Vous êtes sur la page 1sur 27

Web Aula 11

Tema: Argumentao Neste primeiro contato, ou seja, nessa primeira undidade, vamos analisar alguns tpicos introdutrios do estudo da lgica, que visa complementar e contribuir os assuntos j abordados nas teleaulas. Muitas vezes as pessoas pensam que estudar lgica uma tarefa muito difcil, mas vamos perceber que a lgica est presente em nosso cotidiano e que ela necessria para estruturarmos nossos pensamentos de forma coerente e transmiti-los de maneira clara e compreensvel. Os objetivos fundamentais do estudo da Lgica so basicamente a busca pela argumentao, pela compreenso das nossas prprias razes e das razes alheias e as tomadas de posio diante dos acontecimentos e as escolhas. Aprofundando o conhecimento: Um pouco de histria... A lgica teve sua origem como disciplina com Aristteles, entre 300 e 400 anos antes de Cristo. Com Aristteles teve incio a caracterizao das formas legtimas de argumentao, em contraposio a outras formas que pareciam corretas, mas que eram inadequadas (as falcias). Seu ponto de partida para esses estudos foi a estrutura da lngua grega e a pressuposio de que precedendo uma argumentao coerente encontra-se o uso adequado das palavras e das frases, de modo a evitar as ambigidades e incertzas. De acordo com sua prprias palavras, um argumento se configura por uma srie de palavras em que, sendo admitidas certas coisas, delas resultar necessariamente alguma outra, pela simples razo de se terem admitido as primeiras. Seus trabalhos foram posteriormente reunidos em uma obra denominada Organon. Na lgica aristotlica h uma delimitao entre a forma e o contedo de uma argumentao. Como assim? Os contedos das sentenas que fazem parte de um argumento no so considerados, mas apenas a forma como esto articulados ou o modo como umas so deduzidas das outras. Veja esse exemplo: Se me garantem que Todo homem feliz e que Djalma um homem, logo posso concluir que Djalma feliz, e essa concluso depende apenas da forma da argumentao.

como se eu dissesse: Todo a b e que x a. Disso podemos concluir que x b, independentemente do que significa a, b ou x. Aristteles tratou apenas das formas adequadas de argumentao, por isso seus estudos so conhecidos como Lgica Formal. Por meio desses estudos, Aristteles procurou explicar leis ou regras que garantam uma argumetao adequada e competente. Na lngua corrente usual, normalmante no separamos o contedos das sentenas. De modo geral, em nosso cotidiano, misturamos forma com contedo, mas para um estudo introdutrio de lgica vamos observar a distino entre as formas legtimas de argumentao das queno so aceitveis, independentemente de conhecermos ou no a verdade das sentenas envolvidas. Frases e argumentos Quantas vezes voc j utilizou a expresso lgico quando estava conversando a respeito de diversos assuntos, como futebol, sua marca de refrigerante preferida, sobre economia ou poltica? Na maioria das vezes, a expresso lgico utilizada por ns quando queremos nos referir a algo que nos parece evidentemente certo ou muito fcil de ser defendido. Como por exemplo: lgico que o Brasil vai ser campeo. lgico que um avio custa mais que uma bicicleta. lgico que a Terra no plana. Aps usarmos uma frase desse tipo, comum aparecer uma srie de razes que procuram sustentar a CONCLUSO, proferida na afirmao inicial. Esse encadeamento de razes que conduzem concluso pode ser considerado um ARGUMENTO. As razes expressas so as PREMISSAS do argumento. Veja esse exemplo: lgico que Juvenal ser aprovado no concurso, pois ele inteligente e estuda muito e todos as pessoas inteligentes e estudiosas so aprovadas.

Temos, nesse caso, o seguinte argumento:

CONCLUSO:

Juvenal ser aprovado.

Juvenal inteligente. RAZES (PREMISSAS): Juvenal estudioso. Todas as pessoas inteligentes e estudiosas so aprovadas.

