Vous êtes sur la page 1sur 12

CONSEQNCIAS DA RADIOATIVIDADE EM ALIMENTOS

Leandro Antonio dos Santos Ps graduando do Curso de Especializao (Ps-graduao lato sensu) em Cincia Moderna e suas Aplicaes. UNICENTRO, 2007. Marcos Roberto da Rosa Professor Orientador Dr. em Qumica do Departamento de Qumica UNICENTRO.
www.unicentro.br

RESUMO Este trabalho aborda, de forma simples e objetiva, aspectos que definem a radioatividade, e como ela pode ser perigosa ao meio ambiente. Certos tipos de alimentos podem estar contaminados por radioatividade, resultado de processos que podem ser naturais ou antropognicos e podem ser nocivos aos homens e animais. So ainda apresentadas as principais fontes de contaminao destes alimentos, os mecanismos de propagao e os prejuzos causados ao corpo, bem como so citadas algumas aplicaes teis da radioatividade na cincia, indstria e medicina. Desta forma, ressalta-se que estas radiaes, se utilizadas de forma controlada, apresentam aplicaes importantes. Por outro lado, dependendo do uso ou aplicao podem tambm significar um perigo invisvel. Palavras - chave: radioatividade, alimentos, meio-ambiente.

ABSTRACT This work presents of simple and objective form, aspects that explain the radioactivity, and as it can be dangerous to the environment. Certain types of foods can be contaminated for radioactivity, for processes that can be natural or anthropogenic and can be dangerous to the human and animals. Are still presented which the sources of contamination of these foods, the mechanisms of propagation and the consequences to the body. In this article are cited some applications useful of the radioactivity in the science, Industrials and Medicine. Of this form, it is standing that these radiations if use of control form, present important applications. On the other hand, depending on the use or application can too mean an invisible danger. Key words: radioactivity, food, environment.

Ed.5 - 2008

UNICENTRO - Revista Eletrnica Lato Sensu

ISSN: 1980-6116

CONSEQNCIAS DA RADIOATIVIDADE EM ALIMENTOS

INTRODUO Quando em 1896, o fsico francs Antonie Henri Becquerel descobriu que determinado material emitia radiaes espontaneamente, estava descoberta a radioatividade. Tal descoberta lhe rendeu o Prmio Nobel de Fsica, em 1903. importante compreender porque este tipo de radiao, que passa invisvel aos olhos humanos se apresenta de forma to perigosa, e por vezes, associada idia de catstrofes nucleares, que contaminam o meio ambiente e prejudicam a sade humana. Observa-se que em vrios pases, inclusive no Brasil, existem regies com elevados ndices de radioatividade no ambiente, que apresentam problemas tais como contaminao de alimentos e desequilbrio orgnico que geralmente so detectados a longo prazo. Apesar dos prejuzos causados sade pela radioatividade, de uma forma controlada ela tem inmeras aplicaes nos campos da medicina, da indstria de frmacos e cosmticos e dos alimentos. O objetivo do presente trabalho entender os mecanismos, formas e origens que fazem com que a radioatividade comprometa a qualidade dos alimentos ingeridos, e ainda, verificar se os efeitos decorrentes da sua ingesto so nocivos ao homem. METODOLOGIA A execuo da pesquisa baseou-se em uma reviso bibliogrfica em obras diversificadas como: livros, peridicos, anais de eventos, teses, dados de internet, revistas, jornais, entre outros, visando enfocar como a radioatividade se manifesta nos alimentos. Buscou-se identificar de que maneira essa radioatividade chega at ns, como se incorpora aos alimentos, quais as aplicaes e os seus efeitos sobre os seres vivos. PRIMRDIOS DA RADIOATIVIDADE A maioria dos elementos qumicos considerada estvel, porm alguns deles tm a propriedade de se decompor, transformando-se em outros, em massas atmicas menores, que liberam energia e partculas com o passar do tempo. Em 1896, Becquerel descobriu, acidentalmente, que cristais de Urnio emitiam um tipo de radiao invisvel capaz de escurecer uma chapa fotogrfica mesmo se ela estivesse coberta para evitar a ao da luz. Depois de diversas observaes deste tipo em circunstncias controladas, Becquerel concluiu que a radiao emitida pelos cristais era desconhecida e no exigia qualquer estmulo externo. Este

