Vous êtes sur la page 1sur 21

Portugal - Sistema Laboral

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

ndice
1. Enquadramento 4

2. Contrato de Trabalho 2.1 Tipos de contratos 2.1.1 Contrato de trabalho a termo resolutivo 2.1.2 Contrato de trabalho a tempo parcial 2.1.3 Contrato de trabalho intermitente 2.1.4 Contrato de teletrabalho 2.1.5 Contrato de trabalho temporrio 2.2 Perodo experimental 2.3 Formalidades exigidas 2.4 Contrato de trabalho de estrangeiros 2.5 Cessao do contrato de trabalho 2.5.1 Prazos 2.5.2 Despedimento com justa causa

5 5 5 6 6 6 6 7 7 8 8 8 8

3. Retribuio

4. Horrio de trabalho 4.1 Horrio normal de trabalho 4.2 Horrios especiais 4.2.1 Adaptabilidade do horrio de trabalho 4.2.2 Laborao por turnos 4.2.3 Trabalho nocturno 4.2.4 Trabalho suplementar 4.3 Formalismos

9 9 9 10 10 10 11 11

5. Licena de maternidade / paternidade

12

6. Frias, feriados e faltas 6.1 Frias 6.2 Feriados 6.3 Faltas

12 12 13 13

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

7. Residncia e vistos para estrangeiros 7.1 Vistos 7.2 Autorizao de residncia 7.3 Estatuto de residente de longa durao

14 14 15 15

8. Imposto sobre o rendimento de pessoas singulares 8.1 Obrigaes do empregador em matria de reteno na fonte 8.2 Formalismos

16 17 17

9. Segurana social 9.1 Taxas 9.2 Formalismos 10. Fontes

18 18 20 20

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

1. Enquadramento
Portugal um pas moderno, com um mercado de trabalho atractivo e um ambiente laboral tranquilo, apresentando um conjunto de vantagens competitivas para os investidores estrangeiros.

Destes, importa destacar os instrumentos de regulamentao colectiva de trabalho (conveno colectiva, acordo de adeso e deciso arbitral em processo de arbitragem voluntria), sendo o mais comum o contrato colectivo de trabalho, conveno celebrada entre os sindicatos e as entidades patronais, que tem por objectivo regulamentar a actividades dos sectores em causa. Encontram-se tambm previstos na

Enquanto membro da Unio Europeia, Portugal dispe de um sistema laboral semelhante ao dos seus parceiros, em especial do Sul da Europa, quer em termos de arquitectura, quer de solues. Alis, a integrao do pas na U.E. conduziu incorporao de um conjunto de directivas europeias referentes s relaes laborais, as quais so de aplicao comum no espao europeu.

lei os acordos de empresa, que so convenes celebradas entre a associao sindical e um empregador para uma empresa ou estabelecimento So acordos muito detalhados, que contemplam quase todas as situaes previsveis e que se sobrepem vontade das partes.

A proteco do trabalhador, por exemplo, na doena, no caso de acidente laboral, a no descriminao por sexo

Em termos de regulamentao, a lei principal o Cdigo de Trabalho que foi objecto de reviso em 2009 (Lei n. 7/2009 de 12 de Fevereiro), tendo sido introduzidas algumas alteraes ao diploma anterior (Lei n. 99/2003 de 27 de Agosto). Existem igualmente regulamentos que, a par da lei acima mencionada, disciplinam as actividades laborais.

ou raa, a igualdade de oportunidades, a proteco da maternidade, o direito formao profissional, a participao dos representantes dos trabalhadores na vida da empresa, ou na definio das regras gerais da actividade econmica do pas, so alguns do valores e direitos que esto presentes e so activamente defendidos pelas leis laborais.
imagesofportugal.com(Junta de Turismo da Costa do Estoril)

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

2. Contrato de trabalho
Definio da Lei: Contrato de trabalho aquele pelo qual uma pessoa singular se obriga, mediante retribuio, a prestar a sua actividade a outra ou outras pessoas, no mbito de organizao e sob a autoridade destas. A principal caracterstica deste vnculo o dever do trabalhador em prestar uma actividade a favor de outrem, mediante retribuio. Ao empregador compete o direito de determinar a actividade do trabalhador, dentro dos limites definidos no contrato de trabalho, respeitando os deveres e direitos do trabalhador consagrados na lei. Este contrato distingue-se do contrato de prestao de servios, na medida em que neste ltimo o essencial a prestao de um resultado, no sendo exigida a realizao de uma actividade continuada. O sistema jurdico portugus aceita o princpio da liberdade contratual das partes. Vigora a regra de que os contratos devem ser celebrados por tempo indeterminado, pelo que a contratao a termo (certo ou incerto) excepcional e s admissvel nos casos previstos expressamente na lei.

O contrato de trabalho no depende da observncia de forma especial, salvo quando a lei determina o contrrio. Em geral, os contratos individuais de trabalho so muito sintticos, dado que as restantes estipulaes contratuais esto j definidas na lei. Por outro lado, as omisses contratuais so supridas pelas regulaes particulares. A idade mnima para se poder celebrar um contrato de trabalho de 16 anos e a reforma compulsiva aos 70 anos.

2.1 Tipos de contratos


A Lei do Trabalho define um conjunto de modalidades de contrato de trabalho, sendo de destacar os seguintes, todos sujeitos a forma escrita:

2.1.1 Contrato de trabalho a termo resolutivo


Este contrato s pode ser celebrado para satisfao de uma necessidade temporria e dever cessar assim que estiver satisfeita essa necessidade. A durao da relao laboral limitada, ficando o contrato sujeito verificao de um termo que poder ser certo, ou incerto. As situaes encontram-se descritas na lei e esto relacionadas com substituio de trabalhador, realizao de actividade sazonal, acrscimo excepcional da actividade, execuo de actividade ocasional, lanamento de nova actividade de durao incerta, incio de laborao de empresa com menos de 750 trabalhadores e contratao de trabalhador procura de primeiro emprego, em situao de desemprego de longa durao, ou noutra prevista em legislao especial de poltica de emprego.

