Vous êtes sur la page 1sur 16

Administrao Geral com a FCC

Mdulo 5 Motivao

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
1 - (FCC INFRAERO ADMINISTRADOR 2009) caracterstica geral da teoria Y: (A) as pessoas serem passivas, indolentes e apticas por natureza e tenderem a evitar o trabalho e as responsabilidades. (B) o trabalhador ser uma pessoa cujas atitudes e eficincia so condicionadas pelas demandas sociais, tanto dentro como fora da fbrica. (C) o controle gerencial ser fundamental para garantir a produtividade e a eficincia. (D) os gerentes e administradores serem os nicos responsveis pela organizao dos fatores de produo. (E) a administrao ser responsvel pela organizao dos elementos produtivos da empresa para que esta atinja seus fins econmicos.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
2 - (FCC TRF 5 Regio ANAL ADM. 2008) Pela Teoria da Motivao de Herzberg, estilo de superviso, polticas empresariais, condies ambientais, relaes interpessoais, status, remunerao e vida pessoal so chamados fatores (A) de auto-estima. (B) motivacionais. (C) fisiolgicos. (D) higinicos. (E) de poder.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
3 - (FCC MP/SE ADMINISTRADOR 2009) Segundo Herzberg, que ressaltou a importncia da motivao no trabalho, a possibilidade de aumento de status ou mesmo de posio social uma determinante motivacional associada A) ao desenvolvimento pessoal. B) realizao. C) possibilidade de crescimento. D) ao trabalho em si. E) responsabilidade.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
4 - (FCC METR ADMINISTRAO 2008) No processo de gesto das organizaes, a abordagem que parte do princpio que as pessoas so motivadas para a realizao de suas atividades, esperando que certas aes auxiliaro a alcanar os resultados desejados, refere- se teoria A) da hierarquia de necessidades. B) X e Y. C) da expectncia. D) comportamental. E) da administrao por objetivos.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
5 - (FCC METR PSICOLOGIA 2010) Segundo Abraham Maslow, uma necessidade satisfeita deixa de a) reconhecer uma ao de satisfao. b) motivar o comportamento. c) acionar o comportamento. d) acionar um reforo positivo. e) bloquear o sistema de satisfao social.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
6 - (FCC BACEN ANALISTA 2006) Para Herzberg, os fatores que determinam a motivao so a realizao, o reconhecimento, o trabalho em si, a responsabilidade, o avano e o crescimento. Em outra dimenso esto os fatores que determinam a desmotivao, quando no so atendidos de acordo com as expectativas dos empregados, ou fatores de higiene. pertinente, ento, afirmar que: I. o contedo de uma tarefa mais importante para a motivao dos trabalhadores do que a ambincia em que ela se desenvolve. II. a concesso, em nveis adequados, de fatores higinicos, como segurana, salrio e status, importante para evitar que os empregados se sintam desmotivados, gerando, tal concesso, motivao.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
III. para que os trabalhadores se sintam motivados a desempenhar as suas tarefas preciso que se d constante ateno a fatores como reconhecimento, responsabilidade e desenvolvimento individual, alm da definio adequada da tarefa em si. correto o que consta em a) I e II, apenas. b) I, II e III. c) I e III, apenas. d) II, apenas. e) II e III, apenas.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
7 - (FCC TRT/RS ANALISTA 2009) Um modelo de motivao amplamente aceito a teoria da expectativa. Este modelo declara que a motivao a consequncia a) da satisfao de fatores motivacionais e de manuteno. b) dos resultados que uma pessoa busca e sua estimativa de que a ao conduzir aos resultados desejados. c) da satisfao das 5 necessidades bsicas estabelecidas por Maslow. d) da interao de alguns fatores que formam principalmente a satisfao das necessidades classificadas como mais altas. e) da interao de alguns fatores que formam principalmente a satisfao das necessidades classificadas como elevada expectativa.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
8 - (FCC TRE/RS ANALISTA 2010) De acordo com Maslow, as necessidades podem ser classificadas no mbito de uma hierarquia, sendo as de posio inferior mais essenciais a) realizao pessoal. b) sobrevivncia. c) manuteno da energia. d) obteno do crescimento pessoal. e) orientao para resultados.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
9 - (FCC TRF/4 REGIO ANALISTA 2010) Para Abraham Maslow, desejar algo implica a ocorrncia da satisfao de outros desejos, sendo que os desejos possuem uma ordem de predominncia. Existem estudos que mostram que trabalhadores de nveis mais baixos tendem a preocupar-se mais com as necessidades de baixa ordem (fisiolgicas e de segurana), enquanto gerentes e trabalhadores de nvel mais alto voltam-se mais para o atendimento das necessidades de a) alta ordem (autoestima e autorrealizao). b) mdia ordem (sociais e de amor). c) mdia ordem (de apoio e de considerao). d) ordem superior (de segurana e sociais). e) ordem avanada (de segurana e de amor).
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
10 - (FCC MP/RS ADMINISTRADOR 2008) Segundo a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow INCORRETO dizer: A) Toda pessoa orienta seu comportamento a partir de mais que um nico tipo de motivao. B) Apenas algumas pessoas alcanam a satisfao das necessidades localizadas no topo da pirmide. C) A satisfao de um nvel inferior de necessidades no obrigatria para que surja imediatamente um nvel mais elevado no comportamento. D) As necessidades fundamentais podem ser expressas por diferentes tipos de comportamento. E) Toda necessidade primria no atendida passa a ser considerada uma ameaa psicolgica.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
11 - (FCC TRT/MG ANALISTA 2009) O que tornou a Teoria de Maslow to importante e instrutiva para a administrao foi o seu reconhecimento da a) importncia das empresas investirem nas necessidades bsicas de cada um dos seus colaboradores. b) habilidade que as necessidades possuem em disseminar a satisfao pessoal. c) inabilidade das necessidades j satisfeitas em motivar o comportamento. d) influncia dos fatores higinicos como fonte de satisfao das necessidades humanas. e) expectativa do colaborador para com a empresa que, se bem ajustada, trar resultados diferenciados para a corporao.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
12 - (FCC MP/SE ADMINISTRADOR 2009) Na teoria motivacional de Maslow, a necessidade das pessoas de se sentirem valorizadas pelos que as rodeiam representa o tipo de necessidade (A) fisiolgica. (B) de estima. (C) de segurana. (D) social. (E) de auto-realizao.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
13 - (FCC TCE/GO ACE 2009) As foras bsicas que definem o nvel de produtividade individual, segundo a Teoria Contingencial da Motivao de Victor Vroom, so a) expectativa, esforo e resultado. b) crena, valncia e performance. c) valncia, expectativa e instrumentalidade. d) autocontrole, individualidade e performance. e) remunerao, produtividade e satisfao.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
14 - (FCC TRT/MG ANALISTA 2009) A teoria de Expectativa de Victor Vroom apresenta trs conceitos: valncia, expectativa e fora. Valncia a) a fora objetiva que leva a alcanar metas no ambiente de trabalho. b) o grau em que a pessoa acredita ou espera que seus objetivos sejam atingidos. c) o grau em que a pessoa julga que seus resultados sero atingidos. d) a orientao afetiva em direo a resultados particulares. e) o grau de inteno que uma pessoa imprime para ter suas necessidades satisfeitas.
Prof. Rodrigo Renn

Vous aimerez peut-être aussi