processo de emisso espontnea de radiao pelo Urnio foi logo denominado radioatividade. Posteriormente, foram feitas novas experincias por outros cientistas que identificaram tambm outras substncias radioativas. As investigaes mais significativas deste tipo foram conduzidas por Marie e Pierre Curie. Depois de vrios anos de trabalho, o Casal Curie comprovou que um ncleo muito energtico, com excesso de partculas ou de carga, tende a estabilizar-se, emitindo radiao (GUIMARES, 2000). DESINTEGRAO RADIOATIVA Um ncleo com excesso de energia tende a estabilizarse, emitindo partculas alfa, beta ou gama. Em cada emisso de uma dessas partculas, h uma variao do nmero de prtons no ncleo, isto , o elemento se transforma ou se transmuta em outro, de comportamento qumico diferente (CARDOSO, 2001). Essa transmutao tambm conhecida como desintegrao radioativa, designao no adequada, porque d a idia de desagregao total do tomo e no apenas da perda de sua integridade. O termo mais apropriado decaimento radioativo, que sugere a diminuio gradual de massa e atividade. Os trs tipos de radiao tm poderes de penetrao muito diferentes, como pode ser observado na figura 1. As partculas alfa dificilmente passam atravs de uma folha de papel, a partcula beta pode penetrar alguns milmetros numa placa de alumnio e os raios gama podem atravessar alguns centmeFIGURA 1: Poder de penetrao da radiao tros de chumbo. - Extrada de GUIMARES, 2000

RADIAO ALFA De acordo com Guimares (2000), uma partcula alfa (a) constituda por 2 prtons e 2 nutrons (ncleo de hlio). Quando um ncleo emite uma partcula alfa, seu nmero

UNICENTRO - Revista Eletrnica Lato Sensu

SANTOS, Leandro Antonio dos; ROSA, Marcos Roberto da

atmico fica reduzido em duas unidades, e seu nmero de massa, em quatro unidades. O urnio-238 um emissor alfa. Com a emisso de uma partcula alfa, o urnio-238 transforma-se no elemento trio-234. Veja o exemplo 1 a seguir:

RADIAO GAMA Normalmente, aps a emisso de uma partcula alfa ou beta, ou aps uma coliso violenta com outra partcula, o ncleo resultante desse processo, ainda com excesso de energia, procura estabilizar-se, emitindo esse excesso em forma de onda eletromagntica, que chamamos de radiao gama (CARDOSO, 2001). No decaimento gama, o nmero atmico e nmero de massa no se modificam. O ncleo emissor somente passa para um estado energtico mais baixo. O comprimento de onda da radiao gama muito pequeno, mas a energia radiada muito elevada, sem carga eltrica e sem massa. O poder de penetrao da radiao gama, conforme mostrado na figura 1, maior que a radiao alfa e beta. Por essa razo, do ponto de vista fisiolgico, a radiao gama representa maior perigo. No comeo do sculo XX primrdios da radioatividade Marie Curie adoeceu logo no incio de suas pesquisas devido aos efeitos radioativos dos elementos, pois, na poca, pouco se sabia sobre o perigo que estes ofereciam (SEED, 2006). De acordo com Guimares (2000), o grande perigo da interao entre os raios gama e os tecidos humanos est no risco de mutaes celulares. Em contrapartida, atualmente, os raios gama so muito utilizados no combate ao cncer, pois podem destruir clulas com m formao. A radiao gama tem ainda um largo uso em aplicaes industriais, tais como: esterilizao de material de laboratrio, cirrgico, odontolgico, de frascos, embalagens, frmacos, descontaminao de produtos, fabricao de cosmticos, matrias primas, colorao de vidros, pedras preciosas, melhoria de fibras sintticas e de polmeros, produo de inoculantes para a agricultura, impregnao de madeiras e outros materiais3. ATIVIDADE DE UMA AMOSTRA Os ncleos instveis de uma mesma espcie (mesmo elemento qumico) e de massas diferentes, denominados radioistopos, no realizam todas as mudanas ao mesmo tempo. As emisses de radiao so feitas de modo imprevisto e no se pode prever o momento em que um determinado ncleo ir emitir radiao. Entretanto, para a grande quantidade de tomos existente em uma amostra razovel esperar certo nmero de emisses ou transformaes em cada segundo. Essa taxa de transformaes denominada atividade da amostra (CARDOSO, 2001).

Observe na figura 2, a emisso de uma partcula alfa a partir do ncleo atmico.

Figura 2: Emisso de partcula alfa extrada GUIMARES, 2000

RADIAO BETA Outra forma de estabilizao ocorre quando existe no ncleo um excesso de nutrons em relao a prtons, onde se emite uma partcula negativa, um eltron, resultante da converso de um nutron em um prton (CARDOSO, 2001). No caso de existir excesso de carga positiva (prtons), emitida uma partcula beta positiva, chamada psitron, que provm da converso de um prton em um nutron (CARDOSO, 2001). Quando um ncleo radioativo sofre um decaimento beta, o ncleo filho tem o mesmo nmero de nucleons que o ncleo pai, mas o nmero de carga se altera de uma unidade. Simbolicamente, os dois processos esto descritos no exemplo 2 (SERWAY, 1992):
A Z A Z

X Z +AY + b 1 X Z -AY + b + 1

A partcula b- um eltron, que resulta da converso de um nutron em prton no ncleo atmico. A partcula b+ chamada de psitron, resultante da converso de um prton em nutron no interior de um ncleo. Os principais emissores de radiao beta que se destacam na cadeia alimentar o carbono 14 e o potssio 40 (CARDOSO, 2001).

