Vous êtes sur la page 1sur 27

Servio de Apoios s Micro e Pequenas Empresas no Maranho

FOLHA N RUBRICA:

__

PROCESSO CPL TCE/MA N 09/2010 PREGO PRESENCIAL N 01/2010 TCE/MA O SERVIO DE APOIO S MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DO Maranho TCE/MA, entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, instituda sob a forma de servio social autnomo, inscrito no CNPJ/MF n 06.665.129/0001-03, atravs da Comisso Permanente de Licitaes - CPL (designada pela Portaria n 01/2010 de 22 de janeiro de 2010) torna pblico que far realizar licitao na MODALIDADE PREGO, na forma presencial, tipo MENOR PREO, destinado a aquisio de Sistema de Gerenciamento eletrnico de Documentos e automatizao de processos GED/Workflow para o TCE/MA. O Prego ser regido por este edital e pelos seguintes instrumentos: Regulamento de Licitaes e de Contratos do Sistema TCE, conforme Resoluo CDN n. 138/06, publicada no D.O.U. de 12.04.2006 e suas alteraes posteriores; Lei Complementar n 123/2006. A sesso pblica de abertura do Prego ser s 09 horas do dia 30 de junho de 2010, na sala de licitaes do TCE/MA em Teresina Maranho. Maiores informaes podero ser solicitadas ao TCE/MA, somente por escrito, atravs do e-mail: pilicitacao@pi.TCE.com.br licitacao@pi.TCE.com.br , aos cuidados da Comisso Permanente de Licitaes, at 2 (dois) dias teis antes da data prevista para a sesso pblica de recebimento dos envelopes. O gratuitamente no Portal do TCE/MA na internet, , ou na sala de licitaes da sede do TCE/MA, em Teresina (o interessado dever portar mdia para gravao do arquivo).

www.pi.TCE.com.brwww.pi.TCE.com.br

edital

pode

ser

retirado

1. DO OBJETO A presente licitao tem por objeto a aquisio de software para Gerenciamento Eletrnico de Documentos (GED) e Processos (Workflow), com aplicativos integrados, instalados e configurados, treinamento, acompanhamento ps-capacitao, atualizao da verso e suporte tcnico pelo perodo de 12 (doze) meses, podendo, ser prorrogado nos termos do Art. 26 do Regulamento de Licitaes e de Contratos do Sistema TCE. As especificaes dos servios esto detalhadas no Anexo I Termo de Referncia. 2. DOS RECURSOS FINANCEIROS 2.1 Os recursos financeiros destinados a cobrir as despesas com os primeiros 12 meses de vigncia da contrao esto estimados em R$ 98.480,00 (noventa e oito mil quatrocentos e oitenta reais) e correro por conta do oramento anual do TCE/MA em seu itens: Projeto: Gesto de Tecnologia da Informao e Comunicao 2.2 A estimativa de valor prevista constitui-se em mera previso, no estando o TCE/MA obrigado a realiz- la em sua totalidade. 3. DOS QUESTIONAMENTOS E IMPUGNAO 3.1 Questionamentos podero ser encaminhados ao TCE/MA, somente por escrito, pelo endereo de e- mail: pi-licitacao@pi.TCE.com.brpi-licitacao@pi.TCE.com.br , aos cuidados da Comisso Permanente de Licitaes, at 2 (dois) dias teis antes da data fixada para o recebimento das propostas, ficando de j avisados os interessados que as respostas aos possveis questionamentos sero disponibilizadas no site do TCE/MA na internet, www.pi.TCE.com.brwww.pi.TCE.com.br . 3.2 Este edital poder ser impugnado, no todo ou em parte, at 2(dois) dias teis antes da data fixada para abertura desta licitao, estabelecida no prembulo. 3.3 As impugnaes sero dirigidas Comisso Permanente de Licitaes, devem ser feitas por escrito e protocoladas. Devem ainda ser entregues no TCE/MA em duas formas: mdia impressa e digital. 3.4 As repostas aos questionamentos e impugnaes sero divulgadas no site

www.pi.TCE.com.brwww.pi.TCE.com.br .
3.5 S tero validade os esclarecimentos sobre o contedo deste edital que forem prestados, por escrito, pela Comisso Permanente de Licitaes.

3.6 No impugnado o ato convocatrio preclui toda a matria nele constante.

Servio de Apoios s Micro e Pequenas Empresas no Maranho

FOLHA N RUBRICA:

__

4. DAS CONDIES DE PARTICIPAO 4.1 Podero participar desta licitao as empresas legalmente constitudas no pas, operando nos termos da legislao vigente, cuja finalidade e o ramo de atuao estejam ligados ao objeto desta licitao e que atendam integralmente s exigncias deste Edital e seus anexos. 4.2 A participao nesta licitao implica na aceitao integral e irrestrita das condies estabelecidas neste edital. 4.3 vedada a participao na licitao de empresas que: 4.3.1 4.3.2 4.3.3 4.3.4 Tenham em seu quadro dirigente ou empregado do Sistema TCE, bem como ex-empregados at 6 (seis) meses aps a sua demisso; Atuem em consrcio; Estejam em processo de falncia; Estejam cumprindo suspenso por qualquer uma das entidades do Sistema TCE.

5. DOS ENVELOPES 5.1 Os documentos constantes em cada um dos envelopes devero ser entregues preferencialmente grampeados e com pginas numeradas, e obrigatoriamente em envelopes distintos e colados, preferencialmente opacos, trazendo na sua parte frontal externa as seguintes informaes: 5.1.1 Envelope N 1 - PREGO TCE/MA n 01/2010 Contedo: CREDENCIAMENTO E HABILITAO Dia e horrio de abertura do envelope Empresa: (citar, por extenso, nome e endereo da empresa LICITANTE) 5.1.2 Envelope N 2 - PREGO TCE/MA n 01/2010 Contedo: PROPOSTA DE PREOS Dia e horrio de abertura do envelope Empresa: (citar, por extenso, nome e endereo da empresa LICITANTE) 6. DO CREDENCIAMENTO 6.1 CREDENCIAMENTO: Para manifestar-se em seu nome durante as fases do procedimento licitatrio, as licitantes podero credenciar um representante, atravs da apresentao da documentao abaixo, dentro do envelope n 1 - CREDENCIAMENTO E HABILITAO e obedecendo aos seguintes critrios: 6.1.1 Sendo o representante legal:

a) Cdula de identidade (cpia autenticada); b) Prova de registro, no rgo competente, no caso de empresrio individual (cpia autenticada); c) Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado no rgo competente,
acompanhado de suas alteraes posteriores (cpia autenticada);

d)

Ato de nomeao ou de eleio dos administradores, devidamente registrado no rgo competente, na hiptese de terem sido nomeados ou eleitos em separado (cpia autenticada). 6.1.2 Sendo procurador da licitante:

a) Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado no rgo competente,
acompanhado de suas alteraes posteriores (cpia autenticada).

b) Apresentar original ou cpia autenticada de instrumento pblico ou particular de procurao, esta com firma
reconhecida em cartrio, concedendo poderes inclusive para formulao de ofertas e lances verbais em processos de licitao;

c) Cpia autenticada de Documento com foto que comprove a identidade do representante.


2

Servio de Apoios s Micro e Pequenas Empresas no Maranho

FOLHA N RUBRICA:

__

6.2 Os documentos de credenciamento devero ser entregues Comisso Permanente de Licitaes, dentro do envelope n. 1 e no sero devolvidos, ficando reti dos como parte integrante do processo. Apenas o documento de identidade do representante, poder ser apresentado fora do envelope, sendo que este no ficar retido com o processo. 6.3 Cada licitante credenciar apenas um representante que ser o nico admitido a intervir no procedimento licitatrio e a responder em nome da representada por todos os atos e efeitos previstos neste edital. 6.4 vedada a representao de mais de uma empresa por uma mesma pessoa, salvo se for em itens ou lotes diferentes. 6.5 O no credenciamento de representante impedir qualquer pessoa presente de se manifestar e responder pela licitante, sem prejuzo do direito de oferecimento dos envelopes de habilitao e proposta. 6.6 Fica assegurada s licitantes, a qualquer tempo, mediante juntada dos documentos previstos neste item, a indicao ou substituio do seu representante junto ao processo. 7. DOCUMENTOS PARA HABILITAO 7.1 Para HABILITAO neste procedimento licitatrio, as licitantes devero apresentar a documentao abaixo, dentro do envelope n 1 - CREDENCIAMENTO E HABILITAO: 7.2 REGULARIDADE FISCAL: Para comprovao da regularidade fiscal, dever a licitante apresentar dentro do envelope n. 1 os seguintes documentos: 7.2.1 7.2.2 7.2.3 7.2.4 Prova de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica CNPJ; Prova de regularidade para com a fazenda federal, estadual e municipal do domiclio ou sede da licitante, com validade igual ou posterior data prevista para a abertura desta licitao. Prova de regularidade relativa Seguridade Social, com validade igual ou posterior data prevista para a abertura desta licitao. Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Servio, com validade igual ou posterior data prevista para a abertura desta licitao.

7.3 QUALIFICAO ECONMICO-FINANCEIRA Para qualificao econmico-financeira, dever a licitante apresentar dentro do envelope n. 2 os seguintes documentos: 7.3.1 Certido negativa de falncia expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurdica, emitida no mximo 90 dias antes da data da primeira sesso deste certame;

7.4 CAPACIDADE TCNICA Para comprovao da capacidade tcnica a licitante dever apresentar dentro do envelope n. 1: no mximo 05 (cinco) Atestado(s) de capacidade tcnica, emitidos por pessoas jurdicas de direito pblico ou privado, clientes da licitante demonstrando que, sem restrio, a licitante forneceu produtos e servios iguais ou semelhantes aos indicados neste edital, e que no h nada que a desabone. 7.5 Alm das especificaes contidas em cada um dos itens acima, as licitantes devero observar quanto a todos os documentos o seguinte: 7.5.1 7.5.2 Toda a documentao dever ser apresentada em original ou por cpia autenticada em cartrio; O pregoeiro e a Comisso Permanente de Licitaes no autenticaro documentos.

