Vous êtes sur la page 1sur 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE EDUCAO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAO DOCNCIA- PIBID

RELATRIO

Acadmica Vanessa Silva

2010/2011

Introduo O PIBID Pedagogia vem trabalhando desde o ano de 2010 em duas escolas da rede pblica municipal de Pelotas, o relatrio a seguir refere-se Escola Ministro Fernando Osrio, onde tive a oportunidade de trabalhar durante um curto espao de tempo, porm muito significativo. Nossa insero na escola teve incio com um breve diagnstico onde atravs de um roteiro pudemos analisar fatores Histricos, Estruturais, socioeconmico e Cultural da Instituio. Este material coletado serviu de primeiros passos para compreender o funcionamento geral daquela Instituio, e no decorrer da minha permanncia na escola pude perceber a complexidade das relaes internas e seu impacto no que se refere caracterizao real da escola em questo, pois somente com o andamento do ano letivo pude ter a conscincia do que realmente estava diagnosticando, qual era a importncia do processo analisado e porque esse diagnstico seria relevante para a minha formao como futura professora. Para conseguir ter este olhar reflexivo sobre os momentos em que estava dentro do ambiente escolar foi de fundamental importncia a base terica que o projeto ofereceu ao grupo, pois foi a partir dele que as questes, anlises e concluses aqui registradas se solidificaram e por esse motivo ressalto a relevncia do PIBID dentro do curso de Pedagogia da UFPEL, este vem a contribuir, embora que ainda de forma singela, pois demanda numrica dos acadmicos no condiz com o nmero de vagas ofertadas pelo programa. Observei ainda que a ligao direta entre a teoria ofertada pelo curso e a prtica dentro do ambiente escolar uma das maiores carncias do nosso atual currculo. Os estudos do referencial terico escolhidos pelas orientadoras do projeto direcionados a alfabetizao e ao letramento concomitantemente com a prtica em sala de aula auxiliada pela supervisora da escola, proporcionou a minha formao um enriquecimento epistemolgico em relao ao tipo de professora que eu quero ser, pois me deu a possibilidade, com essa vivncia escolar de descobrir quais as possibilidades e caminhos que posso seguir dentro da carreira docente.

Desenvolvimento

O trabalho nas escolas comeou a ser organizado efetivamente em maro 2011 visto que o ano de 2010 foi de intensos estudos tericos que deram suporte para nossas futuras aes pedaggicas em sala de aula. Logo nos primeiros dias do ano letivo foi realizada uma sondagem individual, que possibilitou constatar quais hipteses sobre a lngua escrita os alunos do 2 ano do turno da manh tinham, e em conjunto com a professora titular, ocorreram o planejamento e a execuo das aulas para que essas hipteses evolussem, auxiliando os alunos a chegarem escrita alfabtica atravs de atividades que fossem ao encontro da perspectiva construtivista de Emilia Ferreiro, sendo essa e os estudos posteriores de outros autores com base nas suas descobertas em relao alfabetizao e ao letramento, suporte terico para as prticas desenvolvidas em sala de aula. De acordo com as caractersticas das hipteses de escrita analisadas e com o embasamento terico dos textos estudados no Programa procurou-se trabalhar os gneros textuais dando nfase nas poesias com o objetivo de procurar formar bons leitores, oferecendo materiais ricos no momento em que as crianas esto iniciando seu processo de construo da lngua escrita. Foram estudados os autores Vincius de Moraes e Ceclia Meireles, procurando destacar principalmente as estruturas que formam o corpo de uma poesia bem como a motivao que leva a escolher tal gnero nas prticas sociais. Com esse trabalho alm de conhecer, mesmo que brevemente, a biografia desses dois escritores e algumas de suas obras, a riqueza da explorao da lngua escrita ampliou no s o vocabulrio, mas tambm a capacidade dos alunos de refletir sobre sua prpria escrita. Outro aspecto significativo foi s atividades permanentes e as de sistematizao que auxiliaram na evoluo do processo de leitura e escrita das crianas. A culminncia deste projeto se deu com a confeco de um livro coletivo no final do semestre aonde as crianas puderam atravs de expresses artsticas expressar suas vivncias durante este perodo.

