reflexes passadas e presentes acerca da pertinncia da contribuio de Marx e dos diversos marxismos para o desenvolvimento de estudos na rea de polticas e planejamento em sade. Tendo em conta, especificamente a concepo marxista acerca da economia poltica, a viso da ao do sujeito individual e dos sujeitos coletivos. Iniciamos por tratar de um texto de Marx acerca da Economia Poltica (Marx, 1996), passando ento para seus comentadores, que tratam do desenvolvimento do pensamento marxista em diferentes direes, buscando levantar questes e nos posicionar com relao a alguns aspectos especficos da teoria social apresentada pelos autores. Em seguida, buscamos correlacionar com o campo da sade coletiva, utilizando fundamentalmente um texto de Minayo (2001), para por fim indicar possibilidades e contribuies especficas que essas reflexes podem ter sobre a nossa pesquisa.

Mestre em Histria Social FFCH-UFBA. Doutorando em Sade Coletiva ISC-UFBA. MARX, Karl, 18 de Brumrio de Luis Bonaparte. Acessado pela ultima vez em 08/04/2012 http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_fontes/acer_marx/tme_02.pdf
2

Marx e as relaes de produo

Marx inicia seu texto, A crtica da Economia poltica, deixando claro seu objeto de estudo inicial, qual seja a produo dos indivduos determinada socialmente (produo material) (MARX, 1996, p.25). Em seguida busca argumentar que produo e consumo so indissociveis e interdependentes. Nesse sentido, a produo , pois, imediatamente o consumo; o consumo , imediatamente a produo. Cada qual imediatamente seu contrrio. Mas, ao mesmo tempo, opera-se um movimento mediador entre ambos. (MARX, 1996, p.32) Marx argumenta tambm que a produo tem condies e pressupostos que constituem seus momentos (MARX, 1996,p.36). O uso da mquina, por exemplo, modifica a distribuio dos instrumentos de produo tanto como dos produtos (MARX, 1996, p. 36-37). Marx passa por essa anlise dos diferentes passos da produo material para caminhar para sua sntese, a primeira que O concreto concreto porque a sntese de muitas determinaes, isto , unidade do diverso, reconhecendo os diferentes determinantes da produo, trabalho, a diviso de trabalho, necessidade, valor de troca, Estado, a troca entre as naes (MARX, 1996, p.39). Visto assim fica difcil entender como certas tendncias marxistas podem ter extrado da obra de Marx uma viso de determinao econmica nica das aes humanas. Marx ao sintetizar o resultado geral de suas concluses d pistas, mesmo que no subsidie essa viso rasteira dos seus escritos ao expressar que:
.... na produo social da prpria vida, os homens contraem relaes determinadas, necessrias e independentes de suas vontades, relaes de produo estas que correspondem a uma etapa determinada de desenvolvimento das suas foras produtivas materiais. A totalidade dessas relaes de produo forma a superestrutura jurdica e poltica, e a base real sobre a qual se levanta uma determinada conscincia. O modo geral de produo da vida material condiciona o processo em geral da vida social, poltico, e espiritual. No a conscincia dos homens que determina o seu ser, mas ao contrrio, o ser social que determina sua conscincia.(MARX, 1996, p.52)

Que Marx desejava deslocar a interpretao na direo da base material no resta dvida, buscando assim inverter, em parte, a interpretao idealista (especialmente hegeliana) de que a conscincia determinava a realidade material. Algumas palavras so essenciais nesse trecho, primeiro indicando que o modo de produo da vida material condiciona o processo da vida social. Ora condicionar estabelecer uma influncia, no significa uma determinao nica nem absoluta. O trecho seguinte definitivo, qual seja a afirmao de que o ser social que determina suas conscincias. O ser social no

