Vous êtes sur la page 1sur 42

A SEPARAO AMOROSA: UMA ABORDAGEM PSICANALTICA

Elen de Paula Ferreira*

RESUMO: Neste trabalho, abordamos o sofrimento decorrente da separao amorosa a partir do referencial terico da psicanlise, mais especificamente Freudiano. Foram discutidos, inicialmente, os mecanismos que direcionam o indivduo na escolha de um objeto amoroso enquanto escolha narcsica, alm de apresentarmos algumas consideraes sobre a paixo amorosa, enfatizando seu carter de desmedida. Em seguida, tratamos da reao humana frente perda de um objeto de amor. Por fim, abordamos as tentativas do Ego de superar o sofrimento desencadeado pela separao. PALAVRAS-CHAVE: Psicanlise. Objeto de amor. Narcisismo. Separao. Sofrimento.

________________________________ * Elen de Paula Ferreira Psicloga, Psicanalista. Especialista em Clinica Psicanaltica PUC MG. Tcnica Social do Programa Mediao de conflitos do Estado de Minas Gerais. Endereo: Rua Abdnago Lisboa, 159 - Bairro Helipolis - Belo Horizonte MG. Tel: 9114-9963. Email: epferreira84@gmail.com

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

56

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

INTRODUO

O tema da separao amorosa desperta na maioria das vezes grande interesse e curiosidade, uma vez que, a maioria dos seres humanos j sofreu a dor de uma perda amorosa. Porm tal sofrimento repercute de maneira diferenciada na vida de cada indivduo. Pode-se dizer a partir das reflexes propostas por Freud que a paixo se encontra dentre as doenas narcsicas, pois o sujeito busca alcanar sua completude atravs de um objeto idealizado. Devemos considerar que as relaes amorosas da vida adulta tm como modelo s experincias vivenciadas na infncia, por isso, o indivduo revive no s os amores e os cuidados obtidos, mas tambm o sofrimento e o sentimento de desamparo. O amor muitas vezes considerado, pelos seres humanos, como um dos caminhos a serem percorridos na busca pela felicidade, pois, uma experincia na qual se pode obter a mais intensa experincia referente a uma transbordante sensao de prazer. Por outro lado, a tentativa de encontrar a felicidade atravs do amor fracassada, uma vez que, justamente quando amamos que nos achamos mais indefesos contra o sofrimento, e alm do mais, quando perdemos o nosso objeto amado ou o seu amor nos sentimos desesperadamente infelizes. Freud enfatiza que quando o homem escolhe a via do amor sexual como tentativa de encontrar a felicidade, ele se torna dependente de parte do mundo externo de uma maneira bastante perigosa, pois, a dependncia do objeto amoroso escolhido, pode causar-lhe um sofrimento extremo caso perca seu objeto. Considerando o grande nmero de pessoas que chegam clnica buscando tratamento analtico em virtude de questes amorosas, podemos constatar que, para a psicanlise,

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

57

Elen de Paula Ferreira

de extrema relevncia clnica pesquisar sobre o sofrimento humano decorrente da perda de um objeto amoroso. O objetivo deste trabalho , portanto, compreender a maneira pela qual os seres humanos vivenciam a separao amorosa e o que faz com que esta separao seja sentida de maneira to sofrida e dolorosa por muitos. Para a discusso levaremos em considerao os mecanismos utilizados pelo indivduo na escolha de seu objeto de amor, para que em seguida possamos compreender porque a perda desse objeto resulta em tamanho sofrimento. Para que esta pesquisa se realizasse dividimo-la em trs partes. Na primeira parte foi realizado um estudo, a partir das reflexes propostas por Freud sobre a escolha de um objeto de amor alm de abordarmos o sofrimento humano decorrente de suas relaes com o outro. Em seguida propusemos algumas discusses de diferentes tericos a respeito da paixo amorosa. No segundo tpico, abordamos a partir de Freud, algumas reaes humanas diante da perda de algum a quem se ama, e tambm refletimos, tendo como referncia o trabalho de Nasio (1997), sobre a dor da separao enquanto dor psquica. No terceiro e ltimo item, tratamos de algumas sadas e mecanismos de defesa adotados pelo Ego, a fim de sobreviver e superar o sofrimento ocasionado pela separao amorosa. Para tal, enfatizamos a viso metapsicolgica adotada pelo psicanalista Igor Caruso (1981).

A DIMENSO NARCSICA DO AMOR EM FREUD

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

58

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

Segundo Roudinesco em sua obra Dicionrio de Psicanlise (1998), Freud menciona pela primeira vez o termo narcisismo no ano de 1910 em seu texto Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade. Neste texto, o autor fala sobre os invertidos, termo utilizado pelo autor, uma vez que no usava a palavra homossexual. Freud, no texto citado acima, trata da questo dos invertidos dizendo que eles tomam a si mesmos como objetos sexuais e a partir do narcisismo, procuram rapazes semelhantes a si prprios, a quem querem amar tal como sua me os amou. De acordo com Roudinesco (1998), ainda no ano 1910, Freud em seu ensaio Leonardo da Vinci e uma lembrana de sua infncia e tambm em 1911 no estudo feito por ele no caso Schreber, avaliou o narcisismo como um estdio normal da evoluo sexual. Porm, o termo narcisismo adquiriu um valor de conceito em 1914, a partir do texto Sobre o narcisismo: uma introduo, onde passou a ocupar um lugar fundamental na teoria do desenvolvimento sexual no ser humano. Para Roudinesco, foi a partir deste texto de 1914, que se pode falar de um narcisismo primrio infantil, que diz respeito escolha feita pela criana de sua pessoa como objeto de amor, numa etapa que precede a total capacidade de se voltar para objetos externos. Segundo Freud em Sobre o narcisismo: uma introduo (1914), as escolhas amorosas da vida adulta so uma atualizao da relao primria com as figuras parentais. Para o autor, a busca pelo objeto de amor representa uma tentativa do indivduo de recuperar seu narcisismo infantil perdido a fim retornar sensao ilusria de onipotncia e completude vivenciada em sua relao primitiva com seu cuidador.

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

59

Elen de Paula Ferreira

Freud aborda a questo da escolha amorosa, j na vida adulta, atravs da escolha de objeto. Para o autor, existem dois tipos ou duas possibilidades de escolha objetal as quais denominou como tipo anacltico ou tipo narcisista. A escolha objetal denominada anacltica ou de ligao, corresponde ao tipo de escolha relacionada aos amores paternos e/ou maternos imaginrios. Em outras palavras, a escolha est relacionada com a mulher que alimenta ao homem que protege e a seqncia de substitutos que ocupam seu lugar. Para Freud, a escolha objetal anacltica caracterstica de indivduos do sexo masculino. Esse tipo de escolha apresenta uma supervalorizao sexual que se origina do narcisismo original da criana e se transfere para o objeto. Com relao escolha objetal do tipo narcsica, esta prevalece nos indivduos de sexo feminino, uma vez que com o amadurecimento dos rgos na puberdade, o narcisismo primrio intensificado. No caso das mulheres mais belas, o narcisismo aumentado, o que desfavorvel para estabelecer-se uma verdadeira escolha objetal acompanhada de uma supervalorizao sexual do objeto. Freud ressalta que, a necessidade destas mulheres aponta no no sentido de amar, mas de serem amadas. Entretanto, Freud enfatiza que a preferncia por um tipo de escolha objetal no exclui a possibilidade de a outra se manifestar. Ambas podem se apresentar, embora possa haver uma predominncia de um ou de outro tipo. Ou seja, no existe um tipo especfico de escolha para cada indivduo. Existem muitas mulheres que amam no modelo masculino, apresentando inclusive a supervalorizao sexual do objeto (que se encontra facilmente nos homens). As mulheres so capazes de amar tambm de forma anacltica quando so mes.

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

60

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

Segundo Freud, mesmo as mulheres que apresentam uma predominncia da escolha narcsica, existe uma outra via que as leva ao amor objetal completo, elas tambm so capazes de amar de forma anacltica quando so mes. Neste caso, elas investem libidinalmente em seus filhos como se eles fossem uma extenso de seu prprio corpo. Apesar de Freud distinguir as escolhas de objeto em anacltica e narcsica, podemos perceber um paradoxo, uma vez que, as duas escolhas so marcadas pelo narcisismo infantil, alm do que em ambas existe uma idealizao do objeto a fim de recuperar o narcisismo perdido. De acordo com Freud, o ser humano tem originalmente dois objetos sexuais: ele prprio e a mulher que cuida dele. Com isso, ele postula a existncia de um narcisismo primrio em todos os indivduos, mesmo que em alguns casos ele se manifeste de maneira predominante. Podemos dizer que, o outro um objeto que funciona como um complemento ao narcisismo de cada indivduo, pois sustenta sua onipotncia narcsica, seja atravs dos cuidados e da proteo ou por refletir e sustentar sua imagem narcsica. Tratando-se da paternidade, esta projeo narcsica tambm ocorre. A criana supervalorizada pelos pais que atribuem a ela todas as perfeies, como uma tentativa de compensar as suas prprias deficincias.