Atravs da avaliao coletiva da turma, pode-se perceber que o Projeto Poesias conseguiu atingir a maior parte dos objetivos propostos, o que permitiu a consolidao do trabalho desenvolvido na escola, tanto para a direo e coordenao que pode visualizar de forma mais concreta as intervenes que vinham se desenvolvendo, quanto para as crianas que conseguiram refletir sobre suas aprendizagens durante o perodo. Para a professora titular que pode repensar sobre suas prticas anteriores e atuais, quanto para mim pibidiana que pude participar de cada momento, desde o planejamento at a execuo, passando pela elaborao, aplicao, avaliao e continuidade de uma ao pedaggica. As avaliaes das atividades desenvolvidas demonstraram o crescimento qualitativo dos alunos que conseguiram avanar nas hipteses sobre a escrita e a leitura, pois tive a felicidade de comprovar atravs da minha prtica, que possvel haver aprendizagem significativa e consolidada, respeitando cada fase do desenvolvimento humano, levando em conta suas caractersticas, capacidades e principalmente sua vontade, o que tornou as aulas alm de produtivas, significativas e prazerosas tanto para os alunos quanto para as professoras. Cabe ressaltar que as condies oferecidas pela escola, bem como a disposio da professora titular foram de fundamental importncia para que o projeto tenha tido o xito que obteve. O comprometimento da professora, sua assiduidade nas reunies de planejamento e com as leituras prvias que o programa exigiu, proporcionou uma interao muito positiva entre ns. Embora no tenha sido minha primeira experincia profissional na rea da educao. Muitas das experincias docentes da professora titular me auxiliaram a resolver questes referentes gesto escolar, esclarecendo muitas das dvidas sobre os hbitos da escola, alm de ter diversas vezes ajudado na elaborao e construo das estratgias metodolgicas. Outro aspecto que no posso deixar de citar foi dificuldade de relao na prtica docente interdisciplinar com o PIBID Teatro, fator esse que est relacionado a meu ver no pela incompatibilidade das reas em atuar juntas, mas sim pela construo dos subprojetos das reas no terem se comunicado durante sua elaborao e, portanto no terem um foco principal em comum.

Na transio do primeiro semestre letivo para o segundo, houve alguns atropelos, pois acreditava que o projeto citado acima seria aplicado durante todo o ano letivo, o que acabou por no acontecer, pois o programa optou por unificar as aes pedaggicas nas duas escolas atendidas, sendo escolhido o projeto intitulado O Carteiro Chegou - para ser aplicado em todas as turmas envolvidas, o que desestruturou de certa forma o cronograma, tendo que mobilizar em um curto espao de tempo nossa ateno para a elaborao de sequncias didticas referentes ao livro que originou o projeto. Este trabalho subdividiu as pibidianas na construo das sequncias didticas as quais tinham como proposta trabalhar diferentes gneros textuais explorando os seis contos clssicos: Joo e Maria, Joo e o P de Feijo, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Cachinhos Dourados e os Trs Porquinhos, bem como, os variados gneros textuais contidos na narrativa do livro. Uma das dificuldades encontradas neste trabalho coletivo foi a incompatibilidade das atividades elaboradas para determinada histria, pois essas atividades foram pensadas com o foco em um ano especfico e principalmente em uma escola especfica, o que acarretou no pouco aproveitamento das atividades trocadas entre escolas, visto que as realidades distintas explicadas no Sub Projeto da Pedagogia pode ser confirmada quando foi percebida a disparidade entre as atividades de sistematizao aplicadas em uma escola e em outra dentro de um mesmo ano escolar. Outra dificuldade foi a demora no compartilhamento de algumas das sequncias; o que fez por se perder uma das caractersticas que levou a ideia de construir coletivamente o projeto que era a de trocar as sequncias e, por conseguinte agilizar o trabalho. Assim como no projeto anterior, as atividades permanentes e de sistematizao foram de total importncia para que os alunos conseguissem expressar atravs da escrita e da leitura os conhecimentos adquiridos durante as intervenes do projeto, pois sabemos que escrevendo e a ler lendo. A partir dos contos citados, foram trabalhados os gneros mais comuns que circulam na sociedade como: carta, panfleto de propaganda, carto postal e carto de aniversrio, sem deixar de citar outros gneros que tambm fizeram parte das intervenes embora no de forma to sistematizada, como o expositivo. Atravs das comunicaes orais, leituras individuais e releitura das aprende-se a escrever

