Vous êtes sur la page 1sur 2

Dinamizador Dr.

Jos Tomaz Local Escola Secundria Stuart de Carvalhais Calendarizao 21 de abril - sbado, das 09:00 s 13:00 Durao 25 horas - 1 crdito Destinatrios
Professores de todos os grupos de ensino Associao de Professores de Sintra

Formao de Professores

A Utilizao Pedaggica do Quadro Interactivo Multimdia na Escola


Nmero mnimo de participantes: 20

e s de fessor de Pro 3C iao osta, 1 Assoc mo s C sco Ra Franci s raceta P s Merc ada da Ta p artins em- M 579 M 36 272 5 9 55 80 61/ 93 4 1 917 0 Tel.: 2 il.com @gma fsintra : pr o .org e-mail fsintra w.pro ww

es Inscri

Sintra

Valor: 70 - scios da APS/ 90 - no associados

20% no acto da inscrio Data limite de inscrio: 17 de abril

Associao de Professores de Sintra


Entidade Formadora Registo de Acreditao n CCPFC/ENT-AP-0295/10

Fundamentao
As escolas esto a ser equipadas com quadros interactivos multimdia (QIM) que possibilitam a utilizao de recursos multimdia, online e em hiper-texto. No entanto, a utilizao destes equipamentos reveste-se de alguma complexidade, pois tm que ser interligados a diversos dispositivos TIC, de modo a podermos tirar partido deles. Por outro, os professores tm materiais em formato digital e podem desenvolver novos recursos especficos para utilizao nos QIM, mas necessrio que os professores adquiram os conhecimentos necessrios manipulao eficaz e eficiente desta tecnologia. Estes aspectos levam adaptao dos processos ensino-aprendizagem e sua reformulao em contexto de sala de aula. Assim, esta oficina permite transmitir estes conhecimentos de forma integrada aos professores dos diferentes graus de ensino, para que possam utilizar este recurso TIC.

Objetivos
Apoiar as escolas e os professores dos diferentes nveis de ensino na utilizao dos Quadros Interactivos Multimdia (QIM). Promover a utilizao deste recurso no processo ensino aprendizagem. Reutilizar os materiais, recursos e actividades existentes com os QIM. Desenvolver novos materiais, actividades e interaces com os alunos usando os QIM. Promover a inovao educativa em contexto de sala de aula. Dinamizar o trabalho colaborativo na comunidade educativa.

Contedos
1. Evoluo dos recursos tecnolgicos para sala de aula. 2. Instalao do Quadro Interactivo Multimdia(QIM). 3. Funcionalidades bsicas. 4. Interligao com outros equipamentos TIC. 5. Aplicao ao ambiente de sala de aula. 6. Integrao com as ferramentas de Escritrio Electrnico. 7. Utilizao com ferramentas Online: A) Motores de Pesquisa na Internet; B) Sites interactivos; C) Plataforma colaborativa Moodle. 8. Pacote de ferramentas e recursos de software do QIM. 9. Aplicao do QIM no ensino das disciplinas curriculares e de projecto. 10. Realizao e correco de exerccios no QIM. 11. Metodologia de desenvolvimento de um recurso didctico para o QIM. 12. Anlise de exemplos e casos de estudo.

Vous aimerez peut-être aussi