Vous êtes sur la page 1sur 15

AS CONDIES INSALUBRES DO TRABALHO REALIZADO A CU ABERTO NA REGIO AMAZNICA PROPICIADAS PELAS MUDANAS CLIMTICAS.

Francisco Milton Arajo Jnior*


Vai, agora, escreve isto numa tbua perante eles, e apontao num livro, para que fique escrito para o tempo por vir, para sempre e perpetuamente. A luz da lua ser como a luz do sol, e a do sol sete vezes maior(Isaas Captulo 30, v.8 e 26)

1 Agente Insalubre Calor: Sobrecarga Trmica. O trabalho insalubre constitui-se no desempenho de atividades laborais, de natureza fsica ou mental, em ambiente que efetivamente possibilite a ocorrncia de dano sade do trabalhador. Sebastio Geraldo de Oliveira conceitua o labor insalubre como aquele que afeta ou causa danos sade, provocando doenas, ou seja, o trabalho no salubre, no saudvel. Muitas enfermidades esto diretamente relacionadas e outras so agravadas pela profisso do trabalhador ou as condies em que o servio prestado, o que possibilita a constatao do nexo entre o trabalho e a doena1. A legislao brasileira considera como atividades insalubres ou operaes insalubres aquelas que, por sua natureza, condies ou mtodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos sade, acima dos limites de tolerncia fixada em razo da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposio aos seus efeitos (art. 189, da CLT). Os agentes insalubres so estabelecidos pela NR n. 15, que classifica como agentes fsicos (rudos, rudos de impacto, calor, radiaes ionizantes, presses hiperbricas; radiaes no-ionizantes; vibraes; frio; umidade), agentes qumicos (substncias qumicas e poeiras minerais) e agentes biolgicos (microorganismos, vrus e bactrias). No caso especfico do agente calor, cabe destacar que etimologicamente a palavra calor definida por Aurlio Buarque de Holanda Ferreira como a forma de energia que se transfere de um sistema para outro por uma diferena de temperatura entre os dois. Sensao que se tem num ambiente aquecido (pelo Sol ou artificialmente), ou junto de um objeto quente e/ou que aquece2. O calor, no mbito ocupacional, pode ser compreendido como o agente de
* Juiz Federal do Trabalho Titular da 2 Vara do Trabalho de Marab. Mestre em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Par. Membro do Conselho Consultivo da Escola da Magistratura da Justia do Trabalho da 8 Regio EMATRA VIII. 1 OLIVEIRA, Sebastio Geraldo de. Proteo Jurdica Sade do Trabalhador. 3a ed. So Paulo: LTr, 2001, p. 172. 2 FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Minidicionrio da Lngua Portuguesa. 2a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

natureza fsica que pode possibilitar a ocorrncia de modificaes no organismo3 e dano sade do trabalhador4 quando caracterizada as condies insalubres de trabalho em razo da violao do limite de tolerncia (sobrecarga trmica5), que no ordenamento jurdico brasileiro fixado no Anexo n. 3, da NR n. 15. Como forma de melhor compreenso da influncia da carga trmica no ambiente laboral, torna-se necessrio fixar algumas definies sobre os mecanismos de trocas trmicas e estabelecer os principais efeitos do calor no organismo humano. De acordo com Alexandre Demetrius Pereira6 a exposio do trabalhador exposto a fontes de calor proporciona trocas trmicas entre o organismo e o ambiente da seguinte forma:
Conduo: a espcie de transferncia trmica que se realiza pelo contato de dois corpos em diferentes temperaturas (ex: contato fsico da mo com barra de ferro aquecido); Conveco: o tipo de transferncia trmica que ocorre pelo movimento de um determinado fluido, ocasionando correntes de conveco (ex: aparelhos de ar condicionado, refrigerador); Irradiao: ocorre quando a transmisso de calor sucede sem a existncia de suporte material, por meio de ondas eletromagnticas (ex: energia solar, radiao emitida por forno eltrico).

No caso da sobrecarga trmica a que so submetidos os trabalhadores que desempenham suas atividades profissionais em ambientes externos com carga solar, verifica-se que a exposio do obreiro ao calor radiante da energia solar concomitantemente ao desempenho de atividade fsica proporciona o acrscimo no ganho de calor do organismo, haja vista que nesta situao o impacto do calor radiante influenciado diretamente pela elevao metabolismo organismo em atividade fsica. Neste aspecto, Tuffi Messias Saliba7 comenta que quando o calor cedido pelo organismo ao meio ambiente inferior ao recebido ou produzido pelo metabolismo total (metabolismo basal + metabolismo de trabalho), o organismo tende a aumentar sua temperatura e para evitar esta hipertermia (aumento da temperatura interna do corpo),
Como sudorese intensa, aumento da freqncia cardaca e aumento da temperatura interna do corpo. Como fadiga, diminuio da percepo e raciocnio, e perturbaes psicolgicas que podem ocasionar o esgotamento fsico e mental. 5 De acordo com a American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH) sobrecarga trmica a quantidade de carga de calor a que o trabalhador pode estar exposto, resultante da combinao das contribuies da taxa metablica relacionada ao trabalho exercido e dos fatores ambientais (isto , temperatura do ar, umidade, velocidade do ar e calor radiante) e das vestimentas exigidas para o trabalho. Uma sobrecarga trmica leve ou moderada pode causar desconforto e afetar negativamente o desempenho e a segurana, mas no prejudicial a sade. Quando a sobrecarga trmica se aproxima dos limites de tolerncia humanos, aumenta o risco de danos sade relacionada ao calor. (Documentao dos Limites de Exposio Ocupacional (TLVs) para Substncias Qumicas e Agentes Fsicos & ndices Biolgicos de Exposio (BEIs) ACGIH WORLDWIDE. Traduo da Associao Brasileira de Higienistas Ocupacionais. So Paulo: 2006, p. 193). 6 PEREIRA, Alexandre Demetrius. Tratado de Segurana e Sade Ocupacional. Aspectos Tcnicos e Jurdicos. Volume III. NR-13 a NR-15. So Paulo: LTr, 2005, p. 176/177. 7 SALIBA, Tuffi Messias. Curso Bsico de Segurana e Higiene Ocupacional. So Paulo: LTr, 2008, p. 226/227.
4 3

so colocados em ao alguns mecanismos de defesa, quais sejam:


Vasodilatao Perifrica: Com o aumento do calor ambiental, o organismo humano promove a vasodilata perifrica, no sentido de permitir maior troca de calor entre o organismo e o ambiente; Ativao das Glndulas Sudorperas: H aumento do intercmbio de calor por mudanas do suor do estado lquido para vapor. Caso a vasodilatao perifrica e a sudorese no sejam suficientes para manter a temperatura do corpo em torno de 37C, h conseqncias para o organismo que podem se manifestar das seguintes formas: Exausto do Calor: Com a dilatao dos vasos sangneos em resposta ao calor, h uma insuficincia do suprimento de sangue do crtex cerebral, resultando numa baixa presso arterial; Desidratao: A desidratao provoca principalmente a reduo do volume de sangue, promovendo a exausto; Cimbras de Calor: Na sudorese h perda de gua e sais minerais, principalmente o NaCl (cloreto de sdio). Com a reduo desta substncia no organismo podero ocorrer espasmos musculares e cimbras; Choque Trmico: Ocorre quando a temperatura do ncleo do corpo atinge determinado nvel, que coloque em risco algum tecido vital que permanece em contnuo funcionamento.

Com o objetivo de fixar limites aceitveis de exposio ocupacional com a finalidade de preservar a integridade fsica e psicolgica do trabalhador, a legislao nacional por meio do Anexo n. 3, da NR n. 15, estabeleceu para avaliao o ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo IBUTG. Na apurao do IBUTG, utiliza-se termmetro de bulbo mido natura (tbn), termmetro de globo (tg) e termmetro de mercrio para apurar a temperatura de bulbo seco (tbs), de modo que de posse dos valores dos respectivos termmetros, deve-se utilizar equao especfica para os casos de ambientes internos ou externos sem carga solar8, como tambm se deve utilizar equao prpria para ambientes externos com carga solar9. As medies devem ser efetuadas no local onde permanece o trabalhador, altura da regio do corpo mais atingida, ressaltando que no caso da sobrecarga trmica a que so submetidos os trabalhadores que desempenham suas atividades profissionais em ambientes externos com carga solar, como limpadores de rua, guardas de trnsito, carteiros e trabalhadores rurais, deve-se considerar a altura do trax do trabalhador a rea mais atingida. Com base no IBUTG obtido, o regime de trabalho definido no Quadro n. 1, do Anexo n. 3, da NR n. 15, a seguir:
Regime de Trabalho Intermitente com Descanso no Prprio Local de Trabalho (por hora)
8 9

TIPO DE ATIVIDADE IBUTG em C LEVE MODERADA PESADA

IBUTG = 0,7 tbn + 0,3tg. IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2tg.

Trabalho Contnuo 45 minutos de trabalho 15 minutos de descanso 30 minutos de trabalho 30 minutos de descanso 15 minutos de trabalho 45 minutos de descanso No permitido o trabalho sem a adoo de medidas adequadas de controle

at 30,0 30,1 a 30,6 30,7 a 31,4 31,5 a 32,2 acima de 32,2

at 26,7 26,8 a 28,0 28,1 a 29,4 29,5 a 31,1 acima de 31,1

at 25,0 25,1 a 25,9 26,0 a 27,9 28,0 a 30,0 acima de 30,0

A determinao do tipo de atividade (leve, moderada e pesada) em cotejo com as taxas de metabolismo definida no Quadro n. 3, do Anexo n. 3, da NR n. 15, a seguir:
TIPO DE ATIVIDADE SENTADO EM REPOUSO TRABALHO LEVE Sentado, movimentos moderados com braos e troncos (ex: datilografia). Sentado, movimentos moderados com braos e pernas (ex: dirigir). De p, trabalho leve, em mquina ou bancada, principalmente com os braos. TRABALHO MODERADO Sentado, movimentos vigorosos com braos e pernas. De p, trabalho leve em mquina ou bancada, com alguma movimentao. De p, trabalho moderado em mquina ou bancada, com alguma movimentao. Em movimento, trabalho moderado de levantar ou empurrar TRABALHO PESADO Trabalho intermitente de levantar, empurrar ou arrastar pesos (ex: remoo com p) Trabalho fatigante Kcal/h 100 125 150 150 180 175 220 300 440 550

Os limites de tolerncia so fixados no Quadro n. 2, do Anexo n. 3, da NR n. 15, a seguir:


Metabolismo (Kcal/h) 175 200 250 300 350 400 450 500 Mximo IBUTG (C) 30,5 30,0 28,5 27,5 26,5 26,0 25,5 25,0