O amor dos pais, to comovedor e no fundo to infantil, nada mais seno o narcisismo dos pais renascido, o qual transformado em amor objetal, inequivocadamente, revela sua natureza maior. (Freud, Ibid., p. 98)

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

61

Elen de Paula Ferreira

Assim, a partir da idealizao dos pais, que so transmitidas ao sujeito atravs de seu discurso, juntamente com as influncias de pessoas de seu convvio como educadores e a sociedade ao qual est inserido que se desenvolve o que Freud denominou de ideal do eu. Para Freud, o Ideal do Eu pode ser compreendido como uma instncia psquica de origem narcsica e constitudo no somente por influncias paternas, mas tambm da sociedade, servindo de referncia ao eu para admirar as suas realizaes efetivas. Podemos dizer que o Ideal do Eu funciona como um mediador da relao entre o Eu e o Eu Ideal. O Eu Ideal por sua vez, uma formao essencialmente narcsica, constituda a partir da relao especular entre a criana e a me. Apesar de ser um ideal impossvel de ser alcanado, a busca pelo Eu Ideal se faz atravs dos Ideais do Eu. Mas tambm, para que o ego se desenvolva, necessrio que ocorra um afastamento do narcisismo primrio. Na tentativa deste afastamento, o Eu se desenvolve e a libido se desloca em direo ao ideal do eu, que tem influncia externa e oferece condies possveis de realizao. Desse modo, o indivduo encontra para si um lugar onde passa a se enxergar como um sujeito passvel de ser amado, na medida em que satisfao determinadas exigncias impostas pela sociedade. Segundo Freud, a idealizao um processo psquico que diz respeito ao engrandecimento das qualidades e valores do objeto. Em determinados casos, pode ocorrer at mesmo uma elevao condio de perfeio. Pode-se dizer que essa supervalorizao do objeto que d origem a paixo. Esta por sua vez, implica em um fluir da libido do Eu em direo ao objeto, acarretando com isto um empobrecimento libidinal do eu em detrimento do predomnio da libido objetal.

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

62

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

O estar apaixonado consiste num fluir da libido do ego em direo ao objeto. Tem o poder de remover as represses e de reinstalar as perverses. Exalta o objeto sexual transformando-o num ideal sexual. Visto que com o tipo objetal (ou tipo de ligao), o estar apaixonado ocorre em virtude da realizao das condies infantis para amar, podemos dizer que qualquer coisa que satisfaa essa condio idealizada. (Freud, Ibid., p. 107)

De acordo com Freud, a paixo se encontra dentre as doenas narcsicas, pois o sujeito busca alcanar sua completude atravs de um objeto idealizado. Considerando que as relaes passionais tm como modelo s experincias vivenciadas na infncia, o sujeito revive em suas relaes amorosas, no s os amores e os cuidados obtidos na infncia mas, tambm, as dores, o fracasso e o sentimento de desamparo. Freud (1930) em seu texto O mal-estar na civilizao, volta a tratar a questo sobre o amor considerando-o como um dos caminhos trilhados pelos seres humanos na busca pela felicidade. Segundo Freud (1930), a vida proporciona muitos sofrimentos e decepes ao ser humano e como tentativa de suportar ou amenizar tal sofrimento criam-se algumas medidas paliativas, que so: derivativos poderosos, satisfaes substitutivas e substncias txicas. Ainda segundo Freud, ns seres humanos somos ameaados pelo sofrimento a partir de trs aspectos. O primeiro deles relaciona-se ao fato de o nosso corpo ser condenado decadncia e a dissoluo; o segundo diz respeito s foras de destruies esmagadoras e impiedosas do mundo externo que podem voltar-se contra ns; e o terceiro, que talvez seja a fonte de mais intenso sofrimento, corresponde aos nossos relacionamentos com os outros homens.

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

63

Elen de Paula Ferreira

De acordo com Freud, o comportamento do homem no deixa dvidas de que o propsito de sua vida obter a felicidade e permanecer neste estado. Para que isso ocorra, existem duas metas a serem cumpridas. A primeira meta, que pode ser considerada como sendo negativa, diz respeito ao fato de evitar qualquer sofrimento e desprazer. A meta positiva, por sua vez, corresponde obteno de intensos sentimentos de prazer. Dessa maneira, podemos dizer que nossas possibilidades de felicidade so bem mais remotas que as de infelicidade, uma vez que esta experimentada com muito mais facilidade. Segundo Freud, existe uma tcnica de viver na qual os seres humanos persistem com o objetivo de buscar a felicidade do modo como a encontraram pela primeira vez. Estamos falando aqui do modo de vida que coloca o amor como o centro de tudo, que visa a satisfao em amar e ser amado. A mais intensa experincia referente a uma transbordante sensao de prazer vivida pelos seres humanos, refere-se a uma das formas na qual o amor se manifesta, o amor sexual. Porm, a tentativa ilusria de encontrar a felicidade atravs do amor fracassada, uma vez que, justamente quando amamos que nos achamos mais indefesos contra o sofrimento, e alm do mais, quando perdemos o nosso objeto amado ou o seu amor nos sentimos desesperadamente infelizes. Para Freud o Ego pode ser considerado como sendo autnomo, nico e aparentemente mantm suas linhas demarcadoras bem ntidas, at mesmo por ter uma funo de mediador entre as exigncias instituais do organismo e as condies do ambiente externo. Porm, devemos considerar que existe um estado em que ele no se apresenta dessa maneira.

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

64

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

Quando o sentimento de amor est em seu auge, a separao entre o Ego e o objeto ameaa desaparecer. Neste caso, um homem que se encontre apaixonado capaz de afirmar que ele e o objeto amado so um s e agir como se isso fosse um fato. Freud enfatiza que quando o homem escolhe a via do amor sexual como tentativa de encontrar a felicidade, ele se torna dependente de parte do mundo externo de uma maneira bastante perigosa, pois, a dependncia do objeto amoroso escolhido, pode causar-lhe um sofrimento extremo, caso seja rejeitado ou perca seu objeto seja pela infidelidade ou pela morte. Segundo Freud (1930) cada ser humano tem de descobrir por si mesmo qual o caminho a ser seguido em busca da felicidade. Isso uma questo de quanta satisfao real ele deve esperar do mundo externo, de at onde pode ser levado a fim de tornar-se independente dele, e, por fim, da quantidade de fora disponvel para alterar o mundo e adapt-lo a seus desejos. O autor ressalta que, qualquer escolha que seja levada a um extremo pode expor o sujeito a perigos, uma vez que, uma tcnica de viver escolhida como exclusiva pode-se mostrar como sendo inadequada. Como foi visto at o momento, as escolhas objetais da vida adulta representam uma atualizao das experincias amorosas parentais vivenciadas na infncia. Portanto, o redimensionamento dessas experincias infantis, exercero um papel extremamente importante no que diz respeito s relaes amorosas que sero estabelecidas ao longo da vida do sujeito. Podemos observar que, na tentativa infindvel de busca pela felicidade, muitos seres humanos escolhem a via do amor. Por outro lado, esta opo, no atende as expectativas de felicidade daquele que a escolheu, uma vez que justamente, como nos lembra Freud, quando se

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

65

Elen de Paula Ferreira

encontra apaixonado que o homem se sente mais frgil e inseguro devido possibilidade de perda de seu objeto de amor. Assim, a partir das idias propostas at o momento traremos agora algumas reflexes mais especficas sobre a paixo amorosa, a fim de compreendermos melhor este estado no qual muitos indivduos acreditam, equivocadamente, ser o caminho onde encontraro a felicidade.

REFLEXES SOBRE A PAIXO

Traremos neste tpico algumas reflexes de diferentes tericos sobre a paixo, a fim de compreendermos melhor porque esse caminho promissor de felicidade causador de vrios sofrimentos. Primeiramente descreveremos algumas concepes que tratam mais

especificamente dos significados da palavra paixo para em seguida refletirmos sobre as repercusses deste estado de apaixonamento na vida humana. De acordo com Manoel T. Berlinck (1997) em O que psicopatologia fundamental, podemos dizer que a dimenso psicopatolgica da paixo se sobressai na medida em que revela o lao passional com o sentimento de desamparo, prprio da condio humana. No que diz respeito a essa dimenso, a palavra paixo, vem do termo grego pathos e deste termo, originam-se tambm as palavras passividade e sofrimento. Por outro lado, patologia corresponde ao estudo (logos) das paixes (pathos).