produto de relaes apenas econmicas, mas polticas, histricas, algo que o prprio Marx, ao chamar ateno para as mltiplas determinaes, apontou anteriormente. Alm disso, a obra de Marx deve ser vista no seu todo e em 18 Brumrio, ele expressa com clareza, que a ao humana tem um grau de autonomia, mas tambm condicionada pelas circunstncias do seu tempo. Podemos perceber que o texto de Marx expressa um pensamento dialtico3, que no despreza nem o individuo, o sujeito singular, nem os determinantes econmicos, sociais, em suma histricos, que condicionam sua ao e contribuem para formar sua conscincia. Essa conscincia, portanto, formada na relao entre o sujeito e o mundo do qual faz parte, relao essa indissocivel para Marx. verdade que Marx, demonstra, em alguns momentos, o que Bensaid chamou de inclinao determinista. Por exemplo, na polmica com Engels acerca do livro de Pierre Trmaux, Marx defendendo a importncia do trabalho de Trmaux procura:
...salvar a idia de progresso ameaada pelas incertezas da evoluo darwiniana: o progresso que, em Darwin, puramente acidental, aqui [em Trmaux] necessrio. A resposta de Engels penetrante. A teoria de Trmaux no tem valor porque ele no entende nada de geologia incapaz da mais elementar crtica literria e histrica. Trata-se de um determinismo vulgar baseado na influencia unilateral do solo. Quando o autor declara que a influencia do solo mais recente ou mais antigo, corrigida pelo cruzamento, e a causa nica das transformaes das espcies orgnicas e das raas, realmente no vejo por que eu o seguiria mais adiante. Darwin, ao contrario, realiza a conexo entre necessidade e contingencia. Depois de uma veleidade de resistncia, Marx bate prudentemente em retirada. (BENSAID, 1999, p.370)

Esse trecho pode levar alguns a imaginar que assim como Trmaux buscava no solo uma causa nica, Marx procurava uma lei de causalidade unilateral que poderia explicar a realidade e a teria encontrado nas relaes de produo. Isso se mostra falso no apenas por Marx ter desistido de defender o trabalho de Trmaux, nem s pela influncia de Engels, que sem dvida foi o mais importante interlocutor de Marx, mas, pelo desenvolvimento de seus prprios textos. Esses demonstram uma ampliao do horizonte das determinaes da ao humana, invs de reduzi-la a uma causa e indicam o carter interligado do sujeito e das condies materiais em que ele vive e que contribui para produzir.

Marx apresenta sua tese, a discute atravs das contradies at chegar sntese.

Marxismos

Os trabalhos de Marx (e de Engels), alm de inspirar tendncias e grupos acadmicos como as diferentes escolas marxistas, inspiraram ativismo poltico, sendo contedo para revolues, mesmo que possa haver debate acerca de quo precisa a interpretao e implementao de suas ideias em diferentes sociedades. Therborn, em A Anlise de classe no mundo atual, aponta as diversas polmicas e debates conceituais ocorridos entre os diferentes marxistas e suas tendncias na segunda metade do sculo XX. Debates esses conceituais, possveis em boa medida devido ruptura progressiva com a esquerda oficial segundo a imagem da Unio Sovitica, o que por muito tempo limitou o debate, j que contrariar a perspectiva sovitica era se colocar fora da esquerda em termos polticos, mesmo que isso fosse uma ortodoxia muitas vezes improcedente. A contribuio mais importante de Therborn nesse trabalho, no nosso entender, apontar as lacunas no marxismo e a necessidade que esse tem de se atualizar. Os estudiosos marxistas precisam, nesse sentido, perceber as mudanas e transformaes ocorridas ao longo do sculo XX e dar ateno a objetos que Marx no poderia dar ateno, pois no foram do seu tempo. Por exemplo, a questo do Estado empregador. Escreve Therborn:
Os estudiosos marxistas que se ocuparam do Estado capitalista tem prestado em geral muito pouca ateno no macio desenvolvimento do Estado como empregador. Falta tanto uma teoria explicativa desse crescimento quanto um esclarecimento qualquer sobre sua incidncia nas relaes de classe dentro da sociedade. (THERBORN, 1989, p.424)

