Vous êtes sur la page 1sur 7

Ol amigos, hoje vamos dar continuidade ao artigo anterior falando sobre Grficos Dinmicos, que juntamente com as Tabelas

Dinmicas so dois recursos poderosos para a anlise de dados em planilhas que possuem um grande volume de dados. Em suma, um grfico dinmico um grfico que pode ser atualizado dinamicamente, de acordo com os parmetros escolhidos pelo usurio. Vamos utilizar a planilha criada em nosso ltimo artigo para a elaborao dos grficos dinmicos, portanto, para baixar essa planilha, clique aqui. Com a planilha aberta, selecione todos os dados que iro compor o grfico dinmico, conforme a imagem abaixo:

V ao menu Dados / Relatrio de tabela e grfico dinmicos, conforme a imagem abaixo:

Na caixa de dilogo do Assistente de Tabela Dinmica e Grfico Dinmico, selecione a primeira opo no campo Onde esto os dados que voc deseja analisar? e a segunda opo (GRFICO DINMICO) no campo Que tipo de relatrio voc deseja criar?, conforme a imagem abaixo:

Clique no boto avanar, voc ver que o prprio Excel identifica o intervalo com os valores selecionados na tabela para compor o grfico, conforme a imagem abaixo:

Ao clicar no boto Avanar, voc ter que definir o local onde o grfico dever ser criado, podendo ser em uma nova planilha (recomendado) ou na planilha existente (atual). Contudo, observe que na caixa de dilogo existem dois botes importantes, conforme a imagem abaixo:

Ao clicar no boto LAYOUT, voc poder distribuir antecipadamente os campos da tabela em seu grfico dinmico, conforme a imagem abaixo:

Ao clicar no boto OPES, voc poder configurar diversas opes de formatao, exibio e anlise dos dados em seu grfico dinmico, conforme a imagem abaixo:

Abaixo, voc observa uma imagem geral do grfico que foi criado pelo Microsoft Office Excel 2003:

Note que essa primeira observao j nos permite verificar a existncia ou ausncia de vendas por funcionrio ms a ms, bem como possvel verificar exatamente quais os meses que um determinado vendedor passou em branco nas vendas e, consequentemente, qual o ms em que ele atingiu a sua meta.

Alm de oferecer uma anlise rpida e eficiente dos dados, o grfico dinmico permite trocar os campos de lugares. Sendo assim, arraste o campo ms (de coluna) para o lugar do campo vendedor (de linha) para obter uma leitura diferente dos dados, conforme a imagem abaixo:

Mais adiante, podemos filtrar as informaes que devero ser exibidas no grfico atravs dos campos. Abaixo, voc observa as vendas realizadas no primeiro semestre pelos vendedores da cidade de So Paulo:

Clique com o boto direito em cima do grfico, e escolha a opo Tipo do Grfico, a fim de que voc possa obter outros tipos de grficos para analisar melhor os dados, uma vez que cada grfico possui objetivos diferentes, conforme a imagem abaixo:

Abaixo, vemos o mesmo grfico em forma de linhas empilhadas com marcadores, que nos mostra o processo percorrido por cada vendedor:

Veja outra variao em que se percebe a quantidade de vendas realizadas por cada vendedor no ms de janeiro. Observao: com esse tipo de grfico o Excel permite exibir apenas um resultado por vez, ou seja, um grfico para cada ms.

Vous aimerez peut-être aussi