Vous êtes sur la page 1sur 11

A formao do homem no Emlio de Rousseau

Wilson Alves de Paiva


Universidade Federal de Gois

Resumo

Desenvolvida inicialmente como um captulo da dissertao de mestrado, a temtica deste artigo diz respeito dimenso humana que o projeto educacional rousseauniano procura desenvolver. Mesmo objetivando a formao do cidado (tese que a dissertao procura defender), o plano poltico e pedaggico de Rousseau busca englobar o desenvolvimento dos talentos naturais como prprios da natureza humana. O artigo tem como fonte bsica o livro Emlio ou da educao , de autoria do filsofo genebrino Jean-Jacques Rousseau. Apoiado tambm nos demais escritos, compilados na obra Oeuvres compltes, o texto procura resgatar a importncia dessa temtica para a educao da atualidade, bem como a importncia do pensamento de Rousseau para a discusso em torno dos objetivos da formao do homem moderno e dos princpios que permeiam os processos formacionais. Reala que o projeto de humanizao presente na obra de Rousseau de carter poltico e, portanto, contribui para que o processo educacional e os modos de insero e participao do homem no meio social sejam repensados em nossos dias. No entanto, a ao poltica bem como a pedaggica devem ser empreendidas no sentido de se redimensionar as potencialidades naturais do homem de maneira que a natureza humana no seja degenerada, ignorada ou at mesmo coisificada. Construir sentidos para a existncia humana e pensar a melhor maneira de participao no meio social devem, nesse sentido, ser a principal preocupao de todo e qualquer projeto poltico-educacional.
Palavras-chave

Rousseau Emlio Formao do homem Educao moderna.

Correspondncia: Wilson Alves de Paiva Rua 12A, n. 40 Setor Oeste 75380-000 Trindade GO e-mail: wap@usp.br

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.33, n.2, p. 323-333, maio/ago. 2007

323

The formation of man in Rousseaus mile


Wilson Alves de Paiva
Universidade Federal de Gois

Abstract

Initially approached as a chapter for a Masters Thesis, the theme of this article concerns the human dimension which Rousseaus educational project seeks to develop. While aiming at the formation of the citizen (an argument developed in the thesis), Rousseaus political and pedagogical plan attempts to include the development of natural talents as proper to the human nature. The article has as its basic source the Geneva-born philosophers mile: or, on Education. Also based on his other works compiled under his Oeuvres Compltes, the text seeks to recover the current importance of this theme for education, as well as the relevance of Rousseaus thought for the discussion of the objectives of the formation of modern man and of the principles underlying the formation processes. It emphasizes that the humanization project present in Rousseaus work is of a political nature and, therefore, that it contributes to rethink in our days the educational process and the modes of insertion and participation of man in the social sphere. However, the political action, as well as the pedagogical, must be carried out with the purpose of redimensioning mans natural potentials so that the human nature is not degenerated, ignored, or even thingified. In this sense, to construct meanings for human existence and to think the best way of participation in the social sphere should be the main concerns of each and every political-educational project.
Keywords

Rousseau mile Formation of man Modern education.

Contact: Wilson Alves de Paiva Rua 12A, n. 40 Setor Oeste 75380-000 Trindade GO e-mail: wap@usp.br

324

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.33, n.2, p. 323-333, maio/ago. 2007

En efeto, rematado ya su juicio, vino a dar en el ms extrao pensamiento que jams dio loco en el mundo, y fue que le pareci convenible y necesario, as para el aumento de su honra como para el servicio de su repblica, hacerse caballero andante. (Miguel de Cervantes)

Mas faremos de Emlio um cavaleiro andante, um paladino?, questiona o preceptor diante de sua obra de formao humana. Assim como o nobre cavaleiro de La Mancha1, sai de si num desvario alucinante e se lana tarefa de salvar o mundo com sua herica bravura, a obra de arte que sai das mos do cavaleiro de Genebra ir imiscuir-se nos negcios pblicos, exibir-se como um sbio defensor das leis entre os grandes e os magistrados, junto ao prncipe, solicitador dos juzes e advogado nos tribunais? (Rousseau, 1973, p. 280). Ou ser um Cruso solitrio que aps ter sado de sua ilha deserta e viajado todo o mundo, ouve de um prncipe russo que a verdadeira grandeza nesse mundo ser dono de si mesmo?2 Emlio tentar salvar o mundo ou salvar a si mesmo? Resumindo, ser um homem ou ser um cidado? O questionamento de Jean-Jacques Rousseau tambm o questionamento que se colocam aos que lem sua obra e se perdem entre os dois ideais de formao humana concebidos pelo filsofo. Alm disso, tambm a grande questo que se apresenta na atualidade em face s mudanas que o ltimo quartel do sculo XX passou a apresentar no cenrio mundial. Fartamente discutido no Relatrio Jacques Delors, a preocupao da Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI e da grande maioria dos educadores de todo o mundo quanto aos objetivos e s finalidades do ato educativo, diante de uma realidade na qual assistimos a uma verdadeira reificao do homem e, ao mesmo tempo, a dissoluo das fronteiras ptrias bem como das identidades culturais. O avano tecnolgico, a financeirizao da vida cotidiana e uma possvel macdonaldizao3 da escola e seu mundo acabam operando um

