Vous êtes sur la page 1sur 22

Legitimidade Teraputica no Brasil Contemporneo: as Terapias...

Legitimidade Teraputica no Brasil Contemporneo: As Terapias Alternativas no mbito do Saber Psicolgico


FTIMA REGINA GOMES TAVARES
1

RESUMO O objetivo deste trabalho analisar o processo de regulao das terapias alternativas do tipo nova era no mbito da psicologia, ao longo dos anos 90. Para isso, diferenciam-se trs momentos especficos na forma como o campo da psicologia, atravs dos seus rgos representativos, se posicionou em relao s prticas alternativas. Os resultados desse processo, embora tenham consolidado os limites do conhecimento psicolgico legtimo, revelam ambigidades no tratamento do alternativo entre os psiclogos. A aceitao crescente das teraputicas alternativas do tipo nova era por setores cada vez mais amplos da sociedade um fenmeno que tem repercusso enorme no campo psi, mas no se limita a ele, ancorando-se nas experimentaes contemporneas em que o teraputico e o religioso imbricam-se de formas variadas. Palavras-chave: Terapias alternativas; nova era; psicologia.

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

83

Ftima Regina Gomes Tavares

1. Introduo A proliferao de um mercado teraputico extremamente heterogneo, mas que tem sido reunido sob a imprecisa designao de alternativo , atualmente, um fenmeno social de grande visibilidade no espao urbano brasileiro2 . medida que esse mercado vem conquistando mais adeptos, cresce, em alguns setores, a preocupao em torno da confiabilidade dos seus resultados e da competncia profissional dos chamados terapeutas alternativos ou holsticos. A partir dos anos 90, as disputas em torno da legitimidade social dessas terapias vm produzindo muitas polmicas entre os profissionais da sade, particularmente entre mdicos e psiclogos, suscitando diferentes posicionamentos dos seus rgos profissionais representativos. Um dos espaos sociais em que essa disputa tem sido mais acirrada o da delimitao das fronteiras entre o campo das prticas psicolgicas: os terapeutas alternativos (psiclogos ou no) tm reivindicado a legitimidade social de uma diversidade de tcnicas e prticas a partir da sua inscrio no vasto campo das prticas psi. O Conselho Federal de Psicologia, assim como os diferentes conselhos regionais, tm promovido, ao longo dos ltimos anos, intenso debate entre a categoria, em que a temtica das terapias ou prticas alternativas vem ocupando importante espao das discusses, a maior parte em congressos3 e fruns regionais4 . As tenses entre esses segmentos teraputicos fazem parte de um processo mais amplo de desdobramento das teraputicas alternativas do tipo nova era no mbito de um espao social heterogneo e assimtrico, onde concorrem diferentes critrios de legitimao de procedimentos teraputicos5 . Referimo-nos, mais precisamente, ao processo histrico de demarcao das fronteiras de competncia profissional, que delimita os saberes teraputicos legtimos (por exemplo, medicina e psicologia) em relao aos demais, ilegtimos, posto que circunscritos ao espectro do espao religioso ou da superstio popular. No Brasil, a delimitao de fronteiras precisas entre o que considerado legtimo ou no tem-se revelado muito problemtica, compreendendo longo e ambguo processo histrico de fortalecimento e consolidao da autoridade teraputica, a partir de critrios de fundamentao cientfica. Vrios trabalhos tm assinalado a complexidade do processo de constituio do campo teraputico legtimo, bem com suas relaes com as teraputicas ilegtimas.

84

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

Legitimidade Teraputica no Brasil Contemporneo: as Terapias...

Assim, busca-se analisar as tenses que atravessam a arte da teraputica no saber mdico contemporneo (Camargo Jr., 1990; Sayd, 1998) e suas tenses com outras racionalidades mdicas (Luz, 1988, 1993); os caminhos sinuosos da institucionalizao do saber mdico no processo de distino em relao aos outros agentes da cura (Pereira Neto, 2001; Sampaio, 2001); as relaes de conflito e concorrncia entre o saber mdico e os outros saberes, a partir das diferenas entre as orientaes cosmolgicas, problematizando, portanto, a universalidade da medicina ocidental (Loyola, 1984; Montero, 1985; Rabelo, 1998); os referenciais de cura religiosa em suas relaes, no necessariamente concorrenciais, com o saber mdico (Neves, 1984). A ascenso de um novo segmento de teraputicas alternativas, oriundas, em grande parte, do cenrio contracultural dos anos 60, vem complexificar as anlises do universo teraputico brasileiro, j muito heterogneo, onde as fronteiras da sua legitimidade social nunca foram muito precisas6 . As terapias alternativas do tipo nova era vm promovendo os mais diferentes arranjos entre novas tcnicas e antigas tradies, entre a necessidade de legitimao cientfica e suas orientaes cosmolgicas de fundo mstico-esotrico, entre uma postura de complementaridade com o saber mdico oficial e o desafio de construir uma perspectiva holstica, que ultrapasse os limites da perspectiva mdica oficial7 . Assim, na perspectiva mais ampla de investigar os desdobramentos que a popularidade dessa teraputica alternativa vem produzindo no heterogneo espao teraputico brasileiro, o objetivo deste artigo analisar o processo de encaminhamento da questo das terapias alternativas no mbito do saber psicolgico. Para isso, sero diferenciados trs momentos especficos na forma como a psicologia, atravs de seus rgos representativos, se posicionou em relao s prticas alternativas8 . A discusso tem sido muito mais intensa e problemtica no campo da psicologia do que no do saber mdico, que se tem limitado a denunciar, de forma pontual, algumas experincias, caracterizando-as como exerccio ilegal da medicina. As tenses e embates em que os mdicos se envolveram at as primeiras dcadas do sculo passado resultaram em uma delimitao oficial do seu espao de atuao profissional, ao passo que, entre os psiclogos, s recentemente essa postura vem adquirindo maior vigor. Se, at a primeira metade do sculo XX, assistimos oficializao do saber mdico como teraputica legtima, o final do sculo parece ter reservado o mesmo desafio para o campo da psicologia.