Os exemplos utilizados foram adaptados de MACHADO (2005). Podemos concluir: um ARGUMENTO constitudo de uma ou mais PREMISSAS e de uma CONCLUSO. Enquanto conversamos na linguagem corrente, a concluso de um argumento pode serenunciada primeiramente, como no nosso exemplo, em seguida so enunciadas as premissas. Mas tambm pode ocorrer de outra forma, com as premissas aparecendo primeiro e a concluso surgindo logo aps. Veja mais esse exemplo: Como a gasolina extrada do petrleo, que importado, e todos os produtos importados so caros, a gasolina cara. Temos, nesse caso, o argumento a seguir: A gasolina extrada do petrleo. PREMISSAS O petrleo importado. Todos os produtos impostados so caros. CONCLUSO A gasolina cara.

Tambm pode ocorrer que a concluso seja enunciada entre as premissas, como nesse outro exemplo: Romilda mdica. Logo, Romilda estudou em uma faculdade pois todos os mdicos estudaram em faculdades. PREMISSAS CONCLUSO Romilda mdica. Todos os mdicos estudaram em faculdades. Romilda estudou em uma faculdade.

Uma das primeiras preocupaes que devemos ter ao iniciarmos os estudos de

lgica aprender a diferenciar um argumento de fato de um mero agrupamento de frases. Para isso, vamos analisar algumas frases abaixo: 1 Comeou a chover. H pouco, o sol estava brilhando. A meteorologia no previu chuva alguma. Amanh dever fazer sol porque o servio de meteorologia previu uma chuva e ele sempre erra em suas previses. Joaquim portugus. Ele dono da padaria do bairro, que fabrica dez mil pes por dia. Joaquim no portugus pois ele nasceu no Brasil e quem nasce no Brasil brasileiro. Penso muito na minha vida. Se penso, logo existo.

4 5 6

As frases que correspondem aos nmeros pares so argumentos, enquanto que as correspondentes aos nmeros mpares so apenas uma coleo de frases que no caracterizam um argumento. No difcil distinguir, nos argumentos, a concluso das premissas. Por exemplo, na frase dois a concluso que Amanh dever fazer sol; na frase quatro, a concluso Joaquim no portugus; e na seis temos como concluso Existo. Para saber mais: 1 lgico que o time A o melhor do atual campeonato uma vez que tal time tem o melhor ataque, a defesa menos vazada e o maior nmero de pontos ganhos.

O nibus da escola dever chegar atrasado amanh porque a meteorologia prev muitas chuvas para amanh cedo e sempre que chove muito, o nibus chega atrasado.
O caf no um produto importado; portanto no deveria ser caro, uma vez que todos os produtos importados que so caros. Como nenhum rptil voa e as serpentes so rpteis, as serpentes no voam. Todos os alemes so europeus;logo europeus que so alemes. existem

4 5

Sabe-se que todas as coisas verdes tm clorofila. Como alguns automveis so verdes, podemos concluir que alguns automveis tm clorofila.

Vamos praticar um pouco. Para isso, nos argumentos a seguir, indique quais so as premissas e qual a concluso de cada argumento: Atividade no frum: Outro aspecto dos estudos da lgica so os que envolvem a resoluo de problemas. Existem vrios problemas de lgica de vrios nveis de dificuldade, mas que so muito divertidos. Apresento abaixo dois desafios que para serem resolvidos no necessrio nenhum conhecimento prvio de matemtica, apenas o raciocnio lgico mesmo. Para acessar os jogos, clique nos anexos "Desafio dos Sapinhos" e "Desafio dos Canibais". O jogo vai se abrir e voc pode jogar vontade. Veja se consegue resolver os desafios e faa a postagem no frum de como voc conseguiu resolv-los.

Para saber mais: Existem na internet muitos desafios lgicos que voc pode acessar. O mais famoso de todos o desafio de Einstein. Voc encontra esse desafio com uma animao que facilita a soluo no site abaixo. Acesse e confira! http://www.profcardy.com/desafios/aplicativos.php?id=11 Bibliografia: MACHADO, N.J.; DA CUNHA, M.O. Lgica e linguagem cotidiana: verdade, coerncia, Web Aula 2 Tema: Argumentao e verdade Nesta aula, ns daremos continuidade aos assuntos que comeamos a abordar na web aula anterior, quando vimos como se d a construo de um argumento. Agora, porm, vamos analisar a verdade ou a falsidade de um argumento. Ento vamos comear. Em nosso dia-a-dia usamos muitas frases que podem ser consideradas falsas ou verdadeiras, como nos exemplo a seguir: VERDADEIRAS: Um ano tem doze meses. Trs vezes dois igual a seis. Quito a capital do Equador. FALSAS: Uma semana tem doze dias. Dois mais dois igual a cinco. La Paz a capital da Argentina. comunicao, argumentao. Coleo Tendncias em Educao Matemtica, Autntica, 2005.

