Vous êtes sur la page 1sur 17

Artrite reumatide

A Artrite Reumatide uma doena inflamatria crnica severa, debilitante, com localizao variada mais comumente nas articulaes sinoviais e tecidos periarticulares, com dores e deformidades progressivas, considerada at o momento incurvel. A expectativa de vida pode ser reduzida tanto em homens como em mulheres com artrite reumatide e aqueles pacientes com o tipo mais grave da doena apresentam as mais altas taxas de mortalidade; por essa razo, muitos reumatologistas esto desenvolvendo estratgias teraputicas mais agressivas para essa doena. muito freqente, aproximadamente 10% das manifestaes articulares so devido a Artrite Reumatide. A origem da doena est relacionada com distrbios emocionais ou ao sistema imunolgico (auto-imune). Quem pode ter Artrite Reumatide? A Artrite Reumatide acomete homens e mulheres de todas as idades, com picos de incidncia em adultos jovens e mulheres em pr-menopausa. A sua incidncia maior entre mulheres entre 50 e 70 anos, tendo uma relao de prevalecncia de 2 a 3 mulheres para 1 homem. Como se manifesta a Artrite Reumatide? A Artrite Reumatide caracterizada pela inflamao da membrana (sinovial) que forra a cpsula fibrosa que envolve e protege as articulaes. O incio insidioso com sintomas gerais: febrcula, mal-estar, sudorese, perda do apetite, emagrecimento, moleza, angstia e irritabilidade. O comeo pode tambm simular outras doenas, como: tenossinovite, manifestaes pulmonares, fibromialgia, etc, ou atingir a vrias articulaes, geralmente as maiores, sendo simtrica (direita e esquerda). Apresentam sinais evidentes de inflamao: dor, rigidez matinal (mais intensa aps despertar), artrite em trs ou mais reas articulares, edema, calor, rubor, aumento dos gnglios, anemia e ndulos subcutnios. Qualquer articulao sinovial pode apresentar a inflamao da artrite reumatide, sendo que algumas com mais conseqncias. Entre ela podemos destacar:

Mos Joelhos Ps Cotovelos Ombros Tmporo-mandibular Coluna cervical

As principais complicaes geradas pela doena so:


Deformidades progressivas com perda funcional Desgaste das juntas (artrose) 1

Ruptura de tendes Instabilidade da coluna cervical

Como deve ser o tratamento da Artrite Reumatide? A Artrite Reumatide uma doena de difcil tratamento. At 75% dos pacientes apresentam melhora quando so tratados com baixas doses de um nmero mnimo de medicaes durante o primeiro ano da doena, porm 10% ou mais so eventualmente incapacitados por ela. Os pacientes que apresentam diagnstico de artrite reumatide precisam receber informaes sobre a doena, seu curso, as diferentes modalidades teraputicas, os efeitos colaterais induzidos pela medicao, as conseqncias da doena e as tcnicas para ocultar o problema. O tratamento da artrite reumatide poder ser realizado pelo paciente de duas maneiras: tratamento no farmacolgico e tratamento farmacolgico. Tratamento No Farmacolgico: O repouso completo no leito durante um curto perodo de tempo pode ser benfico para pacientes com doena grave ativa e dolorosa, mas perodos regulares de repouso podem ser recomendados para pacientes com sintomas menos graves. Alm disso, aparelhos para mobilizao podem poupar a articulao em locais especficos de inflamao. Programas de exerccios tambm podem contribuir para a preveno de deformidades e a manuteno da massa muscular, embora eles devam ser iniciados cuidadosamente se o processo inflamatrio agudo ainda estiver ativo. Exerccios e fisioterapia oferecem maior sucesso quando iniciados aps a inflamao ter sido suprimida. Vrios dispositivos encontram-se disponveis para ajudar os pacientes com artrite reumatide a realizar as tarefas dirias. Sapatos ortopdicos e outros tipos de calados podem tambm ser muito teis. Tratamento Farmacolgico O tratamento farmacolgico da artrite reumatide tem sido tradicionalmente dividido em medicaes de primeira e de segunda linhas. Os agentes de primeira linha, incluindo AINEs, aspirina e coxibs exercem rpido efeito supressor dos sinais de inflamao, tais como dor e rigidez, mas, infelizmente, eles no alteram a progresso do dano articular, conforme evidenciado por estudos que utilizaram radiografias seriadas. As medicaes de segunda linha so aquelas que conseguem modificar o curso da doena. Dentre estas, podemos destacar a sulfassalazina, a hidroxicloroquina, o metotrexato, a azatioprina, os sais de ouro, a penicilamina, a ciclofosfamida e a ciclosporina. Atualmente as medicaes modificadoras da doena esto sendo usadas no incio do processo patolgico para ajudar a prevenir complicaes e incapacidade. Devido a este fato, os agentes de segunda linha esto sendo classificados agora como medicaes anti-reumticas modificadoras da doena (DMARDs), medicaes indutoras de remisso (RIDs) ou medicaes anti-reumticas de ao lenta (SAARDs). Perguntas e respostas sobre Artrite, Osteoartrite e Reumatismo
O QUE VOC PRECISA SABER SOBRE ARTRITE, OSTEOARTRITE E REUMATISMO

O que artrite?