esvaecimento do homem, suas identidades e seus problemas sociais. Gadotti (2004) denuncia: Esse um dos atrasos da nossa civilizao. Avanamos muito no plano das tecnologias e pouco no que se refere ao governo do humano (p. 229). O grande tratado educacional de Rousseau no , nesse sentido, uma obra quixotesca. As questes que o mestre genebrino coloca em sua obra, por mais esdrxulas que podem ter sido em sua poca, contriburam substancialmente para a valorizao do homem e suas especificidades psicolgicas no mbito da educao moderna e servem de condimento indispensvel s questes da atualidade, tanto no campo educacional como no poltico. Olhando nesse ngulo, Emlio no uma mera fico ou pura abstrao literria. Pode at ser um devaneio filosfico ou mesmo um delrio de algum que, como Cervantes, no queria apenas criticar ou satirizar os costumes e as crenas de sua poca, mas repensar profundamente a existncia e a formao humana. Em vez de vaguear ao sabor de loucas aventuras, o preceptor prefere abrir o caminho das empiricidades para criar o sentido da existncia e dialogar com o real a fim de estabelecer o estatuto da ao formativa: arte que encampa um plano global de construo das identidades, tanto individual como coletivas, com o intuito de propiciar a felicidade da espcie humana, ou seja, o bem-estar geral do homem. Nesse aspecto, o que o tratado rousseauniano almeja a formao do homem: saindo de minhas mos, ele no ser, concordo, nem magistrado, nem soldado, nem padre, ser primeiramente um homem (Rousseau, 1973, p. 15). E em resposta ao seu prprio questionamento a respeito da formao de Emlio para que seja um paladino, ele responde: Nada sei disso. E completa afirmando: Seu primeiro dever para consigo mesmo (p. 280). Perspectiva que abre
1. Trata-se de D. Quixote, principal personagem da obra de Miguel de Cervantes (1993). 2. Trata-se de Prncipe Ganitzine (Defoe, 1947). 3. Termo criado por Pablo Gentili no texto: A MacDonaldizao da escola. (Costa, 2000).

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.33, n.2, p. 323-333, maio/ago. 2007

325

um caminho novo na histria da formao humana. At ento as atividades formativas e os princpios educacionais das diferentes civilizaes e povos tiveram um carter eminentemente social, cuja objetividade holista no deixava espao para o desenvolvimento do homem como indivduo. O dever dos educandos era para com as necessidades imediatas do grupo, tendo em vista a manuteno fsica de seu status e at mesmo de sua existncia. Estendia-se tambm s necessidades no imediatas para a manuteno de uma teia de mitos e crenas que fortalecia a unidade do grupo, perpetuava o jogo de poder e mistificava o conhecimento. Em todos os casos, por mais positiva que tenha sido a preservao da identidade cultural, a relao que se estabelecia entre educador e educando no passava de uma transmisso hierrquica do saber institucionalizado. Mesmo o individualismo cristo ficou circunscrito idia de Cristandade4, e tanto o controle moral pela conscincia quanto imagem de homem livre acabaram diludos numa prtica pedaggica autoritria e dogmtica que se seguiu sob os auspcios da patrstica e da escolstica. Com a Renascena, a esttica da formao humana ganha realce e os ideais clssicos fornecem os contornos para que a educao seja vista como uma ao de liberao do indivduo e realizao do ideal humano. Na prtica, entretanto, o humanismo renascentista no se aproximou muito da meta, at porque como diz Rousseau (1973),
[...] sendo portanto a educao uma arte, torna-se quase impossvel que alcance xito total, porquanto a ao necessria a esse xito no depende de ningum. Tudo o que se pode fazer, fora de cuidados, aproximar-se mais ou menos da meta, mas preciso sorte para atingi-la. (p. 11)

forma, o Emlio um exemplo de obra de arte na qual o homem aparece como fenmeno natural e desnaturado pelas instituies sociais sem, entretanto, matar-lhe a natureza humana e sufocar sua bondade. Obra que engloba os ideais renascentistas, cristos e mesmo iluministas, mas numa perspectiva prpria que valoriza o homem real, concreto, emprico e circunstancial. Emlio no ser, nessa perspectiva, um marmreo David5 a ostentar a perfeio externa de sua aparncia ou uma figura mstica de traos distorcidos sada de uma das telas do maneirista El Greco (1541-1614)6. No carregar as luzes das telas impressionistas7 e tambm no ser o sujeito elidido da grande obra Las nias, de Velsquez8, na qual tanto o representante quanto o representado desaparece em favor da pura representao. Quanto a essa anlise:
Os homens do sculo das luzes no se contentavam por simplesmente experimentar o prazer proporcionado pelas obras de arte: Queriam avaliar as caractersticas particulares dessas obras e situ-las na perspectiva de um plano universal de desenvolvimento da humanidade. (Starobinski, 1987, p. 9)