Essa transformao no somente difere muito do Estado capitalista do tempo de Marx como tem sido uma tendncia crescente em diversos pases, Therborn aponta dados para essa transformao na Sucia4, indicando que o trabalho assalariado ao Estado constitua 28% do total de empregos em 1950, passando a 40% em 1968 e chegando a 47% em 1975. (THERBORN, 1989, p.424-425). Essas novas circunstncias colocam novos desafios tericos e empricos para estudiosos marxistas, j que a complexidade da realidade caminhou em diferentes direes, precisando por isso, de uma atualizao para se defrontar com os problemas do seu tempo.
4

Esse um exemplo de sociedade que assumiu a perspectiva socialdemocrata, tendo em vista o pleno emprego, opo tambm adotada em outros pases da Europa no ps 2 Guerra Mundial. Com a crise internacional do capitalismo e a ascenso do neoliberalismo a partir dos anos 70 do sculo passado, essa situao foi alterada. Fica a indicao, entretanto, da necessidade de se atualizar as anlises marxistas em funo das mudanas econmicas, sociais, polticas que ocorrem nas sociedades ao longo da histria.

Therborn conclui defendendo que o perodo anterior pode ser considerado uma fase de infncia ou adolescncia do marxismo, mas no h razo para crer que o marxismo se detenha nessa fase. Para ento concluir indicando que um marxismo aberto, no reducionista, se revele mais til a uma poltica socialista e as outras atividades liberatrias do que foram suas verses tendencialmente auto-suficientes do passado. (THERBORN, 1989, p.439). Identificamos-nos especialmente com essa defesa, pois vemos a obra de Marx, de Engels e dos estudiosos de suas obras, como importantes interlocutores no dilogo para a prtica da pesquisa no mbito das cincias humanas. Hobsbawm, em O marxismo hoje: um balano aberto, narra no apenas a histria do marxismo no sculo XX, mas a sua relao com as transformaes polticas desse sculo. Para indicar isso Hobsbawm se utiliza de uma analogia peculiar que tanto til, quanto apropriada. Hobsbawm expressa que:
Os regimes que se disseram cristos e que derivaram sua autoridade de um corpo especifico de textos, variam do reino feudal de Jerusalm aos Shakers, do imprio czarista repblica holandesa, da Genebra de Calvino Inglaterra hannoveriana. A teologia crist, em diferentes circunstncias, absorveu Aristteles e Marx. Todos poderiam asseverar que, de algum modo, derivam dos ensinamentos de Jesus, embora isto habitualmente no provocasse satisfao em outros cristos igualmente convictos. Os volumes desta Histria do Marxismo devem ter mostrado como amplo o espectro de idias e de prticas que pretendem derivar dos textos de Marx, ou que com eles serem compatveis, diretamente ou por intermdio de seus sucessores. (HOBSBAWM, 1989, p.14)

Essa analogia til, no apenas por indicar a variedade de derivaes possveis a partir dos escritos de Marx e dos estudiosos de sua obra, mas por servir em parte de crtica a uma viso dogmtica da obra de Marx, que v em seus textos uma previso quase divina. Essa interpretao ignora a dialtica do materialismo, ao mesmo passo que esconde a complexidade dos estudos de Marx e Engels. Essa analogia retomada, de forma um pouco distinta, no texto de Hobsbawm por ocasio da desiluso com a URSS:
No ensaio de Vittorio Strada encontramos um testemunho dessa atitude: na medida em que a rejeio de Marx, causada por sua associao com a URSS, se tornou cada vez mais comum no perodo ps-staliniano entre aqueles que abandonaram a prpria f comunista anterior, ela cabe plenamente numa histria do marxismo. Certamente se poderia observar que, sob o ponto de vista intelectual, tem mais ou menos a mesma justificao da tese segundo a qual toda histria do cristianismo deve conduzir, lgica e necessariamente, ao absolutismo papal, ou daquela segundo a qual todo darwinismo deve levar a glorificao da livre concorrncia capitalista. (HOBSBAWM, 1989, p.22)