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

66

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

Tendo Berlinck como referncia podemos dizer que, a paixo consiste em um estado de passividade que se converge a uma abertura devido ao sofrimento, que por sua vez, mobiliza para uma mudana do sofrer para o agir. Para Pereira (2000), em seu trabalho A paixo nos tempos do DSM: sobre o recorte operacional do campo da psicopatologia, tendo como referncia as razes gregas, a palavra psicopatologia refere-se a um discurso racional sobre os padecimentos ou paixes que so prprios da alma. Segundo o autor, o termo grego pathos, pode ser analisado a partir de duas dimenses. Na primeira delas pode-se considerar o termo como a condio de estar passivamente afetado por algo da ordem da paixo, que movimenta o sujeito em uma busca. Na segunda dimenso, pathos um estado de sofrimento, de padecimento que d sentido e orienta as aes humanas. O objetivo de relacionar a paixo concepo de pathos no tem como finalidade defini-la com uma doena, mas sim, a partir de seu carter de excesso, desmedida e transbordamento, o que facilitar o nosso entendimento a respeito da repercusso desse estado na vida do indivduo. Tendo como referncia as reflexes propostas por Gori (2004) em sua obra Lgica das paixes, podemos dizer que quando algum se diz apaixonado automaticamente est assumindo, mesmo sem saber, a disposio para o sofrimento. De acordo com Gori (2004), o sofrimento denominado pela palavra paixo dizia respeito ao sofrimento corporal, atualmente, a palavra descreve o sofrimento moral no qual a alma acometida. Desse modo, etimologicamente, a paixo sinnima de sofrimento e suas conseqncias so evidentes.

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

67

Elen de Paula Ferreira

Atualmente a palavra paixo no representa somente o sofrimento mas principalmente a idia de que, o individuo que se encontra imerso neste estado de apaixonamento est tomado, contra sua vontade, por um objeto que afirma no poder se privar. Ainda segundo Gori (2004) o indivduo que fisgado pela paixo perde o controle de seus prprios pensamentos e atitudes, fazendo com que, aos olhos dos outros e aos seus prprios olhos parea perder o controle sob si mesmo. Tanto para o apaixonado, quanto para as pessoas de seu convvio as causas desse drama em que se encontram so desconhecidas e na maioria das vezes o mximo que podem fazer sofrer as conseqncias dessa tragdia psquica ou tentar reduzir seus danos e destruies. O individuo que acometido pela paixo e a ela se entrega, fica exposto ao risco do abandono. Porm, esse sentimento de abandono no novo e a terrvel sensao de desamparo vivenciada pelos apaixonados que se denominam abandonados no so conseqncia da paixo, mas sim de uma paixo originria da qual o individuo no se recorda. Dessa forma, o estado de desamparo, no qual o apaixonado se encontra aps a separao, deve ser considerado como originrio, precedente ao surgimento da paixo amorosa, por isso, a se-parao no resulta da paixo, ela a convoca. (Ibid., p. 37) Sendo assim, podemos dizer que a paixo na vida adulta nasce a partir de uma perda. Esta, tratada anteriormente neste captulo, diz respeito perda do narcisismo infantil. Dessa maneira,

[...]este estado da paixo amorosa, tal como observa Freud, como o ressurgimento de um sentimento anteriormente vivido, que, contrariamente quilo de que testemunha energicamente o interessado, evidentemente no novo para ele. (Ibid., p.31)

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

68

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

Podemos dizer que a paixo se relaciona com o sofrimento. Deste modo, o indivduo que se encontra enamorado deve se preparar para o sofrimento e a dor que o espera caso se separe de seu objeto de amor. Este acontecimento deve-se ao fato de que a separao amorosa adulta nos remete a perda do narcisismo da infncia que, apesar de no nos recordarmos, foi bastante doloroso, mas por outro lado, funcionou como condio fundamental ao desenvolvimento de nosso psiquismo. Vimos tambm que a paixo marcada pelo seu aspecto de intensidade, desmedida, fato que nos leva a constatar que esse carter de excesso um dos fatores que faz com que a perda do objeto amoroso provoca nos seres humanos um sofrimento tambm muito intenso. A partir das reflexes realizadas at o momento, referentes maneira como se do as escolhas objetais amorosas da vida adulta, propomos que no prximo item seja abordada a reao humana frente a perda de seu objeto de amor.

A PERDA DO OBJETO DE AMOR E SUAS REPERCUSSES

No tpico anterior abordamos a questo da escolha objetal amorosa enquanto uma escolha narcsica, uma atualizao dos amores infantis. Uma outra discusso proposta foi com relao ao sofrimento vivenciado pelos seres humanos, decorrente dos relacionamentos com outras pessoas e principalmente no que diz respeito s relaes amorosas. Foi tratada tambm a questo da paixo, abordando o seu carter de excesso e causa de sofrimento.

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

69

Elen de Paula Ferreira

Neste item discutiremos, inicialmente a partir das reflexes propostas por Freud e depois com a contribuio de outros tericos, a reao humana frente perda e/ou separao de seu objeto amoroso. De acordo com Freud (1917) em Luto e melancolia, o luto se refere reao a perda de um ente querido ou a perda que de alguma abstrao que ocupou o lugar de um ente querido como o pas, a liberdade ou o ideal de algum. J a melancolia, tem como traos mentais marcantes o desnimo profundamente penoso, a cessao de interesse pelo mundo externo, perda da capacidade de amar, inibio de toda e qualquer atividade, e uma diminuio considervel da auto-estima que resulta numa expectativa delirante de punio. Em algumas pessoas, os mesmos acontecimentos podem produzir melancolia ao invs de luto, porm, existe uma suspeita de que essas pessoas possuem uma disposio patolgica. Freud ressalta que embora o luto acarrete vrios afastamentos daquilo que considerado como uma atitude normal diante da vida, jamais deve ser considerado como sendo uma condio patolgica. Acredita-se que o luto seja superado depois de determinado tempo, e considera-se prejudicial qualquer interferncia em relao a ele. A reao perda de uma pessoa amada (luto), constitui um mesmo estado de esprito com relao melancolia. Perda de interesse pelo mundo externo, incapacidade de adotar um novo objeto de amor, afastamento de toda e qualquer atividade que no esteja ligada a pensamentos sobre o objeto perdido. Porm, a nica caracterstica que inexistente no processo do luto, mas que encontrada na melancolia a perturbao da auto-estima. Freud descreve em seu texto o trabalho realizado pelo luto. Para ele, o teste de realidade, revela que o objeto amado no existe mais, exigindo assim que toda libido seja retirada de suas ligaes com tal objeto. de se esperar que a posio libidinal em questo no ser

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

70

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

abandonada to facilmente. Esta dificuldade em deixar tal posio libidinal pode ser to intensa, a ponto de dar lugar a um desvio de realidade e a um apego ao objeto por intermdio de uma psicose alucinatria. Deve-se ressaltar que normalmente prevalece o respeito pela realidade, alm de que quando o trabalho do luto se conclui, o ego fica novamente livre. Na melancolia, ao contrrio do luto, existe uma perda objetal retirada da conscincia. O sujeito melanclico sabe quem ele perdeu, mas no o que perdeu nesse algum. (p. 251) Uma outra diferena marcante entre os dois conceitos que no luto o mundo externo torna-se pobre e vazio, j na melancolia o prprio ego apresentado como sendo algo que se tornou vazio, desprovido de valor, incapaz de qualquer realizao e moralmente desprezvel. Constata-se tambm um quadro de delrio de inferioridade no qual o sujeito se degrada perante todos esperando ser punido, alm de insnia e recusa a se alimentar. De acordo com Freud (1917), ao considerarmos o quadro clnico da melancolia, podemos constatar uma insatisfao com o Ego. Este fato, acarreta uma auto-depreciao por parte do sujeito. importante neste caso observar que as auto-acusaes feitas por um melanclico se encaixam realmente a outra pessoa, algum que ele ama ou amou. Assim, pode-se dizer que as auto-recriminaes so na verdade recriminaes feitas a um objeto amado, que foram deslocadas para o prprio ego do indivduo melanclico. A auto-depreciao por parte do melanclico pode ser explicada da seguinte maneira: o individuo realiza uma escolha objetal, liga sua libido a determinada pessoa. Em um dado momento surge um desapontamento, a relao objetal despedaada e da surge necessidade de que a libido investida nesse objeto se desloque para outro. Porm, em alguns casos, a libido livre no deslocada para outro objeto, mas sim retirada para o Ego, resultando em uma identificao deste com o objeto abandonado. Para Freud,

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

71

Elen de Paula Ferreira

[...]uma perda objetal se transformou numa perda do ego, e o conflito entre o ego e a pessoa amada, numa separao entre a atividade crtica do ego e o ego enquanto alterado pela identificao. (Ibid., p. 255)