Entretanto, existem muitas outras frases que no podem ser classificadas dessa forma: Hoje vai chover? No faa isso.

Dessas observaes podemos concluir: uma frase que pode ser classificada como VERDADEIRA ou FALSA, no podendo ser as duas coisas ao mesmo tempo, chamada de PROPOSIO. Nem todas as frases que dizemos so consideradas proposies. Uma proposio uma sentena declarativa que pode ser considerada verdadeira ou falsa. De modo geral, apenas frases declarativas podem ser assim consideradas. Quando decidimos defender uma concluso em uma argumetao porque tal concluso uma proposio e pretendemos que ela seja verdadeira. Para fazer essa defesa, encadeamos uma srie de razes, chamadas premissas, que fundamentam a concluso, permitindo que o argumento seja construdo. Quando fazemos um argumento bem construdo, as premissas devem evidenciar razes suficientes para que aceitemos a concluso. Em um argumento mal construdo, mesmo que a concluso seja verdadeira, as premissas no so razes suficientes para garanti-la. Agora, quando entre as premissas e a concluso existe uma ligao de tal forma que impossvel termos, simultaneamente, as premissas verdadeiras e a concluso falsa, o argumento bem construdo e podemos considerlo VLIDO ou COERENTE. Entretanto, quando possvel termos todas as premissas verdadeiras e a concluso falsa, podemos considerar que o argumento no bem construdo e dizemos que ele NO VALIDO, ou NO COERENTE, ou ainda que uma FALCIA ou um SOFISMA. Vamos agora analisar alguns exemplos: ARGUMENTO COERENTE PREMISSAS CONCLUSO Todos os cariocas so brasileiros. Jos carioca. Jos brasileiro.

Nesse exemplo podemos notar que sendo as duas premissas verdadeiras

simultaneamente, segue-se inevitavelmente, a verdade da concluso. Dessa forma, impossvel termos as premissas verdadeiras e a concluso falsa. ARGUMENTO NO COERENTE PREMISSAS CONCLUSO Todos os cariocas so brasileiros. Jos no carioca. Jos no brasileiro.

Nesse caso, as premissas no so suficientes para garantirem a concluso. possvel que termos as duas premissas verdadeiras e a concluso falsa, com por exemplo se Jos fosse mineiro. Mas tambm poderia ocorre de Jos ser alemo e isso nos daria uma concluso verdadeira, mas ainda assim o argumento no seria vlido, pois a verdade da concluso no seria cosequncia da verdade das premissas. Vamos relembrar o que estudamos at aqui:

Nem toda frase ou sentena que usamos na linguagem corrente uma proposio. Para ser uma proposio necessrio que exista a possibilidade de ser classificada como verdadeira ou falsa, no podendo haver uma terceira opo, nem a possibilidade de ser considerada ao mesmo tempo verdadeira e falsa.

Um argumento uma construo cujos elementos so proposies, em que existe uma concluso que sustentada por uma ou mais premissas. Argumentar significa garantir a verdade da concluso tendo por base a verdade das premissas. Um argumento no pode ser considerado verdadeiro ou falso. Verdadeiras ou falsas so as premissas e a concluso. Um argumento vlido ou no vlido, coerente ou no coerente, dependendo da relao que se estabelece entre as premissas e a concluso.

