Vous êtes sur la page 1sur 4

1 ENGENHARIA CIVIL / SEMESTRE 2012-1 Docente: Discentes: Luana Sena Nunes Disciplina: Tecnologia e Mecnica dos Materiais Carga

Horria: LISTA DE EXERCCIOS 2 60 horas

1. Responda as questes abaixo: a) Calcule o volume de uma clula unitria da platina, dado que possui uma estrutura cristalina CFC, um raio de 0,1387 nm. b) A 20C, o brio CCC e possui parmetro de rede 0,5019 nm. Calcule o valor de um raio de brio em nanmetro. c) Calcule o valor da densidade, em gramas por centmetro cbico, da prata cuja estrutura CFC com parmetro de rede a = 0,40856 nm, e cuja massa atmica 107,87 g.mol-1. d) Mostre que o fator de empacotamento atmico para o CCC de 0,68. Considerando o volume do tomo igual a 4/3..r3. 2. Os materiais tm sido importantes na cultura humana desde milnios de anos atrs para o uso em transportes, habitao, comunicao, recreao, proteo, etc. enfim, em tudo que est ligado a sua sobrevivncia. Entretanto os primeiros seres humanos tiveram acesso apenas a um nmero limitado de materiais, os naturais. a) Cite as trs principais categorias dos materiais de engenharia e descreva cada uma delas. b) Quais 6 (seis) critrios definem a escolha de um material pelo engenheiro?
c) Quais as principais diferenas existentes entre um produto cermico

constitudo essencialmente de fases cristalinas (por exemplo, um tijolo, uma vela de automvel, uma pia ou uma telha) e um produto cermico no cristalino (por exemplo, uma garrafa de cerveja, um vidro plano em uma janela)?
3. Alguns comportamentos gerais dos vrios tipos de materiais podem ser

explicados pelo tipo de ligao. A energia de ligao influencia em algumas propriedades dos materiais como, por exemplo, ponto de fuso, resistncia mecnica, dureza e estabilidade qumica. a) Explique porque os metais so bons condutores de calor e eletricidade e os materiais cermicos so isolantes. b) As ligaes nos materiais cermicos podem apresentar maior ou menor carter inico ou covalente, dependendo do grau de direcionalidade das ligaes. Assim, diga qual o carter (inico ou covalente) dos materiais cermicos formados a partir de elementos dos grupos monovalentes 1 (Li, Na,K, etc...) e o 17 (F, Cl, Br, etc...). Justifique.
c) Explique porque Fe, Ti, W possuem maior resistncia mecnica, maior ponto de fuso e menor condutividade trmica que Cu e Ag.
Engenharias Tecnologia e Mecnica dos Materiais Profa.Luana Sena Nunes

4. Os materiais metlicos possuem propriedades como, por exemplo, so extremamente bons condutores de eletricidade e de calor e no so transparentes luz visvel: a superfcie de um metal polido tem aparncia lustrosa. A que fator principal se deve estas propriedades? 5. Quais as caractersticas dos materiais cermicos? 6. Os polmeros so materiais constitudos por inmeras (poli) pequenas

molculas (meros) ligadas em cadeia. Esta classe de materiais possui propriedades bastante especficas associadas forma como so obtidos, composio e estrutura interna. Os materiais polimricos podem ser utilizados na forma natural (polmeros naturais); atravs de artifcios qumicos (polmeros artificiais), ou mediante um conjunto de reaes entre diferentes reagentes dando origem a um novo material (polmero sinttico). Cite 3 (trs) exemplos de polmeros artificiais. 7. Cite um exemplo de material compsito.
8. Quando um feixe de eltrons choca-se com um bloco de cobre, so emitidos raios X com frequncia 2,0 x 1018 Hz. Quanta energia emitida por um tomo de cobre por um tomo de cobre excitado quando ele gera um fton? Dado: Constante de Plank: 6,63 x 10-34 J.s. 9. Defina polimorfismo e exemplifique. 10. A maioria dos materiais de interesse para o engenheiro tem arranjos atmicos que so repeties, nas trs dimenses, de uma unidade bsica. Responda: (a) Como so denominadas estas estruturas? (b) O que uma clula unitria? 11. Que so materiais polimricos? 12. Como podemos obter uma soluo slida? 13. Defina discordncia em hlice. 14. O que so defeitos pontuais? Cite os trs tipos.

Engenharias Tecnologia e Mecnica dos Materiais

Profa.Luana Sena Nunes

RESPOSTAS 1) (a) a = 2R (b) a = 4R/ = 0,0602 nm3 => 0,5019 = 4R/ => R =( 0,5019 x ) / 4 => R = 0,2173 nm

