Vous êtes sur la page 1sur 2

/ go Ne ala ulher F M Fala

Situada na Zona Leste do municpio de So Paulo, esta organizao

no governamental tem como misso disseminar a histria/cultura afrobrasileira e promover aes voltadas para a equidade racial e de gnero. Por meio de atividades culturais, esportivas, educativas e recreativas, o Fala Nego/Fala Mulher combate a discriminao de raa, gnero, geracional e contra pessoas com necessidades especiais. Fones: 11 25220949 / 11 25223980 Blog: http://falanegaofalamulher.blogspot.com/ e-mail: falanegaofalamulher@gmail.com

Con

gra Ne ncia sci

2010

ez. Nov./D

Dia da Conscincia Negra


No dia 20 de novembro celebrado no Brasil, o Dia Nacional da Conscincia Negra. Nesse dia, o lder guerreiro Zumbi, smbolo da resistncia do Quilombo de Palmares, foi assassinado. A criao desta data possibilita um momento de conscientizao e reflexo sobre a importncia da cultura e do povo africano na formao da cultura brasileira. Vale lembrar que, a populao de origem africana constitutiva do povo brasileiro e fez a nossa histria, tanto nos aspectos polticos, sociais e religiosos quanto na gastronomia, na dana, na msica e na arte. Vale dizer tambm que sempre ocorreu um destaque dos personagens histricos de cor branca. Como se a histria do Brasil tivesse sido construda somente pelos europeus e seus descendentes. Portanto, dia 20 de novembro , pois, um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaos culturais e em outros locais, a importncia da cultura afrobrasileira. Nesse sentido, passos importantes j foram dados. No entanto, ainda h muita coisa para se fazer, tendo em vista a persistncia do racismo em nossa sociedade.

Comeo de conversa
O Projeto Segurana Humana SH tem como uma de suas misses apoiar propostas direcionadas para a igualdade e equidade racial e de gnero. Assim, neste ano, o projeto se alia s pessoas e organizaes que defendem o fim de todo e qualquer tipo de preconceito e discriminao contra as pessoas em geral, a populao afrobrasileira e as mulheres. Desde 2008, a comunidade de Itaquera, em So Paulo, organizada por meio de um grupo de representantes de organizaes governamentais e no-governamentais, associaes e pessoas da comunidade, chamado Grupo Nuclear, tem se reunido sob a coordenao da ECOS, recebendo formaes, trocando saberes, e preparando-se para promover aes que atendam s demandas da comunidade. O Grupo Nuclear do Projeto Segurana Humana vem exercendo o importante papel de protagonizar, debater e realizar eventos e oficinas com uma nfase especial no enfrentamento de situaes de desigualdade de gnero, raa/ etnia, geracional e orientao sexual. J tendo executado diversas aes no passado, neste ano e neste momento, uma das propostas do Grupo Nuclear do Projeto Segurana Humana Eixo Comunidade para as regies de Itaquera, Jos Bonifcio, Cidade Lder e Parque do Carmo participar das aes do Dia da Conscincia Negra e divulgar amplamente a Lei n 10.639/2003 que instituiu o ensino obrigatrio de histria e cultura afrobrasileiras nas escolas, enfatizando a importncia dessa populao nas reas social, econmica e poltica na histria do Brasil. Para tanto, um dos instrumentos para a celebrao do Dia da Conscincia Negra a divulgao dessa Lei e este boletim traz textos e informaes importantes para enfrentarmos as situaes de preconceito e discriminao ainda to presentes em nosso pas.

Projeto Segurana Humana


O Projeto Segurana Humana uma iniciativa conjunta de quatro agncias ONU: a Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura - UNESCO, o Fundo das Naes Unidas para a Infncia - UNICEF, o Fundo de Populao das Naes Unidas - UNFPA, e Organizao Pan-Americana de Sade - OPAS - , em parceria com trs secretarias municipais de So Paulo - Educao, Sade, Assistncia e Desenvolvimento Social, com objetivo de reduzir a violncia e promover a cultura de paz no distrito de Itaquera, sub-distritos de Jos Bonifcio, Cidade Lder, Parque do Carmo e Itaquera. Atuando no eixo comunidade, UNFPA e UNICEF tm desenvolvido aes de fortalecimento comunitrio, na busca de relaes igualitrias na sociedade e garantia dos direitos humanos. A ECOS, o CIEDS e a Revista Virao, so as ONGs responsveis pela execuo do projeto. Grupo Nuclear
Associao de Moradores do Conjunto Habitacional Casa Branca; Associao Rede Corrente Viva; Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera; Conselho de Segurana Comunitrio Conjunto Jos Bonifcio; EE Prof. Ruth Cabral Troncarelli; Fala Nego/Fala Mulher; Ncleo de Defesa e Convivncia da Mulher Viviane dos Santos AVIB; Obras Conveniadas Dom Bosco; Portal Dom Bosco; Rede de Preveno e Enfrentamento da Violncia contra a Mulher da Zona Leste; Unio Brasileira de Guardas Mirins, Conselho de Segurana Comunitrio e Grupo Nmade.