UNICENTRO - Revista Eletrnica Lato Sensu

CONSEQNCIAS DA RADIOATIVIDADE EM ALIMENTOS

MEIA-VIDA DE UM ELEMENTO QUMICO De acordo com Cardoso (2001), cada elemento radioativo, seja natural ou obtido artificialmente, se transmuta, se desintegra ou deca, a uma velocidade que lhe caracterstica (prpria). Para acompanhar a durao (ou a vida) de um elemento radioativo foi preciso estabelecer uma forma de comparao. O tempo que se leva para um elemento radioativo ter sua atividade reduzida metade da inicial denominado meiavida do elemento. Meia-vida, portanto, o tempo necessrio para a atividade de um elemento radioativo ser reduzida metade da atividade inicial. Isso significa que, para cada meia-vida que passa, a atividade vai sendo reduzida metade do valor anterior, at que esta atinja um valor insignificante que no permite mais distinguir suas radiaes das do meio-ambiente (CARDOSO, 2001). RADIOATIVIDADE NATURAL Os ncleos radioativos geralmente so classificados em dois grupos: o grupo dos ncleos instveis, encontrados na natureza, que provocam a chamada radioatividade natural e o grupo dos ncleos produzidos em laboratrio mediante reaes nucleares, que exibem a radioatividade artificial ou antropognica, pois produzida pela ao do homem (SERWAY, 1992). Evangelista (1992) cita que a radiao natural que pode atingir o indivduo tem as seguintes origens: n Csmica: o fluxo primrio de partculas de alta energia que incidem continuamente sobre a Terra, procedentes do espao, e tambm as radiaes secundrias, que se originam da interao das partculas primrias na atmosfera. No topo da atmosfera ela constituda de prtons (85 %), partculas alfa (14 %) e ncleos de nmero atmico entre 3 e 26 (1%). n Da crosta Terrestre: contm variadas concentraes de urnio e trio e pequenas parcelas de C14 e K40. O Brasil possui minas de urnio e trio localizadas principalmente em Poos de Caldas, Minas Gerais. Em Guarapari, Esprito Santo, existem as chamadas areias monazticas que contm fosfatos de trio. Devido radioatividade apresentada por estes materiais, nestes locais a radiao de fundo bem maior do que em outros lugares onde estes minrios no esto to concentrados. n Do ar: a radioatividade principalmente oriunda da desintegrao de rdio e trio, dos raios csmicos e de sedimentos radioativos procedentes de provas nucleares e acidentes nucleares. n Da gua: contm geralmente pequena

radioatividade; as guas da chuva recebem radioatividade do ar e as subterrneas de rochas e do solo. n Existente no corpo humano: este recebe pequenas partculas de substncias radioativas atravs de vegetais e de material alimentar com que se alimenta. CONSEQNCIAS DA RADIOATIVIDADE NATURAL EM ALIMENTOS Os alimentos, quanto sua ao radioativa, apresentam caractersticas, em termos de condies do ambiente (gua, ar e solo), de receptividade do alimento ao agente radioativo e de tolerncia do indivduo. Evangelista (1992) esclarece que no Brasil, principalmente em regies dos centros vulcnicos alcalinos de Minas Gerais foram assinalados os alimentos nacionais mais ricos em radioatividade natural. Nas Zonas Vulcnicas, os radionucldeos contaminantes so os sais de trio, que absorvidos por razes vegetais, se depositam em vrios segmentos, concentrando, entretanto, na raiz sua maior poro. A contaminao de gua procedente de camadas mais profundas do solo feita atravs de sais solveis de rdio, elemento radioativo, que em sua desintegrao, produz o gs denominado Radnio, que constitu o principal radioelemento contaminante de guas chamadas radioativas. O radnio dissolvido em gua, quando aflora superfcie desta, desprende-se sob a forma de emanao, cujo perodo de meia-vida curto, de poucos dias. Porm, o rdio, remanescente na gua, nela permanece por perodo superior a mil anos, e muito perigoso quando ingerido, pois se deposita nos ossos, sendo dificilmente eliminado. A reao alfa que produz nefasta, pois sendo pouco penetrante, descarrega localmente toda sua energia, determinando leses localizadas, entretanto de alta gravidade (EVANGELISTA, 1992). Outras regies que apresentam elevado ndice de radioatividade natural no Brasil so as reas monazticas do litoral do Esprito Santo, Rio de Janeiro e sul da Bahia. Nas reas monazticas, entre os contaminantes radioativos, predominam o trio com seus vrios istopos alfa e gama. Segundo Evangelista (1992), nesta regio monaztica praticamente inexistem culturas de subsistncia e os alimentos de origem animal como leite, carne e ovos, so produzidos apenas para o consumo prprio. Os alimentos provenientes de animal contaminado apresentam menor contedo radioativo, pelo fato do agente de radioatividade no se distribuir uniformemente no corpo do animal, depositando-se em maior concentrao nos ossos. A presena de radioatividade natural em alimentos, pouco acima dos valores normais, no tem importncia significativa, desde que no sejam ingeridos em quantidade

