Vous êtes sur la page 1sur 16

A clula em diviso

OBJETIVOS
Associar a mitose distribuio do material gentico entre as clulas-lhas. Caracterizar cada uma das fases da mitose. Explicar os fenmenos de: condensao dos cromossomos; duplicao dos centrossomos; formao do fuso mittico; migrao dos cromossomos para o equador da clula; formao da placa metafsica; migrao dos cromossomos para os plos; desagregao e reorganizao do envoltrio nuclear.

Pr-requisito
Microtbulos (Aula 23 de Biologia Celular I).

a u l a

BIOLOGIA CELULAR II | A clula em diviso

INTRODUO

Na Aula 1, voc j estudou que todas as clulas obedecem a um ciclo celular, perodo que compreende uma fase em que a clula cresce e reproduz suas estruturas internas e uma outra durante a qual ela se divide. O perodo da intrfase compreende trs etapas (G1, S, G2) e algumas clulas podem permanecer para sempre em G1, sem passar fase de diviso, chamada M. O ciclo celular dura, em mdia, de 12 a 24 horas. A fase M dura cerca de 1 hora. Esse um valor mdio, havendo, naturalmente, muitas variaes. Cada fase do ciclo celular disparada por Cdks (do ingls ciclyn dependent kinases, ou seja, ciclinas dependentes de quinases). As ciclinas, como j sabemos, so protenas que, uma vez ativadas (pelas Cdks), deagram eventos especcos. A diviso celular ou mitose disparada pela M-Cdk. A mitose um evento bastante complexo, que tem por objetivo distribuir eqitativamente o material gentico, duplicado na fase S, entre as duas clulas-lhas.

FASES DA MITOSE
A mitose inclui uma seqncia de eventos que, embora nem sempre possam ser claramente delimitados, foram divididos em fases. Provavelmente, esses nomes so seus velhos conhecidos: 1. Prfase 2. Prometfase 3. Metfase 4. Anfase 5. Telfase

citocinese

A Figura 2.1 mostra o aspecto tpico das principais etapas. Entender como e por que as estruturas envolvidas mudam de aspecto ou mesmo desaparecem o tema central desta aula. Uma clula em diviso bastante diferente de uma clula em intrfase em, pelo menos, trs caractersticas: O envoltrio nuclear, presente na clula interfsica, desaparece durante a diviso. Os cromossomos, que formam uma massa na clula interfsica, se condensam e se individualizam durante a diviso. Durante a diviso, os microtbulos se rearranjam, dando origem ao fuso acromtico.

26 CEDERJ

S/G2 Citocinese G1

Metfase

Incio da prfase

Prfase

Figura 2.1: Aspecto do ncleo e centrossomos nas diferentes fases do ciclo celular. A duplicao dos cromossomos e dos centrolos precede a fase M propriamente dita. Esta tem incio com a prfase, em que os cromossomos comeam a se condensar, individualizando-se. Na metfase, cada centrossomo ocupa um plo da clula e dele partem microtbulos que formam o fuso mittico. Os cromossomos se encontram alinhados no plano mdio da clula, eqidistantes dos dois plos. Na anfase, o material gentico (cromossomos) dividido igualmente, migrando em sentidos opostos para os dois plos da clula. A ltima fase da mitose a citocinese, ou seja, a separao das duas clulas-lhas.

E A, CLULAS? VAMOS COMEAR A NOS DIVIDIR?


As condies necessrias para que a clula entre na fase M so providenciadas durante a intrfase. Nesse perodo, erroneamente chamado descanso, os cromossomos se duplicam, permanecendo unidos pela regio chamada centrmero (Figura 2.4). Tambm se duplicam nesta fase os centrossomos. Voc j aprendeu sobre o centrossomo na aula sobre microtbulos. Eles so o que chamamos centro organizador de microtbulos, isto , todos os microtbulos de uma clula partem da. Nas clulas animais, os centrossomos incluem um par de centrolos, cuja estrutura formada por nove trios de microtbulos bem caracterstica (Figura 2.2).

CEDERJ 27

AULA

MDULO 1

BIOLOGIA CELULAR II | A clula em diviso

C B A

(a)

(b)

Figura 2.2: (a) Um par de centrolos observado ao microscpio eletrnico. Note que um centrolo sempre est posicionado a 90 graus em relao ao outro. (b) Esquema da estrutura do centrolo composta por nove trios de microtbulos, designados como A, B e C. Cada centrolo mede cerca de 100nm. (Foto: M., McGill, D.P., Highfield, T.M., Monahari e B.R. Brinkley, J. Ultrastr. Res. 57: 43-53,1976).