Artrite uma inflamao da articulao, que provoca dor, limitao de movimento e at deformidades, podendo afetar adultos, em qualquer idade, e crianas. O que artrose? Artrose uma doena degenerativa da articulao, sendo a forma mais comum das doenas msculo-esquelticas. Afeta preferencialmente as pessoas a partir da meia idade e envolve mais freqentemente as seguintes articulaes: coluna cervical, lombar, joelhos, quadris e os dedos das mos. Quase 70% das pessoas acima dos 70 anos tm evidncias radiolgicas desta doena e grande parte no apresenta nenhum sintoma. Qual a definio de osteoartrite? Osteoartrite a forma mais comum de artrite e a principal causa de incapacidade nos Estados Unidos. uma doena das articulaes, degenerativa e progressiva, na qual a cartilagem que reveste as extremidades sseas se deteriora, causando diferentes graus de dor, inflamao e incapacidade. Como se define artrite reumatide? uma doena crnica, de causa desconhecida, que provoca inflamao nas articulaes (dor, rigidez, inchao e perda da funo), com tendncia a ser persistente, determinando deformidades e invalidez. Predomina em mulheres adultas, mas ambos os sexos so acometidos, mesmo as crianas. s vezes atinge outros rgos, por exemplo, olhos, corao, pulmo e sistema nervoso. O que reumatismo? O reumatismo no uma doena, mas um grupo de doenas que em algum momento provoca dor ou incapacidade funcional nas articulaes, msculos, tendes ou ossos. Pode tambm causar inflamaes nos tecidos conjuntivos de outras partes do corpo (rim, pulmo, pele, etc). Qual a causa dessas doenas? No existe uma causa nica para as doenas reumticas. So aproximadamente 200 doenas com causas diferentes. Por exemplo, a artrite infecciosa provocada por bactrias ou fungos; a artrite reumatide, o lpus eritematoso e outras doenas do tecido conjuntivo tm causas imunogenticas; a gota tem causa metablica (excesso de cido rico); as tendinites e bursites so provocadas por traumatismo ou movimentos de repetio. Enfim, mltiplas causas para doenas muito diferentes. Existe alguma forma de preveni-las? Algumas podem ser prevenidas, como, por exemplo, uma artrose provocada por uma deformidade congnita, a qual pode ser evitada caso essa deformidade seja corrigida precocemente. Uma outra doena prevenvel a osteoporose, quando as mulheres jovens so devidamente orientadas. A gota tambm pode ser prevenida, tratando-se o excesso de cido rico no sangue, antes que ele forme cristais e se deposite na articulao, provocando inflamao, dor e incapacidade. Manter o peso ideal com exerccios e dietas uma boa maneira de prevenir doenas. Por que so chamadas de doenas incapacitantes? Porque um processo inflamatrio que leve dor e posteriormente a alguma deformidade pode tornar o paciente incapaz de realizar movimentos. A prpria dor e a inflamao impedem os pacientes de se movimentarem.

Existe alguma parcela da populao na qual essas doenas so mais freqentes? Por qu? Determinadas doenas atingem, por exemplo, mais as crianas, como a febre reumtica. Isto porque essa doena conseqncia de uma infeco de garganta que atinge mais as crianas. As artrites infecciosas atingem mais as crianas e os idosos, pela deficincia imunolgica. A artrite reumatide e o lpus eritematoso sistmico atingem preferencialmente as mulheres em virtude da participao hormonal nestas doenas. A artrose atinge geralmente pessoas de mais idade. Curiosamente, essas doenas so normalmente mais freqentes e mais graves em indivduos de classe scio-econmicas menos favorecidas. Qual a incidncia de osteoartrite na populao mundial? E no Brasil? Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 20 milhes de americanos so portadores de osteoartrite. No Brasil, mais de 15 milhes de pessoas sofrem de osteoartrite. Nos Estados Unidos, 2 milhes de americanos sofrem de artrite reumatide, sendo 60 % mulheres. No Brasil so 1 milho e 500 mil. Como o tratamento padro dessas doenas? Como so doenas de causas diferentes, o tratamento diferenciado e complexo para cada uma delas, no entanto nas doenas onde existe inflamao o uso de medicamentos antiinflamatrios torna-se imperativo. um tratamento eficaz? Em determinados casos sim, porm muitas vezes preciso usar antiinflamatrios no-esterides (AINEs) durante um perodo longo, o que acarreta efeitos colaterais, alm de associ-los a muitos outros medicamentos, tambm potencialmente txicos.
O que se pode dizer a respeito dos efeitos colaterais gastrointestinais ocasionados pelo uso dos AINEs? Por que eles so to freqentes?

Os AINEs, devido ao seu uso disseminado, causam mais hospitalizaes e mortes do que qualquer outra classe de medicamentos disponvel no mercado. Os AINEs inibem a enzima COX-1 (ciclooxigenase-1), que produz substncias que se acredita serem responsveis pela manuteno das funes orgnica importantes, como a proteo da mucosa gstrica. Com isso, podem causar efeitos gastrointestinais graves, tais como perfuraes do estmago, lceras e sangramentos. Qual a gravidade desses efeitos gastrointestinais (GI)? Nos Estados Unidos, por exemplo, esses efeitos colaterais GI resultam em mais de 76 mil hospitalizaes e 7.600 mortes a cada ano, de acordo com estimativas publicadas. Mais de 50% dos usurios crnicos de AINEs apresentam algum tipo de leso da mucosa gastroduodenal. Sessenta por cento dos pacientes com lcera pptica complicada so usurios de AINEs. No Brasil, estima-se um gasto de US$ 2 bilhes ao ano com o tratamento de efeitos indesejveis decorrentes do uso de AINEs. Como tratado um paciente que desenvolveu lcera, por exemplo, devido ao uso de AINEs? O fundamental a suspenso do AINE; depois inicia-se o uso medicamentos antiulcerosos. Todos os medicamentos so iguais ou existe alguma diferena entre eles?

Os antiinflamatrios no so iguais. Sabe-se que em uma reao inflamatria so liberadas diversas substncias que alimentam a "fogueira" do processo inflamatrio. Uma das mais importantes so as prostaglandinas, que so produzidas pela ao das enzimas COX-1 e COX-2 . Os AINEs hoje existentes inibem a produo das prostaglandinas atravs da inibio das COX-1 e COX-2, levando a efeitos indesejveis, uma vez que a COX-1 exerce funes fisiolgicas. Os novos AINEs so especficos para COX-2, no inibindo as prostaglandinas protetoras da mucosa gstrica.
Quais as caractersticas da nova classe de medicamentos antiinflamatrios, os inibidores especficos da COX-2?

Os inibidores especficos da COX-2 agem por meio da inibio da COX-2 sem inibir significativamente a COX-1. A COX-2 (ciclooxigenase-2) uma enzima responsvel pela produo de substncias que se acredita serem basicamente responsveis pela dor e pela inflamao. A ciclooxigenase-1 (COX-1) produz substncias que se acredita serem responsveis pela manuteno das funes orgnicas importantes, inclusive a proteo da mucosa gstrica.
Os medicamentos dessa classe no provocam efeitos colaterais GI?