Freud (1917) aponta para duas inferncias com relao s precondies e aos efeitos do processo descrito acima. Por um lado, pode ter ocorrido uma forte fixao no objeto amado, a outra inferncia, em contradio primeira, que a catexia objetal deve ter tido pouco poder de resistncia. A melancolia como o luto, com relao perda real de um objeto amado, porm, marcada por um determinante que transforma esse luto em algo patolgico. Considerando a perda do objeto de amor devido a sua morte fsica, na melancolia, as situaes que ocasionam a doena extrapolam um caso ntido de perda por morte, abarcando situaes de desconsiderao, desapontamento e desprezo, que podem gerar sentimentos opostos de amor e dio, ou reforar alguma ambivalncia que j existia. A partir das reflexes de Freud, podemos considerar que o objeto pode ser renunciado, mas o amor por ele no, quando esse amor se refugia na identificao narcisista, o dio entra em cena degradando esse objeto substitutivo e satisfazendo-se sadicamente de seu sofrimento. Esse sadismo pode justificar a tendncia ao suicdio por parte do melanclico. O amor do Ego por si to grande que se pode reconhecer a o estado primeiro de onde provm vida instintual. A quantidade de libido narcisista liberada em uma situao de ameaa a vida to grande que se torna inconcebvel o fato desse ego consentir seu prprio aniquilamento. A partir da anlise da melancolia realizada por Freud, podemos chegar a concluso que o Ego s pode se matar se for capaz de tratar a si mesmo como um objeto, se puder dirigir a

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

72

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

si a hostilidade relacionada a um objeto. Desde a escolha objetal narcsica, o objeto se revela como mais poderoso que o prprio ego. Mesmo que seja de maneiras distintas, tanto nas situaes de paixo intensa ou de suicdio, o Ego dominado pelo objeto. Vimos at agora como o sofrimento ocasionado pela perda de um objeto de amor pode ser to avassalador podendo ser, muitas vezes, patolgico. Mesmo que, posteriormente, Freud tenha abandonado a idia da diferena entre luto normal e patolgico (melancolia), suas reflexes contriburam enormemente na medida em que possibilitou-nos pensar sobre o impacto da perda desse objeto na vida dos indivduos. Devemos nos lembrar que a proposta deste trabalho tratar do sofrimento ocasionado pela separao amorosa de pessoas que esto vivas. Porm, mesmo que Freud, em Luto e melancolia, aborde mais especificamente a separao de um objeto de amor ocasionada pela morte fsica de um deles foi de extrema importncia as contribuies de seu trabalho para que pudssemos compreender melhor a reao humana diante de uma perda. Partindo dessa linha de pensamento, daremos continuidade ao trabalho propondo uma reflexo mais especfica com relao ao sentimento de dor vivenciado pelos indivduos a partir da separao.

A SEPARAO ENQUANTO DOR PSQUICA

No item anterior foi abordado o processo de luto vivido pelo indivduo aps a separao de seu objeto de amor. Vimos tambm que Freud a princpio considerava que a

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

73

Elen de Paula Ferreira

vivencia da separao poderia ser to dolorosa e destrutiva a ponto de ser considerada como uma patologia (melancolia). Neste tpico, a idia de que possamos refletir um pouco sobre a separao amorosa, considerando-a como causadora de uma dor em nosso psiquismo. Para isso, teremos como principal referncia o terico Nasio (1997) e sua obra O livro da dor e do amor. De acordo com o psicanalista, podemos considerar a dor da separao como dor psquica.

A dor psquica dor de separao, sim, quando a separao erradicao e perda de um objeto ao qual estamos to intimamente ligados a pessoa amada, uma coisa material, um valor ou a integridade do nosso corpo que esse lao constitutivo de nos prprios. (p. 18)

Segundo Nasio, a dor psquica pode ser compreendida como um sentimento difcil de definir, obscuro, mal pode ser apreendido uma vez que escapa a razo. Entretanto, seu surgimento deriva-se de um processo bastante complexo que pode ser delineado da seguinte maneira: primeiramente, surge uma dor prpria da ruptura, em seguida uma dor inerente ao estado de comoo psquica desencadeado pela ruptura e por fim, uma dor provocada pela defesa reflexa do eu em resposta ao transtorno. O nosso aparelho psquico regido pelo principio do prazer, que tem como funo regular a intensidade das tenses pulsionais a fim de torn-las tolerveis. Porm, caso ocorra uma ruptura repentina com o ser amado, as tenses se desencadeiam e o principio de prazer torna-se ineficaz. Assim, o eu, que antes era voltado para o interior, podia sentir sensaes de prazer e desprazer; aps a ruptura, o que o eu percebe em ser interior o transtorno das tenses incontrolveis, que podem ser denominadas como dor. Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010 74

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

Apesar de dor e desprazer pertencerem mesma categoria de sentimentos dolorosos, existe uma diferena ntida entre eles. Enquanto o desprazer manifesta a autopercepo pelo eu de um alto grau de tenso, mas que possvel de ser controlado, a dor representa a autopercepo de uma tenso totalmente fora de controle inserida em um psiquismo transtornado.

O desprazer pois uma sensao que reflete na conscincia, um aumento de tenso pulsional, aumento submetido s leis do principio do prazer. Em contrapartida, a dor o testemunho de um profundo desregramento da vida psquica que escapa ao principio do prazer. (Ibid., p. 22)

A dor psquica pode ser compreendida como o afeto resultante do rompimento inesperado do lao que nos une ao ser que amamos (Ibid.). Assim, podemos dizer que esta dor se localiza na ligao entre aquele que ama e seu objeto de amor. Considerando o ponto de vista metapsicolgico, a dor considerada como dor do trauma, uma vez que refere-se percepo do eu, retratada na conscincia, do estado traumtico de comoo pulsional causado pela ruptura do lao que nos liga ao objeto que elegemos. Deste modo, podemos dizer tambm que a dor uma reao.

A dor psquica o afeto que traduz na conscincia a reao defensiva do eu quando, sendo comocionado, ele luta para se reencontrar. (p. 28)

Frente tenso pulsional ocasionada pela perda do objeto de amor o eu volta todas as suas foras vivas para a representao psquica do objeto perdido, ocupando-se totalmente em manter viva a imagem mental desse objeto. Deste modo, a dor relacionada perda de um objeto

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

75

Elen de Paula Ferreira

de amor conseqncia do afastamento existente entre o eu enfraquecido e a imagem excessivamente viva desse objeto perdido. Segundo Nasio (1997), a reao do Eu contra o sofrimento ocasionado pela perda se divide em dois momentos: o primeiro deles o de desinvestimento, que corresponde ao esvaziamento do eu por uma perda sbita de energia; o segundo momento, diz respeito ao superinvestimento, onde toda energia ser concentrada em uma exclusiva imagem psquica. Ao pensarmos no processo de luto, tratado por Freud, perceberemos que tal processo segue um movimento oposto ao da reao defensiva do eu. Enquanto esta diz respeito a um superinvestimento da representao do objeto perdido, o luto, por se tratar de uma rediviso da energia psquica que estava direcionada a uma nica representao, corresponde a um desinvestimento gradual de tal representao. O Eu fica dilacerado entre o imensurvel amor pela imagem do objeto que se perdeu e a constatao lcida da falta real desse objeto. O despedaamento, que antes se situava entre o amor excessivo dedicado a uma imagem (contrao) e o esvaziamento, agora se localiza entre a contrao e o reconhecimento do carter irremedivel da perda. Deste modo, o eu ama o objeto que permanecesse vivo em seu psiquismo, e, ao mesmo tempo sabe que ele no retornar.

O que di no perder o ser amado, mas continuar a am-lo mais do que nunca, mesmo sabendo-o irremediavelmente perdido. Amor e saber se separam. O eu fica esquartejado entre um amor que faz o ser desaparecido reviver, e o saber de uma ausncia incontestvel. (p. 30)

Segundo nosso autor, muitas vezes, na tentativa de amenizar a dor causada por essa ambiguidade, da presena do outro que ainda vive em mim e sua ausncia real, temos a tendncia em negar a realidade, no aceitando o desaparecimento do ser amado. Essa negao da

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

76

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

perda em certos momentos to persistente que a pessoa que est vivendo esse luto chega a ponto de quase enlouquecer. Porm, depois que esse momento de negao passa, a dor retorna com a mesma vivacidade de antes. Com o intuito de esclarecer quem esse outro eleito por ns, cuja perda causa tamanha dor, podemos iniciar a discusso com a seguinte afirmao: O amado cujo luto devo realizar aquele que me satisfaz parcialmente, torna tolervel minha insatisfao e recentra o meu desejo (p. 34). A partir das reflexes propostas por Nasio, podemos dizer que maioria das vezes, as pessoas atribuem a seus parceiros o poder de satisfao de seus desejos e tambm de proporo de prazer. Tem-se a iluso de que o parceiro amoroso pode dar-lhe mais do que lhe privar. Porm, o papel do ser amado, em nosso inconsciente, restritivo, uma vez que ele que exerce a funo castradora de colocar limite a satisfao. Ele garante nossa consistncia psquica no pela satisfao que propicia, mas sim pela insatisfao que faz surgir. O nosso objeto de amor nos causa insatisfao porque do mesmo modo em que provoca nosso desejo, ele no satisfaz plenamente. Ele causa excitao, proporciona um gozo parcial e, exatamente por isso, gera insatisfao. Assim, o desejo volta a ser centrado e a insatisfao necessria vida garantida. Na tentativa de responder quem esse ser que amamos, retomemos Luto e melancolia. Neste texto, Freud considera que a pessoa que vivencia o luto desconhece o valor intrnseco do objeto de amor perdido. A pessoa enlutada sabe o que perdeu, mas no sabe o que perdeu ao perder o seu amado. Desse modo, o amado no apenas uma pessoa, mas principalmente uma parte inconsciente de ns mesmos que desmoronar caso esse objeto seja perdido.