UNICENTRO - Revista Eletrnica Lato Sensu

SANTOS, Leandro Antonio dos; ROSA, Marcos Roberto da

excessiva e de forma constante. De igual modo, a participao no regime de alimento com radioatividade acima do normal no ocasiona problemas quando constitui minoria na distribuio total dos componentes da dieta (EVANGELISTA, 1992). CONSEQUNCIAS DA RADIOATIVIDADE ARTIFICIAL EM ALIMENTOS A radioatividade artificial ou antropognica tem sua origem mediante processos de reao nuclear, tais como a fisso e fuso nuclear. PROCESSO DE FISSO NUCLEAR A fisso nuclear provocada experimentalmente bombardeando-se o ncleo do tomo com nutrons, ocorrendo a quebra desse ncleo. Em qualquer quebra ou fisso nuclear so liberados dois ou trs nutrons, que como desencadeantes, provocam novas cises nucleares (reao em cadeia) formando novos elementos (SANTOS, 2001). Essa energia nuclear tem sido utilizada de um lado, por exemplo, em usinas nucleares, para gerar eletricidade. Por outro lado, usada em bombas atmicas, de enorme poder destruidor. Essas reaes em cadeia podem ser usadas na bomba atmica. Observe na figura 3, uma reao em cadeia provocada a partir de um nutron que colide no ncleo atmico de U235:

A primeira bomba atmica foi lanada em 1945, em Hiroshima, Japo, durante a 2 Guerra Mundial, matando mais de 150 mil pessoas. Logo em seguida, uma segunda bomba explodiu em Nagasaki, matando mais de 70 mil pessoas. O mal dessas bombas, no entanto, no se limita s mortes e ferimentos provocados pelas exploses; ele se arrasta at hoje, pois as exploses nucleares emitem radiaes que se espalham at mesmo por toda a biosfera (PLINIO, 1991). Nas usinas, a energia obtida pela fisso nuclear tem o grave inconveniente de liberar material radioativo. Quando, por qualquer razo, esses materiais escapam das usinas nucleares, permanecem por muito tempo na atmosfera, na gua, no solo, nos alimentos e conseqentemente causam efeitos catastrficos para os seres vivos e ao meio ambiente. PROCESSO DE FUSO NUCLEAR A fuso nuclear acontece quando os ncleos de dois tomos se juntam para formar um tomo mais pesado, produzindo energia nesse processo. No entanto, a contaminao ou os nveis de radioatividade liberados so menores quando comparados com o processo de fisso nuclear (SANTOS, 2004). DEPOSIO RADIOATIVA E INCOPORAO EM ALIMENTOS A exploso de bombas atmicas de grande potncia na superfcie terrestre faz com que fragmentos nucleares

Figura 3: Representao de uma reao em cadeia (extrada SERWAY, 1992)

UNICENTRO - Revista Eletrnica Lato Sensu

CONSEQNCIAS DA RADIOATIVIDADE EM ALIMENTOS

possam chegar a grandes altitudes, na estratosfera e troposfera, onde so distribudos para o todo o globo atravs dos ventos. Esse fenmeno denominado pela literatura como fallout. O impacto de exploses como a ocorrida em Chernobyl, em 1986, teve efeito no s sobre aquela regio, pois uma grande nuvem invisvel de gases radioativos foi liberada na atmosfera e levada pelo vento para os pases vizinhos. Na Alemanha, muitas colheitas foram contaminadas e tiveram que ser destrudas. Os animais que pastavam nas reas onde caiu a chuva radioativa tornaram-se imprprios para o consumo, e os fazendeiros precisaram pedir ao governo ajuda financeira para resistirem at a safra seguinte. At 1988, dois anos depois do acidente, criadores de carneiro da Inglaterra estavam proibidos de vender seus animais (BAINES, 1994). Um exemplo deste problema foi uma partida de leite em p, importada da Irlanda pelo Brasil, em julho de 1986, que apresentou doses de radiao, certamente provenientes do acidente de Chernobyl, muito superiores radiao provocada por aes normais da natureza (RIEDEL, 2005). A figura 04 mostra um grfico da deposio de 137Cs, incluindo o pico referente ao acidente de Chernobyl em 1986, que contribuiu para um fallout local, no atingindo todo o globo terrestre. Perceba tambm, que a partir de 1962