Analisando dessa forma, Jean-Jacques inteiramente fruto de seu sculo, sem ser seu facsmile. A originalidade e a diferena de seu pensamento reside no seguinte: o homem a supre4. Termo utilizado para definir toda a Europa latina e norte da frica e dar noo de unidade, tendo em vista que o sentido de ptria ainda no existia no perodo medieval. 5. Obra do grande renascentista Michelangelo (1475-1564). Abrangendo o sculo XV e o XVI, o Renascimento foi o movimento iniciado na Itlia, fundamentado no homem como a medida de todas as coisas e no retorno cultura greco-romana. Descartando a escolstica medieval, a filosofia renascentista propunha a valorizao das virtudes da antiguidade clssica. 6. Paralelamente ao Renascimento, desenvolve em Roma, entre 1520 e 1610 aproximadamente, um movimento artstico denominado Maneirismo, cuja estilizao exagerada das formas afasta suas obras do rigor clssico e as aproxima do barroco. Domenikos Theotokopoulos, mais conhecido como El Greco, foi um de seus maiores representantes. 7. Impressionismo: movimento pictrico do sculo XIX que expressa a realidade essencialmente como impresso de fenmenos de cor e luz. 8. Pintor espanhol cuja obra citada fartamente analisada por Foucault (1999) como testemunho da representao do perodo clssico. No quadro, aparecem todas as imagens possveis, menos a figura do rei e da rainha (Felipe IV e sua esposa) que esto sendo retratados, a no ser num pequeno espelho na parede do fundo, apenas como reflexo opaco de um mundo taxionmico.

Para o sculo XVIII, arte qualquer mtodo que tende a promover e aperfeioar um fenmeno natural, orden-lo e faz-lo agradvel e til (Starobinski, 1987, p. 12). Dessa

326

Wilson A. PAIVA . A formao do homem no Emlio de Rousseau.

ma obra de arte da Natureza e a bondade a ddiva natural que possibilita sua realizao. Rousseau no se contenta em apenas admirar essa obra de arte, mas quer avaliar suas caractersticas prprias na forma que saiu das mos do autor das coisas. Para tanto, situa o homem em duas perspectivas: a histrica, na qual o processo de degenerao o desfigurou, semelhante esttua de Glauco que o tempo, o mar e as intempries fizeram com que parecesse mais um animal feroz do que a um deus. Perspectiva um tanto quanto pessimista, mas que traduz a real situao de desigualdades e guerra do ser humano ao longo da histria. E a outra, a possvel, a perspectiva mais propriamente rousseauniana, na qual o autor desenvolve um plano universal de desenvolvimento da humanidade. Perspectiva um tanto quanto ideal, platnica, mas cuja singularidade est no fato de que trabalha o dever-ser pela arte (educacional e poltica) do conserto, da reconciliao. Como a degenerao veio pelas mos do homem, cabe a ele reconciliar-se com sua prpria natureza, consigo mesmo e com o prximo. essa a mais sublime tarefa moral que se impe para o benefcio da espcie e o progresso da humanidade. Realiza-se por meio de um amplo projeto de formao que contm um plano individual, de formao do homem em todas suas disposies naturais, e um plano coletivo de formao do homem social, isto , do cidado. H dois sentidos de homme na obra de Rousseau. O primeiro o homem natural e o segundo, o homem civil. O homem natural, por sua vez, significa o homem primitivo, encontrado num estgio anterior sociedade e ao plano histrico da humanidade, bem como o homem natural que vive comunitariamente entre seus semelhantes j num estgio avanado de civilidade. A bondade, a sensibilidade e o carter reto desse espcime fazem dele um homem autntico por apresentar todas suas potencia-lidades como indivduo e todo seu engenho como ser no mundo, real e concreto. O homem civil se desdobra em burgus e cidado. O burgus o pseudocidado, possuidor de privilgios resultantes da dominao sobre o semelhante e da usurpao da propriedade, como bem de-