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

77

Elen de Paula Ferreira

Todos os objetos eleitos por ns so ao mesmo tempo to ntimos, to mandantes do nosso desejo que o processo que os torna consistente em nosso inconsciente vivenciado de uma maneira praticamente imperceptvel. Somente no momento em que perdemos esse objeto ou somos ameaados de perd-lo que sua ausncia revela de maneira bastante dolorosa a intensidade dessa ligao. Segundo Nasio, para que possamos compreender o que faz com que um ser humano sofra to fortemente em decorrncia de uma separao, necessrio demarcar bem definidamente o campo do amor, para que depois disso se chegue a uma nova definio psicanaltica da dor. O processo do amor se decompe em duas etapas, nas quais, transformamos um outro exterior em um duplo interno. A primeira etapa corresponde ao processo de seduo que uma pessoa pode provocar em nosso desejo. A segunda, diz respeito resposta que damos a esta seduo, na medida em que nos apegamos a esta pessoa e a incorporamos fazendo com que ela seja uma parte de ns. Posteriormente, cobrimos esta pessoa com vrias imagens sobrepostas, cheias de amor, dio ou angstia e a fixamos de maneira inconsciente, atravs de vrias representaes simblicas, ligadas a uma caracterstica sua que nos marcou. Todas essas imagens e significantes que fazem essa ligao entre o amado a mim e o transforma em duplo interno, podem ser chamadas de fantasia.

A fantasia o nome que damos a sutura inconsciente do sujeito com a pessoa viva do eleito. Essa sutura operada no meu inconsciente uma liga de imagens e de significantes vivificada pela fora real do desejo que o amado suscita em mim, e que eu suscito nele, e que nos une. (p. 40)

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

78

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

A fantasia do amado tem como funo impedir o desejo de chegar satisfao plena. ela quem instala a insatisfao e garante a estabilidade do aparelho inconsciente. Desse modo, podemos dizer que a fantasia nos protege do que seria o caos pulsional, ou seja, o risco que ocasionaria uma agitao desmedida do desejo. O ser amado, por sua vez, existe de duas maneiras: a primeira delas, enquanto um indivduo, um ser vivo no mundo, fora de ns. A segunda maneira, diz respeito presena desse ser amado, em ns, de forma fantasiada. Pode-se dizer que dessas duas maneiras, a fantasiada que prevalece, uma vez que a maior parte dos sentimentos experimentados por ns, referentes ao objeto amado determinado pela fantasia. esta, juntamente com as representaes simblicas inconscientes que fazem com que o lao de amor com o objeto seja delimitado. Podemos concluir a partir das reflexes propostas neste item, que a dor causada pela separao funciona como uma dor psquica na medida em que, devido a uma ruptura repentina com o ser amado, ocorre um desregramento da vida psquica e um aumento da tenso pulsional. A dor funciona tambm como uma reao de defesa do Eu que diante da perda de seu objeto de amor luta para se reencontrar. Neste sentido necessrio que toda energia antes investida no objeto seja retirada imediatamente e em seguida direcionada para o Eu. Se a dor psquica compreendida como o rompimento do lao que une duas pessoas que se amam, podese dizer que a dor se localiza entre o individuo que ama e seu objeto de amor. Devemos considerar que uma das maiores dificuldades para que a elaborao do sofrimento resultante da separao amorosa seja realizada que apesar de no existir mais nada que ligue aquele que ama ao seu objeto, a presena deste ainda se mantm na conscincia

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

79

Elen de Paula Ferreira

daquele. Fazendo com que o individuo tenha que matar dentro de si a imagem daquele objeto ora idealizado por ele. Porm, o processo de elaborao do sofrimento resultante da perda do amado (luto) gradativo e pode ser superado depois de determinado tempo (Freud, 1917). Aps o trajeto percorrido neste capitulo que abordou a reao do individuo diante da perda de seu objeto de amor e a dor psquica que esta separao provoca. Trataremos no captulo seguinte as sadas e os mecanismos de defesa adotados pelo Ego para superar o sofrimento.

AS SADAS ADOTADAS DIANTE DA SEPARAO

No tpico anterior abordamos o processo de luto realizado pelo Ego diante da perda amorosa. Vimos tambm como o sofrimento repercute em nosso psiquismo podendo ser considerado como uma dor psquica. Neste item, trataremos dos tipos de sentimentos e manifestaes vivenciadas pelos indivduos aps a separao de seu objeto de amor e quais as tentativas e mecanismos utilizados para que o sofrimento decorrente desta separao seja superado. Para tal, optamos por enfatizar as reflexes trazidas por Caruso (1981). Esta opo se deu devido importncia da viso metapsicolgica fornecida pelo autor atravs de sua obra, como tambm a relevncia de seus estudos com casais reais. Podemos considerar que um objeto de amor um elemento de identificao muito forte e quando a separao acontece, ocorre de fato uma mutilao do Ego. como se o indivduo perdesse sua identidade, fato que resulta na maioria das vezes em um grande desespero

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

80

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

que se manifesta atravs de casos de depresso, agressividade e at mesmo suicdio e crimes passionais. Em um processo de separao, a sintonia existente entre o Ego de um dos amantes com o Ego do outro ameaada de maneira radical. Assim, a reciprocidade que existia anteriormente de um Ego para o outro se transforma em um processo independente e muitas vezes contraposto. Essa uma das causas da fragilidade que na maioria das vezes assusta os indivduos que vivenciam a separao. Podemos dizer que a separao funciona como uma ecloso da morte psquica na vida dos seres humanos (Caruso, 1981). A separao repercute na conscincia humana como a morte em seu sentido literal. O sujeito tem que conviver com a dor desta morte devido necessidade de sobreviver a ela e para garantir sua sobrevivncia necessrio que faa com que o outro que vive dentro de si morra, alm de ter que lidar com uma questo bastante dolorosa que a de viver sua prpria morte na conscincia do outro. Ainda que o sujeito esteja vivo, ele apenas um cadver no outro. Assim, ambos os amantes pagam determinado preo, pois ao matar simbolicamente o Ego do outro, o prprio Ego tambm destrudo. Caruso (1981) ressalta que muitos amantes cometem suicdio para se livrarem da dor da separao. Para o autor, devemos considerar que a separao causa uma catstrofe na vida do casal, e a passagem ao ato, seja atravs do suicdio ou do assassinato do amante, pode representar uma incapacidade do indivduo de se defender do carter mortal da separao. O processo de desidentificao com o outro acontecer de maneira gradativa, pois se uma parte do Ego aparentemente se desvinculou, o Ego mutilado tem sua identidade perdida por um tempo. Quando a separao amorosa ocorre, o ego se angustia por um lado, mas por outro, se defende contra a angstia.