at o acidente de 1986, a deposio global comea a diminuir graas a um tratado que proibiu testes nucleares no planeta. A deposio radioativa (fallout) total de 137Cs no hemisfrio norte maior que no hemisfrio sul, porque uma maior quantidade de testes atmosfricos nucleares foi feita no hemisfrio norte, como mostra a figura 4. Eventos locais como em Chernobyl tem um impacto significante na regio onde ocorreu o acidente, ou seja, na regio do fallout local, mas tem impacto limitado nas taxas de espalhamento global (SANTOS, 2001). Dessa forma, o acidente de Chernobyl, em 1986, causou a deposio de uma grande quantidade de radionucldeos no ambiente, tais como o 134Cs e 137Cs, que ainda hoje so detectveis em certos alimentos devido contaminao no solo e a deposio na vegetao (SCHEIBEL, 2002). Segundo Scheibel (2002), a incorporao dos elementos radioativos na biosfera provm da deposio dos elementos da atmosfera sobre a superfcie da Terra, ou seja, atravs do fallout. Sendo assim, o transporte dos elementos radioativos no ambiente se d entre trs componentes primrios: vegetao, solo e gua. O esquema da figura 5 descreve o ciclo de incorporao de radionucldeos no ambiente at a absoro pelo homem, ou seja, demonstra de que meios o homem ingere material radioativo.

Figura 4: Deposio global de

137

Cs devido ao fallout radioativo (extrada de SANTOS, 2001)

UNICENTRO - Revista Eletrnica Lato Sensu

SANTOS, Leandro Antonio dos; ROSA, Marcos Roberto da

Figura 5: Caminhos dos radionucldeos no ambiente at o homem (extrada e adaptada de Radiation, 1991)

LIXO ATMICO E DEPOSIO RADIOATIVA NOS OCEANOS Os oceanos cobrem mais de 70% da superfcie terrestre e, portanto, exercem grande influncia no ecossistema global, apresentando riquezas minerais e biolgicas importantes, comercial e cientificamente para diversas naes. No entanto, passaram tambm a ser explorados como depsitos de diversas atividades, inclusive, de lixo nuclear. considerado lixo nuclear ou rejeito atmico todas as sobras de materiais radioativos e tudo o que estiver contaminado por eles, os resduos de minerao, o encanamento por onde eles passaram, as vestimentas dos trabalhadores, enfim, tudo o que entra em contato com material radioativo. Nos produtos da fisso do urnio-235 j foram identificados mais de duzentos istopos pertencentes a 35 elementos diferentes. Muitos deles emitem radiaes alfa, beta e gama, representando um risco populao e necessitando, portanto, ser armazenados em recipientes de chumbo e/ou concreto e guardados em locais seguros por tempo suficiente para que a radiao caia a nveis noprejudiciais (MELLO, 2006). Muitos pases recolhem seus rejeitos radioativos em containers blindados com grossas caixas de concreto,

lanando-os no oceano, fora dos limites da plataforma continental, a milhares de metros de profundidade. Porm, impossvel garantir que as protees ao contedo radioativo no venham a se deteriorar com o tempo, provocando assim a preocupao dos especialistas da rea ambiental4. Os oceanos apresentam radioatividade natural, gerada principalmente por compostos radioativos como o potssio 40 e o rubdio 87. Os radionucldeos artificiais dispersos nos oceanos de forma alarmante provm de testes com artefatos nucleares, acidentes nucleares e a liberao de material radioativo atravs das descargas de efluentes de reatores e usinas de reprocessamento, sendo distribudos pelo fallout e circulao ocenica. No oceano, os organismos acumulam e concentram radioatividade nos seus tecidos, muitas vezes em nveis extremamente elevados. As algas, por exemplo, podem apresentar uma radioatividade de 1000 a 5000 vezes superior da gua circundante. Os animais que se alimentam dessas algas tendem a concentrar ainda mais tais substncias. Os fatores de bioacumulao variam muito de acordo com o tipo de organismos e de substncias envolvidas (FIGUEIRA, 1996). Figueira (1996) afirma que o meio marinho continuamente contaminado com rejeitos nucleares

