Vous êtes sur la page 1sur 3

1.

Introduo O Brasil o quarto maior produtor mundial de Revestimento Cermico, ficando atrs apenas de China, Itlia e Espanha, e o terceiro maior exportador mundial.1 Ocupando lugar de destaque no Segmento de Revestimento Cermico. Utiliza-se o processo de preparao de massa via seca para cerca de 40% dos revestimentos produzidos no pas, o qual se caracteriza por um menor custo de processamento em relao ao processo via mida. As primeiras cermicas para revestimento arquitetnico s surgiram por volta de 500 a.C., permanecendo por vrios sculos como materiais de uso restrito devido ao alto custo. Avanos no setor foram introduzidos pelos ceramistas italianos por volta de 1950 pela transformao dos processos de produo. Uma massa cermica deve possuir caractersticas necessrias para possibilitar uma adequada trabalhabilidade durante o processamento e para a obteno das propriedades finais requeridas. No caso de revestimento cermico de base vermelha produzido por via seca, a massa cermica normalmente composta por uma mistura de argilas predominantemente ilitico-caolinticas, acompanhadas de elevado percentual de quartzo. Esta composio mineralgica deve possibilitar uma adequada relao de materiais plsticos/no plsticos, elevado percentual de xidos alcalinos (Na2O + K2O), baixo teor de xidos alcalinoterrosos (CaO + MgO), baixa perda ao fogo e teor de matria orgnica e valor de plasticidade intermedirios .2 A formulao de uma massa cermica para revestimento, com as devidas modificaes pode ser composta, como a transcrita por Ferrari 3, em: Materiais argilosos, que do suficiente plasticidade para se obter uma forma definida. Materiais como o talco, quartzo, calcrios e outros, que servem para obter qualidades particulares resultantes de suas composies qumicas. Aditivos, principalmente para melhorar a reologia das suspenses aquosas, podendo ser inorgnicos ou orgnicos. Uma massa cermica deve possuir caractersticas necessrias para possibilitar uma adequada trabalhabilidade durante o processamento e para a obteno das propriedades finais requeridas. No caso de revestimento cermico de base vermelha produzido por via seca, a massa cermica normalmente composta por uma mistura de argilas predominantemente ilitico-caolinticas, acompanhadas de elevado percentual de quartzo. Esta composio mineralgica deve possibilitar uma adequada relao de materiais plsticos/no plsticos, elevado percentual de xidos alcalinos (Na2O + K2O), baixo teor de xidos alcalinoterrosos (CaO + MgO), baixa perda ao fogo e teor de matria orgnica e valor de plasticidade intermedirios .

Sendo as argilas a matria-prima principal da cermica, necessria sua definio, que, de acordo com a Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, So compostas por partculas coloidais de dimetro inferior a 0,005 mm, com alta plasticidade quando midas e que, quando secas, formam torres dificilmente desagregveis pela presso dos dedos. Podem ser definidas quimicamente como silicatos de alumnio hidratados, na sua forma mais pura. A caracterizao fsico-qumica das matrias-primas fundamental para a obteno de peas com propriedades finais desejadas, que juntamente ao conhecimento e controle de todas as etapas do processo industrial, podem eliminar ou reduzir defeitos de fabricao, tais como: trincas, retrao, compactao, fundncia, absoro de gua e resistncia mecnica. Algumas anlises e ensaios, tais como: fluorescncia de raios X, carga de ruptura do material, absoro de gua, queima e distribuio granulomtrica, foram tcnicas importantes para o apoio em todas as etapas de estudo da produo dos revestimentos cermicos. Que podem ser classificados tambm segundo teste de resistncia do esmalte da pea ao desgaste por abraso. Essa classificao conhecida como ndice PEI, onde so indicados os ambientes mais adequados para sua aplicao. PEI 1: Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com chinelos ou ps descalos. Exemplo: banheiros e dormitrios residenciais sem portas para o exterior. PEI 2: Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com sapatos. Exemplo: todas as dependncias residenciais, com exceo das cozinhas e entradas. PEI 3: Produto recomendado para ambientes residenciais onde se caminha geralmente com alguma quantidade de sujeira abrasiva que no seja areia e outros materiais de dureza maior que areia (todas as dependncias residenciais). PEI 4: Produto recomendado para ambientes residenciais (todas as dependncias) e comerciais com alto trfego. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lojas, bancos, entradas, caminhos preferenciais, vendas e exposies abertas ao pblico e outras dependncias. PEI 5: Produto recomendado para ambientes residenciais e comerciais com trfego muito elevado. Exemplo: restaurantes, churrascarias, lanchonetes, lojas, bancos, entradas, corredores, exposies abertas ao pblico, consultrio, outras dependncias.1

2. Referencias Bibliogrficas 1 INMETRO - Revestimentos Cermicos (pisos e azulejos). 01 de novembro de 1998. Disponivel em: <http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/revestimentos.asp> acessado em 01 de abril de 2012. 2 UFTPR Artigo disponvel em: <http://www.pipe.ufpr.br/portal/defesas/dissertacao/075.pdf> acessado em 01 de abril de 2012. 3 - FERRARI, K. R. et al. Transformao das matrias-primas do suporte durante a queima de revestimentos cermicos. Revista Cermica Industrial, So Paulo, v. 5, n. 2, p. 53-58, mar/abr, 2000.

Vous aimerez peut-être aussi