monstrado no segundo Discurso. O cidado o homem ideal, o ser coletivo, unidade fracionria e fruto do contrato social. O que chamo de homem total a juno do homem autntico com o cidado, superando o burgus e todos os vcios engendrados no desvirtuamento das paixes. A superao do homem burgus se d primeiramente pela rejeio do mundo das aparncias e do disfarce, criado pela multiplicidade de sinais representativos cuja positivao legitimou uma realidade contrria ordem natural. Emlio o homem da sociedade que menos sabe disfarar (Rousseau, 1973, p. 488). Em segundo lugar, pelo desenvolvimento da natureza do homem conforme os princpios naturais por meio de um amplo projeto poltico (Contrato Social) que no prescinda de tambm uma ampla formao humana (Emlio). O homem total a soma da dimenso natural e da dimenso civil ou ainda dos dois ideais rousseaunianos numa s pessoa. assim, como o Emlio, bem preparado para viver no mundo moderno e serve de prottipo do cidado de uma possvel sociedade nos moldes do Contrato Social. As duas dimenses so chamadas por Rousseau de ordem natural e ordem civil. Dois planos que se entrelaam e se realizam sem primazia de uma ou de outra, mas realizaes simultneas. Aquele que, na ordem civil, deseja conservar a primazia da natureza, no sabe o que quer (Rousseau, 1973, p. 13). Porque no deve haver primazia de nenhuma e sim a conjugao de ambas, tanto na organizao geral da sociedade quanto na formao especfica do homem. So duas dimenses presentes em todo o ato formativo que acontece desde o nascimento da criana (plano individual) at sua plena constituio como cidado (plano coletivo). No se forma o homem e s depois o cidado ou vice-versa, mas ambos so formados por um projeto poltico-educacional que vislumbra o homem total. Alm disso, a formao do homem a vocao primeira, reclamada pela natureza, como diz Rousseau (1973):
Na ordem natural, sendo os homens todos iguais, sua vocao comum o estado de

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.33, n.2, p. 323-333, maio/ago. 2007

327

homem; e quem quer seja bem educado para esses, no pode desempenhar-se mal dos que com esse se relacionam. Que se destine meu aluno carreira militar, eclesistica ou advocacia pouco me importa. Antes da vocao dos pais, a natureza chama-o para a vida humana. Viver o ofcio que lhe quero ensinar. (p. 15)

Eis, pois, o plano de desenvolvimento da dimenso humana, presente no pensamento de Rousseau desde 1740 quando foi preceptor dos filhos do Sr. Jean Bonnot de Mably de cuja experincia escreveu seu Projeto para educao do Senhor de Sainte-Marie, no qual afirmou que o objetivo que devemos nos propor na educao de um jovem o de formar-lhe o corao, o juzo e o esprito (Rousseau, 1994, p. 45). A formao do corao se inicia com a educao da natureza, o primeiro mestre. Realiza-se por meio de uma intensa sondagem de si mesmo com vistas ao autoconhecimento e ao autocontrole de todas suas emoes, paixes e capacidades. Sondar o corao tambm pode ser revestido de um sentido de prospeco das virtudes naturais, impressas na alma pela Natureza, para ser utilizadas como guias das aes humanas. O amor de si, por exemplo, degenera-se em amor prprio por falta de uma ao educativa adequada. Nas palavras de Rousseau em suas Confisses (1964): So quase sempre os primeiros sentimentos mal dirigidos que fazem com que as crianas dem os primeiros passos para o mal (Vol. I, p. 52). Dirigi-los da melhor forma agir desde a mais tenra idade, desenvolvendo sua sensibilidade mediante exerccios prticos, jogos, brincadeiras e passeios. Nos jogos noturnos, por exemplo, Emlio desenvolve suas capacidades sensitivas, o raciocnio, a criatividade e a bondade. Nesse caso, nas corridas, o jovem vencedor convencido pelo preceptor a repartir o prmio, um docinho, com aqueles que disputaram e no tiveram a mesma sorte. At porque exercer os sentidos no somente fazer uso deles, aprender a bem julgar por eles (Rousseau, 1973, p.130). E assim

que a ao conjunta dos demais mestres complementa a obra de bem preparar os sentimentos, os julgamentos e a moralidade. Como afirma Streck (2003), Rousseau fala na compaixo como o sentimento bsico a ser cultivado pelo Emlio na medida em que conhece o mundo com as desigualdades criadas pelos homens (p. 151). Compaixo pode ser entendida de diversas maneiras, mas ontologicamente falando o termo evoca um respeito profundo por si mesmo e pelo outro no relacionamento dirio com o semelhante e com as coisas (ao conjunta dos trs mestres). Evoca tambm o que Paulo Freire (2000) chama de tica universal do ser humano (129-130) na construo de um mundo mais justo e igualitrio. Assim, num encadeamento ideal das aes humanas, a compaixo pode gerar a solidariedade e, esta, o amor. Nesse sentido, se como diz Gadotti (2004) que a solidariedade uma exigncia ontolgica, tal reflexo combina com as palavras de Rousseau: o amor ao gnero humano no outra coisa em ns seno o amor justia (Rousseau, 1973, p. 283). Influenciado pelo Renascimento, o pensamento filosfico do sculo XVIII gerou um conceito cientfico de arte que prima mais para o artifcio racional do que para uma emanao pura da natureza. Ou seja, viam a arte
[...] como aquele produto da atividade humana que, obedecendo a determinados princpios, tem por fim produzir artificialmente os mltiplos aspectos de uma s beleza universal, apangio das coisas naturais. (Nunes, 2000, p. 10)

