Vous êtes sur la page 1sur 15

CENTRO UNIVERSITRIO PADRE ANCHIETA CURSO DE FARMCIA

Estgio Supervisionado

Relatrio apresentado na disciplina de Estgio Supervisionado 2 7 B - Farmcia

Nome do aluno RA:

Prof

Jundia-SP

2011

NDICE INDICE INTRODUO OBJETIVO MATERIAIS E MTODOS RESULTADOS CONCLUSO ANEXOS BIBLIOGRAFIA

INTRODUO O Fundamento terico do estgio refere-se sobre a filosofia da prtica farmacutica, tratando-se de estgio dirigido alunos do curso de farmcia o profissional deixa de ser um mero dispensador tcnico de medicamentos e passa a uma atitude proativa. Pois, neste novo contexto ser o profissional responsvel pelo cuidado com os medicamentos, as reaes adversas e a morbi-mortalidade relacionada aos frmacos, nesta nova viso o farmacutico tem uma interao direta com o paciente, assumindo responsabilidades. Sendo assim este profissional firma um compromisso no s com o paciente mais com toda a sociedade.

OBJETIVO O principal objetivo deste estgio tem como foco o paciente, e como desenvolvimento profissional adquirir experincias, participao de trabalho em equipe, e desenvolvimento social, visando a ateno farmacutica como o dever de todo profissional farmacutico.

MATERIAIS E MTODOS Dispensa de medicamentos No decorrer desta segunda etapa de estgio supervisionado me foi apresentado o sistema informatizado, utilizado como objetivo de proporcionar um maior controle sobre a dispensa do medicamento apenas na farmcia do centro, pois a farmcia do bairro no foi sistematizado ainda, mas que tambm funciona. No sistema consta os dados do paciente, histrico, prxima data de retirada, nome do mdico, descrio do medicamento, lote, validade, quantidade dispensada e quem dispensou. Existe uma regra para dispensa de medicamentos para ambos estabelecimentos: Medicamamentos comprados pelo municpio, so dispensados somente com a apresentao da carteirinha do SUS, onde comprova a moradia do paciente na cidade. Medicamentos de receitas controladas, so entregues somente com a apresentao do RG e carteirinha do SUS. Para retirar o medicamento somente maior de 18 anos. Receitas de Santa Casa, so vlidas por uma nica vez, no caso de medicamentos contnuos, o paciente dever marcar uma consulta com um clnico na UBS, onde o mdico tem acesso ao histrico do paciente podendo acompanhar o seu tratamento. Receitas de laboratrios especializados, devero constar o carimbo do mesmo, para que o paciente possa retiar medicamentos de uso contnuo, caso contrrio o paciente retira apenas uma vez o medicamento. EXCESSO, o paciente com receita vencida de uso contnuo s poder retirar o medicamento mediante ao carto de consultas, com a data marcada. O paciente que faz uso de medicamentos de uso contnuo, s retira o medicamento dentro do prazo de 28 30 dias teis, j a receita branca aps a consulta, s vlida por 10 dias. Preservativos so entregues 2 cartelas por pessoa, (no precisa de receita mdica). Anticoncepcionais, a receita vlida por 1 ano. So dispensados os medicamentos somente com nomes genricos. Aprendi a arte da dispensa medicamentosa e estive relacionada diretamente com a sua rea problemtica. Participei de conferncias e abastecimentos respeitando lote e validade na reposio dos medicamentos em prateleiras por ordem alfabtica para que pudessem ser facilmente visualizados e dispensados. Atuei na leitura das prescries mdicas (e pude constatar algumas prescries erradas, sobretudo falta de posologia, medicamentos controlados em receitas brancas comum, dosagens erradas, falta de dados, troca de nomes nas receitas).