UNICENTRO - Revista Eletrnica Lato Sensu

CONSEQNCIAS DA RADIOATIVIDADE EM ALIMENTOS

provenientes de diversas fontes e por fragmentos de fisso que no meio aqutico podem se acumular nos organismos e serem transferidos atravs da cadeia alimentar, chegando ao homem pelos alimentos que consome. APLICAES DA RADIOATIVIDADE NA AGRICULTURA E OS ALIMENTOS Uma aplicao tecnolgica importante na agricultura que emprega o uso radioatividade o uso dos traadores radioativos, radioistopos que, usados em pequenssimas quantidades, podem ser acompanhados por detectores de radiao. Dessa forma, o deslocamento de um radioistopo pode ser acompanhado, e seu percurso ou caminho ser traado num mapa do local. Por esse motivo, recebe o nome de traador radioativo (CARDOSO, 2001). Os traadores radioativos permitem estudar o metabolismo de plantas e insetos. Com isso, podem ser empregadas tcnicas para eliminao de pragas por meio dos predadores naturais, sem o uso de inseticidas nocivos sade humana. Tambm possvel determinar a quantidade de agrotxico retida nos alimentos, alm de identificar sua presena na gua, solo e atmosfera (CARDOSO, 2001). Quando se trata de manipular materiais radioativos ou nucleares, uma srie de normas elaboradas pelo CNEN5 regula essas atividades. este rgo que emite licenas aos pesquisadores e laboratrios habilitados. Um fator negativo que deve ser destacado ainda na agricultura o uso indiscriminado de fertilizantes do tipo NPK6, que juntamente com a radioatividade natural do ambiente contribuem para uma elevada frao de radioistopos naturais, os quais podem aumentar o nvel radioativo dos alimentos, para acima do tolervel (SANTOS, 2004). INTERAO DA RADIAO COM AS CLULAS No processo de interao da radiao com a matria ocorre transferncia de energia, que pode provocar ionizao e excitao dos tomos e molculas provocando modificao, ao menos temporria, na estrutura das molculas. O dano mais importante o que ocorre no DNA (AZEVEDO, 2003). Os efeitos fsico-qumicos acontecem instantaneamente, entre 10-13 e 10-10 segundos e nada podemos fazer para control-los. Os efeitos biolgicos acontecem em intervalos de tempo que vo de minutos a anos e consistem na resposta natural do organismo a um agente agressor e no constituem necessariamente, em doena, como por exemplo, a reduo de leuccitos. J os efeitos orgnicos so as doenas e representam a incapacidade de recuperao do organismo devido

freqncia ou quantidade dos efeitos biolgicos, como por exemplo, a catarata, o cncer e a leucemia (AZEVEDO, 2003). TIPOS DE EXPOSIO E SEUS EFEITOS A exposio externa resultante de fontes externas ao corpo, proveniente dos raios X ou fontes radioativas. A exposio interna, resulta da entrada de material radioativo no organismo por inalao, ingesto, ferimentos ou absoro pela pele. O tempo de manifestao dos efeitos causados por estas exposies pode ser imediato ou tardio, depende da intensidade e do tempo de exposio e pode acontecer em questo de minutos, horas, meses, anos ou pode no acontecer, pois felizmente, dispomos de um nvel de tolerncia no organismo que permite defesa s radiaes. Azevedo (2003) afirma que os efeitos podem ser somticos, que acontecem na prpria pessoa irradiada, ou hereditria, os quais se manifestam na prole do indivduo como resultado de danos causados nas clulas dos rgos reprodutores. PROCESSO DE IRRADIAO DOS ALIMENTOS NA INDSTRIA A irradiao de alimentos um tratamento que consiste em submeter os alimentos, j embalados ou a granel, a uma quantidade minuciosamente controlada de radiao ionizante, por um tempo prefixado e com objetivos bem determinados. O processo no aumenta o nvel de radioatividade normal dos alimentos (IAEA, 1992). Alm do potencial de diminuir a incidncia de intoxicaes alimentares, a irradiao inibe o brotamento de razes e tubrculos, desinfeta frutos, vegetais e gros, atrasa a decomposio, elimina organismos patognicos e aumenta o tempo de prateleira de carnes, frutos do mar, frutas, sucos de frutas que podem ser conservados durante muito tempo (anos) sem refrigerao (MELLO, 2007). A radiao ultravioleta consegue inativar microorganismos na superfcie dos alimentos. Os raios gama e as partculas Beta penetram mais profundamente nos tecidos, mas podem torn-los radioativos, o que no desejvel. Por isso, o tratamento requer tcnicas especializadas e equipamento sofisticado. Atravs das pesquisas realizadas pelo Instituto Tecnolgico de Alimentos de Campinas (ITAL), Empresa Brasileira de Radiao (Embrarad) e Instituto de Radioproteo e Dosimetria (IRD), CNEN, foi possvel alcanar o prolongamento do tempo de maturao do mamo e da manga, comprovando em laboratrio, uma sobrevida de comercializao adicional de 7 a 10 dias, isto por que, com as tcnicas de irradiao, torna-se possvel eliminar