Geralmente no. Sendo inibidores seletivos da COX-2, deixam livre a COX-1 que protege a mucosa gstrica, apresentando efeitos indesejveis mnimos. Provocam algum outro tipo de efeitos colaterais? Os estudos realizados mostraram efeitos colaterais similares ao placebo. A eficcia desses medicamentos comparada dos AINEs? Nos estudos clnicos j realizados, em comparao com os principais AINEs existentes no mercado, a eficcia foi a mesma. Existe alguma contra-indicao ao uso de medicamentos dessa classe? Sim. Indivduos com lcera pptica ativa ou em tratamento, insuficincia renal grave, alergia a AINEs, doena neoplsica, angina ou hipertenso descontroladas, mulheres jovens em idade frtil e sem controle de natalidade devem evitar o uso desses medicamentos. Qual a incidncia de automedicao entre os pacientes que sofrem dessas doenas? Os AINEs so os medicamentosmais utilizados no mundo. So 100 milhes de prescries anuais de AINEs e um nmero sete vezes maior sem prescries. Representam 40 bilhes de comprimidos ao ano. Quarenta por cento dos usurios tm mais de 60 anos. Qual o perigo da automedicao? Os pacientes que se automedicam correm o risco dos efeitos colaterais dos AINEs e at de morte, alm de no se beneficiar dos efeitos desejveis dos AINEs, j que usam aquilo que lhes indicado por leigos, sem tomarem conhecimento se esse remdio aconselhado para sua doena. Fonte: www.msd-brazil.com

Artrite Reumatoide
A primeira descrio sobre artrite reumatide foi em 1800 por Landr Beauvais, porm alteraes articulares sugestivas desta doena so descritas desde a poca dos romanos e gregos. A artrite reumatide a doena mais comum entre as artrites inflamatrias. um distrbio crnico, auto imune, sistmico e inflamatrio cujo principal local de acometimento o tecido sinovial, fina membrana que forra e lubrifica as articulaes. A membrana sinovial fica inflamada e produz substncias qumicas que tem a propriedade de destruir a cartilagem, o osso, bem como se prolifera, constituindo um tecido conhecido como pannus que pode invadir a cartilagem, ligamentos e ossos, podendo ter como conseqncia destruio articular. Epidemiologia A artrite reumatide tem uma incidncia anual de aproximadamente 0.1-0.2/1000 em homens e 0.2-0.4/1000 em mulheres. A prevalncia de 1-2% na populao geral. Ocorre em qualquer idade, porm com pico de incidncia entre 35 e 55 anos, e sua prevalncia aumenta com a idade. Acometem todas as raas e ambos sexos com uma distribuio 2,5 vezes maior no sexo feminino. Seu incio parece ser mais freqente no inverno que no vero. Esta doena pode comprometer a capacidade do indivduo em exercer suas atividades dirias bem como a sua qualidade de vida. Causas A sua causa permanece desconhecida e vrios fatores podem contribuir para o seu desencadeamento: A) fatores genticos: a hereditariedade ou um gene adquirido de seus pais pode ser um fator determinante para o desenvolvimento da artrite reumatide. estimado que parentes de primeiro grau de um paciente portador desta afeco apresenta risco 16 vezes maior em desenvolver a doena que a populao geral. B) Fatores hormonais: A grande incidncia no sexo feminino, particularmente na pr-menopausa, sugere uma influncia de fatores reprodutivos e hormonais. C) Agentes infecciosos: Alguns estudos tentaram relacionar o seu aparecimento depois de determinadas infeces virais, mas nenhum deles conseguiu comprovar esta evidncia. Quadro clnico O incio da artrite reumatide regra geral gradual se manifestando por fadiga, rigidez matinal com durao superior de 1 hora, dores musculares difusas, perda do apetite e fraqueza. Eventualmente a dor articular se acompanha de edema e calor; rigidez, aps perodos de inatividade. O envolvimento articular geralmente simtrico, afetando igualmente ambos lados do corpo. As articulaes mais comprometidas esto descritas no quadro 1. O envolvimento da coluna torcica e lombar, bem com da articulao sacroilaca raro na artrite reumatide e pode sugerir outro diagnstico. Uma complicao articular que pode levar ao risco de paraplegia ocorre quando a coluna cervical torna-se instvel, comprometendo a medula espinhal. Articulaes mais freqentemente acometidas durante o curso da artrite reumatide

Metacarpofalangeana 90-95% Tornozelo 50-80% Punho 80-90% Coluna cervical (C1-C2) 40-50% Interfalangeana proximal 65-90% Quadril 40-50% Joelho 60-80% Cotovelo 40-50% Metatarsofalangean 50-90% Temporomandibular 20-30%

Ombro 50-60%

O tecido sinovial, quando inflama, pode secretar o lquido sinovial e como conseqncia a articulao torna-se inchada. A seguir pode ocorrer leso da cartilagem e do osso sobre a qual a mesma se apia. A leso articular clinicamente observada de 1-2 anos aps o incio da doena sendo as deformidades resultantes da leso da cartilagem, eroses sseas bem como inflamao e ruptura dos tendes. Alem das articulaes podem ser observados outros envolvimentos tais como: A) Ndulos reumatides: so indolores, firmes localizados no tecido subcutneo, particularmente na regio do cotovelo, tendo de Aquiles e reas de presso, incidindo em at 20% dos pacientes. Tambm podem se manifestar nos olhos, cursando com inflamao. No pulmo, podem ocorrer no seu parnquima e na pleura (membrana que reveste o pulmo) levando a um desconforto respiratrio e dor. B) Anormalidades sanguneas: anemia , secundria doena crnica e geralmente relacionada atividade da doena. Tambm pode ser observado um aumento do nmero de plaquetas. C) Vasculite reumatide: trata-se de uma inflamao dos vasos sanguneos que pode se manifestar por ulceraes da pele, com infeco subseqente, hemorragia digestiva, bem como neuropatias perifricas com formigamentos de extremidades. D) Alteraes cardacas: pericardite ou seja, inflamao da membrana que reveste o corao. E) Envolvimento pulmonar: A pleurite, ou seja, inflamao da membrana que recobre o pulmo e raramente a presena de ndulos reumatides no pulmo. F) Envolvimento ocular: pode ocorrer inflamao de vrias partes do olho, particularmente a ceratoconjuntivite sicca, olho seco que se manifesta por sensao de areia nos olhos. Outras manifestaes podem levar a dor, vermelhido incluindo alteraes visuais. G) Neurolgico: os nervos, mediano, ulnar e tibial posterior so os mais afetados por compresso resultante do tecido inflamado com dor e formigamento nas reas inervadas. O acometimento da coluna cervical, nos nveis C1C2 pode levar a compresso medular. H) Muscular: a fraqueza muscular geralmente por uma atrofia, secundria a inflamao articular. Ocasionalmente problemas nutricionais, medicaes e disfunes neurolgicas podem contribuir. Exames complementares Os exames radiolgicos para avaliao das articulaes acometidas incluem: A) Raios-X: nas fases precoces encontraremos um aumento das partes moles, osteopenia periarticular e medida que a doena progride, diminuio do espao articular, eroses sseas e subluxaes. B) Tomografia computadorizada: tem um papel secundrio na avaliao da artrite reumatide. C) Ressonncia nuclear magntica: um mtodo importante para avaliao da cartilagem articular, medula ssea, msculos, ligamentos, tendes e gordura. Os principais testes laboratoriais para avaliao de um paciente com artrite reumatide so: 7

