Vous êtes sur la page 1sur 15

QUEM CHEGA COM VELOCIDADE MAIOR?

+*

Francisco Catelli Fernando Siqueira da Silva Universidade de Caxias do Sul Caxias do Sul RS Resumo Apoiando uma das extremidades de uma haste no cho, e deixando-a cair, junto com uma esfera, colocada inicialmente a uma altura igual extremidade livre da haste, quem chega com velocidade maior ao solo: a extremidade livre da haste ou a esfera? Neste trabalho so apresentadas diversas solues, em nveis crescentes de complexidade. Conclui-se que questes como essa podem propiciar o desenvolvimento de atividades investigativas no ambiente da sala de aula e, eventualmente, despertar em alguns estudantes vocaes para a carreira tecnolgica. Palavras-chave: Movimento acelerado; queda livre; conservao de energia; investigaes em sala de aula. Abstract Place one end of a rod on the floor and drop it, along with a ball, originally placed at a height equal to the free end of the rod. Which one, if either, has the larger speed when it hits the ground: the free end of the rod or the ball? In this work are presented several solutions, in increasing levels of complexity. We conclude that such questions can help the development of investigative

Which one gets the larger speed? Aceito: junho de 2008.


546 Cad. Bras. Ens. Fs., v. 25, n. 3: p. 546-560, dez. 2008.

* Recebido: maro de 2008.

activities in the classroom environment, and eventually lead some students to technology careers. Keywords: Accelerated motion; free fall; energy conservation; research in the classroom.

I. A questo
Uma haste, apoiada no solo por uma das extremidades, e uma esfera so liberadas em queda livre, como na Fig. 1. A extremidade livre da haste est mesma altura da esfera, H, em relao ao solo. Qual a velocidade maior ao tocar o solo: a da esfera ou a da extremidade livre da haste?

Fig. 1- Uma haste e uma esfera em queda livre .

II. Resposta nvel 1:


Aps formulada a pergunta em aula, um aluno respondeu mais ou menos da seguinte forma. Eu acho que a esfera que chega mais rpido. Mas se o professor perguntou, ento deve ser a ponta da haste! De fato, a intuio (ou esperteza?) do aluno estava correta. A extremidade livre da haste chega ao solo com velocidade maior que a da esfera, e no difcil provar essa afirmativa. Faremos isso a partir da conservao da energia mecnica. Supondo a inexistncia de atritos, o princpio da conservao da energia mecnica postula que a energia potencial do sistema Terra-corpo antes da queda deste de uma altura H em relao ao solo (nesse caso, a partir do repouso) igual energia cintica no momento em que o corpo toca o solo. Isso vale para a esfera:
Catelli, F. e Silva, F. S. 547

trata-se de um problema resolvido em praticamente qualquer aula que envolva o princpio da conservao da energia mecnica. Vale tambm para a haste em queda, s que a soluo menos trivial. Cada ponto da haste est a uma altura h diferente em relao ao solo e as velocidades de chegada ao solo de cada um desses pontos tambm diferente. O professor mais experiente pensaria logo em usar recursos do clculo, momentos de inrcia, essas coisas. Mas possvel chegar a uma demonstrao convincente apenas com a Matemtica disponvel no Ensino Mdio. Para isso, vamos simplificar a haste, imaginando-a composta de uma vareta fina e sem massa, acrescida de duas esferas de massa M/2, uma na extremidade livre da vareta e a outra, no meio desta, como na Fig. 2. (Uma vez concludo o clculo, veremos que a escolha de uma massa M/2 para cada uma das esferas arbitrria. O resultado seria o mesmo se fosse escolhido qualquer outro valor.) A esfera isolada possui massa M. Talvez algum aluno tora o nariz a essa simplificao, na qual uma haste se transforma em duas esferas unidas por uma vareta sem massa, mas podemos prometer a ele que, depois, o clculo poder ser realizado sem ela. Comecemos com a energia potencial da esfera, Epe: Epe = MgH (1) A energia potencial da haste , Eph (vareta com duas esferas, como na Figura 2), ser: M H M 3 (2) g Eph gH MgH 2 2 2 4 M/2 M

M/2 H H/2

Fig. 2 - Uma haste simplificada , constituda de uma vareta sem massa, munida de duas esferas de massa M/2, uma no meio e a outra na extremidade livre. Quem chega ao solo com velocidade maior: a esfera da extremidade livre da haste, ou a outra esfera solitria, de massa M, em queda livre?
548 Cad. Bras. Ens. Fs., v. 25, n. 3: p. 546-560, dez. 2008.

