Vous êtes sur la page 1sur 3

4. VOC PODE CONFIAR NA BBLIA (1) A forma como foi preservada a Bblia impressionante.

. Todos os primeiros manuscritos bblicos foram copiados mo muito antes de haver grandes impressoras. Os escribas faziam cpias dos manuscritos originais e os distribuam. Milhares de cpias de tais manuscritos ou de pores dos mesmos ainda existem. Manuscritos hebreus do Velho Testamento que so datados de 150 a 200 anos antes de Cristo foram encontrados perto do Mar Morto, em 1947. maravilhoso saber que estes rolos de dois mil anos de idade continham exatamente as mesmas verdades que encontramos no Velho Testamento das Bblias impressas atualmente. Essa uma evidncia poderosa de quo confivel a palavra de Deus. Os apstolos primeiramente escreveram o Novo Testamento em forma de cartas que foram enviadas para as igrejas crists estabelecidas depois da morte e ressurreio de Cristo. Mais de 4.500 manuscritos completos ou de partes do Novo Testamento esto em exposio nos grandes museus e bibliotecas da Europa e Amrica. Alguns deles so datados do segundo sculo. Comparando-os com as Bblias de hoje, podemos facilmente ver que o Novo Testamento tambm permaneceu essencialmente inalterado desde que foi primeiramente escrito. Atualmente, a Bblia, ou pores dela, tem sido traduzida para mais de 2.060 lnguas e dialetos. Ela o livro mais vendido do mundo: mais de 150 milhes de Bblias e pores bblicas so vendidas a cada ano. (2) A preciso histrica da Bblia impressionante. Muitas descobertas arqueolgicas tm confirmado drasticamente a preciso da Bblia. Os historiadores tm descoberto tabletes de argila e monumentos de pedra que tm trazido luz a nomes, lugares e eventos conhecidos previamente apenas na Bblia. Por exemplo, de acordo com Gnesis 11:31, Abrao e sua famlia "juntos partiram de Ur dos Caldeus para [ir terra de] Cana". Por estar citada apenas na Bblia, os escolsticos afirmavam que a cidade de Ur nunca existira. Ento, os arquelogos descobriram uma torre de um templo no sul do Iraque com um cilindro em sua base todo coberto com escrita cuneiforme. Ali estava contido o nome da cidade de Ur. Mais tarde, descobertas revelaram que Ur era uma metrpole bem sucedida de uma civilizao altamente desenvolvida. Essa identidade da cidade havia sido esquecida, apenas a Bblia preservara seu nome, at que a p dos arquelogos confirmou sua autenticidade. E Ur apenas um dos muitos exemplos em que a arqueologia confirma a preciso da Bblia. (3) A preciso do cumprimento das predies bblicas mostra que voc pode confiar na Bblia. A Escritura contm muitas predies impressionantes sobre eventos futuros, que agora esto se cumprindo diante de nossos olhos. Examinaremos algumas dessas profecias entusiasmantes nas lies futuras.

5. COMO ENTENDER A BBLIA Ao explorar a Palavra de Deus, mantenha esses princpios em mente: (1) Estude a Bblia com um corao aberto. Se voc meditar nas Escrituras com o corao e a mente abertas atravs da orao, o estudo se torna um contato pessoal com Jesus (Joo 16:13, 14). (2) Leia a Bblia diariamente. O estudo dirio da Bblia a chave para o poder em nossa vida, um encontro com a mente de Deus (Romanos 1:16). (3) Ao l-la, deixe que a Bblia fale por si mesmo. Pergunte: o que o escritor bblico queria dizer? Ao meditar sobre o que um texto significa, voc poder aplic-lo de maneira inteligente sua vida hoje. (4) Estude a Bblia por assunto. Compare texto com texto. Jesus usou este mtodo para provar que Ele era o Messias: "E comeando por Moiss e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras". Lucas 24:27 Ao colocar em seqncia tudo o que a Bblia tem a dizer sobre um determinado assunto, ganhamos uma perspectiva equilibrada. (5) Estude a Bblia para receber o poder para viver por Cristo. A Palavra de Deus descrita em Hebreus 4:12 como uma espada afiada de dois gumes. Ela tem mais do que palavras numa pgina, ela uma arma viva em nossas mos para lutar contra as tentaes do pecado. (6) Oua enquanto Deus fala com voc atravs de Sua Palavra. Se uma pessoa deseja conhecer a verdade bblica sobre determinado assunto, ele ou ela precisa estar desejoso de seguir o que as Escrituras ensinam (Joo 7:17), no o que algum pensa ou o que ensinado por alguma igreja. 6. A BBLIA PODE MUDAR SUA VIDA "A explicao das Tuas [de Deus] palavras ilumina e d discernimento aos inexperientes". Salmo 119:130 Estudar a Bblia ir fortalecer seu "discernimento", ir fortalecer voc para superar os hbitos destrutivos, e ir capacitar voc a se desenvolver fsica, mental, moral e espiritualmente. A Bblia fala ao corao. Ela lida com experincias da humanidade - nascimento, amor, casamento, paternidade e morte. Ela cura as feridas mais profundas da natureza humana, o pecado e a misria que resulta dele. A Palavra de Deus no um livro sobre uma raa, uma era, uma nao ou uma cultura. Apesar de ter sido escrita no Oriente, ela tambm apela a homens e mulheres no Ocidente. Ela entra em lares de

pessoas humildes e em manses de ricos. Crianas amam suas histrias entusiasmantes. Seus heris inspiram os jovens. O doente, o solitrio e o idoso descobrem nela conforto e esperana para uma vida melhor. Por Deus atuar atravs da Bblia, ela tem grande poder. Ela quebra at mesmo os coraes endurecidos contra todas as emoes humanas, amolecendo-os e enchendo-os de amor. Temos visto a Bblia transformar um bandido e fumante de pio em um pregador zeloso. Temos visto a Bblia transformar um mentiroso e enganador num honesto e sincero professor. E temos visto esse Livro agarrar pessoas no limite do suicdio e dar-lhes esperana para recomear. A Bblia produz amor entre inimigos. Ela transforma o orgulhoso em humilde, e o orgulhoso em generoso. A Bblia nos fortalece em nossas fraquezas, nos anima nos momentos de desnimo, nos conforta no sofrimento, nos guia na incerteza, e nos acalma quando preocupados. Ela nos mostra como viver e morrer sem medo. O Livro de Deus, a Bblia, pode transformar sua vida! Voc ver isso mais claramente ao continuar estudado as lies deste maravilhoso estudo sobre a palavra do Senhor. Por que a Bblia foi escrita? Jesus responde: "Mas estes [verdades bblicas] foram escritos para que vocs creiam que Jesus o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em Seu nome". Joo 20:31 A maior razo pela qual deveramos nos tornar familiarizados com as Santas Escrituras que ela est cheia de imagens que nos revelam Jesus Cristo e que nos asseguram a vida eterna. Ao olhar para Cristo atravs da Bblia somos transformados e nos tornamos mais semelhantes a Ele. Assim, por que no comear agora a descobrir o poder da Palavra de Deus que pode tornar voc mais semelhante a Jesus?

Vous aimerez peut-être aussi