Vous êtes sur la page 1sur 16

r-

....

CAPTULO III

A NATUREZA DO TEMPO

Sucesso e conscincia. - Origem da idia de um Tempo universal. - A Durao real e o tempo mensurvel. - A simultaneidade imediatamente percebida: simultaneidade de fluxo e simultaneidade no instante. - A simultaneidade indicada pelos relgios. - O tempo que se desenrola. - O tempo desenrolado e a quarta dimenso. - Que sinal permitir reconhecer que um Tempo real.

No h dvida de que o tempo, para ns, confunde-se inicialmente com a continuidade de nossa vida interior. O que essa continuidade? A de um escoamento ou de uma passagem, mas de um escoamento e de uma passagem que se bastam a si mesmos, uma vez que o escoamento no implica uma coisa que se escoa e a passagem no pressupe estados pelos quais se passa: a coisa e o estado no so mais que instantneos da transio artificialmente captados; e essa transio, a nica que naturalmente experimentada, a prpria durao. Ela memria, mas no memria pessoal, exterior quilo que ela retm, distinta de um passado cuja conservao ela garantiria; uma memria interior prpria mudana, memria que prolonga o antes no depois e os impede de serem puros instantneos que aparecem e desaparecem num presente que renasceria incessantemente. Uma melodia que ouvimos de olhos fechados, pensando apenas nela, est muito perto de coincidir com esse tempo que a prpria fluidez de nossa vida interior; mas ainda tem qualidades demais, determinao demais, e seria preciso

52

DURAO E SIMULTANEIDADE

A NATUREZA DO TEMPO

53

comear por apagar a diferena entre os sons, e depois abolir as caractersticas distintivas do prprio som, conservar dele apenas a continuao do que precede no que se segue e a transio ininterrupta, multiplicidade sem divisibilidade e sucesso sem separao, para encontrar por fim o tempo fundamental. Assim a durao imediatamente percebida, sem a qual no teramos nenhuma idia do tempo. Como passamos desse tempo interior para o tempo das coisas? Percebemos o mundo material e essa percepo nos parece, com ou sem razo, estar concomitantemente em ns e fora de ns: por um lado, um estado de conscincia; por outro, uma pelcula superficial de matria onde coincidiriam o senciente e o sentido. A cada momento de nossa vida interior corresponde assim um momento de nosso corpo e de toda a matria circundante, que lhe seria simultnea: essa matria parece ento participar de nossa durao conscientel. Gradualmente, estendemos essa durao ao conjunto do mundo material, porque no vemos nenhum motivo para limit-la vizinhana imediata de nosso corpo: o universo nos parece formar um nico todo; e, se a parte que est nossa volta dura nossa maneira, o mesmo deve acontecer, pensamos ns, com aquela que a rodeia por sua vez, e assim indefinidamente. Nasce, desse modo, a idia de uma Durao do universo, isto , de uma conscincia impessoal que seria o trao-de-unio entre todas as conscincias individuais, assim como entre essas conscincias e o resto da natureza2.
1. Para o desenvolvimento das concepes apresentadas aqui, ver Essai sur les donnes immdiates de Ia conscience, Paris, 1889, principalmente os
caps. II e III; Matiere et Mmoire, Paris, 1896, caps. I e IV; L'Evolution cratrice, passim. Cf. Introduction Ia mtaphysique, 1903; e La perception du changement, Oxford, 1911.

Tal conscincia captaria numa nica percepo, instantnea, acontecimentos mltiplos situados em pontos diversos do espao; a simultaneidade seria precisamente a possibilidade que dois ou mais acontecimentos teriam de entrar numa percepo nica e instantnea. Que h de verdico, que h de ilusrio nesse modo de conceber as coisas? O que importa por enquanto no descobrir o que h de verdade ou de erro, mas perceber nitidamente onde termina a experincia e onde comea a hiptese. No h dvida de que nossa conscincia se sente durar, nem de que nossa percepo faz parte de nossa conscincia, ou de que algo de nosso corpo e da matria que nos cerca entra em nossa percepo3: assim, tanto nossa durao como uma certa participao sentida, vivida, de nosso ambiente material nessa durao interior so fatos da experincia. Mas, em primeiro lugar, como mostramos outrora, a natureza dessa participao desconhecida: poderia estar relacionada com a propriedade que as coisas exteriores teriam sem que elas mesmas durem - de se manifestar em nossa durao na medida em que agem sobre ns e de escandir ou balizar, assim, o curso de nossa vida consciente4. Em segundo lugar, supondo que esse ambiente dure, nada prova rigorosamente que encontraramos a mesma durao quando mudssemos de ambiente: duraes diferentes, ou seja, com ritmos diversos, poderiam coexistir. Levantamos outrora uma hiptese desse tipo no que concerne s espcies vivas. Distinguimos duraes com
2. Cf. nossos trabalhos que acabamos de citar. 3. Ver Matiere et Mmoire, cap.1. 4. Cf. Essai sur les donnes immdiates de Ia conscience, em particular pp. 82 ss.

- ...

54

DURAO E SIMULTANEIDADE

A NATUREZA DO TEMPO

55

tenso mais ou menos alta, caractersticas dos diversos graus de conscincia, que se escalonariam ao longo do reino animal. No entanto, na poca no percebamos e continuamos no vendo hoje nenhuma razo para estender para o universo material essa hiptese de uma multiplicidade de duraes. Deixamos em aberto a questo de saber se o universo era divisvel ou no em mundos independentes uns dos outros; o mundo que nos prprio, com o el particular que nele a vida manifesta, bastava-nos. Mas, caso fosse preciso decidir a questo, optaramos, no estado atual de nossos conhecimentos, pela hiptese de um Tempo material uno e universal. No mais que uma hiptese, mas est fundada num raciocnio por analogia que devemos ter por conclusivo enquanto no nos tiverem oferecido nada mais satisfatrio. Esse raciocnio, que mal consciente, poderia ser formulado, acreditamos, da seguinte maneira. Todas as conscincias humanas so de mesma natureza, percebem da mesma maneira, de certa forma andam no mesmo passo e vivem a mesma durao. Ora, nada nos impede de imaginar quantas conscincias humanas quisermos, disseminadas aqui e acol pela totalidade do universo, mas suficientemente prximas umas das outras para que duas delas consecutivas, tomadas ao acaso, tenham em comum a poro extrema do campo de sua experincia exterior. Cada uma dessas duas experincias exteriores participa da durao de cada uma das duas conscincias. E, como as duas conscincias tm o mesmo ritmo de durao, o mesmo deve acontecer com as duas experincias. Mas as duas experincias tm uma parte comum. Ento, mediante esse trao-de-unio, elas se juntam numa experincia nica, desenrolando-se numa durao nica que ser, como queiram, a de uma ou de outra das duas conscincias.