Nos escritos de Rousseau, o gnero humano pode ser entendido como a mais bela obra de arte da Natureza porque nele esto as marcas universais do Belo. Toda a ao formativa deve ter em vista realar essas marcas e trabalhar negativamente no sentido de evitar sua deteriorao:
Meu principal objetivo, ensinando-lhe a sentir e amar o belo em todos os gneros de nele fixar suas afeies e seus gostos, e im-

328

Wilson A. PAIVA . A formao do homem no Emlio de Rousseau.

pedir que suas tendncias naturais se alterem e que ele busque um dia, em sua riqueza, os meios de ser feliz, que deve encontrar perto dele. (Rousseau, 1973, p. 400)

ele pudesse ser ele prpria criana, se possvel, que pudesse tornar-se o companheiro de seu aluno e angariar sua confiana partilhando seus divertimentos. (Rousseau, 1973, p. 28)

Se nascemos sensveis e somos logo molestados (affects) por tudo que nos cerca (Rousseau, 1973), a tarefa de cultivar a ordem natural e formar o homem conforme os atributos da natureza comea com o nascimento e se prolonga por toda a vida. A famlia, principalmente na pessoa dos pais, tem a responsabilidade de bem conduzir esse relacionamento inicial com o meio. Para tanto, basta observar a regra da natureza e o caminho que ela indica. Afinal, a dor, a dentio, o enrijecimento dos msculos, as necessidades vitais, as intempries climticas e os diversos outros recursos naturais proporcionam o desenvolvimento da sensao como o primeiro material do conhecimento.
Quereis que conserve sua forma original? Conservai a partir do instante em que vem ao mundo. Logo ao nascer apropriai-vos dele, no o largueis antes que seja homem: nada conseguireis sem isso. Assim como a verdadeira ama a me, o verdadeiro preceptor o pai. (Rousseau, 1973, p. 24)

Ao contrrio da imposio pedaggica dos jesutas e de outros mtodos educacionais, a obra rousseauniana sugere que uma educao interativa, espontnea, divertida, prtica e contextualizada aperfeioa a natureza humana e promove a felicidade. Rousseau (1973) adverte que
Plato, em sua Repblica, que acreditam to austera, s educa as crianas com festas, jogos canes, passatempos: parece que fez tudo ensinando-lhes a se divertirem. (p. 97)

Esse e outros excertos revelam uma concepo de educao como um ato social que no deve ser negligenciado por ningum. A realizao desse ato est na prpria vida cujas trocas simblicas operam a insero do indivduo na coletividade. Tanto na educao familiar (informal) quanto na ao de um preceptor (formal) ou de uma escola (institucional), a afetividade atenua a agresso dos smbolos culturais e promove um elo entre as pessoas, proporcionando, dessa forma, um clima de prazer e divertimento:
Observai to-somente, contra a opinio comum, que o governante de uma criana deve ser jovem e at to jovem quanto pode ser um homem sensato. Gostaria que

Sem imposio institucional, a ao formativa, iniciada pelos pais e possveis preceptores, estende-se a toda a comunidade na medida em que a dinmica da vida social imprime no educando a simplicidade, o respeito, o amor e a arte da convivncia. Rousseau elege a vida campestre como o melhor local para o desenvolvimento dessas qualidades, tendo em vista a proximidade da natureza e de um mundo rstico, bem distante da corrupo da vida nas cidades. Diz ele: Quanto a meu Emlio, eu o crio no campo e seu quarto nada ter que o distinga do de um campons (Rousseau, 1973, p. 79). Alm da simplicidade prpria vida rural, o campo, com sua realidade espao-temporal bem distinta da agitada vida urbana, possibilita o desenvolvimento do quesito maior da formao humana: a liberdade. Proclama Rousseau (1973) em seu tratado educacional:
Preparai de longe o reinado de sua liberdade e o emprego de suas foras, deixando a seu corpo o hbito natural, pondo-a em estado de ser sempre senhora de si mesma e fazendo em tudo sua vontade logo que tenha uma. (p. 43)

E prossegue mais adiante:

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.33, n.2, p. 323-333, maio/ago. 2007

