Vous êtes sur la page 1sur 3

A DESIGUALDADE RACIAL

Alma no tem cor Entendendo os conceitos As teorias raciais no contexto brasileiro A histria do negro no Brasil Brasil: Um pas de todos? As conseqncias do racismo no cotidiano escolar

ALMA NO TEM COR


Azul, amarelo Alma no tem cor Porque eu sou branco? Alma no tem cor Porque eu sou preto? Branquinho, neguinho Branco, nego Percebam que a alma no tem cor Ela colorida, sim Ela multicolor Percebam que a alma no tem uma s cor Ela colorida, sim Ela multicolor Alma No Tem Cor- Zeca Baleiro Verde, verdinho, marrom Voc conhece tudo Voc conhece o reggae Voc conhece tudo Voc s no se conhece Branquinho,neguinho Branco, nego Azul, amarelo Verde, verdinho, marrom.

A msica acima do compositor Zeca Baleiro, expressa as diversidades culturais existentes no nosso pas como tambm no mundo. Porm, interessante prestarmos ateno para o que a letra nos fala, e o que neste capitulo vamos discutir. A identidade cultural,seja ela, branca, negra, preta, amarela... construda socialmente, ou seja, se eu me considero negro nessa sociedade, posso no ser considerado em outra. Diante desta diversidade, se considerar negro ou no, branco ou no, amarelo ou no,

passou a ser uma questo primordial, pois a luta pela igualdade de direitos possui sim uma cor, os mais favorecidos possuem sim uma cor, a falta de oportunidades possui sim uma cor. Apesar de hoje o Brasil est entra as maiores economias do mundo, ele tambm faz parte de um dos pases mais desiguais e essa desigualdade se reflete principalmente na populao negra.

ENTENDENDO OS CONCEITOS
Para iniciarmos nossos estudos sobre a questo da desigualdade racial, interessante, que antes saibamos o significado de alguns termos, como: raa; preconceito; discriminao; racismo; que sero trabalhados neste captulo. Raa O termo raa foi utilizado na Biologia para definir grupos de indivduos distintos no interior de uma espcie. Por muito tempo, o uso do termo era relacionado idia de supremacia racial, hoje o termo Raa, utilizado pelo Movimento Negro e pelas prprias Cincias Sociais sob uma nova interpretao, baseados numa ressignificao cultural e poltica.

Preconceito significa uma idia prvia, anteriormente concebida. Um julgamento ou uma opinio formada sem antes levar em conta os fatos que os contestem.

Discriminao consiste no comportamento diferencial, que corresponde ao ato de separar, distinguir, e que parte do princpio de que alguns so superiores em relao a outros.

Racismo doutrina ou conjunto de atitudes, que prega a existncia de superioridades de raas humanas.

Todos estes conceitos so necessrios no estudo sobre a desigualdade racial, pois, a histria da sociedade brasileira marcada por uma trajetria cheia de dvidas e mitos em relao a sua identidade. A necessidade de se instaurar uma identidade homognea, e o problema em que a diferena tnica causava no pas, ou seja, o incmodo que havia em relao ao pertencimento

de negros e ndios principalmente os negros, foram primordiais para os estudos que classificariam e justificariam a desigualdade e o racismo no Brasil, ao longo do sculo XIX.

AS TEORIAS RACIAIS NO CONTEXTO BRASILEIRO


Para falarmos de desigualdade racial, necessrio buscarmos na histria fatores que fizeram com que nossa sociedade hoje, seja considerada uma sociedade to desigual, no s economicamente como principalmente racialmente. O que estamos tentando entender como e por que o Brasil sendo um pas de tanta diversidade cultural, ainda marcado pelo racismo e por um enorme ndice de pessoas negras fora do mercado de trabalho, com os menores nveis de renda, de escolaridade, e que ocupam os lugares mais perifricos da sociedade. Toda essa discrepncia o reflexo de uma histria nacional marcada pela dominao e dizimao de povos, sejam eles negros e ndios. A histria do povo brasileiro a histria da relao dominador e dominado e essa lgica at hoje impera sobre a nossa sociedade, demonstrada nos dados estatsticos. As teorias que surgiram no pas durante o sculo XIX, foram influentes para a formao de um pensamento determinista, que traz at hoje srias conseqncias que se refletem nas relaes sociais.

Vous aimerez peut-être aussi