Uma vez que o mesmo raciocnio pode se repetir progressivamente, uma mesma durao vai recolher ao longo de seu caminho os acontecimentos da totalidade do mundo material; e poderemos ento eliminar as conscincias humanas que tnhamos inicialmente disposto aqui e acol como retransmissores para o movimento de nosso pensamento: no haver mais que o tempo impessoal em que todas as coisas se escoaro. Nessa nossa formulao da crena da humanidade talvez estejamos pondo mais preciso do que convm. Cada um de ns contenta-se em geral em ampliar indefinidamente, por meio de um vago esforo de imaginao, seu ambiente material imediato, o qual, percebido por cada um de ns, participa da durao de sua conscincia. Mas quando esse esforo se torna mais preciso, quando procuramos legitim-Io, surpreendemos a ns mesmos desdobrando e multiplicando nossa conscincia, transportando-a para os confins extremos de nossa experincia exterior e depois para o fim do novo campo de experincia que ela assim se ofertou, e assim por diante indefinidamente: de fato, so conscincias mltiplas oriundas da nossa, semelhantes nossa, que encarregamos de montar a corrente atravs da imensido do universo e de atestar, pela identidade de suas duraes internas e pela contigidade de suas experincias exteriores, a unidade de um Tempo impessoal. Essa a hiptese do senso comum. Afirmamos que poderia igualmente ser a de Einstein, e que a Teoria da Relatividade feita sobretudo para confirmar a idia de um Tempo comum a todas as coisas. Essa idia, hipottica em todos os casos, parece-nos at ganhar um rigor e uma consistncia particulares na Teoria da Relatividade, entendida como deve ser entendida. Ser essa a concluso que se extrair de nosso trabalho de anlise.

--... r

56

DURAO E SIMULTANEIDADE

A NATUREZA DO TEMPO

57

Mas no esse o ponto importante por enquanto. Deixemos de lado a questo do Tempo nico. O que queremos estabelecer que no se pode falar de uma realidade que dura sem introduzir nela uma conscincia. O metafsico far intervir diretamente uma conscincia universal. O senso comum pensar nisso vagamente. O matemtico, verdade, no ter de se ocupar dela, uma vez que se interessa pela medida das coisas e no por sua natureza. Mas, caso se perguntasse o que mede, caso fixasse sua ateno no prprio tempo, conceberia necessariamente uma sucesso e, por conseguinte, um antes e um depois e, por conseguinte, uma ponte entre os dois (se no, haveria apenas um dos dois, puro instantneo): ora, mais uma vez, impossvel imaginar ou conceber um trao-de-unio entre o antes e o depois sem um elemento de memria e, por conseguinte, de conscincia. Talvez o emprego dessa palavra repugne se associarem a ela um sentido antropomrfico. Mas, para conceber uma coisa que dura, no de modo algum necessrio pegar a memria que nos prpria e transport-Ia, mesmo atenuada, para o interior da coisa. Por mais que se diminua sua intensidade, corre-se o risco de deixar na coisa algum grau da variedade e da riqueza da vida interior; conservando-lhe assim seu carter pessoal, humano, em todo caso. o caminho inverso que preciso seguir. Haver que considerar um momento do desenrolar do universo, isto , um instantneo que existiria independentemente de qualquer conscincia, e, em seguida, tentar evocar conjuntamente um outro momento to prximo quanto possvel daquele e fazer entrar assim um mnimo de tempo no mundo, sem deixar passar com ele o mais leve lampejo de memria. Vero que isso impossvel. Sem uma memria elementar que

ligue os dois instantes entre si, haver to-somente um ou outro dos dois, um instante nico por conseguinte, nada de antes e depois, nada de sucesso, nada de tempo. Podese conceder a essa memria o estritamente necessrio para fazer a ligao; ser, se quiserem, essa prpria ligao simples prolongamento do antes no depois imediato com um esquecimento perpetuamente renovado do que no for o momento imediatamente anterior. Nem por isso se ter deixado de introduzir memria. A bem dizer, impossvel distinguir entre a durao, por mais curta que seja, que separa dois instantes e uma memria que os ligasse entre si, pois a durao essencialmente uma continuao do que no mais no que . Eis a o tempo real, ou seja, percebido e vivido. Eis tambm qualquer tempo concebido' pois no se pode conceber um tempo sem represent-lo percebido e vivido. Durao implica portanto conscincia; e pomos conscincia no fundo das coisas pelo prprio fato de lhes atribuirmos um tempo que dura. Alis, quer o deixssemos em ns ou o pusssemos fora de ns, o tempo que dura no mensurvel. A medida que no puramente convencional implica com efeito diviso e superposio. Ora, no se conseguiria superpor duraes sucessivas para verificar se so iguais ou desiguais; por hiptese, uma no existe mais quando a outra aparece; a idia de igualdade constatvel perde aqui toda significao. Por outro lado, embora a durao real se tome divisvel, como veremos, pela solidariedade que se estabelece entre ela e a linha que a simboliza, ela prpria consiste num progresso indivisvel e global. Escutem a melodia fechando os olhos, pensando apenas nela, no justapondo mais sobre um papel ou sobre um teclado imaginrios as notas que vocs conservavam