Argumentao e verdade

Quando construmos um argumento, nossa inteno justificar a verdade da concluso a partir da verdade das premissas. Ento encontramos duas condies necessrias para garantir a verdade de uma concluso: a verdade das premissas e um argumento coerente. Se ao menos uma das premissas for falsa, mesmo o argumento estando construdo de forma coerente, no podemos garantir a verdade da concluso. Ainda se partirmos de premissas verdadeiras e recorremos a uma argumentao no coerente, a verdade da concluso no pode ser garantida. Vamos analisar algumas situaes: 1) Partir de PREMISSAS FALSAS; usar um SOFISMA; e chegar a uma CONCLUSO FALSA. Exemplo: Existem cubanos que so europeus. (F) Existem mexicanos que so cubanos. (F) Logo, existem mexicanos que so europeus.(F)

2) Partir de PREMISSAS FALSAS; usar um SOFISMA; e chegar a uma CONCLUSO VERDADEIRA. Exemplo: Existem cubanos que falam espanhol.(V) Existem mexicanos que so cubanos.(F) Logo, existem mexicanos que falam espanhol. (V)

3) Partir de PREMISSAS FALSAS; usar um ARGUMENTO COERENTE; e chegar a uma CONCLUSO FALSA. Exemplo:

Todo cubano europeu.(F) Todo mexicano cubano. (F) Logo, todo mexicano europeu. (F)

4) Partir de PREMISSAS FALSAS; usar um ARGUMENTO VLIDO; e chegar a uma CONCLUSO VERDADEIRA. Exemplo: Todos os cubanos falam ingls. (F) Existem americanos que so cubanos. (F) Logo, existem americanos que falam ingls. (V)

5) Partir de PREMISSAS VERDADEIRAS; usar um SOFISMA; e chegar a uma CONCLUSO FALSA. Exemplo: Alguns automveis so verdes. (V) Algumas coisas verdes so comestveis. (V) Logo, alguns automveis so comestveis. (F)

6) Partir de PREMISSAS VERDADEIRAS; usar um SOFISMA; e chegar a uma CONCLUSO VERDADEIRA. Exemplo: Alguns brasileiros so ricos. (V) Alguns ricos so desonestos. (V) Logo, alguns brasileiros so desonestos. (V)

7) Partir de PREMISSAS VERDADEIRAS; usar um ARGUMENTO VLIDO; e chegar a uma CONCLUSO VERDADEIRA. Exemplo: Todo pernambucano brasileiro.(V) Todo recifense pernambucano.(V) Logo, todo recifense brasileiro. (V)

Os exemplos apresentados foram retirados de MACHADO; DA CUNHA(2005) Como pudemos perceber, partindo de premissas verdadeiras, um argumento vlido nunca conduz a uma concluso falsa e isso que garante a confiabilidade nos resultados da cincia. Resumindo, para termos a garantia de que uma concluso verdadeira, temos que observar dois aspectos: as premissas devem ser verdadeiras e o argumento deve ser coerente. Aprofundando o conhecimento: Agora vamos aplicar um pouco do que foi visto at aqui. Faa as atividades a seguir e faa a postagem no frum dos resultados encontrados por voc para discusso, bem como suas dvidas. No se preocupe, os exerccios no so difceis. Vamos tentar! 1) Das frases abaixo, diga quais so proposies: a) Feliz aniversrio! b) O cu est claro neste lugar onde estamos. c) No desista! d) A Lua feita de queijo. e) Ser que a Lua feita de queijo? f) Direita, volver! 2) Classifique as proposies abaixo em verdadeira ou falsa: a) O Sol um satlite da Terra.

b) Buenos Aires a capital do Brasil. c) As aranhas tm oito patas. d) Chile um pas da Amrica do Sul. e) A raiz quadrada de 144 12. f) Os cavalos so rpteis. 3) Nos argumentos a seguir, analise as premissas e a construo do argumento e diga se so vlidos ou no vlidos: a) Todos os alemes so europeus. Nietzsche era alemo. Logo, Nietzsche era europeu. b) Todos os alemes so europeus. O prncipe Charles no alemo. Logo, o prncipe Charles no europeu. c) Alguns brasileiros so pobres. Alguns pobres so mendigos. Logo, todos os brasileiros so mendigos. d) Todos os apinags so ndios e no existem ndios carecas. Logo, nenhum apinag careca.