Vamos agora ao clculo das energias cinticas: a da esfera, Ece, ao tocar o solo, vale: 1 2 Ece Mv e (3) 2 Para calcular a energia cintica da haste , Ech, lembremos que, ao tocar o solo, a velocidade da esfera localizada no centro da vareta a metade da velocidade da esfera da extremidade, que chamaremos de vh. Ento,
Ech 1M 2 vh 2 2 1 M vh 2 ( ) . 2 2 2

Simplificando, ficamos com: 5 Ech Mv 2 h 16

(4)

Calculemos a velocidade da esfera ve ao tocar o solo. Supondo desprezveis as foras dissipativas, a energia potencial da esfera (equao 1) transforma-se integralmente em energia cintica (equao 3), o que leva ao resultado bastante conhecidoi:
ve 2gH

(5)

A velocidade da esfera da extremidade livre da haste , vh, calculada de forma similar, igualando a equao 2 (energia potencial da haste ) equao 4 (energia cintica total da haste ); aps as simplificaes, chegamos a:
vh 12 gH . 5

(6)

Se dividirmos a equao 6 pela equao 5,


vh ve 6 5 1,1

(7)

veremos que vh cerca de 10% maior que ve! A questo est respondida: a esfera da extremidade livre da haste chega ao solo com velocidade maior.

Catelli, F. e Silva, F. S.

549

III. Resposta nvel 2:


Mas, esta histria de vareta sem peso, eu no engoli muito, no! , poderia protestar um aluno. No d para resolver para a haste de verdade? Claro, o trabalho um pouco maior, mas d, sim. E sem usar clculo diferencial e integral, nem a cinemtica de rotaes, predominantemente inacessveis no nvel do Ensino Mdio. O princpio desta nova demonstrao rigorosamente o mesmo. Dessa vez, nada de vareta sem peso. Imaginemos a haste composta de N esferas, to perto uma da outra, que acabem por constituir o anlogo de uma haste cilndrica. Cada esfera possui massa M/N, e elas esto distribudas de maneira uniforme, como na Fig. 3. Pronto! Agora s calcular a energia potencial e a energia cintica de cada esfera. Parece que vai ser um trabalho e tanto. Mos obra!
N M

i H

hi

iH N

Fig. 3 - A haste representada dessa vez por N esferas, cada uma de massa M/N. A i-sima esfera est a uma altura hi = iH/N do solo. Durante a queda, como das outras vezes, a extremidade esquerda da haste gira em torno do ponto p. A soluo fora bruta seria a de supor, digamos, 10 esferas e calcular a energia potencial de cada uma, somando no final os resultados. Mas, no precisamos nos dar a este trabalho todo. Basta usarmos alguns truques . A i-sima esfera est a uma altura iH/N, onde H a altura da ltima esfera. A soma ficaria, ento, assim:
Eph M H g(1 N N 2 H N ... i H N ... N H ). N

550

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 25, n. 3: p. 546-560, dez. 2008.

Rearranjando,
Eph MgH N2 (1 2 ... i ... N).

N(N 1) . 2 Ento, podemos escrever que a energia potencial da haste constituda de N esferas : MgH (N 1) Eph . (8-a) 2 N

Veremos no apndice 1 que a soma (1+2+...+i+...+N) igual a

Mas, quanto maior for N, tanto mais ele fica prximo de (N+1); para N tendendo a infinito, (N+1)/N 1, e a energia potencial da haste tender a
Eph 1 MgH 2

(8-b)

Este resultado muito bonito: a energia potencial da haste da Fig. 3 a mesma que ela teria se todas as N esferas que a compem, cada uma de massa M/N, estivessem a uma altura H/2 do solo. Faz sentido! Vamos agora ao clculo da energia cintica da haste. Lembremos: como todas as esferas que constituem a haste tocam o solo no mesmo instante, suas velocidades sero proporcionais altura que elas se encontram no incio da queda. Por exemplo, como vimos anteriormente, a esfera que se encontra na metade da haste chegar ao solo com uma velocidade que a metade da velocidade da esfera mais alta. A soma das energias cinticas das N esferas ser ento:
Ech 1M 2 (v1 2 N v2 2
2 v3

... v i2

... v 2 ) . N

Em geral, podemos dizer que as velocidades crescem como as alturas:

v1

vN , v2 N

vN , v3 N

vN , ... , v N N

vN , N

onde vN a velocidade da N-sima esfera, a mais alta. Ento,


Ech 1 M vN 2 ( ) 2 N N (2 vN 2 ) N (3 vN 2 ) N ... (i vN 2 ) N ... (N vN 2 ) N

Simplificando, chegamos a:

Catelli, F. e Silva, F. S.

