Vous êtes sur la page 1sur 19

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

Apostila do Microsoft Excel 2007 Nvel Bsico Jos Rosivaldo da Silva 14/03/2008

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

Efetue clculos, analise informaes e visualize dados em planilhas usando o Microsoft Office Excel 2007. Para executar o Microsoft Office Excel 2007, clique em Iniciar _Todos os programas _ Microsoft Office _ Microsoft Office Excel 200

Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Iniciando o Documento


Quando voc cria uma planilha nova, a tela do computador dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseo de uma linha e de uma coluna chamada de clula. As linhas so numeradas seqencialmente, as colunas so identificadas por letras tambm seqenciais e cada clula pela linha e coluna que a forma. Uma clula pode conter nmeros, texto ou frmulas. Por exemplo, a clula A4 (n a t ela ab aixo ) contm o valor 10 e a clula D2 contm o texto Valor t ot al.

Em geral, informaes da mesma categoria so digitadas em uma coluna (n o exem p lo , a co lu n a B a d escrio d o p ro d u t o ven d id o ; a co lu n a C o valo r u n it rio ), mas essa estrutura no rgida: voc pode agrupar as informaes por linha ou por outras formas mais convenientes para o seu caso. A possibilidade de usar frmulas o que diferencia um programa de planilha de uma calculadora. Quando colocamos uma frmula em uma clula, dizemos que o contedo dessa clula deve ser calculado em funo dos valores contidos em outras clulas. Na planilha abaixo, o preo total de uma venda calculado multiplicando-se o preo unitrio pela quantidade vendida de produtos do mesmo tipo. Em nosso exemplo, a coluna A registra a quantidade de produtos
Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007


e a coluna C traz o preo unitrio do produto. A coluna D mostra o preo total. O contedo de cada clula calculado multiplicando-se os valores da coluna A pelos valores da coluna C. Para que esse clculo seja feito automaticamente, devemos digitar a frmula =A4*C4 na clula D4. Quando modificamos o valor de A4, o valor de D4 recalculado automaticamente de acordo com a frmula registrada na clula.

Normalmente, uma planilha criada em duas etapas. Primeiro voc determina os itens que deseja calcular e as frmulas a serem usadas para fazer esse clculo. Depois, na fase de utilizao da planilha, preciso digitar os valores correspondentes a cada item; os resultados sero calculados automaticamente. Aqui mostraremos como criar uma planilha, usando o programa Microsoft Office Excel 2007, mas o procedimento descrito aplica-se a qualquer programa de planilha. Como exemplo, vamos fazer uma planilha para controlar o faturamento de uma empresa que vende apenas quatro produtos. Embora as frmulas sejam diferentes para cada planilha, o procedimento ser sempre o mesmo.

Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

Quando abrimos o Microsoft Office Excel 2007, j aparece um desenho bsico de planilha na tela. Precisamos, ento, organizar as informaes em linhas e colunas e determinar uma regio para cada tipo de informao. No layout, apenas definimos onde cada informao ser colocada, mas ainda no a digitamos. No nosso exemplo, vamos registrar o faturamento de cada um dos quatro produtos, ms a ms. A partir dessas informaes, calcularemos: _ O f at uram ent o m ensal de cada produt o. _ O f at uram ent o anual de cada produto. A planilha tem espaos reservados tanto para as informaes que sero digitadas quanto para as que sero calculadas automaticamente. As informaes sero digitadas da clula B4 at a clula E15. Por exemplo, na clula B4 digitaremos o faturamento do ms de janeiro correspondente a engrenagens; na clula C4, o faturamento de janeiro de

Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007


parafusos; na clula B5, o faturamento de fevereiro de engrenagens, e assim por diante, at o faturamento de dezembro de arruelas na clula E15. As informaes da coluna F, sobre faturamento mensal total, e as informaes da linha 17, sobre o faturamento anual por produto, sero calculadas automaticamente. Primeiro, vamos escrever as frmulas para calcular o faturamento total mensal (co lu n a F). Esse faturamento a soma dos valores vendidos de cada produto. Assim, o faturamento total de janeiro (clu la F4) ser a soma do faturamento de cada produto nesse ms (d a clu la B4 at a E4). Portanto, na clula F4 digitaremos a seguinte frmula:

Isso indica para o programa de planilha que o valor de F4 ser a soma dos valores das clulas B4, C4, D4 e E4.

Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

A frmula da clula F5 muito parecida com a frmula da clula F4 e o mesmo acontece com todas as clulas, at F15.

Como seria bastante trabalhoso digitar essa mesma frmula 12 vezes, vamos copi-la. Posicione o cursor sobre a clula F4. Abra a guia Incio e escolha o comando Copiar (CTRL + C); o computador copiar o contedo de F4. Selecione da clula F5 F15. Para isso, clique sobre a clula F5 e, mantendo o boto do mouse pressionado, arraste-o at a clula F15. Pressione a tecla ENTER. O programa percebe que a frmula mudou de linha e altera o seu contedo: em vez de copiar =B4+C4+D4+E4 para todas as linhas, ele adequar a frmula para cada linha. Assim, na clula F5 ser escrito =B5+C5+D5+E5; na clula F6, =B6+C6+D6+E6 e assim por diante.

Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007


O procedimento para calcular o faturamento anual de cada produto bastante parecido com o anterior: o faturamento anual de engrenagens a soma do seu faturamento em cada ms. Na clula B17, poderamos digitar a seguinte frmula:

Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

Quando a frmula for muito grande, usaremos a funo SOMA do Microsoft Office Excel 2007, que facilita o clculo, somando todas as clulas especificadas. Na clula B17, a frmula ser:

A notao B4:B15 indica que devem ser utilizadas todas as clulas no intervalo de B4 at B15. Assim, essa frmula ir somar os valores em todas essas clulas e exibir o resultado na clula B17.

10

Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

Agora, precisamos copiar essa frmula para as clulas de C17, D17 e E17. Podemos usar o mesmo procedimento que foi descrito acima. O programa perceber que elas foram colocadas em outra coluna e ajustar as referncias das colunas automaticamente. Assim, aps copiar a frmula para a coluna C17, teremos =Som a(C4:C15); na clula D17 aparecer =Som a(D4:D15), e assim por diante. Agora, nossa planilha est completa e basta digitar os valores unitrios relativos a cada ms e a cada tipo de produto, das linhas 4 a 15, das colunas B a E. O programa nos dar, automaticamente, os valores da linha 17 e da coluna F. A rapidez uma das grandes vantagens dos programas de planilha. Se voc cometer um erro ou quiser modificar o valor de uma clula, basta digitar o valor correto e todos os outros valores sero atualizados automaticamente.

11

Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007


Funes de uma planilha so comandos mais compactos e rpidos para se executar frmulas. Com elas possvel fazer operaes complexas com uma nica frmula. As funes so agrupadas em categorias, para ficar mais fcil a sua localizao. As funes tambm facilitam o trabalho com planilhas especializadas. Um engenheiro pode utilizar funes matemticas para calcular a resistncia de um material. Um contador usar funes financeiras para elaborar o balano de uma empresa. Entre as diversas funes, destacam-se:

Funes f inanceiras - Para calcular juros, rendimento de aplicaes, depreciao de ativos etc. Funes m at em t icas e t rigonom t ricas - Permite calcular raiz quadrada, fatorial, seno, tangente etc. Funes est at st icas - Para calcular a mdia de valores, valores mximos e mnimos de uma lista, desvio padro, distribuies etc. Funes lgicas - Possibilitam comparar clulas e apresentar valores que no podem ser calculados com frmulas tradicionais. A escolha de um ou outro tipo de funo depende do objetivo da planilha. Por isso, a Ajuda do programa de planilha um valioso aliado. Ela contm a lista de todas as funes do programa, normalmente com exemplo. Para ilustrar, usaremos a funo estatstica MDIA e a funo lgica SE em uma planilha que controla a nota dos alunos de uma escola. Se a mdia for superior a 5, o aluno aprovado; caso contrrio, reprovado. Na tela abaixo, as notas foram digitadas nas colunas de B at E e suas mdias colocadas na coluna F, com o auxlio da funo MDIA. Essa funo calcula a mdia das clulas indicadas. Para aplic-la:

12

Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

Digite a frmula =Mdia(B3:E3) na clula F3. Ela indica o prximo passo a ser dado: o clculo da mdia das clulas de B3 a E3 (a m d ia d e B3, C3, D3 e E3).