58

DURAO E SIMULTANEIDADE

A NATUREZA DO TEMPO

59

assim uma para a outra, que aceitavam ento tomar-se simultneas e renunciavam a sua continuidade de fluidez no tempo para se congelar no espao: encontraro indivisa, indivisvel, a melodia ou a poro de melodia que tero recolocado na durao pura. Ora, nossa durao interior' considerada do primeiro ao ltimo momento de nossa vida consciente, algo parecido com essa melodia. Nossa ateno pode desviar-se dela e conseqentemente de sua indivisibilidade; mas, quando tentamos cort-Ia, como se passssemos bruscamente uma lmina atravs de uma chama: dividimos apenas o espao ocupado por ela. Quando assistimos a um movimento muito rpido, como o de uma estrela cadente, distinguimos muito nitidamente a linha de fogo, divisvel vontade, da indivisvel mobilidade que ela subtende: essa mobilidade que pura durao. Por mais que o Tempo impessoal e universal, caso exista, se prolongue infindavelmente do passado ao porvir, ele feito de uma pea s; as partes que nele distinguimos so simplesmente as de um espao que desenha seu rasto e que se toma a nossos olhos seu equivalente; dividimos o desenrolado, mas no o desenrolar. Como passamos, primeiro, do desenrolar para o desenrolado, da durao pura para o tempo mensurvel? fcil reconstituir o mecanismo dessa operao. Se eu passear meu dedo sobre uma folha de papel sem olhar para ela, o movimento que realizo, percebido de dentro, uma continuidade de conscincia, algo de meu prprio fluxo, durao, enfim. Se, agora, abrir os olhos, verei que meu dedo traa sobre a folha de papel uma linha que se conserva, onde tudo justaposio e no mais sucesso; tenho a algo da ordem do desenrolado, que o registro do efeito do movimento e que tambm ser seu smbolo. Ora, essa linha divisvel,

ela mensurvel. Ao dividi-la e medi-la, poderei portanto dizer, se me convier, que divido e meo a durao do movimento que a traa. Portanto, bem verdade que o tempo se mede por intermdio do movimento. Deve-se acrescentar, porm, que, se essa medida do tempo pelo movimento possvel, sobretudo porque ns mesmos somos capazes de realizar movimentos e porque esses movimentos tm ento um duplo aspecto: como sensao muscular, fazem parte da corrente de nossa vida consciente, duram; como percepo visual, descrevem uma trajetria, criam para si um espao. Digo sobretudo, pois, a rigor, poder-se-ia conceber um ser consciente reduzido percepo visual e que contudo conseguisse construir a idia de tempo mensurvel. Seria ento preciso que sua vida transcorresse na contemplao de um movimento exterior prolongando-se sem fim. Tambm seria preciso que ele pudesse extrair do movimento percebido no espao, e que participa da divisibilidade de sua trajetria, a pura mobilidade' ou seja, a solidariedade ininterrupta do antes e do depois dada conscincia como um fato indivisvel: fizemos h pouco essa distino quando falamos da linha qe fogo traada pela estrela cadente. Tal conscincia teria uma continuidade de vida constituda pelo sentimento ininterrupto de uma mobilidade exterior que se desenrolaria indefinidamente. E a ininterrupo do desenrolar tambm seria distinta do rasto divisvel deixado no espao, o qual tambm da ordem do desenrolado. Ele se divide e se mede porque espao. O outro durao. Sem o desenrolar contnuo, no haveria mais que espao, e um espao que, no subtendendo mais uma durao, no representaria mais o tempo. Todavia, nada impede supor que cada um de ns trace no espao um movimento ininterrupto do comeo ao

60

DURAO E SIMULTANEIDADE

A NATUREZA DO TEMPO

61

fim de sua vida consciente. Poderia andar dia e noite. Realizaria assim uma viagem coextensiva sua vida consciente. Toda a sua histria iria se desenrolar ento num Tempo mensurvel. num tipo de viagem dessas que pensamos quando falamos do Tempo impessoal? No exatamente, porque vivemos uma vida social e at csmica, tanto ou mais que uma vida individual. Substitumos muito naturalmente a viagem que faramos pela viagem de qualquer outra pessoa, e depois por um movimento ininterrupto qualquer que lhe seria contemporneo. Chamo contemporneos dois fluxos que so para minha conscincia um ou dois, indiferentemente: minha conscincia os percebe juntos como um escoamento nico caso queira realizar um ato indiviso de ateno, distingue-os ao contrrio de longo a longo se preferir dividir sua ateno entre eles, fazendo inclusive ambas as coisas concomitantemente se decidir dividir sua ateno, mas no cort-la em dois. Chamo simultneas duas percepes instantneas apreendidas num nico e mesmo ato mental, podendo a ateno mais uma vez fazer delas uma ou duas, vontade. Posto isto, fcil ver que do nosso maior interesse tomar por desenrolar do tempo um movimento independente daquele de nosso prprio corpo. A bem dizer, encontramo10 j tomado. A sociedade adotou-o para ns. o movimento de rotao da Terra. Mas, caso o aceitemos, caso compreendamos que seja tempo e no s espao, porque sempre h uma viagem de nosso prprio corpo, virtual, e ela poderia ter sido para ns o desenrolar do tempo. Pouco importa, alis, que seja um corpo mvel ou outro que adotemos como contador do tempo. A partir do momento em que exteriorizamos nossa prpria durao em movimento no espao, o resto se segue. Doravante,

o tempo nos aparecer como o desenrolar de um fio, ou seja, como o trajeto do corpo mvel encarregado de cont-lo. Teremos medido, diremos ns, o tempo desse desenrolar e, por conseguinte, tambm o do desenrolar universal. Mas todas as coisas no nos pareceriam desenrolar-se com o fio, cada momento atual do universo no seria para ns a ponta do fio, se no tivssemos nossa disposio o conceito de simultaneidade. Veremos mais adiante o papel desse conceito na teoria de Einstein. Por enquanto, gostaramos de deixar bem clara sua origem psicolgica, acerca da qual j dissemos algo. Os tericos da Relatividade jamais falam de outra coisa seno da simultaneidade de dois instantes. Antes desta, contudo, huma outra, cuja idia mais natural: a simultaneidade de dois fluxos. Dizamos que faz parte da prpria essncia de nossa ateno poder repartir-se sem se dividir. Quando estamos sentados na margem de um rio, o correr da gua, o deslizar de um barco ou o vo de um pssaro, o murmrio ininterrupto de nossa vida profunda so para ns trs coisas diferentes ou uma s, como quisermos. Podemos interiorizar o todo, lidar com uma percepo nica que carrega, confundidos, os trs fluxos em seu curso; ou podemos manter exteriores os dois primeiros e repartir ento nossa ateno entre o dentro e o fora; ou, melhor ainda, podemos fazer as duas coisas concomitantemente, nossa ateno ligando e no entanto separando os trs escoamentos, graas ao singular privilgio que ela possui de ser uma e vrias. Tal nossa primeira idia da simultaneidade. Chamamos ento simultneos dois fluxos exteriores que ocupam a mesma durao porque esto ambos compreendidos na durao de um mesmo terceiro, o nosso: essa durao apenas a nossa quando nossa conscincia olha somente para ns,

--..

