Vous êtes sur la page 1sur 7

Educao Fsica no ensino mdio: uma proposta transversal em corporeidade e meio ambiente

Autores Wagner Wey Moreira Regina Maria Rovigatti Simoes de Campos Ida Carneiro Martins

Apoio Financeiro Fap

1. Introduo Ao observamos o projeto educacional de nosso pas, verificaremos que este apresenta condies precrias para seu desenvolvimento. Do mesmo modo, tal aspecto apresenta-se refletido no Ensino Mdio e, consequentemente, nas aulas de Educao Fsica.

No entanto, poucas pesquisas direcionadas as estas questes tem sido desenvolvidas. Ao que tudo indica, a preocupao maior foi em trabalhar projetos direcionados para a Educao Infantil e para o Ensino Fundamental.

Por outro lado, observa-se a preocupao com o tema meio ambiente, pois dissertaes e teses versam sobre o assunto, priorizando projetos que tratem o assunto de forma transversal. Esta abordagem pode ser verificada nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

J o tema corporeidade, complexo por se tratar de uma viso que realinha conceitos e valores sobre o corpo, , atualmente, assunto pouco conhecido. Tal fenmeno exige, para tentar compreend-lo, o conhecimento de vrias proposituras tericas, entre as quais a da viso sistmica, a da complexidade e a da motricidade humana.

Neste sentido, observando-se as caractersticas de nossa rea, a Educao Fsica, identificamos a possibilidade de abordar, discutir e formular novos saberes, podendo integrar estes temas e relacionando seus contedos com variados focos de relevncia social: este o enfoque da presente investigao, parte do um Projeto Me intitulado: "Educao Fsica no Ensino Mdio: uma Proposta Transversal em Corporeidade e Meio Ambiente",.

2. Objetivos

Realizar uma pesquisa bibliogrfica sobre os temas: Educao Fsica no Ensino Mdio; interdisciplinaridade;

1/7

corporeidade; propostas transversais em ensino; educao ambiental.

3. Desenvolvimento

A abordagem desta pesquisa centrou-se em livros, peridicos e artigos da biblioteca da Unimep e do Portal da Capes, sobre os temas Educao Fsica no Ensino Mdio, Meio Ambiente, Corporeidade e Transversalidade. Como critrios de seleo, aps o levantamento inicial, estabelecemos: publicaes a partir de 1990 e as interfaces entre as temticas pertencentes ao projeto me.

No levantamento inicial de livros, obtivemos: Educao Fsica no Ensino Mdio - 65; Corporeidade 05 Transversalidade e Interdisciplinaridade - 08; Meio Ambiente - 106.

Aps a seleo - 14 livros: Educao Fsica no Ensino Mdio - 03; Corporeidade 05; Transversalidade e Interdisciplinaridade 08; Meio Ambiente - 03.

Para os peridicos disponveis na biblioteca da Unimep relativos s reas da Educao como da Educao Fsica, na busca inicial: Educao 156; Educao Fsica 35.

Aps a seleo - 20 artigos: Ensino Mdio 05; Meio Ambiente 07; Transversalidade e Interdisciplinaridade - 08.

No portal da Capes 68 artigos: Ensino Mdio 25; Transversalidade e Interdisciplinaridade 07; Meio Ambiente - 36.

Aps a seleo 16 artigos: Ensino Mdio - 04;

2/7

Transversalidade e Interdisciplinaridade 07; Meio Ambiente 05.

Como complemento do estudo, foi feito uma anlise sobre os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da Educao Fsica no Ensino Mdio, Meio Ambiente e Temas Transversais, objetivando adquirir maiores subsdios sobre os assuntos.

4. Resultados

A Educao Fsica no Ensino Mdio

O Ensino Mdio deveria ter como objetivo a formao de indivduos, enfocando o desenvolvimento de competncias sociais, cognitivas e afetivas e, para tanto, o componente curricular Educao Fsica deveria colaborar.

No entanto, no isto que verificamos. ao contrrio, muitas das escolas, insistem em proporcionar o desenvolvimento de seus programas distante da realidade que vivem os alunos gerando o sentimento de no pertencimento a este espao (MITRULUS, 2002, P. 204)

O mesmo acontece com a Educao fsica: a continuidade do que foi vivenciado no ciclo anterior:

No ensino mdio, freqentemente as aulas de Educao Fsica costumam repetir os programas do ensino fundamental, resumindo-se s prticas dos fundamentos de alguns esportes e execuo dos gestos tcnicos esportivos. como se a educao fsica se restringisse a isto. (BRASIL, 1999,p.139)

Como consequncia, estes alunos no consideram a Educao Fsica como uma rea relevante. No entanto esta deveria proporcionar o entendimento do homem que se movimenta e pela sua motricidade estabelece as suas relaes. (MATTOS E NEIRA, 2004)

Portanto, temos urgncia do desenvolvimento de prticas pedaggicas adequadas a esta faixa de escolarizao, que sejam pertinentes s vivncias destes jovens, de modo que contribuam para o entendimento de si, de suas relaes com os outros e com o mundo onde vivem.