Grupos Articuladores Locais


Aricanduva: Associao Amigos do Jardim Ipanem, Casa do Cristo Redentor Igreja Segunda Chance, ONG NADHU Ncleo de Assistncia ao Desenvolvimento Humano. Parada XV de Novembro: Associao Cultural e Educativa tica e Arte na Educao. Associao Esportiva Comunidade Progresso, Associao Lojistas da Parada XV, CEI Parada XV, Comunidade Progresso, E.E.Comendador Mario Reis, E.E. Galileu Menon, E.E.Jd.Beatriz, E.E.Jlio Diniz, Frum para o Desenvolvimento da Zona Leste, Grupo Cultural Filosfica, Grupo Nova Aliana, UBS XV de Novembro, UNICASTELO. AE Carvalho: Associao Aposentados e Pensionistas Zona Leste, Associao de Mulheres Tulipas, Associao Flecha Dourada de Guaianazes, Associao Lazer Nosso Sonho, Associao Paz e Amor, CESI, Instituto Consegui, Rosinha Futebol Clube, ONG UBE, Unio de Todos Esportes Amadores, Unio Social Brasil Gigante, EE Astolfo Arajo, EE Comendador Mrio Reys, EE Dom Pedro II, EE Jardim Beatriz, EE Milton Cruzeiro, EE Presidente Salvador Allende Gossens, EE Professora Maria Augusta De vila e EE Ruy De Mello Junqueira. Grupo Articulador Local Jos Bonifcio: CONSEG (Conselho Nacional de Segurana Pblica), Fala Nego Fala Mulher, Unio dos Guardas Mirins, Universidade Anhembi Morumbi e EE Professora Ruth Cabral Troncarelli.

Vamos divulgar!

Projeto Segurana Humana.

ConscNegra 21x28.indd 1

29.10.10 10:42:22

l Brasi o ismo n O Rac


Sabemos que o Brasil um pas imenso e de uma pluralidade cultural espantosa. Num mesmo territrio convivem imigrantes e descendentes de povos originrios de diferentes continentes, de diferentes tradies culturais e de diferentes religies. H at quem diga que este um pas hospitaleiro em que existe uma democracia racial e que no existe nem preconceito nem discriminao. S que a realidade est a para nos mostrar que no bem assim. Ainda hoje, so inmeras as situaes de preconceito, discriminao e excluso social vivenciadas pela imensa populao formada pelos descendentes dos povos africanos. Violncia essas que impedem que esses/as brasileiros/as exeram plenamente a sua cidadania. Na escola, por exemplo, as situaes de rejeio enfrentadas pelos alunos/as negros/as aliadas ao silncio dos/as educadores/as em relao a essas prticas, produzem efeitos na autoestima destas crianas e jovens, repercutindo negativamente no seu desempenho escolar e no desenvolvimento de sua capacidade de aprendizado. , ainda, um fator importante de evaso escolar. Assim, existe a necessidade urgente de se investir em mudanas educacionais que valorizem a histria dos afrobrasileiros nesse pas, fornecendo, inclusive, informaes que contribuam para a superao de todas as formas de preconceito, discriminao e excluso que existem no cotidiano das pessoas negras.

O movimento negro formado por todos os grupos organizados, comprometidos com o enfrentamento ao e discriminao racial. Uma de suas maiores metas a promoo da igualdade racial. Fazem parte deste movimento, um grande conjunto de entidades, incluindo as organizaes tradicionais - casas e terreiros de religies de matriz africana - as irmandades, os grupos culturais, blocos carnavalescos e grmios recreativos das escolas de samba, organizaes no governamentais, grupos de base comunitria, alm de grupos de capoeira, de rap e de hip hop. Todos esses grupos tm como objetivos comuns o combate ao racismo e discriminao racial, a valorizao da cultura negra, a igualdade de direitos e a incluso social da populao negra. Alis, o racismo est presente em vrias situaes cotidianas que sequer damos conta. Por exemplo, palavras e expresses como: denegrir; a coisa est preta; dia de branco, samba do criolo doido, dentre outros. O triste que em nosso pas, mesmo tendo uma grande parte de sua populao composta por afrobrasileiros, ainda muito racista. E, vale enfatizar, racismo crime e, por isso, deve ser denunciado.