329

Quanto a meu aluno, ou melhor o da natureza, exercitado desde cedo a bastar-se a si mesmo na medida do possvel, no se acostuma a recorrer sem cessar aos outros e menos ainda a exibir-lhe seu grande saber. Em compensao julga, prev, raciocina em tudo que se relaciona de perto consigo. No discursa, age: no sabe uma palavra do que se faz na sociedade, mas sabe muito bem o que lhe convm. Como sempre em movimento, forado a observar muitas coisas e a conhecer muitos efeitos; adquire rapidamente uma grande experincia; toma lies da natureza e no dos homens; e tanto mais bem se instrui, quanto no v nenhuma inteno de instru-lo. Assim, seu corpo e seu esprito se exercitam ao mesmo tempo. Agindo sempre segundo seu pensamento e no segundo o de outrem, une continuamente duas operaes; quanto mais se faz forte e robusto, mais se torna sensato e judicioso. o meio de ter um dia aquilo que julgam incompatvel, e o que quase todos os grandes homens reuniram em si, a fora do corpo e a da alma, a razo de um sbio e o vigor de um atleta. (p. 113)

homem entra em contato direto com o prximo sem necessidade de mscara. Na simplicidade, sem luxo ou ostentao de riqueza, o homem mais homem porque se libera do ego narcsico e da tirania do amor prprio. Como bem expe Freitas (2003):
A criao coletiva em que se constitui a festa popular, estando alicerada na participao comum, permite ao indivduo experimentar por meio das sensaes aquilo que no cotidiano no pode ser vivido. Ao mesmo tempo, ajuda a criar uma imagem de pessoa humana que define, seno os valores e os ideais de um grupo ou de uma civilizao, ao menos a representao individualizada dos conflitos que concernem ao homem como tal. A festa contribui, assim, para esboar o perfil de uma personalidade que se ope quela que emerge na vida cotidiana. Nela, o ideal propriamente poltico ganha uma figurao viva e concreta, na qual o prazer do convvio elevado sua mxima potncia. Ela opera uma inverso na forma de se colocar no mundo e nos lembra que h outros pontos de vista, que possvel projetar nossa existncia a partir de outros lugares. Aqui a prxis coletiva adquire um novo sentido. (p. 45)

Essa desnaturao programada e gradual a partir do campo opera-se por meio de uma semiologia do ordinrio e do corriqueiro. Desde a faina domstica ao rduo labor das colheitas, dos encontros casuais s festas comunitrias, tudo serve de instrumento para entender o contedo real do fenmeno humano e a dinmica de suas trocas simblicas. por meio das festas camponesas, por exemplo, que se estabelece um espao propcio para as relaes realmente afetivas, sinceras e justas onde a sensibilidade possa ser aguada. Se no teatro algum vive no nosso lugar e se apresenta num tablado acima de todos e para quem todas as atenes devem voltar, na festa popular, todos participam igualmente e se divertem em danas coletivas numa fuso completa de cores, gestos, faces, figuras e condio material, convergindo as atenes para si mesmos. Nela, o

Um perfil que se ope vida cotidiana deteriorada, principalmente a vivenciada por Rousseau em Paris e outros centros urbanos, certamente aquele que venha a ser fruto de uma educao da fuga, educao da negao da negao. No plano da infncia, a educao negativa pelo qual se evita que a crianas caiam nessa deteriorao: O nico hbito que se deve deixar a criana adquirir o de no contrair nenhum (Rousseau, 1973, p. 43). No plano geral de formao do homem, a educao das necessidades. E tanto para as necessidades vitais como para as culturais o campo o melhor local para estabelecer um contnuo contato com a natureza e se aproximar de sua pureza original. Base, portanto, da moral rousseauniana

330

Wilson A. PAIVA . A formao do homem no Emlio de Rousseau.

e do alicerce de toda educao, essa pureza serve de alicerce para o desenvolvimento da virtude e de elo entre a razo e a sensibilidade. Derath (1949) deixa claro que bondade e virtude so diferentes, porque enquanto a primeira um dom da natureza, a outra deve ser uma conquista do prprio homem no mbito de bem conduzir sua vontade e sua razo. O que ento um homem virtuoso? pergunta Rousseau (1973). E responde: aquele que sabe dominar suas afeies, pois ento segue sua razo, sua conscincia, faz seu dever, mantm-se dentro da ordem e nada o pode afastar dela (p. 525). Por essa reflexo e pelas idias contidas no discurso do vigrio saboiano, podemos inferir que a virtude resulta do exerccio da razo, guiada pela conscincia moral e substanciada na sensibilidade, cuja base no outra seno a bondade natural. Encadeamento que combina a ao da natureza e a ao do homem, iniciando pela contemplao de um ser supremo. Se o espiritualismo do vigrio aparentemente sujeita a moral metafsica, na verdade o que faz o contrrio. Segundo Derath (1949), a solidariedade que Rousseau estabelece entre a moral e a religio acaba, no final, prejudicando a religio; pois Rousseau elimina da religio tudo o que no indispensvel vida moral (p. 172). Tanto que seus preceitos podem ser entendidos como o credo de uma religio natural, quase animista, cuja essncia reside numa harmonia universal dos homens consigo mesmos e com a ordem imaterial que move o universo, independente se um ser pessoal ou uma fora csmica criadora. O Deus de Rousseau seria mais um guia da conscincia, uma voz interior, a sussurrar os ditames e os desgnios da Natureza. Tendo em vista que a conscincia , para Rousseau, a voz da alma e as paixes, a voz do corpo, imprescindvel a existncia de uma religio no contedo da formao do homem. Considerando at mesmo seu sentido etimolgico, do latim re ligare, o termo serve bem para o propsito rousseauniano que o de reencontro do homem com sua unidade perdida, com sua di-