Em outras palavras, tal justificao, no se sustenta, logo o marxismo no tem que necessariamente e logicamente, levar ao regime stalinista, da mesma forma que cristianismo no leva necessariamente ao absolutismo papal, nem o darwinismo leva a aceitao da livre concorrncia capitalista. Hobsbawm ao investigar o curso dos marxismos percebe que com a desiluso com a URSS5, os marxistas sabem a que so contrrios e porque, mas, com muito menos clareza sabem o que querem, seno num sentido muito geral (HOBSBAWM, 1989, p.38). Sobre o curso do marxismo e sua poderosa influncia, uma observao de Hobsbawm til para nos posicionarmos em relao afinidade com o marxismo:
...no seu ultimo grande trabalho de Braudel, Civilizao Material, Economia e capitalismo, existem mais referncias a Marx do que a qualquer outro autor, francs ou estrangeiro. Se esse eminente historiador est longe de ser marxista, uma obra fundamental sobre esse tema dificilmente poderia evitar referir-se a Marx. Dada essa convergncia, amplos terrenos de investigao foram palmilhados por marxistas e por no marxistas em grande parte do mesmo modo, a tal ponto que se tornou difcil estabelecer se um trabalho particular devia ser considerado, ou no, como marxista, a no ser que o autor proclamasse ou negasse especificamente, defendesse ou atacasse o marxismo. A crescente disponibilidade do marxismo para abandonar as velhas interpretaes cannicas tornou ainda mais difcil, e s vezes intil, a tarefa de dividir rigidamente todos os trabalhos entre um campo e outro. (HOBSBAWM, 1989, p.53)

proporo que o marxismo abandona a ortodoxia deixa de fazer sentido essa diviso, que, em nossa viso, nunca foi til, j que engessava a reflexo cientfica que deve ser aberta, sem deixar de ser rigorosa. O relevante se o trabalho dialoga com o marxismo, ou no, e a forma e os parmetros que cada pesquisador, enquanto produtor do conhecimento decide estabelecer nesse dilogo. At mesmo as prprias palavras reviso e revisionismo significavam o abandono ou a traio do marxismo. (HOBSBAWM, 1989, p.41). Tentar avaliar fidelidade, ou traio, em relao a uma doutrina, que por si s j uma caracterizao inadequada, se muitas vezes imprecisa para poltica, na cincia reflete justamente os desejos polticos de enquadramento de aliados e adversrios. Na cincia, portanto, esse tipo de postura uma barreira6 para o desenvolvimento das atualizaes, necessrias ao marxismo enquanto uma perspectiva terica metodolgica de anlise social, como apontou Therborn e, em parte, Collins.

Hobsbawm no chega a citar, mas o relatrio secreto de Nikita Krushev foi um dos acontecimentos que contribuiu com a desiluso. Nesse relatrio Kruschev, secretrio do PCUS, acusa Stalin de abuso de violncia, crimes diversos, alm de favorecer o culto a personalidade. http://www.rj.anpuh.org/resources/rj/Anais/2006/conferencias/Frederico%20Jose%20Falcao.pdf 6 uma barreira, pois essa perspectiva, que foi, por exemplo, adotada pela esquerda oficial, exige o consenso, tratando diferentes interpretaes, como traies.