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

81

Elen de Paula Ferreira

Durante esse processo de defesa, acontecem vrios fenmenos que se assemelham aos mecanismos de defesa do Ego descritos por Anna Freud em O Ego e os mecanismos de defesa. Anna Freud em seu trabalho ressalta que enquanto a represso tem como objetivo anular a presso dos instintos que perturba a partir de dentro, a negao tem como finalidade paralisar a influncia da realidade externa. O Ego a fim de recuperar sua capacidade de vida aps a separao, utiliza estratgias de fuga e de defesa. Estas so divididas pelo autor em regressivas e progressivas, uma vez que, a fim de se recuperar o Ego realiza, primeiramente, um movimento de recuo para depois expandir. Os critrios utilizados sejam para a progresso ou para a regresso, so bastante ambguos, uma vez que, no dependem somente do ponto de vista gentico, mas tambm, do ponto de vista social (Caruso, 1981). Assim, enquanto no aspecto gentico, o Ego est em constante desenvolvimento ou retrocesso, as normas que regem esta oscilao, so de natureza social, pois o principio de realidade est instalado no mundo humano. Pode-se dizer a partir das reflexes de Caruso que, por mais que o Ego adote medidas progressivas ou regressivas, o que existe uma tentativa de encontrar uma nova identidade, pois o modo de vida anterior que era proporcionado pela unio com o outro foi rompido, tornando o Ego mutilado. Neste sentido, para que encontre seu lugar no mundo, o Ego ter que construir novos ideais e trilhar por novos caminhos, mas por outro lado, dever se sentir idntico ao Ego anterior, e para que isto seja possvel, dever manter fora de si o principal daquilo que acaba de morrer. Esta ltima medida a ser adotada pelo Ego a mais difcil, uma vez

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

82

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

que, se o corte causado pela separao for muito profundo, o Ego pode perder toda a sua autoestima e confiana. A partir das reflexes propostas at o momento, trataremos agora mais especificamente das foras de defesa, enumerados por Igor Caruso (1981), que so adotadas pelo Ego na tentativa de sobreviver tragdia causada pela separao.

FORAS DE DEFESA DO EGO: UMA TENTATIVA DE SOBREVIVER SEPARAO

A finalidade de expor os mecanismos de defesa do Ego se deve ao fato da importncia em perceber o esforo realizado pelo Ego para que a morte do amado na conscincia daquele que ama, no se transforme em uma morte da conscincia ou em uma morte fsica. O autor ressalta que seu objetivo no o de expor um esboo dos mecanismos de defesa, mas sim, de apresentar as defesas adotadas pelo Ego em uma circunstncia bem especfica, o da separao. Esses mecanismos no so totalmente separados como sero apresentados e muito menos possuem uma ordem cronolgica. Eles se misturam e em alguns momentos podem at mesmo ficar em situao de embate. Caruso denomina a agressividade como sendo o primeiro mecanismo de defesa adotado pelo Ego aps a separao. Para o autor, a agressividade faz com que surja uma desvalorizao do objeto perdido. Por mais que a conscincia fizesse o registro de aspectos negativos daquele que se foi, na realidade ele correspondia fortes expectativas do Ideal de Ego. Assim, sua imagem deve ser desvalorizada para que o Ego se reconcilie com um Ideal de Ego abalado e possa sobreviver.

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

83

Elen de Paula Ferreira

Podemos dizer, a partir das reflexes propostas por Caruso (1981) que a agressividade pode ser considerada um mecanismo de defesa, uma vez que faz com que o amor se transforme em dio possibilitado assim, uma desidentificao com o objeto que se foi. Trata-se de uma maneira mais segura de fazer com que a morte do objeto de amor na conscincia seja definitiva, alm de aceitvel para o Ego. Outro mecanismo de defesa adotado pelo Ego a indiferena. Segundo o autor, durante as reaes separao por ele examinadas pode-se observar curtos perodos de indiferena. Este mecanismo pode ser traduzido atravs da expresso estou pouco me importando. Caruso (1981), ressalta que a indiferena da qual ele trata em seu trabalho no aquela duradoura que se instala aps a elaborao da separao mas sim a inibio afetiva presente no prprio processo de elaborao da separao. Existiriam vrios fatores genticos responsveis por essa indiferena. O primeiro deles diz respeito ao esgotamento afetivo, que ocorre em qualquer situao de absoro afetiva muito intensa. Ao tomar Freud (1926) como referncia, essa inibio do afeto ocorre tambm na clssica elaborao do luto.

Tanto o luto, quanto supresso do afeto, a represso das fantasias sexuais e a agressividade crescente so caractersticas da elaborao da separao. Nessas dificuldades, o Ego tem suas energias to diminudas que se v obrigado a restringir seus gastos em muitos setores. (p. 120)

Segundo Caruso (1981), a indiferena acompanha de maneira parcialmente clara a elaborao da separao. At mesmo porque se assemelha com uma retirada ou evaso, j que, a pessoa que se separou procura evitar uma realidade psquica que lhe oferea ameaa. No Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010 84

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

decorrer da elaborao da separao surge uma alternativa a indiferena. Referimo-nos aqui ao processo denominado de fuga para adiante, que se efetiva a partir do exerccio de uma atividade permitida pela sociedade, como o trabalho, por exemplo, ou por uma mania por diverses. comum que ocorra uma disposio, mesmo que secundria, a leviandade, atravs de uma atividade que proporcione satisfao. Devemos considerar que a indiferena, anteriormente descrita, tambm se refere a uma leviandade, uma vez que provoca a inibio do afeto. Porm, pensando a partir de uma estrutura social, o desempenho, faz com que a afirmao do Ego seja garantida uma vez que, funciona como substituto da satisfao libidinal, desse modo, juntamente com a indiferena, a realizao de atividades externas pode ser considerada como o mecanismo de defesa preferido. Depois de superado o primeiro ataque de desespero, alguns indivduos demonstram uma inacreditvel intensificao no seu desempenho. Isso se d porque a ansiedade por trabalhar proporciona satisfaes secundrias alm de ser socialmente muito valorizada e elogiada. Por outro lado, Caruso salienta que se considerarmos que nossa estrutura social provoca uma alienao do individuo com relao ao seu trabalho, por trs dessa ansiedade pelo trabalho pode existir uma maneira de suicdio velada. Pode-se dizer tambm que a intensificao do desempenho funciona como um instrumento de represso perfeito. Existe um outro tipo de urgncia de atividade que tem como objeto o amante ausente, porm essa urgncia menos repressiva e mais compensadora. Estamos nos referindo aqui a compulso de escrever e do desejo de ser prestativo, uma vez que funcionam como uma maneira de compensao simblica da separao. Pode-se perceber em alguns casos uma preocupao ativa que se manifesta atravs da escrita de vrias cartas, entregas de presentes na tentativa de continuar fazendo parte, mesmo que a distancia, da vida do outro. Para Caruso, todos

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

85

Elen de Paula Ferreira

estes fatos alm de fazerem parte do mecanismo de defesa contra a separao, combinam-se especialmente para que o prazer seja prolongado.

O tempo todo, ele minha nica ocupao. Escrevo para ele, penso nele, mando-lhe livros que possam lhe agradar; muitas vezes chego at a pensar que ele existe mais na minha conscincia do que na realidade. Na realidade ele continua com seus hbitos triviais: dorme, fuma, l o jornal; mas dentro de mim, vive com intensidade. (p. 125)

Considerando que a quantidade de libido captada pelo objeto amoroso proporcionalmente igual ao sentimento de amor, quando uma relao amorosa interrompida cria-se uma situao catastrfica para a economia instintiva. Pensando a partir de um ponto de vista energtico, o fato de a paixo corresponder a uma idia supervalorizada, segundo as literaturas psiquitricas e psicanalticas, representa uma utilizao enorme da libido, uma vez que esta foi direcionada para um Ideal do Ego que passou a ser nico e especial e que agora precisa ser desconstrudo. Sendo assim, o Ego encontrar pela frente uma tarefa bastante difcil e dolorosa, realocar a energia que era canalizada em um Ideal que acaba de ser desfeito. Existe um outro tipo de vivncia que considerado muito importante uma vez que finaliza o processo ao qual podemos nomear de elaborao da separao. Estamos nos referindo aqui quele que Caruso (1981) chamou de formao de ideologias. Esta vivncia consiste em um tipo de racionalizao do elemento afetivo onde vrias caractersticas do objeto perdido podem ser introjetadas por aquele que sofre, passando a fazer parte de seu Ego. Assim, a necessidade do objeto de amor se transforma em uma virtude. possvel que indiretamente a separao enriquea o Ego do indivduo separado devido s marcas permanentes e inapagveis(?)