UNICENTRO - Revista Eletrnica Lato Sensu

SANTOS, Leandro Antonio dos; ROSA, Marcos Roberto da

UNICENTRO - Revista Eletrnica Lato Sensu

CONSEQNCIAS DA RADIOATIVIDADE EM ALIMENTOS

bactrias e germes dos alimentos, tornando-os menos perecveis e possibilitando uma armazenagem e transporte por um tempo mais longo, permitindo assim sua exportao via martima, de forma a reduzir os custos. OS EFEITOS DA RADIAO NA CONSTITUIO DOS ALIMENTOS As formas de radiao utilizadas no processo de irradiao do alimento provocam ionizao, ou seja, criam cargas positivas ou negativas; a formao dessas cargas resulta em efeitos qumicos e biolgicos que impedem a diviso celular em bactrias pela ruptura de sua estrutura molecular. O alimento, em hiptese alguma, entra em contato com a fonte de radiao (MELLO, 2007). A irradiao pode induzir a formao de algumas substncias, chamadas de produtos radiolticos, na constituio dos alimentos. Estas substncias no so nocivas e no so exclusivas dos alimentos irradiados. Muitas delas so substncias encontradas naturalmente nos alimentos ou produzidas durante o processo de aquecimento (glicose, cido frmico, dixido de carbono) (MELLO, 2007). Em relao aos nutrientes, a irradiao promove poucas mudanas. As vitaminas, por exemplo, so sensveis a qualquer processo de conservao. No caso da irradiao, sabe-se que a vitamina B1 (tiamina) uma das mais sensveis, mas mesmo assim, as perdas so mnimas. A vitamina C (cido ascrbico), sob efeito da irradiao, convertida em cido dehidroascrbico, que outra forma ativa da vitamina C. OS EFEITOS DA RADIAO SOBRE O SABOR, COR E TEXTURA DOS ALIMENTOS Certos alimentos no podem ser irradiados, um exemplo o leite, que adquire um sabor impalatvel. Para se adotar a irradiao como um processo de conservao do alimento, preciso que se realize um estudo das suas caractersticas organolpticas ps-tratamento. Na maioria dos alimentos, entretanto, essas alteraes so mnimas ou simplesmente inexistem. Na irradiao de alimentos utilizam-se como fontes de radiao os istopos radioativos. Os istopos radioativos mais freqentemente usados so o Cobalto 60 e o Csio 137 (EVANGELISTA, 1992). Depois que o Cobalto 60 ou Csio 137 so produzidos, o material duplamente encapsulado em tubos de ao inoxidvel, o que impede qualquer vazamento de radiao. Quando a fonte de radiao no se encontra em uso, ela mantida dentro de uma piscina profunda. A cmara de irradiao composta de paredes de concreto e portas de chumbo, o que impede o vazamento da radiao. H, ainda,

dispositivos de travamento e alarme que impede que a fonte de radiao se eleve da piscina caso as portas da cmara no estejam lacradas (MELLO, 2007). ALIMENTOS IRRADIADOS NO BRASIL Em reunio realizada no dia 26 de janeiro de 2001, e aprovada pela Diretoria Colegiada da ANVISA7, foi aprovada a Resoluo (RDC) n 21, reza que qualquer alimento poder ser tratado por radiao desde que a dose mxima absorvida seja inferior quela que comprometeria as propriedades funcionais e/ou os atributos sensoriais do alimento. A resoluo contem o regulamento tcnico para Irradiao de alimentos no Brasil, onde foi considerada a necessidade de aperfeioamento das aes de controle, bem como a de atualizar, harmonizar e consolidar as normas e regulamentos tcnicos relacionados a todos os alimentos tratados por irradiao (BRASIL, 2001; OLIVEIRA, 2000). De acordo com a ANVISA, a indstria, ao utilizar irradiao em alimentos deve assegurar que o consumidor final saiba que este foi tratado com este processo, deixando isso claro na embalagem, que deve conter a informao: Alimento Tratado por Processo de Irradiao. No Brasil, apenas uma empresa realiza esse servio de pesquisa e irradiao em alimentos e est localizada em So Paulo. Em Piracicaba, o CENA8, da Universidade de So Paulo, vem realizando diversos trabalhos na rea e presta servios para as indstrias. CONCLUSO Por meio deste estudo compreendemos que a radioatividade natural se apresenta em qualquer lugar do universo, e que os alimentos ingeridos possuem, na maioria das vezes, uma porcentagem muito nfima de radioatividade que no causa danos sade das pessoas, desde que no sejam ingeridos em quantidade excessiva e de forma constante. J a radioatividade artificial proveniente de reaes nucleares manipuladas pelo homem, como a fisso e fuso nuclear. Esses processos, se desencadeados de forma controlada com fins pacficos, apresentam aplicaes importantes para a sociedade como a gerao de energia eltrica. O uso da radiao tem inmeras aplicaes em diversas reas da indstria e da medicina. Na indstria alimentcia, o uso da irradiao de alimentos valido, pois prolonga a vida til dos alimentos e diminui custos, mas deve obedecer a nveis seguros de radiao, para que os alimentos no se tornem radioativos e venham a comprometer a sade dos consumidores. No entanto, a radioatividade requer imensa pesquisa e