551

Ech

1 Mv 2 2 N (1 3 2 N

22

32

... N 2 ).

No apndice 2 mostraremos que a soma 1 +2 +3 +...+N tende para N/3, quando N tende a infinito. A expresso acima (que, lembremos, corresponde energia cintica da haste ao tocar o solo) fica ento igual a:
Ech 1 1 ( Mv 2 ) . N 3 2

(9)

Exatamente como fizemos na soluo simplificada, basta ento igualar as equaes 8-b e 9, colocando vN em evidncia:
vN 3gH .

(10)

Comparemos vN (equao 10) com ve (equao 5):


vN ve 3 2 1,22 .

(11)

IV. Concluso
A extremidade livre da haste tem velocidade em torno de 22% maior que a da esfera em queda livre! O resultado anterior, obtido com o modelo simplificado de apenas duas massas, tambm estava correto, ou seja, a esfera mais alta sempre toca o solo com velocidade maior que a da esfera em queda livre.

V. Perguntas derivadas
Vrias perguntas certamente derivaro do acima exposto. A primeira delas poderia ser a seguinte: possvel um objeto (ou parte dele) cair com velocidade maior que a de uma esfera em queda livre? A resposta : sim. E este no um caso isolado. A extremidade superior de uma mola, esticada sob a ao do prprio peso, quando solta em queda livre, tambm apresenta o mesmo comportamentoii. Uma segunda pergunta tambm praticamente inevitvel: J que a velocidade da extremidade superior da haste maior que a da esfera em queda livre, a haste chega antes da esfera ao solo?

552

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 25, n. 3: p. 546-560, dez. 2008.

A resposta, neste caso, bastante intrigante: sim e no. Depende do ngulo inicial a partir do qual a haste inicia seu movimento. A soluo analtica desse problema bastante difcil e, dessa vez infelizmente fora do alcance dos recursos disponveis na Matemtica e na Fsica do nvel mdioiii. Mas, no percamos a esperana: d para avanar bastante, mesmo assim. Podemos resolver o impasse utilizando a experimentao. Vamos sugerir, ento, uma pequena investigao. Experimento 1 Use uma esfera feita de massa de modelar, e coloque-a sobre a extremidade superior de uma haste. Deixe a haste e a esfera carem simultaneamente, a partir do repouso, de um ngulo inicial de aproximadamente 30 com a horizontal. Prenda tambm um pequeno recipiente (uma tampa de reservatrio plstico serve) a uma distncia de aproximadamente 0,87 vezes o comprimento da haste. No nosso prottipo, de 1 m de comprimento, vrias pontas agudas de pregos foram colocadas no fundo do recipiente, de modo a prender a esfera de massa de modelar, caso ela caia dentro dele (veja a Fig. 4). Ento, que conclusesiv d para tirar desse experimento? (Se voc preferir ver o vdeo do experimento, acesse o endereo na referncia IV).

0,87 L

30

Fig. 4 - Sugesto de aparato experimental para descobrir experimentalmente quem chega antes ao solo: a extremidade da haste ou a esfera de massa de modelar. Note que a haste inicia sua queda formando um ngulo de cerca de 30 com a horizontal.

Catelli, F. e Silva, F. S.

553

Experimento 2 Segure a haste (de modo a que faa um ngulo inicial prximo de 90 em relao ao solo) numa das mos e a esfera na outra; libere ambas ao mesmo tempo. A simples observao visual plenamente convincente. Dessa vez, a esfera chega antes ao solo, sem a menor dvida. Os dois experimentos acima sugerem que a velocidade da esfera menor que a da extremidade da haste no primeiro caso, e maior no segundo? Dessa vez, a resposta : no. A extremidade da haste sempre chega ao solo com velocidade maior que a da esfera, independentemente do ngulo da haste com a horizontal, mas no necessariamente chega antes. No difcil entender esses resultados. No segundo experimento, por exemplo, a acelerao do centro de massa da haste , no incio, muito pequena, o que faz com que o aumento da velocidade se d lentamente. A esfera, liberada simultaneamente, ganha um grande avano em relao extremidade da haste, no incio da queda. Aps, a extremidade livre da haste apresentar velocidades cada vez maiores, superando mesmo a velocidade da esfera ao tocar o solo, mas perder inevitavelmente a corrida . Esse efeito pode ser percebido visualmente. Se desejado, basta filmar com uma cmara digital a queda simultnea da haste e da esfera, visualizando as imagens quadro a quadro. Praticamente todos os programas para a reproduo de vdeos possuem esse recursov. ngulo pequeno com a vertical