O trabalho de Collins, A tradio do conflito, tem como uma de suas contribuies essenciais destacar a importncia de Engels. Com efeito, Collins, aponta que Engels ... o mais sociolgico dentre os dois pensadores. e que por isso tem que ser considerado em si mesmo (COLLINS, 2009, p.56). A originalidade de Engels exemplificada por ter publicado em 1844, um ensaio no qual argumenta que ... a propriedade privada leva a um inevitvel crescimento do capitalismo monopolista e, simultaneamente, ao crescimento de seu inimigo fatal, a classe trabalhadora (COLLINS, 2009, p.57). Collins explica at porque o prprio Engels teria contribudo para se esconder atrs da persona intelectual de Marx. Teria sido o fato de Marx ter mantido laos mais estreitos com a atividade poltica, tornando-se lder da Internacional Comunista, assim como outros fatores. (COLLINS, 2009, p.60-61) Collins o autor que com mais clareza descreve a teoria das classes em Engels e Marx e nesse ponto a inverso da ordem dos autores no ocasional. A teoria das classes deveria mostrar suas causas e suas consequncias: eles demonstraram como qualquer luta poltica pode ser analisada a partir dos conflitos e alianas entre classes sociais que perseguem diferentes interesses econmicos. Collins ao tratar da presena de classes auxiliares e as condies que as fazem surgir e que direcionam seus interesses em determinado sentido nas lutas de classes indica questes que permanecem em aberto, podendo ser desenvolvidos pela tradio da sociologia do conflito, depois de Engels e Marx (COLLINS, 2009, p.64). Embora tal teoria seja essencial para compreender muitos conflitos econmicos e polticos, entendemos que a teoria de classes pode ser til, mas no suficiente para a a anlise de outros conflitos como os expostos pelo movimento feminista, negro, ambientalista, etc. Minayo destaca sobre isso que:
Lukacs deixou escapar a complexidade das realidades histricas e sua singularidade, nas quais no podemos estabelecer uma relao direta entre partido e classe. Tal o caso to meridianamente claro do papel do movimento feminista e do movimento ambientalista sobretudo no cenrio histrico aps a II Guerra Mundial.(MINAYO, 2001, p.12)

Com efeito, a emergncia desses movimentos apresentam diferentes questes e requerem no apenas atualizaes para o marxismo, mas uma perspectiva aberta para formulaes tericas que se adquam as transformaes de um novo tempo. Uma das observaes de Collins acerca do papel dos intelectuais de particular interesse. Collins aponta que os intelectuais precisam se encaixar na estrutura econmica de sua poca para que possam sobreviver. Cita o exemplo do perodo feudal,

no qual os intelectuais estavam ligados ou a Igreja ou a um patro nobre. Esse o motivo, expressa Collins pelo qual os intelectuais, embora sejam livres em principio para formular quaisquer ideias, tendem a criar ideologias em favor da classe que os sustenta (COLLINS, 2009, p.65). Pode-se se imaginar que com a superao da questo da sobrevivncia dos intelectuais, que hoje sem dvida so menos dependentes do que eram na poca feudal, essa questo estaria superada, porm penso que no. O financiamento das pesquisas, muitas vezes influenciado pelo grande capital, alterou a forma de se influenciar a produo de ideologias pela classe dominante, mas essa, de outras formas, ainda produz e reproduz ideias, contando com a colaborao de intelectuais. Essa uma questo em aberto que pode fazer parte da nossa reflexo, sobre o fazer cincia.

Teoria da Ao, trabalho e ao social na sade.

Minayo em seu texto Estrutura e sujeito, determinismo e protagonismo histrico: Uma reflexo sobre a prxis da sade coletiva identifica e discute alguns conceitos que entende como essenciais a fim de pensar a Sade Coletiva. Ao analisar a relao entre sujeito e estrutura, Minayo destaca o estruturalismo de Althusser, indicando que esse, em seu trabalho:
...anuncia que Marx eliminou o sujeito humano da teoria social e construiu uma nova cincia da prtica humana (econmica, poltica, ideolgica e cientfica) que se inscreve na estrutura de uma totalidade social. Portanto, segundo esse autor, a teoria marxista no nem humanista nem histrica, no sentido teleolgico, mas relacionada essencialmente com a anlise estrutural das totalidades sociais. O objetivo do conhecimento marxista, em sua consequncia, segundo Althuser, descobrir a estrutura profunda que subjaz aos fenmenos diretamente observveis, e que os produz e reproduz. (MINAYO, 2001, p.10)