....

62

DURAO E SIMULTANEIDADE

A NATUREZA DO TEMPO

63

mas torna-se igualmente a deles quando nossa ateno abarca os trs fluxos num nico ato indivisvel. Todavia, da simultaneidade de dois fluxos jamais passaramos para a de dois instantes se ficssemos na durao pura, pois toda durao espessa: o tempo real no tem instantes. Mas formamos naturalmente a idia de instante e tambm a de instantes simultneos desde que adquirimos o hbito de converter o tempo em espao. Pois, embora uma durao no tenha instantes, uma linha termina em pontos5. E, a partir do momento em que a uma durao fazemos corresponder uma linha, a pores da linha devero corresponder pores de durao e a uma extremidade da linha uma extremidade de durao: ser esse o instante - algo que no existe realmente, mas virtualmente. O instante o que terminaria uma durao se ela se detivesse. Mas ela no se detm. O tempo real no poderia portanto fornecer o instante; este provm do ponto matemtico, isto , do espao. E no entanto, sem o tempo real, o ponto no seria mais que ponto, no haveria instante. Instantaneidade implica portanto duas coisas: uma continuidade de tempo real, ou seja, de durao, e um tempo espacializado, ou seja, uma linha que, descrita por um movimento, tomouse por isso simblica do tempo: esse tempo espacializado, que comporta pontos, ricocheteia no tempo real e faz surgir nele o instante. Isso no seria possvel sem a tendncia - frtil de iluses - que nos leva a aplicar o movimento contra o espao percorrido, a fazer

5. Que o conceito de ponto matemtico seja natural , alis, algo de que sabem muito bem aqueles que ensinaram um pouco de geometria para crianas. Os espritos mais refratrios aos primeiros elementos concebem imediatamente e sem nenhuma dificuldade linhas sem espessura e pontos sem dimenso.

coincidir a trajetria com o trajeto, e a decompor ento o movimento que percorre a linha assim como decompomos a prpria linha: se quisermos distinguir na linha pontos, esses pontos iro tomar-se ento posies do corpo mvel (como se este, movente, pudesse alguma vez coincidir com algo que repouso! Como se no renunciasse assim, de imediato, a mover-se!). Ento, tendo pontilhado posies sobre o trajeto do movimento, ou seja, extremidades de subdivises de linha, fazemo-las corresponder a instantes da continuidade do movimento: simples interrupes virtuais, puras vises mentais. Descrevemos outrora o mecanismo dessa operao; mostramos tambm como as dificuldades levantadas pelos filsofos em tomo da questo do movimento desvanecem-se a partir do momento em que se percebe a relao entre o instante e o tempo espacializado, a relao entre o tempo espacializado e a durao pura. Limitemo-nos aqui a fazer notar que, embora a operao parea cientfica, ela natural ao esprito humano; ns a praticamos instintivamente. Sua receita est depositada na linguagem. Simultaneidade no instante e simultaneidade de fluxo so portanto coisas distintas, mas que se completam reciprocamente. Sem a simultaneidade de fluxo, no consideraramos substituveis um pelo outro esses trs termos, continuidade de nossa vida interior, continuidade de um movimento voluntrio que nosso pensamento prolonga indefinidamente, continuidade de um movimento qualquer atravs do espao. Durao real e tempo espacializado no seriam portanto equivalentes e, por conseguinte, no haveria para ns tempo em geral; haveria apenas a durao de cada um de ns. Mas, por outro lado, esse tempo s pode ser contado graas simultaneidade

.
64
DURAO E SIMULTANEIDADE A NATUREZA DO TEMPO

65

no instante. preciso essa simultaneidade no instante para 1? notar a simultaneidade de um fenmeno e de um momento de relgio, 2? pontilhar, ao longo de nossa prpria durao, as simultaneidades desses momentos com momentos de nossa durao que so criados pelo prprio ato de pontilhamento. Desses dois atos, o primeiro o essencial para a medida do tempo. Mas, sem o segundo, haveria a uma medida qualquer, desembocaramos num nmero t que representaria qualquer coisa, no pensaramos em tempo. portanto a simultaneidade entre dois instantes de dois movimentos exteriores a ns que faz com que possamos medir o tempo; mas a simultaneidade desses momentos com momentos marcados por eles ao longo de nossa durao interna que faz com que essa medida seja uma medida de tempo. Deveremos nos demorar sobre esses dois pontos. Abriremos primeiro um parntese. Acabamos de distinguir duas simultaneidades no instante: nenhuma das duas a simultaneidade que mais importa na Teoria da Relatividade, isto , a simultaneidade entre indicaes dadas por dois relgios afastados um do outro. Desta falamos na primeira parte de nosso trabalho; iremos nos ocupar especialmente dela mais adiante. Mas est claro que a prpria Teoria da Relatividade no poder impedirse de admitir as duas simultaneidades que acabamos de descrever: limitar-se- a acrescentar uma terceira, aquela que depende de um acerto de relgios. Ora, mostraremos com certeza que as indicaes de dois relgios R e R' afastados um do outro, acertados entre si e marcando a mesma hora, so ou no so simultneas segundo o ponto de vista. A Teoria da Relatividade tem o direito de afirm-lo - veremos sob que condio. Assim, porm, reconhece que um evento E, que ocorre ao lado do

relgio R, est dado em simultaneidade com uma indicao do relgio R num sentido completamente diferente daquele - no sentido que o psiclogo atribui palavra simultaneidade. E o mesmo pode ser dito no tocante simultaneidade do evento E' com a indicao do relgio vizinho R'. Pois, se no se comeasse por admitir uma simultaneidade desse tipo, absoluta, e que no tem nada a ver com acertos de relgios, os relgios no serviriam para nada. Seriam maquinismos que nos divertiramos em comparar uns aos outros; no seriam utilizados para classificar eventos; em suma, existiriam para si e no para nos prestar servios. Perderiam sua razo de ser para o terico da Relatividade, bem como para todo o mundo, pois tambm ele s os faz intervir para marcar o tempo de um evento. Todavia, bem verdade que a simultaneidade assim entendida s constatvel entre momentos de dois fluxos se os fluxos passarem pelo mesmo lugar. Tambm bem verdade que o senso comum, a prpria cincia at agora estenderam a priori essa concepo da simultaneidade a eventos separados por qualquer distncia. Sem dvida imaginavam, como dizamos acima, uma conscincia coextensiva ao universo, capaz de abarcar os dois eventos numa percepo nica e instantnea. Mas aplicavam sobretudo um princpio inerente a toda representao matemtica das coisas e que tambm se impe Teoria da Relatividade. Nele encontra-se a idia de que a distino entre pequeno e grande, entre pouco afastado e muito afastado, no tem valor cientfico, e de que, se se pode falar de simultaneidade fora de qualquer acerto de relgios, independentemente de qualquer ponto de vista, quando se trata de um evento e de um relgio pouco distantes um do outro, tem-se igualmente o direito de diz-lo quando grande a