Fig. 5 - Mesmo aparato da Fig. 4, com a diferena que, dessa vez, o ngulo inicial da haste com a vertical prximo de zero. muito fcil perceber visualmente quem toca antes o solo.

554

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 25, n. 3: p. 546-560, dez. 2008.

Quando a haste inicia a queda a partir de ngulos no muito grandes em relao horizontal, a acelerao inicial do centro de massa da haste j significativa. No difcil mostrar isso atravs de clculos; percebemos que a extremidade da haste, j no incio da queda, apresenta aceleraes maiores que a da gravidade. E, nesses casos, ela ganha a corrida .

VII. Dividendos didticos


Um bom problema o que, entre outras virtudes, permite graus crescentes de dificuldade. Tais problemas tm o dom de no nos fazerem desistir logo no incio. No caso deste trabalho, esse requisito parece ser cumprido. A soluo de nvel 1 acessvel a qualquer pessoa que disponha de um nvel bsico de Fsica e de Matemtica. O segundo nvel, apesar de tambm no pressupor conhecimentos preliminares avanados, nem de Matemtica nem de Fsica, de fato mais desafiador. Trabalhar o nvel 2 em sala de aula exigir mais tempo; outras atividades devero ser deixadas de lado. uma questo de opo. Um segundo dividendo didtico viria dos conceitos fundamentais da Fsica que afloram ao longo da elaborao da resposta pergunta. So diversos, e muito importantes. Mencionaremos dois: o conceito de acelerao como variao da velocidade no tempo (crucial para a conquista de boas respostas) e o conceito de conservao da energia mecnica. O terceiro dividendo didtico est ligado a um critrio nem sempre muito lembrado nas aulas de Fsica: o da elegncia. Referimo-nos elegncia de raciocnios encadeados, nos quais a lgica da soluo transparece sem grande dificuldade. H o que chamaramos de um enredo , ou histria , os quais levam a solues para nossas perguntas. Nas ocasies em que este trabalho (ou parte dele) foi explorado em aula, esse critrio de elegncia foi destacado e provocou nos pareceu reaes positivas nos estudantes. O quarto dividendo didtico diz respeito relao Matemtica-Fsica. H bastante confuso a este respeito. Os estudantes, quando indagados sobre a dificuldade eventual que encontram na soluo de um determinado problema, freqentemente associam-na Matemtica envolvida. A Matemtica , assim como percebida por boa parte dos estudantes, parece que se esgota nas frmulas envolvidas, e nas suas manifestaes numricas. Perde a Matemtica; perde a Fsica. Pensamos que se trata muito mais do que imaginar que a Matemtica apenas fornece as ferramentas para que os fsicos faam clculos.

Catelli, F. e Silva, F. S.