A) Hemograma: poder revelar uma anemia e aumento do nmero de plaquetas B) Provas de atividade inflamatrias: particularmente a velocidade de hemossedimentao (VHS) e a protena c reativa (PCR) podem se relacionar com a atividade da doena. C) Fator reumatide (FR): aproximadamente 70% so FR+ no incio da doena e nos primeiros 2 anos , um total de 85%. Quando presente, associado a uma doena mais grave, com manifestaes extra-articulares, incluindo os ndulos subcutneos. D) Fator antinuclear (FAN): detectado em 25% dos pacientes. E) Lquido sinovial: revela um padro inflamatrio. Tambm til para o diagnstico diferencial de uma infeco associada. Os critrios para classificao da artrite reumatide pelo Colgio Americano de Reumatologia datam de 1987 e so: 1) Rigidez matinal: dentro e ao redor das articulaes com durao mnima de 1 hora antes da melhora mxima. 2) Artrite de 3 ou mais articulaes: pelo menos 3 articulaes tem que apresentar um aumento de partes moles ou derrame articular observado pelo mdico. As 14 possveis reas so: interfalangeanas proximais, punhos, cotovelos, metacarpofalangeanas, joelhos, tornozelos e metatarsofalangeanas, direita e esquerda. 3) Artrite nas articulaes das mos: pelo menos uma rea edemaciada nos punhos, metacarpofalangeanas e interfalangeanas proximais. 4) Artrite simtrica: envolvimento simultneo das mesmas reas de ambos lados do corpo. 5) Ndulos reumatides: ndulos subcutneos, nas proeminncias sseas, superfcies extensoras ou regies justaarticulares, observados pelo mdico. 6) Fator reumatide: presena do fator reumatide. 7) Alteraes radiolgicas: alteraes radiolgicas tpicas em mos e punhos. Para um paciente ser classificado como portador de artrite reumatide ele deve apresentar pelo menos 4 destes 7 critrios. Tratamento O tratamento da artrite reumatide evoluiu muito nos ltimos 25 anos, oferecendo a maioria dos pacientes melhoras dos sintmas e capacidade em continuar uma vida normal. Uma boa relao mdico-paciente fundamental para o sucesso teraputico, cujos principais objetivos so a preservao da funo articular e preveno da incapacidade. Seu tratamento de longo prazo, por vezes, para vida toda.No existe at o momento cura para esta doena.O tratamento inclui conscientizao e educao, medicamentos, terapia fsica e cirurgias reparadoras, que tem como objetivo de melhora dos sinais e sintomas, preservao ou melhora da funo das articulaes com sua reintegrao social e boa qualidade de vida. Os principais medicamentos utilizados so:

A) Antiinflamatrios no esteroidais: incluem a aspirina e os antiinflamatrios no esteroidais como o ibuprofeno, diclofenaco, indometacina, naproxeno, cetoprofeno e outros bem como uma nova classe de antiinflamatrios, inibidores seletivos da Cox-2 (celecoxib, rofecoxib e etoricoxib), que apresentam menor risco de sangramento gastrointestinal. Estas medicaes so largamente utilizadas e efetivas no alvio da dor e da inflamao pela sua ao em inibir as prostaglandinas pr-inflamatrias. Entretanto no h evidncias que estes agentes alterem a histria natural desta doena. Determinado antiinflamatrio pode ser efetivo para alguns pacientes e txicos para outros. A doena gstrica induzida por antiinflamatrios, como a gastrite e lceras incluindo as hemorragias, parece ser a complicao mais sria destes medicamentos. Outro efeito colateral inclue a nefrotoxidade. O risco do seu uso aumenta com a idade, uso concomitante de corticoesterides ou anticoagulantes, doses elevadas de antiinflamatrios, efeitos colaterais prvios descritos com seu uso e presena de gastrite e lcera gstrica, entre outros. B) Corticoesterides: os corticoesterides, em mdias doses, so efetivos para o Controle de exacerbaes e em baixas doses para a manuteno da doena e podem ser associados aos antiinflamatrios no esteroides em determinados casos no qual a doena no esteja adequadamente controlada. O uso intraarticular indicado e eficazes no tratamento de sinovites. C) Drogas modificadoras do curso da doena: para ser designada droga modificadora do curso da doena, ela deve alterar o curso da doena em pelo menos um ano. A avaliao realizada por meio de melhora da funo articular, diminuio da sinovite inflamatria e retardo ou preveno do dano estrutural articular. O resultado da ao dessas drogas pode levar de semanas a meses. Fazem parte deste grupo os compostos de ouro (aurotioglicose e aurotiomalato), antimalricos (hidroxicloroquina e difosfato de cloroquina), sulfassalazina, methotrexate, leflunomide, e outros agentes (azatioprina e ciclofosfamida). D) Drogas que agem no fator de necrose tumoral: nos ltimos anos, novos medicamentos vm sendo desenvolvidos e j aprovados para o tratamento da artrite reumatide, naqueles casos que no respondem as outras terapias acima descritas. Entre eles temos o enternacept, o infliximab e o adalimumabe que agem bloqueando uma protena inflamatria denominada de fator de necrose tumoral. Apresentam uma ao precoce, na maioria dos casos melhorando rapidamente os sinais e sintomas, inibindo a progresso da doena. Na maioria dos casos so ministrados em associao com associao com o methotrexate ou leflunomide. F) Cirurgias: so indicadas para a correo das articulaes severamente afetadas, com o objetivo de corrigir as deformidades e melhorar a funo articular. G) Outras medidas no medicamentosas: a terapia fsica e ocupacional importante devido a: proteo da articulao e de sua funo; os exerccios para amplitude de movimento e fortalecimento muscular so fundamentais para manter e melhorar a mobilidade articular bem como minimizar o estresse sobre as articulaes. Exerccios aerbicos, como caminhadas, ajudam diminuir a fadiga, melhoram o condicionamento cardiovascular e geram uma sensao de bem estar. Esses exerccios podem ser difceis de serem realizados em pacientes com acometimento de quadris, joelhos ou ps; esses ltimos devem ser orientados para sua realizao em uma piscina (hidroterapia);

