Vous êtes sur la page 1sur 5

A Lei da Semeadura - Revista Lies Bblicas

Written by Daniel Fernando Ribeiro Csar Monday, 05 September 2011 00:00 - Last Updated Monday, 05 September 2011 00:00

A Lei da Semeadura

"Dai, e ser-vos- dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos daro; porque com a mesma medida com que medirdes tambm vos mediro de novo" (Lc 6.38).

Glatas 6.2-10

"2 - Levai as cargas uns dos outros e assim cumprires a lei de

Cristo.

3 - Porque, se algum cuida ser alguma coisa, no sendo nada, engana-se mesmo.

a si

4 - Mas prove cada um a sua prpria obra e ter glria s em si mesmo

e no

noutro.

5 - Porque cada qual levar a sua prpria carga.

6 - E o que instrudo na palavra reparta de todos os seus bens com instrui.

aquele que o

7 - No erreis: Deus no se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem isso tambm ceifar.

semear,

1/5

A Lei da Semeadura - Revista Lies Bblicas


Written by Daniel Fernando Ribeiro Csar Monday, 05 September 2011 00:00 - Last Updated Monday, 05 September 2011 00:00

8 - Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifar a corrupo; mas semeia no Esprito do Esprito ceifar a vida eterna.

o que

9 - E no nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se houvermos desfalecidos.

no

10 - Ento, enquanto temos tempo, faamos bem a todos, mas domsticos da f.

principalmente aos

Nos cinco primeiros versculos desse captulo temos o ensino do relacionamentocristo, resultado de uma vida crist abundante no Esprito. Inicialmente o apstolo escreveu para corrigir erros doutrinrios, agora para corrigir erros de comportamento. Aqui o assunto a lei agrria da semeadura e colheita. Partindo da lio prtica da agricultura ele penetra nos meandros das coisas espirituais, envolvendo Igreja, ministrio e o crente individualmente.

A Igreja e seus mestres

1. Caractersticas das igrejas do primeiro sculo. Um estudo nos primeiros captulo do livro de Atos mostra o surgimento da Igreja e a vida crist na prtica daqueles primeiros cristos. A Igreja era uma instituio solidria. Parece que um cristo com muitos bens no suportava ver os outros passando necessidades. Muitas caractersticas da igreja-me, de Jerusalm, passaram para as outras igrejas, espalhadas pelo mundo da poca.

2. "Reparta de todos os seus bens" (v.6) A palavra onde vem o termo koinonia

"repartir", aqui, koinoneo, de

2/5

A Lei da Semeadura - Revista Lies Bblicas


Written by Daniel Fernando Ribeiro Csar Monday, 05 September 2011 00:00 - Last Updated Monday, 05 September 2011 00:00

, "comunho". Os "bens" podem ser tanto materiais como espirituais (Mt 12.34,35; Rm 15.27). Este o preceito bblico para a Igreja, em relao aos obreiros que dela cuidam, inclusive ensinando, como vemos neste versculo.

3. "Aquele que o instrui" (v. 6). Aqui o apstolo est falando do ensino religioso, pois a expresso "o que instrudo... " ho katechoumenos, de onde vem a palavra "catecmenos" que hoje designa aqueles que esto sendo preparados para o batismo em guas. O fato de o apstolo ensinar que cada um deve levar a sua carga (v.5) no exime as pessoas que esto sendo ensinadas, de suas responsabilidades com seus mestres. Isso mostra que j havia nas igrejas daquele poca mestres de tempo integral, que eram mantidos por elas. O princpio o mesmo para o pastor da igreja. As seitas e os incrdulos criticam os pastores por serem mantidos pelas igrejas, mas este o padro bblico (Lc 10.7; 1 Co 9.11; 1 Tm 5.17,18).

II. DE DEUS NO SE ZOMBA

1. "No erreis" (v.7a). O melhor sentido de "no erreis" "no vos enganeis". Os romanos diziam que o gato no brinca, mas treina; assim agem as pessoas que no levam Deus a srio. Portanto, ningum deve se enganar, cada um pagar aqui mesmo pelos seus atos. Se voc pensa que Deus no est preocupado com essas coisas, est dizendo que a Bblia no a verdade. Se voc aponta para algumas pessoas aparentemente bem-sucedidas em suas trapaas, saiba que a histria ainda no terminou: "Melhor o fim das coisas do que o princpio delas" (Ec 7.8).

2. "Deus no se deixar escarnecer" (v. 7b). Convm deixar claro que "escarnecer", aqui, no simplesmente uma zombaria no sentido da chacota, pois isso o incrdulo faz em relao a Deus (P. 1.30) O verbo grego mukterizo , que vem de mykter "nariz", significa "virar o nariz para cima, isto , tratar com desprezo". impossvel algum enganar a Deus, subestimando-o, Tais pessoas porque pensam que manipulam o povo, acham que da mesma maneira podem manipular a Deus.

