Vous êtes sur la page 1sur 5

Direito Tributrio

Prova 1

1. Atividade Financeira do Estado


A principal obrigao do Estado a consecuo do bem comum. Para atingir tal finalidade, o Estado precisa obter recursos financeiros e para tal, se utiliza de duas forma. Para obter receitas originrias, o Estado se despe das tradicionais vantagens que o regime jurdico lhe proporciona, e obtm receitas patrimoniais ou empresariais. Na obteno de receitas derivadas, o Estado utiliza-se das suas prerrogativas, edita uma lei obrigando o particular que pratique determinados atos ou se ponha em determinadas situaes a entregar valores aos cofres pblicos, independente de sua vontade. Receitas Pblicas: Originrias Regime Jurdico Originam-se do Predominantemente patrimnio do de direito Privado Estado Caractersticas Estado explora seu prprio patrimnio Exemplos Aluguis e receitas de empresas pblicas e sociedades de economia mista Exemplos Tributos, multas e reparaes de guerra

Derivadas Regime Jurdico Originam-se do Direito Pblico patrimnio do particular

Caractersticas Estado usa o seu poder de imprio e obriga o particular a contribuir

A excepcionalidade da explorao de atividade econmica por parte do Estado decorrente de previso constitucional expressa: Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta de atividade
econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

O Estado tem como competncia gerencia dos seus recursos financeiros para garantir as necessidades sociais da populao. Portanto, o Estado visa obter recursos, gerenci-los e aplica-los de acordo com a lei.

2. Definio de Tributo

Apesar de todas as conceituaes existentes, o conceito de tributo tem sede legal e encontra-se no artigo 3 do Cdigo Tributrio Nacional: Art. 3 Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Para um melhor entendimento do tema, analisaremos todos os aspectos do presente artigo. Prestao pecuniria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir qualquer dvida ou crdito com o Estado s pode ser expresso na moeda vigente, no caso, em real. Prestao compulsria o tributo receita derivada, cobrada pelo Estado e o dever de pag-lo , portanto, imposto pela lei, sendo irrelevante a vontade das partes (credor e devedor). Prestao que no constitui sanso de ato ilcito imprescindvel diferenciar tributo de multa, uma vez que o tributo incide sobre os rendimentos, mesmo se esses rendimentos forem frutos de atos ilcitos. Prestao instituda em lei o tributo s pode ser criado por lei ou ato normativo que tenha a mesma fora (medida provisria). Prestao cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada a vinculao da atividade de cobrana do tributo decorre do fato de ele ser institudo por lei e se configurar como uma prestao compulsria. 3. Classificao dos Tributos Classificao dos Impostos segundo o CTN: sobre o comrcio exterior sobre o patrimnio e a renda sobre a produo e a circulao impostos especiais Quanto competncia impositiva federais estaduais municipais Quanto vinculao com a atividade estatal vinculados (taxas, contribuies e melhorias e contribuies) no-vinculados (impostos)

Quanto funo fiscais arrecadao de recursos financeiros para o Estado extrafiscais interferncia no domnio econmico, buscando um efeito diverso das simples arrecadaes de recursos financeiros parafiscais arrecadao de recursos para o custeio de atividades, que no integram funes prprias do Estado, mas este as desenvolve atravs de entidades especficas. 4. Tributo Oculto a prestao pecuniria que, apesar de possuir todas as caractersticas do tributo, exigida pelo Estado sem obedincia s normas e princpios que compem o regime jurdico brasileiro. Artigo 4, do CTN. No institudo com obedincias s normas e princpios que, em nosso direito, regem a instituio e cobrana de tributos. institudo e cobrado disfaradamente, embutido no preo de bens ou de servios prestados pelo Estado, atravs de empresas suas ou de concessionrias, a salvo das leis do mercado e, portanto, com preos fixados de forma unilateral e sem qualquer possibilidade de controle, em face do conluio que se estabelece entre o Estado e a empresa vendedora do bem ou prestadora do servio. 5. Princpios Os princpios do direito tributrio so limitaes ao poder de tributar do Estado introduzidas pelo constituinte no sistema jurdico. Princpio da Legalidade (artigo 150, I, da CF e artigo 97, do CTN) este princpio prev que nenhum tributo ser majorado ou criado sem que haja a edio de lei. tributo federal lei ordinria federal Congresso Nacional tributo estadual lei ordinria estatual Assembleia Legislativa tributo municipal lei ordinria municipal Cmara dos Vereadores Princpio da Reserva Legal assegura que todo imposto seja institudo ou majorado apenas atravs de lei em sentido estrito, isto , por ato do Poder Legislativo, aps processo constitucionalmente adequado. Princpio da Estrita Legalidade ou Tipicidade Tributria estabelece a necessidade de que traga em seu texto todos os elementos caracterizadores da tributao, ou seja, a descrio do fato jurdico e todos os dados necessrios formao da relao obrigacional. Princpio da Vedao aos meios coercitivos indiretos de cobrana inadmissvel a interdio de estabelecimento como meio coercitivo para cobrana de tributo (smula 70 STF) ou apreenso de mercadorias (Smula