colocao de rteses em articulaes inflamadas, o que ocasiona uma reduo da dor e inflamao com melhora do alinhamento dos componentes articulares. A perda de peso importante para reduzir a carga exercida sobre as articulaes inflamadas. . O repouso deve ser orientado nos perodos de reagudizao dos sinais e dos sintmas. Prognstico Freqentemente a doena pode ser controlada com a associao de medicamentos e tratamentos no medicamentosos. O curso da doena tem variao individual. Pacientes com presena de fator reumatide e ou ndulos reumatides parecem ter uma doena mais severa. Pacientes que manifestam a doena em idade jovem, costumam apresentar uma evoluo pior. A remisso da doena quando presente costuma ocorrer no primeiro ano e sua probabilidade diminui ao longo dos anos de evoluo. Aps 10-15 anos de evoluo aproximadamente 20% dos casos apresentaro remisso e 50-70% permanecero ativos no trabalho. Aps 15-20 anos 10% ficaro severamente incapacitados, inclusive para exercer atividades rotineiras do dia a dia como tomar banho, se alimentar ou se vestir. Fonte: www.clinicagoldenberg.com.br

Artrite reumatide
O que artrite reumatide? Artrite Reumatide uma doena comum das articulaes caracterizada por inflamaes freqentes de vrias juntas. A maioria das pessoas que tm reumatide so mulheres embora homens tambm possam ter este problema. Geralmente os pacientes chegam ao consultrio do mdico queixando-se de dor nos dedos da mos, punhos cotovelos, ombros e joelhos, porm outras juntas tambm podem estar doloridas como as articulaes dos ps. A dor geralmente acontece nos dois lados do corpo, tanto direita, quanto esquerda. Por exemplo, doem as duas mos, os dois ombros ou os dois joelhos. Embora vrias juntas doam, umas podem estar mais inflamadas que as outras. Quando o mdico faz o exame fsico pode notar a junta de um dedo da mo mais inchada que as juntas dos outros dedos ou joelho mais dolorido, inchado e quente que o outro. Para algumas pessoas a dor pode ser muito forte: "Doutor, meu ombro di tanto que no posso virar na cama noite, ser que est quebrado"?, "Doutor, no consigo dobrar meu punho de tanta dor". Esta dor geralmente persistente e melhora pouco com os remdios analgsicos que geralmente temos em casa para dor de cabea ou resfriados. Uma queixa importante que chama a ateno dos mdicos uma sensao de que a mo est "dura" quando o paciente acorda pela manh. "Doutor, quando eu acordo, minhas mos esto duras, difceis de abrir e fechar e s melhoram depois que eu fao alguns exerccios" . Esta "dureza" das juntas dos dedos das mos, que aparece geralmente pela manh, chamada de rigidez matinal. Nas pessoas com artrite reumatide a rigidez matinal pode permanecer por vrias horas. Aps o incio do tratamento tanto as dores quanto a rigidez matinal tendem a diminuir. Qual a causa da artrite reumatide? A artrite reumatide definida com uma doena crnica que se caracteriza por inflamaes importantes do nosso sistema de defesa tambm chamado de sistema imune. A artrite reumatide no uma doena herdada no sentido de que no doena que passa diretamente dos pais para filhos. O que pode ser herdado uma tendncia a ter a artrite reumatide, ou melhor, existem famlias onde genes que albergam esta tendncia passam de gerao a gerao sendo que em algumas pessoas estes genes se manifestam