Como forma de compreender os Quadros 1, 2 e 3, do Anexo n. 3, da NR n. 15, pode-se, a ttulo de exemplo, constatar que o trabalhador que realiza limpeza das vias pblicas, em um percurso de aproximadamente 5 km por dia, tendo que conduzir carrode-mo com entulho, vassoura, enxada e p, cumprindo jornada de 7h s 11h e das 13h s 17h, realiza trabalho caracterizado como pesado com metabolismo de 550 Kcal/h (Quadro 3) e, por realizar trabalho contnuo por 4h, deve ser submetido a IBUTG no mximo de at 25C (Quadro 1 e 2). Deste modo, no caso do exemplo supramencionado, constata-se que o trabalho 4

caracterizado como pesado realizado a cu aberto ser considerado em condies insalubres se constatado que o trabalhador realizava suas atividades profissionais a partir do IBUTG igual a 25,5C. 2 Mudanas Climticas na Amaznia e a Variao da Temperatura no Brasil. As mutaes dos fenmenos naturais, como aumento exacerbado das ondas de calor e as intensas secas com a ampliao dos perodos de estiagem, so demonstraes de que o Planeta vem sofrendo drsticas mudanas climticas. De acordo com Demetrius Henrique Cardoso de Almeida os dados em amostras de rvores, corais, geleiras e outros mtodos indiretos, sugerem que as atuais temperaturas da superfcie da Terra, esto mais altas que em qualquer poca dos ltimos seiscentos anos. A partir de dados disponveis at 1990 e da tendncia de emisses nos nveis atuais, sem a implementao de polticas especficas para a reduo de reduo de emisses, a projeo do Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas de que o aumento da temperatura mdia na superfcie terrestre seja entre 1.C e 3,5.C, no decorrer dos prximos cem anos, enquanto o aumento observado no sculo XIX foi entre 0,3.C e 0,6.C 10. Neste aspecto, constata-se que a mudana climtica na regio amaznica vem ameaando o equilbrio da biodiversidade da flora e da fauna da regio, especialmente quando se constata in loco que grandes reas de floresta vm sendo devastadas pela ao predatria do homem, especialmente pela indstria madeireira, agro-negcio e carvoejamento (fornecimento de material energtico paras as Siderrgicas que se encontram no entorno do Projeto Carajs), de modo a transformar as reas florestais cada vez mais semelhantes paisagem das savanas africanas e/ou do cerrado brasileiro. De acordo com Philip M. Fearnside a expanso significativa de reas desmatadas na Amaznia leva a uma diminuio da chuva na regio, particularmente na estao seca. Isto, quando acrescentando os efeitos da existncia de focos de iniciao de fogo e o aumento da flamabilidade causada pela explorao madeireira, pode fazer com que uma mesma intensidade de El Nino provoque maiores impactos na floresta, portanto aumentando mais o custo ambiental do avano de desmatamento humano 11. O desmatamento na Amaznia, que de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no perodo de agosto de 2007 a julho de 2008, cresceu 3,8%12, tem relevncia de ordem mundial, na medida em que o desmatamento afeta o ciclo das guas e adiciona, consoante o Instituto de Pesquisa da Amaznia (IPAM), 200 milhes de toneladas de carbono atmosfera anualmente, transformando o Brasil
ALMEIDA, Demetrius Henrique Cardoso de. Mudanas Climticas. Premissas e Situao Futura. So Paulo: LCTE Editora, 2007, p. 51. 11 FEARNSIDE, Philip M., A Floresta Amaznica nas Mudanas Globais. p. 24. Disponvel: htto://philip.inpa.gov.br/publ_livres/2003/Mudanas%20Globais/Cap-2-Biodiv-pg%20pdf.pdf Acesso em: 03.12.2008. 12 Fonte: www.inpe.br/noticias.php?Cod_Noticia=1669 - Acesso em: 03.12.2008.
10

num dos dez maiores naes poluidoras responsveis pelo Efeito Estufa (outras 95 milhes de toneladas de carbono so provenientes da queimada de combustveis fsseis)13. Demetrius Henrique Cardoso de Almeida sistematiza os impactos ambientais decorrentes do desmatamento da floresta amaznica da seguinte forma14:
A perda da cobertura vegetal causa a degradao do solo e em decorrncia a desertificao; O extermnio das florestas tambm afeta o clima, pois elas regulam a temperatura, o regime de vento e chuva; A reduo da camada vegetal e a conseqente diminuio da chuva levam ainda ao aquecimento da Terra; O desmatamento e a eroso do solo nas nascentes e nas margens dos cursos de gua comprometem a rede hidrogrfica, medida que grande quantidade de terra e areia se depositam no fundo de rios e lagos, diminuindo sua profundidade. Esse fenmeno, conhecido como assoreamento, aliado escassez de nativa, que antes absorvia a gua, intensifica a incidncia de enchentes.

