Vous êtes sur la page 1sur 8

EXERCCIOS DE PREPARAO PARA TESTE INTERMDIO DE CINCIAS NATURAIS 7 ANO QUESTO 1

Antes do sculo XVII j tinham sido propostos duas teorias sobre a posio da Terra no Universo. 1.1 Atribui a cada uma das afirmaes, uma das letras da chave. CHAVE A - Teoria Heliocntrica B - Teoria Geocntrica C - Galileu Gallilei D - Cludio Ptolomeu E - Nicolau Coprnico AFIRMAES 1 - A Terra o centro do Universo. ____ 2 - O Sol imvel. ____ 3 - Todos os planetas giram volta da Terra. ____ 4 - Todos os planetas giram volta do Sol. ____ 5 - O Sol o centro do Universo. ____ 6 - Astrnomo polaco de Alexandria defensor da teoria Geocntrica. ____ 7 - Astrnomo polaco defensor da Teoria Heliocntrica. 8 - Fsico e astrnomo italiano que, por defender a Teoria Heliocntrica, foi condenado pela Inquisio. QUESTO 2 Considera os esquemas A e B, que representam a posio do Sol e de alguns planetas.

Figura 1-A

Figura 1-B

2.1 Identifica os modelos representados: A - ____________________________________ B - ____________________________________ 2.2 Indica o modelo (A ou B) que perdurou desde a Antiguidade at Idade Mdia. QUESTO 3 L com ateno o seguinte texto: Graas ao uso do telescpio com fins cientficos, Galileu realizou numerosas observaes do Sistema Solar que o levaram a apoiar publicamente o modelo proposto por Coprnico, com uma Terra mvel 3.1 Indica o nome do modelo proposto por Coprnico, que se encontra descrito no texto. 3.2 Quais eram as ideias aceites para a organizao do Universo na poca de Galileu?

QUESTO 4

Na figura seguinte esto esquematizados trs tipos de clulas.

4.1 Identifica cada uma das clulas representadas na figura. 4.2 Baseando-te nos dados da figura, justifica a classificao que atribuste clula B. 4.3 Legenda as clulas A e B 4.4 A estrutura que regula as trocas com o meio exterior est representada nos esquemas com o nmero:

a) 1 no esquema A e 5 no esquema B. b) 1 no esquema A e 1 no esquema B. c) 3 no esquema A e 2 no esquema B QUESTO 5


Observa com ateno a figura seguinte, onde est representado o Sistema Solar.

5.1 Faz a legenda da figura. 1 ____________________ 2 ____________________ 3 ____________________ 4 ____________________ 5 ____________________ 6 ____________________ 7 ____________________ 8 ____________________ 9 ____________________ 10 ____________________ 11 ___________________ 12 ___________________ 13 ___________________ 5.2 Indica quais os planetas considerados telricos. 5.3 Refere a diferena fundamental entre e planetas principais e planetas secundrios. 5.4 Indica o nome da galxia onde se encontra o Sistema Solar.

5.5 Indica a opo que completa correctamente a afirmao que se segue: so planetas interiores rbita da Terra. ____ Marte e Vnus ____ Neptuno e Pluto ____ Lua e Saturno ____ Todos os anteriores 5.6 A cintura de asterides localiza-se entre os planetas: ____ Jpiter e Saturno ____ Mercrio e Vnus ____ Terra e Saturno ____ Marte e Jpiter QUESTO 6 Classifica as seguintes frases como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). a) O Sol a nica estrela da Via Lctea. ___ b) As estrelas tm luz prpria. ___ c) Vnus o planeta do Sistema Solar mais prximo do Sol. ___ d) Os satlites naturais giram em torno dos planetas principais. ___ e) Neptuno o planeta do Sistema Solar com a temperatura mais elevada superfcie.___ f) O Sistema Solar situa-se num dos braos da Via Lctea o brao rion. ___ g) Saturno considerado um planeta interior. ___ h) A teoria que explica a formao do Universo a Teoria do Big-Bang. ___ QUESTO 7 Considera os seguintes termos: Sistema Solar, Universo, Enxames de Galxias, Via Lctea, Terra. 7.1 Coloca-os por ordem crescente de complexidade
QUESTO 8

Observa com ateno a figura, que representa as diferentes camadas constituintes da Terra. 8.1 Faz a legenda da figura.

8.2 Indica dois dos vrios mtodos indirectos de estudo que permitiram inferir este modelo da estrutura da Terra. QUESTO 9 Aps uma erupo vulcnica formam-se, por vezes, estruturas como a que est representada na figura seguinte e que so designadas por cones vulcnicos.

9.1 Faz a legenda da figura. 9.2 Explica o que so vulces. 9.3 Explicita a diferena entre magma e lava. 9.4 Qual o tipo de erupo vulcnica presente na figura? Justifica a tua resposta.
QUESTO 10

Para cada uma das afirmaes de 1 a 5 indica o termo adequado. 1. Registos de actividade ssmica. 2. Zona da superfcie terrestre onde se sente mais o efeito de um sismo. 3. Modo de propagao dos sismos. 4. Aparelho que detecta ondas ssmicas 5. Local de origem das ondas ssmicas. 10.1 Refere trs atitudes a tomar em caso de ocorrncia de um sismo.

QUESTO 11 Observa a carta de isossistas, representada na figura seguinte, relativa a um sismo ocorrido em 1909, com epicentro em Benavente.

11.1 Indica onde se localiza o local de maior intensidade ssmica. 11.2 Indica 2 regies em que o sismo tenha atingido uma intensidade semelhante.