O nosso parco conhecimento de Althusser nos impede de precisar se a caracterizao da autora sobre Althusser procede, porm em seguida ela cita o prprio Althusser. Nessa passagem Althusser expressa que
A estrutura das relaes de produo determina os lugares e funes que so ocupadas e assumidas pelos agentes da produo, que so apenas ocupantes destes lugares, na medida em que so portadores destas funes. Os verdadeiros sujeitos (sujeitos constituintes do processo) no so pois, contrariamente a todas as aparncias , as evidencias, os dados da antropologia ingnua,os indivduos concretos, os homens reais mas so a definio e a distribuio destes lugares e destas funes. Os verdadeiros sujeitos so, pois, estes definidores e distribuidores: as relaes de produo. (ALTHUSSER, 1966, apud MINAYO, 2001, p.10)

A nossa epgrafe, assim como observaes anteriores, j indica que discordamos da leitura que Althusser faz de Marx, discordncia, alis, compartilhada pelos autores marxistas dos textos citados. Bensaid chega a dizer que Enquanto Marx explora uma outra forma de causalidade e um outro modo de previsibilidade, uma nova articulao do real e do possvel, Althusser, cego para o papel da crtica, recobra-o rasamente para a ordem da cincia normal (BENSAID, 1999, p.394-395). Cabe registrar que a anlise de Bensaid lembra o tom das crticas do historiador marxista Thompson em seu trabalho A Misria da Teoria (THOMPSON, 1981). Marx no exclui o sujeito humano, ao deslocar o foco interpretativo para as relaes de produo. Essas relaes so produzidas por seres humanos, que inseridos nessas relaes so por elas influenciados, ou condicionados. O sujeito humano tem um grau de autonomia relativa s circunstncias em que vive e que age. Ao mesmo tempo em que mediado pelas circunstncias age sobre elas, as influenciando. Vale dizer que os autores citados, como Therborn, apesar de compartilhar as crticas, destacam a importncia do estruturalismo, no apenas do seu lder, Althusser, mas de uma jovem gerao de estudiosos brilhantes, entre os quais deve lembrar-se pelo menos de Etienne Balibar (THERBORN, 1986, p.396). Lembrar isso fundamental para destacar que a divergncia interpretativa no pode ser diminuda, nem tampouco ser utilizada para descartar as contribuies de estudiosos de determinadas tendncias (ou corrente de pensamento). A nfase que certos autores deram s estruturas, s relaes de produo, uma perspectiva, sem dvida valiosa, mas que deve, em nossa viso, ser criticada e rejeitada, quando suprime o papel do indivduo, que por mais que seja condicionado e tenha limites definidos pelas estruturas, no um mero marionete destas. A autora ento reflete sobre os conceitos de Sujeito e estrutura no campo da sade apontando que
...o conhecimento mdico e da sade pblica tm sido sistematicamente marcados pelo apagamento do sujeito. Seu vis positivista que considera o social como objeto ou fato quando se trata das concepes biomdicas de sade-doena. A hegemonia do conhecimento mdico tendeu a transformar sujeitos doentes em leis biolgicas e qumicas (MINAYO, 2001, p.14).