7.6 Devero acompanhar a HABILITAO: a) Termo de Declarao, apresentado conforme modelo constante do ANEXO II, comprovando que a licitante recebeu todos os documentos e que tomou conhecimento de todas as condies do instrumento convocatrio.

b) Declarao de ME/EPP, se for o caso, conforme modelo constante no Anexo III.

Servio de Apoios s Micro e Pequenas Empresas no Maranho


8. DA PROPOSTA DE PREOS

FOLHA N RUBRICA:

__

8.1 Dever ser includo no envelope n 2 a proposta de preos elaborada pela licitante, datada, digitada ou datilografada em lngua portuguesa, salvo quanto a expresses tcnicas de uso corrente, com clareza, sem rasuras, emendas ou entrelinhas, devidamente assinada pelo representante legal da licitante. Pargrafo nico: as propostas devero apresentar detalhadamente as especificaes e ainda contemplar todos os custos e encargos para atendimento das especificaes exigidas no ANEXO I, sendo expressa em moeda corrente nacional (Real), com at duas casas aps a vrgula (R$ 0,00), com assinatura e identificao do(s) representante(s) legal(is) da licitante. 8.2 O prazo de validade mnimo da proposta ser de 60 (sessenta) dias contados da data estipulada para abertura da licitao, o qual, se maior, dever ser explicitado na proposta. 8.3 Caso a proposta no indique o prazo de validade, fica estabelecido que ser considerado o prazo de 60 (sessenta) dias. 9. DO RECEBIMENTO DOS ENVELOPES 9.1 No dia, hora e local indicados no prembulo deste edital, o pregoeiro dar incio reunio desta licitao com o recebimento dos envelopes n 1 e 2. 9.2 Os envelopes tambm podero ser encaminhados pelo correio, aos cuidados da Comisso Permanente de Licitaes, no endereo citado no prembulo. Neste caso o licitante se responsabiliza pelo risco de atrasos e/ou extravios no cabendo ao TCE/MA qualquer tipo de responsabilidade pelos documentos. 9.3 O pregoeiro chamar mesa os representantes legais das licitantes, para rubricarem os envelopes n 2, que ficaro retidos at sua abertura ou devoluo, aps encerramento completo do processo. 10. DO PROCEDIMENTO DAS REUNIES 10.1 Os envelopes recebidos sero abertos pela Comisso Permanente de Licitaes observando-se o seguinte procedimento: a) Conferncia do credenciamento dos representantes de cada licitante; b) Cada licitante dever indicar na sesso de abertura, um endereo eletrnico de e-mail para que sejam mantidas as comunicaes referentes licitao. Ficar facultado, licitante, o direito de alterar, mediante comunicao escrita, perante a CPL, este endereo, a qualquer tempo do processo licitatrio.

10.2 Concludo o recebimento dos envelopes, proceder-se- abertura dos mesmos em duas fases: a) A primeira fase consistir na abertura do envelope n 01, contendo as Documentaes, e na avaliao das mesmas.

b) Os documentos devero ser conferidos pela Comisso Permanente de Licitao - CPL, que os rubricar juntamente com os representantes das licitantes, ficando a disposio dos interessados para exame e eventual manifestao. c) d) Existindo manifestao por parte dos licitantes, a Comisso abrir o prazo recursal, que dever seguir as imposies do Regulamento de Licitaes e de Contratos do Sistema TCE. A segunda fase consistir na abertura do envelope n 02, contendo as propostas de preos dos licitantes habilitados na fase anterior para inicio da etapa de lances verbais.

10.3 O critrio de julgamento das propostas ser objetivo, conforme os critrios estabelecidos neste ato convocatrio, sendo considerada vencedora a proposta que consignar ao final da etapa de lances o menor preo para execuo dos servios. 10.1Os erros e omisses havidos nas cotaes de preo sero de inteira responsabilidade do proponente, no lhe cabendo, em caso de erro para menos, eximir-se da execuo do objeto. 10.2As propostas que apresentarem meramente erros de clculo sero corrigidas pela Comisso Permanente de Licitaes. 10.3Sero classificadas para a fase de lances verbais a proposta de menor preo e aquelas que no excedam a 15% (quinze por cento) de seu valor.

Servio de Apoios s Micro e Pequenas Empresas no Maranho

FOLHA N RUBRICA:

__

10.4Somente se no forem classificadas, trs propostas na forma definida no item anterior, que ser permitida a classificao das duas melhores propostas de preo subseqentes, sempre que atendam as demais condies definidas no instrumento convocatrio. 10.5A classificao de apenas duas propostas escritas de preo no inviabilizar a realizao da fase de lances verbais. 10.6As propostas que, em razo dos critrios definidos nos itens 10.3 e 10.4, no integrarem a lista de classificadas para a fase de lances verbais, sero consideradas desclassificadas do certame. 10.7Da desclassificao da proposta somente caber pedido de reconsiderao prpria Comisso Permanente de Licitaes, com a justificativa de suas razes, a ser apresentado, de imediato, oralmente ou por escrito, na mesma sesso pblica em que vier a ser proferida. 10.8A Comisso Permanente de Licitaes analisar e decidir de imediato o pedido de reconsiderao, sendolhe facultado, para tanto, suspender a sesso pblica. 10.9Da deciso da Comisso Permanente de Licitaes relativa ao pedido de reconsiderao recurso. no caber

10.10 Realizada a classificao das propostas escritas pela Comisso Permanente de Licitaes, ter incio a fase de apresentao de lances verbais, observando-se o seguinte: 10.11 O pregoeiro far uma rodada de lances, convidando o autor da proposta escrita de maior preo classificada a fazer o seu lance e, em seguida, os demais classificados na ordem decrescente de preo; 10.12 Havendo lance, o pregoeiro realizar uma nova rodada, comeando pelo autor que, no momento, estiver com a proposta de maior preo, e, assim, sucessivamente, at que, numa rodada completa, no haja mais lance e se obtenha, em definitivo, o menor preo; 10.13 Somente sero considerados os lances inferiores ao ltimo menor preo obtido;

10.14 O pregoeiro, objetivando a otimizao da fase de lances verbais, poder estabelecer a cada rodada, valor mnimo de lance; 10.15 O licitante que no apresentar lance numa rodada no ficar impedido de participar de nova rodada, caso ocorra; 10.16 No havendo lances verbais na primeira rodada, sero consideradas as propostas escritas de preo classificadas para esta fase. 10.17 O pregoeiro, aps declarar encerrada a fase de lances verbais, ordenar os lances em ordem crescente de preo. 10.18 Em todos os casos, ser facultado ao pregoeiro negociar diretamente com as licitantes em busca de preo menor. 10.19 Apurada a melhor proposta o Pregoeiro ir declarar vencedor do certame o respectivo licitante. 11. DO RECURSO 11.1 Da deciso que declarar a licitante vencedora caber recurso fundamentado, dirigido Diretoria Executiva do TCE/MA, por intermdio da Comisso Permanente de Licitaes, por escrito e protocolado no prazo de 2 (dois) dias teis, a contar da deciso. 11.2 A licitante que puder vir a ter sua situao efetivamente prejudicada em razo de recurso interposto poder sobre ele se manifestar no prazo de 2 (dois) dias teis, contados da comunicao da interposio do recurso. 11.3 11.4 O recurso ter efeito suspensivo. No ser conhecido recurso interposto fora do prazo estabelecido.

11.5 Os recursos sero julgados pela Diretoria Executiva do TCE/MA ou por quem esta delegar competncia, no prazo mximo de at 10(dez) dias teis, contados da data final para manifestao da licitante que puder ter sua situao efetivamente prejudicada em razo de recurso interposto.

Servio de Apoios s Micro e Pequenas Empresas no Maranho

FOLHA N RUBRICA:

__

11.6 O provimento de recursos pela autoridade competente somente invalidar os atos insuscetveis de aproveitamento. 12. DA HOMOLOGAO E DA ADJUDICAO 12.1 O Pregoeiro e a Comisso Permanente de Licitaes, aps o encerramento da sesso, se houver renncia ao direito de recurso, ou aps o julgamento do(s) mesmo(s), caso sejam interpostos, ou aps o decurso do prazo para interposio de recurso, encaminharo os autos Diretoria Executiva do TCE/MA, para que concordando com o pleito, homologue-o. 13. DA FORMALIZAO 13.1 As obrigaes desta licitao sero formalizadas atravs de CONTRATO, conforme minuta constante do ANEXO IV. 13.2 Para a assinatura do Contrato, a licitante vencedora dever comparecer ao escritrio do TCE/MA em at 5 (cinco) dias teis, contados da convocao. 13.3 No sendo assinado o contrato nos prazos estabelecidos acima, ficar a licitante sujeita s penalidades previstas neste edital, podendo o TCE/MA convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificao, para faz-lo em igual prazo e nas mesmas condies propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preos atualizados de conformidade com o ato convocatrio, ou cancelar a licitao. 13.4 Para convocao das licitantes remanescentes ser realizada nova sesso do certame. 14. DAS PENALIDADES 14.1 A prtica de ilcitos em quaisquer das fases do procedimento licitatrio, implicar na desclassificao da licitante e na aplicao das penalidades estipuladas em lei. 14.2 At a assinatura do Contrato, a licitante vencedora poder ser desclassificada, se o TCE/MA tomar conhecimento de fato, superveniente ou no, desabonador sua habilitao jurdica, regularidade fiscal, qualificao econmico-financeira e qualificao tcnica, no apreciado pela Comisso Permanente de Licitaes . 14.3 A desclassificao em razo do previsto nos itens 14.1 e 14.2 implicar na suspenso do direito de licitar ou contratar com o Sistema TCE, por prazo no superior a dois anos. 14.4 A desistncia formulada por qualquer das licitantes, aps a abertura das propostas, sujeitar a desistente ao pagamento de multa equivalente a 10% (dez por cento) do valor estimado da licitao. 14.5 Aps a fase de julgamento das propostas, no caber desistncia.