555

Como seria, ento, uma relao Fsica-Matemtica frutfera? Lancemos mo do conhecido princpio da autoridade : com a palavra, no mbito da Fsica, Lorde Kelvin: A Fsica a cincia no das coisas, mas das medidas vi. Interpretando: no so os objetos fsicos que importam, mas sim as relaes que eles guardam entre si. Mas, qual ento a ligao com a Matemtica? Com a palavra, nossa segunda autoridade, o matemtico Henri Lebesgue: No existe assunto mais fundamental: a medida o ponto de partida de todas as aplicaes matemticas. vii Eis ento uma possvel ligao: tanto a Matemtica quanto a Fsica tratam de relaes (medidas). Os objetos de ambas diferem, certo. Mas, para ambas, so as relaes (insistimos) que importam, e no os objetos. Um quinto possvel dividendo didtico est associado ao que chamaramos de o irresistvel charme da investigao . Por que no correr atrs de algumas respostas? Nessa corrida , vale teorizar, procurar na internet, montar e executar experimentos de laboratrio e perguntar a outros profissionais (engenheiros, por exemplo). Definiramos aqui (de maneira bastante livre) investigao como sendo toda e qualquer atividade autnoma do estudante que o leve a avanar na soluo de um dado problema. Sabemos que as respostas que o estudante conquista por ele mesmo valem muito mais. O que melhor: montar um experimento no laboratrio ou buscar simulaes na internet? Talvez este seja mais um dividendo didtico deste trabalho: se existir a opo de uso de recursos antigos (laboratrio didtico, por exemplo) e recursos modernos (computador e internet, por exemplo), o nosso conselho seria: use ambos! At porque essa separao entre antigo e novo convenhamos bastante artificial. Um stimo dividendo didtico: so o que chamaramos de problemas abertos . Definimos aqui problema aberto aquele que no se esgota numa nica (e em geral breve) resposta. Ensinemos isso aos alunos. Nunca tomemos uma resposta como sendo a nica, ltima, definitiva. A cultura de avaliaes estritas ( provas ) talvez tenha provocado nos estudantes este mal-entendido de que um problema sempre tem que ter apenas uma resposta final, e ponto. Todos perdemos muito quando deixamos de explorar um pouco mais as questes que se nos apresentam. das vantagens da abertura mencionada acima a possibilidade de Uma transpor para o mundo real uma parte do trabalho envolvido na resoluo de problemas: esse seria um ltimo dividendo didtico que gostaramos de destacar. Aspectos do movimento da barra aqui descritos poderiam servir de inspirao para a anlise preliminar de movimentos de raquetes de tnis, ou por que no? do brao e da mo de um atacante de vlei ao desferir uma cortada , ou a perna e o

556

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 25, n. 3: p. 546-560, dez. 2008.

p de um batedor de falta no futebol. Esse movimento haste com piv , presente em praticamente todos os esportes, tambm extremamente comum na Engenharia, no desenho e estudo de mquinas. Apesar de no ser o objetivo aqui, a anlise da queda de uma barra pode despertar vocaes para a Engenharia Mecnica, ou mesmo a Engenharia Civil. As velocidades de partes de corpos extensos, que excedem as provocadas pela gravidade em corpos pequenos, talvez sejam suficientemente provocativas para despertar essas vocaes em alguns de nossos alunos. Este inegavelmente um dos papis da escola de Ensino Mdio: despertar vocaesviii. Em suma: quando motivados, os prprios estudantes sabero encontrar as mais variadas, inslitas e inverossmeis aplicaes para os problemas que eles se dispem a investigar. Apndice 1 Somando 1 + 2 + 3 + ... + N Marcus du Sautoy, em seu belo livroix A msica dos nmeros primos , relata que o jovem Gauss teria resolvido o problema de somar todos os nmeros inteiros de 1 a 100 imaginando objetos dispostos em colunas, um objeto na primeira (da esquerda para a direita), dois na segunda, e assim sucessivamente, como os cubos da Fig. 6.

Fig. 6 - Quantos cubos h nesta figura? Podemos cont-los, mas h uma maneira mais fcil (e geral!) de conhecer o resultado. Gauss imaginou, sobreposto ao tringulo da Fig. 6, um segundo, idntico ao primeiro e invertido, como o formado pelos cubos brancos na Fig. 7. Assim, o nmero total de cubos pode ser obtido tomando a metade do produto do nmero

Catelli, F. e Silva, F. S.

557

de cubos da base do retngulo da Fig. 7 multiplicado pelo nmero de cubos da altura deste. A Fig. 6 ter ento:
1 2 3 4 5 (5 1) 5 2 15 cubos.

Em geral,
1 2 3 ... N N(N 1) . 2

Fig. 7 - Neste retngulo h (N+1) N cubos, ou (5+1) O nmero de cubos escuros a metade desse valor.

5 = 30 cubos.