Transversalidade

Sabemos da extrema importncia da implantao dos Temas Transversais dentro das escolas, visto que tais temas visam traduzir as preocupaes atuais de nossa sociedade.

3/7

Tentando resgatar o convvio social e a tica, os Temas Transversais podem interferir na formao dos alunos objetivando a formao de um conhecimento e um pensamento diferenciado em relao a realidade (SILVA, 2002).

Pois apresentam uma perspectiva longitudinal, integrando contedos e abrindo uma frtil dimenso educacional, rompendo o isolamento disciplinar. (SANTOS, 1998).

Neste sentido, trabalhar numa perspectiva transversal propicia o desenvolvimento de prticas pedaggicas relacionadas sociedade em que vivemos e, tm urgncia de serem trabalhadas.

Meio Ambiente

Discutir a temtica ambiental atualmente uma questo de importncia mundial, pois a preservao do meio ambiente aspecto essencial para a obteno de uma qualidade de vida adequada. O entendimento desta relao e principalmente dessa interdependncia um dos focos principais da Educao Ambiental.

Um dos grandes problemas que o Meio Ambiente enfrenta, a chamada cultura do consumo, em que a produo e a utilizao de bens desnecessrios e suprfluos cada vez maior, levando a degradao dos recursos naturais. (LOUREIRO, 2002).

Neste sentido, a escola no pode deixar de assumir o seu papel, sendo um espao essencial para a discusso das questes ambientais, transformando conhecimentos, valores e atitudes, contribuindo para a compreenso e busca de um mundo mais justo e equilibrado.

Deste modo, a Educao Ambiental prope uma educao integradora, no sentido de unir os diversos saberes para uma melhor qualificao do jovem, formando-o para atuar futuramente na sociedade e em defesa do Meio Ambiente.

A Educao Fsica, permite um amplo campo de atuao nessa rea, em especial, considerando-se os esportes de aventura praticados na natureza, pois permitem o desenvolvimento da conscientizao ambiental. As experincias, vividas atravs de tais prticas podem ser uma oportunidade para o surgimento de novas atitudes e sentimentos de respeito ao Meio Ambiente. (BAHIA, 2005).

... as experincias na natureza podem, efetivamente, contribuir para o despertar de uma sensibilidade e de uma responsabilidade ambiental coletiva, contribuindo, at mesmo, para impulsionar o estabelecimento de polticas em nveis local e global. (MARINHO, 2004, p. 66).

4/7

Ao professor de Educao Fsica fica a responsabilidade, como educador, de intervir e incentivar essa compreenso

Corporeidade

Quando o foco o fenmeno corporeidade necessrio considerar que est implcito discutir a sua complexidade, pois faz parte desse fenmeno, questes relacionadas totalidade do ser humano, o que significa dizer que as reflexes sobre o assunto sero feitas a partir do enfoque interpretativo, considerado o mais adequado para o trato deste, no sendo possvel a perspectiva definitria.

Santin (2005), alerta que falar sobre corporeidade parece simples, e pergunta: "Mas que corporeidade?" Para responder, indicamos uma primeira abordagem: o fenmeno corporeidade a manifestao do ser humano na sua relao, de forma intencional, com o mundo e com os outros.

Tambm pode ser entendida pelas palavras de Moreira (1998, p. 143) que diz: "Falar em corporeidade falar do existente, do ser que interage no e com o mundo, consigo mesmo e com os outros. optar por concretizar o pensamento, ou mais precisamente, corporificar o ser pensante."

Essa inteno deste trabalho, trazer aos alunos do Ensino Mdio estas reflexes. Sendo a Educao Fsica uma disciplina que trabalha diretamente com o corpo cabe ela trabalhar esta vertente. Assmann (1994, p. 76) apresenta a importncia desse fenmeno no processo educacional, ao dizer:

O assunto Corporeidade to agudamente relevante para a Educao em geral, para a vida humana e para o futuro humano neste planeta ameaado, que urge alargar nossa viso para incluir necessidades ainda no suficientemente despertadas, mas que seguramente se manifestaro mais e mais ao ritmo da deteriorao da Qualidade de Vida.