Influente filsofo alemo que viveu no sculo XIX. Para refletir: muito comum a associao entre o raciocnio lgico e o pensamento matemtico, mas, como vimos anteriormente, as origens aristotlicas da lgica encontram-se nas estruturas da lngua grega. Podemos perceber com certa facilidade que o primeiro momento de organizao do pensamento ocorre quando recorremos lngua, mesmo de forma oral. A influncia da matemtica na tematizao das regras ou das leis do pensamento lgico muito relevante, mas posterior. O que pode explicar esta associao to forte entre a lgica e a matemtica o fato que num estudo inicial da lgica admitimos a possibilidade de separao entre a forma e o contedo de uma argumentao. Assim:

Todo a b e todo b c acarreta que todo a c, qualquer que seja o significado dos termos representados por a, b e c. Esta separao faz com que a lgica formal se parea mais com a amtemtica do que com a lngua. Bibliografia: MACHADO, N.J.; DA CUNHA, M.O. Lgica e linguagem cotidiana: verdade, coerncia, comunicao, argumentao. Coleo Tendncias em Educao Matemtica, Autntica, 2005.

Web Aula 1
Tema: Conjuntos As relaes apresentadas nesta aula j foram estudadas no Ensino Mdio, portanto o que nos propomos no momento recapitular alguns pontos bsicos do estudo dos conjuntos. Vamos iniciar com a definio de conjunto, a notao adequada para representar conjuntos e elementos e tambm as possveis maneiras de se representao Ento vamos comear? No h um consenso a respeito da definio de conjunto. O que apresento uma possibilidade de definio:

Idia intuitiva de coleo ou totalidade de objetos. Esses objetos so denominados elementos.

Devemos representar conjuntos e elementos da seguinte forma: CONJUNTOS - Letras maisculas: A, B, C, D... ELEMENTOS - Letras minsculas: a, b, c, d ... Quando queremos dizer se um determinado elemento pertence ou no pertence a um conjunto devemos utilizar a seguinte notao:

F: conjunto de filsofos. s: Scrates Scrates um filsofo. Scrates no um filsofo.

s F (o elemento s pertence ao conjunto F)

s F (o elemento s no pertence ao conjunto F)

A relao que se estabelece entre elementos e conjuntos chamada de relao de pertinncia. Lembre-se, a relao de pertinncia se d entre elemento e conjunto Como representar um conjunto? Podemos representar um conjunto das seguintes maneiras:

Enumerao ou extenso: Listagem de todos os elementos do conjunto. Descrio ou compreenso: Propriedade comum aos elementos do conjunto que permite estabelecer se um elemento pertence ou no ao conjunto.

Exemplos: P: conjunto de nmeros pares Enumerao: {2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 28, 30, ...} Descrio: {x|x nmero par} S: conjunto dos planetas que formam o sistema solar Enumerao:{Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, Urano, Netuno}

Descrio:{x|x planeta do sistema solar}

Evidentemente, quando o conjunto possui muitos elementos mais conveniente que faamos sua representao por descrio ou compreenso e quando se trata de um conjunto com poucos elementos, a enumerao permite melhor visualizao. Imagine se voc tivesse que representar o conjunto formado por todos os alunos que estudam Anlise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR? Seria mais adequado que o fizesse por descrio, pois seria uma tarefa cansativa fazer a enumerao de todos os alunos desse curso. Agora vamos aplicar um pouco do que vimos at aqui. Exerccios: Represente os conjuntos enumerados por descrio:

S:{segunda, tera, quarta, quinta, sexta, sbado, domingo}

P:{1,3,5,7,9,11,13,15...} Q:{quadrado, tringulo, retngulo, crculo...} C:{verde, amarelo, azul, branco}

Relaes entre Conjuntos Ns j vimos acima a relao de pertinncia, que se estabelece entre elemento e conjunto. Agora vamos ver a relao de incluso, que se d entre conjuntos.

Incluso: se cada elemento do conjunto A for tambm elemento de outro conjunto B, dizemos que A est contido em B ou que A subconjunto de B.

Quando A e B tm exatamente os mesmos elementos, eles so o mesmo conjunto: A = B

Para essa relao, valem todas essas propriedades:

Operaes com Conjuntos So vrias as operaes que podemos fazer envolvendo conjuntos. Vamos focar nossa ateno nas principais. Unio de Conjuntos:

Exemplo:

Interseco de Conjuntos

Exemplo:

A = {0,1,2,3,4} B = {1,3,5,7} A B = {1, 3}

Diferena de Conjuntos

A = {1,2,3,4,5} B = {2,4,6,8} A B = {1, 3, 5}

Vamos novamente aplicar os conhecimentos desenvolvidos at agora no exerccio a seguir:

Com base no diagrama, calcule:

Aplicao em Problemas Os problemas envolvendo operaes com conjunto no so difceis de resolver. Entretanto necessrio acompanhar o raciocnio para compreender os passos da resoluo. E isso que vamos fazer agora. Leia atentamente o problema e acompanhe a resoluo:

Num curso com 630 alunos, 350 deles estudam matemtica, 210 estudam lgica e 90 deles estudam as duas matrias. Quantos alunos estudam apenas matemtica? Quantos alunos estudam apenas lgica? Quantos alunos estudam matemtica ou lgica? Quantos alunos no estudam nenhuma das duas matrias? Resoluo:

1. Primeiro de tudo, vamos montar os conjuntos para cada matria. Ento temos o conjunto de alunos que estudam matemtica, que chamaremos de M, e o conjunto de alunos que estudam lgica, que chamaremos de L, assim:

2. Agora no podemos nos esquecer que existem alunos que estudam as duas matrias, matemtica e lgica, portanto pertencem ao conjunto M e tambm ao conjunto L. Dessa forma eles devem ser colocados na interseco:

3. Depois de colocar os elementos da interseco, vamos colocar os elementos de M e L. Comeando por M: o enunciado nos diz que so 350 alunos que estudam matemtica, ou seja, o conjunto M deve ter exatamente 350 elementos. Mas no podemos nos esquecer que j colocamos nesse conjunto 90 elementos (que so os da interseco). Ateno: se esses elementos esto na interseco, porque fazem parte de M e j foram colocados nesse conjunto, de forma que precisam ser retirados do total de 350. Ficamos ento com 350 menos 90 = 260 4. O mesmo raciocnio seguimos para o conjunto L. So 210 alunos que estudam lgica, mas na interseco j colocamos 90. Se esses 90 pertencem interseco, pertencem tambm ao conjunto L, portanto precisam ser tirados dos 210. Ficamos ento com 210 menos 90 = 120

5. Agora fica fcil responder as questes. Na primeira: quantos alunos estudam apenas matemtica? Se vamos contar os alunos que estudam apenas matemtica, os que esto na interseco no podem ser contados, pois eles estudam lgica tambm. Ento temos 260 alunos que estudam apenas matemtica. 6. Para a segunda questo, o raciocnio o mesmo. Se queremos responder quantos alunos estudam apenas lgica, no podemos considerar os da interseco, pois estes estudam matemtica tambm. Ento temos 120 alunos que estudam apenas lgica. 7. Na terceira questo, precisamos prestar ateno no conectivo ou. Ele define a operao de unio entre conjuntos. Como j vimos, na unio consideramos tanto os elementos que pertencem a M como os que pertencem a L. Os que esto na interseco tambm precisam ser considerados, pois pertencem aos dois conjuntos. Dessa forma temos 260 que pertencem a M mais 120 que pertencem a L e mais 90 que esto na interseco, num total de 470. 8. Para a ltima questo, precisamos retornar ao enunciado do problema que nos diz que este curso possui 630 alunos. Bom, se o total so 630 e 470 estudam matemtica ou lgica fcil descobrir quantos no estudam essas matrias. 630 menos 470 = 160 alunos. Atividade no frum: Agora que voc j viu como podemos resolver um problema envolvendo conjuntos, vamos ver na prtica como voc vai se sair. Resolva o problema abaixo e faa a postagem no frum, apontando os resultados que voc encontrou bem como o raciocnio que voc seguiu para resolv-lo. Ateno: nesse problema aparecem trs conjuntos, ento podemos ter interseco entre os trs ou entre dois. Em qualquer caso, vale o mesmo raciocnio do problema anterior. Uma editora estuda a possibilidade de lanar novamente as

publicaes:Helena, Senhora e A Moreninha. Para isto efetuou uma pesquisa de mercado e concluiu que em cada 1000 pessoas consultadas: a. 600 leram A Moreninha b. 400 leram Helena c. 300 leram Senhora d. 200 leram A Moreninha e Helena

e. 150 leram A Moreninha e Senhora f. 100 leram Senhora e Helena g. 20 leram as trs obras