323 STF); ao contribuinte em dbito no lcito a autoridade proibir que adquira espatilham, despache mercadorias nas alfndegas e exera suas atividades profissionais. Princpio da Isonomia - (artigo 150, II, CF) todos devero ter o mesmo tratamento perante o Estado, independente de seus rendimentos, ocupao profissional ou funo exercida por eles. igualar desiguais artigo 179, do CTN. Princpio da Irretroatividade (artigo 150, III, a, CF) a cobrana de tributos com base em fatos geradores ocorridos antes da entrada em vigor da lei instituidora da exao no permitido. Princpio da Anterioridade esse princpio tem o objetivo de proporcionar aos contribuintes em lapso suficiente para se adaptarem mudana da tributao. simples estabelece que a lei que aumenta ou diminui o tributo s tem vigncia no exerccio seguinte quele em que foi publicado. nonagesimal estabelece que o lapso mnimo entre a publicao e a vigncia da lei deve ser de 90 dias (artigo 150, III, c, CF) Princpio do No Confisco (artigo 150, VI, CF) tal princpio estabelece que o tributo no pode ser oneroso a tal ponto que prejudique a realizao das atividades econmicas. Esse tipo de vedao evita que o Estado utilize a tributao como mecanismo para se apropriar dos meios de produo. Princpio da Liberdade de Trfego (artigo 150, V, CF) a movimentao de bens de um ente federativo para outro no pode ensejar a cobrana de tributo. Princpio da Competncia a competncia para elaborar lei que institua o tributo atribudo ao ente federativo pela CF no pode ser transferida a outro ente federal. Princpio da Uniformidade Geogrfica (artigo 151, I, CF) veda Unio instituir tributo que no seja uniforme em todo o territrio nacional ou que implique distino ou preferncia em relao a Estado, ao DF ou a Municpio. Vedao s isenes heternomas (artigo 151, III, CF) vedado Unio instituir isenes de tributos da competncia dos Estados, DF e Municpios. Princpio da No-Discriminao Tributria (artigo 152, CF) vedado Unio estabelecer diferenas tributrias entre bens e servios de qualquer natureza em razo de sua procedncia ou destino. Princpio da Capacidade Contributiva sempre que for possvel, os impostos devem onerar de forma mais gravosa aqueles que possuem maior riqueza.

Exigncia de lei especfica para iseno de benefcios fiscais (artigo 150, 6, CF) qualquer subsdio ou iseno, reduo de base de clculo, concesso de crdito presumido, anistia ou remisso, relativos a impostos, taxas ou contribuies, s poder ser concedido mediante lei especfica, federal, estadual ou municipal, que regule exclusivamente as matrias acima enumeradas ou o correspondente tributo ou contribuio, sem prejuzo do disposto no art. 155, 2., XII, g. Garantias do contribuinte e tributao extrafiscal - alm dessa funo provedora dos tributos, no sentido de abastecer os cofres pblicos, o imposto pode assumir, paralelamente, o papel extrafiscal, ou seja, ser institudo para regular determinado setor da economia ou, em conformidade com o ideal de concretizao dos direitos sociais, para a implementao de polticas pblicas.

Vous aimerez peut-être aussi