Essa seria a tendncia dominante na qual o planejamento normativo e mesmo o estratgico pode ser e utilizado para controlar e dominar os diversos atores, e no cham-los participao nas decises e nas aes de promoo da sade. Essa prtica

10

autoritria nos faz lembrar no Brasil o inicio do sc. XX, quando sade era uma questo de polcia, com a presena da guarda mdica e o exemplo da Revolta da Vacina, que mostra como uma prtica autoritria pode, e, em geral tem consequncias nefastas. O texto de Minayo, entretanto, se foca na contribuio do estruturalismo aos estudos realizados no perodo inicial do movimento da reforma sanitria, comentando que o pensamento histrico-estrutural acabou por constituir o arcabouo terico da reforma sanitria. Nessa perspectiva, segundo ela, na anlise das polticas o vis marxista frequentemente privilegiou a mudana das estruturas como a salvao para o setor. A partir de 1990 haveria um retorno do sujeito, como elemento fundamental para as reformas, ganhando destaque a teoria da ao comunicativa (Habermas) mesmo que de forma implcita (MINAYO, 2001, p.15). A autora sintetiza uma de suas ideias ao expressar que o sujeito-coletivo-da sade a prpria sociedade, envolvendo relaes comportamentais e aes institucionais e individuais. Perpassada por diversos conflitos de interesses (de classes, corporativos, de gnero e etnias) sociais e polticos (MINAYO, 2001, p.16), distinguindo-o da sade-coletiva-comosujeito (epistmico e poltico), destacando, o papel da Abrasco, sem esquecer o CEBES (MINAYO, 2001, p. 17). Tendemos a concordar com a autora, inclusive com sua ousadia final, em relao ao papel da Abrasco, e seu protagonismo poltico em torno das mudanas na rea de sade. Porm o problema central do setor, em nossa viso, que as corporaes e empresas mdicas, com seu forte lobby, souberam se adaptar e se expandir na vigncia do SUS, utilizando o Estado para expanso do capital privado. Como, alis, continuamente diz Mszros7, embora ele prefira, em geral, usar o exemplo das empresas armamentistas e sua expanso com investimentos do governo americano, entendemos que tambm uma estratgia do grande capital do setor privado mdico, para expandir-se com mais segurana, j que no acreditam tanto assim no livre mercado, como buscam fazer as pessoas acreditarem. O que, de fato, se pode extrapolar para outros setores da sociedade.

Temos de acrescentar a tudo isso cargas econmicas maciamente desperdiadoras impostas sociedade de maneira autoritria pelo estado e pelo complexo militar/industrial com a indstria de armas permanente e as guerras correspondentes , como parte integral do perverso crescimento econmico do capitalismo organizado avanado. Mszros (2011).

11

Possveis contribuies tericas e metodolgicas para a minha pesquisa.

Para concluir decidi relatar quais perspectivas tericas, ou at de contedo, a leitura dos textos pode abrir na minha pesquisa que tem por objeto a relao entre os partidos polticos e movimentos sociais em sade baianos, na dcada de 70 e 80, o perodo de distenso, abertura e redemocratizao. Escrevo sobre possibilidades, pois tais ideias tero que se confrontar com a investigao emprica, alm do dilogo com orientadora e co-orientador, podendo ser modificadas ou at descartadas. Os partidos de esquerda, no curso da ditadura militar, realizaram opes devido a diferente concepo acerca dos principais objetivos da esquerda em pases subdesenvolvidos. O PCB adotou a opo de integrar as fileiras do MDB e se abster da luta armada, para, ganhando espao no terreno poltico, minar no apenas os militares, mas as oligarquias locais, favorecendo a industrializao, pois esta forneceria melhores condies de vida e trabalho para a classe trabalhadora. J outros partidos, como o PC do B, defendiam a luta armada e uma transio imediata para o socialismo. Essas diferentes perspectivas resultaram em estratgias e aes completamente distintas e esse elemento pode ser fundamental ao investigar esses partidos. Hobsbawm aponta que tanto os grupos burgueses locais, interessados numa industrializao que substitusse a importao com o apoio do Estado, quanto os partidos comunistas ortodoxos sustentavam que a tarefa principal dos povos da America Latina era a de destruir os interesses agrrios e o latifndio. Da resultava a necessidade da criao de uma frente nacional comum contra imperialismo americano e oligarquia local, o que impelia a adeso de vrios grupos luta armada. Obviamente que os partidos da ultra-esquerda viam isso como uma traio a luta de classes (HOBSBAWN, 1989, p.26). As palavras de Hobsbawm se adquam bem a realidade brasileira, embora essa tenha especificidades particulares. A outra idia se refere teoria das classes essa que deveria mostrar suas causas e suas consequncias: eles demonstraram como qualquer luta poltica pode ser analisada a partir dos conflitos e alianas entre classes sociais que perseguem diferentes interesses econmicos (COLLINS, 2009, p.64). No poderiam ento os movimentos sociais em sade e sua luta poltica serem analisados apenas pelo prisma da luta de classes, pelos conflitos dos trabalhadores de sade ou dos movimentos sociais com o grande capital. Sem dvida essa dimenso relevante, at porque o grupo adversrio dos movimentos