Contrato de trabalho a termo certo


A durao mnima do contrato de trabalho a termo certo, salvo nos casos expressamente previstos na lei, no pode ser inferior a 6 meses. A sua durao mxima, incluindo a possibilidade de 3 renovaes, no poder ultrapassar os 3 anos, excepto quando se tratar de pessoa procura do primeiro emprego, em que a durao mxima no pode exceder os 18 meses, e os casos de lanamento de nova actividade com perodo de 5

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

durao incerto e contratao de trabalhador procura de primeiro emprego, em que no pode ser superior a 2 anos. O trabalhador contratado a termo tem os mesmos direitos e deveres de trabalhador permanente em situao comparvel.

Durante o perodo de inactividade o trabalhador pode exercer outra actividade, mantendo o direito, na ausncia de valor estabelecido em instrumento de regulamentao colectiva, a 20% da retribuio base, a pagar com periodicidade igual da retribuio, assim como a subsdio de frias e de Natal.

Contrato de trabalho a termo incerto


O contrato de trabalho a termo incerto durar o tempo necessrio verificao do acontecimento que motivou a sua celebrao, nomeadamente o regresso do trabalhador ausente, ou a concluso da actividade que presidiu sua contratao, no podendo ter uma durao mxima superior a 6 anos. O contrato a termo incerto convertido em contrato sem termo, sempre que o trabalhador permanecer em actividade mais de 15 dias, aps a verificao do termo.

2.1.4 Contrato de teletrabalho


Mediante a celebrao de contrato para prestao subordinada de teletrabalho, o trabalhador passa a exercer a sua actividade fora do local da empresa, com recurso a tecnologias de informao e comunicao. Este contrato, para alm de outros aspectos, deve conter meno expressa do regime de teletrabalho, correspondente retribuio e indicao do perodo normal de trabalho.

2.1.2 Contrato de trabalho a tempo parcial


O trabalhador contratado em regime de teletrabalho tem os Este contrato celebrado nos casos em que o perodo normal de trabalho inferior ao praticado a tempo completo, podendo ser prestado apenas em alguns dias da semana, por ms, ou por ano. O trabalhador a tempo parcial tem os mesmos direitos do trabalhador a tempo completo em situao comparvel, calculados na proporo do respectivo perodo normal de trabalho semanal. mesmos direitos e deveres dos demais trabalhadores.

2.1.5 Contrato de trabalho temporrio


O contrato de trabalho temporrio um contrato a termo certo ou indeterminado celebrado entre uma empresa de trabalho temporrio e um trabalhador, pelo qual este se obriga, mediante retribuio, a prestar a sua actividade a terceiros, mantendo-se vinculado primeira.

2.1.3 Contrato de trabalho intermitente


Sempre que a empresa exera actividade com

Existe igualmente o contrato de utilizao de trabalho temporrio celebrado entre uma empresa e a empresa de trabalho temporrio, a termo certo ou incerto, pela qual esta se obriga, mediante retribuio, a ceder quela trabalhadores temporrios. A sua durao, incluindo renovaes, no pode exceder o limite de 2 anos ou o do prazo de durao da causa justificativa, ou de 6 meses para os casos de vacatura do posto de trabalho quando j decorra processo de recrutamento para o seu preenchimento, ou de 12 meses, para os casos de acrscimo excepcional da actividade da empresa.

descontinuidade ou intensidade varivel, pode ser celebrado entre as partes um contrato de trabalho intermitente, onde acordado que a prestao de trabalho intercalada por um ou mais perodos de inactividade e definido o incio e termo de cada perodo de trabalho. O empregador deve informar o trabalhador do incio do perodo de trabalho com uma antecedncia que no deve ser inferior a 20 dias. A prestao de trabalho no pode ser inferior a 6 meses de tempo completo por ano e, pelo menos, 4 meses devem ser consecutivos.

A durao do contrato de trabalho temporrio, a termo certo e incerto, no pode exceder a do contrato de utilizao. 6

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

2.2 Perodo experimental


A lei prev um perodo experimental para os contratos, durante o qual livre a resciso pelas partes, sem que seja necessrio aviso prvio ou direito a indemnizao, salvo acordo escrito em contrrio. condio essencial que o prazo esteja definido por escrito, sob pena de no ser vlido.

leis reguladoras da actividade nesses sectores. No caso dos Servios, substituem, na prtica, o clausulado dos contratos individuais. Alis, basta, por vezes a mera meno da categoria profissional para que foi contratado (exemplo secretria), para no ser necessrio definir as suas funes. O mesmo sucede com o horrio de trabalho. Em termos de formalidades a cumprir pela entidade

O tempo de durao varivel, de acordo com o tipo de contrato. No contrato por tempo indeterminado, pode ir de 90 a 180 dias, dependo da complexidade da tarefa, e para os cargos de direco ou quadros superiores pode ir at 240 dias. No contrato de trabalho a termo certo se a sua durao for inferior a seis meses ou a termo incerto se a sua durao no ultrapassar aquele limite, o perodo experimental de 15 dias. Se for igual ou superior a seis meses, o perodo de 30 dias. A antiguidade do trabalhador conta-se desde o incio do perodo experimental.

empregadora, junto de Entidades Oficiais, destaque para o envio para a Segurana Social e para a Autoridade para as Condies do Trabalho ACT, dos elementos identificadores do pessoal, onde se incluem a categoria profissional, o horrio de trabalho e a retribuio. Com a entrada em vigor a 01 de Janeiro de 2011 do novo Cdigo dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurana Social , passou a ser igualmente obrigatria a comunicao pela entidade empregadora, do tipo de contrato de trabalho celebrado com o trabalhador (a termo resolutivo ou sem termo). No caso de admisso de trabalhador estrangeiro ainda obrigatria a apresentao dos documentos necessrios ao cumprimento da legislao que regula a entrada, permanncia, sada e afastamento de estrangeiros do territrio nacional. A declarao de admisso de trabalhador por parte da entidade empregadora deve ser apresentada entre as 24 horas anteriores ao incio de produo de efeitos do contrato e, por razes excepcionais e devidamente fundamentadas definidas no Cdigo, nas 24 horas seguintes ao incio da actividade. No caso de cessao, suspenso ou alterao da modalidade do contrato de trabalho, a comunicao deve ser efectuada at ao dia 10 do ms seguinte ao da sua ocorrncia. A comunicao, apresentao de requerimentos e cumprimento das obrigaes dever ser feita atravs da Internet, salvo nos casos expressamente previstos no Cdigo. Caso se trate de uma unidade fabril, a autorizao de funcionamento est pendente da obteno de uma licena passada pelo ministrio que tutela o sector de actividade da empresa.
1 Lei n. 110/2009, de 16 de Setembro, com as alteraes introduzidas pela Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro - Oramento do Estado para 2011
1

