Vous êtes sur la page 1sur 5

DISCIPLINA: SISTEMA OPERACIONAL II PROFESSOR: RONALD

Virtualizao

ALUNOS: CAROLINE KAEZER ELIEL RODRIGUES FLVIO CARDOSO LEONEL CABRAL

NOVA IGUAU 2012

O que virtualizao?
a criao de um ambiente virtual que simula um ambiente real, propiciando a utilizao de diversos sistemas e aplicativos sem a necessidade de acesso fsico mquina na qual esto hospedados. uma forma de abstrair o hardware de um nico sistema operacional. Todos os sistemas operacionais convidados so gerenciados por um VMM (Virtual Machine Monitor - Monitor de Mquina Virtual), tambm conhecidos como hypervisor. Como o ambiente de virtualizao fica entre o convidado (guest) e o hardware, consegue controlar o uso da CPU, da memria e armazenamento pelos convidados, e at mesmo permitir que o sistema operacional de um convidado migre de uma mquina para outra. Para resumo, a virtualizao permite que vrios sistemas operacionais funcionem simultaneamente em uma mesma maqui compartilhando os seus recursos de hardware (fsicos) como CPU, memria RAM, e o disco rgido. uma praticas bem comum em empresas.

Vantagens.
A principal vantagem que a virtualizao traz o melhor controle do uso do processador e da memria de processamento de uma determinada maquina, com isso se economiza dinheiro. Sem contar que pode ser uma tima ferramenta para estudo para aqueles que esto iniciando na rea de TI e no quer trocar o seu sistema operacional de cara, mas precisa estudar outro.

Texto retirado do site tecmundo.


Prioritariamente, econmica. Com a iminente crise ambiental global (principal fomentadora da TI verde) e a crescente necessidade de diminuir o desperdcio de recursos (includa a a energia eltrica), no h nada mais natural que o surgimento de alternativas para otimizar o uso de tais recursos. Agora pense em um computador no qual opere um servidor de e-mails: mesmo que o disco rgido seja plenamente utilizado, no se pode dizer o mesmo sobre sua capacidade de processamento: enquanto ela pode chegar ao pice em horrios de pico (como s 15h), tambm pode se aproximar da ociosidade durante a madrugada. E se essa sobra fosse usada para gerar relatrios, aproveitando melhor o tempo e processamento livres? Na teoria, surtiria a to desejada economia de recursos; na prtica, isso obtido atravs da virtualizao.

Tipos de Virtualizao
Virtualizao de Hardware
A virtualizao de hardoware, nada mais , do que diversos sistemas operacionais rodando simuntaneamente em uma mesma maquina independente de usas verses. Bom isso possvel somente com a utilisao de programas chamados VMM existem diversos tipos na internet. O VMM (Virtual Machine Monitor - Monitor de Mquina Virtual), permite administrao dos recursos de hardware, como, mmoria processador disco rigido entre outros, o VMM emulam os componentes fsicos de um PC, possibilitando que um sistema operacional diferente seja instalado em cada uma das maquinas virtuais. H duas grandes vantagens na utilisao dessa tecnologia de maquina virtual: uma voltada a usurios, outra a servidores. No caso ddos usuarios o VM pode esta sendo empregada na utilisao de softwares no compatives com o sistema utilizado pelo mesmo. Exemplo: Hoje a maior parte dos usuarios de microcomputadores utilizam o sistema Windows 7 mas muito de seus programas s rodam em ambiente Windows XP com a instalao de uma VMM e a Criao de uma VM com o OS Windiws XP, e esse usuario poderia instalar esse programa to desejado e utilisar normalmente sem nenhum problemas isso tambem vale pra estudantes da area de TI pois assim podemos estudar outros sistemas sem precisarmos nos livramos do atual.

Texto retirado do site tecmundo.


Quando aos servidores, sua virtualizao permite que, ao invs de se ter diversos subservidores (que utilizam apenas uma porcentagem dos recursos das mquinas em que esto hospedados), os processos sejam distribudos de forma equnime entre um nmero menor de computadores (que, com isso, chegam mais prximos do aproveitamento total de sua capacidade). Isso reduz a quantidade de mo-de-obra tcnica, o espao para alocar as mquinas e o gasto com eletricidade necessrios; tudo isso incorre em economia.

Exemplos de VMMs
Virtual Machines; VMs; Virtual Box; VMWare ESX, Microsoft Hyper-V Citrix Xen .

A imagem ao lado de uma VM criado no software VirtualBox, OS LINUX openSUSE foi instalado para estudo em um ambiente WINDOWS 7.

Virtualizao da Apresentao
Trata-se do acesso a um ambiente computacional sem a necessidade de estar em contato fsico com ele. Isso propicia, entre outras coisas, a utilizao de um sistema operacional completo com todos os aplicativos necessarios, de qualquer local do planeta, como se estivessem instalados no seu PC. O conceito bem parecido com o de acesso remoto, com a diferena de que vrios usurios podem se beneficiar do mesmo sistema simultaneamente sem prejudicar outro usuario. Quem trabalha com produtos Microsoft conhece esta tecnologia atravs do Terminal Services.

Virtualizao de aplicao
Este tipo de soluo muito interesante, pois resolve muitos problemas de incompatibilidade de aplicativos nos computadores. Muitos administradores de rede e equipes de help-desk j passaram por situaes onde determinado aplicativo APP1 no pode ser instalado na mesma maquina que tenha o aplicativo APP2 devido a algum conflito. Neste cenrio, o servidor de Virtualizao de Aplicao controla o envio dos aplicativos para as maquinas. Nos desktops a aplicao executada normalmente utilizando a memoria e processador local, porem totalmente independente de caracteristicas locais do do computador como registro, arquivos, etc. Para aqueles que trabalham com tecnologias Microsoft esta virtualizao fornecida atravs do Microsoft Application Virtualization.

Bibliografia http://www.superdownloads.com.br/materias/que-virtualizacao-parte4.html#ixzz1qhOT5NDp http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtualiza%C3%A7%C3%A3o http://www.tecmundo.com.br/web/1624-o-que-e-virtualizacao-.htm http://br.redhat.com/pdf/virtualization/whatisvirtualization.pdf http://virtualize.eti.br/?page_id=16 http://www.vmworld.com.br/br/index.php/principal/50-virtualizacao/74-aprendendosobre-os-tipos-de-virtualizacao.html http://www.tiespecialistas.com.br/2011/02/porque-virtualizar-e-quais-os-tipos-devirtualizacao/

Vous aimerez peut-être aussi