3. "O que o homem semear isso tambm ceifar" (v.7c). Existe uma lei natural da semeadura e colheita. Jesus certa vez perguntou: "Colhem-se uvas dos espinheiros ou

3/5

A Lei da Semeadura - Revista Lies Bblicas


Written by Daniel Fernando Ribeiro Csar Monday, 05 September 2011 00:00 - Last Updated Monday, 05 September 2011 00:00

figos dos abrolhos?" Depois m produz frutos maus".

afirma que "toda rvore boa produz bons frutos, e toda rvore

III. O TERRENO DA SEMEADURA

1. O terreno da carne. Estudamos na lio passada que a palavra "carne" tem muitos significados no Novo Testamento. O sentido dela aqui a natureza humana decada, com todas as suas paixes - as obras da carne (Gl 5.19-21). Mesmo nascidos de novo temos ainda resqucios dessa natureza pecaminosa que deve ser subjugada pelo Esprito Santo. Os pensamentos e aes so sementes que semeamos no terreno de nossa vida. Cultivar os maus pensamentos, ou amadurecer idias pecaminosas o mesmo que semar na carne os resultados so nefandos. Essa coisas ruins devem ser crucificadas (Gl. 5.24). Tais pessoas no podem mesmo colher vitrias espirituais: santidade, vida crist abundante, crescimento espiritual, autoridade do Esprito para testificar de Jesus", pois os que semeiam na carne "ceifar corrupo" (v.8).

2. O terreno do Esprito. O mesmo princpio de os pensamentos e atos serem a semente, se aplica tambm aqui. Quando buscamos ao Senhor exercitando os nossos sentidos no Esprito, pensando e agindo sob sua orientao, estamos semeando no Esprito. Como resultado produzimos as virtudes crists (Gl. 5.22), pois vivemos em Cristo e os que esto nEle "no andam segundo a carne, mas segundo o Esprito" (Rm 8.1,4). No temos mais compromissos com o mundo, pois agora vivemos para Cristo (Cl 3.3-5). Semeaduras diferentes e em terrenos diferentes produzem frutos diferentes. O Esprito Santo produz vida (Rm 8.6; Gl 5.16,25). Portanto, quem "semeia no Esprito do Esprito ceifar a vida eterna" (v. 8)

IV. O DEVER DOS CRENTES

1. A prtica do bem (v.9). O princpio da semeadura continua, mas agora na rea do servio social. O apstolo nos incentiva e nos estimula a fazer o bem. O assunto diz respeito a todos os aspectos da vida, como a ajuda aos necessitados, a hospitalidade, a assistncia aos presos e maltratados (Hb 13.1-3) - o servio social. Essa prtica do bem deve ser ministrada a qualquer pessoa sem distino de raa, cor, religio, "mas principalmente aos domsticos da f" (v.10).

4/5

A Lei da Semeadura - Revista Lies Bblicas


Written by Daniel Fernando Ribeiro Csar Monday, 05 September 2011 00:00 - Last Updated Monday, 05 September 2011 00:00

2. A esmola. O cristo generoso est sempre disposto a compartilhar o que tem para ajudar os necessitados. o prprio da cultura judica, desde os tempos do Antigo Testamento a prtica de dar esmolas; isso sempre foi visto com muito respeito e seriedade. No captulo 6 de Mateus, Jesus disse: "quando, pois, deres esmola... quando orares... e, quando jejuardes" (vv. 2,5,18). Colocar tal prtica juntamente com a orao e o jejum mostra que dar esmola muito importante. Alm disso, os trs "quando" mostram ser isso um hbito.

3. A colheita. Deus abenoa, tanto no sentimento espiritual como no material aos que ajudam os necessitados. Ele aumenta os bens materiais para que tambm melhorem as condies para ajudar aos necessitados. Quem d ao pobre empresta a DEus (Pv 19.17). Quem ajuda ao necessitado Deus o abenoa (2 Co 9.8-12). Temos a promessa de Deus de uma boa colheita - salrio abenoado. Por isso que Jesus disse que melhor dar do que receber (At 20.35). Jesus assegurou que quem ajuda ao necessitado de maneira nenhuma perder o seu galardo (Mt 10.42). A Bblia diz que o "que retm o trigo, o povo o amaldioa" (Pv 11.26).

Concluso

Nunca devemos perder de vista que a vida de liberdade crist deve ser uma vida generosa, cheia de liberalidade. A f crist est fundamentada nos dois princpios do grande mandamento: "Amars, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas foras; este o primeiro mandamento. E o segundo semelhante a este, : Amars a teu prximo como a ti mesmo" (Mc 12.30,31).

Fonte: Da revista Lies Bblicas - Jovens e Adultos - 2 Trimestre de 1999 Publicao Trimestral da Casa Publicadora das Assemblias de Deus Avenida Brasil, 34401 - Bangu, Telefone: (21) 406-7373, Fax: 406-7300 CEP 21852-000 - Rio de Janeiro, RJ.

5/5

Vous aimerez peut-être aussi