Vous êtes sur la page 1sur 4

Pneumonia

CAUSAS
Ainfeco do tecido pulmonar pode ser provocada por vrios microrganismos, sobretudo bactrias e vrus, e com menor frequncia por fungos e protozorios. Os microrganismos costumam chegar as pulmes directamente a partir do exterior, suspensos no ar. Contudo, as pneumonias podem resultar da aspirao de secrees provenientes do aparelho digestivo, da contaminao a partir de focos infecciosos adjacentes ou por disseminao hematognica de focos infecciosos mais distantes. Eventualmente, podem surgir como complicao no contexto de doena sistmica. Embora existam inmeros microrganismos presentes no ar, os quais penetram constantemente nas vias respiratrias, estes so neutralizados, em condies normais, pelos mecanismos defensivos. Geralmente, os microrganismos so retidos no muco que reveste as vias respiratrias, sendo posteriormente arrastados pelos movimentos dos clios em direco faringe, podendo igualmente ser detectados e eliminados pelas c- lulas defensivas ali presentes. De qualquer forma, quando por alguma razo estes mecanismos defensivos se encontram debilitados ou quando s microrganismos so particularmente agressivos, a possibilidade de desenvolvimento de pneumonia aumenta. Entre as principais circunstncias que podem favorecer o aparecimento de uma pneumonia destacam-se a infncia, a velhice, a existncia de infeces crnicas na boca e na faringe, o alcoolismo, o tabagismo e a bronquite crnica, as dilataes brnquicas, a desidratao, a m nutrio e os tumores dos brnquios e pulmes.

TIPOS
A pneumonia lobar. Aforma mais frequente, tende a afectar todo o lobo pulmonar. Costuma ser de origem bacteriana e o microrganismo responsvel mais comum o pneumococo ou Streptococcus pneumoniae. Na broncopneumonia. A infeco inicia-se nos brnquios e bronquolos para originar vrios focos em vrios segmentos de um ou ambos os pulmes sucessivamente. Os microrganismos que com maior

frequncia provocam este tipo de pneumonia so o Staphylococcus aureus e o Haemophilus influenzae. Na pneumonia intersticial (pneumonia atpica). que se produz essencialmente uma inflamao dos septos alveolares, os agentes infecciosos responsveis podem ser vrus, como o da gripe, micrbios que apenas encontram condies favorveis para a sua proliferao quando h uma diminuio das defesas orgnicas, como a bactria Mycoplasma pneumoniae, o protozorio Pneumocystis carnii e a bactria Legionella pneumophila, causadora da denominada doena do legionrio. Sintomas Os sintomas e a evoluo variam conforme o tipo de pneumonia. Actualmente, graas a antibioterapia, a doena costuma ter, regra geral, uma evoluo favorvel. Pneumonia lobar. Os sinais e sintomas costumam surgir de forma progressiva, sendo normalmente uma complicao de um processo infeccioso viral das vias areas (como, por exemplo, uma gripe). A manifestao inicial mais evidente a febre, com uma subida considervel da temperatura corporal e arrepios, mal-estar geral, prostrao, dores articulares e dor de cabea. Um outro sintoma muito caracterstico neste tipo de pneumonia a tosse produtiva, ou seja, com expectorao, cujas caractersticas dependem do microrganismo causador e da fase em que a doena se encontra. Habitualmente, na fase inicial da pneumonia, costuma ser apenas mucosa. Numa fase mais avanada, pode-se tornar muco-purulenta (amarelada ou esverdeada) ou ferruginosa (acastanhada). Uma outra manifestao quase sempre presente a dor torcica, a qual se situa tipicamente nas costas e intensifica-se ao tossir e ao inspirar, alastrando frequentemente para o ombro ou para o abdmen. Alm disso, normalmente, o paciente manifesta uma certa dificuldade em respirar, ou dispneia, aspecto particularmente evidente nas crianas e nos idosos. Este sintoma pode conduzir, nos casos mais graves, a uma insuficincia respiratria. Broncopneumonia. Este tipo de pneumonia tambm se costuma apresentar como complicao de um processo infeccioso das vias areas, como uma gripe ou o sarampo, mas os sinais e sintomas vo-se

revelando de forma um pouco mais lenta. As manifestaes so idnticas s da pneumonia lobar. No entanto, a febre costuma ser mais moderada e a expectorao mucopurulenta. Pneumonia intersticial. Neste tipo de pneumonia, os sinais e sintomas tendem a evoluir lentamente. Nas fases mais avanadas, costuma surgir uma tosse seca, acompanhada por dor torcica intensa e dificuldade em respirar. Na doena do legionrio, aparecem outros sinais e sintomas, tais como diarreia, vmitos, dor abdominal e alterao do estado de conscincia.

EVOLUO E TRATAMENTO
o tratamento adequado e o paciente apresenta um bom estado geral, o prognstico favorvel, havendo uma recuperao total ao fim de duas ou trs semanas. Todavia, quando no se aplica o devido tratamento ou caso o paciente sofra de outros problemas que debilitem manifestamente o seu sistema defensivo, podem surgir vrios tipos de complicaes, entre as quais a meningite, a endocardite, a artrite e a septicemia (infeco do sangue), provocadas pela propagao dos microrganismos a outros rgos e tecidos. Podem surgir ainda outras complicaes, nomeadamente na doena do legionrio, tais como uma insuficincia respiratria grave e desidratao, que podem colocar em risco a vida do paciente. O tratamento bsico consiste na administrao de medicamentos para combater o agente causador, como antibiticos, sempre que se trate de uma bactria. Para alm disso, so igualmente necessrias algumas medidas para aliviar os sintomas e prevenir as complicaes, como o repouso na cama e a administrao de antipirticos. Pode ainda ser necessrio adoptar outras medidas de suporte, tais como hidratao com soros, cinesiterapia respiratria, expectorantes ou fluidificantes da expectorao. Nos casos mais graves, necessrio recorrer a ventilao mecnica.

INFORMAES ADICIONAIS
Medidas para favorecer a recuperao [-]

Manter-se em repouso no leito at a total recuperao. Administrao de expectorantes e inalao de vapores. Massagens em forma de golpes suaves, realizados com as mos sobre as costas do paciente. Deitar-se sobre o lado saudvel, de modo a melhorar a ventilao do pulmo afectado. Respeitar rigorosamente o tratamento antibitico indicado pelo mdico.
Preveno [-]

Boa higiene oral, sobretudo indivduos afectados por processos infecciosos na boca e na faringe. Evitar o tabaco e o consumo excessivo de bebidas alcolicas. As pessoas com bronquite crnica devem aprender a pr em prtica as medidas necessrias para facilitar a expulso das secrees acumuladas, ou seja, devem fazer regularmente a chamada "toilette brnquica". Em caso de pneumonia viral ou produzida por microrganismos patognicos, importante isolar o paciente, de modo a evitar contgios. Os adultos devem vacinar-se todos os anos contra a gripe e, eventualmente, contra o pneumococo. Efectuar o controlo peridico de depsitos e canalizaes de gua dos edifcios, onde se concentram microrganismos da doena do legionrio.

Vous aimerez peut-être aussi