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

85

Ftima Regina Gomes Tavares

Os resultados desse processo, embora tenham consolidado os limites do saber psicolgico legtimo, revelam ambigidades no tratamento da questo das terapias alternativas entre os psiclogos. Afinal, muitas tcnicas alternativas vm consolidando seu espao de atuao, atravs da formao de associaes profissionais, nas quais os psiclogos encontram-se inseridos. A recorrente presena do psiclogo em domnios pouco ortodoxos do campo psi no apenas denuncia as dificuldades de regulamentao de um campo de fronteiras to porosas como o psicolgico. Na contemporaneidade, a crise da autonomia das esferas da teraputica e da religio atinge em cheio o limite das competncias do campo psicolgico, cuja porosidade parece indicar a necessidade de negociaes parciais e arranjos provisrios em torno dos limites possveis desse campo. A crescente aceitao da teraputica alternativa do tipo nova era por setores cada vez mais amplos da sociedade um fenmeno que tem enorme repercusso no campo psi, mas no se restringe a ele: atravessa-o, assim como o campo mdico e as teraputicas religiosas9 . 2. A Ascenso do Mercado Teraputico Alternativo A emergncia da teraputica alternativa do tipo nova era alcanou visibilidade social a partir da dcada de 90, embora as experimentaes de diferentes tcnicas e prticas possam ser localizadas, no Brasil, ainda no contexto dos movimentos contraculturais dos anos 70. Data do incio dessa dcada a realizao, em So Loureno (Minas Gerais), do primeiro encontro nacional de prticas alternativas, intitulado I Semana da Sade Perfeita. A organizao do evento foi realizada de forma quase artesanal, bem ao esprito da poca, com a iniciativa de pessoas que faziam parte do movimento hippie, mas que j desenvolviam um estilo de vida diferente dos demais, combinando novas prticas alimentares (vegetarianismo, macrobitica), tcnicas teraputicas alternativas (do-in), alm de exerccios de ioga e meditao. Embora o encontro tenha sido realizado em condies relativamente precrias (problemas com a alimentao dos participantes, hospedagem etc.), a iniciativa, divulgada primordialmente atravs de propaganda boca-a-boca foi, para a poca, um sucesso10 . Ao longo dos anos 80, em cidades como Rio de Janeiro, So Paulo e Porto Alegre, j era possvel observar diversas prticas esotricas sendo oferecidas a uma clientela crescente, principalmente em espaos de grande circulao de pessoas. No Rio de Janeiro, a poca foi marcada pela reali-

86

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

Legitimidade Teraputica no Brasil Contemporneo: as Terapias...

zao de grandes feiras esotricas, como as do Riocentro, na Zona Oeste carioca. As duas feiras l realizadas obtiveram grande sucesso de pblico e relativo destaque nos jornais da grande imprensa, alavancando uma srie de iniciativas posteriores de realizao de feiras em shoppings centers11 . Nessa poca, a oferta de terapias alternativas ainda era muito incipiente, se comparada procura por cursos e consultas de tcnicas divinatrias e de autoconhecimento, como a astrologia, o tar, o I Ching e as runas, consideradas as grandes febres da dcada de 80. A abertura, ainda nessa dcada, de vrios espaos alternativos na cidade, sobretudo na Zona Sul e na Tijuca (Zona Norte) j apontava uma tendncia de consolidao de grupos, com maior regularidade e durao dos cursos e atividades oferecidos, contrastando, assim, com a efemeridade que caracterizava as experimentaes desenvolvidas nas feiras esotricas. Se os anos 80 foram marcados pelo grande interesse das camadas mdias urbanas nas prticas oraculares, na dcada seguinte observamos um deslocamento na perspectiva de abordagem dessas prticas, agora redefinidas terapeuticamente, e a emergncia de um grande nmero de tcnicas propriamente teraputicas. A oferta de tcnicas, vivncias, prticas e cursos de formao, em que concorrem tcnicas importadas e tradicionais sob nova roupagem ou, ainda, snteses teraputicas pessoais, consolidou vrias redes de afinidades entre pessoas e grupos, delineando um mercado bastante complexo em suas relaes com outros campos teraputicos, sejam eles agentes do saber teraputico oficial (mdicos e psiclogos) ou agentes da cura tradicionais (pais de santo, mdiuns, benzedeiras, erveiros etc.). Desde os anos 90, a ascenso do mercado de terapias alternativas vem produzindo reaes junto a diferentes setores da sociedade: categorias profissionais, grupos religiosos, rgos de imprensa e o pblico mais amplo12 . As dificuldades na demarcao de fronteiras ntidas relativas s reas de competncia dos terapeutas alternativos, aliadas aos diferentes posicionamentos de mdicos e psiclogos em relao s possveis contribuies das tcnicas alternativas para as teraputicas oficiais, tm complexificado bastante as disputas em torno do reconhecimento de vrias tcnicas13 . 3. Terapias Alternativas: a reao denunciativa do Conselho Federal de Psicologia No processo de delimitao de (novas?) competncias teraputicas, o campo profissional da psicologia se destaca como uma das arenas onde

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

87

Ftima Regina Gomes Tavares

esses debates tm sido travados de forma mais intensa. Atravs dos seus rgos representativos profissionais (os conselhos regionais e o Conselho Federal de Psicologia), a questo da emergncia das terapias alternativas, seus problemas, seus limites e sua competncia vm adquirindo ampla ressonncia. Foi sob as designaes de prticas emergentes e prticas alternativas que, no incio dos anos 90, essas teraputicas comearam a ser identificadas pelos rgos representativos da classe. Nesse momento, a postura adotada pautou-se mais por uma preocupao denunciativa de uma ameaa externa do que propriamente pelo reconhecimento de que essa questo tambm atravessava o campo da psicologia. Assim, a estratgia mais recorrente utilizada pelos conselhos foi chamar a ateno, atravs de cartazes de alerta populao, para os riscos que essas terapias poderiam representar. A estratgia adotada pelos conselhos, portanto, visava divulgao e ao esclarecimento, da populao em geral, das fronteiras entre as prticas psicolgicas e aquelas consideradas prticas alheias ao campo da psicologia e que poderiam estar sendo confundidas com ela 14 . Essa reao inicial dos conselhos de psicologia decorria de uma certa perplexidade em relao aos rumos de um movimento que, desde os anos 80, j dava sinais da sua enorme vitalidade. exceo, talvez, da astrologia, que j vinha sendo largamente utilizada por psiclogos, o crescente sucesso de prticas como o tar, o I Ching e as runas, nos anos 80, no configurava maiores riscos s fronteiras do saber psicolgico. No entanto, o deslocamento da orientao esotrica, mais difusa e extica, para uma nfase teraputica, alargando as fronteiras do psi15 , atingiu em cheio a delimitao das competncias dos psiclogos enquanto categoria profissional, estimulando a estratgia denunciativa entre os profissionais. Como observa o psiclogo Lus Cludio Figueiredo, em entrevista concedida ao Jornal do Psiclogo: curiosamente, no discurso da psicologia, pelo menos aqui no Brasil, prticas alternativas passou a ser um xingamento (Jornal do Psiclogo, n. 43, p.3). O debate interno ao campo da psicologia era tanto mais complexo na medida em que diferentes posies foram se constituindo. Desde o incio das campanhas de esclarecimento promovidas pelos rgos representativos, muitos profissionais j apontavam a necessidade de uma discusso mais aprofundada no mbito da categoria, alertando para o fato de que no se tratava de uma questo extramuros, mas envolvia diretamente uma reflexo sobre a pluralidade do saber psicolgico. Dessa forma, entre 1990 e1994, observa-