---66
DURAO E SIMULTANEIDADE A NATUREZA DO TEMPO

67

distncia entre o relgio e o evento, ou entre os dois relgios. No h fsica, no h astronomia, no h cincia possvel, se no for dado ao cientista o direito de figurar esquematicamente numa folha de papel a totalidade do universo. Admite-se portanto implicitamente a possibilidade de reduzir sem deformar. Estima-se que a dimenso no um absoluto, que existem somente relaes entre dimenses e que tudo se passaria do mesmo modo num universo apequenado vontade se as relaes entre partes fossem mantidas. Mas como impedir ento que nossa imaginao e mesmo nosso entendimento tratem a simultaneidade das indicaes de dois relgios muito afastados um do outro como a simultaneidade de dois relgios pouco afastados, ou seja, situados no mesmo lugar? Um micrbio inteligente encontraria entre dois relgios vizinhos um intervalo enorme; e no reconheceria a existncia de uma simultaneidade absoluta, intuitivamente percebida, entre suas indicaes. Mais einsteiniano que Einstein, s falaria aqui de simultaneidade se tivesse podido anotar indicaes idnticas em dois relgios microbianos, acertados entre si por sinais pticos, que teriam substitudo nossos dois relgios vizinhos. A simultaneidade que absoluta a nossos olhos seria relativa aos dele, pois ele reportaria a simultaneidade absoluta s indicaes de dois relgios microbianos que ele, por sua vez, perceberia (que, alis, perceberia de modo igualmente equivocado) no mesmo lugar. Mas pouco importa por ora: no estamos criticando a concepo de Einstein; queremos simplesmente mostrar a que se prende a extenso natural que sempre se praticou da idia de simultaneidade, depois de t-la haurido da constatao de dois eventos vizinhos. Essa anlise, que nunca foi tentada at agora, revela-nos um fato de que, alis, a Teoria da Relatividade

poderia tirar partido. Vemos que, se nosso esprito passa aqui com tanta facilidade de uma pequena distncia para uma grande, da simultaneidade entre eventos vizinhos para a simultaneidade entre eventos longnquos, se estende para o segundo caso o carter absoluto do primeiro, porque est habituado a crer que se pode modificar arbitrariamente as dimenses de todas as coisas, com a condio de conservar as relaes que h entre elas. Mas j tempo de fechar o parntese. Voltemos simultaneidade intuitivamente percebida de que falvamos inicialmente e s duas proposies que enunciamos: 1? a simultaneidade entre dois instantes de dois movimentos exteriores a ns que nos permite medir um intervalo de tempo; 2? a simultaneidade desses momentos com momentos pontilhados por eles ao longo de nossa durao interior que faz com que essa medida seja uma medida de tempo. O primeiro ponto evidente. Vimos acima como a durao interior se exterioriza em tempo espacializado e como este, antes espao que tempo, mensurvel. Doravante, ser por intermdio dele que mediremos qualquer intervalo de tempo. Como o teremos dividido em partes que correspondem a espaos iguais e que so iguais por definio, teremos em cada ponto de diviso uma extremidade de intervalo, um instante, e tomaremos por unidade de tempo o prprio intervalo. Poderemos ento considerar qualquer movimento que ocorra ao lado desse movimento modelo, qualquer mudana: ao longo de todo esse desenrolar pontilharemos simultaneidades no instante. Tantas quantas forem as simultaneidades assim constatadas, tantas sero as unidades de tempo contadas para a durao do fenmeno. Medir tempo consiste portanto em enumerar simultaneidades. Qualquer

68

DURAO E SIMULTANEIDADE

A NATUREZA DO TEMPO

69

outra medida implica a possibilidade de superpor direta ou indiretamente a unidade de medida ao objeto medido. Qualquer outra medida aplica-se portanto aos intervalos entre as extremidades, ainda que, de fato, nos limitemos a contar as extremidades. Mas, quando se trata do tempo' s possvel contar as extremidades: ser simplesmente uma conveno dizer que desse modo mediu-se o intervalo. Se, todavia, observarmos que a cincia opera exclusivamente com medidas, perceberemos que no que concerne ao tempo a cincia conta instantes, anota simultaneidades, mas continua sem domnio sobre o que se passa nos intervalos. Pode aumentar indefinidamente o nmero das extremidades, encurtar indefinidamente os intervalos; mas o intervalo sempre lhe escapa, mostra-lhe apenas suas extremidades. Se todos os movimentos do universo se acelerassem de repente na mesma proporo, inclusive aquele que serve de medida para o tempo, algo mudaria para uma conscincia que no fosse solidria dos movimentos moleculares intracerebrais; entre o nascer e o pr do sol, ela no receberia o mesmo enriquecimento; constataria, pois, uma mudana; mesmo a hiptese de uma acelerao simultnea de todos os movimentos do universo s tem sentido se imaginarmos uma conscincia espectadora cuja durao, totalmente qualitativa, comporte o mais ou o menos sem por isso ser acessvel medida6. Mas a mudana s existiria para
6. evidente que a hiptese perderia significado caso se concebesse a conscincia como um epifenmeno que se acresceria a fenmenos cerebrais dos quais ela no seria mais que o resultado ou a expresso. No insistiremos aqui nessa teoria da conscincia-epifenmeno, que cada vez mais tende a ser considerada arbitrria. J a discutimos detalhadamente em vrios trabalhos nossos, sobretudo nos trs primeiros captulos de Matiere et Mmoire e em diversos ensaios de