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

86

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

deixadas na representao ideal. Dessa maneira, podemos dizer que a separao favorece de maneira bastante sutil a formao de ideologias. A partir das reflexes propostas por Caruso (1981) podemos perceber que ao mesmo tempo em que a formao de ideologias resulta em um fortalecimento do Ego, ela podese tornar um processo bastante perigoso. Isto se deve ao fato de que em determinadas situaes, as ideologias do objeto de amor que se foi, podem ser introjetadas sem uma elaborao prvia, ou at mesmo o sujeito que vivencia a separao pode responder a ausncia de seu objeto de amor com a formao de ideologias que ainda dependam da imagem ideal. Desse modo, se o Ego foi marcado pela imagem ideal do objeto de amor que se foi, necessrio que a libido se separe dessa imagem ideal a fim de oferecer ao Ego novos ideais. Para o nosso autor, a busca pelos ideais do Ego, objetiva a satisfao do Id e a formao de ideologias, especialmente na fuga atravs de atividades. Por isso, podemos dizer que as formaes ideolgicas desenvolvem uma funo muito importante nas obras de arte, nas pesquisas cientficas, ocupaes sociais e polticas, dentre outras. Assim, elas podem at mesmo propiciar uma prtica revolucionria, uma vez que, fazem com que vises conformistas do mundo sejam criticadas. As ideologias tm uma outra tarefa que a de canalizar as energias liberadas. Neste sentido, consideram a separao como imprescindvel para que a sublimao ocorra. Este fato acontece sempre que a transferncia da libido se afasta muito do objeto perdido e se racionaliza devido presso social para que o indivduo realize um desempenho adequado. A partir disso:

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

87

Elen de Paula Ferreira

[...] certas formaes ideolgicas tem especial importncia enquanto reforo da presso do Super-Ego sob pretexto da ordem social, do arrependimento ou do consolo filosfico religioso. (p. 133)

A dor e o sofrimento causados pela separao so apresentados e recebidos com algo socialmente necessrio alm de serem considerados de extrema importncia do ponto de vista moral. Vrios argumentos so utilizados para que tal aceitao ocorra como, por exemplo, o de que tudo passageiro. Deste modo:

bem possvel que se d tragdia individual uma ao catrtica, apresentando-a aos olhos da humanidade como exemplo e exortao; enquanto isso, a criao de mitos busca tranqilizar a conscincia trgica e continuar seu trabalho de socializao, atravs da esperana escatologia ou ainda numa utopia de cunho social. (p.133) numa

Aps um estgio inicial onde a relao foi idealizada e aconteceu a frustrao, podemos perceber com grande frequncia que, existe uma negao por parte do sujeito da importncia desta relao acabada.

Dizer que eu desperdicei anos da minha vida, que eu quis morrer, que tive meu amor maior por uma mulher que nem se quer me agradava, que nem sequer era meu tipo! (Proust apud Gori, 2006, p. 127)

Esta negao acontece diante dos outros e principalmente quando o individuo comea um novo relacionamento aps a separao. Ao mesmo tempo, ocorre tambm uma crena

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

88

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

subjetiva de que o novo objeto de amor que corresponde realmente ao primeiro homem ou a primeira mulher de sua vida. Este fato diz respeito ao condicionamento social que exige das relaes de intimidade uma subordinao ao casamento, ou a um grande amor (Caruso, 1981). Desse modo, a fim de manter a integridade e identidade do Ego, necessrio dar pouca importncia a relao amorosa anterior. O fato de negar a importncia da relao anterior ao iniciar novas unies s tem uma utilidade visvel que a de auxiliar na conservao da integridade do individuo, fazendo com que sua auto-estima aumente alm de fortalecer o Ego. Assim, quando se diminui a fonte da recordao geradora de sofrimento, a nova fonte de prazer crescer.

[...] a recordao e o desejo a ela inerente permanecem conscientes mas podem se tornar inofensivos atravs do processo de negao; o signo negativo permite a continuidade do Ego consciente na recordao e, ao mesmo tempo, sua descarga atravs da negao. (p. 129-130)

Tendo Caruso (1981) como referncia, podemos considerar que a negao funciona como uma represso imperfeita, uma vez que o contedo, apesar de no ser reconhecido, permanece racionalmente presente. Por mais que aquilo que negado permanea do ponto vista afetivo nos limites do reprimido, do ponto de vista intelectual o contedo ainda aceito. A negao pode ser considerada um smbolo direto da separao. A partir dela manifesta-se o reconhecimento do inconsciente por parte do Ego atravs de uma frmula negativa. Por outro lado, o total reconhecimento do separado e do negado depende de uma conscienciao integral, o que insuportvel conscincia uma vez que, seria posta frente a um

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

89

Elen de Paula Ferreira

conflito insolvel. O que a conscincia faz, de certa maneira, uma tentativa de ver no objeto anterior apenas um dado antigo e sem importncia, em outras palavras, tenta coloc-lo como uma pequena perturbao etapa da vida que se inicia. A separao pode ser comparada a um assassinato, uma vez que se trata de uma separao da unidade ertica. Porm, se o individuo que perdeu seu objeto de amor sobreviver ao desespero ocasionado por essa trgica situao, necessrio que se apegue esperana. Essa esperana se manifesta na vida daqueles que sofrem a dor da separao como uma possibilidade de conseguirem continuar vivendo apesar de no ter mais o objeto de amor. Os apaixonados, que agora vivenciam esse sofrimento da separao, percebem em determinado momento que ao contrrio do que acreditavam o objeto perdido no era condio a sua sobrevivncia e por esse motivo podem seguir em frente. Apesar de o fato de ter esperana em uma vida nova manter a idia da vida anterior ligada a vivncia de morte, ela funciona como um sonhar acordado, ou seja, uma realizao dos desejos e tambm uma afirmao do Ego. Esse sonhar acordado proposto pelo Ego pode ser tornar uma utopia, porm no h problema algum se considerarmos que a utopia funciona como uma pr-condio para que os desejos humanos sejam realizados de maneira real e concreta. Conclui-se a partir das reflexes propostas acima que a perda de um objeto amado causa uma ameaa prpria identidade na medida em que significa uma maneira de vivenciar a morte. A separao tem o carter de uma tragdia na vida do ser humano, o que possivelmente explica o fato de muitas pessoas no suportarem tal dor que de carter mortal e cometerem atos como suicdio ou assassinato. Portanto, falar sobre a separao de pessoas que se amam dizer de uma experincia de morte para indivduos que ainda esto vivos.

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

90

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

Vimos tambm que o Ego a fim de sobreviver separao e dar um novo sentido ao seu destino utiliza-se de algumas estratgias a fim de construir um novo caminho a trilhar. E por mais que em alguns momentos as estratgias adotadas parecem causar uma regresso do Ego ao estado de sofrimento causado pela separao, a finalidade de que se quebre os ideais anteriores e se construa novos ideais. Essa desconstruo e reconstruo so fundamentais para que o Ego se fortalea e possa seguir a diante. Por fim, podemos afirmar que, para o homem suportar viver na limitao e conviver com a separao, ele precisa no s se desidentificar com o objeto de amor perdido, assim como vimos no processo de elaborao do luto, necessrio tambm que aquele que sofre a dor da separao faa uma tentativa de dar uma outra interpretao a sua prpria vida a partir da construo de novos ideais.

CONCLUSES

Este trabalho partiu da premissa de que a separao amorosa ocasiona, em alguns casos, dor ou sofrimento para o apaixonado que muitas vezes to intenso que pode tornar-se insuportvel e com um carter mortfero. O que pode ser comprovado pela realidade nos jornais, revistas e na clnica. Tendo-se em vista este pressuposto, o principal objetivo deste trabalho foi o de compreender o funcionamento subjetivo psquico, que faz com que a perda de um objeto amoroso seja vivenciada de maneira to dolorosa pelos seres humanos, alm de apresentar algumas, possveis, reaes humanas frente separao amorosa. Esta constituiu, portanto, a problemtica que direcionou as investigaes deste trabalho.

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

91

Elen de Paula Ferreira

Assim, inicialmente, a construo do trabalho se deu a partir das contribuies de Freud, acerca da escolha do objeto de amor, para que em seguida pudssemos compreender melhor porque a perda desse objeto resulta em tanto sofrimento. A princpio constatamos que a escolha do objeto de amor constitui uma atualizao das experincias amorosas vivenciadas na infncia. A separao do objeto ao qual amamos vivenciada de maneira to dolorosa por ns seres humanos, por se tratar de um retorno a uma separao originria. Idealizamos um objeto, atribumos a ele vrios valores e criamos a seu respeito expectativa de que ele poderia ocupar o lugar do objeto perdido na infncia, e assim poderamos ento recuperar o nosso narcisismo infantil perdido. Porm quando percebemos que nossa falta no pode ser tamponada por este objeto ao qual tnhamos tantas esperanas de ser aquele que nos completaria, percebemos a nossa incompletude, e ento surge o sofrimento e a desiluso, afinal de contas no perdemos apenas o objeto de amor, mas tambm a iluso de que ele poderia nos proporcionar uma felicidade completa. Assim, podemos dizer quer revivemos uma dor que j sentimos e perdemos um objeto que acreditvamos poder amenizar essa dor, causada pela separao infantil. Propusemos algumas reflexes acerca da paixo que nos fizeram constatar seu carter psicopatolgico, uma vez que ela se relaciona ao carter de excesso e transbordamento. Percebemos tambm, que a paixo se relaciona com sofrimento, pois aquele que se encontra em um estado de apaixonamento, necessariamente, fica exposto ao risco do abandono. O indivduo acometido pela paixo perde sua individualidade devido ao fascnio que o outro exerce sobre ele. Deste modo, podemos dizer que a paixo pode-se tornar um sentimento doloroso e at mesmo patolgico, uma vez que o apaixonado perde a sua individualidade, a sua identidade e tambm a razo.