Calcule: O nmero de pessoas que leu apenas uma das trs obras. O nmero de pessoas que no leu nenhuma das trs obras. O nmero de pessoas que leu duas ou mais obras. Aprofundando o conhecimento: Toda a matemtica atual formulada na linguagem de conjuntos, assim, a noo de conjuntos muito relevante pois a partir dela que todos os conceitos matemticos podem ser expressos. tambm a mais simples das idias matemticas. A linguagem dos conjuntos, hoje universalmente adotada na apresentao da matemtica, ganhou esta posio porque permite dar aos conceitos e s proposies desta cincia a preciso e a generalidade que constituem sua caracterstica bsica. Web aula 2 Tema: A representao do pensamento Durante muito tempo, estudar lgica significava aprender regras formuladas por Aristteles para distinguir bons e maus argumentos. No entanto, podemos substituir essa anlise pelo uso de alguns diagramas simples, relacionados com as proposies categricas das quais tratou Aristteles. A partir de tais diagramas, por inspeo direta, podemos avaliar a legitimidade de um argumento. Essa aula vai estudar esses diagramas. Diagramas de Eler Por volta de 1770, o matemtico suo Leonhard Eler, recorreu ao uso de alguns diagramas para representar as premissas e a concluso dos argumentos, visando facilitar a compreenso das regras da boa argumentao. Veja o esquema: Figura 9

A: conjunto dos possuidores da propriedade a x: possui a propriedade a y: no possui a propriedade a Temos ento os seguintes diagramas, correspondendo s quatro proposies bsicas: PROPOSIO DIAGRAMA DE ELER

Todo a b

Nenhum a b

Algum

(ou Existe a que b)

Algum

no

(ou Existe a que no b) Vamos ver alguns exemplos: 1 Exemplo: Todos os patos nadam P: conjunto de patos N: conjunto dos seres que nadam 2 Exemplo: Alguns gorilas nadam. (ou Existem gorilas que nadam.) G: conjunto dos gorilas

N: conjunto dos seres que nadam 3 Exemplo: Nenhum gato nada. G: conjunto dos gatos N: conjunto dos seres que nadam 4 Exemplo: Alguns homens no nadam. H: conjunto de homens N: conjunto de seres que nadam 5 Exemplo: Todos os pases exportadores de petrleo so ricos. E: conjunto dos pases exportadores de petrleo R: conjunto dos pases ricos 6Exemplo: Todos os pases ricos so exportadores de petrleo. E: conjunto dos pases exportadores de petrleo R: conjunto dos pases ricos 7 Exemplo: Existem pases ricos que no so exportadores de petrleo. E: conjunto dos pases exportadores de petrleo R: conjunto dos pases ricos

8 Exemplo: Existem pases ricos que so exportadores de petrleo. E: conjunto dos pases exportadores de petrleo R: conjunto dos pases ricos 9 Exemplo: Nenhum pas exportador de petrleo pobre. E: conjunto dos pases exportadores de petrleo P: conjunto dos pases pobres Para praticar: 1) O diagrama ao lado representa os seguintes conjuntos: Figura 23 A: conjunto dos caranguejos B: conjunto dos crustceos Suponhamos verdadeira a seguinte proposio:Todos os caranguejos so crusteos. A partir da premissa considerada, verifique se as proposies a seguir so verdadeiras ou falsas: (1) Nenhum caranguejo crustceo. (2) Alguns caranguejos no so crustceos. Agora vamos analisar: A primeira proposio falsa, pois pelo diagrama podemos ver que o conjunto de caranguejos est inteiro contido no conjunto de crustceos, ento todo elemento que pertence ao conjunto A (conjunto de caranguejos) pertence tambm ao conjunto B (conjunto dos crustceos). A segunda proposio tambm falsa pois no temos elementos do conjunto A (de caranguejos) fora do conjunto B (de crustceoas). Ento todo caranguejo crustceo.