essa conscincia capaz de comparar o escoamento das coisas com o da vida interior. No tocante cincia, nada teria mudado. Avancemos mais. A rapidez do desenrolar desse Tempo exterior e matemtico poderia tornar-se infinita, todos os estados passados, presentes e por vir do universo poderiam estar dados de uma s vez, no lugar do desenrolar poderia haver apenas o desenrolado: o movimento representativo do Tempo teria se tornado uma linha; a cada uma das divises dessa linha corresponderia a mesma parte do universo desenrolado que a ela correspondia antes no universo desenrolando-se; nada teria mudado aos olhos da cincia. Suas frmulas e seus clculos continuariam sendo o que so. verdade que, no momento preciso em que se teria passado do desenrolar ao desenrolado, teria sido preciso dotar o espao de uma dimenso suplementar. Fizemos notar, h mais de trinta anos7, que o tempo espacializado na realidade uma quarta dimenso do espao. Somente essa quarta dimenso nos permitir justapor o que est dado em sucesso: sem ela, no teramos o lugar. Quer um universo tenha trs dimenses, ou duas, ou uma s, quer no tenha nenhuma e se reduza a um ponto, sempre se poder converter a sucesso indefinida de todos os seus eventos em justaposio instantnea ou eterna
L'Energie spirituelle. Limitemo-nos a recordar: I? que essa teoria de forma nenhuma extrada dos fatos; 2? que fcil encontrar suas origens metafsicas; 3? que, tomada ao p da letra, seria contraditria consigo mesma (sobre este ltimo ponto e sobre a oscilao que a teoria implica entre duas afirmaes contrrias, ver as pginas 203-23 de L'Energie spirituelle). No presente trabalho, tomamos a conscincia tal como nos brindada pela experincia, sem fazer nenhuma hiptese sobre sua natureza e suas origens. 7. Essai sur Ies donnes immdiates de Ia conscience, p. 83.

70

DURAO E SIMULTANEIDADE

A NATUREZA DO TEMPO

71

pelo simples fato de lhe conceder uma dimenso adicional. Caso no tenha nenhuma, reduzindo-se a um ponto que muda indefinidamente de qualidade, pode-se supor que a rapidez de sucesso das qualidades se tome infinita e que esses pontos de qualidade estejam dados de um s golpe, contanto que para esse mundo sem dimenso se traga uma linha onde os pontos se justaponham. Caso j tivesse uma dimenso, caso fosse linear, precisaria de duas dimenses para justapor as linhas de qualidade - cada uma indefinida - que eram os momentos sucessivos de sua histria. Mesma observao tambm se tivesse duas, se fosse um universo superficial, tela indefinida sobre a qual se desenhariam indefinidamente imagens achatadas que o ocupassem cada uma por inteiro: a rapidez de sucesso dessas imagens tambm poder tornar-se infinita, e de um universo que se desenrola passaremos novamente a um universo desenrolado, contanto que nos seja concedida uma dimenso suplementar. Teremos ento, empilhadas umas sobre as outras, todas as telas sem fim dando-nos todas as imagens sucessivas que compem a histria inteira do universo; possuiremos todas juntas; mas de um universo achatado teremos tido que passar para um universo volumoso. Portanto fcil entender como o mero fato de atribuir ao tempo uma rapidez infinita, de substituir o desenrolar pelo desenrolado, nos obrigaria a dotar nosso universo slido de uma quarta dimenso. Ora, s pelo fato de que a cincia no pode especificar a rapidez do desenrolar do tempo, de que conta simultaneidades mas deixa necessariamente de lado os intervalos, ela versa sobre um tempo cuja rapidez de desenrolar podemos supor infinita e, assim, confere virtualmente ao espao uma dimenso adicional.

Imanente a nossa medida do tempo portanto a tendncia a esvaziar seu contedo num espao de quatro dimenses onde passado, presente e futuro estariam justapostos ou superpostos desde todo o sempre. Essa tendncia exprime simplesmente nossa incapacidade de traduzir matematicamente o prprio tempo, a necessidade que temos de substitu-lo, para medi-lo, por simultaneidades que contamos: essas simultaneidades so instantaneidades; no participam da natureza do tempo real; elas no duram. So simples vises mentais, que balizam com paradas virtuais a durao consciente e o movimento real, utilizando para isso o ponto matemtico que foi transportado do espao para o tempo. Mas, embora desse modo nossa cincia s encontre espao, fcil ver por que a dimenso de espao que veio substituir o tempo continua chamando-se tempo. porque nossa conscincia est a. Ela volta a insuflar durao viva ao tempo ressecado que virou espao. Nosso pensamento, interpretando o tempo matemtico, refaz em sentido inverso o caminho que percorreu para obt. Da durao interior passara para um certo movimento indiviso ainda estreitamente ligado a ela e que se tornara movimento modelo, gerador ou contador do Tempo; do que h de mobilidade pura nesse movimento e que o trao-de-unio do movimento com a durao, passou para a trajetria do movimento, que puro espao; dividindo a trajetria em partes iguais, passou dos pontos de diviso dessa trajetria aos pontos de diviso correspondentes ou simultneos da trajetria de qualquer outro movimento: a durao deste ltimo movimento acha-se assim medida; tem-se um nmero determinado de simultaneidades; ser a medida do tempo; ser doravante o prprio tempo. Mas isso s tempo porque podemos nos reportar ao que fizemos.

--

72

DURAO E SIMULTANEIDADE

A NATUREZA DO TEMPO

73

Das simultaneidades que balizam a continuidade dos movimentos estamos sempre prontos para voltar aos prprios movirnentos, e, por meio deles, durao interior que lhes contempornea, substituindo assim uma srie de simultaneidades no instante, que podem ser contadas mas que no so mais tempo, pela simultaneidade de fluxo que nos devolve durao interna, durao real. Haver quem se pergunte se til voltar durao e se o que a cincia fez no foi precisamente corrigir uma imperfeio de nosso esprito, afastar uma limitao de nossa natureza, esparramando a pura durao no espao. Diro: O tempo que pura durao est sempre em via de escoamento; s apreendemos dele o passado e o presente, o qual j passado; o porvir parece fechado ao nosso conhecimento, justamente porque o cremos aberto nossa ao - promessa ou espera de novidade imprevisvel. Mas a operao pela qual convertemos o tempo em espao para medi-lo informa-nos implicitamente sobre seu contedo. A medida de uma coisa s vezes reveladora de sua natureza, e v-se que a expresso matemtica tem justamente aqui uma virtude mgica: criada por ns ou respondendo ao nosso chamamento, ela faz mais do que lhe pedimos; pois no podemos converter em espao o tempo j escoado sem tratar do mesmo modo o Tempo inteiro: o ato pelo qual introduzimos o passado e o presente no espao esparrama nele, sem nos consultar, o porvir. Esse porvir continua sem dvida oculto por um anteparo; mas agora o temos l, pronto, dado com o resto. Ou mesmo, o que chamvamos escoamento do tempo no passava do deslizar contnuo do anteparo e da viso gradualmente obtida do que estava espera, globalmente, na eternidade. Tomemos portanto essa durao pelo que ela , por uma negao, por um

