Vous êtes sur la page 1sur 5

Ficha de catalogao na publicao Alcntara Neto, Pedro Telefonia, EDUPE, Recife, 2008.

ISBN:

DEDICATRIA
A Deus e a minha famlia, com muito carinho, pelo apoio e inspirao sempre presentes.

Se voc diverge de mim, no meu inimigo, voc me completa. Dom Hlder Cmara

AGRADECIMENTOS
Agradecemos a todas as pessoas que colaboraram na realizao deste projeto de curso de Engenharia de Telecomunicaes da Escola Politcnica de Pernambuco - UPE.

INTRODUO
O presente livro se destina a ser usado como um livro texto para um curso de Engenharia de Telecomunicaes, nas disciplinas de Telefonia I, Telefonia II e Redes de Comunicao de Faixa Larga, com durao de trs semestres, sobre a teoria dos seus contedos programticos. Admite-se que o leitor tenha tido um curso anterior de princpios de telecomunicaes e linhas de transmisso, ou possua conhecimentos sobre telecomunicaes no nvel que normalmente exigido em cursos de engenharia. Alm de uma familiarizao com os conceitos de telecomunicaes, e rede de comunicao de dados, exige-se um conhecimento de clculo. O livro resultou da experincia do autor, acumulada por mais de trs dcadas, em ministrar cursos sobre telecomunicaes a estudantes de engenharia eletrnica e de engenharia de telecomunicaes na Escola Politcnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco e exercendo atividades de engenharia de telecomunicaes nas empresas do sistema Telebrs e em outras empresas privadas na mesma rea. Embora este trabalho seja orientado para os estudantes de engenharia, tambm adequado aos alunos de cursos tcnicos em reas afins. O material apresentado neste livro totalmente adequado a qualquer curso de telecomunicaes seja em nvel mdio ou em graduao em engenharia.

No primeiro captulo feita uma breve reviso geral da rede de acesso de terminais telefnicos.

O captulo segundo trata da rede telefnica metlica. O captulo terceiro trata do dimensionamento da rede telefnica metlica. A opticalizao dos meios de acesso tratada no captulo quarto. A rede ptica est descrita detalhadamente no captulo quinto. A rede de CATV est mostrado no captulo sexto. A rede inteligente tratada com detalhes no captulo stimo. No captulo oitavo tratamos da rede digital de servios integrados. A rede de gerencia tratada no captulo nono. No captulo dcimo tratada a rede de acesso digital assimtrico.

Acreditamos que, com esta publicao estamos atendendo, de alguma forma, as necessidades dos nossos alunos em uma rea desprovida de livros textos em nosso idioma.

Recife, 12 de janeiro de 2008. Pedro de Alcntara Neto Professor Departamento de Engenharia Eltrica Escola Politcnica de Pernambuco Universidade de Pernambuco

Vous aimerez peut-être aussi