Cabe destacar que a explorao irracional da floresta amaznica no apenas causa danos de ordem ambiental, como tambm afeta as relaes sociais, especialmente com a ampliao da misria da populao local e a concentrao das riquezas econmicas nas mos de uma minoria predadora. Maurlio de Abreu Monteiro comenta que a explorao predatria da floresta, por meio do desmatamento, queimadas e produo carvoeira estruturada na baixa remunerao dos trabalhadores; pssimas condies de trabalho e ausncia de garantias previdencirias e trabalhistas; pela poluio das reas urbanas nas quais se instalaram; pela baixa eficincia energtica; e, sobretudo, pela assimetria no acesso aos recursos naturais e servios ambientais, como pelo nus da degradao ambiental15. Atrelado anlise da degradao ambiental e social, observa-se que o desconforto trmico na Amaznia agravado com a poluio decorrente das queimadas das florestas e dos fornos de carvo, que inclusive so realizadas nas proximidades das cidades e/ou dos ncleos urbanos da regio. A queimada da madeira, seja da floresta como prtica de agricultura rudimentar ou de fornos de carvo, desencadeiam de forma mais intensa o efeito estufa na regio, na medida em que a maior produo do dixido de carbono proveniente da queima da madeira desencadeia maior reteno de calor na superfcie da terra, de modo a elevar a sobrecarga trmica do ambiente, alm de tambm causar problemas de ordem respiratria na populao16.
Dados disponveis na obra de Demetrius Henrique Cardoso de Almeida. Op. Cit. , p. 71. Op. Cit., p. 72. 15 MONTEIRO, Maurlio de Abreu. Siderurgia e Carvoejamento na Amaznia. Drenagem energtico-material e pauperizao regional. Belm: Editora da UFPa,1998, p. 180. 16 De acordo com laudo tcnico da Secretaria Estadual de Cincia e Tecnologia e Meio Ambiente SECTAM os gases emitidos pelos fornos durante o processo de carbonizao podem provocar irritao na mucosa do nariz,
14 13

Registra-se que o efeito estufa responsvel pelo natural aquecimento da superfcie terrestre, porm o dixido de carbono17, proveniente das queimadas das florestas e dos combustveis fsseis, em conjunto com outros gases, como CFCs18, metano19 e xido nitroso20, potencializam de forma desequilibrada o efeito estufa, na medida em que os mencionados gases permanece em inrcia na atmosfera, formam uma densa camada gasosa que impede a propagao natural da radiao solar refletida pela terra, em especial a radiao infravermelha (calor), de modo que parte da radiao solar refletida pela terra que deveria voltar para o espao retornar para o planeta em decorrncia da camada gasoso poluidora, provocando o aquecimento desordenado da superfcie terrestre. O efeito estufa pode ser entendido, por exemplo, quando se adentre em locais revertidos por vidro que esto expostos ao sol, como por exemplo, em veculos ou mesmo em estufas de plantas, pois nestes casos os vidros, assim como as camadas de gases poluentes na atmosfera, permitem a penetrao das luzes solares, porm propiciam a reteno do calor no ambiente, aumentando a sobrecarga trmica. De acordo com Demetrius Henrique Cardoso de Almeida o aumento da concentrao destes gases absorvedores de radiao infravermelho, tem sido relacionado ao aumento de, aproximadamente, 0,03.C ao ano, na temperatura do planeta. Acredita-se que se nenhuma atitude for tomada, at meados deste sculo, a temperatura da Terra tenha um incremento de 4 a 5.C, em relao a temperatura do planeta antes da Revoluo Industrial21. No caso especfico da Amaznia, verifica-se que os dados fornecidos pelo INPE demonstram que o clima da regio se tornar cada vez mais quente e seco, com reduo de chuva que podem ficar entre 2 e 4 mm/dia, no perodo de 2071/2100, quando comparado com o atual clima da regio. A temperatura deve aumentar em toda

asfixiamento e toxidez, diminuem a capacidade do sangue de transportar o oxignio e reduzem a acuidade visual da pessoa exposta. Alguns deles, de to venenosos, so capazes de gerar leses irreversveis. Um dos destaques o alcatro: trata-se de composto cancergeno que, em contato permanente, pode gerar leses profundas e a morte . Dados disponveis na obra de Maurlio de Abreu Monteiro. Op. Cit., p. 183. 17 O dixido de carbono produzido naturalmente pelos decomposio de animais e plantes, como tambm por fontes antropognicas como queimada de combustveis fsseis, mudana na vegetao (como o desmatamento), queima de biomassa e a fabricao de cimento. O dixido de carbono o maior contribuidor individual (64%), para o aumento do efeito estufa - Dados disponveis na obra de Demetrius Henrique Cardoso de Almeida. Op. Cit. , p. 67. 18 Os CFCs formam um grupo de componentes produzidos pelo homem, feitos de Cloro, Flor e Carbono. So intensamente utilizados como componentes na produo de aerossis, de espuma, na indstria de ar-condicionado, motores de avies, plsticos e solventes utilizados na indstria eletrnica. So responsveis por cerca de 10% do efeito estufa - Dados disponveis na obra de Demetrius Henrique Cardoso de Almeida. Op. Cit. , p. 69. 19 O metano formado naturalmente em regies onde existem matria orgnica em decomposio, como na agropecuria e nas barragens de usinas hidreltrica (decomposio da vegetao). responsvel por cerca de 19% do efeito estufa - Dados disponveis na obra de Demetrius Henrique Cardoso de Almeida. Op. Cit. , p. 68. 20 O xido nitroso produzido naturalmente pelos oceanos e pelas florestas tropicais, como tambm por fontes antropognicas, como a queima de biomassa e combustveis fsseis. responsvel por 6% do efeito estufa - Dados disponveis na obra de Demetrius Henrique Cardoso de Almeida. Op. Cit. , p. 69. 21 Op. cit., p. 57.