12

sociais em sade, as corporaes mdicas, as empresas de seguro de sade, so grupos que se organizam justamente pelos interesses econmicos comuns. No entanto, o alerta de Minayo, quando lembra Lukcs, deve ser lembrado, nem todos os movimentos podem ser inteiramente explicados pelas contradies do capital. Nos movimentos sociais em sade, outros elementos, sejam eles ideolgicos e polticos, derivados de aquisies crticas de leituras que embasavam a ao poltica, como possvel imaginar no movimento sanitrio, um movimento fortemente acadmico, ou concepes religiosas presentes em organizaes populares. Estes elementos podem ter sido relevantes e no podem ser negligenciados. Alis, como indicado nessas notas, Marx e os estudiosos de Marx com os quais temos afinidade, trabalham com mltiplas determinaes, relacionando processo de produo econmica com concepes polticas, a ao de sujeitos individuais com a ao de sujeitos coletivos, buscando apreender a complexidade da realidade para agir sobre ela.

Comentrio final

O exame dos textos poderia levar a um afastamento ou aproximao com o autor e os estudiosos que foram influenciados e desenvolveram trabalhos e reflexes acerca de sua obra. Se em relao a algumas tendncias, demonstraremos afastamento, em relao a aspectos centrais das perspectivas de Marx, temos mais aproximaes, ampliando e confirmando a atualidade e dinmica de suas contribuies, relevante para nossos estudos, como a epigrafe que utilizamos tambm no nosso projeto, sintetiza.

Referencias bibliogrficas.
BENSAID, D. Marx, O intempestivo: Grandezas e misrias de uma aventura crtica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1999, p.363-398. COLLINS, R. Quatro Tradies Sociolgicas. Petrpolis, RJ: Vozes, 2009, p.49-72) HOBSBAWM, E.J. O Marxismo hoje: um balano aberto. In: Hobsbawm, E.J. Histria do Marxismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. Vol.11,p.13-66. MARX, K. Introduo [ crtica da Economia Poltica]. In: Marx. Os pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1996. P.25-54. MARX, Karl, 18 de Brumrio de Luis Bonaparte. Acessado pela ultima vez em 08/04/2012 http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_fontes/acer_marx/tme_02.pdf

13

MESZROS, I, Crise estrutural necessita de mudana estrutural. Conferencia de abertura do II Encontro de So Lzaro FFCH-UFBA, Salvador, Bahia, 2011. Acessado pela ultima vez em 09/04/2012: http://www.ffch.ufba.br/IMG/pdf/Conferencia_Meszaros.pdf MINAYO, M.C.S. Estrutura e sujeito, determinismo e protagonismo histrico: uma reflexo sobre a prxis da sade coletiva. Cincia e sade coletiva 6 (1): 2001 p. 7-19. THOMPSON, Edward Palmer. A Misria da Teoria. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981, 231p.

Vous aimerez peut-être aussi