88

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

Legitimidade Teraputica no Brasil Contemporneo: as Terapias...

se, no seio da categoria, uma tenso entre duas posturas, forando, de certa forma, o debate interno: por parte dos conselhos, uma resistncia em reconhecer a pertinncia da discusso sobre a questo das terapias alternativas; por parte de segmentos da categoria, o reconhecimento de que o saber psicolgico encontrava-se desafiado a redefinir seus prprios parmetros de legitimidade. Assim, ainda na mesma entrevista, Luiz Cludio Figueiredo destaca a importncia do debate que estava comeando a se intensificar:
Para mim, essa proliferao [das terapias alternativas] til exatamente porque nos obriga a dar respostas. No a questionar o que o outro est fazendo, mas a dar respostas ao que ns prprios fazemos (...). Acho que esse processo de agenciao, que o processo de promover encontros, de forar os contrrios a se encontrarem, de permitir que vozes divergentes se manifestem e tudo mais, isso eu acho que j est comeando a ser feito. O que me assustava um pouco era uma certa truculncia na excluso (Jornal do Psiclogo, n.43, p.4).

4. Terapias Alternativas: a reao proibitiva dos Conselhos de Psicologia Em 1993, o Conselho Federal de Psicologia passou a reconhecer a pouca eficcia da postura denunciativa e comeou a se preocupar com o impacto das terapias alternativas no mbito do exerccio profissional da categoria. A discusso, portanto, deslocou-se da dimenso externa para a interna, adquirindo, a partir de ento, maior visibilidade na categoria, atravs de artigos, entrevistas e editoriais nos jornais dos conselhos. No segundo semestre desse mesmo ano, o Conselho Federal solicitou pareceres sobre a questo das terapias alternativas a trs profissionais da rea. O objetivo era fornecer subsdios para a Comisso de tica do Conselho Federal, para que ela pudesse se posicionar sobre o assunto e emitir resolues normalizadoras para a categoria. Conforme relata Adilson Rodrigues Coelho participante dessa comisso em artigo ao Jornal do Psiclogo (n. 45, p. 9), os pareceres so bastante ilustrativos da diversidade de opinies e prticas observadas entre os psiclogos. Alm dos argumentos centrais de cada parecer, ele apresenta sua prpria avaliao da diversidade de posturas assumidas em relao questo do alternativo. As trs posies comportam diferenas considerveis

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

89

Ftima Regina Gomes Tavares

e podem ser designadas como: a holstica, minimizando as fronteiras epistemolgicas e enfatizando as fronteiras polticas; a ortodoxa, delimitando o saber psicolgico com base em sua validao cientfica e, por fim, a problematizadora, uma posio intermediria que reconhece no alternativo um bom argumento para a problematizao do saber psicolgico. Transcrevemos, abaixo, alguns trechos da avaliao de Rodrigues Coelho sobre cada uma das posies:
a) postura holstica: na comisso de tica, descobrimos um lapso lamentvel da autora quando esta diz: em termos ticos [as terapias alternativas] no se diferenciam em nada das terapias convencionais, pois tica no implica um mtodo ou recurso, mas uma postura convencional. b) postura ortodoxa: coloca aspectos que separam muito nitidamente as terapias alternativas daquelas que so aceitas pela comunidade psicolgica. c) postura problematizadora: no s coloca questes a respeito das psicologias alternativas, mas tambm apresenta questes ao prprio CFP. O CFP questionado sobre uma maior preciso em relao ao que seja psicologia alternativa.

O artigo orienta-se, claramente, pela terceira posio apresentada, mostrando ser necessrio aprofundar a discusso no mbito da categoria, incentivada pelos seus rgos representativos. O artigo ainda conclui que h uma grande preocupao no Brasil e especificamente no meio psicolgico, em delimitar, excluir as novas psicologias existentes (...). Quando estamos to empenhados em fiscalizar e regulamentar o exterior, se pressupe que as nossas teorias j alcanaram respostas assertivas (Jornal do Psiclogo, n. 45, p. 9). Fica claro que a questo das terapias alternativas, nesse momento, j configura um problema interno categoria, tensionada entre a existncia de uma diversidade de posies e a necessidade de uma orientao mais ampla, por parte dos conselhos de psicologia, que pudesse delimitar, no exerccio profissional, os limites da competncia psicolgica. Conforme iremos observar, nos anos subseqentes essa tenso s aumentou. Em 1994, realizou-se o I Congresso Nacional Constituinte da categoria, em que a questo das terapias alternativas foi discutida, embora no tenha constado como uma das teses centrais da pauta, o que s iria acontecer em 1996, no congresso seguinte. As discusses sobre as terapias alternativas

90

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

Legitimidade Teraputica no Brasil Contemporneo: as Terapias...

desencadearam, nesse mesmo ano, uma reao proibitiva do Conselho Federal, configurando, assim, atitude aparentemente paradoxal, j que a questo estava apenas comeando a ser discutida na categoria. Em artigo intitulado Prticas emergentes, o Conselho de Psicologia da 4a Regio apresentou um histrico da questo das terapias alternativas, em funo do grande nmero de pedidos de orientao e denncia que l chegam. O trecho abaixo descreve a reao dos rgos representativos da categoria:
Em maio de 1994, o Conselho de Psicologia da 3a Regio, Bahia, emitiu no Dirio Oficial da Unio uma resoluo, baseada em pesquisa junto comunidade cientfica, vetando ao psiclogo a publicidade de algumas prticas que estavam sendo vinculadas ao ttulo de psiclogo ou ao exerccio profissional da psicologia. Foram citadas como carentes de critrios aceitos para a produo e para a pesquisa, as seguintes prticas: astrologia; numerologia; cristaloterapia; terapia energtica; psicoterapia xamnica; psicoterapia esotrica; terapia da transmutao energtica; terapia regressiva de vidas passadas; psicoterapia espiritual; terapia dos chacras; terapia dos mantras; terapia de meditao; psicoterapia do corpo astral; e trabalho respiratrio monhmico. (...). Em dezembro de 94, surgiu uma resoluo do Conselho Federal (Res. CFP n. 016/95) que mantinha agora, em nvel nacional, a orientao da resoluo da 3a. Regio, acrescentando-se lista as seguintes prticas: tarologia; quiromancia; cromoterapia; florais; fotografia kirlian; programao neurolingstica (Jornal do Psiclogo, n. 64, p. 12).