a regio leste do Par at o Nordeste, chegando at 7.C nas regies do leste da Amaznia e no norte do Maranho o aquecimento menor (at 4.C) 22. As pesquisas do INPE tambm concluem que a Amaznia apresenta vulnerabilidade climtica muito alta, comparvel ao semi-rido do Brasil, consistente com um clima futuro mais seco que o atual, com algumas reas recebendo chuvas intensas concentradas em perodos curtos, seguidos de longos perodos sem ocorrncia de chuva e com altas temperaturas diurnas e noturnas23. A elevao da temperatura nas capitais dos Estados tambm objeto de estudo em vrios centros de pesquisa. Os estudos realizados pelo Sistema de Proteo da Amaznia (SIPAM) demonstram que as temperaturas em Porto Velho (RO) vem se elevando no transcorrer dos anos, inclusive registra que em julho de 2007 a temperatura mdia foi de 32,6.C e em julho de 2008 a foi de 34,8.C, o que demonstra uma elevao da temperatura mdia na capital do Estado de Rondnia de 1,2. C em apenas 01 (um) ano24. Em Manaus (AM), os dados coletados na Estao Experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (EMBRAPA) do Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amaznia (CPAA) demonstram que no ano de 1973 a temperatura mdia era de 25,6.C, elevando-se no ano de 2002 para 27,8. C, o que comprova que na capital do Estado do Amazonas ocorreu uma elevao na temperatura mdia de 2,2.C 25. Na cidade de Boa Vista (RR), os pesquisadores Haron Abrahim Magalhes Xaud e Maristela Ramalho Xaud, da EMBRAPA, e Reinaldo Imbrozio Barbosa, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amaznia (INPA), destacam que a temperatura mdia da capital do Estado de Roraima, no ano de 2000, era de 27,8.C e que atualmente so prximas de 30.C, o que significa que as temperaturas mximas esto em 38.C e, em 2040, podero ultrapassar 40.C26. Em Belm (PA), estudos realizados pelo 2. Distrito de Meteorologia (DISME) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam que as temperaturas mdias na capital paraense no ano de 2008 tm sido de 33.C, com cerca de 50% de umidade, o que propicia uma sensao trmica de 40.C27. Verifica-se, portanto, que os dados meteorolgicos comprovam que a elevao das temperaturas vem proporcionando, de forma uniforme, desconforto trmico em toda a vasta regio Amaznica, o que afeta especificamente os trabalhadores que desempenham suas as atividades profissionais a cu aberto, na medida em que a
Dados disponveis no endereo: www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=1567 Acesso em: 04.12.2008. Dados disponveis no endereo: www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=1567 Acesso em: 04.12.2008. 24 Dados disponveis no endereo: http://portalamazonia.globo.com/noticias.php?idN=70271&idLingua=1 Acesso em: 04.12.2008. 25 Dados disponveis no endereo: www.hidoramazon.ufam.edu.br/pesquisa3.pdf Acesso em: 04.12.2008. 26 Dados disponveis no endereo: www.cparfrr.embrapa.br/index.php/cpafrr/layout/set/print/content/view/full/454 Acesso em: 04.12.2008. 27 Dados disponveis no endereo: www.amazonia.org.br/noticias/print.cfm?id=291366 Acesso em: 04.12.2008.
23 22

exposio do obreiro ao calor radiante da energia solar concomitantemente ao desempenho de atividade fsica proporciona o acrscimo no ganho de calor do organismo, haja vista que nesta situao o impacto do calor radiante influenciado diretamente pela elevao metabolismo organismo em atividade fsica. Cabe destacar que as caractersticas climticas da regio Amaznia no se estendem por todo o territrio nacional, haja vista que o Brasil, em razo da sua grande extenso territorial, possui diferentes regimes de chuvas e de temperatura que possibilitam o reconhecimento de reas climticas distintas em nosso pas, conforme Classificao Climtica de Kppen. Classificao Climtica de Kppen28
DENOMINAO Am (equatorial) REA DE OCORRNCIA Maior parte da Amaznia CARACTERSTICAS Temperaturas elevadas: mdias entre 25. e 27.C. Pluviosidade elevada: mdias de 1.500 a 2.500 mm/ano Temperatura mdia entre 19.C e 28.C, pluviosidade mdia inferior a 2000mm/ano. Duas estaes bem definidas: o vero (chuvoso) e o inverno (seco) Mdias anuais trmicas superiores a 25.C. Pluviosidade mdia anual inferior a 1000 mm/ano com chuvas irregulares. Mdias trmicas entre 19.C e 27.C. Pluviosidade mdia de 1500 mm/ano; chuvas de vero. Mdias trmicas entre 17.C e 19.C. Pluviosidade mdia de 1500 mm/ano; chuvas bem distribudas.

Aw (tropical)

Brasil Central; parte de Minas Gerais e da Bahia

Bsh (semi-rido)

Serto do Nordeste

Cwa (tropical de altitude) Cf (subtropical)

Partes do Sudeste e sul do Mato Grosso do Sul Sul do Pas

Observa-se, portanto, que existe grande variedade de clima entre as regies brasileiras, podendo inclusive encontrar espaos territoriais com reas climticas frontalmente antagnicas, como, por exemplo, ao comparar as regies norte e sul, ou seja, enquanto no primeiro verifica-se o clima equatorial, que se caracteriza por ser chuvoso e com temperaturas elevadas, o segundo, que possui o clima subtropical caracteriza-se por receber chuva durante todo o ano e temperaturas amenas. Verifica-se que a anlise das diferenas climticas das regies brasileiras so fundamentais na aplicao dos Quadros 1, 2 e 3, do Anexo 3, da NR n. 15, haja vista que, no caso da carga trmica a que so submetidos os trabalhadores em ambientes externos, constata-se que as diferenas climticas impedem que, ao considerar isoladamente a categoria do trabalhador, aplique-se uniformemente a norma para caracterizao ou no do labor insalubre em todo o territrio nacional, ou seja, no se pode, por exemplo, considerar que a atividade do trabalhador rural ou mesmo do trabalhador que realiza limpeza em vias pblicas possa ser considerado como realizado em condies insalubres em razo do agente calor em todo o territrio
28