impedimento incessantemente recuado de ver tudo: nossos prprios atos no nos aparecero mais como uma oferta de novidades imprevisvel. Fazem parte da trama universal das coisas, dada de um s golpe. No os introduzimos no mundo; o mundo que os introduz j prontos em ns, na nossa conscincia, proporo que os alcanamos. Sim, somos ns que passamos quando dizemos que o tempo passa; o movimento para a frente de nossa viso que atualiza, momento aps momento, uma histria virtualmente dada por inteiro. - essa a metafsica imanente representao espacial do tempo. Ela inevitvel. Clara ou confusa, foi sempre a metafsica natural do esprito que especula sobre o devir. No nos cabe discuti-la aqui, menos ainda pr outra em seu lugar. Dissemos em outro lugar porque vemos na durao o prprio tecido de nosso ser e de todas as coisas, e como o universo a nossos olhos uma continuidade de criao. Era um modo de permanecermos o mais perto possvel do imediato; no afirmvamos nada que a cincia no pudesse aceitar e utilizar; ainda recentemente, num livro admirvel, um matemtico filsofo afirmava a necessidade de admitir um advance of Nature e vinculava essa concepo nossas. Por ora, limitar-nos-emos a traar uma linha de demarcao entre o que hiptese, construo metafsica, e o que dado puro e simples da experincia, pois queremos nos ater experincia. A durao real experimentada; constatamos que o tempo se desenrola, e, por outro lado, no podemos medi-lo sem convert-lo em espao e supor desenrolado tudo o que conhecemos dele.
8. Whitehead, The Concept of Nature, Cambridge, 1920 (trad. bras. a conceito de natureza, So Paulo, Martins Fontes, 1994). Essa obra (que leva em conta a Teoria da Relatividade) certamente urna das mais profundas j escritas sobre a filosofia da natureza.

74
DURAO E SIMULTANEIDADE A NATUREZA DO TEMPO

75

Ora, impossvel espacializar pelo pensamento apenas uma parte: uma vez iniciado, o ato pelo qual desenrolamos o passado e abolimos assim a sucesso real nos conduz a um desenrolar total do tempo; fatalmente, ento, somos levados a atribuir imperfeio humana nossa ignorncia de um porvir que seria presente e a ter a durao por uma pura negao, uma privao de eternidade. Fatalmente voltamos teoria platnica. Mas, como essa concepo deve surgir do fato de que no temos meios para limitar ao passado nossa representao espacial do tempo escoado, possvel que a concepo seja errnea e, em todo caso, certo que uma pura construo do esprito. Atenhamo-nos, pois, experincia. Se o tempo tem uma realidade positiva, se o atraso da durao com relao instantaneidade representa uma certa hesitao ou indeterminao inerente a uma certa parte das coisas que mantm dependente dela todo o resto, enfim, se h evoluo criadora, entendo muito bem que a parte j desenrolada do tempo aparea como justaposio no espao e no mais como sucesso pura; posso conceber tambm que toda a parte do universo que est matematicamente ligada ao presente e ao passado - ou seja, o desenrolar futuro do mundo inorgnico - seja representvel pelo mesmo esquema (mostramos outrora que em matria astronmica e fsica a previso na realidade uma viso). Pressente-se que uma filosofia onde a durao tida por real e at por ativa poder muito bem admitir o Espao-Tempo de Minkowski e de Einstein (no qual, alis, a quarta dimenso denominada tempo no mais, como em nossos exemplos acima, uma dimenso totalmente assimilvel s outras). Ao contrrio, nunca conseguiro extrair do esquema de Minkowski a idia de um fluxo temporal.

No valeria, ento, mais a pena ater-se at segunda ordem quele dos dois pontos de vista que no sacrifica nada da experincia e, por conseguinte - para no prejulgar a questo -, nada das aparncias? Como, alis, rejeitar totalmente a experincia interna quando se fsico, quando se opera com percepes e, por isso mesmo, com dados da conscincia? verdade que uma certa doutrina aceita o testemunho dos sentidos, isto , da conscincia, para obter termos entre os quais seja possvel estabelecer relaes, e depois s conserva as relaes e considera os termos inexistentes. Mas essa uma metafsica enxertada na cincia, no cincia. E, a bem dizer, por abstrao que distinguimos termos, tambm por abstrao que distinguimos relaes: um contnuo fluente do qual tiramos ao mesmo tempo termos e relaes e que, alm de tudo isso, fluidez, eis o nico dado imediato da experincia. Mas temos de fechar esse parntese longo demais. Acreditamos ter atingido nosso objetivo, que era o de detenninar as caractersticas de um tempo onde h realmente sucesso. Suprimam essas caractersticas e no haver mais sucesso, mas justaposio. Podem dizer que ainda se trata do tempo - somos livres para dar s palavras o sentido que quisermos, desde que comecemos por defini-las -, mas saberemos que no se trata mais do tempo experimentado; estaremos diante de um tempo simblico e convencional, grandeza auxiliar introduzida visando o clculo das grandezas reais. Foi talvez porque no analisamos num primeiro momento nossa representao do tempo que flui, nosso sentimento da durao real, que tivemos tanta dificuldade para determinar a significao filosfica das teorias de Einstein, ou seja, sua