As resolues fiscalizadoras dos conselhos, proibindo o exerccio profissional vinculado s tcnicas alternativas, surpreenderam muitos psiclogos que, poca, j faziam largo uso de vrias das tcnicas acima especificadas16 . Contudo, o impacto dessa resoluo no deixou de produzir reaes que acabaram se tornando vitoriosas, como foi o caso dos profissionais que utilizavam a programao neurolingstica (PNL). Em matria intitulada CFP retira proibio de associar ttulo de psiclogo prtica de PNL, esse rgo altera sua posio aps algumas manifestaes em que ficaram mais bem esclarecidos aspectos relativos sustentao terico-tcnica da programao neurolingustica17 . Para muitos psiclogos, no entanto, a discusso que se desenrolava no mbito dos rgos representativos da categoria parecia apontar para uma flexibilizao dos parmetros de legitimidade em que se inscreviam as fronteiras entre a psicologia e outros saberes psi. Dois argumentos eram freqentemente utilizados: a necessidade de uma tolerncia cognitiva, anco-

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

91

Ftima Regina Gomes Tavares

rada no reconhecimento da pluralidade dos paradigmas psicolgicos; e a historicidade da designao de alternativo, visto que saberes marginais como a psicanlise foram posteriormente reconhecidos. A reao fiscalizadora e normatizadora, no entanto, deixa entrever que esse recrudescimento no foi apenas uma resposta presso de posies minoritrias. Num contexto de ascenso da legitimidade social das teraputicas alternativas e do reconhecimento, por parte dos Conselhos de Psicologia, de que o alternativo j havia se alastrado para o interior das teraputicas convencionais, seria demasiado perigoso acenar com uma abertura de fronteiras, flexibilizando as distncias entre esses dois campos. 5. A Regulamentao do Alternativo para alm das Fronteiras do Psicolgico Se o objetivo do Conselho Federal de Psicologia, atravs da resoluo 016/95, era coibir a proliferao das terapias alternativas entre os psiclogos, seu efeito ficou muito aqum das expectativas. Os conselhos regionais no dispunham de estruturas eficientes para proceder s fiscalizaes necessrias. Com um quadro muito reduzido de funcionrios, era praticamente impossvel realizar uma vistoria sistemtica dos anncios que vinculavam tcnicas psicolgicas e alternativas. Vrias estratgias foram utilizadas pelos psiclogos para burlar o esquema da fiscalizao, passando pela desvinculao dos anncios das atividades profissionais e at mesmo a desvinculao dos consultrios18 . Um problema adicional para a fiscalizao era a proliferao de jornais alternativos de circulao restrita, nos quais esses servios eram anunciados, mas no eram analisados pelos funcionrios dos conselhos, que se detinham exclusivamente, aos anncios de jornais e revistas da grande imprensa19 . O prprio CFP, no editorial do seu jornal, reconhecia a extenso dos problemas relativos s prticas alternativas, que persistiram aps a publicao da resoluo: problemas relativos delimitao do campo da prtica profissional da psicologia e seu relacionamento com as chamadas prticas alternativas so igualmente preocupantes e merecedores de novas providncias dos conselhos (Jornal do Federal, n. 41, p. 2). Assim, a postura do Conselho Federal de Psicologia acabou provocando, por parte de segmentos cada vez mais amplos, a intensificao da discusso sobre a questo das terapias alternativas, alimentada por uma indignao crescente em relao postura fiscalizadora do conselho, considerada por muitos no condizente com as atribuies desse rgo. O indicativo mais

92

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

Legitimidade Teraputica no Brasil Contemporneo: as Terapias...

visvel de que a resoluo do conselho acabou deflagrando um problema que vinha sendo mantido numa situao de equilbrio instvel foi a incluso das terapias alternativas entre as teses centrais do II Congresso Nacional, em 1996, realizado em Belo Horizonte. O ano de 1996 foi marcado por encontros preparatrios para o congresso nacional da categoria, organizados pelos conselhos regionais. A questo das prticas alternativas foi um dos temas abordados no mbito do exerccio profissional nos subsdios para os encontros preparatrios do II Congresso Regional de Psicologia da 4a Regio. Apresentando a situao das terapias alternativas naquele momento, o texto chama a ateno para a necessidade de novas discusses sobre a questo. Para isso, cita o posicionamento do CFP, veiculado no Jornal do Federal em fevereiro do mesmo ano: o CFP no fiscaliza, orienta ou disciplina prticas que lhe so alheias por no ter competncia jurdica ou tecnocientfica para faz-lo, por isso jamais elabora qualquer juzo quanto s tcnicas ou prticas que tenham seus fundamentos em campo distinto do campo da psicologia (CRP, 1996, p. 3). Concluindo o argumento, o texto claramente se posiciona a favor da reverso desse quadro:
Num primeiro momento, parece-nos, a alternativa encontrada pela autarquia foi excluir estas prticas do campo da psicologia. No entanto, com a incluso deste tema no II Congresso Nacional de Psicologia esto abertas novas possibilidades de posicionamento. Para isso, estamos convocados a discutir nacionalmente em um espao onde as alternativas para conduzir esta questo venham das bases e no impostas pela autarquia (CRP, 1996, p. 4 - grifo nosso).

O otimismo em relao a uma mudana de posicionamento do CFP sobre as terapias alternativas estava se fortalecendo na categoria, configurando, mesmo, a posio oficial de conselhos regionais, como se pode depreender da citao acima. A proximidade da realizao do congresso nacional, na qual a questo seria, enfim, debatida pela categoria, gerou um clima de expectativa. o que se pode observar nos trechos de duas reportagens do jornal do CRP da 4a Regio:
Rumo ao II CNP Com relao s chamadas prticas alternativas, ao invs de exclu-las, priori, do campo da psicologia, a proposta de se criar espaos de discusso e estudos onde os psiclogos que lidam com essas prticas possam ter a

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

93

Ftima Regina Gomes Tavares

oportunidade de apresent-las, fundamentando-as ou se implicando eticamente com os seus fazeres (...). II CNP: teses da 4a Regio compem temrio de encontro nacional Proposta referente s prticas alternativas: que o CRP, a princpio, no exclua as prticas alternativas, criando espaos para discusso e estudos fundamentados cientificamente (Jornal do Psiclogo, n. 54, p. 2).