Os centrolos de um par no so idnticos. Um deles dominante e possui lamentos que o conectam matriz pericentriolar (de onde partem os microtbulos). Quando os centrolos de um par vo se duplicar, eles se separam e cada um d origem (nucleia) a um novo centrolo (Figura 2.3). Os dois pares de centrolos permanecem prximos at o incio da prfase.

G1

G2

G1

Figura 2.3: Apenas um dos centrolos de um par est ligado matriz pericentriolar. Na fase S, os centrolos de um par se distanciam e cada um d origem a um novo centrolo. O centrolo mais antigo ser sempre o dominante no novo par.

28 CEDERJ

PRFASE
Na prfase, o envoltrio nuclear ainda se encontra intacto. nesta etapa que os cromossomos duplicados se condensam e assumem sua forma caracterstica de dois bastes, as cromtides-irms, ligados pelo centrmero (Figura 2.4).

Figura 2.4: Cromossomo na forma condensada e duplicada observado ao microscpio eletrnico de varredura. O estrangulamento que mantm as cromtides unidas o centrmero (seta). (Foto: Terry Allen)

1 m

Voc pode estar curioso para saber como os cromossomos interfsicos, longos e nos, se enovelam dessa forma. A resposta est numa protena que possui dois domnios capazes de se ligarem hlice de DNA. Por ser capaz de promover a condensao dos cromossomos, s custas da hidrlise de ATP, foi denominada condensina. A condensina funciona como uma pina em que cada extremidade se liga a um ponto da cadeia de DNA e se fecha em seguida, aproximando as duas (Figura 2.5). Na regio do centrmero, uma protena da mesma famlia mantm as duas cromtides coesas. Seu nome? Coesina. Veja na Figura 2.5.b como se acredita que essa protena mantenha as cromtides-irms unidas.

CEDERJ 29

AULA

a mitose pode ter incio.

Uma vez que os cromossomos e centrossomos estejam duplicados,

MDULO 1

BIOLOGIA CELULAR II | A clula em diviso

ATP

ATP Cromtides-irms Hlice de DNA (c)

(a)

(b)

Figura 2.5:

(a) Tanto as

coesinas quanto as condensinas so protenas dimricas, capazes de

ligarem-se s hlices de DNA, aproximando-as. A coesina (b) aproxima as duas cromtides-irms, enquanto a condensina (c) ajuda na espiralizao da cadeia de DNA, resultando na condensao do cromossomo.

Embora o envoltrio nuclear ainda esteja intacto, a migrao dos centrossomos para os plos opostos tem incio nessa etapa. medida que migram para plos opostos da clula, os microtbulos se irradiam a partir dos centrossomos. Por lembrar uma estrela, cada uma dessas estruturas chamada ster (Figura 2.6). Este o incio da formao do fuso acromtico, que s estar completamente formado na etapa seguinte.

Figura 2.6: O ster formado pela distribuio radial de microtbulos em torno do centrossomo. Na prfase, os centrossomos, j duplicados, comeam a migrar para plos opostos.

PROMETFASE
Nas descries mais antigas da prometfase, dizia-se que nessa fase do ciclo celular o envoltrio nuclear desaparecia. Na verdade, o envoltrio nuclear, o retculo endoplasmtico e o complexo de Golgi no so visveis nessa fase porque se fragmentam em vesculas, permitindo que alguns microtbulos do fuso acromtico se liguem ao cinetcoro dos cromossomos, j totalmente condensados. O cinetcoro um complexo de protenas que se liga aos cromossomos na regio do centrmero (Figura 2.7).

30 CEDERJ

Centrmero

Cinetcoro

Figura 2.7: O cinetcoro um complexo de protenas que se associa ao cromossomo na regio do centrmero. nessa regio que se ancoram microtbulos

Microtbulos cinetocoriais

do fuso responsveis por movimentar os cromossomos.