14.6 A recusa injustificada em assinar o Contrato, dentro do prazo fixado, caracterizar o descumprimento total da obrigao assumida e poder acarretar ao licitante as seguintes penalidades: a) Perda do direito contratao; b) Multa de 10% sobre o valor da proposta escrita; c) Suspenso do direito de licitar ou contratar com o Sistema TCE, por prazo no superior a dois anos. 14.7 As licitantes remanescentes convocadas que se recusarem a assinar o contrato no incorrero nas sanes previstas no item 14.6. 14.8 Para aplicao das penalidades aqui previstas, a licitante ser notificada para apresentao de sua defesa, no prazo de cinco dias teis, contados da notificao. 15. DA PARTICIPAO DAS MICRO EMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE 15.1. As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte que desejarem obter benefcios da Lei Complementar n 123 de 14 de dezembro de 2006 e fizerem jus aos benefcios, devero apresentar, anexada a proposta, a declarao constante do Anexo III.

Servio de Apoios s Micro e Pequenas Empresas no Maranho


15.2.

FOLHA N RUBRICA:

__

As M.E./E.P.P no esto desobrigadas da apresentao de nenhum documento de habilitao fiscal constante deste edital. Entretanto, qualquer irregularidade documental, referente exclusivamente regularidade fiscal, poder ser corrigida no prazo de at 02 (dois) dias teis, que podero ser prorrogados, por mais 2 (dois) dias teis, contados do ato de declarao da vencedora do certame, sob pena da perda do direito contratao, sem prejuzo da possvel aplicao da penalidade consistente na suspenso do direito de licitar ou contratar com o Sistema TCE pelo prazo de at 02 (dois) anos. Ausncia de documento no envelope de habilitao caracterizar irregularidade documental, fato que acarretar na imediata inabilitao da licitante. Ocorrendo qualquer das hipteses anteriores, poder o rgo de Julgamento convocar as licitantes remanescentes, observada a ordem de classificao, ou, ainda, revogar a licitao. Para assegurar a aplicao do disposto no subitem anterior, o rgo de Julgamento poder reter os envelopes contendo os documentos de habilitao dos licitantes at que a contratao se efetive. Na presente licitao, ser assegurada, como critrio de desempate, preferncia de contratao para as M.E./E.P.P. Entende-se por empate a situao em que as propostas apresentadas pela M.E./E.P.P sejam iguais ou at 5% (cinco por cento) superiores proposta de menor preo. Neste caso, a M.E./E.P.P mais bem classificada poder apresentar proposta de preo inferior quela considerada vencedora do certame. Para tanto, o representante credenciado da M.E./E.P.P ser convidado, pela CPL, a faz-lo no prazo mximo de 05 (cinco) minutos aps o encerramento dos lances, sob pena de precluso. Ocorrendo a precluso prevista do subitem anterior, o Presidente da CPL convocar os licitantes remanescentes que porventura se enquadrarem na hiptese de empate aqui prevista, observada a ordem de classificao, para o exerccio do mesmo direito. No caso de equivalncia dos valores apresentados pelas M.E./E.P.P que se encontrem dentro do percentual de empate ora tratado, ser feito sorteio pblico entre elas para que seja identificada aquela que primeiro poder apresentar melhor oferta. O disposto nos subitens anteriores, acerca do empate e seus critrios para desempate, somente se processar quando a licitante do menor valor no for M.E./E.P.P. 16. DAS DISPOSIES FINAIS

15.3. 15.4. 15.5. 15.6. 15.7. 15.8.

15.9.

15.10.

16.1. 16.2. 16.3.

O TCE/MA no se responsabiliza pelo contedo e autenticidade de cpias deste edital obtidas atravs de terceiros. Ao TCE/MA fica reservado o direito de adiar ou suspender os procedimentos conhecimento aos interessados. licitatrios, dando

O TCE/MA poder, at o momento da assinatura do Contrato, cancelar a licitao ou desistir da contratao do objeto proposto, no seu todo ou em parte, desde que justificado, sem que caiba qualquer direito de indenizao s licitantes. Todos os envelopes no abertos pela Comisso Permanente de Licitaes sero devolvidos s licitantes, mediante recibo, aps concludo todo o processo licitatrio. facultado Comisso Permanente de Licitaes do TCE/MA ou autoridade superior, em qualquer fase da licitao, a promoo de diligncia destinada a esclarecer ou a complementar a instruo do processo, caso em que podero ser suspensos os procedimentos licitatrios at a realizao da diligncia, vedada a incluso posterior de documentos ou informaes que deveriam constar originariamente da documentao para habilitao e proposta. A Comisso Permanente de Licitaes poder solicitar parecer de tcnicos pertencentes ao quadro de pessoal do TCE/MA ou, ainda, de pessoas fsicas ou jurdicas estranhas a ele, para orientar suas decises. O foro de Teresina, Estado do Maranho, competente para conhecer e julgar as questes decorrentes da presente licitao. Integram e complementam este edital os seguintes anexos

16.4. 16.5.

16.6.

16.7. 16.8.

Servio de Apoios s Micro e Pequenas Empresas no Maranho

FOLHA N RUBRICA:

__

ANEXO I TERMO DE REFERNCIA ANEXO II TERMO DE DECLARAO ANEXO III MODELO DE DECLARAO DE PORTE DE EMPRESA ANEXO IV MINUTA DE CONTRATO

Teresina, 16 de junho de 2010.

RENATO FERREIRA PAZ FILHO PREGOEIRO DO TCE/MA

Tribunal de Contas do Estado do Maranho


PROCESSO CPL TCE/MA N = PREGO PRESENCIAL N = TCE/MA TERMO DE REFERNCIA PROJETO BSICO 1 JUSTIFICATIVA

FOLHA N RUBRICA:

__

O presente projeto bsico objetiva dar o suporte tecnolgico e administrativo da gesto de documentos e processos para desenvolver a implementao de aes de melhoria na gesto do alinhamento estratgico das operaes, melhoria dos processos de negcio, integrao dos sistemas informatizados, promoo de eficincia e eficcia na gerao de informaes para tomada de deciso, eficincia na gesto da informao e criao de condies para construo colaborativa do conhecimento. A gerao, armazenamento, gerenciamento e a recuperao de toda documentao interna organizao, de forma gil e segura um grande desafio. Dessa forma, faz-se necessrio o uso de ferramentas que permitam reduzir o volume de papel e ao mesmo tempo simplificar as tarefas envolvidas em sua manipulao trazendo assim, um aumento substancial produtividade no TCE/MA. O desenho de contratao aqui descrito visa dar flexibilidade administrao para implementao das tecnologias e melhorias necessrias para a gesto de documentos, processos e Workflows de acordo com o dinamismo que o ambiente corporativo requer. No conjunto da soluo a ser contratada, busca-se considerar todos os elementos necessrios a uma adequada soluo de Workflow e Gerenciamento Eletrnico de Documentos e Processos que atenda s necessidades do TCE/MA. 2 OBJETO Aquisio de software para Gerenciamento Eletrnico de Documentos (GED) e Processos (Workflow), com aplicativos integrados, instalados e configurados, treinamento, acompanhamento ps-capacitao, atualizao da verso e suporte tcnico pelo perodo de 12 (doze) meses, podendo, o suporte tcnico ser prorrogado por iguais perodos, limitado h 10 anos. 3 3.1 ESPECIFICIDADE DOS SERVIOS Fornecimento de licena de software a. A contratada dever fornecer licenas de uso, em carter definitivo do software adquirido. b. O software dever ter uma cpia instalada nos servidores e disponibilizar licenas de carter ilimitado: Perfil Gestor Apoio Consulta Descrio de atividades Quantidade Permite acesso a todas as funcionalidades do sistema. A lic ena deve ser de uso simultneo e no nomeada. ilimitada 40 Permite acesso s atividades operacionais necessrias ao ilimitada andamento dos processos e documentos e realizar consultas no sistema. As licenas devem ser de uso simultneo e no nomeadas. Permite realizar consultas no sistema. As licenas devem ilimitada ser de uso simultneo e no nomeadas.

c. O Controle de licenas deve ser centralizado em servidores, permitindo que no seja necessrio o controle nos terminais de trabalho. d. A contratada deve deixar disponvel para uso imediato todos os recursos do software, conforme item 11 deste termo.

FOLHA N

__

TCE/MA
RUBRICA:

e. A Instalao dever ser executada com as verses mais atuais dos componentes do software disponibilizados pelo(s) fabricante(s) f. Dever ser fornecido um roteiro prvio de instalao dos softwares. g. Em relao s licenas fornecidas, a contratada dever ainda prover os seguintes servios: I. Instalao e configurao das ferramentas de GED e Workflow no ambiente operacional de servidor do TCE/MA. Aps este processo ser dado o aceite de recebimento das ferramentas, em at 05 (cinco) dias teis, desde que as mesmas se encontrem em funcionamento, configuradas, estveis e operacionais; Garantia de manuteno, suporte tcnico e atualizao das ferramentas por no mnimo 01 (um) ano aps o aceite de recebimento pelo TCE/MA; Entrega dos manuais de instalao, configurao, e administrao das ferramentas.