O posicionamento oficial do congresso em relao s prticas alternativas foi a mudana no eixo da discusso das prticas alternativas, apontando a ampliao do debate (CNP, 1996, p. 17). O principal argumento apresentado para o redirecionamento da posio dos conselhos, culminando, inclusive, com o indicativo de realizao de um frum nacional sobre essa questo, a fim de formular uma nova resoluo do Conselho Federal a ser homologada at o final de 1997, foi:
O Conselho no um rgo de validao e de reconhecimento de tcnicas. Tem funo de normalizar o exerccio profissional, isto , a relao do profissional com a comunidade cientfica, zelando pelos princpios e compromissos da profisso. No o Conselho, mas sim a comunidade cientfica, que tem esta responsabilidade, embora o mesmo deva fornecer subsdios relativos ao exerccio profissional para que essa funo se cumpra. Ele deve se instrumentalizar para saber o que j validado e o que no , ter regras claras para a comunidade, considerando: a) tcnicas j reconhecidas; b) tcnicas em processo de reconhecimento; c) tcnicas em fase de pesquisa. O Conselho dever estimular e incentivar a comunidade cientfica para a discusso e pesquisa das diferentes prticas alternativas. O Conselho dever promover aes polticas no sentido de, em conjunto com outros Conselhos de Sade, possibilitar a discusso e posterior regulamentao sobre a utilizao de recursos de sade que no so exclusivos de quaisquer profisses, mas que podero ser utilizados enquanto prtica das diversas profisses de sade (CNP, 1996, p. 18).

94

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

Legitimidade Teraputica no Brasil Contemporneo: as Terapias...

Em 1997, como atividade preparatria ao Frum Nacional de Prticas Alternativas, que seria realizado em junho, o CRP da 4a Regio promoveu, em Belo Horizonte (MG), o frum intitulado A Psicologia discute: prticas alternativas ou emergentes?. Atravs do seu jornal, esse CRP noticiou amplamente a realizao do evento, reproduzindo, na ntegra, uma das comunicaes apresentadas. O texto, de Joo Batista Mendona Filho, intitulado Saberes alternativos: emergncia de uma prtica ou de uma denncia?, problematiza a hegemonia da cientificidade psicolgica, chamando a ateno para a dificuldade de se tratar como desvio tico os procedimentos teraputicos orientados por outros modelos de saber que no o cientfico. Conclui argumentando acerca da inevitvel impreciso das fronteiras entre os saberes alternativos e os oficiais: Eles [os saberes alternativos] ressurgem na fissura entre a ausncia de uma tica e a impossibilidade de a cincia circunscrever de modo preciso a subjetividade. No de causar espanto a psicologia se mostrar como o solo frtil da germinao desses saberes, uma vez que o campo psi est situado precisamente nesta fenda (Jornal do Psiclogo, n. 58, p. 5) A realizao do Frum Nacional de Prticas Alternativas resultou na formulao de duas resolues (010/97 e 011/97), implementadas pelo CFP. A primeira, segundo sua ementa, estabelece critrios para divulgao, publicidade e exerccio profissional do psiclogo, associados a prticas que no estejam de acordo com os critrios cientficos estabelecidos no campo da psicologia, permitindo ao psiclogo, no seu exerccio profissional, divulgar somente tcnicas ou prticas j reconhecidas pela psicologia. As tcnicas e prticas no reconhecidas podero ser utilizadas como recursos complementares se estiverem em processo de pesquisa segundo os critrios dispostos na resoluo n. 196/96, do Ministrio da Sade. A segunda resoluo, por sua vez, na sua ementa, dispe sobre a realizao de pesquisas com mtodos e tcnicas no reconhecidas pela psicologia, em que confere ao psiclogo a possibilidade de fazer uso de tcnicas no reconhecidas, desde que esteja regulamentada sob a forma de um protocolo de pesquisa. Procedimentos adicionais devem ser observados: vedado o recebimento de honorrios; a populao submetida ao procedimento deve estar consciente desse fato e o reconhecimento da validade da tcnica depende de ampla divulgao dos resultados. A revogao da resoluo proibitiva (029/95), imposta pelo CFP sem nenhuma discusso interna, configurava uma reivindicao da categoria. No entanto, as que se seguiram, embora amplamente debatidas em fruns leg-

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

95

Ftima Regina Gomes Tavares

timos, no parecem oferecer muitas alternativas para a situao de muitos psiclogos que fazem uso das terapias alternativas em sua atividade profissional. As dificuldades em se regularizar a situao de vrias tcnicas atravs de protocolos de pesquisa tm inviabilizado a adoo dessa estratgia. Muitos psiclogos continuam anunciando sua atividade profissional vinculada a tcnicas no reconhecidas, como a astrologia e os florais. Continuam oferecendo consultas e promovendo simpsios e encontros sobre outras teraputicas, como podemos verificar no interesse crescente de psiclogos pela terapia de vidas passadas. Os conselhos regionais, por sua vez, continuam promovendo as fiscalizaes, agora com uma perspectiva acentuadamente mais orientadora do que de advertncia em relao aos psiclogos que no cumpram as orientaes do CFP20 . A rede teraputica alternativa continua crescendo, se diversificando e suscitando debates no mbito dos rgos representativos da categoria. A desregulamentao da teraputica alternativa vem se tornando objeto de denncia por parte dos conselhos, como o caso da matria intitulada Falsificaes na psicologia:
So cursos e terapias sem qualquer respaldo cientfico e sem esclarecimento de que no so prestados por profissionais de psicologia. (...). Em Minas e no Esprito Santo, como em todo o pas, cresce o nmero de cursos, terapias e propostas de cura oferecidos por pessoas no habilitadas ao exerccio da profisso. (...). Nesse captulo, o CRP-04 no entrou no mrito das tcnicas no pertencentes psicologia. O que se pretendeu foi informar ao usurio que h uma distino entre os servios prestados (Jornal do Psiclogo, n. 60, p. 4 - grifo nosso).