QUESTO 12
L, atentamente, o seguinte texto:

Um violento terramoto semeou a desgraa e o pnico na Turquia. Mais de dois mil mortos, segundo o Centro de Crise na capital turca, dez mil feridos e um cenrio dantesco de prdios destrudos o maior balano da tragdia. A luta pelo resgate de sobreviventes no meio dos escombros comeou de imediato, numa dramtica luta contra o tempo. O sismo, com uma magnitude de 6,7 na escala de Richter teve incio s 3 horas e dois minutos (1 hora e dois minutos da manh em Lisboa) e durou 45 segundos. O epicentro do sismo situou-se na cidade de Izmut, no litoral do Mar de Mrmara, a meio caminho entre Ancara e Istambul. Mais de 200 rplicas, duas das quais ultrapassaram a magnitude de 5 na escala de Richter, seguiram-se ao abalo ssmico inicial.
In Jornal de Notcias, 18 de Agosto de 1999

12.1 12.2

O texto refere uma das escalas usadas para medir os sismos. Indica o nome de outra escala, usada para medir os sismos.

12.3 Estabelece a diferena entre as duas escalas. 12.4 Refere dois efeitos provocados pelos sismos. 12.5 Indica a localizao do epicentro deste sismo, aproximadamente. 12.6 Comenta a seguinte afirmao: As rplicas podem dificultar as operaes de salvamento.

QUESTO 13 As rochas sedimentares passam por uma srie de fases medida que se vo formando: sedimentao, transporte, eroso, diagnese. 13.1 Coloca as fases por ordem de modo a que formem uma sequncia lgica. 13.2 Indica trs agentes erosivos. QUESTO 14 Classifica em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as seguintes afirmaes: A) As rochas magmticas podem contribuir para a formao das rochas sedimentares. ___ B) A areia uma rocha sedimentar incoerente ou mvel. ___ C) Os arenitos originam-se por meio do agrupamento de areias. ___ D) Os conglomerados so rochas sedimentares formadas por detritos de pequenas dimenses. ___ E) A argila resulta da acumulao de detritos com origem nas rochas granticas. ___ QUESTO 15 Observa atentamente a figura seguinte.

15.1 Refere como se designam os tipos de rochas magmticas indicadas pelas letras A e B.

15.2 Indica o fenmeno geolgico que est na origem de rochas como as representadas pela letra B. 15.3 Indica um exemplo da: Rocha A Rocha B 15.4 Refere um local em Portugal onde se pode encontrar rochas: a) do tipo A; b) do tipo B.

CINCIAS NATURAIS 8 Ano


QUESTO1 1. L o seguinte texto e observa a figura:

1.1Para a afirmao que se segue, assinala a opo correcta: Os animais que tm o mesmo habitat so: ___ A e B ___ B e C ___ A e C QUESTO 2 A figura ao lado representa, esquematicamente, um conjunto de relaes alimentares que se

estabelecem entre seres vivos de um ecossistema. 2.1. Esquematiza uma cadeia alimentar, a partir da teia representada na figura. 2.2. Seleciona a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. Se a populao de cobras sofresse uma diminuio brusca no nmero de indivduos, numa primeira fase, aumentaria a populao de (A) estorninhos. (B) gafanhotos. (C) rs. (D) aranhas. 2.3. Indica os seres vivos: a) Produtores; b) Consumidores de 1. Ordem. c) Decompositores.
QUESTO 3 Faz corresponder a cada nmero da coluna II uma das letras da coluna I.

COLUNA I A Ecossistema B Comunidade C Populao D - Biosfera

COLUNA II
1 O conjunto dos sapos da espcie Buffus calamita que vivem numa lagoa. 3 O conjunto de todos os seres vivos que vivem num buraco de um muro. 4 O conjunto de todos os seres vivos de uma lagoa e o meio fsico de que dependem. 5 O conjunto de todos os seres vivos da Terra e das relaes que mantm entre si e os fatores fsico-qumicos do ambiente. 6 O conjunto de todas as rs da espcie Rana esculenta que vivem nas margens da Ribeira da Sert. 7 O conjunto de todos os seres vivos que, atualmente, habitam a Ribeira da Sert. 8 O conjunto de todos os seres vivos de uma mata e dos fatores fsico-qumicos com os quais interagem. 9 O conjunto de todos os seres vivos que vivem na Ribeira da Sert, nas suas margens e nos riachos que nela desaguam e os fatores fsico-qumicos a que esto sujeitos.

QUESTO 4

O diagrama da figura seguinte representa as relaes alimentares entre os seres de um ecossistema lagunar.

4.1Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F), cada uma das afirmaes respeitantes ao diagrama representado. A - A energia entra no ecossistema sob a forma de energia luminosa. B - A gara-real faz parte de uma cadeia alimentar em que ocupa o 5 nvel trfico. C - Alimentam-se de insectos, trs das espcies de peixes representadas no diagrama D - O Melaniris chagresi serve de alimento a mais de um organismo E - Os produtores deste ecossistema so o zooplncton e as algas verdes filamentosas F - O Pica-peixe-anelado ocupa dois nveis trficos G - Os seres herbvoros deste ecossistema so o fitoplncton e o zooplncton. H - A andorinha-do-mar-preta e simultaneamente consumidora de 3 ordem e consumidora de 5 ordem.

4.2 Relaciona o eventual desaparecimento de Characinidae com as alteraes previsveis no equilbrio deste ecossistema. QUESTO 5 Faz corresponder cada um dos tipos de relao bitica, expressos na coluna A, respectiva designao, que consta da coluna B. Utiliza cada letra e cada nmero apenas uma vez.

Vous aimerez peut-être aussi