Vous êtes sur la page 1sur 5

Dinmica No estudo do movimento, a cinemtica, prope-se descrev-lo sem se preocupar com as suas causas.

Quando nos preocupamos com as causas do movimento, estamos entrando em uma rea da mecnica conhecida como dinmica.

Da dinmica, temos trs leis em que todo o estudo do movimento pode ser resumido. Essas leis so conhecidas como as leis de Newton:

Primeira lei de Newton - a lei da inrcia Segunda lei de Newton - o princpio fundamental da dinmica Terceira lei de Newton - a lei da ao e reao

A primeira lei de Newton descreve o que ocorre com os corpos que esto em equilbrio. A segunda lei explica o que ocorre quando no h o equilbrio, e a terceira lei mostra como o comportamento das foras quando temos dois corpos interagindo entre si. Para o entendimento dessas leis, necessrio conhecer alguns conceitos fsicos muito importantes, como fora e equilbrio.

Observe a sua situao nesse exato momento: provavelmente voc est sentado em uma cadeira lendo esse texto. Nesse momento existem foras agindo sobre voc: elas vm da cadeira, do cho e de algum outro objeto em que esteja encostado. Observe que, mesmo com a existncia dessas foras, voc continua parado. Isso ocorre porque elas esto se cancelando. Podemos dizer, portanto, que voc se encontra em equilbrio. O repouso no a nica situao de equilbrio possvel. Imagine-se de p em um nibus em movimento: se ele acelerar, frear ou fizer uma curva, voc pode acabar se desequilibrando e caindo. Mas existe um caso que, mesmo com o nibus em movimento, no haver perigo nenhum de voc cair. Isso acontecer caso o nibus execute um movimento retilneo e uniforme (em outras palavras, quando ele se movimenta em linha reta e com velocidade constante). Nessa situao, podemos dizer que o nibus est em equilbrio.

Os dois casos exemplificados anteriormente ilustram situaes de corpos em equilbrio. O primeiro mostra o equilbrio dos corpos em repouso, que conhecido como equilbrio esttico. O segundo mostra o equilbrio dos corpos em movimento, que conhecido como equilbrio dinmico. Nos dois casos temos algo em comum que define a situao de equilbrio, e esse algo em comum o fato de que todas as foras que esto atuando estarem se anulando. Portanto:

O equilbrio ocorre em toda a situao em que as foras atuantes em determinado corpo se cancelam. A primeira lei de Newton - a lei da inrcia Na natureza, todos os corpos apresentam certa resistncia a alteraes no seu estado de equilbrio, seja ele esttico ou dinmico. Imagine que voc tenha que chutar duas bolas no cho: uma de vlei e uma de boliche. claro que a bola de vlei ser chutada com mais facilidade que a de boliche, que apresenta uma maior resistncia para sair do lugar. maior tendncia em se manter em equilbrio, ou ainda, apresenta uma maior inrcia. Define-se inrcia como uma resistncia natural dos corpos a alteraes no estado de equilbrio.

A primeira lei de Newton trata dos corpos em equilbrio e pode ser enunciada da seguinte forma:

Quando as foras atuantes em um corpo se anulam, ele permanecer em repouso ou em movimento retilneo uniforme.

Um objeto que repousa sobre sua mesa, por exemplo, est em equilbrio esttico, e tende a ficar permanecer nessa situao indefinidamente. No caso dos corpos em movimento, podemos imaginar um carro em movimento que freia bruscamente. Os passageiros sero lanado para frente porque tendem a continuar em movimento. Fora Resultante No nosso cotidiano, impossvel encontrar um corpo sobre o qual no existam foras atuando - s o fato de vivermos na Terra j nos submete fora da gravidade. Muitas vezes essas foras se anulam, o que resulta em equilbro. Em outros casos, a

resultante das foras que atuam sobre um corpo diferente de zero. Quando isso ocorre, o resultado dessas foras definido como fora resultante.

A determinao de uma fora resultante no algo simples, j que se trata de uma grandeza vetorial. Isso quer dizer que uma fora definida por uma intensidade, uma direo e um sentido. Como a fora se trata de uma grandeza vetorial, no podemos determinar a fora resultante utilizando a lgebra com que estamos acostumados. preciso conhecer um processo matemtico chamado de soma vetorial. A seguir, esto ilustrados os casos mais conhecidos para a determinao da fora resultante de duas foras aplicadas em um corpo. Caso 1 Foras com mesma direo e sentido.

Caso

Foras

perpendiculares.

Caso

Foras

com

mesma

direo

sentidos

opostos.

Caso

Caso

Geral

Com

base

na

lei

dos

Cossenos

A Segunda lei de Newton Quando diversas foras atuam em um corpo e elas no se anulam, porque existe uma fora resultante. E como se comporta um corpo que est sob a ao de uma fora resultante? A resposta foi dada por Newton na sua segunda lei do movimento. Ele nos ensinou que, nessas situaes, o corpo ir sofrer uma acelerao. Fora resultante e acelerao so duas grandezas fsicas intimamente ligadas. A segunda lei de Newton tambm nos mostra como fora e acelerao se relacionam: essas duas grandezas so diretamente proporcionais. Isso quer dizer que, se aumentarmos a fora, a acelerao ir aumentar na mesma proporo. A relao de proporo entre fora e acelerao mostrada a seguir.

Onde o smbolo de proporo. Para que possamos trocar a proporo por uma igualdade, precisamos inserir na equao acima uma constante de proporcionalidade. Essa constante a massa do corpo em que aplicada a fora resultante. Por isso, a segunda lei de Newton representada matematicamente pela frmula:

A segunda lei de Newton tambm nos ensina que fora resultante e acelerao sero vetores sempre com a mesma direo e sentido.

Unidades de fora Fora Massa - quilograma (kg).

massa

no Sistema newton

Internacional. (N).

A terceira Lei de Newton A terceira lei de Newton nos mostra como a troca de foras quando dois corpos interagem entre si, seja essa interao por contato ou por campo. Segundo a terceira lei, se um corpo faz uma fora em outro, imediatamente ele receber desse outro corpo uma fora de igual intensidade, igual direo e sentido oposto fora aplicada, como mostrado na figura a seguir.

Vous aimerez peut-être aussi