A preocupao com a utilizao, pelos psiclogos, de tcnicas no reconhecidas, configura apenas uma das dimenses do problema do alternativo: essa rede, cada vez mais, vem produzindo seus prprios critrios de competncia profissional, que, atravs de uma regulamentao extra-oficial, vem desmonopolizando os critrios oficiais de saberes teraputicos j estabelecidos, como o caso da psicologia. Assim, as resolues 010/97 e 011/97 do CFP no regulamentam o alternativo, mas sim as fronteiras j definidas do saber psicolgico, excluindo do seu campo de ao as tcnicas alternativas. Sobre elas, o CFP no mais se pronuncia, embora o problema continue rondando o campo de atuao profissional da categoria.

96

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

Legitimidade Teraputica no Brasil Contemporneo: as Terapias...

6. Concluses Ao longo do processo de discusso das teraputicas no-convencionais, esse conjunto de diferentes tcnicas foi recorrentemente designado por alternativo ou emergente. Essas referncias no tm sido mais utilizadas, conforme fez questo de esclarecer, em entrevista, a funcionria do CRP da 4a Regio:
Gostaria de estar falando primeiro sobre a nomenclatura adotada em relao psicologia: prticas alternativas e prticas emergentes. Essa nomenclatura a gente no acha mais adequada. A gente trata como prticas no reconhecidas no campo da psicologia. Por qu? So prticas que no emergem na prtica psicolgica, associadas, so prticas que no alternam com a tcnica psicolgica. Normalmente essas prticas so de medicina chinesa e orientais, elas tm um outro cunho que no o cientfico, mstico-religioso e at hoje a gente no tem estudos cientficos que comprovem na campo da psicologia essas prticas (grifo nosso).

A referncia orientao de fundo mstico-religiosa como caracterstica que atravessa a heterogeneidade das tcnicas alternativas tem sido um argumento bastante utilizado por profissionais da rea para delimitar suas fronteiras teraputicas, sempre respaldadas em critrios de validao cientfica. A orientao subjacente a essa postura reside menos na busca de uma validao teraputica a partir de resultados obtidos no tratamento do que na percepo de uma incompatibilidade de fundo entre esses dois campos teraputicos um cientfico, outro espiritualizante. No artigo intitulado As psicoterapias e suas alternativas, Lcio Roberto Marzago destaca essa questo:
(...) me oponho ao segredo sobre manobras tcnicas, desde que, desta forma, o ofcio do psiclogo passou a ser confundido com prtica esotrica ou mgica. No possvel concordar que as psicoterapias possam estar fundadas em qualquer forma de engano e a utilizao de uma tcnica secreta no liberta, mas apenas mantm o seu cliente expropriado do seu discurso (...). So mistificadoras as tcnicas que no satisfazem os critrios mnimos de racionalidade. (...) considero mistificao a utilizao de tcnicas que se justificam mediante o uso de rituais prescritos e com origem externa relao teraputica, que no podem ser plenamente entendidos pelo cliente, no tanto que fazem apelo m-f e mistificao (Jornal do Psiclogo, n. 60, p. 5).

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

97

Ftima Regina Gomes Tavares

De fato, as duas posies destacadas acima sinalizam claramente os limites entre esses saberes e as conseqentes dificuldades de se minimizar, de forma ingnua, as diferenas. No entanto, as possibilidades de delimitao no so to claras assim, como poderiam supor essas citaes. Seria simples se a sociedade contempornea no estivesse atravessada por uma luta de redefinio de novas competncias num espao social hbrido, no qual as definies tradicionais que separavam as competncias legtimas entre a cura dos corpos e a cura das almas no mais se verificam (Bourdieu, 1988). Ou se pudssemos delimitar as fronteiras do saber alternativo a partir desse critrio, constituindo uma espcie de campo paralelo aos j reconhecidos socialmente como legtimos. Como procuramos demonstrar em trabalho anterior (Tavares, 1999), designamos como holismo teraputico o referencial de fundo que orienta o conjunto de tcnicas utilizadas pelos terapeutas alternativos. Postulamos, ainda, que os profissionais que pertencem rede teraputica alternativa vm perfazendo um movimento de autonomizao dos referenciais holsticos, caractersticos do movimento nova era. Na medida em que a dimenso propriamente teraputica das tcnicas, prticas e vivncias por eles utilizadas adquire centralidade, ela passa a configurar uma moeda-forte, dotada de grande valor para a legitimidade do trabalho realizado pelo profissional. Assim, com a emergncia e fortalecimento da rede teraputica alternativa, o referencial holstico, caracterstico da espiritualidade nova era, vem se redefinindo entre os terapeutas alternativos como um referencial longnquo e difuso, ao passo que categorias como energia, vibrao e bem teraputico adquirem centralidade e contornos bem mais definidos, materializando a dinmica do trabalho teraputico. A dimenso teraputica, ganhando centralidade, passa a redefinir a prpria espiritualidade que a norteia, caracterizando-a nos moldes de uma espiritualidade teraputica. Dessa forma, o referencial desse conjunto heterogneo de tcnicas e prticas alternativas se situa na confluncia de duas orientaes nem sempre conciliveis: de um lado, o referencial holstico que, embora longnquo, as remete a uma orientao espiritualizante (com toda a indefinio a que o termo remete); por outro, uma preocupao com a eficcia intrnseca das tcnicas e procedimentos utilizados, a despeito das orientaes cosmolgicas que lhes so subjacentes. O que torna o quadro de anlise bem mais complexo, portanto, o reconhecimento de que a legitimidade da rede teraputica alternativa, reivindicada tanto por terapeutas alternativos como por psiclogos, se assenta nesse duplo referencial (combinado-o de formas variadas), que ora os

98

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

Legitimidade Teraputica no Brasil Contemporneo: as Terapias...