2.3 Formalidades exigidas


A reduo a escrito um elemento essencial no contrato com termo, mas no o no contrato por tempo indeterminado. As funes para as quais foi contratado, o local de trabalho e a remunerao so elementos essenciais do contrato e que, no caso do contrato com termo, tm de estar expressas no mesmo. No caso do contrato por tempo indeterminado tal no obrigatrio, mas necessrio que sejam conhecidas e que se possa comprovar que existem. De qualquer modo, o trabalhador pode exigir ao empregador essas condies por escrito. Importa referir que os acordos entre as associaes profissionais e os representantes do patronato (Acordos Colectivos de Trabalho ou Contratos Colectivos de Trabalho) aos quais reconhecido valor de regulamento para os sectores em causa, acabam por funcionar como verdadeiras

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

2.4 Contrato de trabalho de estrangeiros


O contrato de trabalho celebrado com trabalhador estrangeiro, excepto no caso de se tratar de cidado nacional de pas membro do Espao Econmico Europeu, ou de outro Estado que consagre o principio da igualdade de tratamento em matria de livre exerccio da actividade profissional, est sujeito a forma escrita e deve conter todas as indicaes previstas na lei, sem prejuzo de outras exigveis no caso de ser um contrato a termo. O contrato de trabalho deve ser elaborado em duplicado e o exemplar que fica na posse do empregador deve ter apenso os documentos originais comprovativos do cumprimento das obrigaes legais relativas entrada e permanncia ou residncia do trabalhador estrangeiro em Portugal. O empregador est obrigado a comunicar entidade com competncia inspectiva do ministrio responsvel a celebrao do contrato, antes da data de incio da sua execuo e a cessao do mesmo, nos 15 dias posteriores a essa data. O trabalhador estrangeiro que esteja autorizado a exercer uma actividade profissional subordinada em territrio portugus goza dos mesmos direitos e est sujeito aos mesmos deveres do trabalhador com nacionalidade portuguesa.

A lei impe algumas limitaes cessao do contrato de trabalho, entre as quais cabe referir o prazo mnimo para a sua comunicao, e o despedimento.

2.5.1 Prazos
Nos contratos a termo certo, a cessao deve ser comunicada ao trabalhador com 8 ou 15 dias de antecedncia, consoante se trate de renovao ou do final do prazo definido no contrato. Nos contratos a termo incerto, o prazo de comunicao varia entre 7, 30 ou 60 dias de antecedncia, dependendo da durao do mesmo, respectivamente, seis meses, mais de seis meses e menos de dois anos, ou mais de dois anos.

2.5.2 Despedimento com justa causa


proibido o despedimento sem justa causa ou por motivos polticos ou ideolgicos. Em termos legais o trabalhador pode ser despedido sempre que se verifique a ocorrncia de um conjunto (no cumulativo) de factos que tornam impossvel a manuteno da relao contratual. Esto enumeradas na lei e dizem, essencialmente, respeito a comportamentos que ponham em perigo a empresa, os seus trabalhadores, no acatamento de ordens ou a perda de confiana do empregador no trabalhador.

2.5 Cessao do contrato de trabalho


Os contratos de trabalho cessam por caducidade, revogao, despedimento, resoluo ou denncia. O contrato caduca sempre que se verifique o seu termo, por impossibilidade do trabalhador ou do empregador ou com a reforma do trabalhador; cessa por acordo entre as partes (revogao); cessa por despedimento (com justa causa, colectivo, por extino do posto de trabalho e por inadaptao); cessa por iniciativa do trabalhador (resoluo) e finalmente por denncia de contrato de trabalho pelo trabalhador, nos termos previstos na lei.

obrigatrio que o despedimento seja precedido de um processo prprio, denominado processo disciplinar, e o resultado final sempre passvel de ser contestado em juzo, tanto pelo empregador, como pelo trabalhador. Sempre que se verificar justa causa para o despedimento no h lugar a indemnizao.

Entidades relevantes:
Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social (http://www.mtss.gov.pt/) 8

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

IEFP Instituto do Emprego e Formao Profissional (http://www.iefp.pt/Paginas/Home.aspx) DGERT Direco-Geral das Condies do Trabalho (http://www.dgert.mtss.gov.pt/) ACT Autoridade para as Condies do Trabalho (http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Paginas/default.aspx)

3. Retribuio
Considera-se retribuio a prestao a que o trabalhador tem direito como contrapartida do seu trabalho. No contrato de trabalho a retribuio pode ser certa, varivel, ou mista quando constituda por uma parte certa e outra varivel.

Centrais Sindicais: Todos os trabalhadores tm direito a um salrio mnimo, UGT Unio Geral de Trabalhadores (http://www.ugt.pt/) CGTP-IN Confederao Geral dos Trabalhadores Portugueses (http://www.cgtp.pt/index.php) O trabalhador tem tambm direito a receber, em cada ano civil, o subsdio de frias e de Natal, equivalentes a um ms de retribuio base. Devem ainda ser pagos ao trabalhador os dias feriados CES - Conselho Econmico e Social (http://www.ces.pt/) (nacionais ou municipais). fixado por legislao especial para cada ano civil.

4. Horrio de trabalho
4.1 Horrio normal de trabalho
O perodo normal de trabalho no deve exceder as 8 horas por dia e as 40 horas por semana. O trabalhador no pode prestar mais de 5 horas de trabalho consecutivo, sendo obrigatrio um perodo de descanso no inferior a 1 hora nem superior a 2 horas.

Por regulamentao colectiva possvel permitir at 6 horas de trabalho consecutivo, reduzir o tempo de descanso, exclulo ou aument-lo, assim como determinar outros intervalos2.

4.2 Horrios especiais


A lei abre a porta flexibilidade de horrios de trabalho (aumento ou reduo), dentro de certos limites:

2 Este caso deve ser expressamente autorizado pelos servios com competncia inspectiva do ministrio responsvel pela rea laboral

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

4.2.1 Adaptabilidade do horrio de trabalho


Acordo colectivo
Nos contratos colectivos o perodo normal de trabalho pode ser definido em termos mdios3, caso em que o limite dirio pode ser alargado at s 12 horas e a durao do trabalho semanal pode atingir 60 horas, desde que a mdia em dois meses no exceda as 50 horas semanais. Pode ser institudo um regime de banco de horas, nomeadamente para casos de picos de produo nas empresas, em que o perodo normal de trabalho pode ser aumentado para 12 horas dirias e 60 horas semanais, com limite4 de 200 horas anuais. O trabalho prestado no considerado extraordinrio e pode ser compensado em folgas ou em compensao monetria.