Cromtide

Os cromossomos s se ligam ao fuso pelo cinetcoro. Essa ligao parece ser feita de modo aleatrio, pelo sistema de tentativa e erro, isto , os vrios microtbulos, que partem dos centrossomos de acordo com a instabilidade dinmica que lhes caracterstica, crescem e encolhem rapidamente. Eventualmente, alguns deles tocam os cromossomos. Se esse contato acontecer na regio certa, isto , a extremidade do microtbulo fazendo contato com o cinetcoro, o cromossomo permanecer ancorado quele microtbulo. Como os cromossomos esto duplicados, os cinetcoros de cada uma das cromtides-irms car ligado a microtbulos de um plo. Os microtbulos mais longos so mais fortes, puxando o cromossomo na direo do centrossomo no qual tm sua origem (Figura 2.8). Estabelece-se, assim, um verdadeiro cabo de guerra entre os dois plos. Essa disputa termina empatada, com os cromossomos alinhados no equador da clula. Quando todos os cromossomos se alinham de forma eqidistante dos plos, signica que a diviso celular entrou na metfase.
Centrossomo

Centrossomo

Figura 2.8: Na prometfase, os cromossomos so puxados pelos microtbulos do fuso. A maior fora exercida pelos microtbulos mais longos (cromossomo da parte superior da figura). No plano mdio, as foras se equilibram (cromossomo da parte inferior da gura) e o cromossomo permanece alinhado.

CEDERJ 31

AULA

condensado

Cromossomo

MDULO 1

BIOLOGIA CELULAR II | A clula em diviso

METFASE
Na metfase, o fuso acromtico j est plenamente desenvolvido e os cromossomos se alinham no plano equatorial da clula, eqidistantes dos dois plos. Alm dos microtbulos astrais isto , que compem o ster , e dos microtbulos cinetocoriais que se ligam ao cinetcoro dos cromossomos , o fuso possui microtbulos que desempenham uma terceira funo. Trata-se de microtbulos que partem dos plos opostos e se interpenetram no plano equatorial da clula. Podemos cham-los microtbulos interpenetrantes (Figura 2.9). Os trs tipos de microtbulos so altamente dinmicos, polimerizando-se e despolimerizando-se mais rapidamente que os microtbulos das clulas interfsicas e formam o fuso acromtico ou fuso mittico (Figura 2.9). Conforme as foras exercidas pelos microtbulos cinetocoriais ligados a cada uma das cromtides-irms se equilibram, encolhendo de um lado e alongandose do outro, os cromossomos vo se dispondo na placa equatorial. Esta a fase mais demorada da mitose e a diviso s prossegue quando todos os cromossomos se encontram alinhados.

Centrossomo plo do fuso

Cinetcoro

Microtbulos astrais

Microtbulos cinetocoriais

Microtbulos interpenetrantes

Figura 2.9: Esquema mostrando o fuso acromtico na etapa de metfase e as diferentes funes desempenhadas pelos microtbulos que o formam.

32 CEDERJ

Na anfase, as cromtides-irms se separam e cada uma delas puxada pelos microtbulos cinetocoriais em direo a plos opostos. Voc pode estar se perguntando: como as cromtides-irms se separam se elas esto ligadas pela coesina? Boa pergunta! A resposta bastante simples: a enzima separase se encarrega de cortar as pontes formadas pela coesina. Assim, cada cromtide puxada para um plo pelos microtbulos cinetocoriais respectivos. A migrao dos cromossomos para plos opostos resulta no apenas do encolhimento dos microtbulos cinetocoriais. Protenas motoras associadas aos microtbulos interpenetrantes tambm contribuem para que haja entre eles um deslizamento que aumenta a distncia entre os plos (Figura 2.10). Ainda no foi possvel explicar como subunidades de tubulina podem se soltar da extremidade do microtbulo voltada para o cinetcoro sem que a ligao entre a cromtide e o microtbulo se desfaa. O distanciamento provocado pelo deslizamento entre microtbulos do fuso o prenncio da ltima fase da diviso celular, a telfase.
(a) (b)

O encolhimento dos microtbulos cinetocoriais movimenta as cromtides na direo dos plos

Os microtbulos que partem de plos opostos deslizam entre a si, aumentando entre eles distncia

Protenas motoras

Zona de crescimento dos microtbulos

Figura

2.10:

afastamento

das

cromtides

resulta

de

duas

foras

complementares.

(a) Os microtbulos cinetocoriais se despolimerizam e (b) os microtbulos que se superpem crescem. Alm disso, protenas motoras promovem o deslizamento entre eles.