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

92

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

Partindo do pressuposto de que a perda do objeto amoroso na vida adulta nos remete a uma perda infantil e que o estado de sofrimento em que se encontra o apaixonado aps ter se separado de seu objeto de amor deve ser considerado como originrio, podemos concluir que a separao no conseqncia da paixo amorosa, mas sim antecede o seu aparecimento. A paixo surge como tentativa de suprir a falta ocasionada pela separao sofrida, pelo indivduo de seu objeto de amor ou cuidador, ainda na infncia. Assim, a paixo resultante da separao. Vimos tambm, a partir das contribuies de Freud, como se d o processo ao qual ele denominou luto, que consiste na reao humana diante da perda de um objeto ao qual se estima. Apesar de o autor tratar da perda atravs da morte fsica, podemos constatar que o processo vivenciado pelo indivduo aps a separao amorosa, bastante semelhante ao luto, uma vez que nos dois casos, seja a separao causada pela morte fsica ou a separao amorosa, existe uma exigncia de retirada de libido das ligaes que o individuo tinha com seu objeto de amor e uma capacidade de reinvestir em outros objetos. Percebemos que, tendo como norte as reflexes propostas por J-D Nasio, a separao amorosa pode ser compreendida como uma dor psquica, uma vez que, a dor representa a autopercepo de uma tenso totalmente fora de controle inserida em um psiquismo transtornado. Pode-se dizer que o que ocorre aps a separao um desequilbrio de energia em nosso psiquismo, pois toda libido que era direcionada a um objeto dever ser redirecionada ao Eu. Deste modo, o indivduo que antes fazia um investimento libidinal no objeto de amor ter que se haver com esta energia e encontrar para ela um novo destino. possvel constatar tambm que a dor uma reao de defesa do Eu que, aps ser afetado por um estado traumtico causado pelo rompimento do lao que nos une ao objeto de amor, tenta se reencontrar.

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

93

Elen de Paula Ferreira

Chegamos tambm a concluso de que a separao amorosa causadora de tamanho sofrimento, devido identificao existente entre o apaixonado e seu objeto de amor ser muito forte e quanto essa ligao se rompe como se o sujeito que vivencia a separao tivesse seu Ego mutilado, perdesse sua identidade. Assim, podemos retornar a considerao feita por Freud de que quando se escolhe a via do amor como busca da felicidade, o ser humano corre um grande risco, uma vez que, cria-se uma dependncia desse objeto que caso venha a ser separado dele pode vivenciar um sofrimento extremo. Investigamos, neste trabalho, alguns sentimentos e manifestaes vivenciadas por indivduos que se separam de seu objeto de amor e apontamos tambm algumas sadas adotadas pelo Ego a fim de superar o sofrimento decorrente deste fato. A partir das reflexes propostas pelo psicanalista Igor Caruso, pudemos perceber ento que a separao funciona como uma espcie de morte psquica na vida dos seres humanos e para que o apaixonado sobreviva a essa dor, necessrio que mate em sua conscincia aquele outro que ainda vive. Porm, esta uma tarefa que tambm ocasiona muito sofrimento pois, alm de ter que fazer morrer o outro em sua conscincia, o apaixonado ter que lidar com sua prpria morte na conscincia do outro. Deste modo, ao matar o Ego do outro, o prprio Ego tambm morrer. Para superar esse sofrimento o Ego cria alguns mecanismos de defesa que funcionam como uma tentativa de encontrar um novo lugar no mundo, de trilhar por novos caminhos que independam da existncia daquele objeto perdido. Assim, os mecanismos de defesa so criados para que o Ego se refaa e possa at mesmo amar novamente, pois, o amor tambm uma tentativa de cura de uma separao original. importante salientar que a vida humana permeada por um fracasso, uma falta, na medida em que no conseguimos alcanar uma completude, nem uma plena felicidade. Deste modo, se o indivduo insere em sua vida a dimenso da falta reconhecendo-se como um ser

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

94

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

castrado, poder amar de maneira saudvel uma vez que, no colocar o amor como caminho para felicidade. Para finalizar, devemos ressaltar que durante o decorrer deste trabalho, principalmente enquanto investigvamos o carter de sofrimento mortificante ocasionado pela separao, nos atentamos para vrios casos de crimes, como assassinato, suicdio, seqestro, adotados como uma sada desesperada de muitos indivduos que se depararam com a dor da separao. Deixamos, portanto, em aberto a possibilidade de dar continuidade as nossas investigaes a partir de uma nova perspectiva, a dos crimes passionais.

REFERNCIAS

BARTHES, Roland. Fragmentos do discurso amoroso. Rio de Janeiro: F. Alves, 1998. BERLINCK, Manoel Tosta. O que psicopatologia fundamental. In: Psicologia: Cincia e Profisso, Braslia, DF, v.17, n.2, p.13-20, 1997. CAMARGOS, Suzana Mrcia Braga. Reflexes sobre o amor. In: GONTIJO, Thais et al. A escrita do analista. Belo Horizonte: Autentica, p.107-112, 2003. CARUSO, Igor. A separao dos amantes: uma fenomenologia da morte. So Paulo: Diadorim: Cortez, 1981. FREUD, S. Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud. 2 Ed. Rio de Janeiro: Imago, 1987. ______. (1926[1925]) Inibies, Sintomas e Ansiedade. Vol. 20. _____. (1914) Sobre o narcisismo: uma introduo. Vol. 14. ______. (1917[1915]) Luto e Melancolia. Vol. 14. ______. (1930 [1929]) O mal-estar na civilizao. Vol. 21. GORI, Roland. A lgica das paixes. In: RUDGE, Ana Maria (Org.). Traumas. So Paulo: Editora Escuta, p.124-140, 2006. Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010 95

Elen de Paula Ferreira

GORI, Roland. Lgica das paixes. Rio de Janeiro: Campo Matmico, 2004. KRISTEVA, Jlia. Histrias de amor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. LOPES, Maria Madalena de Freitas. Conceito de amor em psicanlise. So Paulo: Hacker Editores: Cespuc, 1997. MILAN, Betty. O que amor. So Paulo: Brasiliense, 1983. NASIO, Juan-David. O livro da dor e do amor. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997. PEREIRA, Mrio Eduardo Costa. A paixo nos tempos do DSM: sobre o recorte operacional do campo da psicopatologia. In.: PACHECO FILHO, Raul Albino; COELHO JNIOR, Nelson; ROSA, Miriam Debieux (Orgs.). Cincia, pesquisa, representao e realidade em psicanlise. So Paulo: Casa do Psiclogo: EDUC, 2000. ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionrio de psicanlise. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1998.

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

96

A separao amorosa: uma abordagem psicanaltica

LA SPARATION AMOUREUSE: LABORDAGE PSYCHANALYTIQUE RSUM: Dans ce travail, nous abordons la souffrance lie la sparation amoureuse partir du rfrentiel thorique de la psychanalyse, plus spcifiquement Freudiene. Ils ont t discuts, initialement, les mcanismes qui dirigent la personne dans le choix d'un objet amoureuse tant que choix narcsique, au dla de prsenter quelques considrations sur la passion amoureuse, en soulignant leur caractre dmesure. Ensuite, nous traitons de la raction humaine devant la perte d'un objet d'amour. Finalement, nous abordons les tentatives de l'Ego de dpasser la souffrance dchane par la sparation. MOTS-CLS: Psychanalyse. Objet d'amour. Narcissisme. Sparation. Souffrance.

THE LOVING SEPARATION: A PSYCHOANALYTIC APPROACH ABSTRACT: In this work, we approach the decurrent suffering of the loving separation from the theoretical referencial of the Freuds psychoanalysis. They had been argued, initially, the mechanisms that direct the individual in the choice of a loving object while I will choose narcsica, beyond presenting some consideraes on the loving passion, emphasizing its desmedida character of. After that, we deal with the reaction human being front to the loss of a love object. Finally, we approach the attempts of the Ego to surpass the suffering unchained for the separation. KEYWORDS: Psychoanalysis. Object of love. Narcissism. Separation. Suffering.

Recebido em 23/01/2010 Aprovado em 25/04/2010

2010 Psicanlise & Barroco em revista Ncleo de Estudos e Pesquisa em Subjetividade e Cultura/CNPq UFJF. www.psicanaliseebarroco.pro.br Programa de Ps-Graduao em Memria Social UNIRIO. Memria, Subjetividade e Criao. www.memoriasocial.pro.br/proposta-area.php revista@psicanaliseebarroco.pro.br www.psicanaliseebarroco.pro.br/revista

Psicanlise & Barroco em revista v.8, n.1: 56-97, jul.2010

97

Vous aimerez peut-être aussi