II. III. 3.2 Treinamento

a. Para a disseminao dos conhecimentos de uso do sistema implantado e administrao do aplicativo, a contratada realizar treinamento com os usurios finais do sistema e profissionais da rea de TI, que acompanharo todo o servio de implantao, instalao, configurao e customizao, ficando responsveis pela administrao do aplicativo. Para o treinamento devero ser observados os seguintes tpicos: I. II. III. Conceitos de Gerenciamento Eletrnico de Documentos/Processos; Funcionalidades do Sistema; Digitalizao de documentos.

b. A capacitao ser por turmas de no mximo 20 (vinte) usurios cada. c.A capacitao dever ser ministrada nas dependncias da contratante ou em local a ser determinado pela mesma, em horrio comercial a ser definido pela contratante. d. A contratante fornecer o local fsico, assim como os recursos audiovisuais e computadores. e. Caber licitante vencedora fornecer todo e qualquer material didtico necessrio em Portugus (Brasil). f. Todas as capacitaes devero ser realizadas em portugus (Brasil). g. O instrutor dever estar certificado ou declarado apto pelo fabricante do software para ministrar o treinamento para o qual foi designado. h. Ao final da capacitao operacional, os colaboradores da contratante devero ter pleno domnio da tecnologia adotada para a soluo, estando aptos a participar do projeto executando as atividades como: validao, testes, controle de qualidade, entre outros. i. O acompanhamento ps-capacitao ocorrer nas dependncias do cliente, sendo sua carga de trabalho acordada levando em conta perodos mnimos de 08 (oito) horas dirias. Essa etapa abrange o acompanhamento do usurio para garantir a operacionalizao do software e inclui as atividades de levantamento de dados, auxlio na parametrizao do sistema e acompanhamento dos primeiros cadastros completos de documentos e processos. 3.3 Suporte Tcnico e Atualizao a. O servio de suporte tcnico do sistema dever ser prestado no local ou remotamente (atravs de central de atendimento do prprio fabricante, no regime 12x5 (horrio de funcionamento do TCE / dias teis)), com alocao de tcnicos nas instalaes do TCE/MA ou da licitante vencedora, de acordo com a demanda e com o objetivo de prestar suporte tcnico administrao do ambiente e do aplicativo. b. A contratada dever solucionar problemas relatados, em no mximo 48 horas contados a partir do momento da reclamao formal pela contratante. c.O suporte tcnico deve abranger a cobertura dos seguintes servios: I. Garantia de atendimento remoto: concede ao cliente o direito de receber, sem custo adicional, os servios de atendimento, por telefone, fax ou e-mail (Help-Desk), onde

10

FOLHA N

__

TCE/MA
RUBRICA:

II.

III.

podero ser elucidadas dvidas, orientaes e sugestes sobre a utilizao de cada software. Garantia de atualizao: concedem ao cliente o direito de receber, sem custo adicional, as novas verses ou releases, decorrentes das atualizaes ocorridas quando da reviso das normas da qualidade. (Instalao de novas verses/releases no includa neste servio); Garantia de evoluo: concede ao cliente o direito de receber, sem custo adicional, todas as novas verses ou releases que visam aperfeio-lo e mant-lo atualizado com as novas tecnologias do mercado;

3.4

Direitos sobre o Sistema a. b. c. A empresa contratada continuar detentora de todos os direitos de propriedade sobre o software, de acordo com a Lei do Software. Caso a empresa no seja o fabricante da ferramenta, a mesma deve possuir declarao do fabricante, autorizando-o a fornecer o produto. Em caso de descontinuidade do produto no mercado ou do encerramento das operaes do fabricante da soluo sem existncia de transferncia de propriedade e conseqente transferncia das responsabilidades assumidas pela empresa contratada, o fabricante se obriga a fornecer toda a documentao tcnica da soluo (manuais de instalao, documentao de arquitetura da soluo, documentao funcional, documentao de banco de dados, documentao de projeto do software), bem como fornecer todo o cdigo fonte da ltima verso da soluo para que a contratante tenha os componentes necessrios para manuteno e sustentao da soluo pelos meios que ela escolher.

3.5

Transferncia de Tecnologia a. A empresa contratada dever, durante o perodo de capacitao e implantao do sistema, realizar transferncia das tcnicas e mtodos utilizados a equipe tcnica da contratante, para o domnio de modo pleno dos aspectos tecnolgicos empregados.

PRAZO DE EXECUO Etapa 0 1 2 3 4 5 Item Assinatura do contrato Entrega do software Instalao, configurao e hom ologao Capacitao Operacional Acompanhamento Suporte Tcnico Prazo de execuo At 05 dias aps convocao 10 dias a partir da etapa 0 15 dias a partir da etapa 1 30 dias a partir da etapa 2 30 dias a partir da etapa 3 12 meses, ao trmino da etapa 3

DEVERES DA CONTRATADA, MECANISMOS DE PROCEDIMENTO DE FISCALIZAO DO SERVIO PRESTADO E AS RESPECTIVAS PENALIDADES APLICVEIS. a. A Contratada obrigar-se- a manter a mais absoluta confidencialidade sobre os dados e informaes disponibilizados ou conhecidos em decorrncia da prestao dos servios, objeto deste, bem como trat-los como matria sigilosa; Ficar a Contratada terminantemente proibida de fazer uso ou revelao, sob nenhuma justificativa, a respeito de quaisquer informaes, dados, processos, cdigos, cadastros, fluxogramas, diagramas lgicos, dispositivos, modelos ou outros materiais de propriedade do TCE/MA, aos quais tiver acesso em decorrncia da prestao dos servios; Os empregados da Contratada devero obedecer s normas sobre confidencialidade e segurana, internas e externas, adotadas pelo TCE/MA, alm das clusulas especficas constantes deste Edital;

b.

c.

11

FOLHA N

__

TCE/MA
RUBRICA:

d.

A Contratada instruir seu pessoal para manter como confidenciais os dados e informaes aos quais venham a ter acesso, em razo deste objeto, responsabilizando-se, entretanto, por essa confidencialidade, sob pena de multa e ressarcimento dos prejuzos decorrentes; O descumprimento das obrigaes relacionadas confidencialidade e segurana de dados, de informaes e sistemas, mediante aes ou omisses, intencionais ou acidentais, que impliquem em perda, destruio, insero, cpia, acesso ou alteraes indevidas, independentemente do meio no qual estejam armazenados, em que trafeguem ou do ambiente em que estejam sendo processados, determinar a responsabilizao, na forma da lei, de seus dirigentes e empregados envolvidos; Os prepostos da Contratada estaro, quando em servio, sujeitos s normas de segurana local do TCE/MA; Os entendimentos mantidos pelas partes devero ser sempre por escrito, ressalvados os casos determinados pela urgncia, cujos entendimentos verbais devero ser confirmados posteriormente por escrito, dentro das 72 (setenta e duas) horas seguintes; So de exclusiva responsabilidade da Contratada, sem qualquer espcie de solidariedade por parte do TCE/MA, as obrigaes de natureza fiscal, previdenciria, trabalhista e civil, em relao ao pessoal que a mesma contratar para prestao dos servios, inclusive das folhas de pagamento dos salrios dos meses faturados; O TCE/MA designar profissional que ser responsvel pela fiscalizao dos servios realizados, podendo proceder a mais ampla fiscalizao sobre a fiel entrega e execuo dos servios objeto deste Edital, avaliando a sua qualidade, podendo rejeit-los no todo ou em parte, exigindo o cumprimento de todas as especificaes detalhadas e contratadas. No caso de no cumprimento do contratado, cabero as penalidades previstas no regulamento de licitaes e contratos do Sistema TCE.

e.

f. g.

h.

i.

VALOR ESTIMADO DA CONTRATAO

O valor estimado para contratao dos servios previstos neste Projeto de R$ 270.000,00 (duzentos e setenta mil reais). Este valor foi obtido calculando-se a mdia dos valores apresentados em cotao preliminar de preos realizada com trs fornecedores (propostas anexas), incluindo o perodo de suporte de 12 meses, conforme tabela abaixo: Fornecedor L&G Quality Systems Dataeasy Consultoria e Informtica Ltda. SoftExpert Software S.A. Valor da Proposta R$ 280.000,00 R$ 260.000,00 R$ 250.000,00

PROPOSTA DE PREOS a. A proposta de preos dever conter preos expressos em moeda nacional, em algarismos, includas todas as despesas com materiais, mo-de-obra, ferramentas, equipamentos, seguros, taxas, tributos, incidncias fiscais e contribuies de qualquer natureza ou espcie, encargos sociais, salrios, custos diretos e indiretos e quaisquer outros encargos, necessrios perfeita execuo do objeto da licitao. Valor deve ser referente soluo de software de GED e Workflow, com instalao, configurao, treinamento, acompanhamento ps-capacitao e suporte tcnico pelo perodo de 12 meses. A proposta de preos dever conter separadamente os seguintes itens, expressos em moeda nacional, em algarismos, includas todas as despesas com materiais, mo-de-obra, ferramentas, equipamentos, seguros, taxas, tributos, incidncias fiscais e contribuies de qualquer natureza ou espcie, encargos sociais, salrios, custos diretos e indiretos e quaisquer outros encargos, necessrios perfeita execuo do objeto da licitao: Valor 01, referente soluo de software de GED e Workflow, com instalao, configurao, capacitao operacional e acompanhamento pscapacitao; Valor 02, referente ao suporte tcnico pelo perodo de 12 meses;

b.

c.