4.2.2 Laborao por turnos


Considera-se trabalho por turnos, aquele em que so constitudas equipas de trabalhadores que ocupam

sucessivamente os mesmos postos de trabalho a vrios ritmos. O rotativo o mais frequente, e pode ser de tipo contnuo ou descontnuo.

A durao de trabalho de cada turno no pode ultrapassar o limite mximo dos perodos normais de trabalho.

Devem ser organizados turnos de pessoal diferente sempre que o perodo de funcionamento ultrapasse os limites mximos do perodo normal de trabalho.

O trabalhador s pode mudar de turno aps o dia de descanso semanal.

Acordo individual
Os turnos em regime de laborao contnua ou em servios que Empregador e trabalhador podem definir um perodo normal de trabalho em termos mdios e os horrios podem ser aumentados at s 10 horas dirias ou 50 horas por semana, ou reduzidos para 6 horas dirias, ou em dias e meios dias, no caso de semanas cuja durao do trabalho seja inferior a 40 horas. no podem ser interrompidos, devem ser organizados de modo a que os trabalhadores de cada turno gozem, pelo menos, 1 dia de descanso em cada perodo de 7 dias, sem prejuzo do perodo excedente de descanso a que tenham direito.

Desde que se opte pela laborao por turnos a lei permite a realizao de trabalho nocturno e nos dias de descanso semanal (incluindo o dia de descanso semanal obrigatrio),

Acordo individual e colectivo


O perodo normal de trabalho pode ser aumentado para 12 horas dirias para concentrar o perodo normal de trabalho semanal no mximo de 4 dias. Por acordo colectivo permitida a reduo para apenas 3 dias consecutivos, seguidos no mnimo de 2 dias de descanso, em mdia num perodo de referncia de 45 dias.
3 A durao mdia do trabalho apurada por referncia a perodo estabelecido em instrumento de regulamentao colectiva, que no seja superior a 12 meses, ou na sua falta, a um perodo de 4 meses, que pode ser aumentado para 6 meses, nos casos previstos no n 2 do art. 207 (ex: indstria cujo processo no possa ser interrompido por motivos tcnicos) 4 Este limite pode ser afastado por instrumento de regulamentao colectiva, caso a utilizao do regime tenha por objectivo evitar a reduo do n de trabalhadores, mas s pode ser aplicado durante um perodo at 12 meses.

devendo ser organizados 3 turnos de 8 horas cada, o que em termos reais (com 1 hora de descanso/almoo/jantar) corresponde a 7 horas de trabalho efectivo por turno. ainda necessria a constituio de pelo menos 4 equipas para se renderem neste regime 3x8horas/dia.

4.2.3 Trabalho nocturno


O trabalho nocturno aquele que prestado num perodo que tenha a durao mnima de 7 horas e mxima de 11 horas, compreendendo o intervalo entre as 0 horas e as 5 horas da manh. Na ausncia de determinao considera-se trabalho nocturno, o compreendido entre as 22 horas de um dia e as 07 horas do dia seguinte. 10

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

O perodo normal de trabalho dirio de trabalhador nocturno no deve ser superior a 8 horas/dia, em mdia semanal, calculada sem contar com os dias de descanso semanal obrigatrio ou complementar e os dias feriados.

desta e 75 % por hora ou fraco subsequente, em dia til, e de 100 % por cada hora ou fraco, em dia de descanso semanal, obrigatrio ou complementar, ou em feriado.

O empregador deve ter um registo do trabalho suplementar Considera-se trabalhador nocturno o que presta, pelo menos, 3 horas de trabalho normal nocturno em cada dia. realizado pelos trabalhadores e dos correspondentes dias de gozo de descanso compensatrio, em suporte documental prprio, permanentemente actualizado, que dever ser O trabalho nocturno pago com acrscimo de 25% relativamente ao pagamento de trabalho equivalente prestado durante o dia, podendo ser substitudo, em regulamentao colectiva, por reduo equivalente do perodo normal de trabalho, ou por aumento fixo da retribuio base, desde que no importe tratamento menos favorvel para o trabalhador. mantido durante 5 anos. Deve ainda comunicar ao servio com competncia inspectiva do ministrio responsvel pela rea laboral, a relao dos trabalhadores que prestaram trabalho suplementar, durante o ano civil anterior.

4.3 Formalismos
O trabalho nocturno e por turnos est sujeito a suplemento (no suplemento de turno j est includo o trabalho nocturno). Os horrios especiais podem estar definidos em regulamentos prprios (como o caso dos Centros Comerciais que praticam

4.2.4 Trabalho suplementar


trabalho suplementar todo o que prestado fora do horrio de trabalho. A lei estabelece um limite mximo de 2 horas em dia normal e de 8 horas em dia de descanso semanal, obrigatrio ou complementar, ou feriado.

horrios diferentes dos normais, que, em termos prticos, so considerados horrios sem acrscimo salarial), mas sempre necessrio que os mesmos sejam apresentados Autoridade para as Condies do Trabalho. A no reaco desta entidade, decorrido o prazo legal de trinta dias, tem por efeito a autorizao tcita.

Quando a empresa tenha de fazer face a acrscimo eventual e transitrio de trabalho e no se justifique para tal a admisso de trabalhador, o trabalho suplementar est limitado a 175 horas/ano no caso das micro e pequenas empresas e a 150 horas/ano no caso das mdias e grandes empresas. Este limite pode aumentar at s 200 horas/ano, por regulamentao colectiva, em ambos os casos.

Existem impressos prprios para a apresentao do horrio, fornecidos por essa entidade.

Na maioria dos sectores o horrio normal entre as 9.00/9.30 e as 17.00/17.30, com, pelo menos uma hora para almoo, entre as 12.30. e as 14.00.

O trabalhador que presta trabalho suplementar em dia til, em dia de descanso semanal complementar, ou em feriado tem direito a descanso compensatrio remunerado, correspondente a 25 % das horas de trabalho suplementar realizadas.

O trabalho suplementar pago pelo valor da retribuio horria, acrescido de 50% pela primeira hora ou fraco 11

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

5. Licena de maternidade /paternidade


A nova lei do trabalho incentiva a partilha da licena parental entre o pai e a me e alarga a sua durao at 1 ano.