10

e a doena aparece e em outras pessoas, embora a tend6encia exista, ela nunca se manifesta e a doena nunca se desenvolve. Atualmente muitos mdicos e pesquisadores tentam melhorar nossos conhecimentos destes genes e os fatores que podem ativ-los, fazendo a artrite reumatide aparecer. Fatores como infeco, variao dos nveis de alguns hormnios e alteraes do meio ambiente esto em estudo. Embora alguns pesquisadores acreditem que a artrite reumatide possa ser "disparada" por uma infeco, no existe uma prova definitiva de que isto seja verdade. A artrite reumatide no contagiosa e portanto no passa de uma pessoa para outra. Talvez, um vrus ou uma bactria comuns, aos quais a maioria da populao esteja exposta, possam fazer com que o sistema imune seja ativado de forma irregular, provocando assim o aparecimento da artrite reumatide em pessoas que j possuam uma tendncia latente. O que sente uma pessoa com artrite reumatide? O principal sintoma da artrite reumatide a dor na juntas. Esta dor pode aparecer em vrias articulaes como nos dedos das mos, punhos, cotovelos, ombros, quadris, tornozelos e dedos dos ps. Geralmente a dor comea em uma ou duas juntas e depois "se espalha" para outras juntas. Podem aparecer outros sinais de inflamao como inchao e calor. Como vimos acima muitos pacientes queixam-se de rigidez matinal. A dor muito intensa e para a maioria das pessoas impede as atividades normais do dia a dia. Muitos pacientes tm dificuldade em dormir noite. Na maioria dos pacientes, a dor nas articulaes no varia com mudana de tempo, porm alguns pacientes sentem mais dor nos dias mais frios. A inflamao provoca um aumento da produo de lquido dentro da junta. Este lquido, que se chama lquido sinoval, pode ser acumulado em grandes quantidades provocando dificuldade de movimento e aumentando a dor. Em muitos casos o mdico tem que retirar o lquido atravs de uma puno para promover o alvio e devolver o movimento da junta ao paciente. Este procedimento realizado principalmente no joelho. Quando as juntas esto inflamadas e doloridas dizemos que o paciente est em uma crise de artrite reumatide. Nesta fase o paciente tem mal estar generalizado, pode perder o apetite, pode ter febre baixa e sentir-se com pouca energia. Crises prolongadas podem provocar anemia. Embora a inflamao das articulaes seja o principal problema na artrite reumatide, outros locais do nosso corpo podem ser afetados nesta doena. Cerca de 20% dos pacientes apresenta pequenos "caroos" embaixo da pele que so chamados de ndulos reumatides. Estes ndulos aparecem principalmente perto dos cotovelos mas podem ser encontrados em outras partes do nosso organismo. Alguns pacientes podem se queixar de boca seca e olhos secos o que significa diminuio de saliva e lgrima. Estes sintomas so chamados em conjunto de "sndrome seca" ou "sndrome de Sjgren" e ocorrem devido inflamao das glndulas produtoras de saliva e lgrima. Os olhos tambm podem ficar inflamados em alguns pacientes com artrite reumatide. Estes pacientes devem ser sempre tratados e acompanhados por um mdico especialista em olhos, o oftalmologista. Como feito o diagnstico da artrite reumatide? Para fazer o diagnstico da artrite reumatide o mdico conversa com o paciente a fim de conhecer a histria dos sintomas e depois realiza um exame fsico procura de sinais que caracterizem a doena. A histria muito importante pois a maioria dos diagnsticos da artrite reumatide feita apenas pela descrio dos sintomas. A presena da rigidez matinal prolongada, a presena de artrite simtrica, ou seja, dos dois lados do corpo (as duas mos, os dois ombros, etc), a presena de artrite em vrias articulaes e a persistncia de dor intensa causando

11

sofrimento e diminuindo as atividades do dias a dia, so em conjunto, caractersticas importantes da histria de um paciente com artrite reumatide. O exame fsico vai permitir a observao de quais juntas esto inflamadas e doloridas. Se a doena j est instalada no organismo h algum tempo e se a inflamao no foi abolida adequadamente pelo tratamento, o mdico pode observar a presena de deformidades das juntas. No exame fsico tambm pode ser observada a presena de outros sinais fora das articulaes, como os ndulos reumatides ou alteraes nos olhos. O mdico tambm solicita alguns exames de laboratrio. Alguns destes exames so pedidos para avaliar o grau de inflamao e so chamados provas de atividades inflamatria. Os mais utilizados so: a) velocidade de hemossedimentao (VHS) e b) dosagem da protena C reativa (PCR) Cerca de 80% dos pacientes com artrite reumatide tem uma protena circulando em seu sangue chamada de Fator Reumatide. A presena desta protena no sangue ajuda o mdico a fazer o diagnstico de artrite reumatide porm sua ausncia no elimina a possibilidade do diagnstico ser positivo. Quanto maior a quantidade de fator reumatide no sangue mais intensa a doena. Radiografias das articulaes podem ser de grande ajuda no diagnstico da artrite reumatide. No incio de doena as radiografias podem ser normais ou mostrar apenas que a articulao est inchada. A artrite reumatde igual em todas as pessoas? crianas podem ter artrite reumatide? A artrite reumatide pode ter cursos clnicos diferentes nos diversos pacientes. O incio das dores articulares e da rigidez matinal geralmente em mos mas para alguns pacientes a doena pode se manifestar primariamente nos joelhos, ps ou ombros. Embora, como regra geral, o envolvimento das articulaes seja nos dois lados do corpo, os pacientes podem diferir uns dos outros na intensidade da dor ou da inflamao em diferentes articulaes. Alguns pacientes tm doena leve e intermitente, outros podem ter doenas mais intensa e persistente. Alguns achados clnicos, exames de laboratrios e alteraes de radiografia podem indicar se a artrite reumatide ter ou no maior gravidade. A presena deste fatores indica que, se a doena no for tratada adequadamente, a inflamao persistente poder alterar a estrutura da articulao causando deformidades e incapacidade para trabalhar ou mesmo realizar as tarefas dirias. Os indicadores de doenas mais intensa so: 1) sintomas presentes vrios meses antes da primeira consulta ao mdico 2) nmero grande de articulaes inflamadas na primeira consulta (por exemplo mais que dez) 3) presena de problemas clnicos da artrite reumatide em outros locais do corpo alm das articulaes (pele, olhos, vasos...) 4) presena de nveis sanguneos elevados das provas de atividade inflamatria e do fator reumatide. 5) alteraes da estrutura das articulaes vistas na radiografia. A presena de ndulos reumatides no exame fsico e de fator reumatide em nveis elevados ter maior intensidade e poder apresentar problemas clnicos em outros