12

FOLHA N

__

TCE/MA
RUBRICA:

FORMA DE PAGAMENTO a. O pagamento dos servios ser efetuado em 02 (duas) parcelas: 50%, aps a entrega do software e documentao pertinente; 50%, aps a homologao pelo TCE/MA e concluso do treinamento;

PRAZO, FORMA DE EXECUO DOS SERVIOS E CONDIES DE ACEITAO a. b. c. Os servios devero ser realizados no prazo mximo de 70 (setenta) dias contados a partir da data de assinatura do contrato. Devero ser realizadas reunies de planejamento, nas quais a contratada dever apresentar cronogramas e planos de trabalho que sero analisados e devero ser aprovados pelo TCE/MA. Todos os produtos produzidos e entregues para comprovar o cumprimento das atividades previstas devero passar pela aprovao do TCE/MA para liberao do pagamento da parcela correspondente.

10

REQUISITOS PARA CONTRATAO A empresa a ser contratada dever comprovar capacidade tcnica e operacional para realizao dos trabalhos objeto deste projeto. Atendendo desta forma aos seguintes requisitos: a) Atestado de capacidade tcnica de no mximo 05 (cinco) clientes da licitante demonstrando que, sem restrio, a licitante forneceu produtos e servios iguais ou semelhantes aos indicados neste edital, e que no h nada que a desabone (conforme item 7.3 do Edital) . b) Documento de Autorizao para comercializao do produto por parte do seu proprietrio, no caso de representante ou, comprovante de registro do produto, no caso da licitante ser a proprietria (INCLUIR NO ENVELOPE 01 CREDENCIAMENTO E HABILITAO). O Documento dever ser apresentado em original ou cpia autenticada em cartrio. c) A licitante que apresentar o menor preo dever, no prazo de cinco dias teis, realizar o prova de conceito, a ser verificada pela Unidade de Tecnologia da Informao do TCE/MA, conforme Item 13 deste termo.

11

ESPECIFICAES TCNICAS MNIMAS Abaixo esto listadas as especificaes tcnicas obrigatrias, de carter essencial e indispensvel, que devem ser atendidas pelos produtos que compem a soluo ofertada. O no atendimento de qualquer um destes requerimentos fator impeditivo para participao no certame de licitao. A Licitante deve declarar expressamente o atendimento de todas as especificaes tcnicas listadas: a. O sistema dever funcionar totalmente via WEB, utilizando navegador proprietrio (Internet Explorer) ou Livre (Mozilla, FireFox ou Google Chrome); b. Todas as pginas web devero ser processadas, preferencialmente, em servidor de Aplicao java Jboss ou Tomcat ou servidor HTTP Apache. c. O software dever suportar qualquer servidor de correio eletrnico compatvel com os protocolos SMTP ou MAPI (ex. MS-Exchange, Notes, Netscape, Eudora, Sendmail, etc.); d. Flexibilidade para customizaes especficas s necessidades do TCE/MA. e. Possibilitar a integrao com sistema ERP Corpore RM, em produo no TCE/MA; f. Possuir compatibilidade total com o Banco de Dados MS SQL SERVER 2000, Oracle 8i ou superior; g. A soluo deve ser compatvel com o Windows 2003 Server, Linux RedHat 4.0 ou superior para servidores. h. Deve suportar o armazenamento de arquivos em servidores distribudos fisicamente, com segurana de acesso. i. Suportar mltiplas bases de dados conectadas mesma aplicao. j. Deve permitir uso de SSO (Single Sign On) com autenticao dos usurios integrados ao Microsoft Active Directory Server (AD), ou seja, permitir que os usurios j autenticados na rede do TCE/MA sejam automaticamente autenticados no sistema sem necessitar informar suas credenciais de acesso. k. Produto distribudo em portugus (inclusive manuais); l. Help on-line em portugus; m. Workflow Nativo (sem necessidade de softwares terceiros adicionais ao aplicativo). n. Permitir que o acesso ao sistema seja realizado com Certificado Digital padro ICP-Brasil. o. Ambiente multi-usurio com senha e direitos de acesso;

13

FOLHA N

__

TCE/MA
RUBRICA:

p.

Possuir sistema de controle de acesso que garanta a autenticidade das aprovaes eletrnicas; q. Permitir notificao automtica de aes pendentes aos usurios atravs do sistema e correio eletrnico. r. Informar as atividades pertinentes ao usurio na tela de entrada, alertando aos usurios quanto s atividades a vencer e indicar visualmente as j atrasadas. s. Possuir controle de nveis de acesso diferenciados para leitura, edio, aprovao e excluso de documentos. t. Deve exibir somente as funcionalidades que podem ser acessadas pelo usurio conforme seu perfil de acesso. u. A Interface com o usurio deve ser em Portugus (Brasil). v. Deve gerar trilhas de auditoria com registro das transaes efetuadas, que permita identificar quem realizou as operaes, com data, hora e local, com consulta possvel apenas para administradores ou em mdulo de administrao. w. Permitir a gerao de relatrios em PDF e o envio automtico deste por email aos usurios do sistema. x. Armazenar logs de erro em tentativas de envio de e-mails pelo sistema e permitir consulta pelo administrador. y. Informar ao usurio quando sua senha est expirada, solicitando o cadastro de uma nova senha. z. Toda exceo ocorrida na aplicao deve ser registrado em log.

11.1 Gerenciamento Eletrnico de Documentos (GED) e Fsicos 11.1.1 a. b. c. d. e. f. g. h. i. j. k. l. m. n. o. p. q. r. s. t. u. Organizao do acervo Gerenciar em um nico software, integrado e do mesmo fabricante, a documentao eletrnica e fsica da empresa. Gerenciar diversos tipos de documentos, em diferentes reas da empresa. Cada departamento dever poder elaborar e controlar seus documentos com independncia e segurana, utilizando para isto, um nico software. Permitir padronizar a nomenclatura e gerar a numerao seqencial de forma automtica. Permitir a pesquisa de documentos atravs de rvore hierrquica. Permitir a utilizao de qualquer outro software de gerao de documentos eletrnicos (softwares de CAD, editores de texto, digitadores de documentos, planilhas eletrnicas, desenhos, imagens, organogramas etc.), no estando vinculado a nenhuma empresa de software especfica. Flexibilidade para definio dos nveis de elaborao de cada tipo de documento de acordo com a necessidade de cada departamento. Permitir classificao de documentos por categoria, permitindo nveis hierrquicos ilimitados de subcategorias. Gerenciamento do prazo de validade dos documentos alertando as pessoas responsveis, quando do trmino da validade dos mesmos. Garantia de segurana sobre os documentos de cada usurio e rea, impedindo qualquer modificao por outros usurios ou reas. Controle de acesso aos documentos por diversos nveis ambiente multi-usurio e multidepartamental. Permitir integrao com aplicativos do pacote MS Office 2003 e superior. Permitir controle de nveis de acesso diferenciados para leitura, edio, aprovao e excluso de documentos. Permitir a implementao de assinatura eletrnica de elaborao, consenso/verificao, aprovao e homologao de documentos. Relacionamento entre documentos, permitindo a visualizao de todos os documentos interrelacionados. Consulta rpida aos documentos por diversos critrios, por palavras-chaves ou por qualquer outra informao constante no cadastro do documento. Possibilitar a definio de fluxos para Workflow. Controlar o armazenamento das verses dos documentos sem impor limites para a quantidade de verses armazenadas. Armazenar o histrico das alteraes de documentos. Permitir controle de modelos (templates) de documentos pr-definidos de acordo com a categoria dos mesmos, para padronizao dos documentos elaborados. Controlar os prazos com avisos de pendncia aos responsveis. Gerenciamento do prazo de validade dos documentos alertando as pessoas responsveis, quando do trmino da validade dos mesmos.

14

FOLHA N

__

TCE/MA
RUBRICA:

11.1.2 a. b.

Controle de arquivo fsico Gerenciar o tipo de arquivamento dos registros (Ativo, Inativo, Gravao Definitiva). Possuir recursos para gerenciamento da Tabela de Temporalidade Documental [TTD] fsica para o arquivo departamental (ativo/corrente), arquivo fsico (inativo) e gravao definitiva (documentos de guarda permanente), de forma independente, bem como para padronizao dos critrios de arquivamento e descarte por categoria de documento. Monitorar a distribuio de documentos de papel, permitindo a confirmao de recebimento pelos destinatrios. Permitir cadastro e registro dos processos (registros fsicos) com numerao exclusiva. Permitir o cancelamento automtico das verses desatualizadas dos documentos e/ou por meio de pendncia do sistema para que o responsvel execute o cancelamento. Controlar a temporalidade de arquivo fsico por categoria. Gerenciar a temporalidade do arquivo fsico, alertando os responsveis por e-mail quanto mudana de status do mesmo. Controlar a solicitao, emprstimo e devoluo de documentos, com notificao aos envolvidos e controle de prazos para devoluo. Imprimir etiquetas de identificao para documentos, pasta e locais de arquivamento. Imprimir etiqueta com cdigo de barras para identificao do documento e facilidade no cadastro e consulta. Possibilitar o arquivamento de originais fsicos como ofcios, portarias, contratos, etc., controlando seu endereamento e local de arquivamento, por categoria de documentos.

c. d. e. f. g. h. i. j. k.

11.1.3 a. b. c. d. e. f. g. h. i.

Controle de trmites e protocolos Permitir definir tipos de protocolos e prazos para execuo dos despachos para cada tipo, bem como diferentes nveis de acesso. Monitorar o encaminhamento e recebimento de documentos e processos, com recursos de acompanhamento pelas reas gestoras e cobrana automtica dos usurios envolvidos. Acompanhar o trmite de documentos com registro cronolgico das entradas e sadas pelos diversos setores envolvidos. Imprimir etiqueta com os dados para identificao do processo, contendo atributos como: interessado, nmero do processo, matrcula, Cidade/Estado, resumo do assunto, categoria do processo, e permitir campos editveis para cadastrar outras informaes que se julgar necessrias. Alertar o responsvel por uma das fases do processo, qual a tarefa a executar, informar seu status, e informar o prazo para concluso. Notificar via e-mail o prximo responsvel no roteiro que o processo ir percorrer (roteiro configurvel), que ele tem uma tarefa a realizar. Permitir a incluso do despacho (parecer) do usurio envolvido no trmite do processo. Permitir consulta do status do andamento do trmite do processo (localizao do processo e datas dos despachos). Controlar o acesso aos despachos (pareceres) nos processos atravs de senhas com direitos de acesso.

