Vous êtes sur la page 1sur 2

1- Como nascem as obrigaes tributrias? R-nascem quando h um fato gerador que justifique tributaria.

a obrigao

2- Comente a seguinte afirmao: A obrigao acessria no implica para o sujeito ativo (fisco) o direito de exigir um comportamento do sujeito passivo, mas o poder jurdico de criar contra ele um crdito, correspondente penalidade pecuniria. R- A afirmao diz que a obrigao acessria no uma exigncia do fisco,mais se a mesma no for cumprida, ela automaticamente transforma-se em uma obrigao principal,pois ao no cumprimento, cria o credito tributrio.

3- Indique os critrios de diferenciao entre fontes formal e fonte material da obrigao tributria. R-A fonte formal (lei) a instituio da hiptese de incidncia ou seja a descrio legal, j a fonte material (fato gerador) a concretizao da hiptese de incidncia, ou seja a ocorrncia do fato gerador. 4- Indique uma situao em que a liberdade de escolha do domiclio tributrio no ser reconhecida pelo ente tributante. R-Quando a legislao especifica do tributo restringe ou exclui a faculdade de escolha do domicilio tributrio pelo sujeito passivo 5- Conceitue as espcies de lanamento e indique qual o modelo de lanamento realizado no Imposto de Renda.

R- de ofcio feita pelo agente administrativo sem qualquer colaborao do sujeito passivo.
Por declarao feito pelas declaraes manifestadas pelo sujeito passivo que efetuar o credito tributrio. Por Homologao ocorre quando h um adiantamento em relao a algum tributo sem a consulta previa do rgo responsvel pela arrecadao 6. Quais as diferenas entre prescrio e decadncia para o direito tributrio? R- Decadencia perda do direito de lanar o credito tributrio Prescrio - perda do direito de cobrar,resgatar o credito tributrio

Qs.o prazo de decadncia e de 5 anos contado apartir do fato gerador, o prazo de prescrio de 5 anos contado apartir do ano seguinte ao fato gerador. 7. Conceitue iseno e imunidade como regras de no incidncia da norma tributria e como forma de excluso do crdito tributrio. R_ISENO- uma exeo da pronuncia de determinado tributo sobre fatos ou atos que o incidem sobre o mesmo,j no caso da imunidade, podemos dizer que j no incidncia qualificada,j que essa no incidncia garantida pela lei 8. Disserte sobre a funo das certides negativas, explique as regras bsicas que disciplinam este instituto da Administrao Tributrio no Cdigo Tributrio brasileiro.

R- expedida pelos rgos e reparties publicas fazendrias informando que o requerente,naquele momento est com sua situao tributaria regular,ou seja no possui dbitos e esta com o cadastro regularizado.(declarar a inxistencia de debito do contribuinte)

Vous aimerez peut-être aussi