Como no estgio anterior no mesmo local, com pessoas diferentes, convivi com o problema da falta de medicamentos na UBS, e como os pacientes reagem a esta situao, e como procede o farmacutico e estagirios que tentam explicar, algumas pessoas at entendem outras se revoltam. Presenciei a falta de respeito do mdico para com as estagirias e farmacutica, onde por falta de conhecimento do mesmo, deixou de prescrever a miligrama do medicamento, e por via de regra no permitido que se dispense o medicamento, a farmacutica orientou a paciente que retornasse ao consultrio para que o mdico prescrevesse a miligrama, com arrogncia o mdico levantou a cortina do consultrio, esmurrou o vidro e gritou: qual a miligrama do sulfato ferroso?.Sem muito se importar com a situao a farmacutica respondeu de cabea baixa mesmo como se aquilo fosse normal, j esto to acostumadas com a falta de respeito profissional que no se importam mais, ou melhor, no percebem que esto sendo agredidas profissionalmente.

Farmcia de alto custo e social Na farmcia de alto custo, observei o seu funcionamento e conheci algumas documentaes exigidas para adquirir o medicamento, onde fiquei por quinze dias. Na parte da manh feito a organizao de documentos, toda a parte burocrtica do processo, no perodo da tarde faz se a dispensa dos medicamentos. Regras: Tanto para alto custo quanto para o social, o paciente dever trazer juntamente com as receitas, todas as documentaes requeridas pelo estabelecimento, somente para alto custo sero necessrias, trs (3) receitas vlidas por trs meses, antes de terminar a ltima receita o paciente dever trazer com antecedncia de um ms, (uma renovao) para no voltar em caso novo e trazer toda documentao novamente, alm do termo da doena assinado por paciente e mdico. Para ambos, o medicamento requerido no poder ser dispensado na rede (municpio e governo). O paciente retira o medicamento assim que avisado por telefone, pela farmacutica. Durante esse perodo de quinze dias, uma semana foi de preparativos para mudana de local, uma nova unidade foi inaugurada, j que o local anterior era provisrio e que se encontrava em situaes precrias, a estrutura um patrimnio histrico, sem reformas, com goteiras, sem iluminao adequada e local de acomodao pequeno.

RESULTADOS Os medicamentos mais dispensados so de uso contnuo para doenas crnicas (diabetes, presso arterial, arritmias, colesterol) e medicamento para estmago devido ao uso destes medicamentos. No existe sinergia entre profissionais e pacientes ou vice-versa, pacientes que dominam o poder pblico, que enfrentam os profissionais da sade, pois os mesmos no tm discernimento, para contornarem a situao, mostram seus medos, deixam os pacientes influenciar na maneira de pensar e realizarem seu trabalho. Embora os pacientes sejam carentes so agressivos o tempo todo, principalmente quando no so dispensados a eles o que precisam, seja na falta de medicamentos, no erro do mdico, na prescrio com nome comercial, na falta do RG, carteirinha do SUS, na falta de informao, como se tirssemos o doce de uma criana. Cada uma das estagirias ganhou seu espao, buscam maneiras de melhorar e aprimorar seus conhecimentos e de se relacionar. Em pouco tempo, foi possvel observar que temos conhecimento, mas no sabemos administr-los. No dia que estava previsto a mudana, em um Domingo, no foi possvel, todos os outros setores iriam primeiro e a farmcia por ultimo, ento na segunda feira a farmacutica resolveu levar o contedo da farmcia para o novo local, separam uma minscula sala onde s caberia a geladeira, foi solicitado uma nova sala provisria, onde se acomodaram todos os pertences. Embora a farmcia de alto custo/social estivesse funcionando em um local provisrio, fazem valer suas decises, me pareceu com seu espao valorizado. Durante a mudana tudo ocorreu bem, mas por falta de interesse, ou comprometimento, a mudana acabou sendo feita por um carro comum, onde seria necessrio um caminho, a prefeitura alegou que por estar chovendo no faria a mudana naquele dia, mas os medicamentos j estavam encaixotados j havia uma semana, e era dia de entrega da maior demanda como estava apenas uma garoa fina a farmacutica colocou tudo no seu prprio carro e fez a mudana em varias viagens, sem comprometer a qualidade dos medicamentos sem agredir sua integridade, pois tudo estava embalada em caixa de papelo ou sacolas plsticas, e a distncia percorrida era de aproximadamente trs metros sob sombrinhas. Acredito que se ficasse por mais uma semana, como era previsto dentro de sacolas ou caixas de papelo o risco de umidade era muito maior, pois h uma semana chovia sem trgua, apenas algumas horas de garoa.