6. Frias, feriados e faltas


6.1 Frias
Ao fim de um ano de trabalho numa empresa adquire-se o direito a 22 dias teis de frias. Este um direito irrenuncivel,

O pai e a me tm direito a uma licena parental inicial de 4 ou 5 meses (pagos a 100%), aps o nascimento da criana, mas se decidirem partilhar a licena, a durao estendese at aos 6 meses (pagos a 80%). Isto significa que, por exemplo, a me poder ficar em casa 5 meses e o pai 1 ms. Passado este perodo, os progenitores tm ainda direito a mais 3 meses cada um, mas recebendo apenas 25% da remunerao bruta.

o que significa que mesmo com o acordo do trabalhador, no possvel substitui-lo por uma compensao monetria.

A assiduidade do trabalhador recompensada atravs do aumento da durao do perodo de frias para 25 dias teis, desde que no tenha mais do que trs faltas justificadas (trs dias ou 6 meios dias), no ano a que as frias se reportam.

As frias no so cumulveis, isto , no permitido acumular No caso de nascimentos mltiplos, o perodo de licena acrescido de 30 dias por cada gmeo, alm do primeiro. as frias de anos anteriores. No entanto, por acordo entre as partes, a lei permite o gozo do perodo de frias em falta, at 30 de Abril do ano seguinte. Na adopo de menores de 15 anos, os pais tm precisamente os mesmos direitos e a licena igualmente acrescida de 30 dias, no caso de se tratar de mais de uma criana. A fixao das frias , em ultima anlise, um direito do empregador, mas a prtica normal ser fixada por acordo

12

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

entre as partes. Em caso de desacordo cabe ao empregador fixar as mesmas entre 1 de Maio e 31 de Outubro. Este direito, desde que exercido nos termos constantes da lei, no impugnvel pela via judicial. O gozo do perodo de frias pode ser interpolado, por acordo entre empregador e trabalhador, desde que sejam gozados, no mnimo, 10 dias teis consecutivos. O trabalhador que se encontre h menos de um ano na empresa, desde que tenha prestado pelo menos 6 meses de servio completo na mesma, tem direito a dois dias teis por cada ms de servio, at um mximo de 20 dias teis. O perodo de frias fixado de acordo com os interesses da empresa, no existindo obrigatoriedade de autorizao ou comunicao prvia a nenhuma entidade.

6.3 Faltas
A lei laboral enumera um conjunto de situaes que permitem considerar as faltas como justificadas. Fora dessa enumerao e das que constam em leis avulsas, as ausncias so consideradas como no justificadas, e acarretam consequncias salariais e disciplinares que podem traduzirse em despedimento.

As faltas justificadas, salvo por motivo de doena, podem ou no, ser pagas pela entidade patronal.

No caso das faltas por doena, a Segurana Social comparticipa at 60% do valor dirio da retribuio.

O pagamento das faltas do trabalhador (entenda-se na Por fora de costumes de alguns sectores possvel fechar a empresa e, na prtica, impor um perodo de frias, no perodo entre 1 de Maio de 31 de Outubro. No Natal igualmente possvel o encerramento, mas apenas por um perodo de cinco dias. Nos sectores industriais comum fecharem as fbricas em Agosto, seja o ms completo, seja a segunda metade, dado que o dia 15 feriado nacional. Nos sectores de servios no sucede o mesmo, se bem que, tradicionalmente no ms de Agosto o staff se encontre reduzido. Nesse sentido, existem situaes em que no so pagas, (sendo descontadas do seu salrio), e outras em que o so. parte no coberta pela Segurana Social), por parte da entidade patronal discricionrio, no existindo costume sobre o mesmo.

A falta injustificada constitui violao do dever de assiduidade e determina perda da retribuio correspondente ao perodo de ausncia, que no contado na antiguidade do trabalhador, podendo mesmo constituir justa causa de despedimento, no caso de se verificarem em nmero superior a 5 seguidas ou 10 interpoladas, em cada ano civil.

6.2 Feriados
Legalmente existem 13 feriados nacionais e um municipal.

Entidades relevantes:

Em Portugal os feriados no so mveis, pelo que as datas no podem ser alteradas de modo a minimizar as interrupes no meio da semana. Tambm os feriados que coincidam com dias de descanso no podem ser gozados no primeiro dia til seguinte.

Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social (http://www.mtss.gov.pt/) IEFP Instituto do Emprego e Formao Profissional (http://www.iefp.pt/Paginas/Home.aspx) 13

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

7. Residncia e vistos para estrangeiros


A Lei n. 23/2007 de 4 de Julho, regulamentada pelo Decreto Regulamentar n. 84/2007, de 5 de Novembro, define o regime jurdico de entrada, permanncia, sada e afastamento de estrangeiros do territrio nacional. Com o objectivo de melhor regular os fluxos migratrios, favorecendo a imigrao legal, esta Lei consagra um conjunto de disposies no domnio da admisso e residncia directamente aplicveis a cidados estrangeiros, simplifica e acelera procedimentos e principalmente, facilita o acesso e circulao de pessoal tcnico, investigadores, professores, cientistas e estudantes, alteraes particularmente relevantes para a dinamizao do mercado de oportunidades de emprego.

preenchidas por nacionais de Estados membros da UE, do Espao Econmico Europeu, e de Estados terceiros residentes legais em Portugal, e divulga-as pela Rede de Embaixadas e Postos Consulares.

Em regra, o visto concedido pelo prazo de 6 meses prorrogvel por mais 90 dias.

Sempre que a actividade se insira no mbito de um contrato de investimento, o prazo de concesso do visto pode, excepcionalmente, estender-se at ao limite temporal da respectiva execuo.

O visto de residncia, cujo prazo mximo para a deciso do pedido de 60 dias, destina-se a permitir ao seu titular a entrada em territrio portugus a fim de solicitar autorizao de residncia, podendo permanecer em Portugal por um perodo de 4 meses, prorrogvel at 90 dias.

7.1 Vistos
Para a entrada em territrio nacional os cidados estrangeiros devem ser titulares de visto vlido e adequado finalidade da deslocao (visto de escala, de trnsito, de curta durao, de estada temporria e de residncia) concedido, no estrangeiro, por Embaixada, Posto Consular de carreira ou Seco Consular, depois de comprovados vrios requisitos necessrios sua emisso, num prazo de 20 dias a contar do dia seguinte ao da recepo do pedido.