Durante o processo educacional o corpo deve estar presente por inteiro, em sua totalidade existencial e no apenas fragmentado nas diferentes partes e funes que o compe. A complexidade que este corpo deve ser amplamente investigada. O grande desafio, na educao, um projeto educacional em que o corpo, ao ser estudado, no seja apenas um acessrio da cognio, ou mais precisamente, de sua "prima pobre", a memria.

Como nos mostram Moreira e Simes (2006, p. 75): "Corporeidade o ser vivente exercitando sua motricidade. Corporeidade no um conceito, um estilo de vida em busca da superao."

Sendo assim, aps refletir sobre os temas desta reviso de literatura, ou seja, Ensino Mdio,

5/7

Transversalidade, Meio Ambiente e Corporeidade, vemos a possibilidade de trabalhar, via componente Curricular da Educao Fsica, os contedos programticos no interior da escola, estruturados a partir de propostas transversais.

5. Consideraes Finais

As consideraes apresentadas anteriormente, justificam a importncia e a urgncia de se trabalhar propostas com os temas Corporeidade e Meio-Ambiente, numa abordagem transversal, a partir do componente curricular Educao Fsica no Ensino Mdio.

O Ensino Mdio, assim como os demais ciclos da Educao Bsica no Brasil, no tm apresentado condies adequadas para o desenvolvimento de um processo educacional relevante, deixando de tratar temas significativos para os alunos que freqentam a escola formal.

Do mesmo modo, na Educao Fsica, enquanto disciplina curricular componente deste grau de escolarizao, encontramos problemas de grande monta, em especial quando identificamos a repetio dos mesmos contedos j vivenciados no ciclo anterior. As aulas ministradas tornam-se sem sentido, desmotivantes, em nada contribuindo para a construo de um conhecimento significativo que abarque o corpo/corporeidade e sua motricidade.

O entendimento e a considerao do corpo enquanto uma totalidade, em contraposio ao tratamento cartesiano que vem sendo dado a ele, em especial nas aulas de Educao Fsica, precisa ser alcanado.

Ainda mais, a integrao da corporeidade humana e o entorno ambiental no qual essa corporeidade e existe, deve ser preocupao educativa sempre no sentido da tomada de conscincia em relao preservao de ambos para uma melhor qualidade de vida. Da a necessidade da construo de propostas pedaggicas adequadas ao vrios aspectos aos quais nos referimos e, ainda, para que tal intento seja alcanado, acreditamos necessrio o rompimento do isolamento disciplinar, caminhando o ensino forma em propostas que privilegiem as perspectivas interdisciplinar e transversal.

Referncias Bibliogrficas

ASMANN, H. Sete colocaes sobre corporeidade e movimento, Anais do 3 Congresso Latino Americano da ICHPER-SD Foz do Iguau, 1996.

BAHIA, M. C. Lazer, Meio Ambiente: em busca das atitudes vivenciadas nos esportes de aventura, Dissertao de Mestrado, Universidade Metodista de Piracicaba, 2005.

BRASIL. MINISTRIO DA EDUCAO. Parmetros Curriculares Nacionais, Apresentao dos Temas

6/7

Transversais e tica, Braslia: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. SECRETRIA DE EDUCAO FUNDAMENTAL. Parmetros curriculares nacionais: Educao Fsica / Secretaria de Educao Fundamental.- Braslia : MEC/SEF, 1999.96p.

LOUREIRO, C. F.B. (org), Sociedade e Meio Ambiente: A Educao Ambiental em debate, 2 ed., So Paulo: Cortez, 2002.

MATTOS, M.G.;NEIRA, M.G Educao Fsica na adolescncia: construindo o conhecimento na escola Edio N. 3 , So Paulo, Phorte e editora, 2004.

MITRULIS, E., Ensaios de inovao do ensino mdio. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, v. 0, n.116, p. 217-243, julho/2002.

MOREIRA, W.W.; SIMES R., Educao Fsica, corporeidade e motricidade: criao de hbitos para a educao e para a pesquisa. In De Marco, A., (org)., Educao Fsica: Cultura e Sociedade Campinas, SP, p. 71 - 85, 2006

REIGOTA, M. O que Educao Ambiental, So Paulo: Brasiliense, 2001.

SANTIN, S. Perspectivas na viso da corporeidade, Moreira, W.W. (org.) Educao fsica e esportes: perspectivas para o sculo XXI, Campinas: Papirus, 2003.

SANTOS, M. T. C. T. Tema Transversal exige nova postura do educador. Revista AMAE Educando, Belo Horizonte, v. 31, n. 273, p. 36-40, maro/1998.

SILVA, Roseli Pereira. Cinema e Temas Transversais na escola. Revista LUMEN, So Paulo, v. 8, p. 15-29, setembro/dezembro/2002.

7/7

Vous aimerez peut-être aussi