Vous êtes sur la page 1sur 18

Configurando o Computador Servidor

Configurar uma rede usando um cabo cross-over no Windows XP e no Windows Vista realmente simples, j que esses sistemas operacionais permitem a voc criar sua prpria rede com apenas um clique do mouse. No computador que tem a sua conexo banda larga, clique no menu Iniciar, Painel de Controle, Conexes de Rede. L voc ver suas duas placas de rede sendo listadas, mas uma delas aquela que voc conectou o cabo cross-over ser listada com um sinal de exclamao amarelo, sendo descrita como Conectividade nula ou limitada (veja na Figura 14). Isto absolutamente normal, j que ainda no configuramos nossa rede.

Figura 4: As placas de rede em nosso computador servidor. Clique com o boto direito do mouse na placa de rede que est conectada ao seu modem de banda larga (e no a placa com o sinal de exclamao amarelo) e, no menu que aparecer, clique em Propriedades. Feito isto, na janela que ser aberta, clique na guia Avanado. L marque a opo Permitir que outros usurios da rede se conectem pela conexo deste computador Internet e certifique-se de que a opo Permitir que outros usurios da rede controlem ou desativem o compartilhamento da conexo com a Internet est desmarcada, veja na Figura 5. Clique em Ok aps ter feito esta configurao. Se voc est compartilhando sua conexo discada, este procedimento deve ser feito nas configuraes da sua conexo discada.

clique para ampliar

Figura 5: Compartilhando sua conexo com a Internet. Seu computador servidor est agora corretamente configurado. Como voc pode ver na Figura 6, a segunda placa de rede est agora sendo mostrada como Conectada e a placa de rede que est conectada ao seu modem de banda larga agora est sendo listada como Compartilhada em suas propriedades.

clique para ampliar

Figura 6: Sua rede corretamente configurada e operacional. Se voc no tem acesso Internet de banda larga ou seja, voc tem apenas uma nica placa de rede instalada em cada computador o procedimento diferente, j que voc no poder compartilhar sua conexo com a Internet, j que voc no tem uma. Neste caso o modo mais fcil de configurar a sua rede (em nossa opinio) fazendo a configurao manual das placas de rede. Isto feito nas configuraes do TCP/IP de cada computador, e ns mostraremos como isto feito na prxima pgina.

clique para ampliar

Configurando o Computador Cliente


Agora voc precisa configurar o outro computador para obter suas

configuraes automaticamente a partir da rede. Isto realmente simples de fazer, j que esta a configurao padro do Windows. No entanto, sempre bom certificar-se de que seu computador est configurado corretamente. Primeiro clique no menu Iniciar, Painel de Controle, Conexes de Rede. L voc ver sua placa de rede e ela provavelmente ser listada com um sinal de exclamao amarelo e sendo descrita como Conectividade nula ou limitada (veja na Figura 7). Isto normal de acontecer e iremos corrigir isto j j.

Figura 7: A placa de rede no computador do cliente. Clique com o boto direito do mouse sobre a placa de rede e, no menu que aparecer, clique em Propriedades. A janela mostrada na Figura 8 aparecer. L d um duplo clique em Protocolo TCP/IP.

clique para ampliar

Figura 8: Propriedades da placa de rede. A janela mostrada na Figura 9 aparecer. L voc precisa verificar se as opes Obter um endereo IP automaticamente e Obter o endereo dos

clique para ampliar

servidores DNS automaticamente esto marcadas.

Figura 9: Propriedades do protocolo TCP/IP. Aps clicar em Ok sua placa de rede provavelmente continuar sendo listada como tendo Conectividade nula ou limitada com um sinal de exclamao amarelo, veja nas Figuras 7 e 10.

clique para ampliar

Figura 10: Sua placa de rede ainda no est conectada. Agora voc precisa clicar duas vezes sobre sua placa de rede (ou em Conexes de rede ou em seu pequeno cone na barra de tarefas) e, na janela que aparecer, clique na guia Suporte (ver Figura 11). L clique no boto Reparar e sua conexo de rede ser automaticamente consertada.