Dados disponveis na obra de Demetrius Henrique Cardoso de Almeida. Op. Cit. , p. 48.

nacional, haja vista que a carga solar e o respectivo calor radiante que se submete o trabalhador nas cidades da Amaznia, como Marab, no Par, ou Santana, no Amap, no a mesma do trabalho realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, ou em Blumenau, em Santa Catarina. Neste sentido, constata-se que a redao da Orientao Jurisprudencial da SDII n. 173, do Colendo Tribunal Superior do Trabalho, ao dispor que indevido o adicional de insalubridade ao trabalhador em atividade a cu aberto em face da ausncia de previso legal, passvel de crtica no mnimo em 02 (dois) aspectos: primeiro, verifica-se que os Quadros n. 1, 2 e 3, do Anexo n. 3, NR n. 15, estabelecem claramente os pressupostos legais para o reconhecimento das condies insalubres do labor realizado a cu aberto; segundo, no se pode ignorar as peculiaridades climticas de cada uma das regies brasileiras a que so submetidos os trabalhadores em atividade a cu aberto e os critrios de durao do labor, desgaste fsico e natureza da atividade fixados nos Quadros n. 1, 2 e 3, do Anexo n. 3, da NR n. 15, de modo que equivocado considerar de forma genrica que o trabalho realizado a cu aberto no insalubre. Com base nas limitaes do objeto de estudo deste trabalho, passa-se a analisar a sobrecarga trmica a que so submetidos os trabalhadores que desempenham suas atividades profissionais em ambientes externos com carga solar na regio amaznica. 3 A Sobrecarga Trmica no Trabalho Exercido a Cu Aberto na Regio Amaznica. A anlise da sobrecarga trmica a que so submetidos os trabalhadores que desempenham suas atividades externas na regio amaznica pressupe a avaliao das variveis de temperatura e esforo fsico no ambiente de trabalho. No caso das temperaturas, consoante fixado no tpico anterior, resta demonstrado que o clima equatorial, com caracterstica de temperaturas elevadas, predominante na Amaznia, ressaltando-se que as queimadas e os desmatamentos vm desencadeando de forma mais intensa o efeito estufa na regio, proporcionando a elevao das mdias de temperatura de aproximadamente entre 4.C e 5.C, consoante estabelecem as pesquisas realizados pelo INPE, SIPAM, EMBRAPA e DISME, o que indica que as temperaturas mdias na regio tm sido entre de 28.C e 32.C, com cerca de 50% e 70% de umidade, o que propicia uma sensao trmica entre 37.C e 40.C29. O reconhecimento da realidade climtica comum na Amaznia e as respectivas influncias das queimadas e dos desmatamentos possibilitam que a anlise da sobrecarga trmica em determinado municpio amaznico possa ser considerada como parmetro para toda a regio.

29

Vide a respeito no tpico 3 Mudanas Climticas na Amaznia e a Variao da Temperatura no Brasil.

10

A anlise da sobrecarga solar no ambiente de trabalho a cu aberto foi objeto de percia tcnica realizada pelo engenheiro de segurana do trabalho, Dr. Nilson Tito Nunes de Souza, no dia 08.08.2008, na qual tive a oportunidade de acompanhar todos os procedimentos. A percia considerou a avaliao qualitativa e quantitativa dos possveis agentes insalubres, dentre os quais o calor, nas vias pblicas do municpio de Marab (Pa) onde desempenham atividades laborais profissionais como agentes de trnsito e garis. Os dados obtidos na percia tcnica constituem-se em importantes parmetros para anlise da sobrecarga trmica a que so submetidos os trabalhadores que desempenham suas atividades externas na regio amaznica, na medida em que foram obtidos em consonncia com o ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo IBUTG fixado pelo Anexo n. 3, da NR n. 15. Segue os dados da medio do calor a cu aberto no horrio mais desfavorvel (12h45 min s 13h45min) para o desempenho das atividades profissionais:
HORRIO 12:45 12:50 12:55 13:00 13:05 13:10 13:15 13:20 13:25 13:30 13:35 13:40 13:45 TBS (.C) 30.9 30 30.4 29.6 31.2 31.3 30.1 32 32 30.7 31.2 28.3 31 TBU(.C) 23 22.6 22.6 22.4 22.9 23 22.6 23.6 23.4 22.6 23.1 28.2 23.1 TG(.C) 42.9 41.1 42.7 42.7 41.5 43.2 41.3 43.4 43.4 42.5 37.4 28.2 42.3 IBUTG (.C) 28.4 27.3 27.4 27.3 27.6 27.9 27.3 28.3 28.4 27.5 26.9 23.1 27.9

Tabela de Valores de Temperaturas e IBUTG proveniente da medio realizada no municpio de Marab (PA) no dia 08.08.2008.

Na elaborao do laudo tcnico, foram adotados como principais procedimentos metodolgicos:


Avaliao qualitativa, inspecionando, analisando e avaliando detalhadamente os postos de trabalho, as caractersticas fsicas ambientais e a funo do trabalhador com as respectivas atividades exercidas; Avaliao quantitativa dos possveis agente insalubres, dentre os quais o calor, no ambiente do trabalhador; Verificaes sobre a existncia de medidas preventivas propostas, como EPC (Equipamento de Proteo Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteo Individual); Realizao de entrevistas tcnica in locu com os participantes da diligncia, coletando informaes e dados tcnicos.