Finalmente, quanto maior for o nmero N, mais os termos N e N+1 se N2 parecero, e o resultado da soma acima tender ao valor , como referido no 2 texto (equaes 8-a e 8-b). Apndice 2 Somando 1 + 2 + 3 + ... + N Tentemos seguir o mesmo tipo de raciocnio desenvolvido no apndice 1. O termo 1 nos leva a pensar obviamente em um cubo, o termo 2 poderia nos levar a pensar em um quadrado , constitudo de 2 2 cubos, o termo 3, outro quadrado formado por 3 3 cubos, e assim sucessivamente. Vamos empilhar esses quadrados todos, de modo a formar um slido que lembra uma pirmide, como na Fig. 8. Agora, pensemos numa pirmide constituda de um nmero muito grande de cubos (idealmente, tendendo a infinito). Ao olhar a pirmide por inteiro, seus

558

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 25, n. 3: p. 546-560, dez. 2008.

cubos se tornaro menores, a tal ponto que nem seremos mais capazes de ver seus degraus . Qual o nmero total de cubos dessa pirmide? Curiosamente, mais fcil responder a essa pergunta do que contar o nmero de cubos da Fig. 8. Vejamos: o quadrado que constitui a base da pirmide de infinitos cubos tem N N cubos, e a altura dessa mesma pirmide equivale altura de N cubos. Sabemos da Matemtica que o volume de uma pirmide igual a um tero da rea da base (NN, no nosso caso) multiplicada pela sua altura (N); como seu volume pode ser expresso pelo nmero total de cubos que a constituem, podemos escrever:
12 22 32 ... N 2 1 ( N N) N 3 N3 . 3

Note que esse resultado (utilizado na equao 9) s vale para um nmero grande de cubos. Simples, no?

Fig. 8 - A pirmide da figura possui base quadrada, formada por 5 5 cubos, e uma altura equivalente a 5 cubos. Agradecimentos Universidade de Caxias do Sul, ao CNPq e FINEP pelo apoio s atividades de divulgao cientfica propostas por nosso grupo de trabalho.

Ver, por exemplo, Mximo, A. e Beatriz Alvarenga, Curso de Fsica, volume 1, p. 293, exemplo 2. So Paulo: Scipione, 2006. Molas podem cair com aceleraes maiores que g: ver, por exemplo, Silveira, F. L e Axt, R., Podem molas em queda livre ter acelerao maior que a da gravidade? A Fsica na Escola, So Paulo, v. 6, n. 2, out. 2005, p. 5-7. O mesmo pode ocorrer com uma barra artiCatelli, F. e Silva, F. S. 559
ii

culada, como a deste trabalho: Young, W. M. Faster than gravity! , American Journal of Physics, v. 52, dez. 1984, p. 1142-1143.
iii

A derivao detalhada deste problema pode ser acompanhada em Theron, W. F. D. The faster than g demonstration revisited. American Journal of Physics, v. 56, ago. 1988, p. 736-739. Neste artigo, Theron estende a anlise de Young (referncia 2) para grandes ngulos, o que s pode ser feito mediante a um aumento significativo da complexidade dos clculos.
iv

Alm da referncia 3, ver tambm Aguirregabiria, J. M., A. Hernandez e M. Rivas, Falling Elastic Bars and springs . American Journal of Physics, v. 75, jul. 2007, p. 583-587. No final do artigo feita uma referncia ao problema tratado neste trabalho; um vdeo pode ser acessado no endereo tp.lc.ehu.es/jma/mekanika/solidoa/fasterg.html. Foi desse vdeo que retiramos parte da idia do experimento 1, por ns sugerido.
v

Gil, S., Reisin, H. D., Rodriguez, E. E. Using a digital camera as a measuring device . American Journal of Physics, v. 74, set. 2006, p. 768-755.
vi

Lorde Kelvin, citado por Gaston Bachelard, Essai sur la connaissance aproche. Paris: Vrin, 5. ed. 1981, p. 55.
vii

Henri Lebesgue, tambm citado por Gaston Bachelard, Essai sur la connaissance aproche. Paris: Vrin, 5. ed. 1981, p. 55.

viii

Programas como o Cincia de Todos e Engenheiro do Futuro , patrocinados pela FINEP, tm como um dos principais objetivos justamente a divulgao da Cincia e o despertar de vocaes dos jovens estudantes para as carreiras da rea cientfica e tecnolgica. Sautoy, Marcus du. A msica dos nmeros primos. A histria de um problema no resolvido na Matemtica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2007. A estratgia descrita na nota 1 para efetuar a soma dos nmeros inteiros de 1 a N foi empregada por um dos autores para estimar o comprimento da trilha de um CD e, por extenso, o tamanho de um bit de informao (Catelli, F. Pense e responda! Qual o tamanho de um bit? . Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica, v. 23, n. 2, p. 247-255, ago. 2006).
ix

560

Cad. Bras. Ens. Fs., v. 25, n. 3: p. 546-560, dez. 2008.

Vous aimerez peut-être aussi