Para que o programa indique se um aluno foi aprovado ou no, a mdia obtida por esse aluno deve ser comparada com 5. Isso feito digitando-se a frmula =Se(F3<5;Reprovado;Aprovado) na clula G3. O contedo da clula G3 determinado pela condio de teste F3<5. Ela exibir o Reprovado caso a condio F3<5 seja verdadeira, ou seja, se o aluno obtiver mdia inferior a 5. Mostrar o valor Aprovado no caso de a condio F3<5 ser falsa, ou seja, se o aluno obtiver uma mdia igual ou maior que 5.

13

Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

Trabalhando com Planilhas


Inserindo e Excluindo Planilhas Uma pasta de trabalho padro apresenta, inicialmente, 3 planilhas. Caso necessite de mais planilhas, voc pode inclu-las, utilizando o seguinte comando: Inserir Planilha (SHIFT + F11).

Uma pasta de trabalho padro apresenta, inicialmente, 3 planilhas. Caso no necessite de todas, voc pode excluir as desnecessrias, selecionando-as e utilizando os comandos: Clique com o boto direito do mouse sobre a planilha e clique na opo Excluir.
Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

14

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

Renom eando Planilhas

No Microsoft Office Excel 2007, um arquivo, ou seja, uma pasta, pode conter vrias planilhas diferentes, sendo, portanto, fundamental nome-las de maneira a distingui-las. A nomeao no grava a planilha, por isso necessrio utilizar o comando Salvar (CTRL + B). Para nomear a planilha, utilize um dos seguintes comandos: Clique duplamente na guia da planilha que deseja renomear. Digite o nome da planilha e pressione a tecla ENTER.

Trabalhando com Linhas e Colunas


Inserindo e Excluindo Linhas e Colunas

Imagine que, durante a digitao de uma seqncia de dados, alguns dados foram esquecidos, ficando a tabela incompleta. Os dados podem ser introduzidos posteriormente nos locais corretos, bastando para isso fazer a escolha adequada entre as opes de insero, encontradas na guia Incio: Selecione o local adequado e clique na ferramenta Inserir, Inserir Linhas na Planilha ou Inserir Colunas na Planilha.

15

Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

De modo semelhante possvel fazer a excluso de colunas ou linhas que tenham sido introduzidas equivocadamente ou que no sejam mais necessrias. O comando de excluso de linhas ou colunas pode ser encontrado na guia Incio, na ferramenta Excluir, Excluir Linhas da Planilha ou Excluir Colunas da Planilha.

Alt erando a Alt ura e Largura de Linhas e Colunas A definio de tamanho extremamente comum para as linhas e colunas. Porm, no Microsoft Office Excel 2007, as linhas e colunas da planilha que contm ttulos ou aquelas que contm clulas de contedo formatado com um tipo de letra diferente podem ter a altura aumentada ou diminuda. Para alterar a altura de uma linha ou largura de uma coluna, faa o seguinte: aponte o mouse entre as linhas 1 e 2, clique e arraste para alterar a altura da linha ou aponte o mouse entre as colunas A e B, clique e arraste para alterar a largura da coluna.

Formatando a Tabela
Seo Font e

16

Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

Voc pode mudar o visual das letras, nmeros ou outros caracteres digitados das clulas selecionadas.

Seo Alinham ent o

Voc pode modificar o alinhamento das letras, nmeros ou outros caracteres digitados das clulas selecionadas.

Seo Nm ero

Voc pode formatar os nmeros das clulas selecionadas.

Inserindo e Excluindo Grficos


O Microsoft Office Excel 2007 apresenta um excelente recurso para a criao dos grficos: a guia Inserir. Com esse recurso, o programa orienta o
Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

17

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007


usurio a construir um grfico. Para inserir um grfico, selecione a rea com os dados que deseja apresentar nele. Selecione, inclusive, os dados que sero apresentados como legenda e como grfico.

O Microsoft Office Excel 2007 identifica dentro da rea selecionada o que ir ser apresentado como legenda e como grfico, porque o programa entende que, na maioria das vezes, a rea selecionada est disposta segundo padres que facilitam a identificao dos elementos. Lem brasse: antes de fazer qualquer tipo de grfico necessrio selecionar pelo menos um grupo de textos para servir como legenda e um ou mais grupos de nmeros para servir como grfico. Selecione os meses que vo servir como legenda, mantenha a tecla CTRL pressionada e selecione os valores que vo servir como grficos, clique na guia Inserir e escolha um modelo de grfico mais adequado.

18

Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

Para apagar um grfico selecionado, tecle DELETE.

19

Professor: Jos Rosivaldo da Silva Maro de 08

Vous aimerez peut-être aussi