A lut a an

tirra

cista

Fontes de informao: MATTAR, Laura Davis (coord.) Direito sade da mulher negra: manual de referncia. So Paulo: Conectas Direitos Humanos, 2008. BRASIL.MINISTRIO DA EDUCAO/SECRETARIA DE EDUCAO BSICA. Relaes tnico-raciais e de gnero. Braslia, 2007. Disponvel em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/1_rel_etica.pdf. BRASIL / MINISTRIO DA SADE. Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial da Presidncia da Repblica. Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra, 2006. Disponvel em http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/seppir/publicacoes/politicapopnegra.pdf.

Lei n 10.639/2003
Esta lei instituiu o ensino obrigatrio de histria e cultura afrobrasileiras nas escolas, valorizando a luta da populao negra e garantindo sua contribuio nas reas social, econmica e poltica na histria do Brasil. Tem como principal objetivo acabar com o racismo presente nas prticas educacionais. Art. 26 A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio, oficiais e particulares, torna-se obrigatrio o ensino sobre Histria e Cultura Afro- Brasileira. 1 O contedo programtico a que se refere o caput deste artigo incluir o estudo de Histria da frica e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira o negro na formao da sociedade nacional, resgatando a contribuio do povo negro nas reas social, econmica e poltica pertinentes Histria do Brasil. 2 Os contedos referentes Histria e Cultura Afro-Brasileira sero ministrados no mbito de todo o currculo escolar, em especial nas reas de Educao Artstica e de Literatura e Histria Brasileiras. Art. 79-B. O calendrio escolar incluir o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Conscincia Negra.

ar por in Onde busc

: formaes

Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial - SEPPIR

Tendo status de Ministrio, a SEPPIR foi instituda pelo Governo Federal em 21 de maro de 2003. Tem como misso o estabelecimento de iniciativas contra as desigualdades raciais no Pas. Seus principais objetivos so: promover a igualdade e a proteo dos direitos de indivduos e grupos raciais e tnicos afetados pela discriminao e demais formas de intolerncia, com nfase na populao negra; acompanhar e coordenar polticas de diferentes ministrios e outros rgos do governo brasileiro para a promoo da igualdade racial; articular, promover e acompanhar a execuo de diversos programas de cooperao com organismos pblicos e privados, nacionais e internacionais; promover e acompanhar o cumprimento de acordos e convenes internacionais assinados pelo Brasil, que digam respeito promoo da igualdade e combate discriminao racial ou tnica; auxiliar o Ministrio das Relaes Exteriores nas polticas internacionais, no que se refere aproximao de naes do continente africano. Maiores informaes: www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/seppir/

Coordenadoria dos Assuntos da Populao Negra CONE

Conscincia Negra 2010


ConscNegra 21x28.indd 2

Nov./Dez.

A CONE um rgo governamental criado em 22 de dezembro de 1992, pela Lei Municipal 11.321 e tem como finalidade e competncia formular, coordenar, acompanhar, sugerir e implementar polticas de ao governamental junto populao negra, visando o combate discriminao racial e a defesa dos direitos, bem como a promoo e o apoio integrao cultural, econmica e poltica desta populao. Atualmente, a CONE est vinculada Secretaria Especial de Participao e Parceria (SEPP), da Prefeitura do Municpio de So Paulo. A Coordenadoria dos Assuntos da Populao Negra CONE atua segundo artigo 2 da Lei de sua criao: estimulando, apoiando e desenvolvendo estudos e diagnsticos sobre a situao da populao negra do Municpio formulando polticas de interesse especfico da populao negra de forma articulada com Secretarias afins; traando diretrizes para a Administrao Municipal direta e indireta, com enfoque na questo tnico-racial; articulando, implementando e incentivando projetos para denncias em casos de racismo e promovendo a igualdade racial atravs de forte apoio s Polticas de Aes Afirmativas. Maiores informaes: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/participacao_parceria/coordenadorias/cone/

29.10.10 10:42:23

Vous aimerez peut-être aussi