No caso especfico dos agentes de trnsito, constatou-se que esses 11

trabalhadores realizam seus servios nas diversas vias pblicas do municpio atuando no contato direto com os condutores de veculos e pedestres, cumprindo jornada de trabalho de trabalho de 6 (seis) horas, podendo cumprir horrio das 7h s 13h ou de 13h s 19h. Os agentes de trnsito utilizam veculos do Departamento Municipal de Trnsito Urbano (DMTU) dotados com aparelho de ar condicionado para se deslocarem por toda a cidade de acordo com a necessidade do servio. O trevo de acesso ao ncleo urbano da Marab Pioneira o local de maior necessidade da presena de agentes de trnsito em razo da ocorrncia do maior fluxo veculos no horrio de 12h s 14h. Neste local o DMTU mantm rea de descanso coberta com ventilao natural e com fornecimento de gua para hidratao, tendo os trabalhadores a opo, nos horrios de intervalo (em mdia de 10 a 15 minutos aps 1 hora de trabalho), de inclusive descansarem no veculo da instituio com o aparelho de ar condicionado ligado. O DMTU tambm fornece e exige o uso pelos agentes de trnsito de bon e filtro solar como forma de dirimir os danos causados pela radiao solar na pele dos trabalhadores. Registra-se que o filtro solar fornecido pelo DMTU no considerado como EPI em razo de no possuir Certificado de Aprovao (CA) expedido pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, consoante estabelece a NR 6 (item 6.2) 30. Com relao aos garis, constatou-se que esses trabalhadores tambm realizam seus servios de limpeza nas diversas vias pblicas do municpio, cumprindo jornada de trabalho de trabalho de 8 (oito) horas, no horrio das 7h s 11h e de 13h s 17h. Os garis se deslocam em grupo de 5 (cinco) trabalhadores pelos bairros da cidade, conduzindo vassoura, enxada, p e carro-de-mo, percorrendo diariamente distncias entre 3 e 5 km carregando os equipamentos de trabalho e os detritos que so removidos das vias pblicas. Os garis no possuem local especfico para descanso, no recebem gua para hidratao e no recebem qualquer apoio no transporte de detritos, tendo que caminhar durante toda a rota de servio conduzindo os entulhos recolhidos e os equipamentos de trabalho. Os garis recebem do empregador apenas bota de segurana, camisa e cala. Verifica-se, portanto, que as realidades das atividades profissionais dos agentes de trnsito e dos garis, embora realizadas no mesmo ambiente de trabalho, so bem diferentes.
Registra-se que at a presente data o Ministrio do Trabalho e Emprego ainda no expediu CA para os filtros solares disponveis no mercado.
30

12

Passando a cotejar primeiramente as caractersticas das atividades profissionais dos agentes de trnsito com os Quadros n. 1, 2 e 3, do Anexo n. 3, NR n. 15, constatase que a realidade ftica, especialmente considerando a rea de descanso, possibilidade de hidratao, intervalo concedido pelo DMTU (em mdia de 10 a 15 minutos aps 1 hora de trabalho) e jornada de trabalho de 6h, demonstra que os agentes de trnsito enquadra-se como trabalho moderado com desgaste de 180 Kcal/h (Quadro 3), podendo se submeter a atividade em que observe o IBUTG limite entre 30.C e 30,5 .C (Quadro 2). Prosseguindo na anlise, com a incluso dos dados da medio, constata-se que no momento mais desfavorvel, os profissionais foram submetidos ao IBUTG de 28,4.C, o que demonstra, quanto ao agente fsico calor, que os agentes de trnsito laboram em condies salubres. No que tange aos garis, tambm iniciando a analise entre as caractersticas da atividade profissional com os Quadros n. 1, 2 e 3, do Anexo n. 3, NR n. 15, constata-se que a realidade ftica, especialmente considerando a inexistncia de rea de descanso e de hidratao, como tambm o carregamento manual dos detritos e dos equipamentos de trabalho pelos profissionais de limpeza urbana diariamente em distncias que variam entre 3 e 5 km, demonstra que os garis enquadram-se como trabalho pesado com desgaste de 550 Kcal/h (Quadro 3), podendo se submeter a atividade em que observe o IBUTG limite 25.C (Quadro 2). Neste aspecto, com a incluso dos dados da medio, constata-se que no momento mais desfavorvel, os agentes de limpeza urbana so submetidos ao IBUTG de 28,4.C, o que demonstra, quanto ao agente fsico calor, que os garis laboram em condies insalubres. Cabe destacar que o reconhecimento das condies de trabalho insalubres decorrente do labor realizado a cu aberto na regio amaznica, especificamente quando a atividade desenvolvida for considerada de natureza pesada, consoante estabelecem os Quadros n. 1, 2 e 3, do Anexo n. 3, da NR n. 15, como o caso do gari que desempenha suas atividades no municpio de Marab (PA), no possui a finalidade de simplesmente reconhecer como devido o pagamento do adicional de insalubridade em grau mdio, pelo contrrio, o reconhecimento da insalubridade deve indicar concomitantemente os mecanismos necessrios para a neutralizao e/ou controle dos agentes nocivos a sade humana, como forma de tornar hgido o ambiente do trabalho. Neste sentido, ressalta-se que o texto constitucional (art. 7, inciso XXII e XXIII), ao determinar a reduo dos riscos ocupacionais e a monetizao do trabalho, estabeleceu que os agentes responsveis pelo meio ambiente de trabalho (Estado, empregado e empregador) devem sempre buscar as condies de labor que possibilitem a sade, a segurana e a higiene no trabalho, de modo que os adicionais de risco (insalubridade, penosidade e periculosidade) apenas subsistem como remunerao transitria enquanto os ambientes de trabalho no se tornam ecologicamente equilibrados.