11.1.4

Digitalizao a.Digitalizar e indexar em lotes, oferecendo corporao a criao de lotes de documentos para digitalizao, sendo possvel associar pastas de rede onde as imagens esto localizadas ou fazer a digitalizao durante a criao do lote. Aps a etapa de digitalizao, encaminhar os lotes para grupos de usurios conforme configurao no sistema para que as imagens sejam indexadas de forma semi-automtica com recursos para facilitar a indexao de grande volume de documentos (Backfile conversion). b.Possuir recursos de Optical Caracter Recognition (OCR): integrao de diferentes motores de OCR de mercado dentro da soluo, para com scanners de produo, utilizar o recurso do prprio scanner para executar o OCR nas imagens. c.Possuir a funcionalidade de digitalizao e armazenamento de imagens integradas ao sistema; d.Permitir a digitalizao de documentos em formato TIFF e PDF; e.Permitir a integrao com o mdulo de digitalizao com scanners no padro TWAIN; f. Possibilidade de utilizao de pginas separadoras de lotes, automtica ou manual; g.Possibilitar a elaborao de rotinas para automao e ou integrao dos servios de digitalizao; h.Permitir a captura das informaes em documentos eletrnicos (e-mail, planilhas, editores de texto, etc.);

15

FOLHA N

__

TCE/MA
RUBRICA:

i. j.

Possibilitar o tratamento de imagens, tais como: alinhamento da imagem, remoo de sujeiras, remoo de sombras, remoo de linhas horizontais e verticais, eliminao/limpeza de bordas pretas. Suportar a visualizao de documentos sem a necessidade de baixar os arquivos em tamanho real para a estao, eliminando assim o consumo de banda de rede e internet.

11.2. Mapeamento de Processos e Atividades

11.2.1. Mapeamento a. Gerenciar os processos, automatizando todas as etapas requeridas na implementao dos processos, desde o mapeamento, documentao, comunicao, medio e anlise, at a aplicao da melhoria contnua sobre os processos em operao. b. Permitir a elaborao e distribuio dos fluxogramas grficos que representam detalhadamente a maneira que as atividades so realizadas, assegurando a mxima simplicidade e eficincia no mapeamento dos processos, auxiliando na obteno da sinergia dos mesmos. c. Permitir a criao de formulrios eletrnicos padronizados para documentao completa das informaes sobre os processos e atividades. d. Permitir a identificao dos fluxos de material, informao e documentao entre as atividades e processos. e. Permitir a gerao automtica dos fluxogramas. f. Deve permitir a atribuio de prazos para as atividades dos processos e para o processo completo. g. Permitir a delegao, provisria ou definitiva, de uma tarefa ou de uma fila de tarefas a outro usurio. h. Permitir que cada rea possa fazer o mapeamento dos processos de sua competncia ou que este mapeamento seja feito atravs de uma rea central. i. Permitir anexao e visualizao de arquivos externos aos processos e atividades, como procedimentos, formulrios, fluxogramas, planilhas, apresentaes, vdeos de treinamento, pginas WEB, etc. j. Automatizar a reviso dos processos, com vistos eletrnicos pelos elaboradores e aprovadores responsveis. k. Permitir que os processos sejam desdobrados em nveis inferiores como sub-processos e atividades. l. Permitir a criao de subfluxos, isto , fluxos que acionam fluxos menores. m. Possibilitar a criao de rvores de navegao dinmica para os processos. n. Permitir a gerao automtica de mapas contendo: 1. Cruzamento entre os processos e as reas da empresa onde estes so executados. 2. Inter-relacionamentos existentes, considerando todos os seus desdobramentos (sub-processos e atividades). o. Gravar histrico completo das revises realizadas sobre os processos. p. Permitir o acompanhamento dos fluxos em andamento atravs de interface grfica integrada na mesma interface web a ser usada pelo usurio final. q. Permitir a definio de indicadores de desempenho associados aos processos e acompanhamento do cumprimento das metas estabelecidas.

11.2.2. Consulta e Visualizao a. b. c. d. e. f. g. h. i. Permitir a gerao automtica dos fluxogramas com apresentao visual de alto padro. Permitir a exibio grfica dos fluxos de controle, informaes e materiais existentes entre os itens do processo. Permitir pesquisa de processos e atividades a partir de diversos critrios como rea, recurso, entrada/sada, indicador. Possuir hyperlinks automticos nos fluxogramas entre os itens dos macro-processos e seus desdobramentos em sub-processos e atividades. Possuir gerenciamento das pendncias dos usurios. Permitir visualizao dos processos. Permitir visualizao dos indicadores de desempenho dos processos. Permitir visualizao de documentos anexados/vinculados aos processos. Possibilitar a gerao de relatrios e grficos contendo informaes detalhadas ou resumidas sobre os processos e atividades.

11.2.3. Execuo e controle a. b. Permitir o acompanhamento dos fluxos em andamento atravs de interface grfica e amigvel. Notificar, de forma automtica, via e-mail aos responsveis por aes pendentes, permitindo os registros das informaes pertinentes.

16

FOLHA N

__

TCE/MA
RUBRICA:

c. d. e.

Permitir a atribuio de mltiplas responsabilidades a cada colaborador, que sero exercidas dentro de cada atividade no processo. Possibilitar a integrao automtica com outras aplicaes e sistemas corporativos que suportam os processos da empresa. Permitir a automao no preenchimento das informaes em formulrios eletrnicos.

12

AMBIENTE TECNOLGICO O software aplicativo dever ser compatvel com as configuraes abaixo: a. Equipamento Servidor (Banco de Dados): Processador: Processador: Quad-Core Intel Xeon 2.40GHz Memria: 16 Gb Sist. Operacional: Windows 2003 Server Banco de dados a ser utilizado: Oracle 9.i Equipamento Usurio: Processador: Pentium Dual Core 1,6 Ghz Memria: 1 Gb Sist. Operacional: Windows XP/superior Equipamento Servidor (WEB): Processador: Quad-Core Intel Xeon 2.40GHz Memria: 16 Gb Sist. Operacional: Microsoft Windows 2003 ou superior Apache 2.2, Tomcat 6.0 ou Jboss 4.2 ou superiores

b.

c.

13

PROVA DE CONCEITO O TCE Maranho solicitar ao licitante classificado em primeiro lugar, a realizao de testes para aceitao tcnica do objeto durante a etapa de exame da aceitabilidade da proposta. A aceitao consistir da execuo pela licitante de testes para comprovao do atendimento a todos os requisitos especificados no Item 11 deste termo. Para tanto sero observadas as seguintes regras: a. A licitante que apresentar o menor preo dever se apresentar ao TCE Maranho, na Unidade de Tecnologia da Informao, no prazo mximo de 05 (cinco) dias teis, contados da data de convocao formal da Comisso Especial de Procedimento Seletivo para realizao da Prova de Conceito. O TCE Maranho designar uma equipe para acompanhamento da execuo dos testes, verificao do atendimento a todos os requisitos constantes no Item 11 deste termo e elaborao de parecer tcnico, contendo a aprovao ou no da Prova de Conceito. Caso a licitante no comparea na data e horrio especificado pela comisso ou caso algum dos itens no seja efetivamente comprovado, a licitante ser desclassificada. No ser permitida a alterao de cdigos, compilao, correo, update, etc., depois de iniciada a prova de conceito. Caso esse fato venha ser constatado pela equipe avaliadora, a licitante ser desclassificada. A prova de conceito dever ser efetuada em equipamento disponibilizado pelo TCE Maranho no seguinte ambiente: Camada Cliente: o aplicativo, para o todo tipo de usurio, dever ser executado no ambiente Web atravs de navegadores (browsers) Internet Explorer, verso 6.0 ou superior em Sistema Operacional Windows XP ou superior. Camada Servidor de Aplicao: os servidores de aplicao sero fornecidos com instalao bsica contendo: Windows 2003 Server, Servidores de aplicao Java ou Servidor HTTP. Camada Servidor de Banco de Dados: o servidor de banco de dados ser fornecido com instalao bsica contendo: Windows Windows 2003 Server ou superior e Oracle 9i

b.

c. d.

e.

17

FOLHA N

__

TCE/MA
RUBRICA:

f. g. h.

O hardware disponibilizado pelo TCE Maranho ter uma configurao mnima ou superior a recomendada pela Microsoft no que se refere a instalao dos sistemas. A licitante deve designar profissionais em nmero suficiente, responsveis pela realizao dos testes. Se no for aceito o objeto, a Comisso Especial de Procedimento Seletivo convocar a licitante que tenha apresentado o segundo menor preo, quando ento ser submetido o objeto verificao de conformidade com as especificaes. O licitante que for reprovado na Prova de Conceito no ter direito a qualquer indenizao.

i.

