Vous êtes sur la page 1sur 3

TCNICAS DE PESCA AO ROBALO CARACTERSTICAS GERAIS Os robalos vivem preferencialmente em guas costeiras e estuarinas, podendo ser encontrados na parte

alta dos rios. Alimentam-se principalmente de peixes e crustceos. So considerados, em relao carne, como peixes de tima qualidade. Como caractersticas gerais podemos dizer que so peixes de corpo alongado, comprimido, com o perfil dorsal acentuado. Os dentes so pequenos e o pr-operculo com margem serreada. Como j informamos , no Brasil so registradas 5 espcies: Centropomus undecimalis , Centropomus parallelus , Centropomus ensiferus , Centropomus pectinatus , Centropomus affinis, cujas caracteristicas bsicas para pesca vem a seguir:

UTILIZANDO ISCAS NATURAIS

A pesca do robalo com isca natural, depende muito da habilidade do pescador, do tipo da isca (que pode variar muito dependendo do ambiente) e equipamento. Usualmente, utilizam-se o camaro vivo, o corrupto vivo, o lambari, o mamarreis, o barrigudinho ,a piaba e a manjuba.

A PESCA NA FOZ DO RIO

Neste ambiente o robalo mais encontrado o "flecha". O equipamento dever ser preparado com vara de ao mdia e mdia pesada, de 6 a 7 ps, linha 0.37 mm e arranque de 0.43 mm. O chicote dever ter 2 anzis separados entre s por uma distncia de aproximadamente 40 cm, com haste de 30 cm a 35 cm. O chumbo dever ser piramide e compatvel com o equipamento montado. Uma boa dica utilizar ( se o fundo do local de pesca for arenoso) um chumbo "garatia"com arames, para melhor ancorar o chicote. O lanamento dever ser executado em locais de gua agitada, sem corrente. A melhor mar observada a enchente. Uma boa isca nesse local a manjuba (Anchoviella lepidontostole), mas o mamarreis tambm uma excelente opo. Alguns pescadores preferem o camaro vivo, outros o corrupto vivo. Uma dica interessante a maneira de colocar a isca no anzol. Retire a cabea e a cauda da isca e coloquea de forma que a ponta do anzol fique na regio caudal da isca. Monte a isca de maneira que esta fique esticada no anzol, evitando dobras.

A PESCA NA CABECEIRA E CORPO DO RIO

Nesse ambiente o robalo mais encontrado o "peba" ou "peva"(Centropomus paralellus). Importante para a escolha do local de pesca saber se existem barreiras fsicas que dificultem a migrao destes peixes. Utilize uma vara de 6 ps, linha 0.33 mm e arranque de 0.37 ou 0.43 mm. Nesse local, as melhores, iscas so o lambari (Astyanax spp.) e o camaro vivo. Estas iscas, quanto vivas, devem ser iscadas da seguinte maneira: lambari, prender o anzol na regio dorsal, acima da nadadeira peitoral; o camaro deve ser iscado na regio dorsal logo aps a cabea. Este mtodo fundamental para a manuteno da isca viva e permitir o movimento. O lanamento deve ser realizado a uma distncia de 10 a 15 metros, sempre em locais que existem abrigos na margem ou no substrato. Galhadas e troncos cados so uma tima opo.

PESCA COM BIA

Uma tcnica usada com frequncia para a pesca do robalo a utilizao de bia. Esta tcnica utilizada em locais que existam enroscos (galhadas, pedras, etc.). A utilizao da bia permite a flutuao da isca natural, evitando provveis perdas de equipamento. O equipamento deve ser montado utilizando-se o seguinte material: vara com capacidade para linha de, no mnimo, 0.30

mm; anzis 2/0 a 1/0; bia de isopor capaz de flutuar com o equipamento; chumbo de aproximadamente 30g. Unindo a linha que atravessa a bia e une ao chumbo, deve-se fixar um destorcedor. A linha do empate deve ser de 0,45mm a 0,50mm. As principais iscas so: o camaro vivo, o lambari vivo e com menor eficincia, pedaos de manjuba. (Anchoviella lepidentostole).

PESCA DE RODADA

Para a realizao da pesca de rodada do robalo, devemos ter o seguinte equipamento: carretilhas ou molinetes que comportem, no mnimo, 150m de linha 0,30mm de dimetro; linha principal com 0,30mm de dimetro; linha de arranque transparente de 0,50mm de dimetro; chumbo do tipo oliva de aproximadamente 50g; destorcedor e anzis 1/0 ou 2/0. Os arranques devero ter 80cm de comprimento. Coloque na extremidade da linha do arranque o chumbo e na outra extremidade o destorcedor que ligar linha principal. A uma distncia de 20cm do chunbo, insira uma haste (rabicho) perpendicular linha principal, tambm com 0,50mm de dimetro, com 30cm de comprimento, onde ser fixado o anzl. A melhor isca para esta modalidade de pesca o camaro vivo, principalmente para as baias, manguezais e esturios. O lambari, tambm pode ser usado, principalmente em ambientes de lagoas e rios onde so abundantes. O camaro vivo deve ser iscado na serrilha da cabea, e o lambari, em regio muscular logo abaixo da nadadeira dorsal. Este mtodo consiste em deixar o barco deriva, explorando o ambiente. Deve-se lanar a isca na gua, liberando a linha completamente at o chumbo atingir o fundo, recolhendo aproximadamente 0,50 a 1,0m de linha. Verifique constantemente a profundidade no local.

UTILIZANDO ISCAS ARTIFICIAIS

A pesca do robalo com isca artificial pode ser executada tanto na foz do rio, no mar, quanto na cabeceira, sendo que, na cabeceira e corpo do rio, observa-se mais a eficincia. As varas mais utilizadas so as de ao mdia e mdia pesada, linha de 0.33 a 0.37 mm com arranque de 0.40 a 0.43 mm. As iscas mais eficientes so as de meia gua e de fundo ("Jigs, Plugs de superficie ou meia gua"). Na foz do rio o arremesso deve ser executado em reas de turbulncia que fica sem ocorrncia da mar. Uma boa dica colocar na ponta da linha um chumbo piramide e a uma distncia de 80 cm, uma haste de 50 cm com a isca. Esta tcnica que todo Atleta-pescador de gua salgada dos clubes filiados a CBPDS conhece, permite que a isca fique no local adequado por mais tempo. O arraste deve ser lento. Para a pesca do robalo em rios pode-se utilizar o mesmo equipamento descrito para a foz. A grande diferena o mtodo de pesca. O robalo um peixe carnvoro e predador que fica abrigado no meio de galhadas, troncos de rvores ou pedras a espera de sua presa, preferencialmente pequenos peixes e camares. Utiliza ttica de caa na margem com gua clara e em movimento. Portanto, este o ambiente ideal para a realizao da pesca. OBSERVAES IMPORTANTES

O robalo um peixe que muda seu comportamento com muita facilidade. Algumas alteraes ambientais podem interferir consideravelmente no seu comportamento como: ventos, movimento das mars, temperatura, transparncia da gua, materiais em suspenso, presso atmosfrica, chuva, luminosidade, etc.

Com a temperatura da gua superior a 21 grus centigrados torna-se ativo na superfcie. Abaixo desta at aproximadamente 15 grus CC, pode ser encontrado meia gua e fundo. Temperatura inferiores a 10 grus CC geralmente imprpria para o robalo. A presso atmosfrica fundamental para a sua pesca, onde o ideal vai entre 1015mb e 1017mb. Procure conhecer bem o local de pesca anotando em todas as suas visitas as caractersticas encontradas em cada pescaria.

Vous aimerez peut-être aussi