Vous êtes sur la page 1sur 3

OS PAIS DURANTE A GRAVIDEZ

A grvida durante a gestao tem que passar por inmeras transformaes fsicas e psicolgicas. O pai, por sua vez, sofre tambm grandes alteraes, embora sejam apenas de teor psicolgico e emocional. O homem tem responsabilidades na gravidez da mulher e isso certo e sabido, mas o homem desempenha tambm um papel importante durante todo o perodo de gravidez. O filho que a mulher espera tambm dele e, normal que se emocione e preocupe com tudo o que diz respeito gravidez da sua companheira. Mas, um companheiro na gravidez deve-o ser logo desde os primeiros instantes em que suspeita que pode vir a ser pai.

[13/09 12:25]

Logo que a sua companheira desconfiar que pode estar grvida, acompanhe-a de imediato farmcia para fazer o teste. Este um momento decisivo no qual o pseudo pai e a me devem estar os dois presentes, para se unirem um ao outro. A partir do momento que descobrirem que ambos vo ser pais, deve comear de antemo a pensar naqueles pormenores que habitualmente fazem parte de uma gravidez: os enjoos, as tonturas, as alteraes de humor e a hiper sensibilidade que invade as grvidas. Acima de tudo deve estar sempre disponvel para o que ela precise, inclusiv os tpicos e avassaladores desejos que to bem caracterizam a gravidez.

No segundo ms normal que comecem os sucessivos

e inconstantes enjoos, e os j referidos desejos. Se lhe apetecer a coisa mais descabida, hora mais inconcebvel da manh tem mesmo que satisfazer essa vontade. Aqui, a Mulher rainha e senhora de si mesma, portanto ter que satisfazer-lhe todas as vontades. Nesta altura j foi feito um diagnstico da data previsvel do nascimento da criana e, melhor comear a pensar nuns dias para tirar. Assim, pode dar sua companheira e filho toda a assistncia que eles necessitam.

ver o seu filho pela primeira vez. Todavia, no julgue que vai logo ver se mais parecido consigo ou com a me, pois para isso ainda muito cedo. Quem sabe o sexo deixe de ser uma incgnita, ainda que no seja sempre perceptvel j ao terceiro ms.

No se admire se ela chegar ao p de si e comear a ficar enjoada. No que tenha nada a ver consigo, mas sim algo que poder ter a ver com o seu perfume ou com algum cheiro que traga consigo. Um ms depois, ao terceiro ms, habitual realizar-se a primeira ecografia. Nesta altura, normal que o pai babe de tanta emoo e satisfao ao

No 4 ms os enjoos j passaram, pelo menos o mais frequente acontecer, mas o corpo da sua companheira sofreu grandes alteraes. Faa-lhe um mimo e compre-lhe umas roupas especialmente confeccionadas para grvidas, e contribua tambm para o enxoval da criana comprando-lhe algumas peas de roupa. Acredite que a sua companheira vai explodir de alegria com a surpresa.Ao 5 ms conseguir sentir os movimentos do beb na barriga da me, e j estar certo se vai ser pai de um rapaz ou de uma rapariga. Qualquer uma das

possibilidades deve ser recebida com a mesma alegria, do que se fosse a oposta.

Um ms depois e constatar que a barriga da sua companheira est cada vez maior, que se cansa cada vez com mais facilidade e, ainda que o corpo dela lhe parea estranho e disforme, no se preocupe pois tudo voltar ao stio aps os 9 meses. A nica coisa que deve fazer ajud-la no que precisar, dar-lhe carinho e ateno, e dizer algumas coisas ao seu filho, ao mesmo tempo que acaricia a barriga da me. Se for um bom pai e um bom companheiro, no hesitar em ir s compras, fazer o jantar e dar uma arrumadela na casa para que a grvida apenas se limite a descansar. Mas ateno, pois tambm no estamos a falar de nenhuma invlida.

a dvida se o beb nascer no tempo previsto, antes ou depois da data. Convm estar sempre preparado para uma situao imprevista, na qual os sintomas se podem fazer sentir num local estranho e a uma hora menos prpria. Muitas das vezes sucedem falsos alarmes, portanto no entre logo em histeria antes do tempo. Quando ele estiver mesmo a nascer, garantimos-lhe que ter todas as certezas do mundo.

chegada a hora! S lhe resta esperar e ver que tudo corre pela positiva, sem stresses e sem irritaes desnecessrias. Se para a me segurar pela primeira vez o seu filho nos braos algo indiscritvel, acredite que para o pai tambm o . Afinal, ele s veio ao mundo porque existiu um homem e uma mulher que o conceberam...

Passado o stimo ms, chega-se ao oitavo ms com

ABCDOBEB

Vous aimerez peut-être aussi