menso deteriorada e sua natureza original. Portanto, a religio vista como uma instituio que auxilia grandemente no processo de desnaturao, desenvolvendo no homem a bondade, a misericrdia, o respeito, o amor e, como prmio, a felicidade suprema. A metafsica de Rousseau , ao mesmo tempo, uma recusa do materialismo ateu bem como do fanatismo religioso. Sua posio mediana procura evitar o extremismo de ambos os lados e busca a verdade nas relaes sensuais do mundo emprico e no compromisso moral de uns para com os outros. a tentativa de guiar o aperfeioamento humano reconciliando a natureza e a cultura numa espcie de retorno ao paraso perdido sem se despojar dos atributos da cincia e da reflexo. Sem deixar o tom pedaggico, o vigrio saboiano encerra suas palavras dizendo ao seu ouvinte:
Ousai proclamar Deus entre os filsofos; ousai pregar a humanidade aos intolerantes. Talvez sejais o nico de vosso partido; mas levareis convosco um testemunho que vos dispensar do dos homens. Que vos amem ou vos detestem, que leiam ou desprezem vossos escritos pouco importa. Dizei o que verdade, fazei o que bem; o que importa ao homem cumprir seus deveres na terra; e se esquecendo que se trabalha para si. Meu filho, o interesse particular nos engana; s a esperana do justo no engana. (Rousseau, 1973, p. 361; grifos meus)

O personagem mstico do romance Emlio , por assim dizer, um apstolo da religio do homem. Credo universal que dispensa as revelaes, os dogmas, o aparato cerimonial e todo o jogo de aparncia para defender uma comunicao individual do ser humano com a Divindade por meio do sentimento interior. A conscincia tende a seguir a ordem da Natureza e no h melhor guia para os assuntos de interesses imediatos e reais at porque ela fala direto ao corao. Fala das verdades eternas que se re-

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.33, n.2, p. 323-333, maio/ago. 2007

331

sumem no amor humanidade, liberdade, justia e ao belo moral (Rousseau, 1973). A educao no pode negligenciar o fato de que honrar e amar o autor da espcie e o ser que a protege uma conseqncia natural do amor a si nem deve esquecer que a liberdade precisa ser orientada para que no haja abuso do livre arbtrio e que suas faculdades sejam canalizadas para o uso das boas aes: Ocupai vosso aluno com todas as boas aes a seu alcance (Rousseau, 1973, p. 280). A prdica rousseauniana rejeita as idias absolutas e abstratas em favor das luzes naturais que manifestam na interioridade humana e guiam a elaborao de mximas para uma boa conduta na terra. As fontes no so livros filosficos ou sagrados, mas o prprio corao que possui as regras escritas pela natureza em caracteres indelveis (Rousseau, 1973, p. 325), que servem de elementos litrgicos para esse culto ao homem interior, ao homem natural, sendo, portanto, mximas morais para realizao do ser humano em sua plenitude, em sua totalidade. Desse modo, se bem preparado nas coisas humanas, cheio de sentimentos naturais, estar vacinado contra as vicissitudes do amour propre e do domnio das paixes deterioradas. Analisando tudo isso, podemos ter a sensao de que Rousseau defende uma espcie de pedagogia da ignorncia ou do desconhecimento. No entanto, sua perspectiva no a do regresso a um estado primitivo e tosco que limita o homem s aes do instinto. Seu estilo enftico e exaltado depe contra os livros e todo um saber j institudo, mas, no fundo, ele sabe que o processo deve ser conduzido por um exerccio essencialmente racional e intelectual:

somente a razo nos ensina a conhecer o bem e o mal. A conscincia que nos faz amar um e odiar o outro, embora independente da razo, no pode pois desenvolverse sem ela. (Rousseau, 1973, p. 48)