So Luis, 8 de fevereiro de 2011 Giordano Mochel Netto Supervisor de Desenvolvimento - COTEC-TCE/MA

Pregoeiro do TCE/MA

18

Servio de Apoios s Micro e Pequenas Empresas no Maranho

FOLHA N RUBRICA:

__

PROCESSO CPL TCE/MA N 09/2010 PREGO PRESENCIAL N 01/2010 TCE/MA ANEXO II TERMO DE DECLARAO AO PREGOEIRO DO TCE/MA SERVIO DE APOIO S MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DO Maranho A Empresa [RAZO SOCIAL] com sede na cidade de [ENDEREO], inscrita no CNPJ/MF sob o n [CNPJ], manifesta interesse na prestao dos servios objeto do presente PREGO e declaramos, sob as penas da Lei, que:

a) Recebemos todos os elementos e informaes para cumprimento das obrigaes objeto da licitao; b) c) Examinamos cuidadosamente o edital de Prego e seus ANEXOS, estamos cientes e aceitamos todas as suas condies e a elas desde j nos submetemos; Inexiste participao de ex-dirigente ou ex-empregado de quaisquer das entidades ao TCE/MA vinculadas, at 180 (cento e oitenta) dias da data da respectiva demisso, seja em sua composio societria, seja como seu prestador de servio, formalizado ou no.

d) Inexiste supervenincia de fato impeditivo sua habilitao nesta licitao. e) Em cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7 da Constituio Federal, que no emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e no emprega menor de dezesseis anos. Ressalva: emprega menor, a partir de quatorze anos, na condio de aprendiz. f) Cumpre fielmente os requisitos de habilitao desta licitao.

Teresina,

de

de 2010

Assinatura do Representante Legal da Empresa Licitante e Nome legvel

19

Servio de Apoios s Micro e Pequenas Empresas no Maranho

FOLHA N RUBRICA:

__

PROCESSO CPL TCE/MA N 09/2010 PREGO PRESENCIAL N 01/2010 TCE/MA

ANEXO III MODELO DE DECLARAO DE MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE

[nome da empresa], [qualificao: tipo de sociedade [Ltda, S.A, etc.], [endereo completo], inscrita no CNPJ sob o n. [CNPJ], neste ato representada pelo [cargo] [nome do representante legal], portador da Carteira de Identidade n. [xxxx], inscrito no CPF sob o n. [xxxx], DECLARA, sob as penalidades da lei, que se enquadra como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte nos termos do art. 3 da Lei Complementar n. 123 de 14 de dezembro de 2006, estando apta a fruir os benefcios e vantagens legalmente institudas por no se enquadrar em nenhuma das vedaes legais impostas pelo 4 do art. 3 da Lei Complementar n. 123 de 14 de dezembro de 2006.

Local e Data

Nome e Assinatura do Representante Legal

20

Servio de Apoios s Micro e Pequenas Empresas no Maranho


PROCESSO CPL TCE/MA N 09/2010 PREGO PRESENCIAL N 01/2010 TCE/MA ANEXO IV MINUTA DE CONTRATO

FOLHA N RUBRICA:

__

ATUALIZAO,

PARTES: CONTRATO PARA AQUISIO DE LICENA DE USO SOFTWARE, IMPLANTAO, CONFIGURAO E TREINAMENTO DO SISTEMA E SUPORTE TCNICO E

NO GERENCIAMENTO ELETRNICO DE DOCUMENTO (GED), QUE ENTRE SI CELEBRAM O TCE/MA SERVIO DE APOIO S MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E A EMPRESA XXXXXXXXXXXXXX.

A SER UTILIZADO

I. SERVIO DE APOIO S MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO Maranho-TCE/MA, Servio Social Autnomo, constitudo sob a forma de sociedade civil sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Teresina, Capital do Estado do Maranho, Avenida Campos Sales, 1046, Centro, inscrito no CNPJ/MF sob o n. 06.665.129/0001-03, doravante denominado CONTRATANTE, neste ato, representado por seus Diretores Superintendente e Administrativo, respectivamente, DELANO RODRIGUES ROCHA, brasileiro, casado, residente e domiciliado na cidade de Teresina/PI, na Rua Anglica, n. 555, Apt 902, Jquei Clube, port ador da cdula de Identidade n. 1.597.225 emitida pela SSP/PI e inscrito no CPF/MF sob o n. 828.714.263-68, e EVANDRO COSME SOARES DE OLIVEIRA, brasileiro, casado, Administrador, residente e domiciliado na cidade de Teresina, Capital do Estado do Maranho, Rua Mundinho Ferraz, 3396, Morada do Sol, inscrito no CPF/MF sob n. 090.945.203-20 e portador da Cdula de Identidade n. 122.600 expedida pela SSP/PI e, II - XXXXXXXXXXXXXXXXXX, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n. XXXXXXXXXXXXXX, com sede na Rua XXXXXXXXXX, n. XXX, XXXXXX, XXXXXX, XXXXXXXXX, neste ato representada pelo Sr. XXXXXXXXXXXXXX, XXXX, XXXXX, portador da Carteira de Identidade n. XXXXXXXXX, SSP-XXXX, domiciliado na Rua XXXXXXXXX, XXXXX, XXXX, Bairro XXXXX, XXXXXX, XXXXX, doravante denominada CONTRATADA, Estabelecem o presente Contrato, regido pelo REGULAMENTO DE LICITAES E CONTRATOS DO SISTEMA TCE, aprovado pela resoluo CDN n. 138/2006 de 31 de maro de 2006, publicada no D.O.U. em 12 de abril de 2006 e alteraes posteriores e demais disposies a ele aplicveis, bem como pelas condies estabelecidas no edital de Prego Presencial n. 01/2 010 TCE/MA e Proposta da CONTRATADA, que fazem parte integrante deste instrumento, independentemente de sua transcrio, consoante s clusulas e condies a seguir: CLUSULA PRIMEIRA OBJETO O presente contrato tem por objeto a aquisio de licena de uso de software para Gerenciamento Eletrnico de Documentos - GED, e Processos (Workflow) com aplicativos integrados, instalados e configurados, treinamento, acompanhamento ps-capacitao, atualizao da verso suporte tcnico de 12(doze) meses prorrogvel por igual perodo at o limite de 5(cinco) anos, em conformidade com as especificaes tcnicas mnimas definidas no Termo de Referncia constante do Prego Presencial n. 01/2010 TCE/MA. Pargrafo nico: As especificaes bsicas dos servios so as que se encontram listadas prejuzo das demais condies estabelecidas no edital e em seus Anexos: 1- Fornecimento de licena de uso do software h. A contratada dever fornecer licenas de uso, em carter definitivo do software adquirido. i. O software dever ter uma cpia instalada nos servidores e disponibilizar os seguintes quantitativos mnimos de licenas: Perfil Gestor Apoio Consulta Descrio de atividades Permite acesso a todas as funcionalidades do sistema. A licena deve ser de uso simultneo e no nomeada. Permite acesso s atividades operacionais necessrias ao andamento dos processos e documentos e realizar consultas no sistema. As licenas devem ser de uso simultneo e no nomeadas. Permite realizar consultas no sistema. As licenas devem ser de uso simultneo e no nomeadas. Quantidade abaixo, sem

ilimitada ilimitada ilimitada

Servio de Apoios s Micro e Pequenas

Empresas no Maranho

FOLHA N

__

RUBRICA:

j. O Controle de licenas deve ser centralizado em servidores, permitindo que no seja necessrio o controle nos terminais de trabalho. k.A contratada deve deixar disponvel para uso imediato todos os recursos do software, conforme item 11 deste termo. l. A Instalao dever ser executada com as verses mais atuais dos componentes do software disponibilizados pelo(s) fabricante(s) m. Dever ser fornecido um roteiro prvio de instalao dos softwares. n. Em relao s licenas fornecidas, a contratada dever ainda prover os seguintes servios: IV. Instalao e configurao das ferramentas de GED e Workflow no ambiente operacional de servidor do TCE/MA. Aps este processo ser dado o aceite de recebimento das ferramentas, em at 05 (cinco) dias teis, desde que as mesmas se encontrem em funcionamento, configuradas, estveis e operacionais; Garantia de manuteno, suporte tcnico e atualizao das ferramentas por no mnimo 01 (um) ano aps o aceite de recebimento pelo TCE/MA; Entrega dos manuais de instalao, configurao, e administrao das ferramentas.

V. VI.

2 Implantao, configurao e treinamento do sistema a. Para a disseminao dos conhecimentos de uso do sistema implantado e administrao do aplicativo, a contratada realizar treinamento com os usurios finais do sistema e profissionais da rea de TI, que acompanharo todo o servio de implantao, instalao, configurao e customizao, ficando responsveis pela administrao do aplicativo. Para o treinamento devero ser observados os seguintes tpicos: IV. V. VI. Conceitos de Gerenciamento Eletrnico de Documentos/Processos; Funcionalidades do Sistema; Digitalizao de documentos.

b. A capacitao ser por turmas de no mximo 12 (doze) usurios cada. c.A capacitao dever ser ministrada nas dependncias da contratante ou em local a ser determinado pela mesma, em horrio comercial a ser definido pela contratante. d. A contratante fornecer o local fsico, assim como os recursos audiovisuais e computadores. e. Caber licitante vencedora fornecer todo e qualquer material didtico necessrio em Portugus (Brasil). f. Todas as capacitaes devero ser realizadas em portugus (Brasil). g. O instrutor dever estar certificado ou declarado apto pelo fabricante do software para ministrar o treinamento para o qual foi designado. h. Ao final da capacitao operacional, os colaboradores da contratante devero ter pleno domnio da tecnologia adotada para a soluo, estando aptos a participar do projeto executando as atividades como: validao, testes, controle de qualidade, entre outros. i. O acompanhamento ps-capacitao ocorrer nas dependncias do cliente, sendo sua carga de trabalho acordada levando em conta perodos mnimos de 08 (oito) horas dirias. Essa etapa abrange o acompanhamento do usurio para garantir a operacionalizao do software e inclui as atividades de levantamento de dados, auxlio na parametrizao do sistema e acompanhamento dos primeiros cadastros completos de documentos e processos. 3 - Suporte tcnico e atualizao d. O servio de suporte tcnico do sistema dever ser prestado no local ou remotamente (atravs de central de atendimento do prprio fabricante, no regime 8x5 (horrio comercial / dias teis)), com alocao de tcnicos nas instalaes do TCE/MA ou da licitante vencedora, de acordo com a demanda e com o objetivo de prestar suporte tcnico administrao do ambiente e do aplicativo. e. A contratada dever solucionar problemas relatados, em no mximo 48 horas contados a partir do momento da reclamao formal pela contratante. f. O suporte tcnico deve abranger a cobertura dos seguintes servios:

22

Servio de Apoios s Micro e Pequenas Empresas no Maranho


IV.