(c) 1,05 X 10-20 g/nm3. (d) FEA = 0,68 2) (a) Os materiais de engenharia podem ser classificados em trs categorias principais: - metlicos: os metais so combinaes de elementos metlicos, bons condutores de

eletricidade e calor e no transparentes, tambm so muitos resistentes e deformveis. - cermicos: So compostos entre elementos metlicos e no metlicos freqentemente xidos, nitretos e carbetos. A grande variedade de materiais que se enquadra nesta classificao so compostos de materiais argilosos, cimentos e vidros. Os cermicos so duros, porm muito quebradios.
- polimricos: So materiais comuns de plsticos e borracha, compostos orgnicos

baseados no carbono, hidrognio e outros no metlicos, estrutura molecular muito grande, baixa densidade e extremamente flexveis.
(b) Os critrios que um engenheiro deve adotar para selecionar um material devem compreender: 1.) condies de servio e propriedades requeridas para tal aplicao, 2.) fatores de degradao de propriedades, como temperatura, agentes corrosivos, radiaes, 3.) propriedades de interesse e qual o desempenho e limitaes no uso, 4.) disponibilidade de matria-prima e viabilidade tcnica de processamento, 5.) impacto ambiental e reciclabilidade aps uso; 6.) custo total. Raramente um material rene uma combinao ideal de propriedades, ou seja, muitas vezes necessrio reduzir uma em benefcio da outra, como por exemplo: resistncia e ductilidade, onde geralmente um material de alta resistncia apresenta ductilidade limitada, exigindo que se estabelea um compromisso (comprometimento) razovel entre duas ou mais propriedades. (c) Os vidros no so materiais cristalinos. Eles so materiais amorfos, apresentando temperatura ambiente uma estrutura desordenada, similar dos lquidos, porm com uma viscosidade extremamente alta, o que lhes confere para todos os efeitos o comportamento de slidos frgeis. Os vidros, diferentemente dos materiais cermicos cristalinos, no apresentam ponto de fuso definido, mas sim uma temperatura (ou uma faixa de temperaturas) a partir da qual seu volume especfico aumenta mais rapidamente e sua viscosidade diminui a ponto de permitir sua conformao. Essa temperatura denominada temperatura de transio vtrea. Os produtos cermicos compostos essencialmente de fases cristalinas tem a maior parte de seus corpos formada de cristais, constitudos de elementos metlicos ou semi-metlicos e elementos no metlicos, ligados por ligaes de carter misto, inico-covalente. Devido natureza de suas ligaes qumicas (que so fortes e direcionais, como visto no incio do curso), os cristais que compem esses materiais no so dcteis e apresentam temperaturas de fuso elevadas, no podendo dessa forma os produtos cermicos essencialmente constitudos por cristais serem conformados da mesma forma que os metais, os polmeros e mesmo os produtos cermicos vtreos (vidros).
Engenharias Tecnologia e Mecnica dos Materiais Profa.Luana Sena Nunes

Ao longo do seu processo de fabricao, em muitos produtos cermicos essencialmente constitudos por cristais pode ser formada tambm uma certa quantidade de fase vtrea, que pode afetar ou at mesmo controlar o desempenho do produto acabado: por exemplo, em produtos cermicos que devem trabalhar em alta temperatura, observa-se geralmente que quanto maior a porcentagem de fase vtrea presente, menor a temperatura mxima de trabalho e maior a fluncia do material. 3) (a) A alta condutividade eltrica e trmica dos metais so devidas aos seus poucos eltrons livres na camada de valncia, j os materiais cermicos so isolantes no possuem eltrons livres na ligao qumica. (b) Maior carter inico. Quanto maior for a separao tanto vertical como

horizontal na tabela peridica maior a diferena na eletronegatividade e mais inica ser a ligao.
(c) Devido maior parcela de ligaes covalentes atuando em conjunto com as ligaes metlicas, em decorrncia do maior nmero de eltrons de valncia do tomo. 4) Os metais tm grande nmero de eltrons no localizados, ou seja, os eltrons esto livres na camada de valncia. 5) Os materiais cermicos so tipicamente isolantes passagem de eletricidade e de calor, e so mais resistentes a altas temperaturas e ambientes rudes do que metais e polmeros. Com relao ao comportamento mecnico, cermicas so duras, mas muito frgeis.

6) Vasilhames (polietileno), fios txteis, fibras de uso geral.


7) Concreto 8) E = h = 1,326 x 10-15J. 9) Dois cristais so ditos polimorfos quando, embora tenham estruturas cristalinas diferentes, apresentam a mesma composio. Ex.: o ferro, pois a possibilidade de se fazer tratamento trmico no ao e, modificar assim suas propriedades, advm do fato de que o ferro, durante o aquecimento (em torno de 910 C), passa de cbico de corpo centrado para cbico de face centrada. Ainda mais, esta mudana se reverte conforme o metal resfriado. 10) (a) Cristais (b) Representa a simetria da estrutura cristalina (unidade bsica repetitiva da estrutura tridimensional). o menor agrupamento de tomos representativo de uma determinada estrutura cristalina especfica. 11) Um polmero uma macromolcula formada pela repetio de pequenas e
simples unidades qumicas (monmeros), ligadas covalentemente.

12) A soluo slida obtida com a adio intencional de outros elementos (elementos de liga) no metal solvente. Esta adio deve manter a estrutura cristalina e evitar a precipitao de outra fase. 13) A discordncia em hlice pode ser imaginada como sendo o resultado da aplicao de uma tenso de cisalhamento. O vetor de Burgues paralelo a linha de discordncia. 14) So aqueles que esto associados a uma ou duas posies atmicas. Lacunas ou Vacncias; tomos Intersticiais, tomos Substitucionais.
Engenharias Tecnologia e Mecnica dos Materiais Profa.Luana Sena Nunes

Vous aimerez peut-être aussi