CEDERJ 33

AULA

ANFASE

MDULO 1

BIOLOGIA CELULAR II | A clula em diviso

TELFASE
A telfase corresponde ao final da mitose. Nessa etapa, os cromossomos j se encontram segregados em plos opostos da clula e distanciados pelos microtbulos que se superpem (Figura 2.11). Esse distanciamento fundamental para que ocorra a distribuio do citoplasma e das organelas entre as duas clulas-lhas. Esse processo chamado citocinese. Os microtbulos astrais tambm exercem fora de separao entre as clulas-lhas deslizando sobre protenas motoras ligadas membrana plasmtica (Figura 2.12).
Regio central de superposio dos Plo microtbulos Plo Microtbulos do plo Regio de superposio reduzida
2 m

Figura 2.11: Na clula esquerda, a sobreposio dos microtbulos maior que na da direita. Isso resulta em que os cromossomos esto mais afastados na segunda. (Foto: Jeremy D. Pickett-Heaps em Molecular Biology of the Cell, Garland Publ. Co.,3rd ed.)

(a)
Afastamento pelo deslizamento entre microtbulos superpostos

(b)

Afastamento pelo deslizamento de microtbulos astrais sobre protenas motoras

Figura 2.12: A interao com protenas motoras leva os microtbulos a se afastarem no plano equatorial da clula (a), ou a empurrar a membrana plasmtica por ao de protenas motoras acopladas a ela (b).

34 CEDERJ

molculas de miosina (Figura 2.13).

Anel contrtil

Figura 2.13: A separao entre as clulas-filhas se d pelo estrangulamento resultante do deslizamento do anel de constrio, formado por filamentos de actina e molculas de miosina. (Foto: Mrcia Attias)

COMO SE DIVIDEM AS CLULAS VEGETAIS


A rgida parede de celulose que envolve as clulas vegetais impede que as duas clulas-lhas resultantes da mitose se separem por estrangulamento. Neste caso, o ponto de clivagem, onde as duas clulas sero delimitadas, vesculas contendo precursores da parede e elementos da prpria membrana sero determinados pela disposio de microtbulos. O processo pode ser acompanhado em linhas gerais na Figura 2.14, mas nas disciplinas de Botnica mais detalhes sero abordados.

CEDERJ 35

AULA

de constrio (ou anel contrtil) formado por lamentos de actina e

A separao nal entre as clulas-lhas depende de um anel

MDULO 1

BIOLOGIA CELULAR II | A clula em diviso

Complexo de Golgi G2

Parede celular da clula-me Microtbulos corticais formam uma G1 banda que envolve a clula logo abaixo da membrana plasmtica. Essa banda prediz onde a nova parede celular se fundir quando a clula se dividir.

Telfase Banda de microtbulos O fragmoplasto formado na telfase pelos microtbulos sobrepostos. Vesculas derivadas do complexo de Golgi carreando precursores da parede celular se associam a esses microtbulos, acumulando-se na regio equatorial e fundindo-se para formar a placa crivada primordial.

Vesculas derivadas do Golgi Microtbulos do fuso Citocinese Microtbulos associados ao fragmoplasto se formam na periferia da placa crivada primordial. Novas vesculas derivadas do Golgi so recrutadas para essa regio, fundindo-se com a borda da parede celular, estendendo-se para fora. Os microtbulos impedem a total fuso dessas memMicrotbulos ligados Placa crivada primordial G1 A membrana da placa crivada em expanso funde-se membrana plasmtica da clula-me, completando a nova parede celular. O arranjo cortical de microtbulos interfsicos restaMicrotbulos corticais Plasmodesmas belecido em cada uma das clulas-lhas. ao fragmoplasto branas, resultando nos plasmodesmas.

Figura 2.14: As principais etapas da diviso de uma clula vegetal.

36 CEDERJ

Nas bactrias, a diviso celular chamada sso binria e muito mais simples (e rpida) que nos eucariontes. O processo se resume na duplicao do cromossomo nico da bactria. O cromossomo duplicado translocado para o plo oposto da clula e uma invaginao da membrana bacteriana separa a bactria em duas. Essa sso depende de uma protena, a FtsZ, que possui algumas semelhanas com a tubulina de eucariotos e forma um anel que se contrai, orientando o crescimento da parede bacteriana na fenda que se forma, resultando na sso binria (Figura 2.15).

(1) O DNA se distribui em um nico cromossomo.

(2) Esse cromossomo se duplica a partir de um ponto de origem. A clula tambm cresce.

(3) Uma vez duplicados, os pontos de origem migram para plos opostos na clula bacteriana.

(4) A membrana se invagina e uma nova parede bacteriana forma-se,

(5) separando as duas clulas-lhas.

Figura 2.15: Principais etapas da diviso de uma clula procarionte.