FOLHA N RUBRICA:

__

V.

VI.

Garantia de atendimento remoto: concede ao cliente o direito de receber, sem custo adicional, os servios de atendimento, por telefone, fax ou e-mail (Help-Desk), onde podero ser elucidadas dvidas, orientaes e sugestes sobre a utilizao de cada software. Garantia de atualizao: concedem ao cliente o direito de receber, sem custo adicional, as novas verses ou releases, decorrentes das atualizaes ocorridas quando da reviso das normas da qualidade. (Instalao de novas verses/releases no includa neste servio); Garantia de evoluo: concede ao cliente o direito de receber, sem custo adicional, todas as novas verses ou releases que visam aperfeio-lo e mant-lo atualizado com as novas tecnologias do mercado;

CLUSULA SEGUNDA DOS DIREITOS SOBRE O SISTEMA A empresa contratada continuar detentora de todos os direitos de propriedade sobre o sofware, de acordo com a Lei do Software. Pargrafo Primeiro: Caso a empresa no seja o fabricante da ferramenta, a mesma dever possuir declarao do fabricante autorizando-o a fornecer o produto; Pargrafo Segundo: Em caso de descontinuidade do produto no mercado ou do encerramento das operaes do fabricante da soluo sem existncia de transferncia de propriedade e conseqente transferncia das responsabilidades assumidas pela empresa contratada, o fabricante se obriga a fornecer toda a documentao tcnica da soluo (manuais de instalao, documentao de arquitetura da soluo, documentao funcional, documentao do banco de dados, documentao de projeto de sofware), bem como fornecer todo cdigo fonte da ltima verso da soluo para que a contratante tenha os componentes necessrios para manuteno e sustentao da soluo pelos meios que ela escolher. CLUSULA TERCEIRA DO PREO Os valores totais a serem pagos pelos servios ora contratados sero os seguintes: ITENS 01 02 SERVIOS Aquisio de licena de uso de software, implantao, configurao e treinamento do sistema; Suporte tcnico e manuteno mensal. VALOR (R$) 0,00 0,00

CLUSULA QUARTA DA FORMA DE PAGAMENTO Os pagamentos referentes aos itens acima sero efetuados mediante a apresentao da documentao hbil liquidao da despesa e atesto da rea responsvel pela fiscalizao do contrato da seguinte forma: Item 01: 50% aps a entrega do software e documentao pertinente; 50% aps homologao pelo TCE/MA e concluso do treinamento. Item 02: Pagamento mensal durante 12 meses, podendo ser prorrogado por igual perodo at o limite de 120(cento e vinte) meses. Pargrafo Primeiro O TCE/MA reserva-se o direito de recusar o pagamento se no ato da atestao da realizao dos servios estes no estiverem de acordo com as especificaes exigidas no edital e no presente Contrato. Pargrafo Segundo - Nenhum pagamento ser efetuado CONTRATADA enquanto pendente de liquidao qualquer obrigao financeira que lhe for imposta, em virtude de penalidade ou inadimplncia, sem que isso gere direito ao pleito de reajustamento de preos ou correo monetria. Pargrafo Terceiro Somente o Item 02 ser objeto de reajuste de preo anual e medido pelo IGP-DI ndice Geral de Preos Fundao Getlio Vargas, ou outro ndice que porventura o substitua, levando-se em considerao o ms base do preo do Contrato. Pargrafo Quarto - Ser de responsabilidade da CONTRATADA de encaminhar os pedidos de reajustes de preos acompanhados da demonstrao analtica do clculo do reajuste a ser aprovado pelo TCE/MA.

23

Servio de Apoios s Micro e Pequenas Empresas no Maranho

FOLHA N RUBRICA:

__

Pargrafo Quinto: Os recursos financeiros destinados cobertura das despesas objeto deste contrato, correro por conta do oramento anual do TCE/MA Projeto Gesto de Tecnologia da Informao e Comunicao. CLUSULA QUINTA - DA VIGNCIA O prazo de vigncia do presente contrato para execuo dos servios ser de 12 meses, com incio em xx de xxxxx de xxxxxxx e trmino em xx de xxxxx de xxxxx, podendo ser prorrogado, por igual perodo ou frao, at o limite de 60 meses, por interesse das partes, mediante Termo Aditivo. 1CLUSULA SEXTA - DA FISCALIZAO A execuo contratual dos servios ser acompanhada e fiscalizada pela UTI - Unidade de Tecnologia da Informao do TCE/MA, cabendo a esta, a aceitao dos servios e a aprovao das notas fiscais/faturas, podendo rejeit-las no todo ou em parte, quando no obedecerem ou no atenderem ao especificado neste contrato. 2 3CLUSULA STIMA - DAS PENALIDADES Os casos de inexecuo total ou parcial injustificada, erro de execuo, execuo imperfeita, atraso injustificado e inadimplemento contratual implicaro nas seguintes penalidades: I.Advertncia; II.Multa de 1% (um por cento) incidente sobre o valor mensal do contrato, por dia, limitado a 20 (vinte) dias, no caso de atraso na prestao do servio. III.Resciso unilateral do contrato, na hiptese de ocorrer: a) A extrapolao dos 20 (vinte) dias previstos no inciso II, sem prejuzo do pagamento das respectivas multas; b) O inadimplemento total ou parcial das obrigaes contratuais assumidas. IV.Multa de 10% (dez por cento) incidentes sobre o valor total estimado do contrato pela resciso do contrato por iniciativa da CONTRATADA sem justa causa, sem prejuzo do pagamento de outras multas que lhe tenham sido aplicadas e de responder por perdas e danos que a resciso ocasionar ao TCE/MA, exceto nas condies previstas na Clusula Dcima Terceira; V.Suspenso temporria do direito de licitar e contratar com o Sistema TCE por prazo de at 2 (dois) anos. CLUSULA OITAVA - DA DENNCIA As partes podero, a qualquer tempo, denunciar este contrato, manifestando-se por escrito e com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias, sem que em razo desta prerrogativa recebam qualquer tipo de indenizao. Pargrafos Primeiro - Antes do encerramento dos 30 (trinta) dias, devero ser quitadas todas as pendncias provenientes deste contrato e providenciada a documentao de quitao plena. Pargrafo Segundo - Aps transcorridos os 30 (trinta) dias e quitadas todas as pendncias provenientes deste contrato, dever ser providenciado o instrumento de distrato, na forma estabelecida de comum acordo pelas partes. CLUSULA NONA - DA RESCISO O presente contrato poder ser rescindido de pleno direito, independentemente de notificao ou interpelao judicial, no caso de inadimplemento de qualquer de suas clusulas ou condies, sujeitando a CONTRATADA s penalidades previstas neste instrumento, e em especial por: I. No-cumprimento ou cumprimento irregular de clusulas pactuadas, especificaes ou prazos; II. Subcontratao parcial e/ou total do objeto deste contrato sem prvia autorizao escrita do TCE/MA, associao da CONTRATADA com outrem, cesso ou transferncia total ou parcial do servio a terceiros, bem como a fuso, ciso ou incorporao, que afetem a boa execuo do contrato;

24

Servio de Apoios s Micro e Pequenas Empresas no Maranho

FOLHA N RUBRICA:

__

III. Lentido do seu cumprimento, levando o TCE/MA a comprovar a impossibilidade da prestao dos servios na forma CONTRATADA; IV. Desatendimento das orientaes regulares das pessoas designadas para acompanhar e fiscalizar a execuo deste contrato; V. Cometimento reiterado de falhas na execuo deste contrato; VI. Decretao de falncia; VII. Dissoluo da empresa; VIII.Protesto de ttulos ou a emisso de cheques sem a suficiente proviso que caracterizem a insolvncia da CONTRATADA; IX.Razes de interesse pblico de alta relevncia e amplo conhecimento; X. Ocorrncia de caso fortuito ou de fora maior, regularmente comprovado, e que impea da execuo deste contrato; XI. Alterao social ou modificao da finalidade ou da estrutura da CONTRATADA, que prejudique a execuo do contrato; Pargrafo nico - Em qualquer das hipteses acima referidas, a CONTRATADA dever reparar integralmente os prejuzos causados ao TCE/MA, independente da aplicao das penalidades previstas neste instrumento, que podero ser aplicadas no todo ou em parte, a critrio exclusivo do TCE/MA. CLUSULA DCIMA - DO FORO O Foro da cidade de So Lus (MA) ser o competente para dirimir quaisquer dvidas e questes que vierem a surgir no cumprimento das obrigaes oriundas do presente instrumento contratual. E assim, por estarem de acordo, ajustado e contratado, aps lido e achado conforme, as partes firmam o presente contrato em 3 (trs) vias de igual teor e forma, para um s efeito, na presena de 02 (duas) testemunhas abaixo assinadas.

So Lus (MA), xx de xxxxxxxx de xxxxxxx

PELO CONTRATANTE:

DELANO RODRIGUES ROCHA Diretor Superintendente

EVANDRO COSME SOARES DE OLIVEIRA Diretor Administrativo Financeiro PELA CONTRATADA: Testemunhas: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Xxxxxxxxx

CPF: CPF:

25

Vous aimerez peut-être aussi