Vous êtes sur la page 1sur 8

Disciplina: Laboratrio de Comunicaes I

Data: 05/08/2011 Aluno: Jederson Silva Bsico sobre Redes Eltricas.

1. Introduo Neste trabalho falaremos sobre as redes eltricas e suas particularidades. Faremos um breve estudo sobre redes de corretes e tenso contnua, conhecidas como CC e tambm sobre as redes de correntes e tenso alternadas, conhecidas como CA.

2. Redes CC.

Nas redes CC os valores da corrente e da tenso possuem sempre valores positivos. Curiosamente existem dois tipos de correntes continuas: constante e pulsante. A corrente contnua constante e caracterizada por no variar no tempo, o grfico abaixo exemplifica bem essa afirmao:

A corrente contnua pulsante variante no tempo, sendo representada graficamente atravs de pulsos no tempo. A figura abaixo representa a corrente contnua pulsante.

Esse tipo de corrente geralmente encontrada nos retificadores de corrente alternada, da qual falaremos posteriormente.

Neste tipo de rede eltrica a corrente flui, por conveno, do polo positivo (+) para o polo negativo (-), ou seja, as baterias, que so as fontes geradoras, possuem dois polos, um positivo e um negativo. Existe uma concepo errnea em relao s redes eltricas continuas, de que elas no representam perigo, porm sabemos que dependendo do valor da diferena de potencial existente, pode-se sofrer um choque eltrico se o indivduo no estiver isolado. Cada indivduo possui uma resistncia eltrica, porm uma vez que ocorra a ruptura dessa barreira a corrente eltrica comea a fluir atravs do corpo. As primeiras redes eltricas projetadas funcionavam atravs de corrente contnua, porm por possurem perdas muito grandes medida que se distanciava da fonte, alm dos altos custos envolvidos a utilizao se tornou no vivel economicamente. 3. Redes eltricas Alternadas Nas redes eltricas alternadas, ao contrrio das contnuas, a tenso e a corrente variam com o tempo e os valores de amplitude do sinal eltrico alternam entre valores positivos e valores negativos. A figura abaixo exemplifica esse comportamento:

Nesse tipo de rede as perdas so menores, pois possvel elevar a tenso de forma que a corrente diminui o que reduz as perdas por efeito joule e tambm permite a utilizao de cabos com bitolas menores reduzindo o custo o que a torna

muito mais vivel economicamente do que a rede por sinais eltricos contnuos. No Brasil o sinal eltrico alternado possui uma frequncia de 60Hz. Nas Hidroeltricas as tenses eltricas geradas so da ordem de 69 KV trifsica (com defasagem de 120 de uma fase para outra), quando o sinal chega a uma cidade, passa pelas subestaes abaixadoras, onde a tenso reduzida para 13.8 KV, posteriormente esse sinal passa pelos transformadores de tenso onde reduzido para 380 Volts entres as fases e consequentemente e distribuda para uso da populao a 220 Volts monofsica, tenso entre a fase e o neutro nas regies Norte e Nordeste do pas.

Subestao abaixadora

4. Porque a frequncia da rede eltrica 60 Hz;

Correntes induzidas geradas pelo movimento do rotor de um gerador.

Como dito anteriormente a frequncia da rede no Brasil da ordem de 60 Hz, o motivo bem simples. Os sinais so gerados por enrolamentos induzidos os quais giram conforme a velocidade dos eixos dos geradores nas hidroeltricas, o movimento circular se deve velocidade com que as guas giram hlices conectadas ao eixo desses geradores, logo o primeiro motivo pela qual a tenso 60 Hz deve-se a um fator mecnico, pois a velocidade das hlices devido s guas limitada. Portanto essa velocidade insuficiente para produzir frequncias mais elevadas e tambm devemos levar em considerao a inrcia dos rotores, pois as dimenses desses geradores so bem elevadas.

A figura abaixo a seguir esclarece melhor o que foi dito anteriormente:

Figura representativa de uma hidroeltrica, a velocidade de escoamento das guas provoca o giro do eixo dos geradores.

O segundo motivo se deve ao fato de que para frequncias mais elevadas as perdas no meio tendem a se elevar provocando o crescimento um terceiro fator, o custo da rede. 5. Tenso de fase 220 V ou 110 V? Para uma mesma potncia fornecida, a corrente eltrica menor em uma rede 220 volts, pois pela Lei de Ohm temos que P=U.I Onde P a potncia eltrica fornecida, U a tenso ou diferena de potencial entre a fase o neutro e I a corrente. Logo, as redes 220 V so mais baratas, porque com correntes menores os cabos podem possuir bitolas menores, o que consequentemente torna o custo menor. Na rede eltrica alternada o choque eltrico est, assim como na rede eltrica contnua, diretamente relacionado tenso aplicada e resistncia eltrica do indivduo.

6. Concluso Neste trabalho, pde-se perceber que a energia eltrica fornecida no pode ser contnua devido s perdas e a fatores econmicos. Vimos tambm que a rede

alternada difundiu-se pelo mundo devido ao seu menor custo e tambm por apresentar menores perdas. Estudamos que o motivo pelo qual a frequncia da rede eltrica alternada de 60 Hz deve-se a fatores mecnicos. Vimos tambm que para os choques eltricos esto diretamente relacionados tenso aplicada e a resistncia que um indivduo possui.

Vous aimerez peut-être aussi