76 77

DURAO E SIMULTANEIDADE

A NATUREZA DO TEMPO

relao com a realidade. Aqueles que se incomodavam com a aparncia paradoxal da teoria disseram que os Tempos mltiplos de Einstein eram puras entidades matemticas. Mas aqueles que gostariam de dissolver as coisas em relaes, que consideram toda realidade, mesmo a nossa, como algo matemtico confusamente percebido, diriam de bom grado que o Espao-Tempo de Minkowski e de Einstein a prpria realidade, que todos os Tempos de Einstein so igualmente reais, tanto e talvez mais que o tempo que flui conosco. De ambos os lados, queimam-se etapas. Acabamos de dizer, e mostraremos em breve com mais detalhes, por que a Teoria da Relatividade no pode exprimir toda a realidade. Mas impossvel que ela no exprima alguma realidade. Pois o tempo que intervm na experincia de Michelson-Morley um tempo real- real tambm o tempo a que retornamos com a aplicao das frmulas de Lorentz. Se partimos do tempo real para desembocar no tempo real, talvez tenhamos feito uso de artifcios matemticos no intervalo, mas esses artifcios devem ter alguma conexo com as coisas. Portanto, trata-se de distinguir o que real e o que convencional. Nossas anlises estavam simplesmente destinadas a preparar esse trabalho. Mas acabamos de pronunciar a palavra realidade; e, no que se seguir, falaremos constantemente do que real, do que no o . Que queremos dizer com isso? Se fosse preciso definir a realidade em geral, dizer qual a marca pela qual a reconhecemos, no poderamos faz-lo sem classificarmos a ns mesmos numa escola: os filsofos no esto de acordo e o problema recebeu tantas solues quantas so as nuanas que o realismo e o idealismo comportam. Deveramos, ademais, distinguir o ponto de vista da filosofia do da cincia:

aquela prefere considerar real o concreto, todo carregado de qualidade; esta extrai ou abstrai um certo aspecto das coisas e s retm dele o que grandeza ou relao entre grandezas. Felizmente, s nos interessa, em tudo o que se seguir, uma nica realidade, o tempo. Nessas condies, ser fcil seguir a regra que impusemos a ns mesmos no presente ensaio: a de no afirmar nada que no possa ser aceito por qualquer filsofo, qualquer cientista - nada que no esteja implicado em toda filosofia e em toda cincia. Todo o mundo concordar conosco que no se concebe tempo sem um antes e um depois: o tempo sucesso. Ora, acabamos de mostrar que ali onde no h alguma memria, alguma conscincia, real ou virtual, constatada ou imaginada, efetivamente presente ou idealmente introduzi da, no pode haver um antes e um depois: h um ou outro, no h os dois; e preciso os dois para fazer tempo. Portanto, no que se seguir, quando quisermos saber se estamos lidando com um tempo real ou com um tempo fictcio, teremos simplesmente de nos perguntar se o objeto que nos apresentam poderia ou no poderia ser percebido; tornar-se consciente. um caso privilegiado; nico at. Em se tratando de cor, por exemplo, a conscincia sem dvida intervm no comeo do estudo para dar ao fsico a percepo da coisa; mas o fsico tem o direito e o dever de substituir o dado da conscincia por algo mensurvel e enumervel sobre o qual passar a operar, dando-lhe simplesmente, por uma questo de comodidade, o nome de percepo original. Pode faz-lo porque, eliminada essa percepo original, algo perdura ou ao menos se supe que perdure. Mas que restar do tempo se eliminarem dele a sucesso? E que resta da sucesso se vocs suprimirem at a possibilidade de perceber um antes e um depois? Concedo-lhes o

78

DURAO E SIMULTANEIDADE

direito de substituir o tempo por uma linha, por exemplo, porque preciso medi-lo. Mas uma linha s deverchamar-se tempo ali onde a justaposio que ela nos oferece seja convertvel em sucesso; caso contrrio, ser arbitrariamente, convencionalmente que vocs daro a essa linha o nome de tempo: tero de nos advertir a esse respeito para no nos expor a uma grave confuso. Quanto mais se vocs introduzirem em seus raciocnios e seus clculos a hiptese de que a coisa denominada por vocs tempo no pode, sob pena de contradio, ser percebida por uma conscincia, real ou imaginria. No ser ento, por definio, com um tempo fictcio, irreal, que vocs operaro? Ora, esse o caso dos tempos com que lidaremos com freqncia na Teoria da Relatividade. Encontraremos alguns percebidos ou perceptveis; estes podero ser tidos por reais. Mas h outros que, de certa forma, a teoria probe de serem percebidos ou de se tomarem perceptveis: caso se tomassem perceptveis, mudariam de grandeza - de modo tal que a medida, exata quando se aplica ao que no se percebe, seria falsa to logo percebssemos. Estes tempos, como no declar-los irreais, ao menos na qualidade de temporais? Admito que para o fsico cmodo ainda denomin-los tempo veremos mais adiante a razo disso. Mas, caso assimilemos esses Tempos ao outro, cai-se em paradoxos que certamente foram nocivos para a Teoria da Relatividade, embora tenham contribudo para tom-la popular. Portanto, no deve causar espanto se a propriedade de ser percebido ou perceptvel for exigida por ns, no presente estudo, para tudo o que nos oferecerem como sendo real. No resolveremos a questo de saber se qualquer realidade possui essa caracterstica. Aqui, apenas trataremos da realidade do tempo.

CAPTULO N A PLURALIDADE DOS TEMPOS

Os Tempos mltiplos e retardados da Teoria da Relatividade: como so compatveis com um Tempo nico e universal. - A simultaneidade cientfica, que pode ser quebrada e transformada em sucesso: como compatvel com a simultaneidade intuitiva e natural. - Exame dos paradoxos relativos ao tempo. A hiptese do viajante encerrado numa bala de canho. O esquema de Minkowski. - Confuso que est na origem de todos os paradoxos.

Cheguemos por fim ao Tempo de Einstein e retomemos tudo o que dissemos supondo inicialmente um ter imvel. Temos a Terra em movimento na sua rbita. O dispositivo de Michelson - Morley est ali. Fazem a experincia; repetem-na em diversas pocas do ano e, por conseguinte, para velocidades variveis de nosso planeta. O raio de luz sempre se comporta como se a Terra fosse imvel. Esse o fato. Qual a explicao? Mas, para comear, que estamos dizendo quando falamos das velocidades de nosso planeta? A Terra estaria, em termos absolutos, em movimento atravs do espao? E evidente que no; estamos na hiptese da Relatividade e no existe mais movimento absoluto. Quando voc fala da rbita descrita pela Terra, coloca-se em um ponto de vista arbitrariamente escolhido, o dos habitantes do Sol (de um Sol que se tomou habitvel). Agrada-lhe adotar esse sistema de referncia. Mas por que o raio de luz lanado contra os espelhos do aparelho de Michelson-Morley levaria em conta a sua fantasia? Se tudo o que efetivamente se produz o deslocamento recproco da Terra e

Vous aimerez peut-être aussi