12

locais do organismo alm das articulaes. A avaliao destes indicadores ter influncia na intensidade do tratamento que ser prescrito pelo mdico. Crianas e adolescentes tambm podem ter artrite reumatide. Quando a doena tem incio antes dos 16 anos de idade toma o nome de Artrite Crnica Juvenil. Como se trata a artite reumatide? O tratamento da artrite reumatide tem como objetivo eliminar a inflamao das articulaes e evitar que ocorram deformidades das juntas. Todas as medidas tomadas pelo mdico visam a preservao do bem estar e da qualidade de vida do paciente. A planificao do tratamento individual e leva em conta a intensidade da artrite, outros problemas de sade concomitantes (presso alta, diabetes) e as atividades dirias de cada pessoa. A artrite reumatide deve ser sempre avaliada por um mdico especialista em reumatologia, o reumatologista. Outros profissionais da rea de sade como o fisioterapeuta, a terapeuta ocupacional, a psicloga e o cirurgio ortopdico tambm tm o papel importante no tratamento da artrite reumatide. Exerccios X Repouso Exerccios realizados moderadamente e com regularidade ajudam a fortalecer os msculos e ossos, diminuem a fadiga, aumentam a flexibilidade e promovem sensao de bem estar. Nos pacientes com artrite reumatide, os exerccios devem ser evitados apenas quando causam dor. Quando uma junta est dolorida, quente ou inchada, o repouso ajudar a reduzir a inflamao articular. Fazer repouso no significa ficar na cama o tempo todo. Muitas vezes o mdico prescreve apenas repouso da articulao inflamada, podendo inclusive indicar um apoio ou uma tala para este fim. Exerccios teraputicos so prescritos e ajustados s necessidades do paciente tanto pelo mdico como pela fisioterapeuta e pela terapeuta ocupacional a fim de manter as atividades da vida diria. Grupos de Apoio Em nosso pas duas associaes de pacientes com artrite reumatide (GRUPARJ e GRUPASP) podem ajudar na elucidao de problemas e dvidas relativas aos vrios aspectos da doena. Estas associaes promovem reunies e emitem boletins no sentido de divulgar novos conhecimentos sobre a artrite reumatide e promover discusses sobre problemas comuns a todos os pacientes e seus familiares. Estas associaes contam com o auxlio e a superviso cientfica das sociedades mdicas de reumatologistas. Fonte: www.reumatorj.com.br

Artrite reumatide
A artrite reumatide uma doena que exige teraputicas dispendiosas e prolongadas e muitas vezes torna-se difcil ou completamente impossvel ao indivduo afectado desenvolver uma actividade laboral normal. Segundo os dados do primeiro estudo italiano sobre os custos directos e indirectos da doena na qualidade de vida dos doentes, diagnosticar e tratar a artrite reumatide (custos directos) custa, em mdia, 7 milhes de liras por ano e por doente. A este custo acrescem cerca de 20 milhes de lucros cessantes (os custos indirectos), causados pela doena ao doente e aos familiares que tm de o tratar. Este valor pode atingir os 45 milhes por ano nos casos em que a doena se torna incapacitante.

13

O que A artrite reumatide uma inflamao das articulaes, que provoca a alterao das estruturas sseas e das cartilagens. O ponto de partida da doena a inflamao da membrana sinovial, uma estrutura que reveste a parede interna da cpsula fibrosa que envolve a articulao e cuja funo produzir o lquido sinovial, que nutre a cartilagem e lubrifica a sua superfcie, permitindo o movimento normal da articulao. Quando, porm, a membrana inflama, torna-se mais espessa, aumenta de volume e deixa de produzir o lquido sinovial normal, para produzir um lquido inflamatrio que destri progressivamente as cartilagens que revestem as articulaes, prejudicando a sua funo, limitando os movimentos articulares e causando dor. Como se Manifesta Normalmente comea por atingir as pequenas articulaes das mos e dos pulsos, de forma simtrica. Nos casos no controlados com a teraputica, a doena pode afectar todas as articulaes, danificando-as progressivamente e, em certos casos, causar uma invalidez total. As causas Na base da doena est uma alterao do sistema imunitrio que determina a auto-agresso dos tecidos. Normalmente, o sistema imunitrio do organismo tem como misso defender-se dos agentes externos potencialmente perigosos, mas na artrite reumatide erra o alvo e reconhece como estranho qualquer componente do organismo, atacando-o e desencadeando inflamao. Na prtica, a artrite reumatide surge quando, por motivos ainda no esclarecidos, um determinado nmero de clulas T do sistema imunitrio estimula outras clulas a produzirem citoquinas e a agredirem a cartilagem das articulaes. As citoquinas so potentes "mensageiros" qumicos, na medida em que, ligando-se a receptores presentes na superfcie das clulas imunitrias, estimulam a secreo de outras citoquinas e de molculas implicadas na inflamao das articulaes ou dos processos degenerativos dos ossos, das cartilagens e dos outros tecidos conjuntivos. Destas, a citoquina TNF (Factor de Necrose Tumoral), produzida no decurso da resposta imunitria desencadeada ao nvel das articulaes, parece ter um papel primordial na origem da doena, amplificando o processo inflamatrio. A artrite reumatide no hereditria nem contagiosa, mas pensa-se que no seu aparecimento podem estar implicados diversos factores desencadeantes, como vrus, bactrias, etc. Alm disso, estudos recentes demonstraram que a presena de alguns genes que regulam o funcionamento do sistema imunitrio implicam uma maior susceptibilidade no desenvolvimento da doena. Os sintomas A artrite reumatide tem uma evoluo mais rpida nos jovens e nas mulheres, sendo mais lenta quando surge nos homens ou em idade tardia (depois dos 50 anos). O incio da doena manifesta-se por rigidez, inchao, vermelhido e tumefaco das pequenas articulaes das mos. Seguidamente, com o passar do tempo, as mos perdem a agilidade natural e verifica-se uma agudizao da dor, que particularmente intensa durante a noite e ao despertar e que se intensifica quando o indivduo tenta agarrar um objecto ou executa determinados movimentos que requerem agilidade.