CONCLUSO Nos estabelecimentos de sade da cidade, esto condicionados em locais provisrios, no tem uma boa aparncia, a iluminao no adequada. Durante o perodo de estgio, observei que a teoria no ocorre na prtica, ainda no vista como prioridade. Um Farmacutico deve ter postura, e isso comea desde sua chegada, o profissional deve ser identificado, seja com um uniforme, um crach, um jaleco branco. Foi uma experincia onde me incentivou lutar pelo respeito e espao profissional do farmacutico, mudar a viso das pessoas, faz-las acreditar e valorizar o estabelecimento de sade. Uma reunio mensal entre os profissionais da rea de sade resolveria vrias dificuldades enfrentadas pelos mesmos; cada um colocaria sua dificuldade, seja ela causada pelo mdico, pela enfermeira ou atendente de recepo, e chegando ao consenso de que mudar seria necessrio, torn-los profissionais flexveis, e no cada um por si, o maior prejudicado o paciente, devido a esses desacertos o paciente se estressa e comea a pressionar o profissional da sade. Um farmacutico deve ter as informaes, pass-las com segurana e responsabilidades, no deixar dvidas, ser transparentes, mostrar o porqu ali est. Precisamos domin-los com carinho e induz-los a fazer o necessrio, mostrando que seguro. Meu relacionamento com os demais foi tranqilo, cada um conquistando seu espao. A farmacutica tem grandes conhecimentos relacionados aos medicamentos dispensados no local do estabelecimento, tem potencial para impor respeito e tem voz ativa, sabe conversar com os pacientes de maneira tranqila, segura e convincente. Com a mudana de local, pode se observar que a auto-estima de todos profissionais se elevaram, e que os pacientes se comportaram de maneiras diferentes, tranqilos, respeitando o local e sua vez de ser atendidos. Isso mostra que tambm importante a aparncia do local de trabalho, muitos comentaram que estava parecendo um consultrio mdico, limpo, organizado, ambiente claro. Tudo o que foi observado, so detalhes que podem e possvel mudar, atravs de reunies para melhorias. A farmcia um estabelecimento que promove sade e que nele h excelentes profissionais de competncia e responsabilidades, esta a viso do futuro, acredito nisso. Mas pra que isso acontea muitas coisas precisam ser mudadas, e o primeiro passo atitude. Sei que o maior medo do farmacutico errar e por isso se priva de oportunidades nicas. Cuidar dos outros com respeito e amor, inclusive e especialmente os que esto sob os nossos cuidados, no s um ato de solidariedade, mas um ato de responsabilidade social e que no podemos nos isolar, mas ir alm das dificuldades, em busca de solues para todos os problemas. A maneira que podemos encontrar atravs do amor onde demonstramos em nossas palavras e atitudes levando momentos de prazer aos doentes, levando em considerao, a sensibilidade e os sentimentos dos pacientes, pois cada

paciente em particular nico, necessitando na mesma intensidade de carinho e ateno. Podemos mostrar que o brilhantismo e a vontade de viver, de fazer um gesto solidrio, tambm uma terapia, ou mais do que isso, prazeroso; Se cada um de ns, olharmos para dentro do nosso interior, conhecer e identificar o que realmente queremos, torna-se possvel o que julgamos impossvel, e nada mais gratificante do que levar alegria e amor as pessoas que mais precisam ou aquelas que nada tm. O que mais chamou ateno o medo do desconhecido, talvez nossos medos sejam os maiores aliados ao fracasso. Se conseguirmos unir competncia e sensibilidade, teremos melhores resultados.

ANEXO 1

Farmcia Bairro Santo Antnio

ANEXO 2

Farmcia de alto custo de Louveira

ANEXO 3

Nova estrutura da Farmcia de alto custo de Louveira

ANEXO 4

Farmcia do Centro da Cidade de Louveira

ANEXO 5

Nova estrutura da Farmcia do centro de Louveira

Obs: Local provisrio tempo indefinido

BIBLIOGRAFIAS Resolucao_Manual-Estagio_Saude.pdf http://www.ebah.com.br/relatorio-inspecao-doc-doc-a177.html

Vous aimerez peut-être aussi