Vous êtes sur la page 1sur 2

que cada povo trame os fios de sua histria

ARTIGO O Direito Identidade tnica


Por Emanuel Fonseca Lima
As leis existem para a proteo do ser humano e de sua dignidade. No por outro motivo que a dignidade da pessoa humana tida pela Constituio Federal (a lei mais importante do Pas) como um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil (art.1, III), podendo ser considerada princpio, meio e fim do Direito. tal princpio que deve guiar a criao, interpretao e aplicao das leis e atos normativos. Para alcanar esses objetivos existe uma categoria especial de direitos: os direitos fundamentais, tambm conhecidos como direitos humanos. Os direitos fundamentais no se perdem com o tempo, no podem ser renunciados e nem mesmo as leis podem extingui-los. No a toa que comum dizer que eles so anteriores ao Estado e que existem independentemente de estarem previstos em leis. Tanto assim que a prpria Constituio Federal reconhece direitos que decorrem de princpios por ela adotados, ainda que no estejam escritos em nenhum texto legal (art.5,2). So exemplos de tais direitos a vida, a sade, a liberdade, o meio ambiente ecologicamente equilibrado e a identidade tnica. Mas... o que seria esse Direito Identidade tnica? O Direito Identidade tnica , resumidamente, o direito que uma pessoa tem de preservar, vivenciar e reproduzir sua cultura sem sofrer qualquer represlia por isso. Envolve aspectos como idioma, religio, modo de vida e organizao social. Ok... mas para que proteger esse direito? Pra que ele serve? ele to importante a ponto de o considerarmos como sendo do mesmo nvel do direito vida e liberdade? O Direito Identidade tnica permite que o indivduo pertencente a um determinado grupo, geralmente uma minoria, possa se afirmar como tal. Preserva, dessa forma, sua concepo de mundo, sua cultura, permitindo que ele possa construir seus valores, objetivos e forma de se relacionar consigo, com os demais homens e com o universo. Enfim, com base em sua identidade que o indivduo constri sua personalidade, estruturas psquicas e emocionais. com base em sua identidade que o indivduo estabelece seus conceitos de certo e errado, bem e mal, justo e injusto.

So Paulo, 20 de novembro de 2009. Privar um ser humano de sua identidade assassinar sua alma. Basta ver, por exemplo, a situao dramtica dos povos indgenas da Amrica Latina, em que muitas vezes jovens so levados ao suicdio, entre outros motivos, pela negao e destruio de sua identidade. evidente que s h sentido em se falar de identidade tnica em situaes de contraste, nas quais que h diferentes culturas. Esse direito fundamental no est previsto de forma expressa na Constituio Federal, embora possa ser extrado da leitura de alguns de seus artigos. J em seu prembulo a Constituio estabelece como sendo uma das finalidades da Repblica Federativa do Brasil a criao de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos. O artigo 215, por sua vez, dispe em seu caput que dever do Estado brasileiro garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, bem como apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais. Em seu pargrafo primeiro o de proteger as manifestaes das culturas populares, indgenas e afrobrasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional. A proteo do direito identidade tnica tambm fica clara quando no pargrafo segundo do artigo 215 o Estado Brasileiro se compromete a legislar sobre a fixao de datas comemorativas de alta significao para os diferentes segmentos tnicos nacionais e no pargrafo terceiro coloca como uma das finalidades do Plano Nacional de Cultura a valorizao da diversidade tnica e regional. Isso tudo sem contar que no artigo 216 a Constituio disps que o patrimnio cultural brasileiro formado por bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Em seu inciso I, inclui no conceito de patrimnio cultural os modos de criar, fazer e viver. Por fim, o artigo 231 da Constituio Federal assegura aos povos indgenas o reconhecimento de sua organizao social, costumes, lnguas, crenas e tradies, e os direitos originrios sobre as terras que tradicionalmente ocupam .

que cada povo trame os fios de sua histria


Vale lembrar que o pargrafo segundo do artigo 5 da Lei Maior, conforme j mencionado, permite que sejam reconhecidos direitos fundamentais decorrentes dos princpios adotados pela Constituio, ainda que no estejam escritos. Todas essas disposies so reforadas por tratados internacionais, que dispe de forma ainda mais explcita sobre o tema. O Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos (1966) foi o grande pioneiro na sua regulamentao. Seu artigo 27 serviu de base para importantes instrumentos normativos como a Declarao sobre os Direitos das Pessoas Pertencentes a Minorias Nacionais ou tnicas, Religiosas e Lingusticas e a Conveno n 169 da Organizao Internacional do Trabalho. O referido artigo determina que: "nos estados em que haja minorias tnicas, religiosas ou lingusticas, as pessoas pertencentes a essas minorias no podero ser privadas do direito de ter, conjuntamente com outros membros de seu grupo, sua prpria vida cultural, de professar e praticar sua prpria religio e usar sua prpria lngua". Inspirada nesse dispositivo, a Declarao sobre os Direitos das Pessoas Pertencentes a Minorias Nacionais ou tnicas, Religiosas e Lingusticas estabeleceu como sendo dever do Estado proteger a existncia e identidade nacional ou tnica, cultural,religiosa e lingustica das minorias dentro de seus respectivos territrios, alm de fomentar condies para promoo de identidade. O pargrafo primeiro do artigo 2 de tal documento determina que: "as pessoas pertencentes a minorias nacionais ou tnicas, religiosas e lingusticas (doravante denominadas pessoas pertencentes a minorias) tero direito a desfrutar de sua prpria cultura, a professar e praticar sua prpria religio, e a utilizar seu prprio idioma, em privado e em pblico, sem ingerncia de discriminao alguma." Tambm seria possvel mencionar a Conveno 169 da Organizao Internacional do Trabalho, que trata dos direitos dos povos indgenas. Dessa forma, no h como negar a existncia de um direito fundamental identidade tnica, essencial para proteo da dignidade humana, nem a sua proteo, seja internacional, seja no Estado brasileiro.

Emanuel Fonseca Lima advogado e colaborador da Ocaret

Vous aimerez peut-être aussi