afasta da possibilidade de uma validao cientfica, dado seu carter espiritualizante; ora aproxima-os dessa validao, quando reiteradamente argumentam acerca dos efeitos demonstrveis da utilizao das tcnicas. A administrao do conflito entre o saber psicolgico, atravs dos conselhos de psicologia, e as teraputicas alternativas, foi marcado por diferentes estratgias, em que a excluso das designaes alternativo e emergente permitiu que a psicologia resguardasse seus limites, j consolidados, de competncia profissional. Na esfera da regulamentao implementada pelos conselhos de psicologia, isso tem sido efetuado. Mas na dinmica do espao social teraputico, observamos um movimento de entrecruzamento de competncias, no qual as fronteiras entre a validao cientfica da psicologia, das tcnicas inscritas em outras racionalidades mdicas (chinesa, ayurvdica e homeoptica), das curas espirituais, dentre outras, tm sido bastante imprecisas. Na sociedade contempornea, a migrao de bens simblicos entre os diferentes campos de saber vem promovendo crescente deslocamento dos contedos de crena, promovendo imbricamentos entre competncias religiosas e teraputicas, dentre outras (Hervieu-Lger, 1993; Cohen, 1995). A intensidade desses deslocamentos de contedos certamente ir variar de acordo com a especificidade dos contextos sociais, conferindo-lhes graus variveis de permeabilidade. Ao considerarmos a possibilidade de analisar as lutas de competncias que se desenrolam num campo mais amplo do que o psicolgico, mdico ou religioso, designando-o como teraputico, fica claro que a inteno desse recorte j assinala a importncia desse movimento migratrio para a compreenso do fenmeno na sociedade contempornea. Trnsitos, reapropriaes e ressignificaes produzem uma circularidade dos contedos de crena, mas que tendem a se articular no mbito da reflexividade dos indivduos e grupos, possibilitando a validao de algumas experincias em detrimento de outras. Essa validao no expropria a dimenso racional do sentido de totalidade produzido nas experimentaes individuais ou coletivas. Por outro lado, o recurso aos processos argumentativos no esgota a dinmica de validao da legitimidade teraputica, residindo muito mais na dimenso performtica que atravessa diferentes contextos teraputicos, tanto das tcnicas propriamente ditas como dos agentes.

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

99

Ftima Regina Gomes Tavares

Referncias Bibliogrficas AMARAL, L. Carnaval da alma: comunidade, essncia e sincretismo nova era. Petrpolis: Vozes, 2000. BOURDIEU, P. La dissolucin de lo religioso. In: ______. Cosas dichas. Barcelona: Gedisa, 1988. CAMARGO JR, K. R. (Ir)racionalidade mdica: os paradoxos da clnica. Dissertao (Mestrado em Sade Coletiva) Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1990. COHEN, M. Les charismatiques et la sant. Offres religieuses de salut ou nouvelles mdicines parallles? In: LAUTMAN, F.; MATRE, J. (Org.). Gestions religieuses de la Sant. Paris: L Harmattan, 1995. CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA.2., 1996, Belo Horizonte. Caderno de Sistematizao das Teses. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 2, 1996. CONGRESSO REGIONAL DE PSICOLOGIA. 2., 1996, Belo Horizonte. Subsdios para os Encontros Preparatrios. Belo Horizonte: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA, 1996. HERVIU-LGER, D. La religion pour memoire. Paris: CERF, 1993. LOYOLA, M. A. Mdicos e curandeiros: conflito social e sade. So Paulo: Difel, 1984. LUZ, M. T. Natural, racional, social: razo mdica e racionalidade cientfica moderna. Rio de Janeiro: Campus, 1988. ________. Racionalidades mdicas: medicina tradicional chinesa. Rio de Janeiro: IMS, UERJ, 1993 (Srie Estudos em Sade Coletiva, 72). ________. Cultura contempornea e medicinas alternativas: novos paradigmas em sade no fim do sculo XX. Physis. Revista de Sade Coletiva. Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 13-43, 1998. MAGNANI, J. G. O circuito neo-esotrico na cidade de So Paulo. In: CAROZZI, M. J. (Org.). A nova era no Mercosul. Petrpolis: Vozes, 1999. ________. Mystica Urbe: um estudo antropolgico sobre o circuito neoesotrico na metrpole. So Paulo: Studio Nobel, 1999(b). MARTINS, P. H. As terapias alternativas e a libertao dos corpos. In: CAROZZI, M. J. (Org.). A nova era no Mercosul. Petrpolis: Vozes, 1999. MONTERO, P. Da doena desordem: a magia na umbanda. So Paulo: Graal, 1985. PEREIRA NETO, A. F. Ser mdico no Brasil: o presente no passado.

100

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

Legitimidade Teraputica no Brasil Contemporneo: as Terapias...

Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001. NEVES, D. P. As curas milagrosas e a idealizao da ordem social. Niteri: UFF, 1984. RABELO, M. C. et al. Comparando experincias de aflio e tratamento no candombl, pentecostalismo e espiritismo. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 22., 1998, Caxambu, Anais... So Paulo: ANPOCS, 1998. RUSSO, J. O corpo contra a palavra. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1991. SAMPAIO, G. R. Nas trincheiras da cura: as diferentes medicinas no Rio de Janeiro Imperial. Campinas: CECULT, 2001. SAYD, J. D. Mediar, medicar, remediar: aspectos da teraputica na medicina ocidental. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. TAVARES, F. R G. Alquimias da cura: um estudo sobre a rede teraputica alternativa no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Antropologia Social) Instituto de Filosofia e Cincias Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998. ________. Os terapeutas alternativos nos anos 90: uma nova profisso? Antropoltica. Niteri, n. 4, 1o semestre, p. 63-83, 1998(b). ________. O holismo teraputico no mbito do movimento nova era no Rio de Janeiro. In: CAROZZI, M. J. (Org.). A nova era no Mercosul. Petrpolis: Vozes, 1999. ________. Ascenso e profissionalizao da teraputica alternativa no Rio de Janeiro (anos 80-90). Physis. Revista de Sade Coletiva. Rio de Janeiro, v.9, n.2, p.75-98, 1999(b). WERDNER MALUF, S. Les enfants du verseau au pays des terreiros: Les cultures thrapeutiques et spirituelles alternatives au sud du Brsil. Thse (Doctorat en Anthropologie Sociale et Ethnologie) - E.H.E.S.S, Paris, 1996.