14

Em seguida (ao longo de 3-5 meses), a doena pode estender-se aos pulsos, joelhos, dedos dos ps e tornozelos, podendo levar progressivamente deformao das partes do corpo atingidas. Na sua forma avanada, as mos podem adquirir um aspecto deformado, com os dedos virados para fora, enquanto os joelhos, pulsos e tornozelos podem engrossar e os dedos dos ps dobrar-se e/ou encavalitar-se. Factores de Risco O envelhecimento, s por si, no considerado um factor de risco. De facto, os dados actualmente disponveis indicam que a doena se manifesta inicialmente entre os 20 e os 60 anos, com um pico entre os 35 e os 45 anos. Factores genticos: foi demonstrada uma predisposio gentica no seio de diversos ncleos familiares. Sexo e factores hormonais: as mulheres so mais atingidas do que os homens. O diagnstico Para obter um diagnstico seguro, o especialista pede numerosos exames, entre os quais um exame especfico, o teste RA, que tem por objectivo evidenciar o factor reumatide, um anticorpo anmalo presente nos doentes. Todavia, nem mesmo este elemento determinante, j que est presente apenas em 75% dos doentes e pode ser encontrado noutras doenas, reumticas ou no. Assim, o conjunto de todas as averiguaes, como a VS (velocidade de sedimentao, ou seja, de sedimentao dos glbulos vermelhos no sangue), o doseamento da protena C-reactiva e as alfa-2 globulinas, que confirmam a existncia de um estado inflamatrio. Por fim, tambm pode ser necessria uma radiografia, a fim de avaliar a extenso da leso ou averiguar se os ossos e as cartilagens apresentam alteraes. Convm sublinhar, no entanto, que para um diagnstico precoce correcto essencial uma avaliao especfica, atenta e completa. A teraputica O tratamento da artrite reumatide deve ser iniciado o mais rapidamente possvel e difere de pessoa para pessoa, consoante a idade e a gravidade das perturbaes. Embora no exista uma cura definitiva, h muitas substncias que podem mant-la sob controlo, abrandando o processo inflamatrio. O tratamento prev o uso de uma srie de frmacos com caractersticas diversas. Os "frmacos de fundo", para retardar a evoluo da doena e recuperar, no todo ou em parte, a funcionalidade das articulaes; os antiinflamatrios, para combater a dor; e as cortisonas, para as fases de agudizao. Os progressos recentes da biotecnologia levaram identificao de uma nova classe de frmacos, os chamados "modificadores da resposta biolgica", que se destinam a representar uma nova abordagem no tratamento da doena. Entre estes frmacos, os inibidores da TNF foram experimentados com xito nos Estados Unidos e demonstraram bloquear a progresso da doena controlando os sintomas. Frmacos de fundo So administrados durante perodos de tempo prolongados, sob controlo mdico, e requerem exames peridicos ao sangue, a fim de prevenir eventuais efeitos secundrios. A sua seleco depende das caractersticas individuais do doente e do estadio da doena. A esta categoria pertencem: Os sais de ouro: entre os efeitos secundrios esto o prurido e a irritao da mucosa da boca. Alm disso, so desaconselhados aos doentes com insuficincia renal, pois podem agravar o problema.

15

Antimalricos: so teis sobretudo nas fases iniciais da doena. Podem provocar perturbaes gstricas e da viso. Os doentes submetidos a esta teraputica devem consultar um oftalmologista de seis em seis meses, para efectuarem um controlo. Metotrexato: um imunosupressor que actua, nomeadamente, reprimindo os sistemas de defesa natural, de modo a evitar que desencadeiem mecanismos susceptveis de agravar a doena. geralmente bem tolerado, mas pode irritar as mucosas da boca e provocar distrbios hepticos. o frmaco actualmente mais utilizado. Ciclosporina: um imunosupressor, geralmente bem tolerado, embora, em certos casos, possa provocar um aumento da presso sangunea e problemas renais. Anti-inflamatrios no esterides (AINE) Quase todos os doentes so obrigados a tom-los para controlar a dor, a inflamao e a rigidez articular. Por vezes provocam perturbaes gstricas, nuseas, vmitos e diarreia. Por isso, devem ser tomados durante as refeies ou associados a um frmaco que proteja o estmago. Alm disso, no podem ser utilizados durante perodos prolongados nas pessoas que sofrem de lcera gstrica ou gastrite. Cortisonas So teis nas fases de agudizao da doena; quando utilizadas em doses elevadas e durante perodos prolongados podem provocar lcera pptica, hipertenso e diabetes e favorecer o aparecimento da osteoporose. As novidades Os inibidores do TNF so os primeiros de uma nova classe de frmacos para o tratamento da artrite reumatide (sobretudo grave) conhecidos por "modificadores da resposta biolgica", e que, durante os estudos realizados em vrios centros dos Estados Unidos, demonstraram ser seguros e eficazes ao longo do tempo. Os inibidores do TNF actuam ligando ou capturando o TNF em excesso; tornam a citoquina TNF inactiva e permitem uma importante reduo da inflamao e da sintomatologia tpica da artrite reumatide. Uma outra categoria de frmacos so os inibidores selectivos da COX-2, um tipo inovador de AINE, muito melhor tolerado do ponto de vista gastrointestinal e, por conseguinte, isento dos pesados efeitos secundrios exercidos sobre a mucosa gstrica. Assim, no s garantem uma boa qualidade de vida ao doente, como um benefcio do ponto de vista econmico (evitando a necessidade de aquisio de frmacos protectores da mucosa gstrica). Na prtica, estas molculas procuram bloquear a actividade da enzima da ciclooxigenase-2 (COX2), a substncia responsvel pela inflamao e, ao mesmo tempo, no inibem (como os AINE) a enzima gmea COX-1, responsvel pela proteco da mucosa gstrica. Fisioterapia uma forma de preveno secundria que completa o tratamento farmacolgico e cujo objectivo manter durante o mximo de tempo possvel o bom funcionamento da articulao e, desse modo, prevenir os possveis efeitos deformantes. De facto, embora seja importante no esforar a articulao doente, tambm indispensvel que esta no pre, sob pena de enrijecer e provocar debilidade muscular. Esta ginstica especial prescrita por um especialista e deve ser personalizada, ou seja, estudada em funo das necessidades especficas de cada doente. A cirurgia

16

Quando a artrite reumatide atinge uma determinada gravidade possvel tentar impedir o seu agravamento com intervenes que tm por objectivo conservar a articulao e a sua mobilidade ou substitu-la. No primeiro caso, a interveno tem por objectivo libertar a articulao doente do tecido inflamatrio que a prejudica. No segundo caso, a interveno prev a substituio da articulao doente por prteses especiais. Neste caso, a operao mais complicada e requer hospitalizao e tempos de recuperao mais prolongados. Preveno Para tentar travar o processo da artrite reumatide fundamental o seu diagnstico o mais rpido possvel. Na verdade, quanto mais tempo passar entre a manifestao da doena e o diagnstico, maior ser a sua gravidade. Por conseguinte, so indispensveis um diagnstico precoce e uma teraputica que procure abrandar a progresso para uma leso articular irreversvel e incapacitante. Este objectivo pode ser realizado mediante uma interveno coordenada entre o mdico de famlia, o primeiro contacto do doente, e o reumatologista, que pode garantir um diagnstico exacto e um programa teraputico personalizado.

17

Vous aimerez peut-être aussi