10

UNICENTRO - Revista Eletrnica Lato Sensu

SANTOS, Leandro Antonio dos; ROSA, Marcos Roberto da

responsabilidade na sua aplicao, principalmente quando lembramos de catstrofes de repercusso mundial, como o acidente de Chernobyl e a bomba de Hiroshima, que influenciaram significativamente nos nveis de radioatividade em toda a biosfera, e conseqentemente nos nveis radioativos dos alimentos. REFERNCIAS

http://www.embrarad.com.br/radiacao.asp, acessado em 19 de Janeiro de 2007 EMBRARAD - Empresa Brasileira de Radiaes. IAEA - INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY. Use of irradiation as a quarantine treatment of food and agricutural commodities. Viena, 1992. 66p. Disponvel em http://www.cena.usp.br, acessado em 19 de Janeiro de 2007 OLIVEIRA, L.C. Present situation on food irradiation in South America and the regulatory perspectives for Brasil. Radiation Physics and Chemistry, Oxford, v.57, p. 249-252, 2000. Disponvel em http://www.cena.usp.br, acessado em 19 de Janeiro de 2007 MELLO, Luciana C. Alimentos Irradiados Revista Eletrnica sobre Nutrio - Nutriweb. Disponvel em http://www.nutriweb.org.br/n0202/ irradiados.htm, acessado em 20 de Abril de 2007. MELLO, Paula H. Radioatividade e a polmica histria das suas aplicaes Revista Eletrnica de Cincias, disponvel em www.cdcc.sc.usp.br/ ciencia, acessado em 11 de Novembro de 2007, n 32, abril 2006. PLNIO, Carvalho Lopes. Cincias. 3 edio. Editora Saraiva, 1991. Radiation: Doses, Efects, Risks United Nations Environment Programme, second edition, Cambridge, 1991. RIEDEL, Guenter. Controle Sanitrio em alimentos/ Guenter Riedel So Paulo: Editora Atheneu, 2005 SANTOS, Elias Antunes. Obteno de duas equaes de calibrao para a metodologia do 137Cs, de determinao da eroso de solos, empregando dados de solo de classe LRd. Londrina-PR, 2001. Dissertao (Mestrado em Tecnologia) Universidade Estadual de LondrinaPR. SANTOS, Leandro Antonio. Estudo do nvel de radioatividade em fertilizante. Palmas, PR, 2004. Trabalho de concluso do curso de Fsica Centro Universitrio Diocesano do Sudoeste do Paran.

AZEVEDO, Ana Ceclia Pedrosa. Radioproteo em servios de sade. Programa de Radioproteo e dosimetria. 2003 - Fundao FIOCRUZ. BAINES, John. Preserve a Atmosfera. Ed. Scipione, So Paulo, 1994. BRASIL. Ministrio da Sade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria - ANVISA, Resoluo - RDC n21, de janeiro de 2001. Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF, 29 de janeiro de 2001. Disponvel em http://anvisa.gov.br/legis/resol/ 21_01rdc.htm. Acesso em 26 de janeiro de 2007. CARDOSO, Eliezer de Moura, e colaboradores. Aplicaes da energia nuclear e Radioatividade. Apostila educativa 2001Comisso Nacional de Energia Nuclear CNEN. CNEN Comisso Nacional de Energia Nuclear Apostila educativa. Disponvel em http:// www.cnen.gov.br/ensino/energ-nuc.asp. Acesso em 26 de janeiro de 2007 CENA Comisso de Energia Nuclear para Agricultura informaes disponveis em www.cena.usp.br. Acesso em 26 de Janeiro de 2007 EVANGELISTA, Jos. ALIMENTOS Um estudo abrangente : Editora Atheneu - 1992 FIGUEIRA, Rubens C.L. CUNHA, Ieda I.L A contaminao dos oceanos por radionucldeos antropognicos IPEN CNEN So Paulo, 1996. GUIMARES, Osvaldo; CARRON, Wilson. Faces da Fsica: volume nico. So Paulo, Ed. Moderna, 2000. http://www.brasilescola.com/quimica/lixoatomico.htm, acessado em 20 de Abril de 2007 Portal Brasil Escola.

UNICENTRO - Revista Eletrnica Lato Sensu

11

CONSEQNCIAS DA RADIOATIVIDADE EM ALIMENTOS

SEED, Fsica, ensino mdio/vrios autores. Livro didtico pblico. Curitiba: Secretria de Estado e Educao, 2006. SERWAY, R. A., Fsica, Volume 4, 3 Edio, Livros Tcnicos e Cientficos, 1992. SCHEIBEL, Viviane. Traos radioativos em amostras alimentares de exportao do Paran Londrina-Pr, 2002. Dissertao (Mestrado em tecnologia) Universidade Estadual de Londrina- PR

Notas:
1 Fonte: http://www.embrarad.com.br/radiacao.asp 2 Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/lixoatomico.htm 3 CNEN Comisso Nacional de Energia Nuclear 4 NPK Simbologia da frmula composta por Nitrognio, Fsforo e Potssio. 5 ANVISA Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria 6 CENA Comisso de energia nuclear para agricultura

12

UNICENTRO - Revista Eletrnica Lato Sensu

Vous aimerez peut-être aussi