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

101

Ftima Regina Gomes Tavares

NOTAS
1 Doutora em Antropologia pelo Instituto de Filosofia e Cincias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Ps-graduao em Cincia da Religio da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2 O carter alternativo das tcnicas teraputicas hoje em voga pode ser situado dentro do contexto do movimento nova era, com toda a gama de possibilidades teraputicas que ele suscita. No nos referimos, portanto, a qualquer recurso teraputico alternativo medicina ou psicologia, mas a um alternativo datado historicamente, cuja ascenso, no contexto urbano brasileiro, pode ser observada a partir dos anos 80. Sobre o movimento nova era, ver Amaral (2000) e Magnani (1999b); sobre a ascenso desse mercado teraputico, ver Werdner Maluf (1996) e Tavares (1998). 3 II Congresso Nacional de Psicologia, realizado em Belo Horizonte, em 1996. 4 Como o realizado pelo CRP-06 (So Paulo), intitulado I Frum Regional sobre Prticas Alternativas, realizado em junho de 1997. Como resultado desse frum, o Conselho Regional de Psicologia de So Paulo publicou o livro Prticas Alternativas: campo da psicologia?, onde se encontram reunidos os diferentes trabalhos apresentados no evento. 5 O projeto, Medicinas e religies na sociedade brasileira contempornea: passagens e tenses, iniciado 2001, foi financiado com bolsas de iniciao cientfica do CNPq e da UFJF. 6 Os trabalhos de Werdner Maluf (1996); Martins (1999) e Tavares (1998) analisaram a complexidade desse novo universo teraputico. Amaral, investigando o movimento nova era, tambm aborda as implicaes teraputicas desse movimento. Ver Amaral (2000). 7 Luz apresenta algumas hipteses alternativas na anlise da ascenso das medicinas alternativas na cultura contempornea (Luz, 1997). 8 A pesquisa concentrou-se na anlise de jornais, informativos, publicaes e entrevistas do Conselho Regional de Psicologia da 4a Regio (MG e ES) e do Conselho Federal de Psicologia. 9 Na sociedade brasileira, essa tenso torna-se mais aguda na medida em que, para as camadas populares, essas delimitaes nunca foram claramente operacionalizadas. 10 Para mais detalhes desse evento, ver Tavares (1999b, p. 80-84). 11 Ainda hoje so realizadas feiras esotricas, embora tenham perdido um certo prestgio com o passar dos anos. Na cidade do Rio de Janeiro, podemos localizar seu apogeu na dcada de 80, muito embora elas fossem relativamente freqentes durante a dcada seguinte. Durante os anos 90, elas se alastraram para espaos comerciais de cidades menores, principalmente as regies de veraneio do estado do Rio, talvez em funo do grande fluxo de turistas oriundos dos centros urbanos. Sobre a dinmica desse mercado desde os anos 80, em So Paulo e em Porto Alegre, ver, respectivamente, Werdner Maluf (1996) e Magnani (1999, 1999b). 12 A emergncia do circuito de prticas esotricas, popularizando, atravs das feiras, uma srie de produtos e prticas anteriormente confinadas a pequenos grupos, foi noticiada com interesse pelos jornais de grande circulao, dada a exoticidade do movimento. Essa postura, no entanto, no se manteve em relao questo das terapias alternativas. Durante a dcada de 90, quando novas tcnicas teraputicas passaram a ser mais freqentemente noticiadas pelos jornais, podemos observar, na maioria das vezes, uma postura que oscila entre a desconfiana em relao eficcia das prticas alternativas (por exemplo, iridologia e florais) e o tratamento pitoresco conferido s prticas que no se situam no mbito da relao

102

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

Legitimidade Teraputica no Brasil Contemporneo: as Terapias...

terapeuta-paciente (por exemplo, feng shui). 13 Um exemplo das tenses que envolvem essas relaes foi a polmica gerada em torno da tentativa frustrada de criao do Conselho Federal de Terapia, em 1997, como estratgia de legitimao da profisso de terapeuta alternativo. Para mais detalhes do episdio, ver Tavares (1998b). 14 Ver artigo Prticas emergentes, Jornal do Psiclogo, n. 64, p. 12 (CRP-04). 15 Sobre a constituio do campo psi, ver Russo (1991). 16 Em 1996 encontrvamos em trabalho de campo para tese de doutoramento, que abordava a questo dos terapeutas alternativos no Rio de Janeiro. Nessa ocasio, pudemos acompanhar o clima de tenso em que viviam vrios psiclogos entrevistados, em decorrncia de suas atividades, que articulavam o trabalho psicolgico com outras tcnicas, particularmente a astrologia. Eram, em sua maioria, extremamente reservados em relao ao nosso interesse de pesquisa, muitas vezes indagando se possuamos algum tipo de contato com o Conselho Regional de Psicologia. 17 Ver Jornal do Federal, n. 41, p. 12. Alm da PNL, a hipnose conseguiu, recentemente, seu reconhecimento junto ao CFP. 18 Conhecemos uma profissional que possua dois consultrios. Um convencional, para suas atividades psicolgicas, e o outro situado num espao alternativo, onde ela era a coordenadora. Durante a entrevista, ela afirmou ser essa uma estratgia correta e adequada ao cumprimento da resoluo do Conselho Federal de Psicologia, resoluo com a qual, alis, ela concordava. 19 Em artigo anterior, abordamos as relaes tensas entre o Conselho Regional de Psicologia, os psiclogos-terapeutas e os terapeutas alternativos, a partir da tica dos dois ltimos segmentos (Tavares, 1998b). 20 Vrios casos de orientao foram relatados pela funcionria do CRP da 4a Regio (Seo Zona da Mata). Segundo ela, o principal motivo desses desvios seria a desinformao dos profissionais em relao s orientaes do CFP. O procedimento padro utilizado pelo conselho , primeiramente, a orientao do profissional atravs de uma conversa com o funcionrio. Esse procedimento posteriormente relado, pelo funcionrio, Cmara de Orientao e Fiscalizao do CRP. Se o conselho apurar reincidncia do profissional, a Cmara emite uma representao tica, formalizando uma denncia a ser apurada pela Comisso de tica do CRP. poca da entrevista, em fevereiro de 2002, encontravam-se em andamento dois casos que envolviam a utilizao, como recurso complementar de terapias alternativas: a acupuntura e o ch do Santo Daime. Tcnicas como a astrologia e a astropsique tambm j foram analisadas pela Cmara . Todos as representaes envolvendo o uso de tcnicas alternativas formalizadas pela Cmara de tica foram arquivadas.

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

103

Ftima Regina Gomes Tavares

ABSTRACT Alternative therapies and psychological knowledge in contemporary Brazil: controversies surrounding the legitimacy of therapeutic cosmologies The objective of this article is to analyze the process of regulating alternative therapies of the so-called New Age type in the sphere of psychology, over the course of the 1990s. The article distinguishes three specific moments in the position taken towards alternative practices by the field of psychology, as represented by the professions class associations. Although the results of this process consolidated the limits of legitimate psychological knowledge, they reveal ambiguities in psychologists stance towards the alternative. The author concludes by arguing that the growing acceptance of alternative New Age therapies by broad segments of society is a phenomenon with huge repercussions on psychology, albeit not limited to this field, rather anchoring itself in contemporary experimentation in which therapeutic and religious aspects interrelate in various ways.

Keywords: alternative therapies, psychology; religion.

Recebido em: 06/06/2003. Aprovado em: 02/09/2003.

104

PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 13(2):83- 104, 2003

Vous aimerez peut-être aussi