A concesso de visto de residncia para o exerccio de actividade profissional subordinada depende da existncia de oportunidades de emprego, no preenchidas por portugueses, por nacionais de Estados Membros da UE, nacionais do Espao Econmico Europeu, nacionais de Estado terceiro com o qual Portugal tenha celebrado acordo de livre circulao de pessoas, bem como por trabalhadores nacionais de Estados terceiros com residncia legal em Portugal.

fixado anualmente um contingente de oportunidades de A emisso de visto de estada temporria e de residncia so vlidos apenas para o territrio portugus e carecem de autorizao prvia do SEF Servio de Estrangeiros e Fronteiras. O visto de estada temporria pode ser concedido a cidados estrangeiros que pretendam exercer actividade profissional subordinada em territrio nacional, desde que disponham de contrato de trabalho, sendo nesses casos concedido pelo tempo de durao do contrato. O IEFP - Instituto de Emprego e Formao Profissional disponibiliza on-line as ofertas de emprego temporrio, no A lei contempla a possibilidade de concesso de visto de residncia a imigrantes empreendedores que pretendam investir em Portugal, desde que tenham efectuado operaes de investimento ou demonstrem inteno de investir em territrio portugus. 14 emprego pelo Governo portugus, no preenchidas pelos trabalhadores indicados acima e, at ao seu limite, pode ser concedido visto de residncia a estrangeiro que possua contrato de trabalho ou habilitaes adequadas ao exerccio das actividades enumeradas no contingente. Este ltimo divulgado igualmente pelo IEFP junto da Rede Diplomtica.

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

No carecem de visto de residncia ou de estada temporria os cidados nacionais de pases terceiros residentes num Estado Membro da UE e regularmente empregados numa empresa estabelecida num Estado Membro da UE que, mantendo o respectivo vnculo laboral, se desloquem a territrio portugus para prestar servios, sendo apenas necessrio, num prazo de 3 dias aps a entrada no pas, declarar esse facto junto do SEF.

O pedido de concesso de autorizao permanente de residncia deve ser decidido num prazo de 60 dias e o de renovao, 30 dias. Na falta de deciso no prazo indicado, considera-se tacitamente deferido, sendo a emisso do ttulo de residncia imediata. O titular de autorizao de residncia tem direito educao e ensino, ao exerccio de uma actividade profissional dependente e independente, formao profissional, ao acesso sade, e ao acesso ao direito e aos tribunais.

7.2 Autorizao de residncia


A autorizao de residncia pode ser temporria ou permanente. No primeiro caso, emitido um ttulo de residncia ao cidado estrangeiro, vlido pelo perodo de 1 ano contado a partir da data da sua emisso, renovvel por perodos sucessivos de 2 anos. No segundo caso a lei no estabelece prazo de validade. Deve porm, ser renovado de 5 em 5 anos, ou sempre que ocorram alteraes dos elementos de identificao nele registados. A renovao de autorizao de residncia est dependente da verificao de alguns requisitos, nomeadamente, existncia de meios de subsistncia, alojamento, situao regularizada perante as Finanas e a Segurana Social e no condenao a penas de mais de 1 ano de priso.

igualmente garantida a igualdade de tratamento em matria de segurana social e benefcios fiscais.

7.3 Estatuto de residente de longa durao


Os nacionais de Estados terceiros podem ser beneficirios do estatuto de residente de longa durao, desde que tenham residncia legal e ininterrupta em territrio nacional durante os 5 anos imediatamente anteriores apresentao do requerimento, que disponham de recursos estveis e regulares suficientes para subsistncia prpria e da sua famlia, disponham de seguro de sade, de alojamento e demonstrem fluncia do Portugus bsico.

Este requerimento deve ser apresentado na delegao do SEF da rea de residncia do requerente, sendo este notificado

A autorizao permanente de residncia, a apresentar junto do SEF, est dependente da verificao cumulativa dos seguintes requisitos: os cidados estrangeiros tm que ser titulares de uma autorizao de residncia temporria h pelo menos 5 anos, durante esse perodo no podem ter sido condenados a penas de mais de 1 ano de priso, dispor de meios de subsistncia e de alojamento e comprovar ter conhecimentos bsicos da lngua portuguesa. Para o exerccio de actividade profissional subordinada, para alm dos requisitos gerais ainda necessria a existncia de contrato de trabalho e a inscrio do trabalhador na Segurana Social.

por escrito da deciso tomada num prazo de 6 meses. A ausncia de notificao num prazo de 9 meses equivale a deferimento do pedido.

O estatuto de residente de longa durao tem carcter permanente com base num ttulo (Ttulo CE), renovvel de 5 em 5 anos.

Entidade relevante:
SEF - Servio de Estrangeiros e Fronteiras (http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/page.aspx) 15

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

8. Imposto sobre o rendimento das pessoas singulares


O imposto sobre o rendimento de pessoas singulares, mais conhecido em Portugal pela sigla IRS, aplicvel a todas as pessoas singulares residentes no territrio nacional e incide sobre todos os rendimentos auferidos em Portugal e no estrangeiro.

Em 2010, as taxas sofreram uma actualizao de 0,8% nos escales de rendimento e a partir de Junho, do mesmo ano, foi criado um adicional de 1% at ao 3 escalo e de 1,5% a partir do 4 escalo, correspondendo a uma subida, em termos anuais, de 0,58% no 1 caso e de 0,88% no 2.

Foi ainda criado um 5 escalo com uma taxa extraordinria de IRS de 45,88%, a vigorar no perodo 2010-2013.

Para os cidados no residentes em Portugal, este imposto aplicvel apenas aos rendimentos auferidos em territrio nacional.

Em 2011, as taxas em vigor variam entre 11,5% (at 4.898) e 46,50% (superior a 153.300), no Continente, entre 9% e 46,5% na Madeira e 8,05% e 37,2% nos Aores, respectivamente.

O IRS incide sobre todos os rendimentos resultantes de trabalho, por conta prpria ou de outrem, bem assim como outros rendimentos no oriundos de prestao laboral, qualquer que seja a sua origem, como seja compra e venda de aces, dividendos, rendas, penses, etc.