CEDERJ 37

AULA

A DIVISO NOS PROCARIOTOS

MDULO 1

BIOLOGIA CELULAR II | A clula em diviso

Entre a diviso celular bacteriana e a mitose, na qual um aparelho mittico sosticado montado a partir do citoesqueleto, vrias etapas adaptativas aconteceram. Ainda hoje existem organismos em que a diviso celular parece representar estgios intermedirios dessa evoluo. Em alguns dinoagelados (um tipo de alga), o envoltrio nuclear no se desfaz. Na verdade, nesses organismos a segregao dos cromossomos depende da adeso membrana interna do ncleo. Em alguns protozorios, o fuso mittico se forma atravs de um tnel, e o envoltrio nuclear no se desfaz, mas alguns microtbulos penetram no ncleo, ligando-se aos cromossomos. Em algumas leveduras (fungos), o fuso se forma dentro do ncleo. Essas formas de diviso esto esquematizadas na Figura 2.16 e so uma demonstrao clara das muitas tentativas que a natureza faz at encontrar o sistema mais eficiente para replicao de cada organismo.

Cromossomo

Bactrias Cromossomos-filhos aderidos membrana plasmtica so separados pelo crescimento da mesma. Membrana plasmtica Dinoagelados tpicos Vrios feixes de microtbulos passam atravs de tneis no envelope nuclear intacto, estabelecendo a polaridade da diviso. Os cromossomos se

Cromossomo

Envoltrio nuclear intacto

movem associados membrana nuclear interna, sem aderir aos microtbulos.

Outros protozorios Um nico feixe de microtbulos forma o fuso que atravessa Centrolos Microtbulos polares Microtbulos cinetocoriais o envoltrio nuclear, formando um tnel. Os cromossomos se ligam pelos cinetcoros membrana nuclear e interagem com os plos pelos

microtbulos

cinetocoriais.

38 CEDERJ

o fuso se forma dentro do ncleo, associado ao envelope nuclear. Cada cinetcoro se liga a um nico microtbulo. Microtbulos polares Microtbulos cinetocoriais

Clulas de animais Centrolos O fuso comea a se formar fora do ncleo. Na prometfase, o envoltrio se desagrega e os cromossomos podem se ligar a microtbulos do fuso. Fragmentos do envelope nuclear Figura 2.16: Formas de diviso de vrios organismos.

RESUMO
Quando a fase M (mitose) se inicia, os cromossomos e os centrossomos j foram duplicados, nas fases S e G2. Na prfase, os dois centrossomos se separam e comeam a se dirigir para plos opostos da clula. Os cromossomos tambm iniciam o processo de individualizao. A prometfase a fase em que o envoltrio nuclear se fragmenta e alguns microtbulos do fuso capturam os cromossomos. Os cromossomos duplicados permanecem unidos pelo centrmero. Um complexo de protenas ao redor do centrmero constitui o cinetcoro. Os cromossomos se ligam ao fuso sempre pelo cinetcoro. Foras antagnicas, exercidas pelos microtbulos que partem dos plos, levam os cromossomos para o plano equatorial da clula, formando a placa metafsica. A enzima separase corta a ligao entre as cromtides-irms e cada uma delas se dirige a um dos plos. Essa separao essencial para a anfase. Na anfase, dois mecanismos levam ao afastamento das cromtides-irms: a despolimerizao dos cromossomos cinetocoriais e o deslizamento, mediado por protenas motoras, entre os cromossomos sobrepostos. Na telfase, novo envoltrio nuclear se forma em torno de cada ncleo-lho e o citoplasma se contrai no plano equatorial. Os microtbulos do fuso predizem o local onde o anel contrtil, formado por actina e miosina, se formar, levando separao das clulas-lhas.

CEDERJ 39

AULA

polares

Microtbulos cinetocoriais

Leveduras e algas diatomceas O envelope nuclear permanece intacto;

Microtbulos

MDULO 1

BIOLOGIA CELULAR II | A clula em diviso

EXERCCIOS
1. Qual o principal objetivo da diviso celular? 2. Quais so as fases tradicionalmente estabelecidas para descrever a diviso celular? 3. Em que etapa do ciclo celular ocorre: a) Duplicao dos cromossomos? b) Condensao dos cromossomos? c) Duplicao dos centrossomos? d) Formao do fuso mittico? e) Migrao dos cromossomos para o equador da clula? f) Formao da placa metafsica? g) Migrao dos cromossomos para os plos? h) Desagregao e reorganizao do envoltrio nuclear? 4. Qual o papel das seguintes protenas que participam da diviso celular? Coesina: Condensina: Separase: 5. Como os microtbulos podem participar da mitose? 6. O que a citocinese?

40 CEDERJ

Vous aimerez peut-être aussi