2) Considere agora os seguintes conjuntos: H:conjunto de habitantes do Brasil B: conjunto dos brasileiros Suponhamos verdadeiras as seguintes proposies, de acordo com os diagramas: Existem brasileiros que no moram no Brasil. Existem habitantes do Brasil que no so brasileiros. A partir das premissas dadas, verifique se as proposies a seguir so verdadeiras ou falsas: (1) Nem todos os brasileiros moram no Brasil. (2) Todos os habitantes do Brasil so brasileiros. Agora vamos analisar: A primeira proposio verdadeira, pois, pelos diagramas, podemos notar que existem brasileiros que no so habitantes do Brasil. Essa afirmao equivalente premissa "Existem brasileiros que no moram no Brasil". J a proposio dois falsa, uma vez que podemos perceber pelos diagramas que existem habitantes do Brasil que no so brasileiros. Argumentos e diagramas Podemos utilizar diagramas como os de Eler como um recurso na avaliao de um argumento. Os diagramas nos possibilitam o reconhecimento de uma argumentao vlida ou de um sofisma, mas devemos ter ateno para ver se a representao dos diagramas correspondem ao que as premissas afirmam. Vamos estudar alguns casos: ARGUMENTO 1: Todos os paulistas so brasileiros. Joo paulista. Logo, Joo brasileiro. ARGUMENTO VLIDO

ARGUMENTO 2: Todos os paulistas so brasileiros. Kelvin no paulista. Logo, Kelvin no brasileiro. SOFISMA: Kelvin pode ser ou no brasileiro. No caso de ele ser mineiro, por exemplo, teramos as premissas verdadeiras e a concluso falsa. ARGUMENTO 3: Existem brasileiros que so famosos. Todas as pessoas famosas so chatas. Logo, existem brasileiros que so chatos. ARGUMENTO VLIDO: observe que no estamos afirmando que as premissas so, necessariamente, verdadeiras, mas apenas que, se elas forem verdadeiras, ento a concluso tambm ser verdadeira. ARGUMENTO 4: Nenhum garimpeiro atleta. Todos os atletas so saudveis. Logo, nenhum garimpeiro saudvel. SOFISMA: o diagrama nos mostra que possvel termos duas simultaneamente verdadeiras e a concluso falsa.

ARGUMENTO 5: Todos os tubares so antropfagos. Existem ndios que so antropfagos. Logo, existem ndios que so tubares. SOFISMA: pelo diagrama podemos perceber que possvel satisfazer as condies enunciadas

nas premissas e a falsidade da concluso. Atividade de frum: Agora que voc j viu as possibilidades de anlise de argumentos por meio dos diagramas de Eler, analise os argumentos a seguir, construindo os diagramas em cada caso, e verifique se eles so vlidos ou no. No se esquea, poste seus comentrios e concluses no frum para debate, assim voc pode discutir se suas concluses esto adequadas, compartilhar conhecimento com os demais, alm de aprender tambm. A. Todos os alemes so europeus. Richard no era alemo. Logo, Bacon no era europeu. B. Todo caranguejo crustceo. Joo no caranguejo. Logo, Joo no crustceo. C. Como existem livros que so verdes e existem coisas verdes que so comestveis, existem livros que so comestveis. D. Sabemos que quem tem princpios morais nunca se embriaga. Ora, o papa nunca se embriaga; logo o papa tem princpios morais. E. Nenhum brasileiro europeu. Nenhum europeu sul-americano. Logo, nenhum brasleiro sul-americano. F. Nenhum ndio tem bigode. Todos os caets so ndios. Logo, nenhum caet tem bigode. G. Alguns escritores so chatos. Todos os escritores so alfabetizados. Logo, alguns chatos so alfabetizados. H. No existem capitalistas pobres. Todos os mendigos so pobres. Logo, no existem mendigos capitalistas. I. Aprofundando o conhecimento:

Por volta de 1880, Venn, um matemtico ingls, aperfeioou os diagramas j utilizados anteriormente por Eler, representando conjuntos, sempre por crculos entrelaados. Nesse tipo de representao, uma regio com os sinais - no tem elementos, enquanto que uma regio com sinal + no-vazia, isto , tem elementos. Temos as seguintes correspondncias com as proposies bsicas: Na maioria das vezes em que diagramas so utilizados na prtica, os de Eler que so lembrados, entretanto o nome mais frequente atribudo a eles diagramas de Venn. Tecnicamente, podemos considerar os diagramas de Venn um aperfeioamento dos diagramas de Eler, entretando a representao de Eler muito mais compreensvel do que a de Venn.

Todo a b

Nenhum a b

Algum a b

Algum a no b

Vous aimerez peut-être aussi