13

No caso dos garis que desempenham atividades no municpio de Marab (PA), garis, a neutralizao da insalubridade ocasionada pelo agente calor pressupe a adoo das seguintes medidas:
a) modificao do horrio de cumprimento da jornada de trabalho como forma de evitar a sobrecarga trmica ocasionada pelos raios solares31; b) concesso de intervalos de 15 (quinze) minutos a cada 2 (duas) horas de atividade, sendo o intervalo integrante da jornada de trabalho; c) implantao de postos mveis de hidratao com reas de descanso para atendimento dos trabalhadores a cada 2 (duas) horas de trabalho; d) adoo de servio de coleta dos detritos recolhidos pelos garis a cada 1 km de trajeto percorrido pelos garis; e) fornecimento de tnis providos de amortecedores com gel ou compatvel, meias de compresso, joelheira, cinturo ergonmico, protetor solar, bon e culos de sol32.

Registra-se que enquanto no forem aplicadas as medidas necessrias para eliminar as condies insalubres ocasionadas pelo agente calor, os garis que desempenha suas atividades no municpio de Marab (PA), no horrio das 7h s 11h e de 13h s 17h, percorrendo diariamente distncias entre 3 e 5 km carregando os equipamentos de trabalho e os detritos que so removidos das vias pblicas, fazem jus ao adicional de insalubridade em grau mdio, consoante estabelecem os Quadros n. 1, 2 e 3, do Anexo n. 3, da NR n. 15. 4 Concluses. A primeira concluso que os Quadros n. 1, 2 e 3, do Anexo n. 3, NR n. 15 estabelecem claramente os pressupostos legais para o reconhecimento das condies insalubres do labor realizado a cu aberto, de modo que no se pode ignorar as peculiaridades climticas de cada uma das regies brasileiras a que so submetidos os trabalhadores em atividade a cu aberto e os critrios de durao do labor, desgaste fsico e natureza da atividade, sendo, portanto, criticvel a redao da Orientao Jurisprudencial da SDI-I n. 173, do Colendo Tribunal Superior do Trabalho, que considera genericamente que o trabalho realizado a cu aberto no insalubre. A segunda concluso que os dados meteorolgicos comprovam que a elevao das temperaturas vem proporcionando, de forma uniforme, desconforto trmico em toda a vasta regio Amaznica, o que afeta especificamente os trabalhadores que desempenham suas as atividades profissionais a cu aberto, na medida em que a exposio do obreiro ao calor radiante da energia solar concomitantemente ao desempenho de atividade fsica proporciona o acrscimo no ganho de calor do organismo, haja vista que nesta situao o impacto do calor radiante influenciado diretamente pela elevao metabolismo organismo em atividade fsica. A terceira concluso que o labor realizado a cu aberto na regio amaznica, especificamente quando a atividade desenvolvida for considerada de natureza pesada,
Sugere-se como horrio de labor das 6h s 10h e das 16h s 20h. Registra-se que estes itens de uso pessoal para preservao da sade do trabalhador so reconhecidos pela Acordo Coletivo 2007/2008 (Clusula 33) estabelecido entre a Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos EBCT e a Federao Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telgrafos e Similares - FENTECT.
32 31

14

consoante estabelecem os Quadros n. 1, 2 e 3, do Anexo n. 3, da NR n. 15, como ocaso do gari que desempenha suas atividades no municpio de Marab (PA), de natureza insalubre em razo do agente calor. Entretanto, a insalubridade em questo pode ser neutralizada com a adoo de medidas de ordem geral (modificao do horrio de cumprimento da jornada de trabalho, como forma de evitar a sobrecarga trmica ocasionada pelos raios solares; concesso de intervalos integrantes da jornada de trabalho a cada 2h de labor; implantao de postos mveis de hidratao com reas de descanso) e de ordem individual (fornecimento de tnis providos de amortecedores com gel ou compatvel, meias de compresso, joelheira, cinturo ergonmico, protetor solar, bon e culos de sol). 6 Bibliografia. ALMEIDA, Demetrius Henrique Cardoso de. Mudanas Climticas. Premissas e Situao Futura. So Paulo: LCTE Editora, 2007. BBLIA SAGRADA. Traduzida em portugus por Joo Ferreira de Almeida. 2. ed. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil, 1993. Documentao dos Limites de Exposio Ocupacional (TLVs) para Substncias Qumicas e Agentes Fsicos & ndices Biolgicos de Exposio (BEIs) ACGIH WORLDWIDE. Traduo da Associao Brasileira de Higienistas Ocupacionais. So Paulo: 2006. FEARNSIDE, Philip M., A Floresta Amaznica nas Mudanas Globais. p. 24. Disponvel: htto://philip.inpa.gov.br/publ_livres/2003/Mudanas%20Globais/Cap-2Biodiv-pg%20pdf.pdf - Acesso em: 03.12.2008. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Minidicionrio da Lngua Portuguesa. 2a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. MONTEIRO, Maurlio de Abreu. Siderurgia e Carvoejamento na Amaznia. Drenagem energtico-material e pauperizao regional. Belm: Editora da UFPa, 1998. OLIVEIRA, Sebastio Geraldo de. Proteo Jurdica Sade do Trabalhador. 3a ed. So Paulo: LTr, 2001. PEREIRA, Alexandre Demetrius. Tratado de Segurana e Sade Ocupacional. Aspectos Tcnicos e Jurdicos. Volume III. NR-13 a NR-15. So Paulo: LTr, 2005. SALIBA, Tuffi Messias. Curso Bsico de Segurana e Higiene Ocupacional. So Paulo: LTr, 2008.

15

Vous aimerez peut-être aussi