A singularidade de seu discurso que ratio e divinatio convergem politicamente para a afirmao do homem tanto no mbito do discurso, isto , da universalidade, quanto nas diversas situaes da vida prtica que ocorrem no seio da organizao social. As disposies fsicas e metafsicas so instrumentais. A cultura e o artifcio devem almejar a realizao plena da natureza humana. essa a principal lio que o Emlio deixou como contraponto velha cantoria-solo da escolstica, bem como polifonia do mundo moderno. Lio paradoxal no apenas s trevas e s luzes, mas tambm a toda a modernidade at nossos dias, cuja arte ainda prima pela aparncia, pela dissimulao e, o que pior, pela objetivao e coisificao do ser. A formao do homem tal qual Rousseau concebeu no Emlio tem muito a ver com as aspiraes da UNESCO em seu projeto educacional para o sculo XXI. Obviamente lidamos hoje com um mundo bem mais complexo que o vivenciado por Rousseau. No entanto, sua abordagem continua atual e rica em significados para repensarmos os processos de formao no como atos formais e mecnicos que devem ser levados a termo por uma exigncia institucional. Educar construir sentidos para a prpria existncia humana. Assim, evidenciar a dimenso natural do ser humano nas teias e tramas do aprender e ensinar (Brando, 2001) o desafio e, ao mesmo tempo, o estmulo que se coloca educao dos nossos dias. E para isso, o Emlio fonte quase inesgotvel para nossas reflexes e nossas aes.

332

Wilson A. PAIVA . A formao do homem no Emlio de Rousseau.

Referncias bibliogrficas BRANDO, C. R. Sobre teias e tramas de aprender e ensinar. Inter-Ao Revista da Faculdade de Educao da UFG.Goinia: Editora Inter-Ao -Ao: da UFG, v. 1,n. 1, 1975. CERVANTES, M. de. El ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha 39 ed. Madrid: Espasa-Calpe, 1993. Mancha. COSTA, M. V. (Org.). Escola bsica na virada do sculo cultura, poltica e currculo. 2 ed. So Paulo: Cortez, 2000. sculo: DEFOE, D. Robinson Cruso So Paulo; Rio de Janeiro; Porto Alegre: W. M. Jackson Inc., 1947. (Coleo Grandes Romances Cruso. Universais, v. 1). DELORS, J. Educao um tesouro a descobrir. Relatrio para a UNESCO da Comisso Internacional sobre Educao para o sculo Educao: XXI. 8 ed. So Paulo: Cortez; Braslia: MEC/UNESCO, 2003. DERATH, R. Les rapports de la morale et de la religion chez Jean-Jacques Rousseau Paris: Revue Philosophique, 1949, p. 143-173. rapports religion Rousseau. FREIRE, P. Pedagogia da indignao cartas pedaggicas e outros escritos. So Paulo: Ed. Unesp, 2000. Pedagog gogia indignao: FREITAS, J. de. Poltica e festa popular em Rousseau a recusa da representao. So Paulo: Humanitas/FFLCH/USP; Fapesp, Rousseau: 2003. GADOTTI, M. Os mestres de Rousseau So Paulo: Cortez, 2004. Rousseau. NUNES, B. Introduo filosofia da arte 5 ed. So Paulo: tica, 2000. arte. PAIVA, W. A. de P. O Emlio e a formao do cidado do mundo moderno 2005. Dissertao (Mestrado)- Faculdade de formao moderno. Cincias Humanas e Filosofia da Universidade Federal de Gois. Goinia, 2005. ROUSSEAU, J.-J. As confisses v. 2. Trad. Rachel de Queiroz. 2 ed. So Paulo: Atena, 1959. confisses. _____. Oeuvres compltes v. 4. Paris: Gallimard, 1964. (Bibliothque de la Pliade). compltes. _____. Emlio ou da educao 2 ed. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1973. educao. _____. Projeto para a educao do Senhor de Sainte-Marie Edio bilnge (francs e portugus). Trad. Dorothe de Bruchard. Sainte-Marie. Porto Alegre: Paraula, 1994. STAROBINSKI, J. The invention of liberty New York: Rizzoli International, 1987. liberty. STRECK, D. R. Educao para um novo contrato social Petrpolis: Vozes, 2003. social.

Recebido em 24.11.05 Aprovado em 05.03.07

Wilson Alves de Paiva, pedagogo pela UFPA, mestre em filosofia pela UFG e doutorando em Filosofia da Educao pela USP, professor da Faculdade de Educao da UFG, atua na rea de Filosofia, Poltica Educacional e Histria da Educao, foi assessor tcnico da (SEDUC/PA) e secretrio municipal de Educao do municpio de Trairo/PA.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.33, n.2, p. 323-333, maio/ago. 2007

333

Vous aimerez peut-être aussi