O imposto incide sobre os rendimentos do ano e devem ser declarados, nos casos dos trabalhadores por conta de outrem nas seguintes datas, do ano seguinte a que correspondem os rendimentos:

A matria colectvel determinada pela aplicao de dedues especficas previstas para cada uma das categorias de rendimentos (A a H) e, no caso dos rendimentos empresariais e profissionais (categoria B), pode ser determinada aplicando o regime simplificado ou o regime de contabilidade organizada.

Em suporte papel

ms de Maro para os rendimentos das categorias A e H ms de Abril nos restantes casos


Em formato electrnico

As taxas normais de IRS so progressivas, o que significa que sobem medida que aumenta a matria colectvel.

ms de Abril para os rendimentos das categorias A e H ms de Maio nos restantes casos

16

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

A liquidao (reembolso) do IRS compete Direco Geral de Contribuies e Impostos (DGCI) e deve ser efectuada at 30 de Junho para rendimentos de trabalho dependente e 31 de Julho para os restantes casos. No caso das declaraes em formato electrnico, que no coloquem questes de fiabilidade, haver possibilidade de uma reduo do prazo de reembolso para 20 dias.

8.1 Obrigaes do empregador em matria de reteno na fonte


Compete entidade patronal a reteno e posterior entrega ao fisco, de uma parte do salrio do trabalhador, que se considera como matria colectvel.

Esse montante definido de acordo com o rendimento Sempre que houver lugar a pagamento do imposto (casos em que a reteno na fonte foi inferior ao montante apurado na declarao), o imposto deve ser pago pelo contribuinte at 31 de Agosto para rendimentos de trabalho dependente e 30 de Setembro para os restantes casos. No ano subsequente, compete ao trabalhador apresentar a sua declarao de impostos funcionando a reteno na fonte como um adiantamento sobre a colecta. Esto legalmente consagradas dedues de vria ordem ao rendimento colectvel, desde as despesas com a educao, despesas mdicas, etc. O clculo do escalo realizado aps a aplicao da deduo. No esto includos os pagamentos a ttulo de deslocao, como sejam o subsdio de alojamento e de refeio. Ao empregador compete entregar as quantias retidas, at ao dia 20 do ms seguinte quele em que foram deduzidas, na repartio de finanas onde a empresa se encontra inscrita, Os trabalhadores estrangeiros esto sujeitos ao imposto, desde que os seus rendimentos sejam auferidos em Portugal e na parte referente aos mesmos. Para tal, necessrio que os seus rendimentos sejam considerados como rendimentos sujeitos ao imposto. A situao normal, quando se trata de trabalhadores estrangeiros, estes celebrarem um contrato de trabalho com uma empresa com sede em Portugal, independentemente do pas de origem do capital da mesma. Todo o trabalhador tem que dispor de um NIF (nmero No caso dos trabalhadores estrangeiros deslocados, isto , dos que so enviados pela empresa estrangeira para prestar servio na participada (filial ou outra situao) em Portugal, ao fim de 180 dias so considerados, para efeitos fiscais, residentes, devendo regularizar a sua situao junto das finanas, cumprindo os formalismos legais. Os rendimentos auferidos pela sua prestao em Portugal sero objecto de IRS, nos mesmos termos e condies que o so para um nacional. O NIF obtido junto de uma Repartio de Finanas ou Loja do Cidado, devendo o trabalhador dirigir-se a um destes locais e solicitar a sua atribuio. No caso de ser no residente, ter que nomear representante fiscal, que com procurao para esse efeito, pode solicitar o NIF. 17 de identificao fiscal), mais conhecido por nmero de contribuinte, e que corresponde sua identificao no registo do cadastro dos sujeitos passivos de imposto. em impresso prprio. Assim, sempre que se verifique que foi descontado ao trabalhador mais do que o devido, h lugar a devoluo. do trabalhador ou do agregado familiar, e designa-se tecnicamente como Reteno na Fonte.

No caso das empresas e de entidades com contabilidade organizada o procedimento ter que ser obrigatoriamente feito por via electrnica.

8.2 Formalismos

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

O nmero do contribuinte , na prtica, vitalcio, dado que acompanha sempre o trabalhador e no alterado em caso de extravio ou por ter estado emigrado. Sem essa inscrio a entidade patronal no pode efectuar o pagamento do salrio ou qualquer remunerao.

A declarao das remuneraes e respectiva taxa aplicvel assim como o pagamento da contribuio so efectuados mensalmente, at ao dia 10 no 1 caso e at ao dia 20, no 2, do ms seguinte quele a que as mesmas dizem respeito. A obrigatoriedade da contribuio no impede que os trabalhadores tenham esquemas de reforma e de assistncia mdica alternativos, privados, nem diminui a prestao legalmente devida. Os trabalhadores estrangeiros que descontem para regimes obrigatrios no seu pas de origem, podem continuar a realizlo durante dois anos de prestao de trabalho em Portugal.

Entidades relevantes:
Ministrio das Finanas (http://www.min-financas.pt/) Direco-Geral das Contribuies e Impostos (http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/home.action) ACT Autoridade para as Condies do Trabalho (http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Paginas/default.aspx)

9.1 Taxas
Para a generalidade dos trabalhadores (trabalhadores por conta de outrem) a taxa contributiva global de 34,75%,

9. Segurana social
Os empregadores so responsveis pelo pagamento das contribuies segurana social, de todos os trabalhadores contratados ao seu servio. Esta contribuio obrigatria e calculada pela aplicao da taxa contributiva global sobre as remuneraes reais, consideradas base de incidncia. A base de incidncia convencional fixada por referncia ao valor do IAS - indexante dos apoios sociais (1 IAS = 419,22 em 2011), sendo actualizada a partir do 1 dia do ms seguinte ao da publicao do diploma que actualiza o IAS.

cabendo ao empregador 23,75%, e ao trabalhador 11%. As regras do novo Cdigo Contributivo5 prevem o ajustamento progressivo da base de incidncia contributiva e das taxas contributivas, preconizando uma aproximao da legislao de Segurana Social ao Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), passando a aplicar-se, designadamente, o regime previsto no CIRS quanto incidncia contributiva para a Segurana Social de alguns abonos. O Cdigo estabelece ainda uma adequao da taxa contributiva modalidade de contrato de trabalho, reduzindo a parcela a cargo do empregador para 22,75% no caso dos contratos sem termo e subindo para os 26,75% nos contratos a termo resolutivo. A parcela a cargo do trabalhador mantmse inalterada (11%). Trabalhadores independentes

As empresas podem requerer a declarao de remuneraes atravs da Internet, ou junto dos Servios de Segurana Social.