clique para ampliar

Figura 11: Consertando sua conexo de rede. Aps este procedimento sua rede estar funcionando. Tente abrir qualquer site a partir do computador cliente para testar a conectividade com a Internet. Se voc quiser compartilhar arquivos e impressoras entre seus computadores, leia nosso tutorial Como Compartilhar Arquivos e Impressoras na Rede. Se voc no tem acesso Internet de banda larga ou seja, voc tem apenas uma nica placa de rede instalada em cada computador precisar configurar manualmente o protocolo TCP/IP. Voc deve seguir todos os passos apresentados nesta pgina, mas quando chegar na parte de configurao do protocolo TCP/IP (Figura 9) voc precisar fazer a configurao manualmente em vez de deix-la em modo automtico. Em um dos computadores, voc deve configurar seu computador da seguinte forma: Marque a opo Usar o seguinte endereo IP Endereo IP: 192.168.0.1 Mscara de sub-rede: 255.255.255.0 Gateway padro: 192.168.0.1 Marque a opo Usar os seguintes endereos de servidor DNS Servidor DNS preferencial: 192.168.0.1

clique para ampliar

Voc deve configurar o outro computador da seguinte forma: Marque a opo Usar o seguinte endereo IP Endereo IP: 192.168.0.2 Mscara de sub-rede: 255.255.255.0 Gateway padro: 192.168.0.1 Marque a opo Usar os seguintes endereos de servidor DNS

Servidor DNS preferencial: 192.168.0.1 Tutorial rede ponto a ponto no XP (manualmente) Nesse Tutorial ensinarei a montar uma rede ponto a ponto entre dois PC com Windows XP, totalmente manual e sem auxilio de nenhum software ou assistente. Para isso voc ir precisar do seguinte: 1 Cabo de Rede CrossOver. 2 Computadores, sendo o computador 1 com duas placas de rede e o computador 2 com uma apenas. Primeiro Passo: Vamos especificar o nome do nosso computador numero 1 (o servidor, que o computador que se conecta a internet) Clique com o boto direito do mouse em cima de Meu Computador e depois em Propriedades.

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/12.jpg Depois v at a guia "Nome do Computador" e especifique um nome e um grupo ao computador como na imagem abaixo.

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/13.jpg para mudar o nome do computador e o Grupo clique em alterar e especifique nos campos prprios. Lembrando que o nome do grupo ter que ser igual em ambos os computadores. Depois repita o procedimento acima no Segundo Computador

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/14.jpg Agora vamos configurar os IPs das maquinas, no Computador 1 (o Servidor), entre em Painel de controle > Conexes de rede, clique com o boto direito do mouse no icone da placa que representa a placa que est ligando os computadores e depois em propriedades.

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/2.jpg Cique sobre Protocolo TCP/IP e depois em Propriedades

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/3.jpg Marque a Opo "Usar o Seguinte endereo de IP" e especifique os valores da imagem abaixo.

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/4.jpg Clique no boto Avanado na parte de baixo dessa janela e na guia WINS marque a opo "Ativar NetBios sobre TCP/IP" e de OK

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/5.jpg Agora vamos ao Segundo computador o Cliente, entre em Painel de controle > Conexes de rede, clique com o boto direito do mouse no cone da placa de rede e depois em propriedades.

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/2.jpg Cique sobre Protocolo TCP/IP e depois em Propriedades

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/3.jpg Marque a Opo "Usar o Seguinte endereo de IP" e especifique os valores da imagem abaixo.

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/8jpg (OBS. MUITO IMPORTANTE) O Valor Servidor DNS preferencial e Servidor DNS alternativo ir varia dependendo de sua conexo para saber qual o seu faa o seguinte Abra o prompt de comando e digite ipconfig/all e de OK

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/7.jpg esse ser os valores utilizados Clique no boto Avanado na parte de baixo dessa janela e na guia WINS marque a opo "Ativar NetBios sobre TCP/IP" e de OK

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/5.jpg Pronto est tudo configurado agora vamos compatilhar a conexo. Clique com o boto direito do mouse em cima da sua Conexo e depois em propriedades.

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/9.jpg Agora marque a opo "Permitir que outros usurios da rede se conectem pela conexo deste computador a internet" e selecione a placa de rede referente a conexo entre os dois PC.

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/10.jpg Clique em Opes e marque todas os campos como na imagem abaixo, clique em OK e OK novamente

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/11.jpg Agora vamos compatilhar os arquivos dos nossos PC para que um possa acessar o outro, clique com o boto direito do mouse sobre uma pasta ou HD e depois em "Compartilhamento e segurana"

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/16.jpg

Marque as opes abaixo "Compatilhar esta pasta na rede" e "Permitir que usurios da rede alterem meus arquivos" (caso deseje esta) especifique um nome como ser mostrado na rede e de OK.

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/17.jpg Pronto se tudo deu Certo seus aquivos devero estar compartilhado em ambos os PC na opo "Meus locais de rede" que fica no Desktop da seguinte forma.

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/18.jpg E no PC 2 em "Painel de controle> Conexes de rede" dever aparecer o cone da conexo que voc utiliza no PC 1

http://www.tutoriaisonline.kit.net/rede/15.jpg Espero que tenham gostado do meu tutorial, qualquer dvidas estou ai pra ajudar. Flw,

Vous aimerez peut-être aussi