histrias e o descritivo, com a descrio dos locais e personagens, a construo de receitas e das regras de jogos, alm do gnero argumentativo, atravs do dilogo e do discurso de defesa e acusao, com a interpretao de um julgamento do personagem Joo da histria Joo e o P de feijo O avano, no s da turma em geral, como nos casos das crianas com necessidades especiais e dficit de ateno foi constatado ao longo de todo o processo. A avaliao foi realizada de forma individual e com base no crescimento do prprio aluno, levando em considerao seu avano em relao primeira avaliao diagnosticada, at as ltimas atividades realizadas dentro do projeto, o que deu a dimenso real da contribuio que as intervenes tiveram no avano em relao alfabetizao e ao letramento das crianas. Outras situaes relevantes que tiveram influncia no desenrolar do trabalho foram: RECREIO DIRIGIDO onde todas as bolsistas uma vez por semana proporcionavam brincadeiras como: Jogos de Futebol, Voleibol, Amarelinha, Cinco Maria, Pula Corda, Dana, Cantigas de Rodas, entre outras... HORA DO CONTO que, segundo, CHAVES (1983) muitos que a usam para diferentes fins, como entretenimento, despertar a ateno ou descansar a mente, ignoram que, mesmo quando usada com estes objetivos em vista, a histria um elemento poderoso na formao do carter daqueles que a ouvem. (p.21). Tendo em vista esta perspectiva, procurou-se trabalhar semanalmente com momentos que proporcionassem contar histrias, com o intuito de ir alm do trivial, que se espera desta atividade; como a diverso, o desenvolvimento da capacidade de ser ouvinte, da ateno etc., mas tambm de fazer com que as crianas ampliassem atravs deste contato com a literatura infantil seu conhecimento sobre a lngua tanto escrita quanto oral.

TRABALHO COM MDIA O trabalho com mdia dentro do contexto do projeto serviu como ponte entre o interesse e a motivao dos alunos e o conhecimento que queramos ensinar, qualificando as intervenes em sala de aula e fora dela.

Foram formas diferentes de representao das diversas histrias e canes que, de maneira concreta e dinmica somou para uma melhor compreenso das narrativas, o que auxiliou no desenvolvimento das potencialidades das crianas, dos diferentes tipos de percepes e elaborao de pensamentos principalmente no que se refere a conceitos de tica e valores. Cabe ressaltar que dentro de vrios projetos propostos para este ano apenas um, que por um conjunto de fatores, sendo eles: espao fsico, falta de tempo e de pessoal, infelizmente no pode ser posto em prtica a brinquedoteca da escola, embora tenha sido investida uma verba

considervel para a compra de materiais, ainda no temos um lugar especfico para a concretizao desse espao.

Consideraes Finais Concluo este relatrio, enfatizando no somente minha satisfao como acadmica por ter participado do PIBID Pedagogia, mas tambm a notria diferena no que diz respeito a minha formao profissional, atravs da compreenso, frente ao conhecimento que adquiri, podendo participar deste programa. Analisando os estudos e as prticas realizadas neste perodo, cabe ressaltar a necessidade da continuidade no s do programa para o Curso de Pedagogia, mas tambm a permanncia do projeto dentro da Escola Ministro Fernando Osrio, pois, muito se tem a estudar sobre a incluso escolar, sendo este um aspecto que infelizmente pouco pudemos nos aprofundar, mesmo diante de tantas dificuldades, anseios e dvidas que ns pibidianas tivemos ao longo deste perodo, nas prticas e dentro de classes inclusivas de alfabetizao.

Vous aimerez peut-être aussi