As contribuies podem ser pagas em qualquer instituio de crdito onde o contribuinte (entidade empregadora) tenha conta domiciliada, em numerrio, ordem de pagamento ou cheque do prprio banco, ou nas tesourarias dos servios da Segurana Social, se o montante a pagar for inferior a 150, ou sem limite de montante com cheque visado ou atravs de carto Multibanco.

As principais alteraes introduzidas pelo Cdigo Contributivo so as seguintes: - Base de incidncia: o trabalhador enquadrado num dos escales existentes (de 1 a 12 IAS), com base no duodcimo do rendimento relevante, ou seja, 70% das prestaes de
5 Lei n. 110/2009, de 16 Setembro; Decreto Regulamentar n. 1-A/2011, de 3 de Janeiro; Lei n. 55-A/2010, de 31 Dezembro

18

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

servios, ou 20% da produo e venda de bens no caso de ser produtor ou comerciante. A base de incidncia fixada anualmente em Outubro e vigora durante 12 meses. - Taxa contributiva do trabalhador: passa a ser de 29,6%, independentemente de o trabalhador ser produtor,

- Taxa contributiva da entidade contratante, sempre que beneficiem de pelo menos 80% do valor total da actividade de trabalhador independente: 5% do valor total dos servios prestados apurados oficiosamente pela Segurana Social, excepto trabalhadores independentes isentos, ou abrangidos por um sistema de segurana social estrangeiro. - Obrigatoriedade de entrega de uma declarao anual dos valores correspondentes actividade exercida.

comerciante ou prestador de servios, excepto nos casos dos trabalhadores agrcolas, proprietrios de embarcaes e pescadores, em que fixada em 28,3%.

Taxas Contributivas7
Contribuies Trabalhadores por conta de outrem Entidade Empregadora 23,75% 20,3% 26,1% 11,9% Trabalhador 11% 9,3% -11% Global 34,75% 29,6% 26,1% 22,9%

Trabalhadores em geral Membros dos rgos estatutrios das pessoas colectivas (1) Trabalhadores do domiclio Trabalhadores em regime de contrato de muito curta durao Trabalhadores portadores de deficincia (2)

(1) So excludos deste regime especfico os que data em que iniciaram funes de gesto tinham um vnculo contratual com a empresa h pelo menos um ano A base de incidncia contributiva varia entre uma e doze vezes o valor do IAS Indexante dos Apoios Sociais. (2) Considera-se deficiente o trabalhador que possua uma capacidade de trabalho inferior a 80% da capacidade normal exigida a um trabalhador no deficiente no mesmo posto de trabalho

Em vigor a partir de 01 de Janeiro de 2014


Contribuies Trabalhadores por conta de outrem Trabalhadores com contrato sem termo Trabalhadores com contrato de trabalho a termo resolutivo Entidade Empregadora 22,75% 26,75% Trabalhador 11% 11% Global 33,75% 37,75%

Trabalhadores independentes (1) Trabalhadores independentes Trabalhadores independentes com rendimentos obtidos apenas nas seguintes actividades: - Produtor agrcola - Proprietrios de embarcaes - Pescadores Entidades contratantes

Contribuies 29,6%

28,3%

5%

(1) Pessoas singulares que exeram uma actividade profissional sem sujeio a contrato de trabalho ou equiparado, no se encontrando abrangidos pelo regime geral de segurana social de trabalhadores por conta de outrem. 7 Para informao mais detalhada consultar o seguinte endereo: http://www1.seg-social.pt/left.asp?03.03.01#

19

aicep Portugal Global Portugal - Sistema Laboral (Janeiro 2011)

O Cdigo alarga ainda a base de incidncia a outros tipos de remuneraes e benefcios, como por exemplo, ajudas de custo, abonos de viagem, despesas de transporte, despesas de representao, uso de automvel da empresa, prmios e bnus de carcter irregular e indemnizao por despedimento, nos termos e dentro dos limites previstos no referido Cdigo.

10. Fontes
Cdigo do Trabalho - Lei n. 7/2009 de 12 de Fevereiro (http://dre.pt/pdf1sdip/2009/02/03000/0092601029.pdf) Lei n. 23/2007 de 4 de Julho (http://dre.pt/pdf1sdip/2007/07/12700/42904330.pdf) Decreto Regulamentar n. 84/2007 de 5 de Novembro

Este alargamento da base de incidncia progressivo e ir fazer-se nos seguintes termos: 33% do valor no ano de 2011, 66% em 2012 e 100% em 2013.

(http://dre.pt/pdf1sdip/2007/11/21200/0800808031.pdf) Lei n. 110/2009 de 16 de Setembro e Lei n. 119/2009 de 30 de Dezembro (http://dre.pt/pdf1sdip/2009/09/18000/0649006528.pdf)

Os montantes atribudos aos trabalhadores a ttulo de participao nos lucros da empresa, os valores dispendidos pela empresa em seguros do ramo vida, fundos de penses e PPR e as prestaes relacionadas com o desempenho obtido pela empresa com carcter estvel s devero integrar a base de incidncia a partir de 01 de Janeiro de 2014.

(http://dre.pt/pdf1sdip/2009/12/25100/0877608776.pdf) Lei n. 55-A/2010, de 31 de Dezembro Oramento do Estado para 2011 (http://dre.pt/pdf1sdip/2010/12/25301/0000200322.pdf) Decreto Regulamentar n. 1-A/2011, de 3 de Janeiro (http://dre.pt/pdf1sdip/2011/01/00101/0000400016.pdf)

9.2 Formalismos
Existem formulrios prprios fornecidos pela Segurana Social, os quais se encontram informatizados [Segurana Social DRI Declarao de Remuneraes atravs da Internet (http://195.245.197.196/left.asp?01.09.02) para as empresas com 10 ou mais trabalhadores, e DRO Declarao de Remuneraes on-line (http://195.245.197.202/ left.asp?01.09.01) para as empresas com menos de 10 trabalhadores] e em suporte de papel, que devem ser entregues nos Servios da Segurana Social. No obstante a referida inscrio ser uma obrigao do empregador, uma vez inscrito, o nmero do trabalhador no se altera.

Entidades relevantes:
Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social (http://www.mtss.gov.pt/) Segurana Social (http://www1.seg-social.pt/) 20

Vous aimerez peut-être aussi